You are on page 1of 3

3 Lista de Exercícios 1°) Uma típica seção de parede de edifício é mostrada na figura abaixo.

Essa seção estende-se para dentro e para fora da parede e é repetida no sentido vertical. Os membros de apoio da parede são feitos de aço (k = 50 W/m.K) e têm 8 cm (t12) x 0,5 cm (LB). O restante do espaço interno da parede é preenchido com isolante (k = 0,03 W/m.K) de medidas 8 cm (t23) x 60 cm (LB). A parede interna é feita de placas de gesso (k = 0,5 W/m.K) de 1 cm de espessura (t 12), e a parede externa é feita de tijolos (k = 1,0 W/m.K) de 10 cm de espessura (t34). Qual é o fluxo de calor médio através desta parede quando T1 = 20 °C e T4 = 35 °C?

2° Obtenha a relação para eficiência da aleta para a transversal de área Ac constante, perímetro p, comprimento L e condutividade térmica k, exposta a convecção para o meio a T com coeficiente de transferência de calor h. Considere que a aleta seja suficientemente longa para que a temperatura na sua ponta seja quase T. Tome a temperatura da aleta na base como sendo Tb e despreze a transferência de calor a partir da sua ponta. Simplifique a relação para a) aleta circular de diâmetro D e b) aleta retangular de espessura t.

3°) Uma aleta de alumínio (k = 237 W/m.K) de 4 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento está fixada à superfície. Considerando que o coeficiente de transferência de calor é 12 W/m2.K, determine o percentual de erro na taxa de transferência de calor a partir da aleta quando a suposição de aleta infinitamente longa é usada em vez da suposição de ponta da aleta adiabática.

4°) Aletas circulares de resfriamento de diâmetro D = 1 mm e comprimento L = 30 mm, feitas de cobre (k = 380 W/m.K), são utilizadas para aumentar a transferência de calor a partir de uma superfície mantida na temperatura Ts1 = 132 °C. Cada vareta tem sua extremidade fixada

Aletas circulares de liga de alumínio 2024-T6 (k=186 W/m. 5°) Vapor de água em um sistema de aquecimento flui através de tubos cujo diâmetro externo é de 5 cm e cujas paredes são mantidas a uma temperatura de 130 °C. com coeficiente de transferência de calor calor de 40 W/ m2.T ao longo da aleta e calcule a temperatura em x = L/2. 6°) Calor é uniformemente gerado a uma taxa de 2 x 105 W/m3 em uma parede de condutividade térmica 25 W/m. enquanto a extremidade oposta (x = L) é fixada na segunda superfície. O ar que flui entre as superfícies e a varetas também está a T = 0°C. A parede está exposta à convecção nos dois lados. O uso das aletas é justificado? Por que? c) Qual é a taxa global de transferência de calor a partir de uma seção da parede de 10 cm por 10 cm que tem 625 aletas distribuídas uniformemente? Assuma o mesmo coeficiente de convecção para a aleta e para a parte não aletada da superfície. Qual é a temperatura máxima que poderá ocorrer na parede? . mantida a Ts2 = 0°C.K) de diâmetro externo de 6 cm e de espessura de 1 mm são fixadas ao tubo. como resultado da adição das aletas. O calor é transferido para o ar circundante a T = 25 °C.K e espessura de 60 mm.K. Determine o aumento da transferência de calor a partir do tubo por metro de seu comprimento. portanto há 250 aletas por metro de comprimento de tubo. a) Expresse a função (x)= T(x).nessa superfície (x =0). como mostrado. com diferentes coeficientes de transferência de calor e temperaturas. Há aletas planas retangulares no lado direito da parede. e o coeficiente de convecção é h = 100 W/m2. O espaço entre as aletas é 3 mm. b) Determine a taxa de transferência de calor a partir da superfície quente através de cada aleta e a eficiência da aleta.K. com as dimensões mostradas e condutividade térmica de 250 W/ m.K.

Ele gera 1000 W de potência interna a partir de um pequeno gerador nuclear. . que é ventilada com ar a 5 °C a uma velocidade de 0. a) Determine as temperaturas no centro e na superfície das maçãs. O valor correspondente do coeficiente de transferência de calor é de 7. No interior de cada maçã.425).25. b) Para uma pilha de maças no interior de uma caixa. vapor d’água e calor. Seja uma caixa de maçãs. produzindo dióxido de carbono. respectivamente.5 m/s. é colocado em órbita da terra. a glicose é catabolizada. Se a superfície do satélite apresentar uma emitância de 0. O sistema encontra-se em um ambiente a uma temperatura de 20 °C. K. fazem com que eles necessitem de cuidado especial no manuseio.5 W/m. energia térmica é gerada uniformemente a uma taxa total de 4000 J/Kg.K(m/s)0.K. 8°) Características específicas de materiais biologicamente ativos. A densidade e a condutividade térmica da maçã são 840 kg/m3 e 0.7°) Aletas de alumínio com perfil triangular são fixadas a uma parede plana cuja temperatura na superfície é de 250°C. com a consequente geração interna de energia. vegetais e outros produtos. A espessura da base das aletas é de 2 mm e o seu comprimento é de 6 mm.K. o coeficiente convectivo depende da velocidade do ar na forma h = C1V0. a) Quais são a eficiência e a efetividade das aletas? b) Qual é o calor dissipado por unidade de largura em uma única aleta. cada uma com 80 mm de diâmetro.1  V 1 m/s 9°) Um satélite de comunicação esférico. Após a colheita e a separação das plantas produtoras. tais como frutas. com um coeficiente de transferência de calor na superfície de 40 W/m2.5 W/m2.dia. com 2 m de diâmetro.1 W/ (m2. onde C1 = 10. Calcule e represente graficamente as temperaturas no centro e na superfície das maçãs em função da velocidade do ar para 0. calcule sua temperatura superficial.3 e estiver protegida da radiação solar pela sombra da terra.