Os Biomas Brasileiros

Nome do Prof.: Disciplina: Nome do Aluno(a): Serie e Nº:

Rogério Geografia Isabela Martins Zaniboni 6ª Série “5”, nº 33

Biomas Brasileiros
Cerra o A extensa região central do Brasil comp e!se de um mosaico de tipos de "egeta#ão$ solo$ clima e topografia %astante &eterog'neos. O (errado ) a segunda maior forma#ão "egetal %rasileira$ superado apenas pela *loresta Ama+,nica. São - mil& es de .m- espal&ados por /0 estados$ ou

=00 esp)cies de 5r"ores (um ter#o da madeira tropical do planeta) e 10 mil das /00 mil esp)cies de plantas 4ue existem em toda a Am)rica >atina. O n7"el intermedi5rio ) &a%itado por 9acus$ ga"i es$ coru9as e centenas de pe4uenas a"es.nia "i"em e se reprodu+em mais de um ter#o das esp)cies existentes no planeta. 8la ) um gigante tropical de 6$/ mil& es de . Sua ri4ue+a cultural inclui o con&ecimento tradicional so%re os usos e a forma de explorar esses recursos sem esgot5!los nem destruir o &a%itat natural. Os locais mais altos são explorados por %ei9a!flores$ araras$ papagaios e peri4uitos ? procura de frutas$ %rotos e castan&as. Ao longo dos rios &5 fisionomias florestais$ con&ecidas como florestas de galeria ou matas ciliares.m-.micos muito %aixos$ enfrenta o%st5culos geogr5ficos e de falta de infra!estrutura e de tecnologia 4ue ele"am o custo da explora#ão.nia ) tam%)m o mundo das 5guas onde os cursos dA5gua se comunicam e sa+onalmente sofrem a a#ão das mar)s. A Ama+. @ais do 4ue uma floresta$ a Ama+. No entanto$ a região apresenta 7ndices socioecon. Os mam7feros apro"eitam a produti"idade sa+onal dos alimentos$ como os frutos ca7dos das 5r"ores. O (errado ) uma sa"ana tropical na 4ual a "egeta#ão &er%5cea coexiste com mais de 6-0 esp)cies de 5r"ores e ar%ustos esparsos.nico$ em meio a um am%iente <mido$ com c&u"as a%undantes. 8ste %ioma tam%)m se caracteri+a por suas diferentes paisagens$ 4ue "ão desde o cerradão (com 5r"ores altas$ densidade maior e composi#ão distinta)$ passando pelo cerrado mais comum no Brasil central (com 5r"ores %aixas e esparsas)$ at) o campo cerrado$ campo su9o e campo limpo (com progressi"a redu#ão da densidade ar%3rea). A floresta "i"e do seu pr3prio material org. No extrato terrestre estão os 9a%utis$ cotias$ pacas$ antas etc. Os animais raste9adores$ os anf7%ios e a4ueles com capacidade para su%ir em locais 7ngremes$ como o es4uilo$ exploram os n7"eis %aixos e m)dios.ncia$ exploram as 5r"ores altas. Os insetos estão presentes em todos os estratos da floresta. O solo$ antigo e profundo$ 5cido e de %aixa fertilidade$ tem altos n7"eis de ferro e alum7nio. Por)m$ apesar dessa ri4ue+a$ o ecossistema local ) fr5gil. Os tucanos$ "oadores de curta dist.nia )$ tam%)m$ a principal fonte de madeira de florestas nati"as do Brasil. . 8sses animais$ por sua "e+$ ser"em de alimentos para grandes felinos e co%ras de grande porte. A floresta a%riga -.-1$/2 do territ3rio %rasileiro. O (errado tem a seu fa"or o fato de ser cortado por tr's das maiores %acias &idrogr5ficas da Am)rica do Sul (:ocantins$ São *rancisco e Prata)$ fa"orecendo a manuten#ão de uma %iodi"ersidade surpreendente O (errado tem um clima tropical com uma esta#ão seca pronunciada !loresta "ma#$ni%a Na Ama+.

ntica ) espantosa.metro.H00 metros)$ onde a ne%lina ) constante.ntica são encontradas matas de altitude$ como a Serra do @ar (/. Caatinga I o <nico %ioma exclusi"amente %rasileiro$ o 4ue significa 4ue grande parte do seu patrim.nio %iol3gico não pode ser encontrado em nen&um outro lugar do planeta. :am%)m destacam!se nesse cen5rio "5rias outras esp)cies: o pin&eiro!do!paran5$ o cedro$ as figueiras$ os ip's$ a %ra<na e o pau!%rasil$ entre muitas outras. A @ata Atl. *ora desta lista$ tam%)m "i"em na região gam%5s$ tamandu5s$ pregui#as$ antas$ "eados$ cotias$ 4uatis etc.ntica$ como os micos!le es$ a lontra$ a on#a!pintada$ o tatu!canastra e a arara!a+ul!pe4uena. 8sp)cies imponentes de 5r"ores são encontradas no 4ue ainda resta deste %ioma$ como o 9e4uiti%5!rosa$ de 60 metros de altura e 6 metros de di.metros 4uadrados de @ata Atl.ntica a%range as %acias dos rios Paran5$ Eruguai$ Para7%a do Sul$ Doce$ Fe4uitin&on&a e São *rancisco. Paralelamente ? ri4ue+a "egetal$ a fauna ) o 4ue mais impressiona na região. Apesar da de"asta#ão sofrida$ a ri4ue+a das esp)cies animais e "egetais 4ue ainda se a%rigam na @ata Atl. 8m alguns trec&os remanescentes de floresta os n7"eis de %iodi"ersidade são considerados os maiores do planeta.Mata "tl&nti%a A nature+a exu%erante 4ue se estendia pelos cerca de / mil&ão de 4uil. 8ste nome decorre da paisagem es%ran4ui#ada apresentada pela "egeta#ão durante o per7odo seco: a maioria das plantas perde as . Na di"ersidade da @ata Atl./00 metros) e Gtatiaia (/. Ema extraordin5ria %iodi"ersidade$ em %oa parte peculiar somente a essa região$ seriamente amea#ada. Originalmente estendia!se por toda a costa nordeste$ sudeste e sul do pa7s$ com faixa de largura "ari5"el$ 4ue c&ega"a a atra"essar as regi es onde &o9e estão as fronteiras com Argentina e Paraguai. @ais do 4ue isso$ contri%uiu para criar uma imagem paradis7aca 4ue ainda &o9e fa+ parte da cultura %rasileira$ em%ora a realidade se9a outra.ntica na )poca do desco%rimento marcou profundamente a imagina#ão dos europeus. A explora#ão predat3ria a 4ue fomos su%metidos destruiu mais de B12 deste Cpara7soD. A maior parte das esp)cies de animais %rasileiros amea#ados de extin#ão são origin5rios da @ata Atl.

fol&as e os troncos tornam!se es%ran4ui#ados e secos. Descendo ao litoral do Lio Mrande do Sul$ a paisagem ) marcada pelos %an&ados$ isto )$ ecossistemas alagados com densa "egeta#ão de 9uncos$ gra"at5s e aguap)s 4ue criam um &a%itat ideal para uma grande "ariedade de animais como gar#as$ marrecos$ "eados$ on#as!pintadas$ lontras e capi"aras. nos estados da Região Sul Paraná. No sul do pa7s$ a "egeta#ão ) composta por campos limpos$ as c&amadas estepes <midas. Santa !atarina e . A caatinga ocupa uma 5rea de cerca de J=0. O uso insustent5"el de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupa#ão$ associado ? imagem de local po%re e seco$ fa+em com 4ue a caatinga este9a %astante degradada. Os (ampos do Sul ocorrem no c&amado NPampaN$ uma região plana de "egeta#ão a%erta e de pe4ueno porte 4ue se estende do Lio Mrande do Sul para al)m das fronteiras com a Argentina e o Eruguai. De um modo geral$ o campo limpo ) destitu7do de 5r"ores$ com uma composi#ão %astante uniforme e com ar%ustos espal&ados e dispersos.m-.8ste %ioma ) o mais fragili+ado dos %iomas %rasileiros. Mata de Araucária A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical. Cam'os o S(l Al)m de florestas tropicais$ Pantanal$ (errado e (aatinga$ os (ampos tam%)m fa+em parte da paisagem %rasileira. No Brasil. O %an&ado do :aim ) o mais importante$ de"ido ? ri4ue+a do solo.menos caracter7sticos. O solo ) re"estido de gram7neas$ su%ar%ustos e er"as. principalmente. 8ntretanto$ pes4uisas recentes "em re"elando a ri4ue+a particular do %ioma em termos de %iodi"ersidade e fen.000 . 8ntre o Lio Mrande do Sul e Santa (atarina$ os (ampos formados por gram7neas e leguminosas nati"as se estendem como um tapete "erde por uma região de mais de -00 mil .mK$ cerca de /02 do territ3rio nacional$ englo%ando de forma cont7nua parte dos estados do @aran&ão$ Piau7$ (ear5$ Lio Mrande do Norte$ Para7%a$ Pernam%uco$ Alagoas$ Sergipe$ Ba&ia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de @inas Merais (região Sudeste do Brasil). ela está presente nos estado de São Paulo e.

Possui solos secos e florestas dominadas por palmeiras. )antanal . com &ol'as em &ormato de agul'a.uil/metros de e0tensão em lin'a contínua. A paisagem do litoral %rasileiro ) %em di"ersificada$ composta por dunas$ il&as$ recifes$ cost es roc&osos$ %a7as$ estu5rios$ %re9os e fal)sias. Sua $egeta%ão é composta por ár$ores aciculi&oliadas. )onas *itor+neas . Brasil possui uma costa litor+nea de mais de .Rio "rande do Sul#.mil . a%rangendo por# es dos estados do @aran&ão$ Piau7 e :ocantins. Mata de !ocais .cupa uma 1ona de transi%ão entre a Ama1/nia e as terras semiáridas do Nordeste. a espécie predominante é o pin'eiro(do(paraná. Sua "egeta#ão ) formada por palmeiras$ como o %uriti$ oiticica$ %a%a#u e carna<%a.

/00 esp)cies de %or%oletas.esp)cies de peixe$ /.O Pantanal est5 locali+ado no sudoeste de @ato Mrosso e oeste de @ato Mrosso do Sul$ estando presente tam%)m no Paraguai e na Bol7"ia. Apresenta grande %iodi"ersidade: mais de 1. OOO . 8ntre os representantes da fauna estão: 9acar)$ "eado$ serpentes$ capi"ara$ papagaio$ tucano$ tuiui<$ on#a$ macaco$ entre outros. 8sse %ioma ) considerado uma das maiores plan7cies inund5"eis do planeta.=00 esp)cies de plantas$ cerca H=0 esp)cies de a"es$ -H.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful