You are on page 1of 6

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS: A EXPERINCIA DO CORAL ENCANTO Rebeca Vieira de Queiroz Almeida Faculdade Saberes

Introduo

O presente texto um relato da experincia do desenvolvimento do projeto Bandas e Corais nas Escolas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio "Joaquim Barbosa Quitiba, localizada no municpio de Cariacica, ES. A escola em questo recebeu o projeto de Coral que foi desenvolvido no perodo de junho a dezembro de 2009, atendendo cerca de 25 alunos.

Descrio do Projeto Bandas e Corais nas Escolas

O projeto Bandas e Corais nas Escolas, proposto pelo eixo Cultura na Escola como parte das aes do novo currculo da Secretaria de Estado da Educao do Governo do Estado do Esprito Santo, teve incio em 2008. Elaborado e desenvolvido em parceria com a Faculdade de Msica do Esprito Santo, o projeto tem enfoque social, cultural e pedaggico, destinado ao ensino coletivo de msica, que visa ao desenvolvimento paralelo da teoria e prtica e integrao com objetivos pedaggicos. Como objetivos gerais o projeto compreende em: inserir temas da cultura musical no universo escolar, possibilitando aos alunos diferentes modos de aprendizagem que possam auxiliar na melhoria do desempenho escolar; estimular o desenvolvimento da auto-estima; disciplinar e instigar o pensamento crtico; cultivar o respeito entre colegas com o trabalho em equipe, gerando comprometimento mtuo, e dispor de mais um meio de insero na sociedade; enriquecer o aprendizado dos alunos na parte musical, aprofundando seu gosto pela arte; despertar o interesse dos alunos pela msica com demonstraes coletivas e individuais dos diferentes tipos de instrumentos, bem como preservar a tradio das bandas de msica; difundir canes e hinos

patriticos, aproveitando para apresentar dados sobre a vida de seus autores e contexto em que surgiram as letras e as msicas. Regentes e monitores so responsveis por elaborar planejamentos e aes especficas com base nos objetivos gerais e de acordo com a realidade de cada escola.

O Coral Encanto 1. O incio Aps passar pelo processo seletivo, em junho de 2009, tivemos o incio das atividades do projeto Bandas e Corais nas Escolas na EEEFM Joaquim Barbosa Quitiba, que recebeu o projeto de elaborao de um Coral na escola, na qual eu atuei como Professora de Msica e Regente do Coral. No primeiro contato fui muito bem recebida pela ento diretora Xirler Costa, que no mediu esforos para implementar o projeto em sua escola. Na primeira semana comecei um plano de divulgao do projeto. A princpio tive que me utilizar de estratgias de divulgao nas salas de aula. Ao contrrio do que imaginava, um coral nem sempre bem vindo e bem visto pelos alunos de uma escola. Dentre os motivos estavam os pr-conceitos da formao e repertrio de um coral, frequentemente relacionado pelos alunos a grupo de pessoas mais velhas que cantam repertrio dito erudito/tradicional. Definitivamente minha proposta no era montar um Coral Sacro, nem Erudito, muito menos retornar prtica do Canto Orfenico. Apesar de cada um ter o seu valor, esses tipos de formao Coral estava muito longe da realidade encontrada. Meu pblico alvo eram crianas e adolescentes de periferia, com problemas familiares e grandes responsabilidades, como cuidar de irmos mais novos e trabalhar para ajudar no sustento da famlia. Passei ento de sala em sala divulgando um Coral diferente do que eles talvez conhecessem, um Coral que cantasse as msicas que eles gostam, que tivesse a cara deles, mas que para isso eu precisava deles para que isso realmente acontecesse. Apesar de muitos terem interesse em aprender outro instrumento, a no ser a voz, insisti na importncia deles darem valor a essa primeira oportunidade, para que outros investimentos na rea de msica (e das artes de um modo) pudessem ser agregados a partir dessa primeira experincia. Muitos alunos acreditaram e apostaram nas minhas palavras e o projeto, enfim, saiu do papel para o palco.

A partir dos primeiros encontros comeamos a definir os gostos musicais e aos poucos os alunos foram dando espao para conhecer outros gneros musicais, ampliando os horizontes culturais. As msicas escolhidas eram analisadas, contextualizadas e discutidas pelo grupo. Paralelo ao trabalho de performance com nfase na tcnica vocal, tambm trabalhei com a iniciao escrita musical.

2. O desenvolvimento Passado os primeiros encontros elaboramos um projeto especfico para as aulas de msica e ensaios do Coral. O projeto tinha como objetivos especficos que ao final do semestre de 2009 os alunos fossem capazes de utilizar tcnicas fundamentais de respirao, relaxamento e impostao vocal para a prtica do canto coral; criar versos, frases rtmicas e meldicas, de modo a se expressar e conhecer as possibilidades da prpria voz; verbalizar sobre aspectos fundamentais da linguagem musical, compreendendo o contexto histrico-social da msica e realizando leituras rtmicas e meldicas bsicas; interpretar uma diversidade de produes musicais brasileiras e internacionais; cantar de cor o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Esprito Santo. Assim como uma grande orquestra precisa de um maestro para dar as indicaes de tempo, andamentos, intensidades, entradas de naipes e cortes de finalizao atravs da regncia pr-estabelecida e decodificada pelos experientes instrumentistas; um coral; por menor que seja, tambm precisa de um regente para guiar o coro. Porm o Coral da EEEFM Joaquim Barbosa Quitiba se caracterizava com coro iniciante de crianas e adolescentes com nenhuma formao musical formal que entenda o sentido ou significado de tais gestos. A regncia tradicional no era o suficiente; foram necessrios gestos mais explcitos, faciais, corporais, e que todo o corpo regesse em sincronia, no apenas os braos e as mos. Com o tempo os alunos foram compreendendo a gestualidade da regncia e juntos fomos ampliando nosso campo de comunicao. Todos so capazes de cantar afinadamente, a no ser que a pessoa tenha um problema fsico nas pregas vocais. mais fcil lidar com a afinao em canes onde sons vocais e corporais alm da melodia podem ser utilizados. Tenho feito os exerccios de tcnica vocal com o Coral que envolve jogos de dinmica, o que torna a aula mais prazerosa para os alunos e ainda outros sons vocais e corporais podem ser explorados;

assim a aula de canto tambm um autoconhecimento das possibilidades do corpo como instrumento musical. As dinmicas propiciam s pequenas criaes at as mais complexas dependendo da proposta da aula. O repertrio era abrangente dando espao, tambm, ao gosto pessoal dos alunos. A audio de gravaes de vdeos de outros coros e grupos vocais tambm foi trabalhada, auxiliando na ampliao do repertrio e do conhecimento.

3. Resultados Nos encontros semanais com os adolescentes e crianas participantes do coral observamos que os mesmos alcanaram considervel ampliao e crescimento dos conhecimentos e habilidades musicais. Exemplo disso o aumento da percepo musical na apreciao de gravaes e/ou vdeos de outros corais, intrpretes de canes cantadas pelo coral e msicas de gosto pessoal dos alunos atravs do incentivo a uma audio crtica quanto afinao, interpretao e comportamento dos intrpretes das msicas ouvidas. A apreciao reflexiva foi fundamental para a construo da prpria sonoridade e interpretao do Coral. Atravs da prtica vocal em coral os alunos aprenderam a ter mais domnio e conhecimento de suas possibilidades vocais, resultando em constante aprimoramento da afinao e da qualidade sonora do coral como um todo com o passar das aulas. Detalhes de interpretao como variao de dinmicas e andamento foram conquistados aos poucos e nessa parte a atuao do monitor teve papel importantssimo para a compreenso das variaes em aulas de musicalizao. A interpretao performtica foi iniciada a partir do momento em que a Regente percebeu que os alunos tinham segurana na afinao e ateno regncia; os alunos apresentaram habilidade na interpretao performtica e boa receptividade alm de criatividade na elaborao das performances. De forma geral foram observadas mudanas de comportamento dos alunos tendo mais ateno, disciplina e responsabilidade com o grupo-coral. Aumento da autoestima dos alunos tambm foi notria. Os alunos passaram a ser reconhecidos como grupo que representa a escola tendo o reconhecimento no s dos professores e alunos da escola como tambm dos pais e da comunidade. Esse pertencimento gerou a identificao pelo prprio grupo como um Coral que quando canta encanta os ouvintes, o que resultou no nome do grupo, Coral Encanto. Em ocasio da apresentao no I

Frum do Conselho Estadual de Educao uma aluna chegou a dizer: professora nunca recebi tantos parabns, nem no dia do meu aniversrio. A Diretora da Escola chegou a nos dizer que tem pais que esto procurando a escola para matricular seus filhos contando com a possibilidade de que esses possam participar do Coral no ano prximo ano. A Comunidade passa ento a olhar a escola com outros olhos.

Concluso

Mesmo no se tratando de um componente curricular, tal como se prope na Lei 11.769 de 2008, a respeito da obrigatoriedade do ensino de msica na educao bsica, a msica no projeto Bandas e Corais nas Escolas se insere na perspectiva mais ampla de educao apontada no primeiro pargrafo da LDB 9394/96, qual seja: Art. 1. A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. A continuidade do projeto tambm sinaliza uma participao significativa no cumprimento do direito educao e cultura, previsto no Estatuto da Criana e do Adolescente. Trata-se de um projeto da rea de educao musical com o carter mais especfico de formao de grupos, bandas e corais. O projeto no substitui a educao musical curricular, que est ausente do sistema de ensino em nosso Estado e que precisa ser urgentemente defendida para ser implementada. Bandas e Corais na Escola um projeto com grande potencial de chamar a ateno para essa necessidade.

Referncias

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial da Unio de 23 de dezembro de 1996, P.27833. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em 25 abr. 2011. Currculo

Rebeca Vieira Ps-Graduanda em Pscicopedagogia pela Faculdade Saberes. Possui Licenciatura Plena em Msica pela Universidade Federal do Esprito Santo (2010). Atualmente Professora de Msica da Prefeitura municipal de Vitria, ES. Tem experincia na rea de Educao Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem em Msica, Canto Coral e Formao de Professores.

You might also like