You are on page 1of 4

A ESTRATÉGIA DE SATANÁS CONTRA A IGREJA

O desejo do coração de Deus é trabalhar Cristo para dentro de um povo, amalgamar Cristo a esse povo e fazer desse povo um Corpo vivo para Cristo. Essa é a intenção e o próposito de Deus. Depois da ressureição e ascenção do Senhor, Deus começou esse trabalho, para que em todas as comunidades onde os seres humanos vivem, possa haver uma expressão viva de Cristo. Esse é o eterno próposito de Deus e sera cumprido nesta terra e nesta época. Se não estivermos preocupados com nenhuma outra coisa, essa visão da Bíblia ficará clara para nós. Entretanto, imediatamente depois que Deus começou Seu projeto divino, o inimigo, Satanás, interveio para estorvar e prejudicar Seus planos. A igreja tem uma história de aproximadamente 2000 anos. Por todos esses anos, Satanás tem sido extramamente ativo em muitas coisas. Todas elas podem ser resumidas em trêas categorias: I. OS SUBSTITUTOS DE CRISTO O primeiro aspecto da atividade de Satanás é produzir muitos substitutos de Cristo. A intenção de Deus é trabalhar Cristo para dentro do Seu povo escolhido. Ele tem a intenção de que Cristo seja o seu centro, sua realidade, sua vida e o seu tudo em todos. Mas Satanás suscitou muitos substitutos sutis, muitas imitações inteligentes. Por que o livro de colossenses foi escrito? Porque naquele tempo, entre os santos de Colossos, a filosofia humana foi introduzida como um substituto de Cristo. A filosofia é o que há de melhor na civilização e cultura humana, e o inimigo utilizou-a para desviar os cristãos de Cristo. Por isso, Paulo escreveu aos Colossenses dizendo-lhes que Cristo é "a herança dos santos" (1:12), e que Cristo precisa ser tudo em todos para os santos (3:11). "Cuidado que ninguém vos tenha a enredar", ele disse, "com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (2:8). Por que foi escrito o livro de Hebreus? Porque Satanás estava utilizando a própria religião formada de acordo com oráculos de Deus, para tomar o lugar de Cristo. A religião judaica era de Deus; ela foi estabelecida por Deus e até mesmo usada por Deus. Mas a intenção de Deus não é trabalhar a religião judaica dentro do Seu povo. Uma mãe, por exemplo, pode querer dar um remédio para o seu filho, mas este, na sua desobediência, não coopera. Em vez de tomar o remédio, a

A religião judaica era simplesmente um recipiente.até mesmo os bons ensinamentos sobre Cristo. mesmo do ponto de vista de Deus. No livro de 1 Coríntios vemos mais uma distração e substituto.23). Quão miserável é a situação hoje! Há tantas coisas. A religião. mesmo a designada por Deus. tanto boas como más. Eles têm sido distraídos de Cristo por algo que é muito próximo de Cristo. mas nós pregamos a Cristo" (1 Co 1:22. Ensinamentos bons. vemos que a filosofia. Dessa forma. justa e boa" (Rm 7:12). tornou-se um substituto nas mãos de Satanás para tomar o lugar de Cristo. mas que não é o próprio Cristo. Sinais e sabedoria podem ser subsitutots para Cristo. Há tantos substitutos . Cristo ´e o objetivo.não conseguimos enumerá-los todos. O apóstolo disse: "Porque tanto os judeus pedem sinais. conduzindo Cristo ao povo escolhido de Deus. A lei foi divinamente dada e era "santa. como os gregos buscam sabedoria. Se lermos a história da igreja. Muitos são envenenados por essas coisas. para tomar o lugar de Cristo. espirituais e seculares. Mas inclusive isso foi usado como um instrumento pelo inimigo para tomar o lugar de Cristo. Todas essas coisas foram utilizadas por Satanás. Os judaizantes naquele tempo foram utilizados pelo inimigo para fazer da lei um substituto de Cristo. mas não a própria. bíblicos. Satanás não dá . veremos muitos outros substitutos. O escritor do livro aos Hebreus. mas o sutil inimigo levou-os a apreciar mais o recipiente do que Cristo. Eles tomam a isca antes de estar conscientes disso e são fisgados. corretos. Teologia toma o lugar de Teos . mas não toma o remédio. já no primeiro século da igreja. Um dos que têm sido muito usados sãos as formas e rituais há cristianismo e quanto eles têm tomado o lugar de Cristo! Outro substituto são os ensinamentos . que tomam o lugar de Cristo. desde o segundo século até os dias atuais. A teologia é ainda um outro substituto. a religião e a lei são usadas por Satanás para que o povo se distraia de Cristo. O livro aos Gálatas foi escrito para expor outro dos substitutos propostos pelo inimigo. mas em seus próprios ensinamentos.criança agarra o frasco que contém o remédio e brinca com ele. Muitos grupos de cristãos não se fundamentam em Cristo. O inimigo é extremamente sutil: ele injeta alguma coisa muito próxima da coisa real.Deus. A teologia toma o lugar da realidade que é o próprio Cristo. e até mesmo ensinamentos espirituais têm sido usados pelo inimigo como substitutos do próprio Cristo. Os próprios dons dispensacionais do Novo Testamento foram usados pelo inimigo para tomar o lugar de Cristo. não a religião judaica ou qualquer coisa religiosa. portanto. escreveu que Cristo está acima de todas as coisas e é melhor do que todas as coisas.

leigos. e todo o Corpo foi dividido. Originalmente. Satanás tem-se movimentado para sufocar e matar o funcionamento normal de todos os membros pelo sistema de clérigos e leigos. e somos ainda mais contra o laicismo. tão infundidos nela. Se ele conseguir fazer isso. as funções. o Corpo foi paralizado. seriamente prejudicadas. Irmãos. Não deve haver nenhum clérigo na igreja e. seria fácil conquistar toda a terra para Cristo. Ele é realmente esperto. Suponha que estes 50. 3 . Oh! a sutileza do inimigo! Seu primeiro passo foi substituir a vida. Você vê o que o inimigo tem feito e quanto sucesso ele tem alcançado? Oh! a ruína. sem exceção. Se houvesse tal testemunho. Que impacto serial! Pense nisso. muito menos. Ele não apenas substituiu a vida e matou a função dos membros. Depois que Satanás começou a usar muitos substitutos para usurpar o lugar de Cristo. denominações e divisões do Corpo de Cristo.importância para que tipo de substituto ele usa. ele inventou o sistema de clérigos e leigos. Todo cristão precisa ser um membro ativo do Corpo. Ele deu um outro passo. Temos aceitado o sistema de clérigos e leigos como certo. todos os membros. criando todas as seitas. 2 . que esse sistema maligno está na nossa própria corrente sanguínea. mas estivessem todos juntos como a única igreja em São Paulo. Este é o seu golpe de mestre. Seu segundo passo é matar a função. Desde que a maioria foi posta fora de funcionamento.000 não estivessem divididos. DIVISÕES Você pensa que Satanás esta satisfeito com esses dois itens? Não. . eram normais. precisamos ver a estratégia maligna do inimigo por trás desses movimentos. Qual foi sua intenção ao fazer isso? Foi a de matar todas as funções dos membros do Corpo. como também cortou o Corpo em pedaços. Ele tem-se movimentado para destruir completamente a expressão de Cristo.000 cristãos verdadeiros na cidade de São Paulo. Temos sido tão influenciado pela nossa experiência passada no cristianismo. Leia a história da igreja. Somos contra o sistema clerial. no mínimo. desde que possa distrair-nos de Cristo. O SISTEMA DE CLÉRIGOS E LEIGOS O segundo aspecto do trabalho de Satanás foi fundar o sistema de clérigos e leigos. fica satisfeito. ele faz isso utilizando qualquer coisa afora Cristo. Creio que há pelo menos 50. Ele faz isso instalando o sistema de clérigos e leigos. A vida foi substituida. Mas gradualmente o inimigo estabelecu o sistema de clérigos e leigos para limitar a função a apenas um pequeno número de cristãos. a desolação que ele tem trazido! É por intermédio desses três tipos de coisas que Satanás tem destruído a vida da igreja. ativos.

Temos visto o lado negro. e que não aceite nenhum substituto. Lamentavelmente a igreja tem sido dominada pelos substitutos de Cristo. onde está a expressão real da igreja? Ela quase não existe. E é por isso que prestamos tanta atenção à questão da base da unidade . . Todos são membros vivos e ativos de Cristo. Mas. e vieram reunir-se na base da unidade a fim de praticar a unicidade apropriada. Qual é o caminho da Sua restauração? Creio que muitos de nós gostaríamos de estar nesse caminho que está nestas 03 (três) coisas: 1) a restauração de Cristo como vida e tudo para nós. É por isso que estamos sempre ajudando e encorajando todos os irmãos e irmãs a perceberem a sua responsabilidade e a funcionarem juntos como membros normais do Corpo. Tem de haver um grupo de crentes que compreenda e experiencie Cristo como a sua vida e contéudo. Quando essas três coisas estiverem restauradas entre nós. hoje.é a única maneira de lidar com as divisões. Nenhum membro desse grupo deve ser um clérigo ou um leigo. os resultados desastrosos do trabalho de Satanás.Onde neste país a igreja não tem sido prejudicada pela influência desses três tipos de coisas? Essa é uma velha nação cristã (EUA). 2) a restauração do funcionamento de todos os membros. e ali o inimigo e todo o seu trabalho serão envergonhados. aí haverá a restauração do Senhor. então teremos uma vida da igreja adequada e apropriada. fundada pelos seus antepassados por causa da fé cristã. Mas. louvado seja o Senhor! há um outro lado. o lado caótico. 3) a restauração da unidade adequada. o sistema de clérigos e leigos e as divisões. uma verdadeira expressão do Corpo de Cristo. E todos abandonaram as denominações. Deus está se movendo nestes dias para restaurar. Se houver tal grupo. seitas e divisões.