You are on page 1of 8

07-12-2010

Departamento de Engenharia Civil
Universidade de Aveiro

Humidades em Edifícios
As formas de manifestação de humidade podem classificar-se em seis grupos: 1. Humidade de Construção 2. Humidade de Terreno 3. Humidade de Precipitação 4. Humidade de Condensação

Humidades

5. Humidade devido a fenómenos de higroscopicidade 6. Humidade devida a causas fortuitas
É frequente que dois ou mais tipos de anomalias devidas à humidade apareçam associados

Romeu da Silva Vicente - Setembro de 2008

1. Humidade de Construção
Data da construção ou reparação
Altura

2. Humidade do Terreno
Paredes não enterradas
Elevado Altura

Zonas de humedecimento:

Teores de água

Elevado

Toda a superfície da parede (exterior e interior), reduzindo mais rapidamente na exterior

Exterior

Interior

Exterior

Interior

Baixo Baixo Espessura

Situação intermédia entre o período da construção e o período da secagem

Espessura

Variação do teor de água

Paredes não enterradas sob acção da humidade do terreno

Teores de água

1

Humidade do Terreno Paredes enterradas Altura Altura 3.07-12-2010 2. Humidade devido à fenómenos de higroscopicidade Altura Material mais higroscópico Elevado Teores de água Exterior Interior Exterior Interior Paredes afectadas: normalmente exteriores HR=65% Espessura Cristalização de sais Baixo Espessura Baixo Variação do teor de água numa parede exterior sob a acção de humidade de condensação Variação do teor de água numa parede exterior sob a acção de humidade devida a fenómenos de higroscopicidade no lado interior Teores de água Aparecimento de manchas de humidade e bolores. Humidade de Precipitação Altura Elevado Elevado Teores de água Exterior Interior Interior Interior Baixo Espessura Espessura Espessura Baixo Variação do teor de água numa parede exterior Acção de humidade proveniente de lençol freático Acção de humidade proveniente de águas superficiais do terreno 4. Elevado Dissolução de sais Teores de água 2 . Humidade de Condensação Altura 5.

Colagem ou fixação de revestimentos descolados. Aplicação de barreiras pára-vapor nos paramentos interiores (condensações internas). Soluções de Reparação 4. Teores de água Determinação das temperaturas superficiais das paredes. 5. Determinação da existência de sais solúveis. Substituição dos elementos e materiais afectados Substituição total ou parcial de elementos de madeira apodrecidos. 3. 3 . Eliminação das causas das anomalias Drenagem do terreno (humidade superficial do terreno).HR). Reforço da ventilação dos espaços. Determinação dos teores de água das amostras. Reforço das características funcionais Reforço do isolamento térmico das envolventes exteriores das construções ( + resistência à chuva / + θsi ). Protecção contra os agentes agressivos Impermeabilização das paredes enterradas. Determinação da higroscopicidade dos materiais. Determinação da presença de sais solúveis Determinação (termografias) das zonas de humedecimento das paredes Condições ambiente Presença de sais Higroscopicidade Análise destrutiva Recolha de amostras para determinação dos teores de água. Correcção das condições termo-higrométricas. 6.07-12-2010 6. Humidade devido à causas fortuitas Altura Elevado Exterior Interior Método de Diagnóstico Situações de ocorrência de humidades Análise documental Observação visual das anomalias Análise não-destrutiva Determinação das condições termo-higrométricas do ar. Recolha de amostras para determinação de higroscopicidade. Introdução de produtos impermeabilizantes. Remoção das eflorescências e bolores. Corte ou criação de zonas estanques (humidade ascendente). Recolha de amostras para determinação de sais. Aplicação de revestimentos de parede desligados que recubram as anomalias. 2. Substituição de revestimentos de paredes desagregados (criptoflorescências). Ocultação das anomalias Construção de panos de parede que ocultem outras afectadas. Substituição de paredes não-estruturais. Espessura Baixo Humidade relativa a salpicos de água provenientes de uma cobertura Reparação Reparação Soluções de Reparação 1. Eliminação de anomalias Secagem das paredes humedecidas (+ ventilação / + Temperatura / . Impermeabilização de paredes exteriores expostas à acção das chuvas.

Humidade de Terreno Soluções de reparação: 2. através do corte da parede (F3-S3) (substituição de elementos de alvenaria.eficiente B Impedir a ascensão de água nas paredes Redução da secção absorvente (F3-S3) Introdução de barreiras estanques. Tratamento superficial do terreno (correcção do declive / valas drenantes / zonas drenantes).07-12-2010 HUMIDADE DE CONSTRUÇÃO HUMIDADE DO TERRENO Reparação A C Retirar a água em excesso das paredes Electro-osmose (F1-S1) Drenos atmosféricos (F0-S0) Reparação Criação de condições ambientes que favoreçam a secagem das paredes Reforço da ventilação Aumento da temperatura do ar Diminuição da humidade relativa do ar Reparação dos elementos afectados pela humidade de construção Só após a secagem completa avaliada pelo teor de humidade em profundidade e não à superfície Impedir o acesso da água às paredes Secagem da fonte de alimentação de água (F0-S3) Tratamento superficial do terreno (F0-S2) Rebaixamento do nível freático (F3-S0) Drenagem do terreno (F0-S3) Execução de valas periféricas (F1-S3) (com ou sem enchimento) D Ocultar as anomalias Execução duma nova parede interior (F3-S3) Aplicação de revestimentos de parede especiais (F1-S1) EFICIÊNCIA (exemplo F0-S3): F=águas freáticas S=águas superficiais 0 – ineficiente 1 – eficiência duvidosa 2 – eficiência variável 3 . corte com serra. Rebaixamento do nível freático (execução de poços e drenos verticais reduzindo a cota do nível freático). introdução forçada de materiais metálicos) Introdução de produtos impermeabilizantes (F2-S2) (por gravidade ou sob pressão) (produtos tapa-poros ou produtos hidrófugos) 2. escoamento de águas pluviais). Drenagem do terreno (recolher as águas superificais (inexistência de um sistema pluvial): Horizontais (tubagens porosas) Verticais (valas periféricas) Possibilidade de substituição dos blocos por tela filtrantes (poliéster/camada espessa de fibras sintéticas ou plástico alveolar) 4 . corte por carotagens sucessivas. Humidade de Terreno Zonas drenantes Colocação de placas de betão e de blocos drenantes Soluções destinadas a impedir o acesso de água às paredes Secagem da fonte de alimentação da água (rotura de colectores.

07-12-2010 2. Corte com carotagens sucessivas. Humidade de Terreno Soluções de reparação: Soluções destinadas a impedir a ascensão de água à parede: Redução da secção absorvente (substituir a área de alvenaria por espaços de ar (+ evaporação)). Espaço de ar 2. Humidade de Terreno Valas Periféricas Com enchimento Sem enchimento 2. Corte com serra – roços de 1m com preenchimento de materiais impermeáveis. Por injecção Por gravidade Método de Massari Exemplo de furação 5 . Humidade de Terreno Soluções de reparação: 2. Humidade de Terreno Soluções de reparação: Soluções destinadas a impedir a ascensão de água à parede (barreiras químicas): Introdução de produtos impermeabilizantes (por gravidade – furos horizontais ou inclinados no sentido da base / sob pressão – bomba injectora): tem que criar uma zona horizontal contínua impermeável Produtos tapa-poros Produtos hidrófugos Soluções destinadas a impedir a ascensão de água à parede: Introdução de barreiras estanques através do corte da parede: Substituição de elementos de alvenaria.

que actua como cátodo) 2. que funcionam como ânodo. edifícios históricos. Controlo da humidade relativa do ar (interiores) Exclusão do acesso de água às paredes 6 . Humidade de Terreno Soluções de reparação: Soluções destinadas a tirar o excesso de água das paredes: Electro-osmose (a ascenção da água origina uma diferença de potencial eléctrico entre o terreno e as paredes – o processo consiste em introduzir na parede uma série de sondas condutoras ligadas entre si. Ineficiência: θint do tubo diferente da θext / os sais procedentes da humidade do terreno colmata a zona de ligação com os tubos. Reparação Remoção dos sais (..07-12-2010 2. impedindo a passagem de vapor de água) Drenos de Knapen 2. para proceder à sua secagem. Humidade de Terreno Soluções de reparação: EFLORESCÊNCIAS e HIGROSCOPICIDADE Soluções destinadas a ocultar as anomalias: Execução de uma nova parede interior. etc). em conexão com uma tomada de terra. Humidade de Terreno Soluções de reparação: Soluções destinadas a tirar o excesso de água das paredes: Drenos atmosféricos (tubos de material cerâmico inseridos obliquamente na alvenaria. Aplicação de revestimentos especiais. usando rebocos provisórios (com baixo teor de ligantes aéreos) Substituição dos elementos afectados Garantir separação de barreira impermeável entre materiais novos e antigos Utilizar materiais impermeáveis ou de muito baixa permeabilidade (à água e ao vapor de água – AVALIAR EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS NEFASTAS) Ocultação das anomalias Execução duma nova parede interior Aplicação de revestimentos de parede especiais (Não aplicáveis em tijolo à vista.. higroscópicos) Utilizando materiais absorventes humedecidos com água destilada Escovagem para sais superficiais e soltos Favorecer a migração para a superfície.

Aplicação dum hidrófugo de superfície nos paramentos interiores. Aplicação dum revestimento exterior de elementos descontínuos. Soluções internas. Reforço da ventilação dos espaços. Humidade de Condensação Soluções de reparação: Reparação Exemplo de laje aligeirada sem isolamento térmico em local de forte higrometria Eliminação do fenómeno da condensação Isolamento térmico Soluções destinadas superficiais. Reforço da temperatura ambiente. a evitar a ocorrência de condensações Reforço do isolamento térmico das paredes. Lavagem com água simples Secagem perfeita Aplicação dum produto fungicida Extracção por escovagem do produto fungicida (cerca de 3 dias após a aplicação) Pintura geral do paramento (ou aplicação de outro acabamento equivalente eventualmente previsto) CONDENSAÇÕES SUPERFICIAIS e BOLORES 4. Aplicação de um revestimento curativo com base de ligantes sintéticos. Soluções destinadas a evitar a ocorrência de condensações superficiais em edifícios de inércia térmica muito forte. Humidade de Precipitação Soluções de reparação: CONDENSAÇÕES SUPERFICIAIS e BOLORES Soluções destinadas a eliminar as deficiências de estanqueidade das paredes: Aplicação de revestimentos novos (após remoção do existente). Eliminação do fenómeno da condensação Isolamento térmico + Ventilação + Aquecimento + Redução da produção de vapor de água Reparação Reparação de paramentos afectados por bolores (os bolores podem ter origem noutras causas de humedecimento distintas dos fenómenos de condensação superficial) Lavagem esterilizante (com uma solução a 10% de hipoclorito de sódio) Soluções destinadas a eliminar as infiltrações de água através de fissurações. destinadas a evitar a ocorrência de condensações + Ventilação + Aquecimento + Redução da produção de vapor de água 7 . Anomalias em paredes duplas com caixa de ar.07-12-2010 3.

Electro-osmose Drenos atmosféricos Paredes nova pelo inter. Produtos imperm. aumenta o θsi (atenção porque também aumenta o θd – diagrama psicrométrico)).07-12-2010 4. Humidade de Condensação Diagrama psicrométrico 4. Humidade de Condensação Alguns procedimentos possíveis para deixar de verificar a humidade de condensação: 1. Melhoria da ventilação Redução da humidade relativa do ar devido ao aumento da temperatura – maior capacidade de absorver vapor de água. Revest. Nível freático Drenagem do terreno Tipo de águas Freáticas Superificais — ++ — ++ — ± ++ ++ + ± — ++ ± + — ++ ++ ++ ++ + ± — ++ ± ++ Eficiente + Eficiência variável ± Eficiência duvidosa — Ineficiente Impedir a ascensão de água nas paredes Retirar a água em excesso nas paredes Ocultar as anomalias Valas periféricas Redução da secção abs. 2. Parede especiais 8 . Corte das paredes Int. Melhoria do isolamento témico Aumento da resistência da parede e consequente aumento da temperatura superificial (θsi>θd – não ocorre condensação). Acréscimo da temperatura ambiente Com o aumento da temperatura ambiente. 3. Eficácia da solução de reparação Objectivo Impedir o acesso de águas às paredes Solução Secagem da fonte Tratamento superficial Rebaixam.