You are on page 1of 2

FEDERAO INTERNACIONAL INTERNACIONAL DE CAPOEIRA

Entidade Internacional de Direo, Administrao e Regulamentao Desportiva


Fundada da em 06 de junho de 1999 Filiada Unio Mundial de Artes Marciais C.N.P.J. 03.680.332/0001-52

INTERNATIONAL FEDERATION OF CAPOEIRA - FICA


www.capoeira-fica.org capoeira.fica@gmail.com

I FRUM MUNDIAL DE CAPOEIRA VII FRUM NACIONAL DE DEBATES (BRASIL): FORMALIZAO DAS POLTICAS PBLICAS PARA A CAPOEIRA FASE NACIONAL CMARA DOS DEPUTADOS Braslia, DF, 14 a 16 de setembro de 2004

CARTA DE BRASLIA
(dos capoeiristas aos rgos governamentais, no governamentais e sociedade em geral)

1- A Capoeira necessita ser fortalecida pelos poderes pblicos em todas as esferas de governos de modo suprapartidrio. 2- A Capoeira necessita ser unificada em seus procedimentos tcnicos, culturais, desportivos, a partir de suas bases tradicionais, estabelecidas pela Capoeira Angola e Capoeira Regional. 3- A Capoeira necessita fazer parte do currculo escolar como contedo programtico nas escolas de Ensino Fundamental e Mdio como uma atividade especfica, separada da Educao Fsica, de modo opcional aos alunos e obrigatrio s instituies de ensino, subsidiada educacional, cultural e desportivamente pela Confederao Brasileira de Capoeira ao Ministrio da Educao. 4- O poder pblico deve promover a capacitao tcnica, cultural e desportiva dos docentes e mestres que lecionam a Capoeira, em aes permanentes e continuadas de educao. 5- A Capoeira, em todas as suas manifestaes desportivas e culturais, sempre ser um desporto de criao nacional e de identidade cultural, devendo ser protegida e incentivada, na forma da Constituio Federal, atravs de aes interministeriais. 6- Os docentes, tcnicos e mestres de Capoeira esto desobrigados a obter a inscrio no Conselho Federal de Educao Fsica. 7- A Capoeira necessita integrar permanentemente os Jogos Universitrios e os Jogos da Juventude. 8- de relevante interesse que a Capoeira esteja vinculada ao Comit Olmpico Internacional, atravs da Federao Internacional de Capoeira, buscando assim sua participao nos Jogos Olmpicos e Pan Americanos. 9- Recomenda-se ao Governo Brasileiro a elaborao de um Programa Internacional de Capacitao de Docentes e Mestres de Capoeira, de ao interministerial, via Ministrio das Relaes Exteriores, e em parceria com a Federao Internacional de Capoeira. 10- A Capoeira deve ser implantada em comunidades excludas e quilombolas, e naquelas que se encontram em riscos fsicos e sociais, estando presente, alm das Secretarias de Esporte, Cultura e Educao, tambm nas de Assistncia Social, devendo tambm ser aplicada e incentivada aos portadores de necessidades especiais.

FEDERAO INTERNACIONAL INTERNACIONAL DE CAPOEIRA


Entidade Internacional de Direo, Administrao e Regulamentao Desportiva
Fundada da em 06 de junho de 1999 Filiada Unio Mundial de Artes Marciais C.N.P.J. 03.680.332/0001-52

INTERNATIONAL FEDERATION OF CAPOEIRA - FICA


www.capoeira-fica.org capoeira.fica@gmail.com

11- de relevante interesse que o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica possa pesquisar o nmero de praticantes de Capoeira no Brasil. 12- de relevante interesse que a Capoeira possa veicular a imagem do Brasil no exterior, posto que cada ncleo de ensino da Capoeira que se encontra no fora do territrio nacional uma embaixada cultural brasileira. 13- Se torna necessrio que o governo federal e os governos dos estados e municpios possam destinar dotaes oramentrias especficas para a capacitao de profissionais de Capoeira, bem como para a promoo de eventos desportivos e culturais de Capoeira. 14- Devem ser previstas aposentadorias queles com mais de 65 anos, em reconhecimento dedicao de suas vidas causa da Capoeira e da cultura brasileira, ainda que no tenham obtido registros em carteira ou contratos de trabalho. 15- A Capoeira pode, e deve ser utilizada em programas de polticas pblicas de promoo da igualdade racial. 16- Apia-se integralmente o projeto de reconhecimento profissional da Capoeira de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de S. 17- Recomenda-se o estabelecimento de aes de preservao ambiental atravs do replantio de espcies vegetais utilizadas para fins folclricos e desportivos na prtica da Capoeira, para que o vultoso crescimento da mesma no venha a causar danos ambientais. 18- Recomenda-se a todos os ncleos de ensino da Capoeira aes de Educao Ambiental aos seus alunos. 19- Considera-se pertinente que a data de 15 de setembro de 2004 seja comemorada como o Dia Nacional da Capoeira e do Capoeirista, servindo de reflexo tambm nas casas legislativas sobre a insero da Capoeira no processo histrico brasileiro. 20- Recomenda-se a organizao de Cursos Superiores Seqenciais e Tecnolgicos em Capoeira. Registro de Moo: Contrria ao uso de doping social e esportivo.

Metodologia do I Frum Mundial de Capoeira e VII Frum Nacional do Brasil:


Requerimento de Formalizao de Polticas Publicas protocolado e aprovado em sua metodologia pelo Ministrio do Esporte. Comunicao virtual a todos os Municpios do Brasil, para a realizao nas Cmaras Municipais de reunies amplas e abertas junto comunidade capoeirista nacional, preparando as plenrias ocorridas nas Assemblias Legislativas nos Estados, as quais por sua vez serviram de base para o I Frum Mundial e VII Frum Nacional, ocorrido no Auditrio Freitas Nobre na Cmara dos Deputados. Os capoeiristas atravs da sociedade organizada, foram convocados por ofcios, cartazes, jornais e mdia eletrnica atravs de comunicao via internet. Foi um evento amplo, aberto e democrtico. Todos os trabalhos foram filmados e taquigrafados. Os Fruns foram acompanhados por Deputados Federais e Senadores de diversos partidos polticos, assim como por representante da Secretaria Especial de Promoo da Igualdade Racial da Presidncia da Repblica e do Ministrio do Esporte. Abriu-se a participao aos representantes dos demais pases.

You might also like