Aspectos Físicos de Cuba

Clima: O clima é tropical com duas estações nítidas, a seca, de Novembro a Abril, e a daschuvas, de Maio a Outubro. Entre Junho e Novembro é a época dos furacões que, por vezes, são devastadores. O clima da Cuba está tropical e húmido. As temperaturas médias variam de 20 °C em janeiro (mês seco) à 27 °C em julho (mês quente e húmido). A estação das chuvas estende-se de Maio à Outubro, e a ilha às vezes é varridas por violentos ciclones. Relevo: A topografia do país é constituída basicamente por planície, que ocupa grande do território, com exceção de uma zona montanhosa localizada no sudeste. Essa superfície é influenciada pelo clima tropical. As característica do atual relevo resultam da interação de dois grupos de forças: um construtivo, orogênico, que determinou a estrutura e o alinhamento das regiões baixas; e outro destrutivo, ou erosivo, representando pela ação das águas, dos ventos e das ondas, que modelaram as presentes forma do relevo. Vegetação: A vegetação de Cuba inclui várias espécies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais, que cobriam a maior parte da ilha, permanecem apenas nas mais altas elevações e já não contêm madeiras valiosas. As savanas cobrem a maior parte das planícies e consistem de árvores dispersas, arbustos e gramíneas. A vida vegetal está representada por mais de oito mil espécies, das quais umas seis mil são plantas superiores. Muitas delas são nativas do arquipélago. Grande parte da vegetação original foi substituída pelas plantações de cana-de-açúcar, café e arroz. O pinho, o mogno e o ébano, exportados em grandes quantidades, são de boa qualidade. Hidrografia: O número de rios é muito grande (mais de 200), mas todos de poucas importâncias, exceto o cauto, na província de Oriente, com quase 250Km de extensão, 80 dos quais navegáveis. Merecem destaque, ainda, o salado (braço do Cauto), Sangua la Grande, o Damuji, o Caminar e o Cuyaguateje. Completa esse quadro natural uma franja litorânea recortada por numerosas enseadas e baías (Cabañas, Havana, dos porcos, Matanzas e outras).

Revolução Cubana
Introdução A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1 ! " Com o processo revolucion#rio foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro" Cuba antes da revolução: causas da revolução Antes de 1 ! , Cuba era um pa$s que vivia sob forte influência dos %stados &nidos" As ind'strias de aç'car e muitos (ot)is eram dominados por grandes empres#rios norte*americanos" +s %stados &nidos tamb)m influenciavam muito na pol$tica da il(a, apoiando sempre os presidentes

Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos %stados &nidos" %ra uma il(a com grandes desigualdades sociais.rias em v#rias cidades" + e1)rcito cubano estava registrando muitas bai1as e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerril(a" A tomada do poder e a implantação do socialismo <o primeiro dia de janeiro de 1 ! . que era a maioria" A organização da revolução Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgêncio Batista" -e princ$pios socialistas. por e1emplo. doenças. os guerril(eiros conseguiram o apoio de muitas pessoas" 9sto ocorreu. desemprego. planejava derrubar o governo e acabar com a corrupção e com a influência norte*americana na il(a" Conseguiu organi/ar um grupo de guerril(eiros enquanto estava e1ilado no 2)1ico" %m 1 !3. falta de terras. passou a governar oficialmente Cuba. gan(ando apoio da &nião 6ovi)tica dentro do conte1to da 7uerra Fria" At) (oje os ideais revolucion#rios fa/em parte de Cuba. reforma agr#ria.pr. analfabetismo. Cuba tornou*se um pa$s socialista. Fidel Castro e %rnesto C(e 7uevara não desistiram e mesmo com um grupo pequeno continuaram a luta" Começaram a usar transmiss8es de r#dio para divulgar as id)ias revolucion#rias e conseguir o apoio da população cubana" O apoio popular Com as mensagens revolucion#rias. não dando espaço para qualquer partido de oposição" Com estas medidas. pois grande parte da população vivia na pobre/a" 0odo este conte1to gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana. em fevereiro de >554" . e1propriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e sa'de" + =artido Comunista dominou a vida pol$tica na il(a. que ) considerado o 'nico pa$s que mant)m o socialismo plenamente vivo" Com a piora no estado de sa'de de Fidel Castro em >553.*%stados &nidos" -o ponto de vista econ.mico. aumentando o n'mero de combatentes e conquistando vit. como. Raul Castro. nacionali/ação de bancos e empresas. Fidel Castro e os revolucion#rios tomaram o poder em Cuba" Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da il(a" + governo de Fidel Castro tomou v#rias medidas em Cuba. seu irmão." 2uitos cubanos das cidades e do campo começaram a entrar na guerril(a. pois (avia muitos camponeses e oper#rios desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista e com as p)ssimas condiç8es sociais :sal#rios bai1os. Fidel Castro e um grupo de cerca de 45 combatentes instalaram* se nas florestas de 6ierra 2aestra" +s combates com as forças do governo foram intensos e v#rios guerril(eiros morreram ou foram presos" 2esmo assim.