You are on page 1of 26

O natural como valor: uma anlise das prticas sociais e significados de natureza articulados aos produtos orgnicos Camila

Midori Moreira UNICAMP-SP

Resumo O presente trabalho visa analisar as prticas sociais e significados de natureza que se confrontam na construo da categoria produto orgnico em alguns locais de produo e comercializao desses produtos no Municpio de Campinas-SP. Entre as dcadas de vinte e trinta, em meio aos debates sobre alternativas agrcolas no contexto euro americano e japons, nasce o conceito de agricultura orgnica no cenrio intelectual mundial. Tal conceito foi introduzido no Brasil na dcada de setenta, inicialmente por pequenos circuitos de produo e consumo alternativos, e no decorrer dos anos, passou a ganhar espao, at ser apropriado pela agroindstria, em consequncia da expanso de um mercado de produtos saudveis. Este processo, em que o mercado se apropria de prticas da agricultura orgnica, no ocorre sem disputas. O texto, inspirado em uma bibliografia sobre cultura material, pretende focalizar nos objetos orgnicos com o intuito de analisar os campos semnticos articulados a tais mercadorias. Palavras-chave: Cultura Material, Natureza, Pureza

Introduo Na introduo do livro A vida social das coisas (2006, primeira publicao em 1986), Arjun Appadurai faz uma importante defesa do retorno dos estudos sobre cultura material na antropologia. Dentre uma longa discusso sobre a diviso ontolgica entre objetos e humanos, e como significados e relaes sociais so construdos na articulao entre pessoas e coisas, o autor revisa abordagens tericas que construram paradigmas e orientaram o tratamento dos objetos nas cincias sociais. Aps explicitar o conjunto de pressupostos das teorias do valor criadas por Simmel e pela teoria marxista, Appadurai defende um mtodo para o estudo dos objetos: que eles sejam compreendidos em

Trabalho apresentado na 28. Reunio Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 02 e 05 de julho de 2012, em So Paulo, SP, Brasil.

movimento. Analisar os objetos em sua movimentao, seguindo-os em suas trajetrias, o que poderia nos dar a dimenso de seus diferentes regimes de valor. Appadurai destaca que o valor contextualmente construdo, e que conforme a cultura, os agentes e o tempo, a escala de valor de um objeto se transforma. Perseguir os objetos em suas trajetrias poderia desfetizar as formas de criao de valor e de mercadorias. Soma-se a isso, que a observao da materialidade dos produtos permitiria depreender os contedos culturais que so comunicados com os objetos, j que toda produo culturalmente concebida, e todo produto um signo materializado (MILLER, 1998). Tendo como foco da anlise objetos definidos como produtos orgnicos, o presente texto procura delinear as redes sociais, que so redes de sentidos, constitudas por meio da dinmica desses produtos. Seu objetivo principal descrever prticas sociais e significados referentes natureza articuladas aos produtos orgnicos, interrogando as nuanas de aes e projetos culturalmente produzidos, que circulam na rede por eles configurada. Para isso, procurou-se discutir uma bibliografia sobre o surgimento da agricultura orgnica, para depois analisar a definio desses produtos no texto legal que regula a produo nacional. Em seguida, conforme a proposta de Arjun Appadurai, apresentada uma etnografia que buscou perseguir estes produtos em um circuito de produo e comercializao. Como afirma Appadurai (2008):
(...) embora de um ponto de vista terico atores humanos codifiquem as coisas por meio de significaes, de um ponto de vista metodolgico so as coisas em movimento que elucidam seu contexto humano e social. (APPADURAI, 2008: 17)

A parte etnogrfica do texto fruto da observao de dois espaos de comercializao, a saber: a trajetria da produo ao consumo de produtos orgnicos nas entregas a domiclio do stio Yamaguishi; e os produtos orgnicos do supermercado Po de Acar localizado no distrito de Baro Geraldo do municpio de Campinas. Alm disso, foram utilizados materiais impressos e virtuais produzidos pelos atores desses locais de comercializao, com a finalidade de conhecer o modo como eles informam suas prticas. Por ltimo, importante considerar que este texto uma tentativa de delinear um campo de pesquisa, e anunciar reflexes que sero aprofundadas em um trabalho

posterior1. por tal motivo, que a parte etnogrfica do trabalho trar uma sensao de que est descolada do restante. No entanto, seu contedo no menos fundamental. Graas observao participante nos espaos enunciados acima, principalmente acompanhando um ciclo inteiro da colheita de um alimento at o consumo, que foi possvel compreender a movimentao das vidas que se articulam junto com estes objetos. 1. O que produto orgnico Entre as dcadas de vinte e trinta, em meio aos debates sobre alternativas agrcolas no contexto euro americano e japons, nasce o conceito de agricultura orgnica no cenrio intelectual. Tal conceito foi introduzido no Brasil, na dcada de setenta, inicialmente por ONGs e tcnicos agrcolas sob o nome de agricultura alternativa (EHLERS, 1999). No decorrer dos anos, o termo agricultura alternativa deu origem a outros nomes, entre eles agricultura orgnica e ecolgica, que a princpio reuniu grupos de agricultores familiares organizados em pequenos circuitos de comercializao e consumo alternativos na regio sul do pas. A partir dos anos 1990, a agricultura orgnica apropriada pela agroindstria, em consequncia da expanso de um mercado de produtos saudveis. Este processo, em que o mercado se apropria de prticas da agricultura orgnica, no ocorre sem disputas. Uma das controvrsias que existe em torno desses produtos reside nos preos elevados em que so vendidos ao consumidor, caracterizando-os como um mercado de produtos de luxo dedicados s classes altas. J outras correntes ligadas ao movimento de agricultura alternativa consideram os orgnicos como alternativa para uma produo agrcola mais ecolgica e socialmente mais justa. Atualmente, a categoria produto orgnico, no Brasil, inclui tanto alimentos frescos - frutas, verduras, gros, carnes, laticnios -, quanto processados - pes, molhos, massas, enlatados -, alm de vesturio e cosmticos. Segundo o website do Ministrio da Agricultura da Pecuria e do Abastecimento, os orgnicos so assim definidos:
Para ser considerado orgnico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produo orgnica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princpios agroecolgicos que contemplam o uso responsvel do solo, da gua, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relaes sociais e culturais.

Pesquisa desenvolvida no Programa de Ps Graduao em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas para obteno do titulo de mestre.

Na agricultura orgnica no permitido o uso de substncias que coloquem em risco a sade humana e o meio ambiente. No so utilizados fertilizantes sintticos solveis, agrotxicos e transgnicos.2

Estes produtos para serem comercializados como orgnicos, devem possuir a chancela de um selo pblico- o SISORG, Sistema Brasileiro de Avaliao de Conformidade Orgnica (ver figura 1), regulado pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA)- inscrito em sua embalagem. A obrigatoriedade deste selo foi fruto da implantao da Lei n 10.831 de 23 de Dezembro de 20033 que regulamenta a agricultura orgnica no pas. A obteno do selo se d por processos de fiscalizao dos sistemas de produo, realizados por empresas especializadas ou pelos prprios produtores4 que, obedecendo a regimentos internacionais e a leis nacionais, so responsveis por certificar a condio de orgnicos dos sistemas produtivos. Apesar de utilizarmos a legislao como material para anlise sobre os sentidos semnticos dos orgnicos, importante afirmar que estas definies esto em disputa. No momento da criao do texto legal havia segmentos sociais a favor e contra a criao do selo, j que este, em suma, representaria toda uma estrutura de controle do Estado por meio da padronizao das tcnicas agrcolas. A institucionalizao da agricultura orgnica, como veremos adiante, no foi um processo que ocorreu sem controvrsias polticas. A legislao brasileira define produto orgnico como:
Art.2 Considera-se produto da agricultura orgnica ou produto orgnico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgnico de produo agropecuria ou oriundo de processo extrativista sustentvel e no prejudicial ao ecossistema local.

O atributo orgnico no texto faz referncia a uma singularidade no regime de produo. Assim como certos produtos possuem uma inscrio simblica referente a um territrio, como o espumante Champagne ou o Queijo Minas (MENASCHE, 2010), a definio do produto orgnico faz meno a certas tcnicas que, por definio, no aferem perigo aos ecossistemas e que, por isso, carregariam consigo um conjunto de representaes e inscries simblicas referentes relao entre natureza e cultura.

2 3

Disponvel em: http://www.prefiraorganicos.com.br/oquesao.aspx. Acesso em Abril de 2012. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.831.htm. 4 No Brasil h as Organizaes de Controle Social (OCS) da qualidade, que permitem a venda dos produtos sem o selo, desde que de forma direta ao consumidor pelo produto, ou com o selo obtido pelo Sistema de Certificao Participativo de Garantia (SPG) realizado pelos agricultores associados em grupo. Explicarei estes processos de uma forma mais detalhada quando fizer o relato das feiras.

O artigo primeiro da lei tem o objetivo de definir esta singularidade do regime de produo:
Art.1 Considera-se sistema orgnico de produo agropecuria todo aquele em que se adotam tcnicas especficas, mediante a otimizao do uso dos recursos naturais e socioeconmicos disponveis e o respeito integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econmica e ecolgica, a maximizao dos benefcios sociais, a minimizao da dependncia de energia norenovvel, empregando, sempre que possvel, mtodos culturais, biolgicos e mecnicos, em contraposio ao uso de materiais sintticos, a eliminao do uso de organismos geneticamente modificados e radiaes ionizantes, em qualquer fase do processo de produo, processamento, armazenamento, distribuio e comercializao, e a proteo do meio ambiente.5

Apesar de o texto legal ser amplo ao nos fornecer uma definio positiva do que um sistema orgnico de produo, possvel destacar marcadores que delimitam suas fronteiras. Primeiro, as interdies claras quanto ao uso de organismos geneticament e modificados e radiaes ionizantes. O impedimento de tais tcnicas significativo, no sentido em que torna explcito que certas mediaes modificam a natureza de tal forma que ela no pode mais ser orgnica, mesmo que organismos geneticamente modificados possam ser cultivados sem agrotxicos6. .E segundo, a expresso: otimizao dos recursos naturais e socioeconmicos empregando, sempre que possvel, mtodos culturais, biolgicos e mecnicos, em contraposio ao uso de materiais sintticos, inscreve qualidades a mtodos que protegem a natureza em detrimento de outros, responsveis por coloc-la em risco (DOUGLAS, 1976). Na Frana os produtos orgnicos recebem o nome de Bio, cuja origem terminolgica bios, do grego, que significa vida. Nesse sentido, o campo semntico da categoria orgnico parece, invariavelmente, incluir o natural e o ecolgico em oposio aos materiais sintticos. Uma oposio natural/artificial subjaz a construo classificatria desses produtos. Mais do que isso, nesta oposio, o artifcio marcado pelo potencial de poluio: um tomate convencional, ou seja, cultivado com fertilizantes petroqumicos e inseticidas, no deixa de ser um tomate natural, no entanto, sua
5 6

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.831.htm Esta interdio no banal, j que varia conforme interpretaes. Em reportagem recente publicada no Le Monde Diplomatique Brasil de Fevereiro de 2011 o jornalista francs Phillipe Baque escreve: Em vigor h dois anos, uma nova regulamentao europeia permitiu 0,9% de organismos geneticamente modificados nos produtos orgnicos e o adiamento da aplicao de leis referentes ao uso de agrotxicos. Aliada produo em grande escala e por empresas do setor alimentcio, a medida colocou em xeque a prpria definio.

natureza parece contaminada. A contaminao e seu risco (DOUGLAS, 1976) so atribudos, assim, ao artifcio, que parte intrnseca da sociotcnica moderna e de sua apropriao do natural.

2. A institucionalizao do natural como nicho de mercado? Os processos de institucionalizao da agricultura orgnica so fenmenos recentes na histria dessas prticas agrcolas, e esto diretamente articulados criao de um mercado para estes produtos segundo defende Maria Fernanda de Albuquerque da Costa Fonseca em sua tese (FONSECA, 2005), como podemos ver na passagem:
Nas ltimas duas dcadas o setor de orgnicos foi transformado de redes locais de produtores e consumidores informalmente coordenadas para um sistema globalizado de comrcio formalmente regulado ligando, socialmente e espacialmente, locais distantes de produo, de comercializao e consumo. Vendas globais de produtos orgnicos certificados, embora com percentual pequeno das vendas totais de alimentos (menos de 1% at 10% dependendo do pas e do produto) fizeram dos orgnicos o segmento de mais rpido crescimento na indstria alimentar nos ltimos anos (cerca de 20% ao ano, entre 1997-2001). (FONSECA, 2005: 01)

A regulamentao da produo, processamento e da distribuio de orgnicos est associada a uma poltica de trocas globais. Na tese de Fonseca (2005) vigora uma crtica falta de padronizao das normas que regulamentam a produo orgnica, em que cada pas define seus parmetros legais, muitas vezes divergentes entre si, dificultando as trocas comerciais no sistema internacional. Por exemplo, para um produtor exportar seu produto orgnico para o mercado europeu, ele precisar contratar uma certificadora aceita pela UE7, no bastando que o produto seja considerado orgnico no Brasil. Se o mesmo produto for exportado para o mercado norte americano, ele precisar de uma nova auditoria de outra certificadora aceita nos EUA, e ter mais um selo em sua embalagem (ver a imagem 2 da embalagem do caf da Native). A standardization, termo em ingls utilizado para padronizao de parmetros legais e tcnicos de qualidade faz parte da engrenagem das trocas econmicas. Binsbergen (2005) defende que a inveno e adoo de certas tecnologias culturais seriam responsveis pelo aumento ou diminuio das dinmicas de trocas de objetos. Uma das tcnicas citadas pelo autor foi a da criao de moedas, cuja funo dar equivalncia aos objetos, assim como a prpria categoria commodities, cuja origem
7

No linguajar tcnico diz-se que a certificadora deve ser creditada, ou seja, reconhecida pela UE.

etimolgica remete ao comum, e cuja funo traduzir valores distintos em regimes equivalentes. Estabelecer a equivalncia entre coisas, segundo ele, o calculo que possibilita as trocas. Por isso, pensando nos orgnicos, diversas estratgias como a criao de selos de autenticidade, que atestam o cumprimento de normatividades internacionalmente aceitas, ou impostas, ou seja, a standardization desses produtos permite sua circulao pelo globo, j que significariam uma equivalncia de modelos de produo, e logo, dos produtos. O mercado mundial dos orgnicos certificados encontra-se em rpida ascenso, com crescimento mundial de 40% ao ano (BRASIL, 2007). Em 2004, este mercado movimentou US$ 26,5 bilhes, e a previso para o ano de 2010 foi a de que movimentasse US$63 a US$94 bilhes8 (BRASIL, 2007). No Brasil, apesar do registro lacunar de dados (BRASIL, 2007; ALLEMANN, 2010) sabe-se que, em 2004, os produtos orgnicos geraram mais de US$ 100 milhes, menos de 0,4% do valor mundial (BRASIL, 2007). O mercado de orgnicos cresce no pas, sendo possvel encontrar os produtos em diferentes canais de comercializao, como em grandes redes de varejo, como Po de Acar, Walmart e Carrefour9, em feiras e lojas especializadas, assim como cooperativas de consumidores (BRASIL, 2007). Alm disso, verifica-se notvel expanso recente da produo destinada a mercados internacionais. A brasileira Native, marca da Usina So Francisco para sua linha de produtos orgnicos, a maior produtora mundial de acar orgnico. No entanto, a usina, que pertencente ao grupo Balbo, tambm uma das indstrias paulistas que domina o mercado de acar refinado convencional. A diversificao da produo com a criao de linhas orgnicas de produtos claramente uma estratgia da corporao para o aumento de seu capital 10. Atualmente, a linha de orgnicos da Native inclui: caf, caf solvel, achocolatado, suco de laranja, leite de soja, azeite, cookies e granola, comercializados em larga escala na rede de supermercados Po de Acar. O nome da marca: Native- produtos da natureza faz referncia ao natural, como se a natureza estivesse contida nestes produtos. O caso do acar exemplifica, entretanto, dilemas desta produo que alvo de crtica de agricultores ecolgicos e consumidores naturalistas, que tendem a contestar um tipo de produo em larga escala, estruturada na monocultura, latifndio e exportao.
8 9

At o presente momento no dispomos de dados atuais que confirmem esta projeo. Estas redes possuem marcas prprias desses produtos, como a Taeq Orgnico do grupo Po de Acar. 10 Outras corporaes como a Coca Cola, a Batavo e a Nestl tambm possuem uma linha de produtos orgnicos.

3. O natural como movimento social? Se, por um lado, existe a expanso de um mercado mundial de produtos orgnicos certificados, por outro, apenas uma minoria de produtores brasileiros est ligada aos processos de certificao. De acordo com o ltimo Censo Agropecurio realizado pelo IBGE em 2006, dos 90.497 estabelecimentos que se declararam como produtores de orgnicos, apenas 5.106 so certificados11. As prticas da agricultura orgnica no so historicamente restritas ao surgimento dos marcos legais e institucionais, o que pode ser explicado pelo fato de que, desde sua origem, a agricultura orgnica surgiu como um movimento social que propagou ideias contrrias quelas que fundamentam prticas agrcolas apoiadas no uso de fertilizantes qumicos (EHLERS, 1999). O contexto brasileiro expressa bem estes desdobramentos, uma vez que, aqui, o surgimento da agricultura orgnica vinculou-se, historicamente, defesa da agricultura familiar e da produo natural. A agricultura orgnica tem suas origens nas dcadas de 1920 e 1930, nos contextos euro americano e japons, quando se deu o surgimento de movimentos e prticas agrcolas contrrios adubao qumica. Estudos em qumica inorgnica dos solos, e sua inter-relao com a nutrio de plantas, comearam a tomar corpo nas prticas agrcolas no final do sculo XIX (EHLERS, 1999), e foram responsveis por uma srie de transformaes nos manejos agropecurios, entre as quais a substituio de componentes biolgicos a utilizao de hmus e de esterco de animais, bem como a rotaes de culturas - pelos fertilizantes qumicos (EHLERS, 1999; ASSIS, 2002). Os movimentos de oposio, agrupados em quatro grandes vertentes - a saber: a agricultura biodinmica, orgnica, biolgica e natural -, constituram, na dcada de 1970, o que se intitulou agricultura alternativa. O surgimento da agricultura orgnica no Brasil est inserido neste conjunto de movimentos globais de agricultura alternativa, cuja insero no incio dos anos setenta, na regio sul do pas (AS-PTA, 2010; EHLERS, 1999; ASSIS, 2002) declarava oposio direta a uma agricultura convencional estruturada na industrializao e na dependncia do agricultor aos insumos qumicos. A regio sul do pas foi palco de
11

Disponvel em: http://www.prefiraorganicos.com.br/agrorganica/producao.aspx

intensa modernizao rural no incio dos anos 1960, em razo da poltica da agricultura moderna e do fluxo de capital internacional, cujo desdobramento foi a instalao de empresas multinacionais fabricantes de maquinrios e insumos agrcolas, como fertilizantes qumicos, inseticidas, herbicidas e fungicidas no pas (EHLERS, 1999). Este processo representou um conjunto de mudanas sociotcnicas que tinham por pressuposto o atraso do campo brasileiro em relao aos avanos agroindustriais mundiais, e desta perspectiva, implantavam-se com vistas ao desenvolvimento agrcola no pas (ALMEIDA, 1999; EHLERS, 1999). Em outras palavras, tratava-se de um novo padro agrcola brasileiro12, representado pela articulao entre o rural e a indstria, e cuja produo, em larga escala e especializada em commodities, visava atender as demandas do mercado internacional. Tais transformaes na estrutura da agricultura mundial receberam o nome de revoluo verde e os movimentos que se intitularam dissidentes em relao agricultura moderna, entre eles a agricultura alternativa e a orgnica, possuam outras estratgias tcnico-produtivas, enunciadas como irreconciliveis a estas transformaes. Os atores desse movimento so diversos, destacando-se agricultores familiares e ecolgicos, tcnicos agrcolas e ONGS. A produo de orgnicos defendida por eles caracteriza-se pela diversidade dos cultivos em uma pequena propriedade, e por uma comercializao regional da produo. Se por um lado existe um mercado mundial de produtos orgnicos, por outro, existem diversos circuitos locais de comercializao organizados por estes pequenos agricultores que acreditam na agricultura orgnica como uma estratgia produtiva oposta revoluo verde. 4. A construo do natural nos produtos O mercado de produtos orgnicos, apesar da singularidade da palavra mercado, , no entanto, composto por diferentes canais de comercializao com prticas e atores distintos. Variados tambm so os produtos, j que alguns que circulam em um canal podem no circular em outros. Dos lugares pesquisados no municpio de Campinas, encontramos praticamente os mesmos produtores participando das feiras locais e das entregas a domicilio, mas nenhum deles comercializava com a loja do Po de Acar. Para venda nas grandes redes de supermercados, os agricultores devem cumprir com uma srie de compromissos como: certificao por auditoria de todos os produtos;
12

GRAZIANO DA SILVA, Jos. 1996. A Nova dinmica da agricultura brasileira. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia. Pag. I.

custos do transporte; pagamento das gndolas do supermercado; venda por consignao. Estas exigncias do supermercado so resumidas em, segundo Fonseca (2005,p.29): frequncia, quantidade, qualidade visual, preo, responsabilidade pelas perdas, etc. O custo para funcionar de acordo com esta estrutura demasiadamente oneroso para a economia de um pequeno agricultor, inviabilizando sua participao neste tipo de mercado. No entanto, h outras formas de comercializao de orgnicos, mais adequadas a esta realidade como as vendas em pequenos estabelecimentos especializados, as entregas a domiclio, e principalmente as feiras de orgnicos. Nas pginas seguintes procuramos fazer uma etnografia de dois locais de comercializao no municpio de Campinas. A proposta dessa parte do texto descrever os contextos e vidas articulados trajetria destes produtos. 4.1 Entregas a domiclio do Yamaguishi Para acompanhar esta forma de comercializao fiquei hospedada no stio Yamaguishi durante trs dias, com o objetivo de acompanhar a trajetria dos produtos orgnicos na colheita, processamento, at as entregas nas casas e estabelecimentos, ou seja, at o consumo, se o considerarmos como a fase em que o produto adquirido pelo consumidor e no quando ele utilizado. 4.1.2 O stio e a vila O stio Yamaguishi fica na zona rural do municpio de Jaguarina, no interior do estado de So Paulo. Meus principais interlocutores no stio foram o Diego e o Lcio. O primeiro um jovem agrnomo, que est h um ano e meio no stio. Ele conheceu o Yamaguishi em seu ltimo ano de graduao na universidade, quando obrigatrio aos alunos fazer um estgio de seis meses em algum local de produo agropecuria. Como seu interesse era agricultura sustentvel e agroecologia, procurou o Yamaguishi, e aps os seis meses do estgio resolveu permanecer e morar uma parte da semana no stio. Atualmente, ele cuida de um pedao da horta, que fora calculado para ser do tamanho que uma pessoa, trabalhando duas vezes por semana, poderia cuidar. Neste espao ele desenvolve certas tcnicas da agricultura orgnica, que o plantio sob a palha, cultivando espcies como tomate, tomate cereja, berinjela, e pepino. Alm disso, o Diego faz a feira no Parque Ecolgico, e trabalha na Associao de Agricultura Natural de Campinas (ANC). O segundo informante, Lcio, foi quem possibilitou minha estadia, como um dos fundadores do stio, onde mora com a famlia e trabalha na administrao das vendas de produtos, h cerca de vinte anos.

Na entrada do stio h um grande mural que conta a histria e o propsito daquele lugar. O Yamaguishi faz parte de um movimento comunitrio fundado no Japo em 1953 por um agricultor chamado Miyozo Yamaguishi. Seu objetivo principal a construo de uma sociedade ideal que tem como base a harmonia da Natureza com a ao humana 13. A partir dos preceitos criados por Miyozo, foi fundada a Associao Yamaguishi Associao Felicidade e o Movimento Yamaguishismo, do qual o stio de Jaguarina faz parte. H diversos stios como este no mundo, principalmente no Japo. Estes stios so chamados de Vilas Yamaguishi, onde moram e trabalham seus seguidores. A produo e a comercializao de alimentos so sua principal atividade econmica. Apesar da importncia da agricultura orgnica, que aqui recebe o nome de agricultura natural, ela um componente subsidirio do objetivo maior que a construo de uma sociedade de amor fraterno. Na vila de Jaguarina moram vinte pessoas que seguem o yamaguishismo. Entre eles apenas cinco no so japoneses, nem descentes, e somente duas pessoas no falam o japons. Durante as refeies, horrio em que era possvel encontrar todos os moradores, j que todas as refeies so feitas coletivamente, a lngua utilizada era o japons, mesmo pelos no descendentes, adolescentes e crianas nascidos no Brasil. O portugus s era falado quando conversavam comigo e com o Diego. A comida servida todos os dias era tambm tpica japonesa, assim como o programa televisivo mais assistido era de um canal do Japo. A propriedade da terra pertence Associao, e a posse dos bens de todos os moradores. As casas so coletivas, o que quer dizer que no so separadas por ncleos familiares, mas sim por quartos individuais. Cada casa tinha em torno de quinze quartos individuais ou para casais, com uma pequena cozinha coletiva, um banheiro e um lavabo. As refeies, como descrito acima, so preparadas coletivamente em um grande refeitrio separado das casas. No entanto, no stio tambm moram famlias que no seguem o yamaguishismo, nem fazem parte da associao. So famlias de funcionrios assalariados, contratados para o trabalho na produo e comercializao dos alimentos orgnicos. Suas casas no so coletivas, mas separadas por ncleos familiares. Nos sessenta alqueires do stio esto distribudos: as casas moradia; a casa onde funciona o refeitrio e o escritrio administrativo; o galpo de estocagem e triagem dos produtos para entrega; a casa onde ficam os materiais para o processamento dos produtos e
13

Disponvel em: http://www.yamaguishi.com.br/associacao/movimento/default.asp

maquinrios para o trabalho rural; o complexo da granja; as hortas, pomares e uma pequena mata. Alm da produo agrcola, acontecem outras atividades na vila como cursos sobre a ideologia do grupo e visitas. O Yamaguishi tambm participou ativamente da construo da legislao brasileira da agricultura orgnica, e dos mecanismos de certificao participativa na regio de Campinas, como membro fundador da Associao de Agricultura Natural de Campinas. 4.2.2 As transmutaes da roa ao pacote O yamaguishi comercializa produtos orgnicos por meio de feiras e entregas a domicilio, que so cestas de produtos levados at o consumidor. Acompanhei somente a lgica das entregas domiciliares. Os produtos que sero entregues s teras feiras so colhidos nas segundas. A colheita feita por trabalhadores assalariados, que comeam a seus afazeres s 6h00, quando todos se renem na garagem da casa de processamento, para bater o carto, anotar as informaes do que, e quanto precisar ser colhido, e pegar as ferramentas de trabalho. O coordenador dos trabalhos da horta- no s da colheita, como tambm do plantio- vai at o escritrio antes das 6h00 para pegar a listagem dos pedidos. As cestas so as compras feitas via internet pelos consumidores. Estas so compiladas no escritrio administrativo no domingo noite ou na segunda feira pela manh, antes das 6h30, para depois ser transcrita para uma lousa, no galpo da casa, a fim de que os trabalhadores saibam tudo o que ser colhido no dia. No dia em que participei da colheita havia nove trabalhadores, os quais foram divididos em cinco grupos de trabalho, quatro com uma dupla, e uma pessoa sozinha. Depois que cada grupo anotou em um papelzinho as informaes do que e quanto colher, pegaram seus instrumentos de trabalho: diferentes tipos de facas; caixas de plsticos para colocar as verduras; luvas; e uma espcie de carroa feita com tubos de alumnio e rodas de bicicleta para poder transportar as caixas de verduras. Todos eles estavam vestidos com calas e botas, e usavam alguma espcie de chapu ou bon para se protegerem do sol. Fui designada para acompanhar uma senhora, e anotamos o que iramos colher: 25 cebolinhas; 49 cheiros verdes; 15 espinafres; 12 nirs. As 6h30 seguimos pelas roas, levando os materiais na carroa. As reas cultivadas eram pequenas. Mas a variedade de espcies era grande. Havia roados de milho, inhame, banana, batata doce, cenoura, alface, tomate cereja, crcuma, gengibre e

outros. Segundo Diego, sobre o processo de plantio, todos os roados so arados com um trator, onde sero colocadas as sementes, mudas, ou razes. Ele me informou que cada espcie plantada de um jeito e cada planta possui um tempo de cultivo. O milho demora cento e vinte dias para ser colhido, o alface trinta dias, e o inhame um ano. Alm disso, existem as pocas do que se pode ou no plantar segundo os regimes de chuva, sol, lua, temperatura e outros fatores naturais. A gesto de todas essas temporalidades, e o quanto se deve plantar tendo em vista a comercializao, fazem parte do cotidiano daqueles que ali trabalham. No cultivo das espcies vegetais a preocupao sempre com esses fatores: a adubao do solo; o controle das plantas, dos matos, que concorrem com as plantas cultivadas; e o equilbrio do pequeno agroecossistema da propriedade, mantido atravs da variedade de espcies. Toda a adubao feita com composto orgnico, chamado de cama de avirio, que nada mais do que os dejetos das galinhas misturado com terra. Este composto produzido nas granjas do stio. O controle das espcies vegetais concorrentes realizado mo, ou seja, o agricultor tem que tirar com as mos, ou com a enxada os matos que disputam a luz e os nutrientes com a planta que se quer manter. Diferente da agricultura convencional em que adubao feita com fertilizantes sintticos e o controle das plantas com herbicidas. Segundo Diego, um hectare de terra para horta necessita de 60 toneladas de composto orgnico, ao passo que de adubo qumico preciso somente 500kg. Esse ganho em escala produtiva proporcional quantidade de insumos uma das facilidades da agricultura convencional, apesar do alto valor econmico desses insumos. Na agricultura orgnica, o controle de insetos, pulges, fungos e outras pragas, no feito com agentes externos como agrotxicos. Procura-se manejar o prprio ambiente de maneira a manter o equilbrio do agroecossistema, pois parte-se do principio que o desequilbrio provoca o surgimento das pragas. Quando eventualmente h alguma infestao, eles utilizam um composto feito de pimenta vermelha para borrifar as plantas. Esses so alguns dos motivos que explicam o porqu o cultivo orgnico exige mais mo de obra que a agricultura convencional. Fiz a colheita com Dona Catarina, que, aos 56 anos, trabalha na colheita h dois anos, e mora com os filhos e neto numa casa do stio. Antes desse trabalho ela morava na cidade de Arthur Nogueira, na regio de Campinas, onde tinha uma casa prpria com os filhos e trabalhava como empregada domstica. Atualmente, seus filhos tambm

trabalham no stio: o filho nas feiras e entregas, e a filha na granja. A casa em que moram cedida pelo empregador, e segundo ela, nada descontado da folha de pagamento pelo seu uso, no tendo gastos com energia nem gua. Alm disso, uma parte do alimento que consomem provm da horta e das sobras das feiras. A deciso de sair da cidade e procurar emprego no campo foi uma vontade dos filhos, a fim de diminuir as despesas. Durante toda colheita, cerca de uma hora e meia, ficamos em p, semi curvadas, e sem banheiro por perto. Colhemos de nirs uma rea de um pouco mais de um metro quadrado que foi equivalente para encher um tero da caixa. A quantidade de cada produto que fora colhida uma estimativa para se fazer o nmero de maos ou pacotes dos pedidos. A estimativa feita com o olhar, clculo que todos sabem fazer. Voltamos ao galpo, depois de trs horas, e colocamos as caixas com as verduras perto de uma grande pia. Em cada uma das cinco pias desse galpo trabalhavam uma mdia de duas pessoas. Neste galpo tudo o que fora colhido na horta era lavado, selecionado, cortado, pesado e, uma parte dos produtos, embalado. Alm da seleo que j fora feita durante a colheita, nesse momento do processamento, havia uma nova escolha dos melhores itens. Os talos eram cortados, assim como outras partes das plantas que no so destinadas ao consumo. Nesse processo as plantas da roa transformam-se em produtos uniformizados, higienizados, embalados e prontos para serem consumidos como comida. As salsas organizadas em maos eram diferentes das encontradas nos campos. A transformao de cada espcie em produtos para a comercializao varia de acordo com as embalagens. Os maos de nir e cheiro verde pesavam 500g e eram amarrados com uma fita de polister gravada com o logotipo do stio. J o espinafre era embalado em sacos de plsticos contendo 500g. O calculo de transformar um pedido de quinze maos de cheiros verdes na quantidade que deveria ser colhida em um pedao de cho uma e equivalncia feita pelos sentidos daqueles agricultores. Depois de conferir tudo que fora pedido com o que fora colhido e embalado, as caixas com os produtos so colocadas na carroceria de uma Kombi e levadas at o galpo localizado na entrada do stio, ao lado da casa onde funciona a administrao. Segui da horta para o escritrio e conversei um pouco com a Cristina, que cuida da parte de informatizao dos pedidos que so feitos por meio do sistema de compras pela internet. Segundo ela, por dia, com exceo de segunda, sbado e domingo, eles

fazem trs rotas de entregas. So trs carros, trs motoristas por dia, cada um fazendo um percurso diferente. Depois do escritrio fui conhecer o galpo onde todos os produtos, tanto os do stio como os dos fornecedores, so recebidos, armazenados, estocados e redistribudos, como diz a Gi, que trabalha h um ano e sete meses organizando todas as lgicas do galpo: tudo para aqui. Depois que ela me explicou brevemente o funcionamento desse espao, tive que mudar meus planos, e ao invs de passar o perodo da tarde trabalhando na horta, tirando mato das plantaes, tornou-se fundamental conhecer a complexa estrutura de funcionamento do galpo, onde so coordenadas infinitas lgicas e temporalidades como: organizar cada pedido dos consumidores, colocando os produtos em caixas separadas por compra, conferir todos os produtos recebidos da horta e dos fornecedores, gerenciar os estoques, fazer pedidos de novos produtos, organizar embalagens e o estoque de embalagens, os selos, gerenciar o tempo de amadurecimento de produtos em cmaras, e assim por diante.

4.2.3 As lgicas da distribuio: tudo uma conta quase impossvel conseguir descrever em detalhes as lgicas de funcionamento pelas quais opera o galpo. O espao grande, equipado com caixas plsticas sob carrinhos de rodas, balanas e cmeras frias o centro de recebimento, armazenagem, e distribuio dos produtos no stio. Nas cmaras so armazenados diferentes tipos de alimentos. Ao todo eram trs com temperaturas distintas. Na menor, e mais fria, com -5c ficavam mas, kiwis, feijes, e gros de trigo. Na cmara mais quente, ficavam as bananas, onde se solta um composto gasoso de etileno com nitrognio por dois minutos a cada dois dias para que as bananas verdes possam ficar maduras. As bananas quando colhidas verdes, a menos que fiquem nessa cmara, no amadurecem. A quantidade de gs e o tempo na cmara so programados de acordo com o dia da entrega, pois tudo calculado para que as bananas cheguem maduras na casa do consumidor. Na cmera maior ficavam as caixas com os pedidos separados dos consumidores, e havia tambm algumas caixas armazenando chuchu, pepino japons, tomate, melancia, melo. No galpo havia tambm uma sala sem refrigerao, com prateleiras e caixas plsticas onde ficavam estocados produtos processados como gros, farinhas, mel, geleias, sucos e caf.

Os pedidos dos consumidores depois de separados em caixas nomeadas com o nome do comprador so armazenados na cmera fria maior, em trs setores diferentes, cada um correspondente ao nome do motorista que far sua entrega no dia seguinte. Ao todo so trs motoristas. Cada um faz uma rota por dia na regio metropolitana de Campinas ou na cidade de So Paulo. A dinmica de funcionamento do balco a seguinte: no perodo da manh os produtos que esto estocados, como legumes frutas e razes so empacotados, j que as hortalias so embaladas na horta. No perodo da tarde so separados os pedidos dos consumidores em caixas de plstico. Todos os produtos quando empacotados recebem uma etiqueta do Yamaguishi, o selo SISORG, e outra etiqueta com o nome do produtor que fez aquele produto.

4.2.4 Entregas e consumo Outra parte do funcionamento do galpo feita pelos trs motoristas que levam os pedidos. Diariamente eles chegam ao stio s 6h00, pegam os carros de entrega, que so Kombis e vo para o galpo para carreg-los com os produtos. No dia anterior, a Gi coloca nas caixas divididas por pedidos apenas as hortalias. Razes, laticnios, ovos e processados, so colocados, pedido por pedido, pelos prprios motoristas no dia da entrega. A complementao das caixas com produtos, e o carregamento dos carros, dura cerca de uma hora e meia. Samos do stio, s 7h45, rumo Campinas. Alm dos pedidos encomendados, cada motorista leva uma quantidade grande de produtos extras para serem vendidos, pois muitos consumidores no fazem seus pedidos pela internet, e preferem comprar estes produtos extras. Das vinte entregas que participei com o Miguel na tera feira, das 7h45 da manh at 13h00, quinze eram compras extra encomendas. H um roteiro de casas, que h muitos anos so perpassadas pelos motoristas. Em cada uma Miguel tirou as caixas do carro para que os consumidores pudessem ver e escolher o aquilo que iriam comprar. Nessa dinmica ele anota tudo o que foi pego e recebe o dinheiro. Nos pedidos por encomenda tambm ele quem recebe os pagamentos, e cada pedido tem o valor mnimo de trinta reais. Na rota das entregas percorremos os bairros do Castelo, Cambu e Baro Geraldo da cidade de Campinas. A maioria das entregas foi para domiclios, apenas duas foram para outros atravessadores: um pequeno mercado, que revende ovos e alguns tipos de hortalias japonesas; outro distribuidor o grupo de consumidores, chamado Trocas Verdes, que organiza um grande pedido para cerca de

trinta pessoas. Todas as entregas foram recebidas por mulheres, que variavam entre proprietrias da casa ou empregadas domsticas, sendo as primeiras, todas aposentadas e idosas. As casas e apartamentos que frequentamos pareciam ser todos da classe mdia. Segundo Miguel, a maioria dos pedidos extras vendida para consumidores que conheceram o Yamaguishi no incio de sua formao, na poca em que eles s produziam ovos e vendiam de porta em porta na rua. So consumidores antigos, que no esto acostumados com as compras pelo sistema das encomendas via internet. A ltima entrega foi s 14h30. Seu destino final era o Trocas Verdes, grupo de consumidores formado h quatro anos por estudantes da Universidade Estadual de Campinas. O grupo faz compras diretas com agricultores e outros produtores de alimentos orgnicos com o objetivo de eliminar agentes intermedirios entre produo e consumo, como supermercados e atravessadores responsveis por concentrar a comercializao e distribuio de alimentos. O grupo apoia pequenos produtores, assentamentos, privilegiando produtores locais e orgnicos, sejam eles de reas urbanas ou rurais. Os consumidores fazem suas compras pela internet e s teras feiras as retiram no espao do grupo14. Ao final das entregas, Miguel volta ao stio, esvazia o carro com as caixas e os produtos extras que no foram vendidos e vai at o escritrio entregar o dinheiro e fechar o caixa, conferindo todo o dinheiro que recebeu com aquilo que fora vendido.

4.3 A linha Taeq Orgnico do Po de Acar Para observar os produtos na loja do supermercado Po de Acar no pedi autorizao a nenhuma instncia que administra o local. Simplesmente entrei na loja e procurei pelos produtos orgnicos nas gndolas. A maioria dos itens encontrados so produtos frescos como: frutas, hortalias, razes e legumes. O gnero mais encontrado so os legumes e as razes, como tomate, brcolis, abbora italiana, berinjela, inhame, batata inglesa, e outros. As frutas, ao contrrio, foram as de menor variedade de itens; s encontrei banana. Na loja no havia um setor, ou uma gndola especfica para os produtos orgnicos. Um setor especfico, por exemplo, concentraria todos os itens sob o mesmo
14

Ver o website: www.trocasverdes.org

gnero de orgnicos, reunindo desde hortalias at carnes e produtos processados, como vinhos orgnicos. Diferentemente, na loja visitada, os produtos frescos orgnicos ficam ao lado de outros produtos frescos convencionais, assim como os vinhos orgnicos ficam no setor de vinhos, o acar, o caf, as carnes, assim por diante. A nica especificao encontrada foi nas prateleiras dos alimentos frescos, incluindo nesta categoria os sucos de frutas, que possuem um setor prprio no interior do conjunto das prateleiras refrigeradas que guardam os produtos frescos em geral. Imagine um corredor de prateleiras refrigeradas com diversas colunas, dez, por exemplo, sendo duas dessas preenchidas somente com produtos orgnicos. Estas colunas especficas eram destacadas com uma placa vertical com os dizeres: Orgnico; 0% agrotxico; 100% saudvel. A classificao dos alimentos orgnicos e sua organizao no espao da loja comunica que estes produtos so especificidades dentro de um gnero de produtos mais amplo. Poderamos dizer que esta espacializao est pautada em uma ideia que considera os orgnicos como produtos especficos dentro de um gnero de produtos alimentcios. Neste raciocnio, se o orgnico um produto especial, ele deve ser para consumidores com um determinado gosto e poder aquisitivo, ele no um produto para ser universalizado. A maioria dos orgnicos frescos pertencia marca do Grupo Po de Acar: Taeq Orgnico. Os nicos que no eram da marca eram tomates do tipo italiano e cereja do Stio do Lago. Todos os orgnicos estavam embalados os legumes, frutas e hortalias- em bandejas de isopor cobertas com plstico filme. Assim, o preo do produto corresponde unidade da bandeja, ao invs do peso, caracterstica que tambm os diferencia dos produtos convencionais. Por exemplo, um cacho de banana orgnica embalado na bandeja e comercializado pela unidade, diferente dos cachos pendurados de bananas convencionais. Nas embalagens dos produtos orgnicos estavam impressos: o logo da linha Taeq Orgnico; o SISORG - selo nacional que atesta a qualidade de orgnico de um produto; um cdigo de barras; e um cdigo de rastreamento, que permite saber a trajetria do produto. Tambm havia, nas embalagens, uma etiqueta com o endereo de origem, ou seja, uma informao sobre o lugar e por quem ele foi produzido. Este detalhe significa que o Po de Acar compra a produo de diferentes agricultores para construir sua linha de produtos orgnicos, ao invs de produzir e cultivar toda a sua

diversidade. A rede varejista assim responsvel pela compra, embalagem e distribuio destes produtos. Os preos dos produtos no so etiquetados nas embalagens, mas nas prateleiras. As cores das etiquetas variam de acordo com o tipo de produto, sendo os de colorao verde os preos dos produtos orgnicos, ou daqueles que so considerados como sendo produtos naturais. As etiquetas vermelhas mostram que o produto est em oferta, e as brancas so para os produtos convencionais. Enquanto olhava as prateleiras esbarrei em uma senhora que escolhia certos produtos. Perguntei se ela consumia orgnicos com frequncia, e ela disse que sim, e que preferia comprar estes produtos porque no possuam agrotxicos e por isso eram melhores para sade. Perguntei se os achava caros e ela respondeu afirmativamente, complementando que tinha dificuldade de encontr-los nos mercados.

5. Da demanda A. Appadurai (2008) critica o uso da categoria produto, por ela remeter exclusivamente ao campo da produo, e assim, obscurecer campos fundamentais como o da demanda e do consumo, para a anlise de contextos sociais e culturais de trocas comerciais, construo de valor e circulao de mercadorias. Estudos recentes no campo da cultura material criticaram o tratamento de mercadorias como produtos intrnsecos produo capitalista, afirmando que tal abordagem toma o consumo como um fim em si mesmo, como apenas uma consequncia da produo (DOUGLAS e ISHERWOOD, 2009; MILLER, 1995). A anlise da circulao de mercadorias no poderia, assim, ficar restrita produo, quando demanda e consumo so processos criadores de mercadorias, de rotas de comercializao e, a longo prazo, tambm instituem estruturas culturais e econmicas (APPADURAI, 2008; BRAUDEL, 1996). No contexto da comercializao de mercadorias orgnicas, a demanda e o consumo so, assim, campos fundamentais para a conceituao do orgnico, pois que a demanda um dos fatores que explica o crescimento e o funcionamento desse mercado. O discurso sobre os produtos orgnicos do grupo de consumidores Trocas Verdes nos remete pesquisa de Ftima Portilho (2008) sobre o consumo de orgnicos em frequentadores de feiras no Rio de Janeiro. Esta autora analisa um tipo recorrente de discurso em que o cultivo de alimentos orgnicos proclamado como uma produo

mais sustentvel e ecolgica, sem provocar riscos ao meio ambiente ( PORTILHO, 2008). Nestes discursos, produtos orgnicos so constantemente descritos como social e economicamente mais justos (PORTILHO, 2008) por terem um modo de produo descentralizado em pequenas e mdias propriedades de agricultura familiar e/ou assentamento rurais. Nos diversos circuitos de comercializao de orgnicos em escala local, a relao direta com o produtor fundamental para a escolha dos produtos. Proximidade e confiana tornam-se parmetros de qualidade, e o consumo assume uma responsabilidade social e ambiental, por ser engajado politicamente (PORTILHO, 2008), pois a escolha do que ou no consumido torna-se capaz de construir outras possibilidades de relaes sociais, econmicas e ambientais. Desse modo, o produto orgnico descrito como prefervel, por estar articulado a uma possibilidade de transformao social (PORTILHO, 2008), agregando valores de dupla qualidade para estes consumidores, a saber: a qualidade ecolgica, relativa ao cultivo e ao tipo de produo que no aferem perigo ao meio ambiente, e a qualidade saudvel, enquanto benefcio para aquele que o consome. No entanto, no devemos pensar que um discurso que exalte qualidades scio ambientais desses produtos est restrito aos pequenos grupos de agricultores e consumidores engajados. Redes varejistas que controlam a distribuio de alimentos convencionais e que tambm comercializam orgnicos fazem referncia a tais qualidades scio ambientais, como podemos ver em um folheto promocional do Po de Acar:
Voc j deve saber que alimentos orgnicos so cultivados sem agrotxicos e que mantm o verdadeiro sabor das frutas, legumes e hortalias. Tambm podemos criar gado de maneira orgnica, produzir alimentos industrializados, tudo seguindo regulamentaes que garantem a qualidade e o valor nutricional dos produtos. Por isso, os orgnicos so sempre uma boa escolha para quem busca uma alimentao mais saudvel. Mas muito bom saber que, alm disso, os orgnicos so produzidos sempre com a preocupao de no prejudicar o meio ambiente. Toma-se muito cuidado para no destruir e nem desgastar o solo. Os produtos orgnicos valorizam as espcies de animais e plantas da nossa natureza e tambm os agricultores. Todas as pessoas que participam de sua produo recebem cuidados, ganham condies dignas de trabalho e seus direitos so respeitados. O trabalho ajuda a melhorar a vida dessas pessoas. A cultura orgnica envolve todo o processo: a terra, o alimento em si, o meio ambiente,

os animais, e os trabalhadores. E quando todo mundo beneficiado, a podemos dizer que encontramos o verdadeiro bem-estar.15

O aumento da demanda por produtos orgnicos explicado pelo aumento da demanda por alimentos limpos, em decorrncia da desconfiana, sobre algumas bases da agricultura moderna, gerada por eventos como: a doena da vaca louca, as polmicas sobre os alimentos transgnicos, as contaminaes por bactrias E.Coly e os envenenamentos por pesticidas, (Guthman, 2004). Tais acontecimentos foram responsveis pela criao de uma estrutura escatolgica de insegurana perante a origem dos alimentos que teve como consequncia, a criao de seu oposto simtrico como a soluo: os alimentos orgnicos.

6. Concluso O estatuto simblico dos produtos orgnicos, se nicho de mercado ou uma possibilidade de transformao social e ambiental, varia conforme os contextos de sua produo, comercializao e consumo. As relaes comerciais, no supermercado e nas feiras, no so as mesmas, por mais que mediadas e fundamentadas por relaes monetrias; assim como so distintas as relaes de produo e a estrutura agrcolacomo tamanho da propriedade, monocultura e maquinizao- que variam de acordo com os canais de comercializao acessados. Explicitar a relao entre atribuio de valor e troca de mercadorias, e por que os objetos em trajetria ajudam a compreenso de diferentes arenas de valor por onde esses produtos circulam, permitiu perceber que arenas diferentes instituem distintas significaes sobre um mesmo objeto. Os orgnicos so significados de maneiras distintas conforme suas trajetrias, e, no limite, coexistem diferentes mercados, regulamentados de maneiras distintas, e no seguindo uma forma cannica denominada o mercado, que funciona atravs das mesmas leis e na mesma escala. O estatuto dos produtos orgnicos um processo de disputa classificatria por definies de fronteiras entre significados, que, no limite, so disputas pelo poder. O que podemos encontrar em comum nesses canais de comercializao, no entanto, que em todos os discursos subjaz uma valorizao desses produtos em decorrncia de sua aproximao com a natureza dada na construo da forma mercadoria natural e da proximidade desta com o corpo, configurando o alimento saudvel.

15

Edio especial sobre orgnicos de Abril de 2010 entregue na feira internacional de produtos orgnicos, a Bio Brazil Fair.

Por fim, se os estudos sobre cultura material questionam a profunda separao ontolgica entre o mundo dos objetos e o dos sujeitos, criando diferentes fetichizaes sobre suas relaes, por sua vez, objetos que evocam ser uma frmula do natural colocam um problema de definies de fronteiras entre cultura e natureza, e sobre como a natureza manipulada para pertencer a qual domnio: o dos sujeitos ou dos objetos? Imagens

Figura 1. Sisorg- Selo do Governo Federal que atesta a qualidade de orgnico. Selo conseguido por auditoria

Sisorg de Sistema Participativo

Bibliografia

Figura 2. A embalagem do caf da Native possui dois selos de certificadoras distintas: IFOAM e IBD alm do Sisorg obrigatrio.

ALMEIDA, Jalcione de. 1999. Construo social de uma nova agricultura. Porto Alegre: UFRGS. ALLEMANN, Roseli. 2010. A Gesto da qualidade da produo orgnica no Estado de So Paulo. So Paulo: Dissertao de Mestrado. Senac. APPADURAI, Arjun. 2008. Mercadorias e polticas de valor. In: Arjun Appadurai (org), A vida social das coisas. As mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro: Eduff. BAQUE, Phillipe. 2011. Um novo sentido para os produtos orgnicos. In: Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 4. No 43. Fev. 2011. Instituto Plis. BELASCO, Warren. J. 1993. Appetite for Change. How the counterculture took on the food industry. Nova York: Cornell University Press. BINSBERGEN, Win Van. 2005. Commodification: Things, agengy, and identities: introduction. In: BINSBERGEN, Win Van (ed.). Commodification: Things, agengy, and identities (Social Life of Things revisited). Mnster: LIT/Verl. BRASIL. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. 2007. A cadeia produtiva de produtos orgnicos/Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Secretaria de Poltica Agrcola, Instituto Interamericano de Cooperao para Agricultura, coordenadores Antnio Mrcio Buainain e Mrio Otvio Batalha. Braslia: IICA: MAPA. BRASIL. 2009. Legislao para os sistemas de orgnicos de produo animal e vegetal. Braslia: MAPA/ACS. BRAUDEL, Fernand. 1996. Civilizao material, economia e capitalismo : seculos XVXVIII. So Paulo: Martins Fontes, 1998, [c1996]. DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. 2009. Mundo dos Bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. DOUGLAS, Mary. 1976. Pureza e Perigo. So Paulo: Perspectivas. DOUGLAS, Mary. 2007. O mundo dos bens, vinte anos depois. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 13, n.28, dez. 2007. EHLERS, E. 1999. Agricultura sustentvel: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2 ed. Guaba: Agropecuria.

FONSECA, Maria Fernanda de Albuquerque Costa. 2005. A Institucionalizao dos mercados de orgnicos no mundo e no Brasil: uma interpretao. Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ CPDA (Tese de doutorado na rea de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). GRAZIANO DA SILVA, Jos. 1996. A Nova dinmica da agricultura brasileira. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia. GUIVANT, Julia S. Os supermercados na oferta de alimentos orgnicos: Apelando ao estilo de vida egotrip. Rev. Meio ambiente e Sociedade, n.2, Jul/Dez 2003. GUTHMAN, Julie. 2004. The agrarian dreams. The paradox of organic farming in Califrnia. University of California Press. MENASCHE, Renata; CRUZ, Fabiana Thom da. 2010. Do consumo produo: Produtos locais, olhares cruzados. Trabalho apresentado no IV Congresso de Estudos Rurais. Portugal. In www.6.ufrgs.br/pgdr/arquivos/719.pdf. MILLER, Daniel. 1998. Material Culture: Why Some Things Matter. Chicago: University of Chicago Press. MYERS, Adrian. 2006. Organic Futures. The case for Organic Farming. United Kingdom: Green Books Ltda. PORTILHO, Ftima. 2008. Consumidores de alimentos orgnicos: discursos, prticas e auto-atribuio de responsabilidade scio-ambiental. Trabalho apresentado na 26a Reunio Brasileira de Antropologia. Porto Seguro- Bahia. SAHLINS, Marshall. 1979. Cultura e Razo Prtica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. STOREL JNIOR, Antnio Oswaldo. 2003. A potencialidade do mercado de acar orgnico para a agroindstria canavieira do estado de So Paulo. Desenvolvimento Econmico, Espao e Meio Ambiente. Campinas: Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Tese de Mestrado. WILLER, Helga; KILCHER, Lukas. (eds). 2010. The World of Organic AgricultureStatistics and Emerging Trends 2010. Bonn: IFOAM; Frick: FIBL, 2010. WRIGHT, Wynne; MIDDENDORF, Gerard. 2008. The Fight over food. Producers, consumers, and Activists Challenge the Global Food System. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, University Park.

Legislao http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.831.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6323.htm

Sites http://www.prefiraorganicos.com.br http://www.aao.org.br/ http://www.ecovida.org.br/ http://www.ifoam.org/

You might also like