You are on page 1of 17

Vayigash ("Chegou perto

")

Na porção da Torah (Miketz) estudamos como a prisão injusta de Yosef finalmente chegou ao fim, após ele interpretar os sonhos do Faraó e aconselhou-o a preparar-se para sete anos de vinda fome. Muito impressionado com Yosef, Faraó imediatamente nomeou-o para ser vice-rei sobre todo o Egito. A fome se espalhou por toda a região, e Yaakov enviou dez de seus filhos ao Egito para comprar trigo (mas manteve Benyamin em casa por medo de sua segurança e não dar “oportunidade ao mal”). Yosef reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram, e acusou-os de serem espiões. (? – eles entraram separados dentro do Egito, e primeiro fizeram várias sondagens e depois si reuniram Yosef estava de olho.) Quando seus irmãos defenderam sua inocência informaram sua origem, mesmo já sabendo Yosef exigiu que confirmassem a sua história, trazendo Benyamin para o Egito - e, em seguida, preso Simeon ficou como um refém e garantia, de que eles voltariam com Benyamin. Quando eles voltaram para Canaã, Yaakov muito angustiado finalmente concordou em enviar seu filho mais novo, mas apenas mediante juramento de Yahudah pelo seu bem-estar. Quando os irmãos voltaram para Egito pela segunda vez, Yosef os recebeu com um banquete e libertou Simeon, mas quando eles estavam prontos para retornarem para casa no dia seguinte, Yosef mandou seu mordomo prender Benyamin, acusado de roubar um cálice, este tinha sido plantado entre a bagagem de Benyamin.

1

Yahudah "se aproximou" (Vayigash) e se ofereceu em troca de seu irmão. por favor" (do mesmo verbo nagash) e repetiu que ele era de fato o seu irmão perdido há muito tempo. assim como Yahushua ben Yosef realizou e realiza seu trabalho no Egito/Mundo. explicando que a fome duraria mais de cinco anos e que Elohim havia providencialmente o ressuscitado/elevado para preservar a vida de sua família. onde eles iriam viver na terra de Goshen. ele os consolou. exortou-os a voltar para casa e trazer Yaakov para o Egito. Yosef o Salvador da casa de Yaakov. levando pão a toda Casa de Yaakov = israelitas. então. *Ungido no contexto tradicional como rei. Yosef. Então ele começou a falar em hebraico e disse: "Eu sou Yosef. chorou em voz alta. foram os planos de Elohim. um lugar reservado a Yosef para estudos da Torah. 2 . Além disso. uma vez que ele tinha pessoalmente jurado por seu retorno seguro do Egito. "não fostes vós que me enviastes para cá. a quem eles venderam para o Egito. isso demonstra o arrependimento pela dor causada a Yaakov pela perda de Yosef. Yosef governou a Casa de Yaakov sem ser ungido. Yahudah pediu para permanecer no Egito como escravo de Yosef no lugar de Benyamin. então. Em seguida." Ele. Ao ouvir a comovente súplica de Yahudah. exceto seus irmãos saíssem do aposento e. é o meu pai ainda vivo? "Quando os seus irmãos si recuaram em desânimo.Como Benyamin estava diante de “O Homem Governante” (Yosef) e acusado de roubo de um cálice. para viver na "gordura da terra. em seguida." O rei ofereceu transporte para ajudar a sua viagem ao Egito. Yosef ordenou que todos. Quando Faraó soube da chegada dos irmãos Yosef e instruiu a dizer-lhes para trazer Yaakov e todos membros de sua família para o Egito. assegurou a seus irmãos que. Yosef disse: "Aproximem-se de mim. articulado com Yosef para poupar seu pai à perda de mais um filho.

que ele conferia a Faraó. remindo eles de qualquer divida para ele – Favor imerecido). e 20 burros carregados com os mais finos objetos do Egito como um presente para seu pai Yaakov. Na verdade. tendo visto por mim mesmo que você ainda está vivo". A porção da Torah termina informando como Yosef continuou a acumular uma fortuna (incluindo gado e terra) com grão guardados em armazéns do Egito. Os irmãos então partiram para a viagem de volta para Canaã. Os descendentes diretos de Yaakov (não incluindo mulheres de seus filhos). meu filho Yosef ainda está vivo: Eu irei vê-lo antes de morrer. onde Yosef saiu para encontrá-lo em cima de uma biga. Yaakov (e todos os membros de sua família) começou a viagem para o Egito. Ao voltar para Canaã. A Península do Sinai é apenas a leste). Adicionando-se a Yaakov e Yosef com seus dois filhos (Efraim e Manassés). que. totalizando 66 pessoas. onde ele deságua no Mar Mediterrâneo. no delta do rio Nilo. provisões adicionais.Yosef deu-lhes conjuntos de roupas (Benyamin recebeu cinco conjuntos de vestimentas (referente a 5 livros da Torah) e mais de 300 moedas de prata – referente a liberdade dos irmão – 30 moedas para a vida cada irmão. temos um total de 70 que começou a geração que viveu no Egito. os filhos de Israel lhe disse tudo o que tinha acontecido. "Depois de ser tranquilizado por Elohim em um sonho que era seguro deixar o Terra Prometida. Yosef então disse a seus irmãos para informar ao Faraó que eles eram pastores para que eles pudessem ser enviados para a terra fértil de Goshen (a região de Goshen está localizado no nordeste do Egito. Yaakov e sua família chegaram no Egito. depois de ver o presentes enviados do Egito finalmente exclamou: "isso é suficiente. Israel chorou quando Yosef abraçou-o depois de seus 22 anos de separação e disse: "Agora eu posso morrer. ele criou um 3 .

2.sistema fiscal em que um quinto da produção da terra se tornaria propriedade do estado (apenas os sacerdotes eram isentas deste imposto). 3. 4. para pedir a libertação de Benyamin. "A abordagem . A idéia aqui é que Yahudah atraiu-se para muito perto de Yosef e jogouse aos pés de Yosef. O que Yahudah propôs sobre as acusações contra o seu irmão? (44:30-34) 4 .engidzo verbo grego ."  Os escribas que primeiro traduziram a Torah para o grego usou de forma consistente .nagash.se aproxima . O que Vayigash Significa? (Gênesis 44:18)  O Vayigash é um verbo e significa "e ele se aproximou. --1.pelo verbo nagash.." a partir do verbo . Quem "aproximou" para interceder em nome da família. Os israelitas viviam em Goshen.. onde adquiriram mais propriedade e frutificaram e se multiplicaram em número. e por quê?  Yahudah havia prometido a seu pai que ia proteger Benyamin (43:9). o que geralmente significa chegar perto o suficiente para tocar em alguém ou alguma coisa.a participar. O que Yahudah disse que aconteceria a seu pai Yaakov se Benyamin não voltar para casa com os irmãos? (44:30-31) 3  Yahudah disse que seu pai morreria de tristeza .

Yosef saiu da sala para que ele pudesse revelar sua identidade a seus irmãos sem embaraça-los. Com isso. 5. Quando Yosef viu isso. venha aqui imediatamente! Venha falar com seus irmãos. Como Yosef revelar sua identidade a seus irmãos? (45:1-2)  Yosef pediu que os egípcios saíssem da sala. "Eu sou Yosef. Ele está morto "Yosef então falou em hebraico: "Como vocês pode mentir assim? Você vendeu-o como um escravo. Note-se que o texto da Torah em si apenas diz que Yosef chorou e disse: Ani Yosef. POR ISSO LETRA DALET yahuDah.é o meu pai ainda vivo? "(Gn 45:3). filho de Yaakov. suplicando Yosef a fazê-lo. Como você pode saber que ele está morto? Na verdade. ele então disse: "Porque vocês estão procurandos? Any Yosef! (Eu sou Yosef) . "Os olhos se arregalaram quando os irmãos olharam ao redor para ver se Yosef era de fato estava vindo. eu comprei *** ele como escravo e pode chamálo agora. ha'od chai avi. e alguns até mesmo caiu a seus pés. Por que Yosef limpar a sala dos egípcios? (45:1)  Os egípcios estavam pedindo a Yosef que t ivesse misericórdia de Benyamin depois de terem ouvido Yahudah e explicar que seu pai não aguentaria e morreria de tristeza. A SALVAÇÃO VEM DE YAHUDAH. 6. Meu pai ainda está vivo?" 5 . excelência. YAHUDA É A PORTA DA SALVAÇÃO. Yosef começou a gritar: "Yosef! Yosef! Yosef. temos a certeza. Isso é certo ou não?" "Sim. falando com seus irmãos disse-lhes: "Você me disse que o irmão de Benyamin é morto. Yahudah se ofereceu para carregar a culpa em troca de Benyamin.

desta forma. Neste caso. denunciar um erro. Isso foi como uma morte e Elohim teve de ressuscitá-los para estarem diante de Yosef. e eles começaram a rastejar em seus pés. ninguém pode atravessar sobre as obrigações de arrependimento e culpa de outra pessoa. Yosef absteve-se de enviar uma mensagem de volta para casa. vosso irmão. no entanto. a quem você vendeu no Egito?" . bem como envergonhá-los antes de seu pai. 9. denunciar uma mentira. denunciar uma culpa de outra pessoa.7. Como Yosef responder a choques de seus irmãos? (45:4-13) 8  Ele disse-lhes que todos se aproximem e assegurou-lhes que Elohim o enviou antes deles como fonte de vida para o família. Como os irmãos responder à revelação de Yosef? (45:3)  Eles estavam tão assustados que ficaram mudos e não podiam responder-lhe uma palavra. e somente eles poderiam legalmen te pela Torah.Por que ele adiciona a expressão "seu irmão" aqui? (45:4)  Quando os irmãos venderam Yosef. Por que Yosef disse: "Eu sou Yosef. mesmo por ele ter sido vitima de seus irmãos. comunicar a outras pessoas pode ser um 6 . ele revelou a verdade ao afirmar a sua identidade antes aos seus irmãos. Por esta razão. eles realizaram o "juramento de pavor" onde ninguém poderia revelar que ele ainda estava vivo por conta da dor da morte de seu pai. mesmo depois de tudo que lhe havia acontecido. já que poderia pôr em risco a vida de seus irmãos. 8. mesmo pelo sofrimento de seu pai. isso seria uma transgressão de Yosef. informar da mentira que praticaram. Yosef não os denunciou.

. Por que não bastou a Yosef apenas enviar grão para Canaã? Por que ele queria que sua família a se mudasse para o Egito?  Aparentemente Yosef tinha discernido que o Pacto entre as partes (Gen. Profeticamente. Elohim disse a Avraham que Israel seria escravizado. Quando Yosef chegou ao Egito.era para ser cumprida por meio de sua vida.. Yosef caiu sobre choro sobre Benyamin. a dívida do Egito foi "recolhida" por Elohim. no entanto. Por que Yosef caiu sobre o pescoço de seu irmão Benyamin e chorou? (45:14)  A razão óbvia é que ele foi dominado pela emoção sobre ser capaz de abraçar o seu irmão puro-sangue (de pai e mãe).ato que volta como pecado também ao denunciante mesmo este sendo a vitima. mas depois eles iriam sair com uma grande riqueza. ou si for apenas um espectador. posteriormente construídos em herança tribal de Benyamin.. Yosef não poderia simplesmente enviar de volta comida para a terra de Canaã devido a leis sobre a venda de grãos dos armazéns reais. referindo-se à destruição dos dois templos que foram. 7 . portanto. Além disso. sem qualquer pretensão ou disfarce. 11.e durante o Êxodo. Yosef foi responsável pela riqueza do Egito . Claro. 10. 15:13-14) .e também pela sobrevivência dos egípcios . Elohim decretou que a fome mundial surgiria para que o Egito adquirisse as riquezas das nações com a venda de seus grãos armazenados (Uma forma de vender “a Torah” – grãos ou uma forma de preservar para ser transmitida a outras nações).quando a Avraham foi dito que os israelitas se tornariam peregrinos em uma terra estrangeira durante 400 anos . era um país emergente e.

cuja fama se espalhou por todo o mundo. especialmente porque eles perceberam que Yosef não era realmente um escravo. Por que Yosef dá a cada um de seus irmãos um novo conjunto de roupas? (45:22) 8 . em outras palavras. o que eles fizeram? (45:15)  Começou a falar com ele . então ele ofereceu à família de Yosef o melhor que o Egito tinha para oferecer . e de fato era conhecido no Egito. os carros mais tarde seriam engolidos pelo Mar Vermelho depois da época do exílio de Israel si completasse).12. e assim por diante (este foi realmente profético em seguida aconteceu o grande Êxodo). Yosef levantando-se e beijou-os".. Antes disso.só é autorizada a reis em tempos de guerra . 14. Por que Faraó ordenou que Yosef trouxesse sua família para o Egito?  O rei estava preocupado se Yosef poderia deixar o Egito e voltar para casa. 13. mas descendente de Avraham. grandes posses. e os seus servos quando souberam de onde veio Yosef e seus irmãos? (45:16)  Ele ficou satisfeito.. Ele encomendou vagões e carruagens reais .a ser utilizado para trazer pai e membros da família de Yosef (ironicamente. Eles ficaram satisfeitos. que um grande dignitário como Yosef veio de uma família nobre. Depois que Yosef abraçou seus irmãos e chorou. 15. eles estavam mudos e com vergonha.a gordura da terra. Qual foi a reação de Faraó.

e ele sentiu que a Presença de Elohim estava em tudo isso . e ele deu-lhes a todos novas vestimentas isso serve para demonstrar que os deu à luz sem rancor. Como Yaakov recebeu a notícia de que Yosef estava vivo e o governador sobre toda a terra do Egito? (45:26-28)  O coração de Yaakov "tornou-se dormente". seu espírito "começou a reviver .ressuscitar". Depois Yaakov ouviu o relatório e viu os carros enviados do Egito. Outra razão é que Yosef fez isso porque os irmãos tinham rasgado suas roupas em luto após Benyamin ser encontrado com o cálice roubado (44:13). Então ele disse: "É 9 . Em particular.. eu um tempo que havia muita fome e miséria. 18.. Yosef fez isso porque para lembrar que eles tinham deixado nú quando jogou-o no abismo. como apenas o governador da terra poderia fornecer. porque ele não podia acreditar. 16. Yaakov pensou que toda essa benção só poderia vir de um ser humano “Yosef” a quem não estava morto mas vivo. mandou jumentos carregados com frutas. Por que Yosef dar seu irmão Benjamim 300 peças de prata e cinco fresco ternos de roupas? (45:22)  Yosef deu-lhe 300 moedas de prata. também como remuneração pelo tormento que lhes causou por falsamente acusa-los de roubo de seu cálice. Vinte e dois anos se passaram e Yaakov se entristeceu pela morte de seu filho por causa do medo de que as profecias das 12 tribos não se cumprissem. 17. grãos e outras mercadorias da terra. O que Yosef enviar para seu pai do Egito? (45:23)  Yosef mandou sinais de riqueza do Egito.

" 19. o Eterno Elohim "Gen (21:33). Várias manifestações de Elohim ocorreu lá. Quando Yaakov começou a viagem para o Egito. portanto. primeiro a Hagar (21:17). Coate e Merari. Yaakov foi lá para pedir a Elohim a permissão para deixar a Terra Prometida. ele iria finalmente ver a seu filho perdido que iria "colocar as mãos e seus olhos sobre ele" e enterrá-lo de volta à Terra Prometida. v 'RAEB. Eu tenho que ir vê-lo antes de morrer. Gérshon. Mosheh e Ahron eram filhos de Coate.demais! Meu filho Yosef está vivo. e invocou ali o nome de YHVH. Os sacerdotes de Israel (Cohanim) foram diretos descendentes de Arão (e eram. Quanto a Yaakov. Não tenha medo de descer para o Egito. Aparentemente. 21. um subconjunto do clã coatita). )? (46:1)  Beersheba ("poço de juramento" ou "poço de sete") foi um santuário sagrado localizado no extremo norte do deserto de Negev: "Avraham plantou uma tamargueira em Beer-Seba. O que Elohim disse a Yaakov em Berseba? (46:2-5)  Elohim disse a Yaakov: "Eu sou o Onipotente Elohim de teus antepassados. ele fez uma parada especial em Beer-Seba. e agora a Yaakov (46:2). depois a Isaque (26:24). Quais eram os nomes dos três filhos de Levi? (46:11)  Gérson. 10 . 20. para lá eu farei de ti uma grande nação. O que havia de tão especial sobre Beersheba ( [B. Coate e Merari mais tarde designados para funções específicas para a adoração no Tabernáculo (Tabernáculo). “Elohim disse que iria com a nação israelita e traze-los de volta para o alto (Terra de Israel) novamente”.

22. 25. Note-se que a Torah chama Rachel (a única) como "A esposa de Yaakov". tinha um casamento de alma e de carne com Yaakov ao contrários das outras mulheres. que deu à luz dois filhos. Quem eram os filhos de Lia e quantos da família de Yaakov eram descendentes dela? (46:15)  Os filhos de Lia eram Rúben. que (juntamente com seus filhos) responsáveis por 33 dos 70 que foram para o Egito.incluindo Efraim e Manasheh no Egito) foram responsáveis por 14 dos 70 que foram para o Egito. quem dá a benção de esposa a mulher é o marido. a mulher que não produz 11 . Simeão. foram 24. que (juntamente com os seus filhos . que (juntamente com seus filhos) representaram 16 das 70 pessoas que foram para o Egito. mas o mérito vem da mulher. 23. Yahudah. que não tinham esse mesmo título. Quem eram os filhos de Raquel e quantos da família de Yaakov eram descendentes dela? (46:19-22)  Os filhos de Raquel foram Yosef e Benjamim. Gad e Asher. Issacar e Zebulom. Levi. Quem eram os filhos de Zilpa e quantos da família desceu dela? (46:18)  Zilpa era serva de Léia e concubina de Yaakov. Por que o filho de Yahudah Perez (de Tamar) é tão importante? (46:12)  Ele era um antepassado direto do rei David e o Messias Yahshua.

por isso temos 65. mas se somarmos Yaakov e Elohim (Gn 46:4) para a lista. no entanto. 27. Quantas almas foram para o Egito com Yaakov? (46:26-27) 29  29 Os números são um pouco confusos.. os nomes da Torah são de dez filhos e. Zilpa (16). temos então um total de 70 que se estabeleceram no Egito (ver Deut. Rachel (14). Efraim e Manassés estavam no Egito. A Torah trata dessa forma. é como si fosse uma concubina sem direito ao mérito de esposa. junto com seus filhos.esse mérito mesmo sendo esposa e tendo direitos legais. Desde Yosef. Dois dos filhos de Yahudah tinha morrido. Quantos anos você acha que Benyamin tinha quando foi para o Egito? (46:21)  Na lista de nomes daqueles que vieram para o Egito com Yaakov.*(tema de outro estudo) 29. 28. 12 . que. ele não era um jovem. temos um total de 67 que viajou para o Egito . totalizaram 7 dos 70 que vieram para o Egito. De Leah (33). Quem eram os filhos de Bilah e quantos descendentes? (46:23-25)  Os filhos de Bila foram Dan e Naftali. Foram as mulheres dos filhos de Yaakov contados no censo? (46:26)  Não. no momento. Adicionando Yosef e seus dois filhos. portanto. já homens casados com herdeiros.. temos 67. e Bila (7). temos 70. 10:22). O Censo neste caso era proibido. A tradição judaica diz que ele tinha 31 anos. 26.

em cumprimento dos sonhos proféticos anteriores. Note-se que Yosef chorou quando ele abraçou o pai.30. ele poderia morrer em paz. portanto. 33. pois você ainda está vivo? " (46:30)  Yaakov estava aliviado que a profecia sobre seus 12 filhos seria cumprida e. Por que os pastores eram considerados como "repugnantes" para os egípcios?  A ovelha era um ídolo egípcio (Aries . Os sábios dizem que.. por causa disso. 31. Yaakov prostrou-se diante do seu filho. Quando Yaakov viu pela primeira vez este grande desfile de pessoas que rodeiam Yosef. a vida de Yosef foi encurtada. a terra fértil perto do delta oriental do rio Nilo. o que levou alguns dos rabinos para dizer que ele estava recitando o Shema no momento! 32. De acordo com o Midrash. mas não há relato de emoção sobre Yaakov.Amun) e os egípcios pastoreavam as ovelhas nos campos sagrados e nunca feriu 13 . e Faraó deu a Yosef a sua própria coroa para usar como um símbolo de seu poder e autoridade régia. Por que Yaakov diz: "Agora eu posso morrer . Quem enviou Yahudah adiante de notificar os egípcios que a família de Yaakov estava se aproximando-se da terra de Goshen? (46:28)  Yaakov enviou Yahudah adiante para garantir um lugar para eles para o acampamento e tomar outras providências. Onde Yaakov e Yosef finalmente se reuniu? (46:29)  Eles se encontraram na terra de Goshen. todos os altos funcionários do Egito acompanharam Yosef.

O rio em alta seria a porta de saída do povo de Israel do Egito. Faraó perguntou Yaakov sua idade. 35. Quando Yosef explicou ao Faraó que a sua família eram pastores tradicionais. O que Yaakov responde? (47:7)  Yaakov disse: "Minha vida errante durou 130 anos. detestavam eles (isto é similar a hindus e suas idéias de "vacas sagradas"). Aqueles anos foram poucos e amargo. portanto. eu tive que fugir do meu irmão Esaú. ele estava ajudando a mantê-los separados do paganismo e a idolatria da antiga Adoração egípcia. Quando eu era jovem. 14 .nem uma ovelha. eu fui novamente arrancado para vir aqui ". Agora que estou velho. O que Yosef fez com o dinheiro que ele ganhou com a venda de grãos durante o anos de fome? (47:13-14)  Ele criou vários tesouros no Egito. Eles se sentiram ofendidos que os pastores de hebreus tratassem ovelhas com severidade e ainda realizassem sacrifícios. 34. 36. O que é a bênção que Yaakov deu a Faraó?  Os sábios ensinam que a bênção de Yaakov era de que a fome deve terminar e o Rio Nilo subiria e irrigaria a terra mais uma vez. Toda a minha vida eu vivi sem descanso. Por muitos anos eu vivia na clandestinidade em uma terra estranha. na verdade essa benção de libertação beneficiaria as 12 Tribos através de Mosheh na libertação do povo e sua saída do Egito.

Além disso. já que compartilhavam de poderes ao lado de Faraó. de modo que eles não consideravam os israelitas como estrangeiros. Um justo rico abençoa a todos a sua volta. em troca de sementes (Nota: Este é tema um pouco misterioso uma vez que ainda havia cinco anos de fome futura. Os israelitas cada vez mais ia para as fazendas e produziam muito. as pessoas tornaram-se servos (escravos) ao faraó. Em outras palavras. ao ponto de os 20% não serem pesados para eles. Aqueles que trabalharam em fazendas. eles foram obrigados a pagar a Faraó 20% de tudo o que produziam. os israelitas eram bem tratados e respeitados. desde uma extremidade da Fronteiras do Egito para o outro. Yosef vendeu-lhes pão em troca de quê? (47:15-17)  Yosef recebeu gado e rebanhos e pessoas. como poderia a semente ser plantada por estes povos durante uma severa seca?) Yosef ainda estava transferido as pessoas para fora de suas fazendas para viver nas cidades. o escravo de um justo é mais prospero e livre que um rico sem Torah. Quem foi dada a isenção do programa de transferência forçada e política servidão imposta por Yosef? (47:23-24)  Os sacerdotes egípcios receberam uma isenção. Após os povos das terras egípcias terem gasto todo o dinheiro que tinham. o que em seguida Yosef receberia em troca do pão? (47:18-21)  Yosef tomou a sua terra em troca de sementes para plantar. mas isso pesava para os egípcios. 39. eram obrigado a dar um imposto de 20% sobre o rendimento a Faraó (47:23-25). no entanto. 38. 15 . Após os egípcios venderem todos os seus rebanhos.37.

O que configuraria lashon hara e que é considerado um pecado terrível? 5. principalmente em relação ao amor de seu pai por Rachel e seus filhos? 2. capturado pelos ismaelitas. ele tinha direito de falar. Como é que o seu discurso para revelar a Yosef que seu coração tinha mudado. Foi idéia de Yahudah para vender Yosef como escravo. mas não sem antes testá-los. a terra de Ramsés). Você acha que Yosef testou e teve direito justo para testar (ou seja. A Torah admite que não temos nenhuma obrigação de perdoar outra pessoa até que a pessoa reconhece sua culpa. em seguida. Yosef perdoou seus irmãos. Discutir temas relacionados a vida de outras pessoas levam a conseqüências que podem envergonhar alguém em público.O que aconteceu com a família de Yaakov durante esse tempo? (47:27) 40  Eles ganharam posses em Goshen (ou seja. Alguns fatos a serem estudados. e que Yaakov simplesmente pensava que Yosef tinha se perdido e. Fica o mistério de que os irmãos nunca disse a Yaakov que eles haviam vendido Yosef à escravidão. 1. Fica o pensamento pelos fatos da Torah em que si afirma que Yosef nunca disse a Yaakov o que seus irmãos fizeram com ele. mesmo sendo vitima? 4. Há momentos em que é melhor manter em silêncio sobre uma ilegalidade? Por que os irmãos não confessaram seu pecado a Yaakov? E porque Yosef não contou tudo a Yaakov. enganou-os) seus irmãos? 3. mas mais tarde ele estava disposto a tornar-se um escravo em troca da liberdade de Benyamin. da 16 . tornou-se fecunda e muito multiplicada.

Quão importante é a idéia de "Separação" da cultura mundana para você no seu relacionamento com Elohim? 7. Uma vez que os egípcios adoravam animais (incluindo ovinos). Yosef identificada sua família como pastores e estabeleceu-se a eles na terra de Goshen (no nordeste do Egito). 6. longe da cultura egípcia e suas influências. o Messias? Referente a Yahushua ben Yosef:  Leia Parashat VaYechi (ie. Gênesis 47:28-50:26)  Leia o Haftarah (1 Reis 02:01-02:12)  Leia (Hebreus 11:21-22. assuntos pessoais.mesma forma. 1 Pedro 1:3-9) Referencia: Estudo base: John Parsons 17 . É considerada como uma forma de "assassinato da alma". não podem depender de opinião ou ponto de vista de terceiros. Como é Yosef uma imagem de Yahushua. é uma forma de assassinar a imagem do semelhante. podendo isso ser transformado em julgamento e condenação.