You are on page 1of 10

BLOQUEIO DE MOVIMENTO INDEVIDO PARA PTMS

Charles Lindemberg Barbosa de Souza (01) Marcos Andr da Silva Ferreira (02)

Resumo O presente trabalho evidencia a aplicao de um sistema de proteo contra movimentos involuntrios de translao de equipamentos denominados pontes rolantes (ptms). A metodologia aplicada a utilizao de portas lgicas para monitoramento do sistema de translao das pontes rolantes, fazendo uso de um micro plc para executar o desligamento da ponte sempre que houver falha do equipamento, rel colado, contator colado, travamento do sistema, etc... A soluo adotada garante o desligamento da ponte antes que ocorram danos srios, tanto ao equipamento quanto s pessoas e poder ser aplicada em outros equipamentos similares, garantindo a maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e reduzindo os riscos com acidentes graves. 1. Introduo As pontes rolantes da fabrica da Albras-Alumnio Brasileiro S.A, situada em Barcarena, estado do Par, projetadas para execuo de tarefas em linhas de cubas eletrolticas, possuem um sistema de translao realizado por motores de induo trifsicos cuja velocidade dos mesmos variada por meio de bancos de resistncia (acelerao), todo o comando desses motores executado por meio de rels e contatores de potncia. Imagem I Ponte Rolante (PTM).

sabido que, para a execuo dos movimentos de translao das pontes, so necessrios comandos executveis pelos operados de ponte rolante. Esses equipamentos foram projetados para executar tarefas de acordo com a demanda nda da poca (1985), hoje com a empresa buscando aumento de produo, a demanda aumentou demais e os equipamentos passaram passar a serem bem mais exigidos e os movimentos de translao tornaram-se tornaram se cada vez mais frequentes ntes exigindo acionamentos repetitivos em demasia danificando componentes prematuramente e levando-os, levando s vezes, a colarem seus contatos, mantendo o movimento de translao translao das pontes mesmo sem a vontade dos operadores, levando as pontes a sofrerem colises com os fornos ou com outros equipamentos em seu percurso. Imagem II Coliso ocorrida em 2011 201 em uma linha de fornos.

conjunto de ptm devido batida contra forno - 2012. Imagem III Queda de conjunto Com esse acidente a ponte ficou parada por 120hs (5dias) Ocasionando elevada perda de produo.

A conscientizao operacional quanto ao uso das pontes rolantes de suma importncia para o processo de modo geral, evitando que com o mau uso essas falhas ocorram mais precocemente e que na ocorrncia os mesmos saibam como agir, porm, porm nem sempre isso ocorre, pois s vezes o pnico toma conta do operador e ele deixa de fazer o que certo para tentar evitar evi o pior e acaba causando um maior dano ao equipamento.

2. Breve histrico A utilizao das pontes rolantes era restrita a operadores mais capacitados e experientes em seu manuseio, naquele momento, de demanda compatvel com o projeto das pontes, algumas atividades eram executadas com o auxlio das pontes, ex: atividades de troca de anodo, corrida de metal, levantamento de viga etc. e no exigiam demais das pontes. Com o aumento da demanda e a incluso de novas atividades com utilizao das pontes, percebeu-se um aumento elevado nos acionamentos de translao das pontes e isso passou a trazer srios riscos ao equipamento, uma vez que esse aumento de demanda na produo tambm trouxe um agravante, as manutenes preventivas no ocorriam de maneira sistemtica no equipamento, fazendo com que houvesse perodos mais longos entre manutenes preventivas, desgastando ainda mais os componentes do sistema. Isso passou a ser percebido no aumento de acidentes nesses equipamentos, diversas colises foram identificadas ao longo desses anos (2010-2013). A tabela abaixo traz alguns acidentes desse tipo envolvendo as pontes. Tab. I Tipo 3 Batidas contra forno Queda do conjunto da ptm

Ano 2010 a 2011 2012

Causa Provvel Contator de fora colado (tentativas de reverso) Falha operacional (tentativa de reverso com rel colado)

3. As pontes rolantes (PTMs) As pontes rolantes so equipamentos que servem para executar tarefas onde o homem no capaz, so equipamentos robustos, possuem cerca de 100 ton e auxiliam no transporte e movimentao de elevadas cargas em galpes e salas de processo. Existem, na fbrica da Albras, em Barcarena, somente na rea de Reduo, 40 ptms distribudas em 4 Redues, sendo 15 na Reduo I, 8 na Reduo II, 9 na Reduo III e 8 na Reduo IV.

Imagem IV Pontes rolantes (PTM), na Albrs.

4. O micro plc O micro plc um pequeno controlador lgico programvel que capaz de executar diversos comandos baseados em uma lgica inserida no mesmo, essa lgica pode ser em formato de DIAGRAMA DE BLOCOS ou formato LADDER(contatos). Os blocos em questo so as portas lgicas, blocos de mensagens, etc... Fig. I Diagramas de Blocos.

Fig. II Diagrama LADDER.

5. O projeto O projeto consiste na realizao de leituras das condies de funcionamento normal da translao da ponte, essa leitura realizada levando-se em considerao a operao correta da mesma. A translao da ponte s deve ocorrer nas condies mnimas exigidas abaixo: - Atravs de comandos realizados de dentro da cabine - Atravs de controle remoto selecionvel no interior da cabine, atravs de chave seletora cabine/controle remoto. Atravs da cabine o operador deve estar dentro da mesma e dever, sempre que for acionar a translao, estar sempre pisando em um pedal (este chamado de condio geral de funcionamento da ponte) que liberar o movimento da ponte atravs de um contator geral. necessrio que o operador tambm acione uma manete (chave seletora tipo alavanca) para direcionar a ponte para o sentido escolhido (a translao pode ocorrer nos dois sentidos). O pedal citado acima serve para, na ocorrncia de falha do equipamento, o operador, ao retirar o p desse pedal, parar o movimento da ponte atravs do contator geral. Ver figuras abaixo.

Fig. III Diagrama geral de fora da translao da ponte.

Fig. IV Diagrama de comando simplificado para translao da ponte.

Do mesmo modo que pela cabine, tambm existe a condio geral pelo controle remoto que um boto que dever estar sempre acionado (ligado) quando da operao da ponte (chamado boto homem morto), esse boto ao ser desacionado, por qualquer motivo, tambm deve desligar o contator geral de translao da ponte.

Porm, o grande problema que ao colar (travar) um rel ou contator de direo, a ponte inicia um movimento involuntrio e o operador, na nsia de parar o movimento, ou por j haver outro problema na ponte, ao invs de retirar o p do pedal (cabine) ou soltar o boto homem morto (controle remoto), ou at mesmo acionar o boto de emergncia, o mesmo tenta efetuar reverso a fim de parar o movimento involuntrio da ponte, e por conseqncia a ponte continua o movimento na direo em que iniciou, acelerando e causando os danos observados anteriormente (figuras II e III), causando grandes prejuzos aos equipamentos e riscos gravssimos de acidente pessoal. Ento, foi elaborado um sistema que pudesse desligar o disjuntor geral da ponte pelo simples fato de uma das condies necessrias para a ocorrncia do movimento de translao no estiver conforme, independente de atuao errnea ou no do operador. Abaixo (Fig. V) se tem o diagrama de interligao dos sinais necessrios ao monitoramento do sistema, que so: - Pedal da cabine, - Boto homem morto do controle remoto (pto), - Sinais de tenso nas bobinas dos contatores de direo, e - Sinais de retorno de status dos contatores de direo - Boto de reset para, aps a correo da falha, realizar o reset do sistema pelo tcnico responsvel pela correo. Fig. V

De posse dos sinais digitais necessrios, criou-se a lgica, utilizando portas lgicas[1], para o monitoramento do sistema. A lgica foi realizada com a utilizao de blocos lgicos AND, OR, TEMPORIZADORES, BLOCOS DE MENSAGENS e sada fsica para atuao na bobina de trip do disjuntor principal da ponte, presentes no micro plc. A figura VI, abaixo, representa a lgica para um movimento, acompanhada da respectiva tabela verdade. Fig. VI - Lgica bsica para um movimento.

Tambm houve a incluso de blocos de mensagens que facilitam ao tcnico da manuteno identificar qual falha ocorreu e em qual circuito, atravs de display alfa numrico frontal no micro plc. Ento a concepo final da lgica est representada abaixo na figura VII.

Fig. VII Lgica final para movimento de translao das pontes rolantes.

6. Funcionamento do sistema O sistema funciona sempre monitorando os sinais principais para movimento da ponte, esses sinais esto conectados em entradas digitais do plc (I1, I2, I3, I4, I5, I6) o que significa que na falha de um desses sinais, inicia-se uma contagem de tempo de 0,75s para ento o plc enviar um sinal, tambm digital atravs de uma sada fsica Q1, para a bobina de trip do disjuntor principal da ponte, desligando-o e atuando a frenagem mecnica da ponte, isso tudo antes da ponte iniciar o movimento de acelerao, evitando assim a coliso grave do equipamento. Se, na ocorrncia de uma falha que faa o movimento da ponte acontecer involuntariamente, o operador tentar efetuar a reverso ou outro movimento qualquer, o sistema ir enxergar esse erro e atuar, tambm desligando a ponte. Sempre que ocorra falha, o sistema atuar, desligando o disjuntor e uma mensagem de falha aparecer no display do plc e indicar qual caminho o tcnico dever seguir a fim de corrigir a falha, somente aps a correo da falha o sistema poder ser resetado, caso contrrio o sistema no obedecer ao reset. 7. Anlise dos resultados Acompanhamento realizado em relatrio de turno, onde os tcnicos da manuteno que atendem aos chamados para correo de falhas nas pontes

rolantes, tem relatado com relao s falhas no sistema de translao, demonstram a efetividade do sistema de proteo nos movimentos de translao das pontes. Fig. VIII Relatrio de turno para acompanhamento de falhas em ptms Trs falhas que poderiam levar a ponte a movimentar-se sozinha e que foram impedidas pela atuao da proteo.

8. Concluso O sistema instalado nas pontes rolantes(ptms) trouxe um enorme ganho para a operao e manuteno das pontes rolantes, pois fatos como os relatados no decorrer do trabalho(acidentes) no mais ocorreram e garantiram mais segurana na operacionalizao das pontes, mais tranquilidade aos operadores e maior disponibilidade e confiabilidade das mesmas. Os resultados observados em relatrio de turno mostraram a efetividade do sistema e comprovaram sua eficcia fazendo exatamente aquilo que se esperava, evitar um acidente grave com os equipamentos e pessoas. 9. Refencias Bibliogrficas [1] PUCRS De Castro, FCC; Faculdade de Engenharia Eltrica Departamente de Engenharia Eltrica; Eletrnica digital; - Site:
http://www.feng.pucrs.br/~decastro/pdf/ED_C1.pdf.

1. Engenheiro Eletricista, Instituto Evandro Chagas MS, Analista de pesquisa e investigao biomdica. 2. Tcnico de Manuteno, Albras Alumnio Brasileiro S.A, Manuteno das Redues.

You might also like