9390- Os depósitos interfinanceiros (DI) constituem um mecanismo ágil de transferência de recursos entre instituições financeiras.

As operações para liquidação no dia seguinte ao da negociação são registradas: a) na Bolsa de Mercadorias & Futuros. b) no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC. c) na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC. d) na Câmara de Custódia e Liquidação - CETIP. e) na Câmara Interbancária de Pagamentos - CIP. 18297- A Cetip S.A. é uma companhia de capital aberto e é reconhecida como a integradora do mercado financeiro. A companhia presta serviços para mais de 15 mil instituições financeiras. A Cetip oferece serviços de: a) empréstimo, financiamento e negociação de bens de consumo b) liquidação, financiamento e custódia de ativos financeiros c) registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos d) registro, abertura e manutenção de conta corrente e) supervisão, regulação e operação no mercado financeiro 9178- A CETIP S.A. Balcão Organizado de Ativos e Derivativos a) registra operações de ações realizadas no mercado de bolsa. b) efetua a custódia escritural de títulos privados de renda fixa. c) é contraparte nas operações do mercado primário dos títulos que mantém registro. d) é a câmara de compensação e liquidação de todos os títulos do Tesouro Nacional. e) atua separadamente do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB. 9392- Em sua existência, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC consolidou sua função de registro, custódia e liquidação de títulos. Como uma de suas principais características, é correto afirmar que a) as operações nele registradas são liquidadas em bloco, ao final de cada dia. b) é o depositário central dos títulos da dívida pública federal interna emitidos pelo Tesouro Nacional e Banco Central. c) os títulos depositados no Sistema não podem ser escriturais, ou seja, emitidos sob a forma eletrônica. d) é gerido pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro ? ANDIMA e é operado exclusivamente pelo Banco Central.

e) centralização da compensação de cheques no Banco Central. oferecendo serviços de registro. de central depositária. b) crédito para pessoas físicas. b) pode ter investidores individuais como participantes titulares de contas de custódia. de negociação e liquidação de ativos e títulos? a) BNDES b) Banco Central do Brasil c) Selic d) Cetip e) Caixa Econômica Federal 9199.Com as alterações do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 9206. o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) passou a liquidar as operações com títulos públicos federais em a) dois dias úteis b) três dias úteis c) uma semana d) tempo real e) curto prazo 9159. . d) registra operações com debêntures no mercado secundário.e) é um sistema informatizado que se destina apenas ao registro e à custódia de títulos escriturais de emissão do Banco Central do Brasil. c) transferências orçamentárias entre empresas estatais. d) rentabilidade para as instituições financeiras credenciadas. que atua como integradora do mercado financeiro. bem como à liquidação de operações com os referidos títulos. c) é contraparte nas operações de leilão de títulos privados. 19343. instituída pelo Conselho Monetário Nacional.O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) tem o objetivo de proporcionar: a) redução do risco sistêmico.Qual é a Companhia de Capital Aberto.O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) a) é o depositário central de títulos emitidos pelo Tesouro Nacional. e) é a câmara de liquidação física e financeira de títulos de emissão privada.

e) Todas afirmativas estão incorretas. d) Todas afirmativas estão corretas. b) registra operações com cédulas de produto rural . Letras de Câmbio. .18338. o pagamento dos juros e a custódia. o resgate. e assinale a alternativa correta. IV. O sistema de liquidação não é em tempo real. a) Somente a afirmativa I está correta.A Câmara de Custódia e Liquidação . b) I. III e IV. II. c) I e III. II. A respeito da CETIP é correto afirmar que a) constitui uma empresa pública com fins lucrativos. Letras Financeiras do Tesouro. não possui títulos escriturais. III.SELIC é o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. guardadas as proporções do país. d) I e II. Tratando-se de um sistema de liquidação em tempo real.CPR. relativamente a esses títulos. 19344. 9418. Está correto o que se afirma APENAS em: a) II e III. I.CETIP tornou-se uma entidade de importância para a realização de operações financeiras no âmbito do sistema financeiro nacional. c) Somente a afirmativa III está correta. a emissão. e) II e IV. O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e nessa condição processa. III. Letras do Tesouro Nacional. Leia as sentenças abaixo sobre algumas descrições deste sistema.São títulos custodiados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) I. b) Somente a afirmativa II está correta. Letras Hipotecárias.

no Balcão Organizado de Ativos e Derivativos S. b) realiza a compensação de cheques para o sistema financeiro. d) operar como substituta no caso de interrupção das operações diárias do Sistema de Pagamentos Brasileiro . e) registra as negociações com títulos públicos federais. d) é subordinada exclusivamente à Superintendência de Seguros Privados . no âmbito da Bolsa de Valores de São Paulo. fundos de investimento. 9312. tem por finalidade a) assegurar que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador. (CETIP) os títulos são não escriturais e privados. . distribuidoras. c) registra os depósitos interfinanceiros? DI que são objeto de contratos futuros na BM&F.STR. tendo como participantes bancos. exclusivamente. CERTO ERRADO 9419. seguradoras e fundos de pensão. b) substituiu o Sistema de Pagamentos Brasileiro .A.O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC). 9252. 9216. d) é administrado pela Federação Brasileira de Bancos . tem importância estratégica para o mercado financeiro e para o governo. a Secretaria do Tesouro Nacional e bancos múltiplos.O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia . corretoras. e) não registra operações liquidadas com o uso do Sistema de Transferência de Reservas do Banco Central . c) tem como participantes.A. desde sua criação.SPB.SUSEP. do Banco Central do Brasil. b) dispensar a supervisão e normatização da Comissão de Valores Mobiliários para os casos de administração de carteiras e custódia de valores mobiliários.c) liquida operações realizadas no mercado secundário de ações.A. c) garantir a liquidação financeira de transações de títulos privados entre instituições bancárias no Mercado de Balcão.FEBRABAN. em tempo real. é um sistema informatizado que a) é operado em parceria com a CETIP S.SELIC. e) atuar internacionalmente.A CETIP S. é correto afirmar que ele a) liquida todas suas operações no dia seguinte ao da negociação. Balcão Organizado de Ativos e Derivativos. Como uma de suas principais características.Enquanto no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) os títulos são escriturais e públicos.SPB.

no caso de quebra de participante em sistema de compensação e de liquidação. c) De acordo com as normas de regência do sistema de pagamentos. III e V.o estabelecimento para o funcionamento do SPB em conformidade com as recomendações feitas por organismos financeiros internacionais. ou seja.Caixa . b) I. Dentre as mudanças conduzidas em 2001 e 2002 destaca-se a: a) alteração da política cambial estabelecendo regras mais flexíveis para as transferências internacionais. c) I.Técnico Bancário) A respeito do sistema brasileiro de pagamentos. d) I. principalmente os riscos de crédito e liquidez. II . c) manutenção da tabela de tarifas operacionalizada por bancos comerciais e caixas econômicas.Caixa . IV e V.a permissão para os participantes realizarem operações com saldo a descoberto nas contas de liquidação mantidas no BACEN. 2 – (CESPE . Estão certos apenas os itens: a) I. a insolvência civil.d) impossibilita a realização de operações compromissadas. IV e V.2010 .a existência de dispositivos que garantam a exequibilidade dos ativos oferecidos em garantia. . e) II. a falência ou a liquidação extrajudicial de um participante do sistema não afeta o adimplemento das obrigações por ele assumidas no âmbito das câmaras ou dos prestadores de serviços de compensação e liquidação.Caixa . III. V .Escriturário) A reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002 no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) teve como foco o direcionamento para a administração de riscos.2008 . d) As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e liquidação respondem solidariamente pelas obrigações originárias do emissor de resgatar o principal e os acessórios de seus títulos e valores mobiliários objetos de compensação e liquidação. IV . d) realização de transferências de fundos interbancárias com liquidação em tempo real. a entidade operadora atue como contraparte central. IV e V. b) definição de um capital mínimo baseado no risco de crédito para os bancos comerciais e bancos de investimento. b) O sistema brasileiro de pagamentos. principalmente das operações de leasing e CDC.2010 . II. constituído por sistemas eletrônicos de débito e de crédito. III. e) reestruturação das operações de empréstimos. a) Não constitui regra geral do sistema de pagamentos a necessidade de que sejam mutuamente condicionadas a tradição do ativo negociado e a efetivação do correspondente pagamento. assinale a opção correta. a venda ou compra de títulos com o compromisso de recompra ou revenda. III e IV. III . II. bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.o reconhecimento da compensação multilateral no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação. e) se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional. em todo o sistema de liquidação considerado sistemicamente importante pelo BACEN. e) A infração às normas regulamentares que regem o sistema de pagamentos não sujeita a penalidades os membros do conselho consultivo das câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação. em caráter irrevogável e incondicional.Técnico Bancário .Administrativo) Os princípios fundamentais que norteiam o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) incluem: I .a obrigatoriedade de que. 3 – (CESGRANRIO . 1 – (CESPE . II. não inclui os serviços de compensação de cheques e de outros papéis.

com a melhor utilização das redes de máquinas de atendimento automático (ATM) e de transferências de crédito a partir do ponto de venda (PDV). (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) Para estabelecer um relacionamento bancário. isto é. do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos. ou onde elegerem domicílio especial em seu estatuto ou atos constitutivos. b) lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações. foi implantado o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). julgue os itens abaixo entre CERTO ou ERRADO: a) No Brasil.4 . dar mais agilidade e segurança às transações bancárias. passaram a ser feitas unicamente por meio das transferências eletrônicas disponíveis (TED). d) No Brasil. b) Por disposição regulamentar. que são irreversíveis. e há redução do risco de crédito nos pagamentos. Quando. as transferências de crédito interbancárias por não-bancos. e) Na nova fase do SPB. f) O SPB é operado pelo BACEN e as transferências de fundos interbancárias. c) local definido por legislação específica. de acordo com sua personalidade jurídica. e) local de residência dos sócios-fundadores da empresa ou dos membros do conselho de administração. todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do Sistema de Transferência de Reservas (STR). operado pelo BACEN. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário Com as alterações do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). têm caráter revogável e condicional. com o maior uso de instrumentos eletrônicos de pagamento. por exemplo. aplicável a cada tipo de empresa.Acerca do SPB. ganhos de eficiência relacionados. 2. que podem ser liquidadas em tempo real. ou matriz. bem como com a maior integração entre os pertinentes sistemas de compensação e de liquidação. o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) passou a liquidar as operações com títulos públicos federais em a) dois dias úteis b) três dias úteis c) uma semana d) tempo real e) curto prazo 3. No caso das pessoas jurídicas de direito privado. a liquidação em tempo real passou a ser utilizada nas operações com títulos públicos federais transacionados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC). visando. a partir da implantação do novo SPB. o seu domicílio é o: a) estabelecimento principal da empresa. as pessoas devem comprovar o seu domicílio. g) O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias. com a função de. os recursos ficam disponíveis no dia da transferência. como pode ocorrer com os cheques. d) local onde são realizadas as principais transações comerciais e a prestação de serviço com atendimento ao público. desconsiderando os domicílios locais das suas filiais. ou seja. em caso de companhias abertas. esse lançamento ocorre no mercado: a) cambial b) futuro c) monetário d) primário e) secundário . entre outras. com conseqüente redução do risco sistêmico. uma empresa emite novas ações. não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos. (CESGRANRIO/2012/Caixa/Técnico Bancário) O mercado de ações pode ser classificado de acordo com o momento da negociação do título. c) O BACEN tem procurado atuar no sentido de promover o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo. Com o SPB. por exemplo. sobretudo. 1.

(CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) O cheque é considerado pelo Banco Central uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito com características peculiares. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) As debêntures são títulos de créditos emitidos por sociedades anônimas. juros e ações ordinárias c) participação nos lucros. O cheque cruzado. d) investimento em títulos públicos do governo federal. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) O Sistema Financeiro Nacional é composto por diversas entidades. que serão capitalizados a uma determinada taxa de juros até o final do contrato. rateia o valor do bem desejado pelos meses de parcelamento. c) compra de títulos públicos ou privados. realiza o a) registro. no qual o investidor poderá optar pelo resgate do Fundo de Garantia (FGTS) ou pelo pagamento em dinheiro. que negociam contratos. Os direitos e as remunerações oferecidas pelas debêntures são a) letras de câmbio. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) Qual é a Companhia de Capital Aberto. poderá ser pago somente em forma de: a) depósito em conta b) documento de crédito (DOC) c) saque direto no caixa d) ordem de pagamento e) transferência eletrônica direta (TED) 6. a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários b) registro e a compensação de transferências internacionais de recursos c) seguro de bens e ativos mobiliários. 5. 8. a BM&FBOVESPA. que atua como integradora do mercado financeiro. títulos públicos e ações ordinárias 9.4. dentre as quais os órgãos normativos. e) depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante. negociados no mercado d) compensação nacional de cheques e a liquidação de outros ativos bancários e) intermediação. d) juros. mediante depósitos mensais em dinheiro. tendo por garantia seus ativos. Por meio de suas plataformas de negociação. com opção de realizar a venda dessas ações a qualquer tempo. a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. organizados por uma empresa administradora. b) compra parcelada de um bem em que um grupo de participantes. o qual terá o direito de resgatar parte dos valores corrigidos e de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro. por exemplo. certificados de depósitos bancários e ações preferenciais. participação nos lucros e prêmios de reembolso e) multas. de central depositária. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) As Sociedades de Capitalização são entidades constituídas sob a forma de sociedades anônimas. o registro e a liquidação de transferências interbancárias. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) A BM&FBOVESPA é uma companhia de capital brasileiro. Esses títulos têm por objeto a (o) a) aquisição de ações de empresas privadas. oferecendo serviços de registro. multas e certificados de depósitos bancários b) letras de câmbio. instituída pelo Conselho Monetário Nacional. formada em 2008. os operadores e as entidades supervisoras. para investimento em longo prazo. de negociação e liquidação de ativos e títulos? a) BNDES b) Banco Central do Brasil c) Selic d) Cetip e) Caixa Econômica Federal 7. dentre outras atividades. A entidade responsável pela fiscalização das instituições financeiras e pela autorização do seu funcionamento é o a) Banco Central do Brasil b) Conselho Monetário Nacional . denominados títulos de capitalização.

A política monetária é considerada expansionista quando a) reduz os meios de pagamento. retraindo o consumo e a atividade econômica. injetando maior volume de recursos nos mercados. endosso e compensação de cheques. com base em quatro subdivisões: mercados monetário. aumentando a captação de recursos e. a: a) fiscalizar as operações dos seus agentes econômicos. O mercado de crédito visa. os títulos públicos e as taxas de juros. os meios de pagamentos. cambial. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) No mercado financeiro. assinale a opção correta. c) realizar as operações de compra e venda de moedas internacionais conversíveis. e) suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos dos agentes econômicos. d) realiza operações de crédito no exterior. b) crédito rural e de endividamento público. d) assuntos tributários. os meios de recebimento e) eleva a liquidez da economia. (CESPE/2010/CEF/Técnico Bancário) Com relação à legislação em vigor aplicável a circulação. Uma das operações típicas realizadas por essas sociedades é o(a) a) leasing b) factoring c) underwriting d) câmbio internacional e) venda de ações 11. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) A política monetária enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento. d) suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos a médio e longo prazos.(CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima. c) política internacional. fundamentalmente. (CESPE/2010/CEF/Técnico Bancário) Junto ao CMN funcionam comissões consultivas de a) seguros privados. (CESGRANRIO/2012/CEF/Técnico Bancário) As ações constituem títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa. 15. 14. por consequência. a intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada. c) estabelece diretrizes de expansão da produção do mercado interno para o exterior. a) Os serviços de compensação de cheques e outros papéis são executados pelo BACEN. As ações ordinárias atribuem ao seu titular a) prioridade no recebimento de dividendos b) prioridade no reembolso do capital. no caso de dissolução da empresa c) permissão para revenda a qualquer tempo d) direito de voto na assembleia de acionistas e) direito de compra de outras ações ordinárias 13. . sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. o pagamento e a compensação de cheque de valor superior a cem reais sem a identificação do beneficiário. 12. de crédito e de capitais. devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão “Arrendamento Mercantil”. e) mercado futuro.c) Fundo Monetário Internacional d) Conselho Nacional de Seguros Privados e) Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 10. podendo ser classificadas em ordinárias ou preferenciais. b) mantém todas as condições macroeconômicas estáveis por longo período. segundo normas editadas pelo CMN. elevando. em consequência. b) controlar a liquidez da economia com operações de curto e curtíssimo prazos. b) São proibidos a emissão.

podendo exercê-lo até a data de vencimento da mesma ou revendê-los no mercado. Proporcionam liquidez aos títulos. Onde são negociados direitos de compra ou venda de um lote de valores mobiliários. 3. c) Transformações das magnitudes de capital. 4. não produzindo efeitos de qualquer natureza. 4. longo e intermediário.c) O endosso apenas é válido caso seja lançado no próprio cheque. e) É nulo o endosso lançado em cheque posteriormente ao protesto. c) Mercado primário. 3. III 3 e IV 2. “As operações neste mercado representam transferências de recursos e títulos entre investidores ou instituições. 1. são operações de curto prazo e as instituições que nele atuam são os bancos comerciais e as firmas autorizadas pelo governo. geralmente voltados para financiamentos diversos. d) Comete fraude o portador que. com preços e prazos de exercícios preestabelecidos contratualmente. geralmente destinadas ao financiamento de investimentos fixos. ou através de intermediários não bancários. transferindo. Basicamente. Nele são efetuadas transações com títulos de prazos médios. d) Transformações de risco. c) I 4. III 3 e IV 2. d) I 4. Assinale a alternativa verdadeira. o titular do contrato (de compra ou de venda ) paga um prêmio. e) Nenhuma das respostas anteriores. A definição anterior corresponde a qual mercado? a) Mercado de câmbio. b) Transformações dos prazos das operações. normalmente efetuadas diretamente entre poupadores e empresas. Associe as duas colunas apresentadas a seguir: I – Mercado de capitais II – Mercado financeiro III – Mercado de câmbio IV – Mercado de opções 1. ao receber cheque por endosso em branco. II 1. III 1 e IV 2. Por esses direitos. 2. II 4. 2. II 3. d) Mercado secundário. Corresponde ao conjunto das operações de longo prazo. b) Mercado de opções. III 1 e IV 2. b) I 3. Representa um conjunto de mecanismos voltados para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. A ordem que melhor expressa a associação das duas colunas anteriores é: a) I 1. Um famoso ditado popular diz que “não devemos pôr todos os ovos em uma mesma cesta”. permitem que os investidores revertam suas decisões de compra e venda. II 4. e) Nenhuma das respostas anteriores. completa-o com o nome de outra pessoa. entre si. a) No mercado de capitais são comuns operações de financiamentos de bens de consumo corrente e duráveis. e) Mercado aberto. . os títulos anteriormente adquiridos nas emissões das empresas”. com a intermediação das sociedades corretoras. Elefaz referência a qual atividade dos mercados financeiros? a) Transformações de ativos fixos em ativos líquidos. Realiza operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moeda nocional e vice-versa.

Onde as liquidações se processam três dias úteis após a data de realização de uma operação com ações. para realizarem seus negócios. a) Mercado de câmbio. 2. b) Mercado de opções . até o máximo de 999 dias corridos). 8. 3. e) Nenhuma das respostas anteriores 6. qual dos mercados apresentados a seguir supre as necessidades de financiamento apresentadas? a) Mercado de câmbio. d) Mercado secundário. Dessa forma. onde se realizam as operações de compra e venda de ações. III 3 e IV 2. sem necessidade de estarem presentes no mesmo local (como as bolsas de valores). liquidez e capitalização das empresas. atual neste mercado as instituições financeiras que negociam entre si sempre por telefone. I – Mercado à vista II – Mercado aberto III – Mercado acionário IV – Mercado a termo 1. “Investimentos de longo prazo devem ser financiados mediante captações de longo prazo. em parte. e) Mercado aberto. e) Mercado aberto. “Grandes investidores internacionais colocam seus recursos em diferentes economias. c) I 4. 5.b) O mercado monetário é caracterizado pela realização de operações de longo prazo. conforme a característica do contrato (prazo mínimo de 12 dias úteis. c) O mercado cambial é caracterizado por operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moedas nacionais e vice-versa em operações de médio prazo. 4. A ordem que melhor expressa a associação das duas colunas anteriores é: a) I 1. Associe as duas colunas apresentadas a seguir. Subsistema do mercado de capitais. b) I 4. b) Mercado de opções. c) Mercado primário. II 1. Qual a definição atribuída ao mercado que tem como função a colocação de ações ou outros títulos provenientes de novas emissões? É o mercado a que as empresas recorrem para complementar os recursos de que necessitam. d) I 4. de eventuais crises isoladas dos . III 3 e IV 1.” Sendo assim. III 1 e IV 2. Caracterizado pela compra e venda de títulos públicos e privados sob a orientação do Banco Central. d) O mercado de capitais concentra a maior parte das operações das instituições financeiras não monetárias. se protegem. d) Mercado secundário. Onde as liquidações se processam a prazos determinados. 7. II 3. seja para financiamento de seus projetos de expansão.Suas funções principais são: a avaliação dos valores transacionados. c) Mercado de capitais. II 2. e) Nenhuma das respostas anteriores. seja para empregá-los de outras formas produtivas. II 4. III 3 e IV 2.

e) As companhias abertas podem colocar valores mobiliários de sua emissão diretamente no Mercado de Balcão Organizado. e) Nenhuma das respostas anteriores. b) Banco Central do Brasil. são instrumentos de política monetária? a) Taxa do depósito compulsório. Essa atividade pode ser classificada como característica de qual mercado? a) Mercado de câmbio. e) Mercado aberto. c) Mercado Primário. Assinale a alternativa correta e que correlaciona os conceitos de mercados primário e secundário de valores mobiliários com os de mercados de bolsa e de balcão. b) Transformação dos prazos das operações. Para poder captar novos recursos. d) Mercado secundário e) Mercado aberto. 13. d) Transformação de risco. b) Taxa Selic. b) As emissões novas de valores mobiliários por companhias abertas somente podem ser colocadas no mercado por meio do Mercado de Balcão Organizado. geralmente através da emissão de títulos. d) Comissão de Valores Mobiliários. os colecionadores possam trocar e comprar selos. pode empregar diferentes instrumentos de política monetária. 11. d) Mercado secundário. c) O mercado primário é formado pela negociação de novos valores mobiliários nele colocados por entidades autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários. Qual das seguintes entidades não está relacionada diretamente com a implementação de políticas monetárias? a) Conselho Monetário Nacional. c) Mercado primário. d) No mercado secundário podem ser colocados também títulos de companhias fechadas. 9.mercados onde investem. e) Nenhuma das respostas anteriores. . a) As emissões novas de valores mobiliários por companhias abertas somente podem ser colocadas no mercado pelas Bolsas de Valores. após o registro de emissão. aos finais de semana. desde que seja utilizado o Mercado de Balcão Organizado. 12. b) Mercado de opções. a arte de colecionar selos. c) Transformação das magnitudes de capital. Quais. Uma das atividades peculiares de determinadas agências de correios de grandes cidades consiste no incentivo à filatelia. Quando o governo deseja controlar o crescimento econômico.” A afirmação anterior faz referência a qual atividade característica dos mercados financeiros? a) Transformação de ativos fixos em ativos líquidos. 10. dos itens apresentados a seguir. b) Mercado de opções. as empresas precisam recorrer a qual dos mercados apresentados a seguir? a) Mercado de câmbio. c) Copom. Algumas agências chegam a oferecer espaços para que.

b) Que os índices indicavam manutenção do nível de inflação. e) Nenhuma das respostas anteriores. e) Nenhuma das respostas anteriores. b) Redução do custo de oportunidade dos recursos necessários aos investimentos. c) Copom. é um tema tão caro para a indústria. pode utilizar uma política monetária mais frouxa. c) Que os índices indicavam alta de inflação. Em algumas situações. O fato foi comunicado em nota distribuída após a reunião”. d) Que não existe associação entre inflação e taxas de juros. Em relação à redução da taxa Selic em abril de 2004. 17. e) Nenhuma das respostas anteriores 14. e) Nenhuma das respostas anteriores. d) Comissão de Valores Mobiliários. Esperamos que a Selic continue em processo de queda mais acentuada nos próximos meses. d) Elevar a taxa Selic. diz a nota da Fiesp. para isso. 15. b) Diminuir a alíquota dos depósitos compulsórios.” Qual o efeito da redução da taxa Selic sobre os setores produtivos da Economia? a) Maior disponibilidade para a concessão de empréstimos que podem financiar as atividades produtivas. 16. e) Caixa Econômica Federal. No mês de abril de 2004 um determinado jornal publicou: “avaliando as perspectivas para a trajetória da inflação. 18. . Por isso. c) Banco do Brasil. d) Comissão de Valores Mobiliários. e indireto na percepção por parte dos agentes produtivos. b) Banco Central do Brasil. Quais das decisões apresentadas a seguir são características do enunciado apresentado? a) Elevar a taxa do redesconto. o que se pode concluir? a) Que os índices indicavam queda de inflação. o Copom decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic para 16% ao ano. c) Restringir os negócios com ações. O Banco Central constantemente se encontra em situações nas quais necessita por determinadas razões expandir ou contrair a base monetária. b) Banco Central do Brasil. c) Elevação do custo do crédito a curto prazo. Sabendo que a decisão baseou-se exclusivamente nos índices de inflação projetada. d) As alternativas a e b estão corretas. uma importante revista declarou que “a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) afirmou que a decisão do Copom tem impacto direto nos custos e na dívida. d) Todas as respostas anteriores. o governo tem o interesse de fomentar a atividade econômica interna e. Qual a entidade máxima do Sistema Financeiro Nacional? a) Conselho Monetário Nacional. Qual das seguintes entidades é diretamente responsável pela fiscalização de operações com ações e debêntures? a) Conselho Monetário Nacional. e) Nenhuma das respostas anteriores. que estimule o crescimento econômico.c) Taxa do redesconto.

creditícia. e) Nenhuma das respostas anteriores. d) Todas as respostas anteriores. b) Regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamento do pais. é a responsável pela liquidação de operações de todo o mercado brasileiro de ações. c) I 4. II 2. A seguir estão apresentados diversos ativos financeiros na primeira coluna e alguns possíveis agentes emissores na segunda coluna. geralmente caracteriza qual entidade? a) Clube de investimento. 23. c) Bovespa. b) Anbid. II 3. e) Nenhuma das respostas anteriores. Pede-se relacionar a primeira coluna com a segunda. e) Nenhuma das respostas anteriores. b) Clearing de câmbio da BM&F. por seis fundos de ações administrados pelo Banco da Praça. Imagine que a seguinte notícia tivesse sido divulgada por um importante serviço de informações financeiras: “Operações irregulares. b) I 2. 21. I – Papel-moeda 1) Sociedades Anônimas II – Caderneta de Poupança 2) Caixas Econômicas Federal ou Estaduais III – Debêntures 3) Bancos comerciais ou múltiplos IV – Depósito a vista e CDBs 4) Banco Central do Brasil Qual a ordem correta de classificação? a) I 1. III 1 e IV 3. d) Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. c) Coordenar as políticas monetárias. ocorrida em fevereiro de 1998. dentro de regras específicas estabelecidas pelas Bolsas de Valores e pela Comissão de Valores Mobiliários. A reunião de um grupo de pessoas com a finalidade de aplicar suas economias em uma carteira diversificada de ações. . d) CVM e) Nenhuma das respostas anteriores. d) Corretora de valores. Quais são atividades especificas do Conselho Monetário Nacional? a) Orientar a atuação das instituições financeiras publicas e privadas. e) Nenhuma das respostas anteriores. d) I 4. III 2 e IV 4. que caracterizam possível gestão temerária. c) Clearing de ativos da BM&F.” O enunciado descreve qual entidade? a) Clearing de Derivativos da BM&F.” A quem caberia fiscalizar as entidades mencionadas na noticia? a) Andima. II 2. c) Carteira de investimento. III 3 e IV 1.19. orçamentária fiscal e da divida publica interna e externa. em junho de 2002. 22. 20. II 3. atualmente. levaram a perda de 2% a 26% amargadas. b) Fundo de investimento. III 4 e IV 1. zelando pela sua liquidez e solvência. “Criada a partir de uma reestruturação patrimonial da Bolsa de Valores de São Paulo.

b) Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico. mantém local e sistemas de negociação. Para tanto. a compensação e a liquidação. e) Nenhuma das respostas anteriores. a fim de divulgar as transações com rapidez e abrangência.” As atividades apresentadas no texto caracterizam qual entidade? a) Bolsa de Valores de São Paulo. .24. organizar e operacionalizar mercados livres e transparentes. para negociação de títulos e/ ou contratos que possuam como referencia ativos financeiros. c) Comissão Nacional de Bolsas de Valores. índices. “Efetuar o registro. executor e agente fiscalizador do cumprimento das normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional” caracteriza. b) Banco de Desenvolvimento. c) Banco de Investimento. física e financeira. taxas. mercadorias e moedas. nas modalidades a vista e de liquidação futura. principalmente. registro. indicadores. compensação e liquidação adequados à realização de operações de compra e de venda. 25. qual das entidades apresentadas a seguir? a) Banco Central do Brasil. d) Bolsa de Mercadorias e Futuros. A expressão “órgão federal. dotando-os de todas as facilidades e aprimoramentos tecnológicos necessários. bem como desenvolver.