You are on page 1of 31

Boletim Técnico

Manifesto Eletrônico

Produto Chamado País(es)

: Microsiga Protheus® Gestão de Transportes versão 11 : : THHNRK Brasil Data da publicação Banco(s) de Dados : 24/06/13 TopConnect

Esta melhoria depende de execução do update de base TMSP11R1, conforme Procedimentos para Implementação.

Implementada melhoria na rotina Manifesto (TMSA190) com a disponibilização da opção MDF-e, que permite gerar um Manifesto do Tipo Eletrônico, de forma que seja transmitido à SEFAZ., de acordo com a legislação, que determina a transmissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e. Também disponibilizado o parâmetro MV_MDFEEXC, que permite definir o prazo em horas para cancelamento do MDF-e após autorizado. Atualmente a SEFAZ libera o cancelamento no prazo de 24 horas.    Por meio desta implementação é possível controlar o envio dos manifestos de forma eletrônica à SEFAZ e sua autorização de uso e emissão. Disponibilizado o Rdmake DAMDFE (RTMSR28) , que permite imprimir o manifesto após autorização. Neste Rdmake é possível personalizar o fonte, inserindo logotipo e qualquer tipo de observação. O manifesto é enviado para o TSS (ferramenta desenvolvida pela TOTVS, responsável em efetuar a assinatura, envio e o recebimento de informações com a SEFAZ), através de um arquivo em formato XML. Ao comunicar-se com a SEFAZ, o TSS recebe o retorno do documento enviado, no qual pode ser autorizado ou rejeitado. Para o acompanhamento dos manifestos eletrônicos, disponibilizou-se um painel, no qual é possível controlar as funcionalidades para transmissão do MDF-e. Dentro deste processo temos alguns casos, que são detalhados abaixo:    Recebimento e autorização do MDF-e pela SEFAZ; Cancelamento após o recebimento e autorização do MDF-e pela SEFAZ; Encerramento do MDF-e pela SEFAZ

Status existentes na comunicação entre o TSS e a SEFAZ :   Não Transmitido - MDF-e não enviado para o TSS. MDF Aguardando - MDF-e enviado com sucesso para o TSS, porém aguardando um retorno.

1

SIGATMS – Manifesto Eletrônico

Boletim Técnico

  

MDF Autorizado - MDF-e recebido pela SEFAZ e autorizado o uso do mesmo. MDF Não Autorizado - MDF-e recebido pela SEFAZ, porém o seu uso não esta autorizado. Deve-se efetuar a correção e retransmitir o mesmo. MDF com Falha de Comunicação - Não foi possível enviar o MDF-e por razão de possível falha de comunicação.

Evento de Cancelamento de MDFe:   Este procedimento ocorre antes do início da realização do transporte da carga. O prazo atual para cancelamento do MDF-e é de 24 horas (Código do Evento: 110111).

Evento de Encerramento de MDFe:  O ato de informar ao fisco, através de web service, o fim de sua vigência, que pode ocorrer pelo término do trajeto acobertado ou pela alteração das informações do MDF-e através da emissão de um novo. O contribuinte emitente do MDF-e deve encerrá-lo sempre que houver transbordo, redespacho, subcontratação ou a substituição do veículo, do motorista, do contêiner, assim como na hipótese de retenção imprevista de parte da carga transportada (Código do Evento: 110112).

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais utilizados na operação e/ou prestação à unidade de carga utilizada no transporte, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte. O MDF-e deve ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal. A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte. O MDF-e está sendo desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias da Fazenda das Unidades Federadas, Receita Federal do Brasil – RFB, Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA e representantes das transportadoras e Agências Reguladoras do segmento de transporte, a partir da assinatura do Protocolo ENAT, que atribuiu ao Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT). Para consultar o manual da SEFAZ e legislação MDE-e, acesse o link: https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br

 

SIGATMS – Manifesto Eletrônico

2

Boletim Técnico

Procedimento para Implementação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Antes de executar o compatibilizador TMSP11R1 é imprescindível: a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (PROTHEUS11_DATA\SYSTEM). b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema. d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname. e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
3 SIGATMS – Manifesto Eletrônico

selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. conforme instruções. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:  Grupo de Perguntas: TMSAE73 Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto SIGATMS – Manifesto Eletrônico Manifesto De ? TMSAE73 01 C 6 G 4 . 4. Clique em Processar para iniciar o processamento. Quando desativada a Integridade Referencial. E SOMENTE NESTES CASOS. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! 1. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados. Após a confirmação é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa TMS11R131. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. Para isso. digite TMSP11R1 no campo Programa Inicial.Boletim Técnico v. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. Atualizações do compatibilizador 1. 2. 5. Em seguida. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. é necessário desativar tal integridade. através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). SE E SOMENTE SE tiver sido desativada. Em Microsiga Protheus® By you Smart Client. 7. vi. tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade. a Integridade Referencial deve ser reativada. Clique em OK para continuar. Aplicado o compatibilizador. vii. 8. É apresentada uma mensagem explicativa na tela. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo. Clique em OK para encerrar o processamento. execute o compatibilizador. é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”. 6. 3. selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

Boletim Técnico Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto Manifesto Até ? TMSAE73 02 C 6 G Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto Conteúdo Status do Manifesto TMSAE73 03 C 1 C Não Autorizado. Autorizado. Ambos Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto Data De ? TMSAE73 04 D 8 G Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto Data Ate ? TMSAE73 05 D 8 G Pergunte Grupo Ordem Transmissão TMSAE73 06 5 SIGATMS – Manifesto Eletrônico .

Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:  Tabela DYN – Manifesto Eletrônico Cancelado Chave DYN Nome Manifesto Eletrônico Cancelado Modo C PYME Nao 3. SIGATMS – Manifesto Eletrônico 6 .Manifes.Cancelamento 2. Encerramento. Criação de campos no arquivo SX3 – Campos:  Tabela DYN – Manifesto Eletrônico Cancelado Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Grupo de Campos Ordem DYN_FILIAL C – Caracter 2 0 @! Filial Filial do Sistema 1 Sim Não Não Real Visualizar 033 – Filial do Sistema 01 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título DYN_FILMAN C – Caracter 2 0 @! Fil.Boletim Técnico Tipo Tamanho Objeto Conteúdo C 1 C Envio MDF-e.

Manifesto Numero do Manifesto 1 Sim Não Sim Real Visualizar 03 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível DYN_FILORI C – Caracter 2 0 @! Fil.Origem Filial de Origem 1 SIGATMS – Manifesto Eletrônico 7 .Boletim Técnico Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Grupo de Campos Ordem Filial do Manifesto 1 Sim Não Não Real Visualizar 033 – Filial do Sistema 02 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_MANIFE C – Caracter 6 0 @! No.

Boletim Técnico Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Grupo de Campos Ordem Sim Não Não Real Alterar 033 – Filial do Sistema 04 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_VIAGEM C – Caracter 6 0 @! Viagem Numero da Viagem 1 Sim Não Não Real Visualizar 05 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório SIGATMS – Manifesto Eletrônico DYN_DATMAN D – Data 8 0 Data Data do Manifesto 1 Sim Não 8 .

Descarga Filial de Descarga 1 Sim Não Não Real Visualizar SIGATMS – Manifesto Eletrônico 9 .Boletim Técnico Browse Contexto Propriedade Ordem Não Real Visualizar 06 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_HORMAN C – Caracter 4 0 @R 99:99 Hora Hora Manifesto 1 Sim Não Não Real Visualizar 07 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade DYN_FILDCA C – Caracter 2 0 @! Fil.

Boletim Técnico Grupo de Campos Ordem 033 – Filial do Sistema 08 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_CDRDES C – Caracter 6 0 @! Cod.Des Código Região Destino 1 Sim Não Não Real Visualizar 09 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_CODVEI C – Caracter 8 0 @! Cod.Reg.Veiculo Código do Veículo 1 Sim Não Não Real Visualizar 10 SIGATMS – Manifesto Eletrônico 10 .

Boletim Técnico Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_CHVMDF C – Caracter 44 0 @! Chave Acesso Chave de Acesso SEFAZ 1 Sim Não Sim Real Visualizar 11 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_PRIMDF C – Caracter 15 0 @! Prot.MDF Protocolo Envio a SEFAZ 1 Sim Não Sim Real Visualizar 12 Campo Tipo Tamanho DYN_STIMDF C – Caracter 1 SIGATMS – Manifesto Eletrônico 11 .Env.

MDF Situação do Envio a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar Pertence("0123456") 0=Não Se Aplica.Env.1=Aguardando.5=Falha Comunicação.3=Não Autorizado.6=Não Transmitido 13 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_RTIMDF C – Caracter 150 0 @! Ret.Sistema Opções Ordem 0 @! Sit.4=Em Contingencia.Boletim Técnico Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Val.MDF Cd Retorno Envio a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 14 Campo Tipo Tamanho SIGATMS – Manifesto Eletrônico DYN_IDIMDF C – Caracter 3 12 .Env.2=Autorizado.

MDF Protocolo Canc.Can.Env Id Rejeição Envio SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 15 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_PRCMDF C – Caracter 15 0 @! Prot.Can.Boletim Técnico Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem 0 @! Id Rej. a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 16 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título DYN_STCMDF C – Caracter 1 0 @! Sit.MDF SIGATMS – Manifesto Eletrônico 13 .

2=Autorizado.Can. a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 18 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título SIGATMS – Manifesto Eletrônico DYN_IDCMDF C – Caracter 3 0 @! ID Rej. a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar Pertence("0123456") 0=Não Se Aplica. 14 .5=Falha Comunicação.4=Em Contingencia.Can.Sistema Opções Ordem Situação do Canc.3=Não Autorizado.Retorno Canc..6=Não Transmitido 17 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_RTCMDF C – Caracter 150 0 @! Ret.MDF Cd.Boletim Técnico Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Val.1=Aguardando.

a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 19 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_CTGMDF C – Caracter 44 0 @! Chv.Evento Status do Evento 1 Sim SIGATMS – Manifesto Eletrônico 15 .Boletim Técnico Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem ID Rejeição Canc. Chave de Contingência SEF 1 Sim Não Não Real Visualizar 20 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado DYN_CODEVE C – Caracter 3 0 @! Cod.Conting.

Boletim Técnico Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem Não Não Real Visualizar 21 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DYN_CODOBS C – Caracter 6 0 @! Observação Observação 1 Sim Não Não Real Alterar 22  Tabela DTX – Manifesto de Carga Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto DTX_TIPMAN C – Caracter 1 0 @! Tipo Manif. Tipo do Manifesto 1 Sim Não Não Real SIGATMS – Manifesto Eletrônico 16 .

MDF Protocolo Envio a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 17 SIGATMS – Manifesto Eletrônico .Acesso Envio SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 27 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade DTX_PRIMDF C – Caracter 15 0 @! Prot. Chv. Sistema Opções Ordem Alterar Pertence("12") 1=Normal.Boletim Técnico Propriedade Val.2=Eletrônico 26 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_CHVMDF C – Caracter 44 0 @! Ch.Aces.Env.Env.

3=Não Autorizado.MDF Situação do Envio a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar Pertence("0123456") 0=Não Se Aplica.5=Falha Comunicação.2=Autorizado.6=Não Transmitido SIGATMS – Manifesto Eletrônico 18 .Enc.Boletim Técnico Ordem 28 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_PRFMDF C – Caracter 15 0 @! Prot.4=Em Contingencia.MDF Protocolo Encto a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 29 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Val.1=Aguardando.Env. Sistema Opções DTX_STIMDF C – Caracter 1 0 @! Sit.

Env.MDF Situação do Encto a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar Pertence("0123456") 0=Não Se Aplica.MDF Cd.2=Autorizado.Retorno Envio a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 19 SIGATMS – Manifesto Eletrônico .1=Aguardando.3=Não Autorizado.Enc.4=Em Contingencia.5=Falha Comunicação.Boletim Técnico Ordem 30 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Val.6=Não Transmitido 31 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade DTX_RTIMDF C – Caracter 150 0 @! Ret. Sistema Opções Ordem DTX_STFMDF C – Caracter 1 0 @! Sit.

Retorno Encto a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 33 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_IDIMDF C – Caracter 3 0 @! ID Rej.Boletim Técnico Ordem 32 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_RTFMDF C – Caracter 150 0 @! Ret.MDF Cd.Enc.Env. ID Rejeição Envio a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 34 SIGATMS – Manifesto Eletrônico 20 .

Enc.Boletim Técnico Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_IDFMDF C – Caracter 3 0 @! ID Rej. ID Rejeição Encto a SEFAZ 1 Sim Não Não Real Visualizar 35 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_CTGMDF C – Caracter 44 0 @! Chv. Chave de Contingencia SEF 1 Sim Não Não Real Visualizar 36 Campo Tipo Tamanho DTX_STATUS C – Caracter 1 SIGATMS – Manifesto Eletrônico 21 .Conting.

Evento Status do Evento 1 Sim Não Não Real Visualizar 38 Campo Tipo Tamanho Decimal SIGATMS – Manifesto Eletrônico DTX_FIMP C – Caracter 1 0 22 .Boletim Técnico Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Opções Relação Ordem 0 @! Status MDFe Status Manif.1=Em Aberto.2=Enviado. Eletrônico 1 Sim Não Não Real Visualizar 0=Não se Aplica.3=Encerrado" ‘0’ 37 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_CODEVE C – Caracter 3 0 @! Cod.

1=Impresso 39 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_DATIMP D – Data 8 0 @! Data Imp. Flag de Impressão 1 Sim Não Não Real Visualizar ‘0’ 0=Não Impresso.Boletim Técnico Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Relação Opções Ordem @! Flag.Imp. Data de Impressão 1 Sim Não Não Real Visualizar 40 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato DTX_HORIMP C – Caracter 5 0 @R 99:99 SIGATMS – Manifesto Eletrônico 23 .

Hora de Impressão 1 Sim Não Não Real Visualizar 41 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem DTX_QTDCTE N – Numérico 5 0 99999 Qtde Cte Qtde de Cte’s 1 Sim Não Não Real Visualizar 42 Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Título Descrição Nível SIGATMS – Manifesto Eletrônico DTX_AMBIEN N – Numérico 1 0 9 Ambiente MDFe Ambiente de Emissão MDFe 1 24 .Boletim Técnico Título Descrição Nível Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem Hora Imp.

Boletim Técnico Usado Obrigatório Browse Contexto Propriedade Ordem Sim Não Não Real Visualizar 43 Os tamanhos dos campos que possuem grupo podem variar conforme ambiente em uso.Manifesto Proprietário Índice Ordem Chave Descrição S DTX 7 DTX_FILIAL+DTX_FILMAN+DTX_CHVMDF Fil.+No.Manifes+Chave Acesso Proprietário  S Tabela DTX – Manifesto de Carga Índice Ordem Chave Descrição DTX 6 DTX_FILIAL+DTX_TIPMAN+DTX_STATUS+DTX_FILMAN+DTX_MANIFE Tipo.Manifes+No.MDF Proprietário S Índice Ordem Chave Descrição DYN 2 DYN_FILIAL+DYN_FILMAN+DYN_CHVMDF Fil.Can. 4.Manifesto+Sit.Manifes.Manif+Status+Fil. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:  Tabela DYN – Manifesto Eletrônico Cancelado Índice Ordem Chave Descrição DYN 1 DYN_FILIAL+DYN_FILMAN+DYN_MANIFE+DYN_STCMDF Fil.Manifes+Chave Acesso 25 SIGATMS – Manifesto Eletrônico .

Boletim Técnico Proprietário s Procedimentos para Configuração 1. acesse o TDN TOTVS Developer Network. acesse Miscelânea/Cte . informe a nova opção de menu . No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Crie o parâmetro a seguir: Itens/Pastas Nome Tipo Cont. Verifique se já existe a rotina cadastrada. Em Gestão de Transportes (SIGATMS). para possibilitar a emissão do Manifesto Eletrônico (MDFe). SIGATMS – Manifesto Eletrônico 26 . Para configurar a comunicação entre o SIGATMS e o TSS. Para obter mais detalhes sobre a configuração da certificação digital e montagem do ambiente TSS. Por. conforme instruções a seguir: Menu Nome da Rotina Programa Módulo Tipo Miscelânea CTE – SEFAZ SPEDCTE Gestão de Transportes Função Protheus Procedimentos para Utilização Pré – requisitos:  Efetuar o cadastro da transportadora e atualizar o cadastro na SEFAZ com o estado em que o Manifesto Eletrônico (MDF-e) será emitido e autorizado. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).SEFAZ (SPEDCTE). Descrição Descrição MV_MDFEEXC N 24 Prazo em horas para cancelamento do MDF-e após autorizado 2.  A Transportadora deve possuir a certificação digital. O Sistema apresenta a tela Monitoramento da CTe – SEFAZ – CTe / MDFe. é necessário efetuar os procedimentos: 1. caso contrário.

Após esta validação do certificado eletrônico.00) (1. Após habilitar o endereço. Efetue as configurações. Selecione a opção 2-MDF-e. clique em Avançar. informe o endereço da máquina e a porta onde o TSS está sendo executado. 4.pfx ou. Informe o nome do arquivo do certificado digital: c:\nome\certificadodigital. Informe senha do arquivo digital: Informe uma senha de usuário.23.nf-e.ini do TSS.00) [JOB_MDFE] main=MDFEWF environment=SPED [ONSTART] JOBS=JOB_MDFE 27 SIGATMS – Manifesto Eletrônico .Boletim Técnico 2.00) (1.p12).passo apresentado no Wizard. preenchendo os seguintes campos:    Informe o tipo de certificado digital : Formato PFX (. Configure os parâmetros de acordo com os procedimentos abaixo: Ambiente Modalidade Versão do leiaute Versão do leiaute do evento Versão do Manifesto Configuração do TSS:   A versão do TSS deve ser igual ou superior a 2. Habilitar o JOB_MDFE no arquivo totvsappserver. ative o certificado eletrônico.pfx . 3. 7. No campo Informa a URL do servidor TOTVS Services. 6. 5. A palavra nome refere-se ao diretório contido no disco C do usuário. conforme segue: (2–Homologação) ou (1–Produção) (1-Normal) ou (2-Contingencia) (1. o Sistema apresenta uma mensagem confirmando que o certificado foi concluído com sucesso. Na tela de boas vindas. seguindo o passo-a. O Sistema apresenta o assistente de configuração da nota fiscal eletrônica.

São transmitidos apenas lotes diferentes de autorizados ou aguardando.Envio MDF-e.Boletim Técnico    A versão do TSS deve ser igual ou superior a 2.SEFAZ (SPEDCTE).  Parâmetros . Na rotina Cte . Modalidade e Versão do MDFe.Ambos.  Transmitir . com as seguintes funcionalidades:  Legenda – Informa o status do Manifesto. SIGATMS – Manifesto Eletrônico 28 . Caso um manifesto tenha problema.Tem a funcionalidade de configurar o TSS. Selecione a opção Envio MDF-e. Após gerar o manifesto. Em Gestão de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizações/Transporte/Manifesto (TMSA190). Envio do Manifesto Eletrônico (Recebimento e autorização do MDF-e pela SEFAZ): 1.. Clique na opção Manifestar e configure os parâmetros. para o envio do MDF-e.Não Autorizado. pois terá o seu status alterado. 3. é possível alterá-lo e. os manifestos são listados em tela. É interessante que os primeiros MDF-e´s sejam emitidos em ambiente de homologação. e transmiti-lo novamente para a SEFAZ. 3.Informe o tipo da transmissão que será efetuada. 2. Status do Manifesto .Selecione o estado em que o manifesto se encontra.Transmite os manifestos selecionados para a SEFAZ. 2 . Data De / Data Até . como: Ambiente. Após a confirmação. 2Encerramento.Informe a data do manifesto inicial que deseja visualizar até a data do manifesto final. pois será a configuração entre o ambiente TSS e o ambiente Gestão de Transportes (SIGATMS).Cancelamento. com especial atenção na pergunta:  Tipo do Manifesto?: Informe a opção Eletrônico. até que os testes estejam estáveis. desta maneira o SIGATMS será atualizado com os novos status.23. diferente dos parâmetros selecionados. apenas administradores devem ter acesso. com as seguintes opções: 1Autorizado.  DAMDFE -São impressos as DAMDFE’s autorizadas. Transmissão . acesse a opção MDF-e. Logo podemos ter algum documento que não conste mais na tela. acessando Atualizações/Transporte/Manifesto/Imprimir/DAMDFE (RTMSR28). 3. A impressão também pode ser realizada. Configure os seguintes parâmetros:      Manifesto De / Manifesto Até – Informe o manifesto inicial que deseja visualizar até o manifesto final. 4.  Status – Esta funcionalidade solicita os status dos manifestos selecionados para o TSS. com as seguintes opções: 1.

3. com isso. temos algumas funcionalidades. Essas mensagens podem ser de lote recebido com sucesso e autorizado ou até mesmo explicando por qual motivo a SEFAZ não aceitou o lote. Após a exclusão do manifesto.  Refresh . é possível verificar se o XML gerado está de acordo com o layout e os Schemas da SEFAZ. 2 . data e hora. Ao confirmar esta tela em OK.XML . onde se deve selecioná-lo e salvar em outro arquivo. Em Gestão de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizações/Transporte/Manifesto (TMSA190).Envio MDF-e. Funcionalidades:  Schema – Através desta funcionalidade. É o mesmo caso de quando há alteração de cadastro para que o TSS não assine o documento. quais foram às mensagens de retorno ou se não foi transmitido. Data De / Data Até .Informe a data do manifesto inicial que deseja visualizar até a data do manifesto final.Informe o tipo da transmissão que será efetuada.A tela é atualizada. e com as suas informações obrigatórias preenchidas.Selecione o estado em que o manifesto se encontra.Apresenta uma tela com o XML gerado. Desta maneira. pode-se ter duas mensagens. 3. qual o motivo. Cancelamento do Manifesto Eletrônico Autorizado: 1. tais como: número de protocolo de recebimento. com as seguintes opções: 1. 2Encerramento. Transmissão .Cancelamento. Selecione o manifesto e clique em Excluir. o TSS assina e transmite este documento para a SEFAZ. 3. uma informando que o Schema está válido.Cancelamento. com as seguintes opções: 1Autorizado.Ambos. Caso o Schema não seja válido. informando que o Schema não está válido.Boletim Técnico  Monitor . tem-se uma tela com a mensagem de qual informação não esta correta. clique na opção MDF-e . 29 SIGATMS – Manifesto Eletrônico . e. ou outra. assim como o status em que o manifesto encontra-se e caso já tenho sido transmitido para SEFAZ. para o cancelamento do MDF-e.Preencha com o manifesto inicial que deseja visualizar até o manifesto final.Não Autorizado.Exibe as mensagens que a SEFAZ nos retorna.Apresenta o manifesto no TSS. é possível abri-lo em um editor próprio de XML.  Mensagem . No caso de Schema válido tem-se apenas um retorno informando que o Schema é Válido. Ao confirmar a exclusão do Manifesto. 4. 2.  Rec. Selecione a opção 3 . o Sistema solicitada uma justificativa que posteriormente será encaminhada a SEFAZ. Configure os seguintes parâmetros:      Manifesto De / Manifesto Até . Status do Manifesto . Nesta opção.

Selecione a opção Transmitir e aguarde retorno de autorização da SEFAZ. SIGATMS – Manifesto Eletrônico 30 . Na filial de emissão do Manifesto .  1. Selecione a opção Transmitir e aguarde retorno de autorização da SEFAZ.Cancelamento de MDF-e homologado. 132 . Em Gestão de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizações/Viagens/Rodoviário Transp/ Operações (TMSA350). para o encerramento do MDF Após a confirmação. com as seguintes opções: 1. o manifesto não será apresentado em tela para transmissão do encerramento. Aponte a operação de chegada de viagem da filial de destino do manifesto. é necessário que o apontamento de chegada de viagem da filial de destino do manifesto tenha sido efetuado. para o mesmo par UF de carregamento e UF de descarregamento. Clique na opção MDF-e. acesse Atualizações/Transporte/Manifesto (TMSA190).Cancelamento.Envio MDF-e. 3. com as seguintes opções:1Autorizado. Encerramento do Manifesto Eletrônico Autorizado:  Conforme o manual do MDF-e (página 10) a empresa emitente deve encerrar o MDF-e no final do percurso. Transmissão . 2 . os manifestos são listados em tela. 2Encerramento.Selecione o estado em que o manifesto se encontra. 6. 5. 3.Não Autorizado. os manifestos são listados em tela. 5. Caso contrário. Configure os seguintes parâmetros:     Manifesto De / Manifesto Até .Ambos.Boletim Técnico Após a confirmação. conforme detalhes relatados anteriormente no envio do Manifesto. 4.Preencha com a data do manifesto inicial que deseja visualizar até a data do manifesto final. 101 .Preencha com o manifesto inicial que deseja visualizar até o manifesto final. conforme detalhes relatados anteriormente no envio do Manifesto.Informe o tipo da transmissão que será efetuada.  Selecione a opção Encerramento. Data De / Data Até . Para o encerramento do manifesto. Enquanto houver MDF-e pendente de encerramento não será possível autorizar novo MDF-e. 2. 3.Encerramento de MDF-e homologado. para o mesmo veículo. Status do Manifesto .

MDFSEFAZ – XML para geração do MDFE da SEFAZ. Para a transmissão do Encerramento do Manifesto Eletrônico. TMSAE73 – Monitor MDF-e. SA2. DTQ – Viagem. Funções Envolvidas Sistemas Operacionais 31 SIGATMS – Manifesto Eletrônico .Motorista. é possível apontar uma operação de saída. DYN – Manifesto Eletrônico Cancelado. TMSA190 – Manifesto de Carga. somente quando o manifesto estiver autorizado pela SEFAZ. Informações Técnicas Tabelas Utilizadas DTX – Manifesto de Carga. TMSA350 – Operação de Transporte.Veículos. DA4. DA3. é necessário que o apontamento de chegada de viagem tenha sido efetuado.Fornecedor. Windows®/Linux®.Boletim Técnico   Na rotina Apontamento de Operações (TMSA350).