You are on page 1of 3

AVALIAO MODULAR PORTFLIO 2 PERODO

Ol a todas e a todos! Considerando o contedo e as discusses realizadas no semestre, o mdulo Educao brasileira: construindo olhares a partir dos Fundamentos tem como objetivo fazer uma investigao atualizada das concepes e abordagens tericas da Histria, da Sociologia, da Psicologia e da Pedagogia, para a compreenso do contexto sociopoltico e cultural do pas, problematizando as relaes entre a educao e a realidade brasileira. Para tanto, estamos propondo a criao de um Porflio como instrumento de avaliao. Esse instrumento constitui-se em um arquivo no qual so colocadas as prprias produes permitindo a alunos/as e professores/as o acompanhamento e compreenso do processo de desenvolvimento. De acordo com Villas Boas (2001)1, o Portflio, tambm conhecido como pasta avaliativa, aplica-se avaliao do progresso e desempenho de cada aluno e compe-se de:
1) suas produes, por ele selecionadas e/ou pelo professor; 2) dos comentrios do professor e dos seus prprios acerca do progresso e das necessidades que se apresentarem. Assim constituda, ela tem a vantagem de permitir o acompanhamento do trabalho pelo aluno e pelo professor [...]. (p. 188)

Dessa forma, consideramos que durante o processo de seleo dos trabalhos que comporo o Portflio, alunos e alunas estaro realizando mais do que simplesmente um registro de suas aprendizagens uma avaliao do que esto aprendendo, percebendo os objetivos que foram atingidos e os que ainda precisam ser melhor compreendidos, alm da anlise do que pode e deve ser acrescentado. Por se tratar de um processo, o Portflio deve ser considerado um instrumento de trabalho de uso constante. O Portflio dever ser realizado individualmente, no entanto, os trabalhos das temticas que tambm o comporo, devero ser realizados em duplas. Nesse sentido, elaboramos algumas orientaes quanto s etapas do mesmo. A profa. Denise ser a referncia para vocs nessa elaborao, entretanto, as demais professoras e o professor do mdulo estaro disposio sempre que precisarem com orientaes especficas referentes aos seus temas. Aproveitem, portanto, para dialogar com o/as professor/as sobre os contedos trabalhados. Esperamos que este trabalho possa trazer contribuies ao processo formativo de vocs.

VILLAS BOAS, Benigna M. F.. O Projeto Poltico-Pedaggico e a Avaliao. In: VEIGA, Ilma P. A. V.; RESENDE, Lcia M. G. (Orgs.). Escola: Espao do Projeto Poltico-Pedaggico. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 179-200.

Orientaes gerais para a criao do Portflio

Objetivos: Registrar o processo de construo do conhecimento; Discutir as possibilidades de dilogo entre as temticas; Organizar o prprio processo de aprendizagem. Proposta: Vocs devero criar um Portflio a partir da pergunta norteadora: como aproximar as contribuies da Histria, da Sociologia, da Psicologia e da Pedagogia para melhor conhecer a realidade brasileira no que se refere ao processo de ensinoaprendizagem? Para tanto, iro organizar uma pasta que dever ser cuidadosamente planejada. Etapas do trabalho: 1. Itens obrigatrios Estrutura (individual) Perfil (1 lauda2) Trabalhos das duplas: 2 atividades avaliativas de cada tema realizados em sala a partir das devolutivas feitas pelo/as professor/as (1 a 2 laudas para cada atividade) Concluso (1 a 2 laudas) o Retomada do percurso o Resposta pergunta norteadora o Relao/articulao entre os temas o Contribuies e apontamentos dos aprendizados construdos a partir dos trabalhos Obs.: a) as atividades avaliativas devero ser colocadas nos portflios somente aps a devolutiva do/as professor/as com a devida correo, portanto, somente a 2 verso. b) Os trabalhos das temticas que comporo os Portflios sero realizados por duplas, no entanto, a montagem e a concluso (com a articulao dos temas) de cada Portflio ser realizada individualmente, o que permitir a especificidade e caractersticas prprias de cada aluno/a na sua elaborao/organizao. 2. Itens de enriquecimento (cuja opo ficar a critrio individual) Impresses sobre: o Filmes/vdeos assistidos o Discusses/dilogos das aulas o Livros e textos indicados pelo/as professor/as ou espontaneamente o Comentrios e frases que foram significativas nas aulas o Imagens, ilustraes e colagens o Letras de msica o Poesias o outros
2

consulta

dos

Lauda = folha/pgina

3. Formato da pasta ou caderno do Portflio A profa. Ins Breccio ir trabalhar com os/as alunos/as a produo do caderno do Portflio no dia 27.08, durante as aulas da profa. Mara e do prof. Edson. Para tanto, os slides de produes de Portflios com a lista do material que dever ser trazido pela turma nesse dia para a confeco dos mesmos j foram enviados pela profa. Ins e postados pela profa. Mara no SIGA. Tal atividade ocorrer no espao do Colgio Metodista, salas de Artes (144 e 145) no subsolo, e poder contar com a participao, alm dos profs. Mara e Edson, durante seus horrios de aula, com a presena das profas. Cristiane e Marj.

Cronograma: 19.11 Entrega dos Portflios (metade da sala) para a profa. Mara e para o prof. Edson 20.11 Entrega dos Portflios (outra metade da sala) para a profa. Denise (que passar metade profa. Cristiane). Obs.: o poca da entrega final dos Portflios, alunos e alunas recebero a lista de quais alunos/as entregaro qual professor/a o As datas para as 2 entregas das avaliaes temticas (textos das duplas) bem como as devolutivas ficam a critrio de cada professor/a de acordo com seus cronogramas. Itens que sero avaliados: 1. 2. 3. 4. Articulao dos contedos trabalhados nos mdulos; Fundamentao terica; Qualidade dos textos produzidos: coeso, coerncia, aspectos gramaticais; Autoria: textos copiados total ou parcialmente de outras fontes de informaes, (tais como internet, livros etc) sem a devida referncia/citao, no sero aceitos; 5. Estrutura geral e qualidade esttica dos Portflios.

Obs.: Para este trabalho ser atribuda uma pontuao de 0 a 4 pontos.

Esperamos que aproveitem a elaborao do Portflios, utilizando, para tanto, a organizao e a criatividade. Colocamo-nos disposio, para os esclarecimentos que se fizerem necessrios.

Desejamos bom trabalho a todos/as!!! Prof./as Cristiane, Denise, Edson e Mara.

You might also like