You are on page 1of 19

Vr o movimento

A orla da retina s sensvel ao movimento (estimula o crebro no sentido de girar os olhos de forma a poder identicar o objecto que se move). Esta zona da retina preenchida por um tipo de receptores - bastonetes. Por esse motivo podemos ver objectos em movimento na periferia do campo de viso , mas no identicamos o objecto.

Existem diferentes formas de perceber o movimento: a. movimento ptico objecto atravessa o campo de viso estimulando o olho com sinais diferentes A imagem que chega retina transversalmente estimula os receptores em sequncia, e quanto mais depressa a imagem viajar maior ser o sinal de velocidade fornecido.

b. movimento fsico - olhar acompanha o objecto em movimento, Quando movemos os nossos olhos voluntariamente, vemos que a ps imagem se desloca com os olhos. Segundo Helmholtz isto acontece porque o crebro cancela os sinais do sistema imagem retina, emitindo sinais para sistema olho crebro, este sistema funciona atravs de ordens para que os olhos se movam, ao contrrio do outro sistema que funciona pelo movimento.

c. movimento perceptivo - quando estamos a observar um objecto xo e o nosso olhar vagueia sobre ele, existe movimento dos olhos, mas o crebro no o interpreta como movimento do objecto, nem do observvador.

Factores visuais que determinam a percepo em situaes ambguas:

- relao hierrquica e de dependncia: organizao espontnea do campo visual atribui a certos objectos o papel de moldura da qual os outros dependem;

- num deslocamento motor a moldura tende a ser percebida como imvel, e o objecto dependente em movimento;

- quando no existe dependncia, os dois sistema tendem a ser vistos como movendo-se simetricamente;

- fechamento a gura move-se e o fundo esttico;

- variabilidade se um objecto altera a sua forma ou tamanho, e outro no, o primeiro tido como em movimento;

- diferena de tamanho dois objectos prximos, o menor assume o movimento;

- um objecto mais escuro tende a ser visto em movimento, e o mais claro esttico.

Principios da organizao estrutural e movimento

- A continuidade induz ao percurso = deslocao; - Alteraes na forma, cor, claridade, so associadas ao movimento; - Objectos que aparecem em momentos sucessivos de tempo, em diferentes localizaes sero percebidos como dois estados de um objecto idntico. - Vemos sempre o movimento mais simples (gestalt);

Movimento na imagem esttica

D-se quando o observador tem a iluso de que a locomoo real ocorre ou de modo mais subtil, de que a imagem d a impresso de estar em movimento; este facto ocorre no apenas devido a factores de aculturao, como a fenmenos perceptivos.

Aculturao - O nosso crebro armazena e processa toda a informao recebida ao longo da nossa vida, e mesmo que no tenhamos consciencia directa disso, certo que a nossa relao com o que nos rodeia resultado de um somatrio de associaes ao previamente conhecido, em confronto com novas situaes.

Propriedades perceptivas que se associam ao movimento e a objectos que se movem: a. Rasto em forma de cunha b. Forma em echa c. Posio obliqua (contraria o repouso) d. Imprecises ou escalas de sombras

Composio Dinmica

A qualidade Dinmica particular de cada elemento denida e sustentada pelo contexto. Todos os elementos da composio tendem a estabilizar-se reciprocamente. Foras inerentes do campo visual : Tenso baixa e ordem simples: Todos os elementos apresentam igual importncia.

Tenso alta e ordem complexa: estabelecida uma hierarquia visual, determinada por vrios factores - estrutura, cor, tamanho, denio de imagem.

A estrutura da composio pode ser Dinmica, instvel e com isso sugerir movimento, criando uma sucesso de hierarquias no campo visual, determinando as foras da composio.

estrutura esttica

estrutura dinmica

estrutura esttica

estrutura dinmica

estrutura dinmica

estrutura dinmica

estrutura dinmica

estrutura dinmica

estrutura dinmica

estrutura esttica
1e2 estrutura dinmica 3

Tenso Direccional os objectos visuais tendem a deslocar-se na direco do seu eixo principal, a 2 opo a perpendicular ao eixo principal. A locomoo percebida intensica-se quando corresponde s tenses dirigidas dentro do objecto

Representao do movimento:

- sintetizar a aco representada como um todo, de um modo que traduza a sequncia temporal numa pose atemporal - movimento em extenso exagerada (cada frame da imagem).

- representar em simultneo dois momentos da aco

Dinmica da obliquidade Este o recurso mais elementar e efectivo, que distingue a aco do repouso. Nosso conhecimento prvio refora a ideia de que oblquo = instvel, em contraponto com a noo de verticalidade = esttico. Quanto menos simtrica for a obliquidade, maior a instabilidade.

Tenso na deformao

Qualquer desvio normalidade cria tenso, nesse contexto, a modicao da forma induz a noo de alterao do estado do objecto. Isto ocorre no apenas nos objectos, os padres incompletos so fechados pelo crebro, que procura diminuir as tenses, e reinstalar o equilibrio ( de acordo com os principios organizativos da Gestalt).

Efeitos Estroboscpicos O movimento estroboscpico ocorre entre objetos visuais que so essencialmente semelhantes em sua aparncia e funo em todo o campo, mas diferem em algum aspecto perceptivo - por exemplo, localizao, tamanho ou forma. Em condies favorveis, tais constelaes produzem um efeito dinmico tambm em simultaneidade, sendo o exemplo mais bvio as fotograas estroboscpicas, que mostram o mesmo objeto em vrias localizaes a mesma imagem ou srie de imagens. A sequncia das localizaes forma um percurso de conformao simples e coerente, e as mudanas internas do objeto - por exemplo, a mudana de postura de um atleta durante o salto tambm ocorrem gradualmente. Arnheim, R. Arte e percepo Visual. p.272

A aco visual de tal sequncia particularmente convincente quando os elementos se sobrepem.

You might also like