Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.

Luiz Felipe Ferreira – Aula 04

AULA 04: Poder Legislativo. Processo Legislativo. Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. CPI.
SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Questões comentadas 3. Lista das questões apresentadas 4. Gabarito 5.Consolidação de esquemas PÁGINA 1 2 16 19 20

Olá, pessoal! Bem-vindos à aula 04 do nosso curso Constitucional para o concurso da ANS.

de

Questões

de

Direito

O assunto hoje está muito ligado à atuação do Poder Legislativo. Espero que aproveitem. Vambora!

Prof. Luiz Felipe Ferreira

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 20

Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 1-(Cespe/2012/Analista-TRE RJ) O Poder Legislativo da União é exercido pelo Congresso Nacional, isto é, pelas suas duas Casas, conhecidas como Senado Federal e Câmara dos Deputados. Portanto, o Poder Legislativo federal brasileiro é bicameral, sendo este o princípio que vigora a respeito nas distintas unidades ou entes da Federação. Comentários: Pessoal, vamos conhecer o artigo 44 da CF-1988: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sendo assim, entenda que o Poder Legislativo de nosso país é realmente bicameral, vez que é composto por duas casas, quais sejam o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Apesar disso, o enunciado encontra-se incorreto, vez que o referido poder, nos Estados-membros e Municípios, é composto por apenas uma casa. No caso da Câmara dos Deputados, veja o que diz a CF: Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Assim, temos que separar duas informações importantes para vocês: os Deputados são representantes do povo e o sistema que os elege é o proporcional. O número total de deputados bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados, conforme diz o par. 1º. Já no caso dos Territórios, o par. 2º já estabelece um número exato: quatro deputados por território. É muito interessante que vocês conheçam o dispositivo que transcrevo a seguir:

Prof. Luiz Felipe Ferreira

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 20

52. e suas funções atípicas são se organizar internamente e julgar. Nesse sentido. no todo ou em parte. Tenham em mente. atípica é a função de fiscal da constitucionalidade dos atos normativos exercida pelo Senado Federal.br 3 de 20 . e serão eleitos segundo o princípio majoritário. no todo ou em parte. Luiz Felipe Ferreira www. atípicas quando falamos de Poder Legislativo. conforme dicção do Art. desempenha outras funções consideradas como funções atípicas. de lei declarada inconstitucional em decisão definitiva pelo Supremo Tribunal Federal. No caso desta questão. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal. o examinador referiu-se ao Art. Gabarito: errado. 52. 47. presente a maioria absoluta de seus membros. igualmente. na seguinte. 46. Vejam: Art.com. No caso do Poder Legislativo. memorizem: os Senadores representam os interesses dos Estados-membros. Comentários: Pessoal.estrategiaconcursos. 2-(Cespe/2012/Analista-TRE RJ) As funções estatais são distribuídas de maneira não exclusiva. alternadamente: numa eleição serão renovados 2 senadores e.. portanto. ao lado de suas funções típicas. inc. que.) X . Esta representação será renovada de 4 em 4 anos. Prof. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Art. eleitos segundo o princípio majoritário. Compete privativamente ao Senado Federal: (. Saibam também que cada Estado-membro e o DF terão e Senadores com mandatos de 8 anos. de modo que cada poder.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.. será renovado apenas 1 senador. ainda. quando suspende a execução. entendam que suas funções típicas são legislar e fiscalizar as finanças do Estado. Estamos diante de uma das funções ligadas ao ato de julgas. X. as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos. Então. salvo disposição constitucional em contrário. de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. questãozinha bastante didática sobre as funções típicas (mais corriqueiras) e atípicas (menos frequentes) de cada Poder da República.suspender a execução.

Gabarito: errado. Vejam: Art. ou qualquer de suas Comissões.com. 50. e o Senado Federal é composto pelos representantes do povo. entendam: a CF-1988 conferiu ao Senado e à Câmara. eleitos pelo sistema proporcional. 50. Então.br 4 de 20 . Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. teremos os representantes dos Estados-membros. o poder de convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República. pessoalmente. Assim. encontraremos os representantes do povo. informações sobre assunto previamente determinado. eleitos segundo o princípio majoritário. no Senado. não dispõem desse direito. vejam o que o examinador vai tentar fazer: subverter o entendimento correto. bem como a qualquer uma de suas comissões. Luiz Felipe Ferreira www. Prof. podemos entender que os Parlamentares. poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem. não dispõem desse direito. Comentários: Pessoal. A Câmara dos Deputados é constituída pelos representantes dos estados da Federação. mas os parlamentares. importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. informação muito importante a ser levada para a sua prova.estrategiaconcursos. 4-(Cespe/2012/Técnico-TRE RJ) A CF conferiu às Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal o direito de requerer informações aos ministros de Estado. constante do art. Comentários: Rapaziada. individualmente. Na Câmara dos Deputados. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 3-(Cespe/2012/Analista TJ-RR) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional. individualmente.Gabarito: correto. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal. que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

ou para prestar socorro. Art. por determinação judicial.) XI .com. 5-(Cespe/2012/Analista Ministerial MPE-PI) As parlamentares de inquérito podem pedir a quebra bancário..Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. sem distinção de qualquer natureza. Desbloqueio de proventos do impetrante depositados em sua conta corrente Prof. à liberdade. Vejam um importante excerto que representa o entendimento do STF: EMENTA: . garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida. conforme dicção do par.  No caso da busca e apreensão domiciliar. Ato do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal e do Presidente do Banco Central do Brasil.atendimento. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo. 2.  Determinar quebra de sigilo de dados telefônicos (aquela lista com números discados e com os horários que vem na sua conta). no prazo de trinta dias.. Luiz Felipe Ferreira www. à segurança e à propriedade.Mandado de segurança. comissões de sigilos apreensão lhes foram Comentários: Pessoal. isso é reserva de jurisdição. Tenham muita atenção para o fato de que as CPI’s podem:  Determinar quebra de sigilo fiscal. ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador. à igualdade. ou o não . nos termos seguintes: (. não estando a CPI apta a determinar. durante o dia. e precisa sempre de determinação judicial. bem como a prestação de informações falsas.  Determinar quebra de sigilo bancário. 5º Todos são iguais perante a lei. ou.br 5 de 20 . questão bastante delicada. salvo em caso de flagrante delito ou desastre. 2º. fiscal e telefônico e determinar a busca e domiciliar com base nos poderes de investigação que conferidos pela CF.a casa é asilo inviolável do indivíduo. importando em crime de responsabilidade a recusa.estrategiaconcursos.

a indisponibilidade dos valores relativos aos proventos de aposentadoria. que decretou a indisponibilidade dos bens do impetrante. Precedentes. DJ 07-12-2000 PP-00007 EMENT VOL-02015-02 PP-00305) Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. 5. julgado em 24/11/1999. Mandado de segurança deferido. NÉRI DA SILVEIRA. desde que assim seja decidido por meio de decisão devidamente fundamentada. 4. Caráter alimentar dos proventos de aposentadoria. b) As comissões parlamentares de inquérito possuem as mesmas prerrogativas e ônus que as demais autoridades judiciárias. sem ordem judicial. ou qualquer de suas comissões. sobre a matéria. para anular o ato da CPI. desde que seja agendada a data e a hora com as referidas autoridades. 6-(Cespe/2012/Analista de Controle – TCE-GO) Acerca da organização dos poderes. que os bens do requerente continuarão sujeitos à indisponibilidade antes decretada pelo Juiz Federal da 12ª Vara da Seção Judiciária de São Paulo.F. 6. Tribunal Pleno. d) O Congresso Nacional e suas casas terão comissões permanentes e temporárias. Liminar deferida para suspender. não se opondo a elas o sigilo imposto a processo sujeito a segredo de justiça.A 3. Luiz Felipe Ferreira www. Afastada preliminar de incompetência do S.com. razão pela qual poderão ter acesso a informações contidas nesses processos judiciais. (MS 23455.8. Entendimento do STF segundo o qual as CPI'S não podem decretar bloqueios de bens. informações sobre assunto previamente determinado. a) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal. pessoalmente. assinale a opção correta. Relator(a): Min. até o final julgamento do mandado de segurança. explicitando-se. porém. de acordo com a jurisprudência do STF. em ação civil pública. c) O presidente da República pode editar medida provisória dispondo acerca da fidelidade partidária. poderão convidar ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à presidência da República para prestarem.estrategiaconcursos.br 6 de 20 . Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Gabarito: errado. Relevantes os fundamentos do pedido e periculum in mora. prisões preventivas e buscas e apreensões de documentos de pessoas físicas ou jurídicas.T. Parecer da Procuradoria-Geral da República pelo deferimento do writ.no Banco do Brasil S. 7. constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que Prof.

serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. em conjunto ou separadamente. discutir e votar projeto de lei que dispensar. já que não se fala em agendamento de data e hora: Art. sendo suas conclusões.br 7 de 20 . encaminhadas ao Ministério Público. na forma do regimento. b) Os poderes estendidos às referidas comissões fazem referência aos de investigação. para a apuração de fato determinado e por prazo certo. pessoalmente. o enunciado está errado. poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem. Essas comissões poderão. e não a todos os poderes das autoridades judiciais: § 3º . Comentários: Vejamos cada uma das opções: a) A opção está errada.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. Luiz Felipe Ferreira www. além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas.As comissões parlamentares de inquérito. em razão de sua competência. se for o caso. e) As decisões do Tribunal de Contas da União de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial. Vejam: Prof. que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa. a competência do Plenário. mediante requerimento de um terço de seus membros. pois se opõe a dispositivo constitucional. pois não condiz com o texto do dispositivo a seguir.com.estrategiaconcursos. ou qualquer de suas Comissões. para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 resultar sua criação. 50. c) Pessoal. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal. importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. informações sobre assunto previamente determinado.

partidos políticos e direito eleitoral.às comissões. Luiz Felipe Ferreira www. de ministro de Estado para prestar. 58. ressalvado o previsto no art. d) planos plurianuais. constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. 7-(Cespe/2011/Analista TJ-ES) Entre as formas de controle parlamentar da administração pública está a convocação. o enunciado está correto.estrategiaconcursos. processual penal e processual civil. § 3º. o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias. com força de lei. Gabarito: letra d). e) Pessoal. na forma do regimento. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Art. tratando-se de mera composição de dispositivos da CF-1988.relativa a: a) nacionalidade.discutir e votar projeto de lei que dispensar. pela Câmara dos Deputados. cidadania. diretrizes orçamentárias.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.br 8 de 20 . em razão da matéria de sua competência. o erro está na eficácia do título: é eficácia de título executivo. pelo Senado Federal ou por qualquer de suas comissões. § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: I . orçamento e créditos adicionais e suplementares. importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias.. pessoalmente.) § 2º . direitos políticos. Em caso de relevância e urgência.com. Vejam: Art.. devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. a carreira e a garantia de seus membros. informações sobre assunto previamente determinado. cabe: I . 167. salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa. d) Pessoal. a competência do Plenário. (. c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público. 62. Prof. b) direito penal.

8-(Cespe/2011/Analista TJ-ES) Incumbe privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal.br 9 de 20 . 9-(Cespe/2011/CBM-DF) Cabe à casa legislativa na qual tenha sido concluída a votação de emenda à Constituição Federal enviar a referida emenda ao presidente da República para promulgação e consequente publicação. e o desempenho das administrações tributárias da União. em sua estrutura e seus componentes.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. Vejam: Prof.com. já visto nesta aula. Comentários: Pessoal. 52. 50. Gabarito: certo. 50. da CF-1988. ou qualquer de suas Comissões. A Emenda Constitucional 42-2003 deixou o inciso XV com esta cara: XV . em sua estrutura e seus componentes. Luiz Felipe Ferreira www. está compreendida a elaboração de Emendas à Constituição Federal. dos estados. Não errem! Ele é mera reprodução do Art. as competências privativas do Senado Federal estão no Art. e o desempenho das administrações tributárias da União. pessoalmente. poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem. importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. dentro do processo legislativo brasileiro. dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios. do Distrito Federal e dos municípios. já vimos exaustivamente este enunciado.avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional. Comentários: Pessoal. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Comentários: Pessoal.estrategiaconcursos. Art. informações sobre assunto previamente determinado.

estrategiaconcursos. VII .decretos legislativos.br 10 de 20 . Parágrafo único.do Presidente da República. III . Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Art. no mínimo. II . Luiz Felipe Ferreira www. VI . redação. IV .leis ordinárias. 59.emendas à Constituição.medidas provisórias. alteração e consolidação das leis.de um terço. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I .com. 60.leis complementares.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. V . que fala da iniciativa para a propositura de Emendas à Constituição: Art. Prof.resoluções. dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. Vejam um resumo esquemático de como funciona a votação de uma Emenda Constitucional: Discussão 2 turnos Em cada uma das casas Aprovação por 3/5 dos votos dos respectivos membros Promulgação por Mesa da Câmara Mesa do Senado É muito importante conhecer também o Art.leis delegadas. O processo legislativo compreende a elaboração de: I . II . 60. Lei complementar disporá sobre a elaboração.

Os decretos legislativos e as resoluções — que tratam de matérias de competência privativa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados — são considerados atos internos do Poder Legislativo. as chamadas cláusulas pétreas: Forma federativa de Estado Voto secreto. leis complementares. leis delegadas e medidas provisórias.. 10-(Cespe/2012/Analista Câmara dos Deputados) O processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição.estrategiaconcursos. É muito importante saber. que não necessitam de sanção presidencial e. direto. pois o mesmo afirma que as EC são promulgadas pelo Presidente da República.. Luiz Felipe Ferreira www. temos a noção exata de que o enunciado está errado. universal e periódico Separação dos poderes Direitos e garantias individuais Gabarito: errado. ainda. não compõem o processo legislativo. com o respectivo número de ordem. portanto.A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. No parágrafo 3º. cada uma delas. as matérias que não podem ser objeto de Emenda Constitucional. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 III .de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação. e isso é falso! A EC será promulgada pelas mesas da Câmara e do Senado. Comentários: Prof.com. manifestando-se.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. pela maioria relativa de seus membros. leis ordinárias.) § 3º . (.br 11 de 20 .

Comentários: Pessoal. já vimos os diplomas legais que se inserem no contexto do processo legislativo. Vejam novamente: Art. Essa questão é um ótimo exemplo de mera transcrição do texto da CF-1988. o controle externo é uma importantíssima temática que fica a cargo do Congresso Nacional. É por isso que eu sempre falo pra vocês: conheçam os dispositivos constitucionais. 60(. Gabarito: certa. O processo legislativo compreende a elaboração de: (. Nesta tarefa. será auxiliado pelo Tribunal de Constas da União. 11-(Cespe/2011/EBC Analista) Matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.) § 5º .. Prof.. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Pessoal. não leiam apenas livros teóricos e doutrinários. e os decretos legislativos e as resoluções estaosim incluídos.. operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta. 59.) VI . orçamentária.decretos legislativos. vejam o dispositivo abaixo: Art. Gabarito: errado.br 12 de 20 . 12-(Cespe/2011/EBC Analista) O TCU deve auxiliar o Congresso Nacional no exercício do controle externo e da fiscalização contábil. Luiz Felipe Ferreira www..resoluções. VII .A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. financeira.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.estrategiaconcursos. O conhecimento do Artigo 71 é de suma importância para a sua prova. Comentários: Pessoal.com.

ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório. II . do Senado Federal. a qualquer título. financeira.fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio. bens e valores públicos da administração direta e indireta. e demais entidades referidas no inciso II. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Art. mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. na administração direta e indireta. V . ou por qualquer das respectivas Comissões. por qualquer de suas Casas. de forma direta ou indireta. da Câmara dos Deputados. 71.realizar. e as contas daqueles que derem causa a perda. ao Distrito Federal ou a Município. ao qual compete: I . para fins de registro.fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe. a cargo do Congresso Nacional.apreciar. IV . ajuste ou outros instrumentos congêneres. inspeções e auditorias de natureza contábil. será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. VI .com. de Comissão técnica ou de inquérito. incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. sobre Prof.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. a Estado. incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal. nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo. bem como a das concessões de aposentadorias. operacional e patrimonial.prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional.estrategiaconcursos. orçamentária. reformas e pensões. Luiz Felipe Ferreira www. Executivo e Judiciário. excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão. nos termos do tratado constitutivo. por iniciativa própria. O controle externo. VII . acordo.br 13 de 20 .apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República. a legalidade dos atos de admissão de pessoal.julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros. III . extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.

Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo. orçamentária.br 14 de 20 . Luiz Felipe Ferreira www. § 1º . XI . financeira.com. relatório de suas atividades. no prazo de noventa dias. comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. § 3º .No caso de contrato.assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei.As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.O Tribunal encaminhará ao Congresso Nacional. ao Poder Executivo as medidas cabíveis. se verificada ilegalidade. multa proporcional ao dano causado ao erário. a execução do ato impugnado. Prof.aplicar aos responsáveis.representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.sustar. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 a fiscalização contábil. VIII . não efetivar as medidas previstas no parágrafo anterior. o Tribunal decidirá a respeito.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. que estabelecerá. em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas. Gabarito: certa. que solicitará. o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional. X . se não atendido. trimestral e anualmente. de imediato. operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas. § 4º . entre outras cominações. IX . as sanções previstas em lei. § 2º .estrategiaconcursos.

Os enunciados que eu coloquei hoje e as questões que os circundam vem sendo muito batidas pelo Cespe/UnB. Forte abraço. essa aula ficou mais curtinha.br 15 de 20 . Eu apostaria num deles se fosse vocês.estrategiaconcursos.com. e fiquem com Deus! Prof. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Pessoal. Tentei destacar aquilo que creio ser o que há de mais importante para a sua prova. Espero a todos no nosso próximo encontro. Luiz Felipe Ferreira www.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.

ao lado de suas funções típicas. que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. de modo que cada poder. desempenha outras funções consideradas como funções atípicas. igualmente.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. isto é.estrategiaconcursos. pelas suas duas Casas. 2-(Cespe/2012/Analista-TRE RJ) As funções estatais são distribuídas de maneira não exclusiva. A Câmara dos Deputados é constituída pelos representantes dos estados da Federação.br 16 de 20 . 3-(Cespe/2012/Analista TJ-RR) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional. conhecidas como Senado Federal e Câmara dos Deputados. não dispõem desse direito. e o Senado Federal é composto pelos representantes do povo. portanto. atípica é a função de fiscal da constitucionalidade dos atos normativos exercida pelo Senado Federal. eleitos segundo o princípio majoritário. Nesse sentido. assinale a opção correta. comissões de sigilos apreensão lhes foram Acerca da Prof. Portanto. 6-(Cespe/2012/Analista de Controle – TCE-GO) organização dos poderes. eleitos pelo sistema proporcional. individualmente. fiscal e telefônico e determinar a busca e domiciliar com base nos poderes de investigação que conferidos pela CF. o Poder Legislativo federal brasileiro é bicameral. no todo ou em parte. de lei declarada inconstitucional em decisão definitiva pelo Supremo Tribunal Federal. sendo este o princípio que vigora a respeito nas distintas unidades ou entes da Federação. Luiz Felipe Ferreira www. 4-(Cespe/2012/Técnico-TRE RJ) A CF conferiu às Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal o direito de requerer informações aos ministros de Estado. quando suspende a execução. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Questões vistas nesta aula 1-(Cespe/2012/Analista-TRE RJ) O Poder Legislativo da União é exercido pelo Congresso Nacional.com. mas os parlamentares. 5-(Cespe/2012/Analista Ministerial MPE-PI) As parlamentares de inquérito podem pedir a quebra bancário.

Luiz Felipe Ferreira www. Essas comissões poderão. razão pela qual poderão ter acesso a informações contidas nesses processos judiciais. em sua estrutura e seus componentes. a competência do Plenário. 8-(Cespe/2011/Analista TJ-ES) Incumbe privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional. d) O Congresso Nacional e suas casas terão comissões permanentes e temporárias.br 17 de 20 .com. desde que seja agendada a data e a hora com as referidas autoridades. salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa. 9-(Cespe/2011/CBM-DF) Cabe à casa legislativa na qual tenha sido concluída a votação de emenda à Constituição Federal enviar Prof. 7-(Cespe/2011/Analista TJ-ES) Entre as formas de controle parlamentar da administração pública está a convocação. não se opondo a elas o sigilo imposto a processo sujeito a segredo de justiça. discutir e votar projeto de lei que dispensar. informações sobre assunto previamente determinado. ou qualquer de suas comissões. pela Câmara dos Deputados. importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. desde que assim seja decidido por meio de decisão devidamente fundamentada. em razão de sua competência. c) O presidente da República pode editar medida provisória dispondo acerca da fidelidade partidária. dos estados. na forma do regimento. b) As comissões parlamentares de inquérito possuem as mesmas prerrogativas e ônus que as demais autoridades judiciárias.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.estrategiaconcursos. pelo Senado Federal ou por qualquer de suas comissões. do Distrito Federal e dos municípios. constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. e) As decisões do Tribunal de Contas da União de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial. de ministro de Estado para prestar. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 a) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal. e o desempenho das administrações tributárias da União. pessoalmente. pessoalmente. poderão convidar ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à presidência da República para prestarem. informações sobre assunto previamente determinado.

12-(Cespe/2011/EBC Analista) O TCU deve auxiliar o Congresso Nacional no exercício do controle externo e da fiscalização contábil. orçamentária. 11-(Cespe/2011/EBC Analista) Matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. Os decretos legislativos e as resoluções — que tratam de matérias de competência privativa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados — são considerados atos internos do Poder Legislativo.Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof. portanto. leis complementares. operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.br 18 de 20 . Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 a referida emenda ao presidente da República para promulgação e consequente publicação. 10-(Cespe/2012/Analista Câmara dos Deputados) O processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição. leis ordinárias. não compõem o processo legislativo. que não necessitam de sanção presidencial e.com. leis delegadas e medidas provisórias. financeira.estrategiaconcursos. Luiz Felipe Ferreira www. Prof.

br 19 de 20 . Luiz Felipe Ferreira www. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Prof.Gabaritos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 E C E C E D C C E E C C Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.com.estrategiaconcursos.

direto. Luiz Felipe Ferreira – Aula 04 Discussão 2 turnos Em cada uma das casas Aprovação por 3/5 dos votos dos respectivos membros Promulgação por Mesa da Câmara Cláusulas pétreas: Mesa do Senado Forma federativa de Estado Voto secreto.com.estrategiaconcursos. Luiz Felipe Ferreira www.br 20 de 20 . universal e periódico Separação dos poderes Direitos e garantias individuais Prof.Consolidação dos esquemas: Votação de uma Emenda Constitucional: Direito Constitucional p/ ANS Exercícios comentados do Cespe/UNB Prof.