You are on page 1of 27

ISSN 2236-9422

ARTIGO

A ECONOMIA ALEM NO SCULO XIX E AS IDEIAS DE FRIEDRICH LIST


Bianca Hoffmann Teixeira Pinto Danielle Oliveira Santanna David Jos Pereira Deccache Alves Jlia Figueira de Ornellas da Silva Vicente Lo Duca Fernandes

INTRODUO
Quando se observa a situao da Europa no sculo XIX o que se v o incio do desenvolvimento de um sistema do qual a Inglaterra foi a precursora. A industrializao capitalista estava se expandido para o continente europeu e, junto com ela, mudanas ocorriam na sociedade europia. Na Alemanha, no entanto, o movimento contrrio quele do que se esperaria, quando se imagina que ela deveria estar em conformidade com seus vizinhos. Analisando a Revoluo Industrial alem, durante o sculo XIX, h de se notar particularidades, frutos de sua prpria histria e tradio, alm da conjuntura em que ela estava includa. Antes de tudo, deve ficar claro que ao que se refere aqui como Alemanha no seria de fato um Estado unificado at o ano de 1871 e essa denominao , portanto, utilizada para indicar a regio central da Europa que abrange a Confederao Germnica. O que se tentar mostrar que o processo de industrializao da Alemanha se deu em paralelo ao de formao de um novo Estado Nacional, que logo se tornaria o mais influente do continente europeu. Alm disso, que esse processo de fortalecimento interno ocorreu sem que houvesse uma ruptura social, possibilitando a manuteno do poder da aristocracia agrgria alem (de passado feudal aprofundado), que se tornaria incentivadora do desenvolvimento industrial e

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

aliada de uma classe industrial que se formava a partir de elementos dela prpria, aristocracia. Ser um de nossos objetivos mostrar como isso afetou as relaes trabalhistas nas Alemanha, uma vez que haver forte busca por amenizao das tenses da questo camponesa. Essa anlise tentar mostrar, ainda, como o fato de que no houve a ascenso de uma nova classe industrial na Alemanha auxiliou a unio das foras produtivas daquele Estado recm-formado e de como o protecionismo praticado pelo Estado, assim como o intervencionismo, auxiliaram no fortalecimento da economia. A forma como buscaremos fazer isso ser a partir da leitura da obra principal de Friedrich List, o Sistema Nacional de Economia Poltica, publicado originalmente em 1841. List foi pioneiro na defesa do protecionismo e contrrio s ideias de Adam Smith e David Ricardo, embora admitisse que elas pudessem ser alcanadas aps alguns estgios. Afirmava que O sistema protecionista, (...) apresenta-se como o meio mais eficaz para fomentar a unio final das naes, e, portanto, tambm para promover a verdadeira liberdade de comrcio. (LIST, 1988, p.93). Seu Sistema Nacional de Economia Poltica era defensor de amplo intervencionismo do Estado, que deveria ser baseado em uma nacionalidade capaz de ligar os interesses do indivduo ao de toda a nao. List defendia que a economia nacional a cincia que ensina como cada nao individual pode chegar quele estgio de desenvolvimento no qual a unio com outras naes igualmente desenvolvidas e consequentemente a liberdade de comrcio podem tornar-se possveis e teis para ela. (LIST, 1988, p.93) Quanto Alemanha, sua nao de origem, List tinha planos para que ela se unificasse em torno de uma nacionalidade e conseguisse, por meio de uma Economia Poltica, evoluir para aquele que ele considerava ser o ltimo estgio de uma nao, agromanufatureira-comercial. Isso fica claro quando ele diz que:
Percebi que a Alemanha deve abolir suas tarifas alfandegrias internas e, adotando uma poltica comercial uniforme e comum em relao aos estrangeiros, procurar atingir o mesmo grau de desenvolvimento comercial e industrial, alcanado por outras naes mediante sua poltica comercial. (LIST, 1988, p.4)

Seja dentro das linhas de pensamento listianas ou contrrio elas, so com essas ideias em mente que tentamos analisar o desenvolvimento da economia alem no sculo XIX.

WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422

10

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

UNiDADE NACiONAL
Quando se fala de formao de Estados Nacionais comum a associao da ideia de Estado com a de Nao. Provavelmente porque os casos clssicos da historiografia sobre Estados Nacionais, Frana e Inglaterra, foram ambos Estados que aps sua formao conseguiram manter sua unidade territorial quase idntica a de antes. O que se observa que, ao mesmo tempo, tanto a Frana, por sua centralizao poltica em torno de Luis XIV, como a Inglaterra, por sua posio insular, puderam fortificar suas nacionalidades quando se unificaram. A respeito de nacionalidade List diz:
Direi que a caracterstica bsica desse meu sistema reside na NACIONALIDADE. Toda a minha estrutura est baseada na natureza da nacionalidade, a qual o interesse intermedirio entre o individualismo e a humandidade inteira.(LIST, 1988, p.5)

A viso de List sobre a nacionalidade revela muito do sentimento que se difundia na Europa na dcada de 40 do sculo XIX, depois que no Congresso de Viena, em 1815, o princpio do nacionalismo foi utilizado para restaurar os antigos governantes aos seus Estados. O nacionalismo apontava a nacionalidade como nica base legtima para o governo e, dessa forma, fez com que se espalhasse uma vontade de unificaes em torno de uma Nao por diversas regies da Europa. Isso eventualmente culminaria na Primavera dos Povos, em 1848, mas no no territrio alemo. Quando se observa a Alemanha o que se pode ver uma estrutura bem diferente. Sua posio na Europa Central fez com que fosse palco de muitas guerras europias o que resultou em profunda fragmentao de seu territrio:
Germanys situation in the centre of Europe and its lack of political unity involved it more frequently in political conflicts than other peripheral countries. Often it became the scene of destructive wars. The Thirty Years War had devastated the country politically and economically. In the eighteenth century too, warfare in some part of the Empire was the rule rather than the exception().In 1789 Germany remained politically divided into 314 independent territories and more than 1.400 imperial knights fees. (FONTANA, 1973, p.84-85)

Dessa forma, h um aprofundamento do absolutismo na Alemanha, mas de uma forma bem peculiar: um absolutismo concentrado em cada principado ou ducado, sem a preponderncia de um Imprio forte, capaz de se sobrepor aos poderes locais. Isso perdurar at 1806, ano em que se considera finado o Sacro Imprio Romano, com as Guerras Napolenicas e as alteraes que essas causaram na fisionomia poltica da Europa Central.
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422

11

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

Ainda que List afirme em sua obra que Os fundamentos para o restabelecimento da nacionalidade germnica foram indiscutivelmente colocados pelos prprios governos (LIST, 1988, p.62), o que se observa que primeiro, o que List considera uma busca pelo restabelecimento da nacionalidade no seria possvel, visto que o prprio sentimento de Nao era ignorado pelos prncipes alemes; e segundo, a organizao da Alemanha, naquele momento, estava sendo formulada por outros Estados. Em 1815, no Congresso de Viena, fica mais uma vez evidente como a integrao do Estado alemo no se d por uma unio da nao alem em torno de sua nacionalidade. O que se observa naquela reunio uma tentativa das Grandes Potncias europias de garantir o equilbrio entre as naes. Para tal, era preciso garantir que a Europa Central se mantivesse forte o suficiente para no ficar sujeita a invases mas que, ao mesmo tempo, no fosse to forte que possibilitasse o surgimento de uma nova potncia:
La Confedeacin Germnica surge, como es sabido, ante todo con esta voluntad, la reordenacin del espacio alemn como sistema de seguridad europeo sobre las bases planteadas en el Congreso de Viena. (...) En realidad, como es tambin sabido, se estaba assistiendo a un reordenamiento de Europa que congeniara las aspiraciones de cinco o a lo sumo seis grandes poderes. (...)Ambos circunstancias la necessidade de reordenar el centro europeo y la bsqueda de un nuevo sistema de seguridad enmarcan y contextualizan el nacimiento de la Confederacin Germnica en 1815.(PORTILLO, 1994, p.12 citado em Vieira).

A Confederao Germnica foi ento formada, com 38 Estados soberanos e 4 cidades livres. Tanto em termos econmicos como territorias a Prssia saiu a frente da ustria, que at ento era considerada a maior potncia dentre os Estados da Confederao. Essas duas, alm do conjunto dos outros Estados menores, garantiam um equilbrio mtuo, para que nenhum dos trs se destacasse e eventualmente buscasse uma hegemonia sobre os demais. Em meados de 1817, no entanto, a Prssia encontrava-se em meio a um caos finaceiro e poltico. Diversos impostos e barreiras (provincianos, privados, gerais) dificultavam e desetimulavam o comrcio no interior do Estado, o que acabava por estimular a entrada de contrabandos. Dessa forma, buscando primordialmente uma organizao econmica, em 1818 a Prssia instaurou duas tarifas em seu territrio: um imposto unificado que regulamentava o comrcio interno e outra tarifa nica que seria aplicada sobre bens entrando no Estado pelas fronteiras, baixa o suficiente de forma a inibir o contrabando. de extrema relevncia destacar que o objetivo principal dessas tarifas era o de aumentar a arrecadao fiscal do Estado e que a influncia poltica que acabaria por ter nos Estados ao norte da Confederao foi superior ao que a prpria Prssia esperava. Fato que uma reao por parte dos demais Estados da Confederao foi inevitvel, visto que:
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 12

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

Na mesma medida em que essas providncias traquilizaram os manufatores da Prssia, foi forte o grito de protesto por toda parte dos manufatores dos outros Estados germnicos contra elas.(...) Cercados de todos os lados por restries que limitavam suas exportaes a pequenas faixas de territrio, e, alm disso, separados uns dos outros por barreiras alfandegrias internas, os manufatores desses pases estavam em situao desesperadora.(LIST, 1988, p.66)

No entanto, contrrio do que se poderia esperar, o que ocorreu de imediato no foi a unio de todos os Estados da confederao. Devido aos diferentes objetivos dentro de cada Estado, resistncia que muitos apresentavam s tarifas prussianas (consideradas protecionistas pelos Estados liberais do Norte) e ao respaldo no princpio da livre navegao, o que ocorreu foi que no final de 1828 observou-se a formao de trs diferentes unies aduaneiras dentro da Confederao. Mais uma vez, a aproximao dos Estados alemes pode ser observada como distante de uma busca por nacionalidade mas sim evidenciada pela tentativa de organizao econmica. Aps apenas seis anos, durante os quais a Prssia esforou-se, fosse por fora poltica ou militar, para conseguir influncia econmica sobre toda a Confederao, formou-se em 1834 a Zollverein. Sua formao fica muito bem resumida em:
The Zollverein was founded after fifteen years of bitter economic strife that followed the issue of Prussias tariff of May 1818. The notion that it was set up as the result of the rise of a German national consciousness and was a touching example of brotherly co-operation on the part of the various states will not bear examination for a moment. Banaerts points out that the formation of the German customs union was characterized by the very opposite of this national movement which legendary history and inaccurate writings subsequently ascribed to it. The States concerned fought for their own narrow interests and many of them joined Zollverein only when the economic depression and empty exchequers made further resistance to Prussia impossible. (HENDERSON, 1968, p. 95, em Vieira).

A partir da formao da Zollverein o que se observa uma expanso do poder poltico da Prssia, principalmente porque sua fora econmica era inigualvel quando comparada aos demais estados da Confederao. Quando List afirmou que Uma consequncia natural dessa unio (a Zollverein) deve ser a admisso desses dois pases (Holanda e Dinamarca) na Confederao Germnica e consequentemente na nacionalidade alem; com essa unio a Alemanha conseguir o que atualmente lhe faz falta, ou seja: locais de pesca, poderio naval, comrcio martimo(List, 1988, p.125) errou apenas ao afirmar que essa incluso poltica e econmica se equivaleria a uma incluso
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 13

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

na nacionalidade alem, inexistente at ento. Porm, de fato, a Prssia j sabia que para manter um comrcio externo irrestrito era necessria uma sada para o mar sob seu controle e no da Holanda. Aps a Confederao firmar contratos com a Blgica, em 1844, a Holanda, sentindo os efeitos negativos sob seu comrcio, finalmente aceitou a livre navegao no Reno. interessante observar que, ao afirmar que Todos os exemplos que a Histria capaz de mostrar comprovam que a unio poltica abriu o caminho, e a unio comercial veio depois.(LIST, 1988, p.93) List claramente no foi capaz de prever de que forma a ento j formada unio aduaneira dos Estados Alemes seria capaz de influenciar seu destino poltico. Da pra frente o que se observou foi uma sucesso de acontecimentos que levaram a superioridade prussiana dentro da Confederao. No entanto, possvel notar que quando a Prssia conquistava autoridade poltica essa era consequncia de uma conquista econmica anterior. Na maioria das vezes o que se observa no uma busca por superioridade poltica ou unificao do Estado alemo por parte da Prssia e sim formas de garantir que o comrcio interno e externo da Confederao lhe garantissem supremacia econmica. A articulao do mercado interno da Confederao e sua unificao acabaram se dando pela grande extenso da rede de transportes desenvolvida. A expanso ferroviria, assim como a de navegao fluvial, permitiram cada vez mais uma integrao do territrio alemo, em razo, como j visto exaustivamente, principalmente de interesses econmicos que evetualmente transformavam-se em polticos. Nesse ponto, mais uma vez possvel observar uma discrepncia entre o desenvolvimento da unidade territorial alem e a nacionalidade pretendida por List. Ele afirma que a Holanda, no sculo XVII no conseguiu ultrapassar a Inglaterra pois:
uma unio de carter mais profundo estava alm de seus horizontes. No se deram conta de que a supremacia que haviam conquistado s poderia ser mantida se estivesse baseada em grande nacionalidade e fosse sustentada por grande esprito nacional.(LIST, 1988, p.28)

Mas List cometeu o erro, contaminado pelo nacionalismo que se espalhava pela Europa em sua poca, de confundir Nao e Estado. O que ele achava ser a chave do desenvolvimento de um territrio, a nacionalidade, na verdade seria satisfeita com uma integrao, uma unificao em prol de um objetivo comum. Quando ele afirma que Em seu estado normal, uma nao possui uma lngua e uma literatura em comum, um territrio extenso e dotado de mltiplos recursos naturais, contando tambm com suas fronteiras especficas e com uma populao numerosa. (...) Sua Constituio, suas leis e instituies devem proporcionar aos seus habitantes um alto grau de segurana e liberdade (LIST, 1988, p.124), est
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 14

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

descrevendo funes de um Estado Nacional e chega a cometer o erro de delimitar a Nao dentro de fronteiras, o que vai contra o prprio conceito de Nao, que um sentimento de agrupamento compartilhado por indivduos e pr-existente a qualquer organizao legal. O que pode se ver na Alemanha que a supremacia do comrcio e o desenvolvimento de manufaturas deram-se apesar da existncia de uma identidade nacional ou mesmo de uma unidade nacional. Em resumo, o que se observou na Alemanha foi um movimento contrrio quele proposto por List:
It is therefore of great importance for the history of Germany that it first found its identity in the sphere of literature and philosophy, that it was secondly followed by economic unification in the customs union of 1834, while its political unification had to wait until 1871. Among the ideas common to the economically active burgeoise, the lack of German unity served well to the fore.(FONTANA, 1973, p.86).

essencial observar, tambm, como a unificao do estado alemo com interesses prioritariamente econmicos levou a uma poltica protecionista

PROTECiONiSMO
As idias dos economistas e dos filsofos polticos so mais poderosas do que se pensa comumente. Na verdade, so elas que governam o mundo, disse Keynes. De fato, o modelo protecionista para conduo de poltica econmica defendido por List teve profundo impacto na Alemanha dos sculos XVIII e XIX. No obstante, tornou-se objeto de anlise e estudos at a atualidade, visto que contextos de crise sempre incitam embates fervorosos entre protecionistas e livre-cambistas. Teorias so frutos do historicismo, ou seja, esto intimamente vinculadas ao contexto na qual esto imersas. List nunca poderia ter formulado um iderio semelhante ao de Adam Smith, por exemplo, simplesmente pelo fato de que os dois autores viviam realidades totalmente distintas. Smith, um escocs nascido em 1723, pode vivenciar o furor causado pelas transformaes radicais que a Revoluo Industrial impunha Inglaterra, provenientes de um avano tecnolgico como nunca se havia visto antes. Transformaes essas que se manifestavam em todos os mbitos poltico, econmico e social. A produo da indstria, em franca expanso, necessitava de mercados. A defesa do laissez-faire adequou-se s urgncias do capitalismo que se consolidava e se agigantava naquele pas.
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 15

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

Na Europa, configura-se ento o seguinte cenrio: de um lado, uma potncia hegemnica, que prega o liberalismo, princpio que deveria ser universalmente aceito. De outro, uma Alemanha pouco desenvolvida, que no havia experimentado ainda o processo que se iniciara na Inglaterra, anteriormente descrito. A grande discusso ento era se a poltica comercial pregada pelos ingleses atendia ou no aos interesses alemes. A adoo do livre-comrcio seria o caminho mais eficiente para se chegar ao patamar de nao agromanufatureira-comercial? List defendia que no. E sua teoria influenciou diretamente toda a poltica industrial alem, sob as rdeas do chanceler Bismarck.
Com o fim das guerras napolenicas, as tropas francesas foram substitudas por manufaturas inglesas. Os estados germnicos continuavam invadidos de algum modo pelas grandes potncias europias. O esprito liberal da nova poltica econmica vedava a prtica de barreiras tarifrias, de forma que, a partir de 1815, houve rpido retrocesso de todos os ramos da indstria.(NUNES, Rubens. No artigo Instituies e Teoria no Pensamento Econmico das Primeiras Dcadas do Sculo XIX, p. 14)

Se uma prtica comercial que est em curso no surte efeitos, natural que surjam alternativas que visam alterar as prticas vigentes. E foi o que ocorreu na Alemanha. A concepo de progresso de List divergia muito da liberalista. Ele defendia primeiro o progresso de sua nao, para depois pensar em crescimento mundial, e afirmava que a Inglaterra pretendia direcionar a poltica comercial do resto do mundo de maneira a beneficiar a si prpria, j que se valia do pressuposto de ser a mais desenvolvida de seu tempo. Podemos dizer que Adam Smith, ao escrever A Riqueza das Naes, estava comprometido com o progresso das naes, enquanto List, ao escrever Sistema Nacional de Economia Poltica, estava comprometido com o desenvolvimento da Alemanha. Aqui, no refutavam-se por completo as vantagens que o livre comrcio poderia auferir uma nao. Porm, esses benefcios apenas poderiam ser desfrutados por todas as partes envolvidas desde que essas se encontrassem no mesmo patamar de desenvolvimento econmico, ou seja, no existe um modelo que deva ser universalmente aceito, mas este deve obedecer s particularidades dos pases. E o nico instrumento capaz de viabilizar o progresso interno seria a adoo de medidas protecionistas de carter transitrio objetivavam tornar a nao suficientemente forte para capacit-la a participar ativamente e sem riscos do comrcio internacional, extraindo dele benefcios concretos. O livre-comrcio sem equalizao de nveis de desenvolvimento culminaria na sujeio dos pases mais atrasados aos dominantes, uma vez que, inundados por produtos estrangeiros, os primeiros nunca chegariam a consolidar e potencializar suas indstrias nacionais. Inicialmente, tais polticas restritivas poderiam ser amargosas, por aumentar os preos dos manufaturados; porm, como
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 16

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

afirma o personagem Fausto, de Goethe, no se pode construir um novo mundo sem destruir antigas estruturas, e isso gera insatisfao medida que, na construo desse novo mundo, determinados interesses so privilegiados em detrimento de outros. A viso de longo prazo deveria ser posta em primeiro plano, em detrimento de vantagens imediatistas. Vale considerar que List comete certos equvocos ao longo do Sistema. List era partidrio do colonialismo e afirma no captulo XV que quanto mais progride a indstria e proporcionalmente se estende aos pases do mundo, tanto menor ser a possibilidade de guerras. Os elementos motivadores da Primeira Guerra Mundial provam justamente o contrrio. A indstria efetivamente transps as fronteiras inglesas a partir de fins do sculo XIX. Mas os pases que chegaram tardiamente corrida neocolonialista internacional passaram a reivindicar uma rediviso do territrio econmico mundial. Assim, acentuou-se a rivalidade pela luta por mercados consumidores, pela aquisio de matrias-primas fundamentais e por reas de investimento. Essa rivalidade refletiu-se em mbito mundial devido interdependncia criada entre as economias das diversas regies do mundo e pela expanso do capitalismo. Da o carter mundial do conflito. Alm disso, interpretaes abusivas de suas afirmaes polticas podem ser perigosas. Quando falamos de parte poltica, estamos nos referindo a busca de meios a serem empregados pelo Estado, tendo em vista facilitar a evoluo econmica, no sentido do estgio perfeito de nao normal. Mas o que List julga por nao normal? Na pgina 124, captulo XV, encontramos: Uma nao normal possui uma lngua e uma literatura, um territrio dotado de numerosos recursos, extenso, bem delimitado, uma populao considervel...possui foras de terra e mar, suficientes para defender a sua independncia e proteger o seu comrcio exterior. Exerce sua influncia sobre o desenvolvimento das naes menos adiantadas que ela e, com o excedente, funda colnias e gera novas naes. Das entrelinhas, podemos deduzir que uma nao pequena jamais conseguiria desenvolver-se, e toda proteo estatal no surtiria efeito algum, j que o pressuposto de territrio vasto e rico em riquezas naturais no seria seguido. A proteo seria, ento, vlida para pases aptos, em termos de territrio, populao e cultura, pois neles a concorrncia interna suficiente para estimular a produo e beneficiada pela proteo indstria, medida que, graas a ela, a procura interna de seus produtos aumenta. Nota-se claramente um vis que induzia a um primrdio de imperialismo. Ora, a soluo para esta nao poderia ser a conquista de novos territrios, para que finalmente ela pudesse ser considerada normal. Entretanto, os territrios de que necessita a nao para tal, j esto ocupados por povos civilizados e independentes e portanto, para sua conquista, ter-se- de recorrer fora. O perigo reside justamente no fato de polticas expansionistas evolurem para entraves diplomticos graves, e da culminarem em conflitos e guerras.
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 17

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

A noo de nao normal teria de ser relativa justamente pra inviabilizar interpretaes mltiplas de sentido. Um povo, ao buscar desenvolver as suas foras produtivas deveria levar em conta os recursos naturais e humanos existentes em seu prprio territrio. Voltando anlise do desenvolvimento industrial da Alemanha, no perodo de 1870-1914,mostraremos os elementos comprobatrios da influncia de List, j citada. A participao do Estado no planejamento do desenvolvimento nacional foi verdadeiramente singular, atuando firmemente em todos os segmentos articulados ao desenvolvimento econmico. Manifestaes claras do liberalismo, sobretudo em suas verses polticas, no eram bem-vindas em territrio alemo, e foi sob o amparo das tarifas protecionistas que a indstria cresceu, de modo acelerado, nas ltimas dcadas do sculo XIX, ultrapassando inclusive a Inglaterra, em atividades fundamentais da produo industrial, como carvo, ferro e ao. Podemos considerar o ano de 1879 como o ano da virada em direo ao protecionismo na Alemanha, pois foi este o ano da implantao de um novo sistema tarifrio por Bismarck, que concedia vantagens no mercado interno a todos os produtos nacionais uma reao crise de 1873, que causou deflao e conseqente retrao das atividades comerciais e de investimentos em todo o mercado mundial (CURY, 2006, pp 39-70). Atravs da leitura do discurso do chanceler alemo no Parlamento, em 2 de maio de 1879, j podemos perceber as semelhanas entre a ideologia de Bismarck e os princpios de List:
No pretendo discutir protecionismo e livre-comrcio de maneira abstrata (...). Ns temos aberto as portas do nosso Estado para as importaes de pases estrangeiros e nos transformamos na vlvula de escape para a superproduo de todos esses pases. A Alemanha est sendo afundada pelo excesso de produo das naes estrangeiras, os preos tm estado em depresso e o desenvolvimento de todas as nossas indstrias e toda a nossa posio econmica, em conseqncia, tm sofrido. Se o perigo do protecionismo fosse to expressivo, como nos dizem os entusiastas do livre-comrcio, a Frana estaria empobrecida h muito tempo, j que ela possui proteo desde o tempo de Colbert(...). Baseio minha opinio na experincia prtica do tempo que estamos vivendo. Vejo que os pases que possuem proteo esto prosperando, e aqueles que praticam o livrecomrcio esto decaindo. (Discurso no Reichstag)

Os EUA so outro perfeito exemplo da adoo de polticas de self-preservation que lograram xito:
Os EUA fizeram sua apario no mundo econmico no incio do sculo XIX, quando outros pases, a Inglaterra e a Frana principalmente, j se lhes haviam antecipado. Esse atraso colocara a Amrica do Norte em situao
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 18

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

de inferioridade industrial. O concurso do tempo sempre indispensvel para que uma indstria recm-equipada possa produzir a preo de custo comparvel ao de pases de h muito industrializados. Durante esse perodo de adaptao impe-se a proteo contra a concorrncia estrangeira. Esse, o espetculo que impressionou vivamente List sua chegada na Amrica do Norte, em 1825. (HUGON, 1989, p. 344)

O pas estava progredindo rapidamente, passando da condio de total dependncia da nao-me para a condio de nao livre, poderosa, rica e independente. Somente no Estado de Massachussets, segundo dados do Statistical Table of Massachussets, de abril de 1837, citado por List no captulo 9 do Sistema, o valor conjunto de todos os produtos manufaturados do Estado somava mais de 86 milhes de dlares, com um capital de aproximadamente 60 milhes. At mesmo a prpria Inglaterra, a maior incentivadora do livre cambismo, se valeu do uso de medidas protecionistas tradicionais, ao longo de sua histria. Desde proibies importao de artigos de metal e de couro no reinado de Isabel, passando por estmulos de Jaime I a construo naval e a pesca at o seu pice: a promulgao das Leis de Navegao, em 1651, que determinavam que qualquer transao comercial envolvendo a Inglaterra (exportao ou importao) deveria ser necessariamente transportada por embarcaes inglesas. List afirma que no decurso dos 28 anos que se seguiram ao decreto, o resultado foi um aumento no comrcio naval ingls em 100%, comparado ao que era anteriormente. Paul Hugon, em Histria das Doutrinas Econmicas, afirma que a Inglaterra s lanou mo da poltica protecionista aps o trmino da guerra de 1914-18 e sobretudo depois da crise de 1929. Essa aparente contradio ilustrada atravs da seguinte analogia:
Quando algum conseguiu atingir o ponto mximo de sua grandeza, muito comum recorrer ele a um artifcio astuto: atira para longe a escada que lhe permitiu subir, para que outros no a usem para subir atrs dele (LIST, 1983, p.249)

Em suma, desconsiderando seus exageros doutrinrios, a teoria econmica de List representou uma alternativa. Era preciso deixar de pensar exclusivamente pelo modo alheio, de buscar sempre aprovao no exterior para tudo que se faz no pas subdesenvolvido. Ousou-se inventar aquilo de que se carece, na forma mais adequada s condies e necessidades locais. As restries comerciais defendidas no tinham carter intrinsecamente autoritrio. Elas queriam prevenir a subjugao. Para tal, a unio econmica interna era essencial. O que se observar na Alemanha uma busca por integrao das diversas formas de produo (agrcola, industrial e comercial), priorizando o desenvolvimento de uma fora produtiva capaz de gerar riqueza.
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 19

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

UNiO

DAS FORAS pRODUTiVAS

Como j foi visto, a Alemanha, at o inicio do sculo XIX, ainda no era uma Estado unificado. Ao contrrio, era um territrio dividido em ducados e principados, o que dificultava na criao de um pensamento econmico. Percebe-se, sobretudo, que as teorias econmicas e seus criadores da poca buscam evidenciar as diferentes vertentes seguidas pela Inglaterra (um pas unificado e grande potncia econmica) e a Alemanha (uma nao semifeudal, dividida e enfraquecida). Isso fica claro quando Fonseca afirma que:
Havia, portanto, um consenso: o que era vlido para a Inglaterra, potncia dominante poca, favorecida pelas leis de livre comrcio e precursora da Revoluo Industrial, no necessariamente deveria ser verdade para os alemes: entrelaadas com a histria estavam s instituies de cada povo. (FONSECA, 2000, p. 4).

Entre as caractersticas da economia alem no perodo, destaca-se a presena da defesa do protecionismo por parte de autores como Marx e List, sendo que h diferenas na defesa de ambos. Marx criticava o liberalismo, o capitalismo e suas doutrinas, enquanto List no criticava o capitalismo em si, mas no acreditava que as instituies do mesmo pudessem levar a uma situao de contentamento em um prazo longo de tempo. Prova disso est quando Fonseca, em seu trabalho, reconhece que:
Enquanto para Marx a crtica ao liberalismo (uma ideologia, ou doutrina, enfim, um conjunto de ideias concatenadas e filosoficamente embasadas) coincidia com a crtica ao capitalismo (um sistema econmico), em List e em outros economistas da EHA h ntida dissociao entre ambas. Centrando a anlise em List, nota-se que este aceitava as instituies capitalistas: rejeitava, todavia, que o mercado fosse suficiente para garantir situaes otimizadoras e desejveis no longo prazo. (FONSECA, 2000, p. 6).

List considerava, ainda, que deveria haver entre as naes uma diviso internacional de trabalho de acordo com suas potencialidades. Segundo ele, os pases temperados seriam naturalmente adequados produo manufatureira, ao passo que acreditava ser impossvel a industrializao nos trpicos. Porm, ele no acreditava que divises de produo dentro de cada pas pudessem levar a uma situao de desenvolvimento.Acreditava que deveria ocorrer, sobretudo na Alemanha, a chamada unio das foras produtiva, ideia expressamente difundida em sua principal obra:
Uma nao completa em si mesma, um conjunto harmonioso e compacto, no qual, por um lado, as diferenas anteriormente existentes entre a monarquia, a aristocracia feudal e o resto da populao deram
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 20

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

lugar a um acordo harmonioso e, por outro lado, nasceu a mais ntima unio e interao entre a agricultura, as manufaturas e o comercio. (LIST, 1983, p.228).

A Inglaterra foi um exemplo de nao que uniu suas foras produtivas e obteve um significativo crescimento econmico. Dessa forma, no apenas se contentou em desenvolver seu comrcio externo, como tambm valorizou o interno. Dessa forma, construiu as bases para se tornar um Estado industrializado e para assegurar seu mercado. Isso fica evidenciado em:
Alm disso, o crescimento do comrcio interno incentivou melhorias nos setores de transporte, comunicao e alimentao. Hobsbawm (1996) aponta, ainda, a atuao do Estado no crescimento da Inglaterra. Segundo ele, o Estado apoiou sistematicamente os comerciantes e manufatureiros, alm de incentivar a inovao tecnolgica e o desenvolvimento de indstrias de bens de capital. (PEREIRA, L.; MENEZES, S., 2008, p.89).

Um pensamento muito difundido na poca era que o comrcio era um mal para o desenvolvimento do pas, na medida em que levava a uma concorrncia desleal, a perda de capital e a uma balana comercial desfavorvel. J Adam Smith, tendo em vista a situao de crescimento da Inglaterra naquele perodo, defendia as trocas livres entre os pases, afirmando que essas seriam geradoras de riquezas, alm se serem um meio benfico de aproximao entre as naes. List, ao se deparar com a situao alem ao longo do sculo XIX, defende melhorias no que seria provavelmente, naquele perodo, a nica sada para o desenvolvimento do pas: a agricultura. Ele acreditava que melhorias na agricultura levariam ao surgimento das manufaturas e que, conseqentemente, essas levariam ao crescimento do comrcio. Segundo ele, em sua obra mais conhecida, as trs foras produtivas deveriam estar ligadas e ser dependentes uma das outras:
Ao contrrio, em uma nao que associa em seu territrio a agricultura manufatura, contnuo o estmulo recproco entre produo e consumo, e conseqentemente haver aumento contnuo de produo e, com ele, aumento de capital, de ambos os lados. (LIST, 1983, p.158). O comrcio deriva das manufaturas e da agricultura, e nenhuma nao em nossos dias conseguir alcanar um nvel considerado de comrcio interno e externo, se antes no tiver conseguido implantar em seu solo esses dois setores bsicos de produo, e no os tiver levado a alto grau de desenvolvimento. (LIST, 1983, p.176).

Na defesa da unio das foras produtivas, List afirmava, ainda, que o trabalhador deveria no apenas possuir fora fsica, como tambm aptides
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 21

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

intelectuais. O autor no acreditava que a valorizao do trabalho braal pudesse estar acima do conhecimento, defendendo abertamente em seu livro acreditar que os trabalhadores deveriam possuir formao, o que garantiria, de fato, a prosperidade de uma nao:
Alm disso, assim como a manufatura, age beneficamente no desenvolvimento das forcas intelectuais da nao, da mesma forma essas atuam no desenvolvimento da fora fsica do trabalho, proporcionando aos trabalhadores meios de diverso e estmulos para exercerem suas faculdades e oportunidade para utilizao delas. um fato incontestvel que, em Estados manufatureiros florescentes, o trabalhador, independentemente do rendimento que aufere do uso de maquinarias e ferramentas mais perfeitas, apresenta uma produo diria muito superior do que em paises puramente agrcolas. (LIST, 1983, p.140).

O Estado alemo durante o sculo XIX, adotou uma postura diferente de grande parte das naes agrcolas, se mostrando a favor do pensamento vigente nas naes industrializadas no que se refere educao. Havia incentivo por parte do governo educao, visando transformar os alunos em profissionais disciplinados, propagar a tica e a moral entre os estudantes, alm de afast-los de certas doutrinas, como as propagadas pelos socialistas. Vnia Cury nota que:
Dentre as vrias medidas tomadas em prol do desenvolvimento econmico, aquelas concernentes educao proporcionaram alguns dos resultados mais duradouros. (CURY, 2006, p. 41).

Outro fator de importncia relevante para o desenvolvimento de um pas, tambm defendido nas ideias listianas, era a existncia de sistema de transportes bem desenvolvido. Dessa forma, afinal, as foras produtivas ficariam mais unificadas e as trocas comerciais entre os pases seriam facilitadas. No caso alemo, as ferrovias tiveram um papel significativo na integrao nacional, sobretudo devido ao grande apoio dado por parte do Estado, conforme diferentes autores acrescentam:
... o Estado alemo atuou firmemente em todos os segmentos articulados ao crescimento econmico, desde a implantao de uma rede ferroviria eficiente, passando pela formao de polticas de incentivo industrial, ate o esforo realizado para dotar o pas de centros educacionais de excelncia, em todos os nveis. (CURY, 2006, p.41). List o mais relevante sobre esse tema. A maioria dos que o conhecem pensam nele quase exclusivamente em termos delivre comrcio x protecionismo, mas List foi tambm o principal terico do segundo ciclo industrial, baseado no ao e nas ferrovias. Ele entendia claramente que a economia teria que avanar por meio de redes de ferrovias, em escala nacional, continental e transcontinental, para o que projetou tais redes para os EUA e a Alemanha. (LIEBIG, 2009).
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 22

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

Dessa forma, percebe-se que o desenvolvimento da Alemanha e sua posterior industrializao ocorreram de acordo com as ideias listianas, sobretudo nas referentes produo. Afinal, foi aps integrar suas foras produtivas, melhorar seu sistema de transporte e aperfeioar seu comrcio interno que o Estado alemo pode emergir, abandonando sua condio atrasada e essencialmente agrcola. Vnia Cury explicita isso em seu trabalho:
No lugar de uma economia amplamente assentada sobre a agricultura e o artesanato, havia sido erguida uma sociedade industrial complexa, na qual os novos segmentos de ponta como a qumica e a eletricidade destacavam-se empresas altamente qualificadas em termos tcnicos e organizacionais. No meio dessas grandes transformaes, mantinha-se uma estrutura poltica que procurava combinar, segundo critrios muito prprios, uma aristocracia agrria ainda em pleno vigor e um projeto de modernizao econmica em bases capitalistas. (CURY, 2006, p. 92).

Tendo j se fortalecido internamente, era importante desenvolver seu comrcio com outros Estados, o que nos leva a uma anlise da dinmica internacional de trocas e, tambm, de como a Alemanha escolheu se posicionar frente a ela.

A DiViSO INTERNACiONAL

DO

TRABALHO

Uma anlise mais abrangente do sculo XIX nos leva questo de como funcionava a dinmica econmica entre os Estados alm dos limites do continente europeu. O predomnio ingls a nvel internacional, possvel por sua supremacia naval, era evidente e, conforme tentaremos analisar, um grande propulsor das relaes que estavam se formando. Quando se trata das relaes de um Estado com outros, List diz:
A diviso do trabalho regida pelo comrcio interno ou nacional, e a cooperao das foras produtivas, pelo comrcio internacional. Contudo, a cooperao internacional das foras produtivas muito imperfeita, na medida em que pode ser interrompida com frequencia (...). Embora seja a mais importante (a cooperao internacional), na medida em que atravs dela as diversas naes do mundo se relacionam umas com as outras, a menos importante no tocante prosperidade de toda nao individual que j atingiu um estgio avanado de civilizao.(...) A diviso do trabalho, tanto a nacional quanto a internacional, determinada sobretudo pelo clima e pela natureza. (...) Evidentemente, os pases mais favorecidos pela natureza, no que diz respeito quer a diviso nacional do trabalho, quer a diviso internacional, so aqueles cujo solo produz os bens de primeira necessidade mais comuns, da melhor qualidade e na maior quantidade, e cujo clima for mais propcio
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 23

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

para o trabalho fsico e intelectual estes so os pases localizados na zona de clima temperado; com efeito, nesses pases que prospera de modo peculiar a fora manufatureira, mediante a qual a nao no somente atinge o mais alto de grau de desenvolvimento intelectual, social e poltico, mas tambm adquire condies para fazer com que os pases de clima tropical e de civilizao inferior dependam deles(LIST, 1988, p.114)

Embora tenha acertado no fato de que um Estado precisa fortalecer sua economia interna por meio de prticas protecionistas antes de partir para as relaes internacionais (questo ncleo da teoria listiana), List, em 1841, foi incapaz de superar a viso determinista de seu tempo e analisar os fatos que se apresentavam a respeito do desenvolvimento dos Estados naquele sculo. O que se observa na Alemanha na primeira metade do sculo XIX uma economia e populao de carter predominantemente e essencialmente agrrio. Com exceo da regio ao Norte, nos vales do Reno e do Elba, a Alemanha estava em conformidade com a maioria dos grandes Estados europeus onde quatro em cada cinco habitantes eram camponeses (HOBSBAWN, 1978, p.27). Outro fato fundamental que a Alemanha tambm, assim como os demais pases, dependia da importao de bens manufaturados da Inglaterra, primeira economia industrial do mundo e que, em 1851, j tinha metade de sua populao vivendo em cidades (CURY, 2006, p.15). A verdade que a Inglaterra no era somente a primeira economia industrial e sim a nica. De seus escritrios na City (Londres), grandes companhias de comrcio e navegao e poderosas instituies financeiras comandavam uma intricada rede de intercmbio e investimentos, que cobria praticamente o mundo inteiro. E foram justamente esse companhias e instituies que modelaram as relaes externas da Gr-Bretanha, em todo o sculo XIX. (CURY, 2006, p.23). Mais do que isso. O que foi modelado aqui foram as relaes comerciais do mundo inteiro, todas em libra-esterlina, que se tornou a maior divisa daquele tempo. Como a capacidade de obter emprstimos e financiamentos no mercado externo de cada pas est diretamente relacionada com a sua competncia em obter divisas, o que se observa que a venda de produtos no mercado externo foi, durante todo o sculo XIX, o principal mecanismo para aquisio de divisas (CURY, 2006, p.23). Dessa forma, cada pas concentrou-se em faze-lo com o produto que melhor produzisse e que lhe garantisse um supervit. Dentro desse raciocnio possvel ver o exemplo do Brasil, que, depois da decadncia do acar e do algodo, dedicou-se a buscar um novo produto agrcola que pudesse servir para reintegrar sua economia ao comrcio internacional em meados do sculo. Ainda que List afirme que A fim de impedir a contnua depreciao da capacidade agrcola de uma nao, (...), no existe
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 24

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

outro meio melhor do que estabelecer um poderio manufatureiro interno, pelo qual o aumento da poupulao possa ser carreado para a manufatura, e gerada uma demanda maior para os produtos agrcolas, pela qual consequentemente o cultivo de reas maiores possa tornar-se mais rendoso, e o agricultor possa ser induzido e encorajado a auferir da terra a maior quantidade possvel de porduo excedente. (LIST, 1988, p.111), num pas sem tcnica e que no dispunha de capitais excedentes que pudessem ser investidos para propiciar alguma autonomia tecnolgica ou mesmo diversificao econmica, a opo encontrada foi o caf. (FURTADO, 2007, p.165) O que se observa na Alemanha no nada diferente disso. H, sim, um certo desenvolvimento manufatureiro mas o que se pode notar em suas exportaes outra situao:
While Britain, France and the United States became more firmly integrated into the international economy in this decade (1850), Germany lagged behind. In exports, developments before 1850 especially gave little cause for satisfaction, not least because of the crisis in the linen industry. It was unprocessed foodstuffs and agricultural produce which retained their significance among exports. () Fully manufactured items formed only 18 per cent of all exports: this analysis of foreign trade shows up the fairly severe degree of backwardness in German development.(FONTANA, 1973, p.112-113)

Diante desse fato fica claro que List, ainda que tenha tido um desenvolvimento terico que estava correto, especialmente ao defender as diferentes etapas pelas quais um Estado passaria antes de se tornar uma economia integrada internamente, pecou ao no analisar os dados que os Estados demonstravam, muitos deles que revelavam que at a prpria Alemanha avanava na industrializao de forma muito lenta e ainda no tinha deixado para trs a exportao de matrias-primas. Alm disso, notvel que o processo de mecanizao da produo alem se deu por meio de importao de bens de capital ingleses e no foi autnoma, com tecnologia prpria:
German producers and consumers benefited directly from the efficiency of British sellers. In 1849 German cotton-weavers bought 62 percent of their yarn from abroad. British capital goods were especially important in the establishment of German industry. The first German railways from 1835 on, for instance, were largely equipped with British engines, wagons and rails. (FONTANA, 1973, p.83)

Enquanto isso, a expanso comercial inglesa continuava ocorrendo no ultramar, baseada no prevalecimento na troca de produtos primrios por bens manufaturados e servios. O que se observa no incio do sculo que:
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422

25

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

Industrialization in Britain soon exposed her limited range of natural resources and her growing inability to feed a rapidly growing population() The growing pressure of industrial demand on the centres natural resources and supplies of foodstuff and raw materials, and the resulting tendency towards rising prices, prompted a search for cheaper supplies in the periphery (KENWOOD; LOUGHEED, 1971, p.134)

Deve ficar claro, no entanto, que mesmo que o contato inicial com os recm-formados Estados ultramarinos, fossem eles de domnio formal britnico ou de subordinao informal, tenha se dado em uma base matrias primas por bens manufaturados, esses elementos de troca no seriam os mesmos perpetuamente, ainda que as relaes de dependncia se mantivessem.
A vinculao do mundo desenvolvido com as chamadas reas ultramarinas, em termos de trocas de bens industriais e servios por matrias-primas e alimentos, foi um dos traos mais marcantes e duradouros do padro de relaes internacionais estabelecido pela Gr-Bretanha e foi seguido de perto pelas demais portncias industriais. As mudanas ocorridas dentro desse padro, uma vez restritas, simplesmente, substituio dos tipos de produtos que eram trocados, significaram que a linha divisria entre desenvolvimento e subdesenvolvimento era mais do que um limite transitrio no plano das relaes internacionais.(CURY, 2006, p.37)

importante notar que quando List afirma que Uma nao que s possui agricultura um indivduo que em sua produo trabalha com um brao s. O comrcio constitui apenas o meio de troca entre a produo agrcola e a produo manufatureira, e entre os diversos setores destas. Uma nao que troca produtos agrcolas por artigos manufaturados estrangeiros um indivduo com um brao s, sustentado por um brao estrangeiro. (LIST, 1988, p.113) ele estava correto. O erro dele foi apostar que apenas os Estados europeus e os Estados Unidos seriam capazes de se tornar economias agromanufatureiras-comerciais integradas. Ao fazer isso, ele ignorou que:
The nineteenth century world economy is best viewed as composed of a centre and a periphery, with growth at the centre building up economic pressures tending to diffuse the development process to the periphery. Initially, Britain stood at the centre of this growth process, but as the century progressed, Europe, and in particular North-west Europe, came to play a large part in fostering the spread of economic development overseas. Britains central role in the world economy during these years rested on a technological revolution that began in the second half of the eighteenth century, and continued between 1820 and 1880 to transform a predominantly agrarian economy into the worlds first industrial nation. But imitators were not lacking and, partly through a flow of capital and skilled labour from Britain, the new
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 26

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

industrial technology spread first to Europe and then to the United States, so that by the 1870s, when Britains rate of industrial growth begun to slow down, these other countries begun to play their part in the process of transmitting growth to the less developed regions of the world. (KENWOOD; LOUGHEED, 1971, p.134)

Dessa forma, fica claro como a integrao do comrcio internacional foi, de fato, um processo guiado pelas necessidades iniciais inglesas e como esse movimento foi essencial para a expanso da economia industrial pelo mundo, ao contrrio do que acreditava List. No final das contas, de fato todos os Estados No tocante a economia, devem passar pelos seguintes estgios de desenvolvimento: barbrie inicial, estgio pastoril, estgio agrcola, estgio agro-manufatureiro, e estgio agromanufatureiro-comercial. (LIST, 1988, p.125). E uma das formas de se passar por esses estgios era fortalecendo seu comrcio com outros Estados. De que forma a Alemanha escolheu fazer isso ser visto a seguir.

COMRCiO EXTERNO
Saindo do mbito das relaes de todos os Estados, e buscando um enfoque de como a Alemanha optou por se inserir nesse contexto, relevante notar que List, ao abordar os assuntos que tangem a diviso do trabalho, afirma que: A diviso do trabalho regida pelo comrcio interno ou nacional, e a cooperao das foras produtivas, pelo comrcio internacional.(List, 1988, p.114) No que relativo ao comrcio internacional, ele fez duras crticas escola clssica livre cambista. List enxergava o protecionismo como a melhor forma de alcanar o fim especfico da construo de uma nao forte que possa a vir comerciar em um mundo com livre comrcio de forma ativa e favorvel. Ao apresentar sua viso acerca do livre comrcio ele foca a utilidade do mesmo apenas quando for realizado entre naes com poderio econmico semelhante. List foi um defensor do protecionismo educador no sentido de fortalecer economicamente a nao para que a mesma pudesse figurar de forma ativa e segura no comrcio internacional, como foi observado por Anson-Meyer (1982):
Contrairement ce dont on laccuse souvent, List na jamais prne le protectionnisme comme un principe gnral de politique conomique. Pour lui, il ne sagit que dune ncessit historique impos par la mise en place dune socit industrielle (ANSON-MEYER, 1982, p.165). [...] nas atuais condies do mundo, o resultado da liberdade geral de comrcio no seria uma repblica universal, mas, pelo contrrio, uma sujeio total das naes menos adiantadas supremacia da potncia industrial, comercial e naval atualmente dominante. (List, 1983, p. 93)
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 27

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

Alm disso List ainda afirma que a cooperao internacional das foras produtivas imperfeita:
Contudo, a cooperao internacional das foras produtivas muito imperfeita, na medida em que pode ser interrompida com frequencia (...). Embora seja a mais importante (a cooperao internacional), na medida em que atravs dela as diversas naes do mundo se relacionam umas com as outras, a menos importante no tocante prosperidade de toda nao individual que j atingiu um estgio avanado de civilizao. (...)(List, 1988, p.114)

List chamou ateno tambm para o fato de que o comrcio exterior no pode ser tratado simplesmente por uma lgica individualista. Segundo ele o Estado necessrio na utilizao da poltica comercial como meio de aumentar a capacidade e desenvolver as foras produtivas nacionais no sentido de gerar maior prosperidade nao, segundo estratgias deliberadamente traadas de desenvolvimento. List no desenvolvimento de sua teoria no deixa dvidas de que a condio essencial para o desenvolvimento nacional a industrializao, e acrescenta que:
Uma nao que troca produtos agrcolas por artigos manufatureiros estrangeiros um indivduo com um brao s, sustentado por um brao estrangeiro (List, 1983, p. 113).

O sistema protecionista, na medida em que constitui a nica maneira de colocar as naes ainda atrasadas em p de igualdade com a nao predominante (a qual, alis, nunca recebeu da Natureza um direito perptuo ao monoplio industrial, seno que apenas conseguiu adiantar-se s demais em termos de tempo), esse sistema protecionista, considerando sob este ponto de vista, apresenta-se como meio mais eficaz para fomentar a unio final das naes, e, portanto, tambm para promover a verdadeira liberdade de comrcio. (List, 1983, p. 93) List ainda considera como fator determinante da diviso do trabalho o clima e a natureza:
A diviso do trabalho, tanto a nacional quanto a internacional, determinada sobretudo pelo clima e pela natureza. (...) Evidentemente, os pases mais favorecidos pela natureza, no que diz respeito quer a diviso nacional do trabalho, quer a diviso internacional, so aqueles cujo solo produz os bens de primeira necessidade mais comuns, da melhor qualidade e na maior quantidade, e cujo clima for mais propcio para o trabalho fsico e intelectual estes so os pases localizados na zona de clima temperado; com efeito, nesses pases que prospera de modo peculiar a fora manufatureira, mediante a qual a nao no somente
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 28

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

atinge o mais alto de grau de desenvolvimento intelectual, social e poltico, mas tambm adquire condies para fazer com que os pases de clima tropical e de civilizao inferior dependam deles(List, 1988, p.114)

Porm fcil notar o erro do raciocnio de List usando o Brasil como exemplo: Ainda que List afirme que A fim de impedir a contnua depreciao da capacidade agrcola de uma nao, (...), no existe outro meio melhor do que estabelecer um poderio manufatureiro interno, pelo qual o aumento da poupulao possa ser carreado para a manufatura, e gerada uma demanda maior para os produtos agrcolas, pela qual consequentemente o cultivo de reas maiores possa tornar-se mais rendoso, e o agricultor possa ser induzido e encorajado a auferir da terra a maior quantidade possvel de porduo excedente. (List, 1988, p.111), num pas sem tcnica e que no dispunha de capitais excedentes que pudessem ser investidos para propiciar alguma autonomia tecnolgica ou mesmo diversificao econmica, a opo encontrada foi o caf. (Furtado, 2007, p.165) Podemos concluir que embora tenha ocorrido certos equvocos no desenvolvimento da teoria listiana, a mesma foi a base do desenvolvimento industrial alemo, com forte interveno estatal, no qual o mercado interno ganhou importncia significativa.
Comparada com a da Inglaterra e da Frana, a industrializao alem foi tardia, rpida e completa. As unidades econmicas eram grandes e a interveno do Estado, extensa.(HERF,1993 p.35)

Agora que j ficou definido a forma como a Alemanha foi formada e como suas relaes internas e externas possibilitaram seu desenvolvimento at um dos Estados mais influentes no sculo XIX, essencial fazer uma avaliao de como essas mudanas afetaram as relaes entre classes e de como isso mudou a estrutura da fora de trabalho.

FORA

DE

TRABALHO

A Revoluo quando atingiu a Alemanha j estava fomentada em outros Estados como a Inglaterra, o que a deixou em uma situao, cujo desenvolvimento deveria ser cercado por polticas que acelerassem o processo para equiparar-se com outras potncias:
Gran parte de estas polticas, sobre todo em El caso de alemania, eran sintomas del deseo apasionado por organizar y acelerar el processo del terreno perdido.(LANDES,1979,p.169)
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 29

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

Uma singularidade alem foi a intensa participao do Estado( juntamente com o capital privado) na industrializao.Essa ajuda estatal promoveu a criao de centros de ensino (Universidades e cursos tcnicos) de excelncia, o que foi fundamental para o avano tecnolgico alemo:
Pero desde que La cincia empez a ateciparse a la tcnica- y em parte esto ya comenz a suceder hacia 1850-60- la educacin formal se converti em um importante recurso industrial.(LANDES,1979,p.169)

Com essa interao entre cincia e indstria, houve o incremento da produo industrial, cuja mo de obra braal era composta por simples trabalhadores que viviam e trabalhavam em pssimas condies. Esse acrscimo de produo proporcionou o aumento de demanda por produtos agrcolas, gerando renda para produtores, em conseqncia, consumo de manufaturados e dessa forma maior lucro para os Empresrios. A partir desse ponto List afirma que: Chega-se assim condio de poder oferecer melhores salrios, requerendo-se consequentemente mais trabalho e maior rendimento para justificar tais aumentos salariais (LIST,1841,p.140). Mas List no previu que haveria uma cartelizao, em muito impulsionada pelos efeitos da crise que se revelava em 1873, dos setores pesados da indstria alem.
Os cartis possuam como objetivo principal imediato a criao de um nvel de preos monopolista, favorvel aos seus membros.(CURY,2006,p.60)

Princpios observados em uma economia que apresenta setores cartelizados vo de encontro deduo de List: ... ao se estabelecer em um pas um potencial manufatureiro, aumentam em proporo igual todas as foras intelectuais da nao, suas rendas,... (grifo meu). Uma vez que como a teoria econmica nos ensina, no caso de monopolistas atuando em um mercado, haver apenas a maximizao dos interesses (lucros) dos proprietrios de oligoplios. Ainda que List tenha idealizado ao longo de sua obra que ao alcanar determinado avano industrial e intelectual haveria, consequentemente, uma situao de bem estar entre o proletariado e os donos do capital, havendo trabalho para toda classe de trabalhadores, devido aos avanos tecnolgicos, isto no aconteceu na Alemanha, como era de se esperar, uma vez que os empresrios buscam maximizar seus lucros e a partir da, exigirem maior produtividade e tentar remunerar sempre o mnimo possvel para manter a produo, culminando em enfrentamentos de classes. O que no se trata de uma confirmao da teoria marxista, apenas uma anlise sobre os comportamentos racionais das classes.

WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422

30

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

Essas divergncias entre classes acabaram por fazer surgir e fortalecer os sindicatos e partidos, alguns de carter socialista, como o Partido Social Democrata, que pregava a unio da classe trabalhadora contra as injustias burguesas, um claro discurso marxista, e, visavam reconstruo da sociedade subjugando o capitalismo em prol do ideal do socialismo. Havia tambm os sindicatos Cristos e Hirsch- Duncker, este se List tivesse a chance de ver o desenvolvimento industrial alemo, de certo, apoiaria suas intenes, uma vez que no instigariam a luta de classe, mas sim, uma conciliao de seus interesses:
Ns nos distinguimos dos sindicatos socialdemocratas pelo princpio da neutralidade poltica, pelo fato de que colocamos como base de nossa proposta, em vez da luta de classes e da demanda marxista pela socializao da propriedade, o acordo com os patres na forma de contratos de trabalho, e porque encaramos a nao como nossa verdadeira fundao(CURY, 2006, p.86)

O movimento que ganhou mais destaque foi o social democrata e a partir de exigncias por melhores condies de trabalho, remunerao. O Estado agiu como ponte entre as partes envolvidas, promovendo a criao de leis trabalhistas, fundos de contribuio mas, sempre com a preocupao de no onerar demais o cofre dos empresrios. De certo modo, essas aes acabaram por melhorar a condio do trabalhador e, consequentemente, sua produo aumentou:
As leis de seguridade tem influenciado as condies de vida das classes trabalhadoras, pois estas ficaram livres da ansiedade em caso de doena, invalidez ou acidente. No se pode negar que, em muitos casos, o sentimento de confiana dos trabalhadores aumentou sua produtividade e sua eficincia (CURY,2006, p.89)

Concomitante ao progresso industrial encontrava-se o avano de tticas e poderio militar: A revoluo industrial na Alemanha estava criando um nmero maior de empresas de grande porte, como o conglomerado Krupp de ao e armamentos, que davam ao estado prussiano- alemo sua fora tanto militar como industrial. (KENNEDY, 1989, p.184), o que num mundo polarizado pelas grandes potncias em busca de novos mercados (Novo Imperialismo), tornar-se-ia um barril de plvora. Nessa fase, a guerra pode ser enxergada como um apndice para uma maior dominao de reas africanas e asiticas, uma vez que, assim as potencias europias poderiam exportar seu excedente de capital e de produtos, alm de redefinir suas reas de influencia.
Todo ello reforz, a La vez que se vio reforzado, por stas; y ls dos formas de competncias se fundieron em esta nsia final por tierras y em bsqueda de esferas de influencia que se han venido em llamar El Nuevo Imperialismo(LANDES,199,p.262)
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 31

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

O que nos mostra que a preocupao sobre consequencia de fatores negativos externos, tais como, guerras e devastaes do territrio [...] naes regrediram sculos. (LIST,1841,p.197), um tanto quanto exagerada, visto que,durante o perodo de guerras ocorre uma maior demanda do prprio Estado para suprir as necessidades das tropas em combate e da populao que se v suprimida da possibilidade de adquirir determinados produtos. Dessa forma, o Estado tem que aumentar a produo da indstria txtil, agrcola e de setores pesados como do ao, carvo, alm de investir em criao de novos meios de locomoo entre postos de guerra, meios de distribuio de vveres:
... no haveria maior utilidade em recrutar um fora de mio milho ou 1 milho de homens, se no fosse possvel trein-la, aliment-la, vesti - l e arm-la adequadamente e transport-la para a zona de batalha decisiva . E seria um desperdcio ainda maior de homens e recursos se o comandante do exrcito no pudesse comunicar-se com as massas em jogo, e control-las.(KENNEDY,1989,p.181)

Em suma, List no imaginava que haveria cartelizao de alguns setores industriais alemes, alm de no relevar aspectos positivos da guerra, como a demanda que ela geraria.

CONCLUSO
Aps o levantamento de algumas hipteses que englobaram os diferentes aspectos envolvidos na formao da supremacia econmica alem no final do sculo XIX e tendo feito a comparao das ideias listianas com a de outros autores, pudemos chegar a algumas concluses sobre o que se passava na Alemanha nesse perodo e como ela foi unificada e elevada a condio de Estado hegemnico no final do sculo. A respeito da existncia de uma nao alem, tanto prezada por List em todos os momentos e considerada a chave para um grande Estado, ficou claro que a noo de nacionalidade no era verdadeira na Alemanha, e que a unificao poltica se deu muito mais em consequencia da necessidade de unio econmica para criao de um poder econmico real do que por um sentimento nacional de unio. Foi essencial notar que esse poderio econmico veio acompanhado de um grande desenvolvimento de sua fora militar. List j dizia que A nao deve possuir poderio suficiente, na terra e no mar, para defender sua independncia (LIST, 1988, p.124). Uma reflexo a respeito do porque isso teria ocorrido nos leva
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 32

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

ao fato que, antes territorialmente dividida e com razes feudais profundas, ainda que a unificao do territrio tenha se dado, no houve uma revoluo social na Alemanha. Assim, quando se observa o processo de industrializao e como ele contou com a firme adeso do setor pblico, no estabelecimento de diretrizes polticas e no controle efetivo de diversos segmentos da atividade produtiva. (CURY, 2006, p.64), o que se observou foi o fortalecimento da antiga aristocracia agrria e a sua aproximao com os grupos empresariais mais poderosos. A partir desse vnculo de interesses econmicos e polticos o que se observou foram aes do Estado que defendiam os interesses dessas elites e que prezavam a busca por uma estabilidade interna, impedindo o afloramento da questo camponesa. A adoo de polticas protecionistas em defesa da indstria e a implatao de medidas de bem-estar social, para atender certas reinvidicaes das camadas mais populares (CURY, 2006, p.67) revelam,mais uma vez, como o intervencionismo estatal possibilitou que a Alemanha se desenvolvesse at onde se desenvolveu. A unio das foras produtivas dentro do Estado, portanto, ainda que seguisse o que List afirmou A fora produtiva da riqueza infinitamente mais importante do que a riqueza (LIST, 1988, p.97), se deu mais por uma unio que era imposta pelo Estado em defesa dos interesses econmicos que garantiam, ao mesmo tempo, os interesses polticos da aristocracia agrria. Ficou esclarecido, tambm, a cada tpico, como a formao econmica alem no sculo XIX s vezes esteve em conformidade com o que List acreditava ser o melhor caminho para a formao de potncias. O que ficou claro, no entanto, foi que List esteve muito preso s ideias de seu tempo. Embora isso possa parecer contraditrio, uma vez que sua teoria foi pioneira em ir contra a doutrina da escola clssica, dominante e nica na poca, a priso de List se deu em outro aspecto. Ele foi incapaz de observar os dados que tinha a seu dispor e, por meio de uma comparao com o que vinha ocorrendo na Inglaterra e no Estados Unidos at aquele momento, prever que muitas das naes se industrializariam e que o desenvolvimento econmico alemo no necessitava de uma nacionalidade forte. Dessa forma, ento, a Alemanha fortaleceu sua economia e tornou-se a principal potncia econmica do sculo XIX. Sada de graves crises do incio do sculo conseguiu desenvolver-se com base em um projeto de Estado, que foi o grande fomentador que possibilitou Alemanha chegar ao ltimo estgio, de Estado agromanufatureiro-comercial.

WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422

33

Artigo

A Economia Alem no Sculo XIX e as Ideis de Friedrich List

Esse mesmo Estado, no entanto, por suas ambies militares e polticas acabaria por levar a Alemanha s duas guerras no sculo seguinte, que comprometeram de modo dramtico o prosseguimento do desenvolvimento. No fosse, porm, pelas bases que haviam sido deixadas e pela tradio que se criou, de unio entre iniciativa privada e Estado, mesmo com toda a ajuda que recebeu aps 1945, a Alemanha no teria sido capaz de voltar a erguer prosperidade dentro do pas.

REFERNCiAS
ANSON-MEYER, Monique. Friedrich List: un conomiste du dveloppement au XIX sicle. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. 1982. CURY, Vania Maria. Desenvolvimento industrial da Alemanha: 1870-1914- uma abordagem histrica. Rio de Janeiro UFRJ, 1996 CURY, Vnia Maria. Histria da industrializao no sculo XIX. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 FONSECA, Pedro Cezar Dutra. O pensamento econmico alemo no sculo XIX. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2000. FONTANA, Collins. The Fontana Economic History of Europe The Emergence of Industrial Societies-1.Gr-Bretanha: Editor Carlo M. Cipolla, 1973. FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. HEILBRONER, R.L. Introduo Histria das Idias Econmicas. Rio de Janeiro: Zahar, 1969 HERF, Jeffrey. O Modernismo Reacionrio. Tecnologia, Cultura e Poltica na Repblica de Weimar e no Terceiro Reich. SP/Ensaio, Campinas/UNICAMP, 1993. HOBSBAWM, Eric J. Da Revoluo Industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1978. HUGON, Paul. Histria das Doutrinas Econmicas. So Paulo: Atlas, 1989 KENWOOD, A.G., LOUGHEED, A.L. The Growth of the International Economy 18201960. Nova York, HarperCollins Publishers Ltd, 1971 LANDES, David. Progresso Tecnologico y Revolucion Industrial. Madrid: Technos,1979. LIEBIG, Michael. List, Schumpeter e Lautenbach: uma viso mais ampla da economia. LIST, Georg Friedrich. Sistema nacional de economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. NASCIMENTO, Benedicto Heloiz. Desenvolvimento e dependncia no sistema nacional de economia poltica de Frederic List. So Paulo, 2003. NUNES, Rubens. Instituies e Teoria no Pensamento Econmico das Primeiras Dcadas do Sculo XIX. So Paulo.
WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422 34

Artigo

Pinto, B.H.T.; Santana, D.O.; Alves, D.J.P.D,; Silva, J.F.O.; Fernandes, V.L.D.

PEREIRA, Luciene Maria Pires; MENEZES, Sezinando Luiz. Sobre idias e instituies: a riqueza das naes ou a riqueza da nao? As idias de Adam Smith e Friedrich List sobre o desenvolvimento do capitalismo. Maring, Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 2008. VIEIRA, Clarice Menezes.A Formao Do Estado E Do Mercado Nacionais Alemes: Uma Perspectiva Histrica. Rio de Janeiro: 2006.

WOLFIUS | Rio de Janeiro, v.1 n.3 p.9-35, jan./jun. 2012 | ISSN 2236-9422

35

You might also like