You are on page 1of 20

Parashat 40 - 21.12.2013 / 17.10.

5774
    Torah Neviim Shiur Bessorah Bereshit/Gen Y´shayah/Is Tehilim Giliyahna/Rev 42:18-43:23 50:10-52:11 36 21:9-27

BERESHIT - ‫בראשית‬
Capítulo 42 - EM PRINCÍPIO (GÊNESIS)

18

E Yahusef disse-lhes no terceiro dia: Fazei isto e vivereis, pois eu temo a Elohim. • 19

Se vós sois homens corretos, deixe que um de vossos irmãos fique penhorado na bayit de sua prisão, mas partam e levem trigo para a fome de vossas casas.
- Partam – vão - levem trigo (Torah) para as pessoas que estão em suas casas (casas que vocês tem na galut – Canaâ terra habitada por não israelitas) por aqueles que não são herdeiros, exemplo; Edomitas, Ishmaelitas etc.

20

Mas trazei vosso irmão mais novo a mim, assim deverá vossas palavras serem verificadas, e vós não morrereis. E eles fizeram assim. • 21

E eles disseram um para o outro: Nós somos verdadeiramente culpados, em relação a nosso irmão, sobre isto nós vimos a angústia que chega sobre nós. • 22

E Reuven lhes respondeu, dizendo: Não fiz eu a advertência, para não pecar contra o menino, e vós não escutastes? Portanto, agora seu dam é requerido. • 23

E eles não sabiam que Yahusef os compreendia, porque ele lhes falou por meio de um intérprete.
- Yahushua entende o que os yahudim falam e pensam, mas os yahudim não entendem o que Yahushua fala, isso si dá pelo fato dos irmão de Yosef não terem agido com piedade e retidão quando o venderam, além disso causaram muita dor no ABA, muitas decepções. Yahushua falaria a eles em uma língua que eles não podiam entender, nem mesmo em hebraico eles teriam ouvidos pra ouvir e entender. E os profetas avisaram que povos de línguas estranhas falariam a eles as verdades de ELOHIM e ainda assim, por terem o coração vaidoso não entenderiam a verdade e a justiça. Isso significa que a verdade do justo é como uma flecha certeira e silenciosa, Yosef foi mal compreendido pelos irmãos, e ficou 22 anos em silêncio, quando pensaram que tudo estava bem, quando pensaram que Yaakov havia esquecido Yosef, surge uma grande fome na região então eles são obrigados a ir a seu castigo.

24

E ele saiu do meio deles e chorou, e voltou novamente para falar com eles, e tomou dentre eles a Shimeon, e o amarrou diante de seus olhos.
- Um justo ao guardar silêncio contra seu acusador, é como a mão de Elohim e não pode demonstrar fraqueza em punir seus falsos acusadores, para que eles paguem pela falsa acusação. Um justo não vinga, não ataca, não expõe o erro alheio, ele apenas testemunha a justiça de Elohim sobre o impio.

25

Então Yahusef ordenou que enchessem seus sacos com trigo, e devolvessem a prata de cada homem no seu saco, e lhes desse provisão para o caminho, isto ele fez para eles.
- Não ficar com pagamentos, bens ou benefícios das mãos de acusadores, é um ato que um justo deve executar como forma de si auto julgar e analisar sua culpa em alguma questão, mas isso pode levar pesado juízo a aqueles que “TOCAM NUM JUSTO OU UNGIDO DE YHUH”, as ofertas e o Maaser só si conclui legalmente como Kadosh das mãos de quem

SH. • 27 E como um deles abriu o seu saco para dar a forragem ao seu jumento num abrigo. • 26 E eles recarregaram seus jumentos com trigo e partiram dali. por isso rezamos e bendizemos YAH pela assinatura do Nome de Yahushua. portanto não é licito para Yosef receber o pagamento dos irmãos que o acusou.Só confirmando. ele viu a sua prata e a mesma estava na boca do seu saco. além disso. e eles temeram dizendo um para o outro.Os irmãos de Yosef não falaram a verdade a Yaakov. • 28 E ele disse aos seus irmãos: Minha prata foi restituída e está em meu saco. e contaram-lhe tudo o que lhes acontecera. o que foi isto que Elohim nos fez? .E. pois não reconheceram Yosef como um dos filhos de Yaakov.U)) Em Bereshit 42:30 “O HOMEM ISH” Observe bem que os Irmãos de Yôsef o tratava apenas como “O HOMEM”. E SEU NOME ESQUECIDO ((Y. SEU NOME FOI APAGADO DA MEMORIA. Yosef no verso 18 informa que TEME ELOHIM. o mesmo que fizeram a Yahushua. Yahushua é nossa oferta e nossa Maaser. falou de forma arrogante conosco. e viu-nos como espiões de tal nação. QUE DESAPARECEU. POR UM PERÍODO YÔSEF FOI TRATADO COMO ALGUÉM QUE NÃO EXISTIA MAIS. . que é o amo da terra. “O QUE FOI ISSO QUE ELOHIM NOS FEZ”. dizendo: • 30 O homem. para a terra de Kanaan. pois não sabiam seu nome! Vejam como eles se referem ao irmão a quem venderam por 20 moedas de prata: . • 29 E eles vieram a Yaakov. seu aba. e os levavot deles desfaleceram.ama a Torah e é justo assim como Avraham e David.

nesta composição o suposto nome do messias aparece sem a letra ayin(que significa olho). Bereshit 42:13 Note-se que o assunto era tão delicado que os Bnei Yaakov tratam de dizer apenas: UM JÁ NÃO EXISTE MAIS! (igual a formula Y.Shab.u). teus servos.sh.e. no Aramaico. éramos doze irmãos. Vejamos o que nos ensina o Moréh James Trimm a respeito deste assunto: Os antigos rabinos judeus também deram sinais de conhecer um original hebraico dos Evangelhos. filhos do mesmo pai na terra de Canaã.posto para dominar sobre Israel. significa: "QUE SEU NOME SEJA MORTO ASSIM COMO A SUA MEMÓRIA"A essa maldição Yavne juntou a famosa oração SHIMONEH ESREAH. de modo que se auto-maldiziam como "MINIM"que eram considerados. como "espécie de armadilha de pegar passarinho". semelhantemente a pré figuração de Yôsef. traduzido ao Português. na Yeshivah dos perushim de Yavné? (artigo: resposta de rabino nazareno para rabino messiânico) * “o messias cego”. Eles nem sequer mencionam o nome do irmão! Séculos mais tarde esta mesma história incrivelmente repete-se com Yahushua(mashiach Ben Yôsef) e os Líderes dos Y´hudim (judeus)! E depois se estendeu a maioria do povo! Em que o nome de Yahushua. leiamos um pequeno extrato de seu estudo: No ano 73 E. 13:5.Shab. j. que é também* YESHU. arquitetada há 1941 anos atrás. ..Shab. A maldição: YESHU(a). A pergunta que surgiu foi como tratar a destruição desses manuscritos sendo que continham o verdadeiro nome de Elohim(71 t.C. que é um acrônimo ou acróstico de YOMAR SHAMEO UZEECHRO que. por influencia do bem Zakkay e desde Yavné se difundiu no Galut e na Aretz o "novo nome" do Messias Nazareno. Tanto o Talmud de babilonia como a Toseftá relatam um debate entre judeus rabínicos sobre o método de destruição dos manuscritos do Novo Testamento. 15c 72 (b.Eles disseram: “Nós. que os perseguidores dos Nazarenos os obrigavam a recitar. 71 Especificamente menciona-se um livro chamado Nwylgnw) 72 (ou "Evangelhos"). Invocarei a meu ADOM MESSIAS por uma maldição. Que é uma maldição. Yahshua foi REJEITADO E ESQUECIDO PELOS IRMÃOS JUDEUS e EFRAIMITAS! O Rabbi Yôsef Avshalom tem um escrito acerca deste assunto. 116a. que consta dos diversos Sidurim tradicionais. 116a). b. muito bem armada.Shab. por sua vez. O mais novo ficou com o pai e um dos doze já não existe”.

16:2) já que os Nazarenos que assistiam estavam supostos a recitar uma maldição sobre eles mesmos. e que o reino arrogante seja cedo desarraigado em nossos dias. • 31 E nós lhe dissemos: Nós somos homens íntegros e não somos espiões. e que toda iniquidade pereça como em um momento. filhos de nosso aba. o amo daquela nação.No 90 E. um já não existe.Berakot 29a) A Birkat haMinim como aparece hoje em dia lê: “E para os caluniadores não tenha esperança.” No entanto. • 32 Nós somos doze irmãos. que humilhas aos arrogantes. Disse Rabán Gamaliel aos Sábios: "Pode algum entre vocês elaborar uma bênçãorelativa aos Miním?" Samuel o Menor levantou-se e compô-la. Samuel o Menor foi comissionado para acrescentar o que chegou a se chamar a Birkát haMiním às Dezoito Bênçãos da Amidáh. • 33 Então o homem. Bendito és tu YHUH. disse-nos: Através disso saberei eu que vós sois homens íntegros: Deixe um de vossos irmãos aqui comigo. E comos justos não sejam inscritos. . e o mais novo está neste dia com nosso aba. e vão. e leve comida para a fome de vossas casas.” (b. O Talmud registra este evento desta maneira: “Nossos Rabinos ensinaram: Simeón ha-Pakulí pôs em ordem as dezoito bênçãos adiante de Rabán Gamaliel em Yabnéh. na terra de Kanaan. que todos teus inimigos sejam cedo cortados… Bendito és tu YHUH. uma antiga cópia da Birkat haMinim achada na Guenizáh do Cairo lê: “Para os renegados não tenha esperança. e os Nazarenos e os Minim pereçam como em um momento e sejam apagados do livro da vida.” Esta bênção estava em forma de maldição contra os Nazarenos que teria o efeito para os expulsar das sinagogas farizaicas (veja Jn.C. que quebrantas aos inimigos e humilhas aos arrogantes.

quando eles esvaziaram seus sacos. Um acidente pode acontecer até dentro de casa. e ele é tudo que me restou. porque o irmão dele está morto. . o mau impulso. • 35 E se passou que. • 37 E Reuven falou ao seu aba. então tu farás descer as minhas cãs com tristeza para o Sheol. se algum dano lhe acontecer pelo derech. a vaidade e os perigos. mas dentro de casa o acusador tem menos chances. se vós sois homens íntegros. dizendo: Mate meus dois filhos. Este tende a atuar nas ocasiões desfavoráveis. Satãn – o acusador. e quando o aba deles viu os maços de prata.• 34 E trazei-me vosso irmão mais novo até a mim. • 38 E ele disse: Meu filho não descerá contigo. • 36 E Yaakov seu aba disse-lhes: Todos vós me tendes despojado de meus filhos: Yahusef não existe. os vícios. NÃO EXPOR AO PERIGO. o inimigo. no qual estão indo. eles ficaram com temor. e Shimeon já não está aqui. se eu não te trouxer a ele de volta. e vós havereis de percorrer livremente em qualquer parte pela terra. AO RISCO CONFIANDO EM MILAGRES – EVITE AS MÁS SITUAÇÕES. assim eu entregarei vosso irmão a vós. a tentação. e agora vós levareis a Benyamin? Todas estas coisas são feitas contra mim. então entregue-o em minha mão. então eu saberei que vós não sois espiões. e eu o trarei a ti novamente. logo viram cada homem o saco de prata que estava no seu saco.

pois o homem dirá a nós: Vós não vereis a minha face. o que recentemente aceitaram a Torah são considerados com Benyamim – IRMÃOS MAIS NOVOS.‫בראשית‬ Capítulo 43 EM PRINCÍPIO (GÊNESIS)  1 E a fome estava severa na terra. a p onto de falar para o homem que vós tendes outro irmão? . dizendo: Vós não vereis a minha face. • 4 Se tu enviares nosso irmão conosco. dizendo: O homem nos advertiu solenemente. • 6 E Yisrael disse: Por que vós fizeste tão mal para comigo. exceto se vosso irmão estiver convosco. • 2 E aconteceu que quando eles tinham consumido o trigo que tinham trazido de Mitsrayim. exceto se vosso irmão estiver convosco. nos compre um pouco mais de alimento. nós desceremos e te compraremos comida. informando que caso não venham com seu irmão mais novo – Benyamim = Efraim. de forma alguma eles verão a FACE DO HOMEM QUE GOVERNA O MUNDO. • 5 Mas se tu não o enviares. nós não desceremos. .Uma mensagem a Casa de Yahudah. o aba disse-lhes: Ide novamente.BERESHIT . • 3 E Yahudah falou-lhe. O Judaísmo tem rejeitado os irmaõs mais novos.

• 10 Pois. e sobre nossa mishpacha. tu e nós. é lícito pela Torah omitir e é proibido mentir. trazei vosso irmão? . ele omitiu e deu uma resposta com respaldo em justiça e ética com “emet halachah”. • 8 E Yahudah disse a Yisrael. isso configura dois pecados. de minha mão devas tu o requerer. ao passo que um goiym sem Torah.• 7 Então eles disseram: O homem nos perguntou persistentemente sobre nosso estado. as coisas ligadas a vida de um TZADIK são escandalosamente inaceitáveis aos sem Torah. assim poderemos viver e não morrer. levem das melhores frutas da terra em seus recipientes. não aceita a justiça e regras de “emet halachah yahudim”. e leve . • 11 E seu aba Yisrael disse-lhes: Se tiver que ser agora. Porém será natural os goiym julgar Avraham como mentiroso como o caso que acontece pela boca dos cristãos e alguns seguimentos judaicos. isso acarreta mais uma transgressão. se não nos tivéssemos demorado. dizendo: Por acaso vosso aba está vivo? Vós tendes outro irmão? E nós lhe respondemos de acordo com estas palavras. • 9 Eu serei segurança para ele. desse modo quando perguntaram a Avraham si Sarah era sua esposa ele não mentiu. se eu não o trouxer para você. e o puser novamente diante de ti. rebeldia contra o próximo e contra YHUH. como nós poderíamos saber que ele iria dizer. julgar o próximo com pela justiça do ímpio é pecar várias vezes. e também nossos filhos. o seu aba: Deixe o rapaz vir comigo. e nos levantaremos e partiremos. certamente agora nós teríamos retornado esta segunda vez. façam isto. lashon harah e falso testemunho. Um israelita jamais julga um israelita com base em argumentos ou testemunho de quem não tem Torah. então me deixe carregar a culpa le-olam-va-ed.A um Yahudi não cabe falar tudo a um goiym.

e fazer justiça para que o juízo não fosse tão severo contra sua família. • 16 E quando Yahusef viu Benyamin com eles. eu serei desfilhado. .abaixo um presente ao homem. . • 12 E levem prata em dobro em vossa mão e também a prata que foi trazido novamente na boca de vossos sacos. Se eu for despojado de meus meninos. um pouco de bálsamo. e eles pegaram a prata em dobro em suas mãos. • 17 E o encarregado fez conforme Yahusef pediu. • 15 E os homens tomaram aqueles presentes.Yaakov sabia como legalizar a situação. e a Benyamin e levantaram-se. • 13 Também leve vosso irmão. . leve novamente em vossa mão o que por acaso poderia ter sido um engano. ele disse ao encarregado de sua bayit: Leve estes homens para casa. levantem-se e vão novamente ao homem. Yaakov teve que oferecer Benyamim ( o Filho do Meu Povo). por culpa de seus filhos rebeldes e injustos. e mate uma caça. temperos. • 14 E El-Shadai vos dará rachamim diante deste homem. e um pouco de mel. e ele levou os homens para a bayit de Yahusef. pois estes homens cearão comigo ao meio-dia. mirra.Avraham ofereceu Ytzchak (Akedah). e a prepare. e seguiram a descer a Mitsrayim. portanto ele poderá deixar ir embora vosso outro irmão e Benyamin. e ficaram diante de Yahusef. nozes e amêndoas.

• 19 (tentam confessar e justificar ainda assim julgam errado) E eles se aproximaram do mordomo da bayit de Yahusef. • 21 E sucedeu que. e eles lhe confessaram a porta da bayit. nós realmente descemos a primeira vez para comprar comida. a nossa prata por peso completo. a prata de cada um estava na boca do seu saco. e nos levar e confiscar nossos jumentos. e ao abrirmos nossos sacos. • 22 E ainda nós trouxemos outra prata em nossas mãos para comprar comida. e cair sobre nós. quando nós chegamos à estalagem. vosso Elohim. • 23 E ele disse: Shalom seja convosco. então. e o Elohim de vosso aba. fomos trazidos. não temam. E ele tirou a Shimeon para fora até eles. portanto ele pode buscar ocasião contra nós. Eu consegui vossa prata. . estavam julgando pelos próprios pensamentos ou seja pela ilusão.Isso mostra que o julgamento do sem Torah é completamente diferente de quem julga com Torah. nós não sabemos quem colocou a nossa prata em nossos sacos. e disseram: Por causa da prata que retornou nos nossos sacos na primeira vez. lhe deu tesouro em vossos sacos. quem julga pela ilusão recebe punição adiantada. porque eles foram trazidos à bayit de Yahusef. e nós o trouxemos novamente em nossa mão. em quanto para seus irmãos sem Torah. a grande diferença era que Yosef estava por dentro de todos os detalhes daquela história.• 18 E os homens estavam com temor. • 20 E disseram: Óh Excelência. .

que está andando em trevas e não tenha luz? Que este confie no Nome de ‫ יהוה‬e aprenda sobre o seu Elohim. o odiavam e faziam juízo a sua própria luz. Yahushua foi lançado na sepultura. vós que seguis após a tzedakah. por isso passaram por tantos sofrimentos e ameaças.YESHAYAHU . e nas centelhas que acendestes. para obedecer a voz do Seu Eved. e pela decisão do aba Yaakov em levar presentes. Yosef estava morto para o ABA. YESHAYAHU .‫ישעיהו‬ Capítulo 50 ISAÍAS • 10 Quem está dentre vós que tema a ‫יהוה‬. o abençoei.Um resumo do que aconteceu com os irmãos de Yosef. mais prata e o Menino. estes.Yosef foi jogando no buraco.‫ישעיהו‬ Capítulo 51 ISAÍAS • 1 Escutai-Me. • 3 . . • 11 Todos vós que acendeis um fogo sobre si mesmo. não sob a luz da Torah. então Yosef si tornou vivo na família de Yaakov e reconhecido pelos irmãos. e seguis na luz de vossa própria chama. vós que buscais a ‫יהוה‬. quando seu irmão governava sobre eles. . olhai para a Rocha da qual estais cortados. porque Eu chamei-o sozinho. • 2 Olhai para Avraham vosso aba e para Sarah que vos gerou. o fiz frutífero e o multipliquei. desde o principio. e para o buraco de onde vós fostes cavados. Isto é o que vós tereis da Minha mão: O sofrimento.

e dai-Me ouvidos. cristão tem messias mas não tem Torah. Yosef foi colocado nas nações para ser luz e para que seus irmãos vissem a Torah e o juízo de Elohim. Ele confortará todas as suas ruínas. mas eles não tinham esse halachah. e a terra envelhecerá como a veste. e em Meu Braço eles confiarão. e os que nela vivem morrerão de igual maneira. Yahushua da mesma forma foi vendido. .Porque ‫ יהוה‬confortará Tzion. Judeu tem Torah mas não tem Mashiach. e Meus braços julgarão as nações. os povos em cujo lev está a Minha Torah. porque de Mim virá a Torah. assim Yosef Caminhou. • 7 Escutai-Me. simcha e gilah se acharão nela. assim Yaakov caminhou. Israelitas kidushim tem Torah e tem Mashiach! • 5 Minha tzedakah está próxima. e foi Pedra de Tropeço na vida de Israel. vós que conheceis a tzekakah. Yahushua é tropeço tanto para judeus como para cristãos. porque os shamayim desaparecerão como a fumaça. • 4 Escutai-Me. • 6 Levantai vossos olhos para os shamayim. Minha Yahshua irá adiante. e seu deserto como o gan de ‫יהוה‬. era para os irmãos de Yosef caminhar olhando para Avraham. ficou parecido com os Romanos. mas a Minha Yahshua será le-olam-va-ed e Minha tzedakah nunca será abolida. nem tenhais medo de seus insultos. não temais a repreensão de homens. óh Minha nação. e Meu mishpat Eu porei como a luz das nações. as regiões costeiras aguardarão em Mim. e Ele fará com que seu deserto se torne como o Gan Ayden. e olhai para a terra em baixo. Olhemos para justiça de Avraham e para seus frutos. hodu e voz de cânticos. Meu povo.

para estar temeroso de um homem que há de morrer. e o bicho os comerá como a lã.Israelita não devem temer o julgamento do sem Torah. quem és tu. como se ele estivesse pronto para destruir? Onde está a sua fúria? . e deitou as fundações da terra. Eu Sou Aquele que vos conforta. óh Braço de ‫יהוה‬. as mayim do grande precipício. • 8 Porque a traça os corroerá como uma veste.. desperta. e virão com cântico a Tzion. • 9 Desperta. e a Minha Yahshua de geração à geração. Não foste Tu que decretaste uma sentença severa e feriste o dragão? • 10 Não és Tu Aquele que secou o mar. põe sobre ti força. e tu tens temido continuamente todos os dias por causa da fúria do opress or. • 12 Eu mesmo. desperta. e que fez das profundidades do mar um derek para os remidos atravessarem? • 11 Portanto os redimidos de ‫ יהוה‬retornarão. nas gerações dos antigos. como nos dias remotos. e para sempre a simcha estará sobre as suas cabeças e eles obterão simcha e regozijo. que estendeu os shamayim. e do ben adam que se tornará como relva? • 13 E sucessivamente esquece a ‫ יהוה‬teu Criador. e sofrimento e lamento hão de desaparecer. mas a Minha tzedakah será le-olam-va-ed.

Eu sou ‫ יהוה‬teu Elohim que dividiu o mar. fome e a espada. • 19 Estas duas coisas vieram sobre ti. cujas ondas bramiam.• 14 O exilado cativo está apressado para que ele possa ser solto. • 16 E Eu coloquei as Minhas palavras em Tua boca. dentre todos os filhos que ela criou. tu que bebeste dos resquícios do cálice do tremor e o esgotaste. para que Eu pudesse plantar os shamayim. óh Yahrushalayim. nem há algum que a tome pela mão. e deitar as fundações da terra. e dizer a Tzion: Tu és o Meu Ami. mesmo que seu lechem venha a faltar. põem-te em pé. • 15 Mas. desperta. ‫ יהוה‬tzevaot é o Seu Nome. e Eu te cobri com a sombra da Minha mão. e para que ele não morra em um covil. • 17 Desperta. eles estão cheios da fúria de ‫יהוה‬. eles reclinam a cabeça em todas as ruas. por quem Eu te confortarei? • 20 Teus filhos desfaleceram. • 21 . • 18 Não há alguém que a guie entre todos os filhos que ela gerou. da repreensão do teu Elohim. tu que bebeste na mão de ‫ יהוה‬e do cálice de Sua fúria. como um boi selvagem em uma rede. quem sentirá muito por ti? Ruína e destruição.

e tu reclinando abaixaste o teu corpo como o chão. tu que estás aflita e embriagada. para aqueles que caminhavam em ti. para que andemos sobre ti. YESHAYAHU . os resquícios do cálice de Minha fúria. que disseram ao teu ser: Curva-te. e como a rua. e teu Elohim que pleiteia a causa de Seu povo: Eu tomo de tua mão o cálice do tremor.Portanto. tu não mais o beberás outra vez.‫ישעיהו‬ Capítulo 52 ISAÍAS (LER EM CASA) . • 22 Assim diz teu Soberano. ‫יהוה‬. • 23 Mas Eu o porei nas mãos daqueles que te afligiram. mas não com vinhos. ouça isto imediatamente.

ele não menospreza o mal. • 3 As palavras da sua boca são iniquidade e engano.‫תהלים‬ Capítulo 36 SALMOS • 1 A transgressão do ímpio testifica do mal dentro do seu lev. • 6 A Tua tzedakah é como as grandes montanhas. Óh ‫יהוה‬. ele se coloca num halachah que não é tov. até sua iniquidade foi achada como odiável. • 4 Ele planeja o mal em seu leito. não há temor de Elohim diante dos seus olhos. • 8 . ele si reteve de ser sábio e de fazer o tov. • 7 Quão excelente é Tua amável chesed. e Tua fidelidade alcança as nuvens. Tu preservas o homem e o animal. Óh ‫יהוה‬. Teu mishpat é como uma grande profundeza. • 5 Tua rachamim. Óh Elohim! Portanto os filhos dos homens colocam a sua confiança sob a sombra das Tuas asas.TEHILIM . está nos shamayim. • 2 Porquanto ele se lisonjeia a si mesmo diante de seus próprios olhos.

eles foram derrubados. • 11 Não venha o pé da soberba contra mim. e Tua tzedakah para o tzadik de lev.Eles ficarão abundantemente satisfeitos com a abundância da Tua Bayit. e Tu lhes farás beber do rio dos Teus deleites. • 10 Estende Tua amável chesed para com os que Te conhecem. na Tua luz nós veremos a luz. e não são capazes de levantar. • 12 Ai estão os obreiros da iniquidade caídos. . • 9 Porque Tu és a fonte da chayim. e não consintas a mão do ímpio me instigar.

que têm as sete taças cheias das últimas sete pragas. a Yahrushalayim kadosh. e os que se prostituem. • 10 E ele me transportou em ruach até uma grande e elevada montanha. e ele será o Meu filho. Yisrael. aos idólatras. • 8 Mas quanto aos convardes. e a todos os mentirosos. aos assassinos. a esposa do Cordeiro. como pedra de jaspe.‫גלינא‬ Capítulo 21 REVELAÇÃO • 7 Quem vencer herdará todas as coisas e Eu serei o seu ‫אלהא‬. terão a sua parte no lago que arde com fogo e enxofre. descendo dos shamayim. que são os nomes das doze tribos dos filhos de Yisrael. • 9 E se dirigiu a mim um dos sete malachim celestiais. os sem fé. e junto às portas. e me mostrou a grande cidade.GILYAHNA . • 12 E tinha uma grande e alta muralha que tinha doze portas. e nomes inscritos nas portas. dizendo: Vem pra cá. pois te mostrarei a noiva. e falou comigo. clara como o cristal. • 13 . e a sua luz era semelhante a uma pedra muito preciosa. esta é a segunda morte. doze malachim celestiais. 28:9). aos feiticeiros. da parte de ‫.יהוה‬ • 11 Tendo a tiferet de ‫יהוה‬. aos abomináveis (Prov.

o quarto de esmeralda. o duodécimo de ametista. • 15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade. o décimo de crisópraso. até doze mil estádios. límpido como o vidro. de acordo com a medida de um homem. suas portas e os seus muros. de comprimento e largura iguais. o segundo de safira. • 16 E a cidade é quadrangular. o terceiro de ágata. • 18 E a edificação do seu muro é de jaspe. O primeiro fundamento é de jaspe. ao norte três portas. o undécimo de jacinto. de um malach celestial.Havia à leste três portas. • 17 E ele mediu seu muro e tinha cento e quarenta cúbitos. o nono de topázio. o oitavo de berilo. ao sul três portas. • 19 E os fundamentos do muro da cidade estão guarnecidos com todas as variedades de pedras preciosas. o sexto de rubi. isto é. e a cidade é de ouro puro. e neles se achavam os nomes dos doze shlichim do Cordeiro. a largura e a altura são iguais. e ele mediu a cidade com a cana. e à oeste três portas. . • 20 O quinto de sardônio. o sétimo de criólito. • 14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos. o comprimento.

porque a tiferet de ‫ יהוה‬a iluminava e o Cordeiro é a sua Luz. porque o Soberano ‫ יהוה‬El-Shadai e o Cordeiro são o Mishkan dela. • 25 E as portas dela não se fecharão de dia. cada porta de uma só pérola. de ouro puro.• 21 E as doze portas são doze pérolas. • 27 E ali. nem de lua. e os melechim do olam lhe trazem a sua tiferet e honra. ou que planeja alguma abominação ou mentiras. o mesmo será chamado grande no malchut ha shamayim.” . “mas aquele que os cumprir e ensinar os mandamentos. • 23 E a cidade não precisava de sol. como vidro transparente. • 26 E lhe trarão a tiferet e a honra das nações. de modo algum entrará algo ou alguém que for imundo. • 22 E nela não vi Mishkan. para que lhe resplandeça a luz. • 24 E as nações dos que são salvos andarão na sua Luz. porque ali não haverá noite. e as ruas da cidade. mas somente os que estão inscritos no Sefer HaChayim do Cordeiro.