You are on page 1of 19

FUNÇÕES INORGÂNICAS

Para facilitar o estudo das substâncias químicas, elas foram divididas em grupos ou funções químicas, que são conjuntos de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, por possuírem estruturas parecidas. As duas principais funções químicas são: funções inorgânicas e funções orgânicas. Antigamente acreditava-se que as substâncias orgânicas eram aquelas que se originavam de organismos vivos (vegetal e animal); e as inorgânicas seriam as de origem mineral. No entanto, verificou-se que isso não era correto, pois grande parte das substâncias orgânicas pode sim ser sintetizada em laboratório. Então, hoje em dia, esses grupos são conceituados da seguinte forma:

Agora que já conceituamos o que é uma função inorgânica, vejamos como se subdivide esse grupo e quais são as características que diferenciam seus compostos. Para isso é necessário conhecer a Teoria da Dissociação Iônica proposta pelo sueco Svante Arrhenius, pois ela é a base da classificação das funções inorgânicas principais. Em 1884, Arrhenius realizou vários experimentos para explicar a condutividade de algumas soluções. Ele descobriu que a condutividade elétrica das soluções dependia da existência de íons, que eram os responsáveis por transportar a carga. Arrhenius chegou, então, à conclusão de que as soluções iônicas transportavam corrente elétrica porque os seus íons, que antes estavam em um aglomerado iônico, eram separados quando colocados em água. A esse fenômeno ele deu o nome de dissociação iônica. Ele percebeu também que quando se colocavam algumas substâncias moleculares na água, ocorria o fenômeno da ionização, quando a água atua como reagente e forma íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Baseado nesses estudos, Arrhenius observou que determinados grupos de substâncias inorgânicas liberavam os mesmos cátions, quando colocados em água. Já em outro grupo, as substâncias liberavam os mesmo ânions. Desse modo, observou-se que era possível dividir as

Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado

Página 1

os conceitos dados para as funções são: ácidos. Os óxidos são a única função inorgânica que não baseiam sua definição na Teoria de Arrhenius. que ficaram sendo quatro: ácidos.substâncias inorgânicas em grupos menores ou funções inorgânicas. HxA + H2O → x H+(aq) + Ax-(aq) ou HxA + H2O → x H3O1+ (aq) + Ax-(aq) Exemplos:   Ácido sulfúrico: H2SO4 → H3O1+ + HSO4. Segundo a Teoria de Arrhenius. bases e sais. bases.ou H2SO4 → H1+ + HSO4Ácido clorídrico: HCl → H3O1+ + Cl1ou HCl → H1+ + Cl1- C(OH)x + H2O → Cx+ + xOHExemplos:   Hidróxido de sódio: NaOH(s) → Na1+ + OH1Hidróxido de cálcio: Ca(OH)2 → Ca2+ + 2 OH1- Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 2 . sais e óxidos.

em 1887. porque te apresentarei a solução: o Ácido Clorídrico (HCl) que está presente em nosso estômago para ajudar a digerir os alimentos. E você pode comer a vontade mesmo. Quem nunca experimentou uma fruta cítrica e teve a sensação de acidez na boca? Uma das características mais comuns nos ácidos é o sabor azedo. Ácido málico = maçã. como um dos íons. Essa propriedade está presente em inúmeros alimentos. que fazem parte de nossa alimentação. é só observar quais deles produzem salivação na boca. Mas existe uma classe de ácidos muito perigosos. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 3 .ÁCIDOS O Ácido Clorídrico auxilia na digestão. Esse fato se explica pela presença do cátion H+. ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina. Segundo a definição de Arrhenius. que se forem ingeridos podem levar o indivíduo à morte. que diante das células da língua produz mais saliva. Esses são exemplos de ácidos orgânicos. nesta categoria podemos encontrar o ácido sulfúrico que é encontrado na solução de bateria dos carros. Ácido cítrico = laranja. Svante Arrehenius foi um químico sueco que. limão. São os chamados ácidos inorgânicos. para descobrir quais são ácidos. realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água e observou o descrito acima. o cátion H+. Ácido tartárico = uva. acerola. Veja a lista dos ácidos mais comuns e onde podem ser encontrados: Ácido acético = vinagre. Ácido fosfórico = usado na fabricação de refrigerantes à base de cola.

por isso. tintas. Ácido Cianídrico (HCN) --> Ácido utilizado em indústrias diversas. Ácido Nítrico (HNO3) --> É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite). Ácido Sulfúrico (H2SO4) --> É utilizado nas baterias de automóvel.Exemplos: Ácido Clorídrico (HCl)--> O HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. este ácido libera um gás extremamente tóxico. entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos. Ácido Fluorídrico (HF) --> O HF tem a propriedade de corroer o vidro. É usado também na identificação de amostras de ouro. na fabricação de corantes. é usado nas "câmaras de gás" para executar pessoas condenadas à morte. permitindo a obtenção do salitre. é também usado na indústria de fertilizantes agrícolas. é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas. é usado para fazer gravações em vidros e cristais. O HCl é um componente do suco gástrico. e é devido à Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 4 . do abacaxi. acrílicos e corantes. PROPRIEDADES E CLASSIFICAÇÃO DOS ÁCIDOS O sabor do limão caracteriza os ácidos Os ácidos apresentam propriedades que os caracterizam como: Sabor ácido: é um sabor característico do limão. conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas. como nas de plásticos. explosivos e papel. permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio.

HCl + NaOH → NaCl + H2O Liberam hidrogênio quando reagem com metais: quando um ácido é colocado na presença de metais como o zinco. A facilidade com que os ácidos se ionizam em água e outros solventes é medida pela força do ácido. manganês (que são metais ativos) possui a propriedade de dissolvê-los. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 5 . Diácidos: dois íons H+ são liberados por molécula. liberando gás hidrogênio. pois são altamente corrosivos. que ocorre quando um ácido é neutralizado por uma base e a base pelo ácido. Mas vale lembrar que jamais se deve experimentar um ácido. 2 HCl + Zn→ ZnCl2 + H2(g) Condutores de corrente elétrica: uma solução se torna condutora de eletricidade quando contém um ácido dissolvido nela. Ácido semiforte: HF (ácido fluorídrico).presença do cátion H+ que. diante das células da língua. sendo que. ácidos fortes liberam H+ com maior facilidade. Formação de sal e água quando reagem com bases: é a chamada reação de neutralização. Classificação quanto ao número de hidrogênios ionizáveis: Monoácidos: esses ácidos liberam um íon H+ por molécula. HBr (ácido bromídrico) e HCl (ácido clorídrico). Presença do elemento hidrogênio em sua fórmula: os ácidos apresentam à esquerda da fórmula o elemento hidrogênio. produz essa acidez. Vejamos: Ácidos fortes: HI (ácido iodídrico). Classificação dos ácidos Os ácidos podem ser classificados de acordo com sua força ácida e quanto ao número de hidrogênio ionizável: Força ácida: O meio ácido é caracterizado pela presença de íons H+ que são gerados pela ionização. Ácido fraco: HCN (ácido cianídrico).

Tetrácidos: são liberados até quatro íons H+ por molécula... Hidrácidos: nos ácidos sem oxigênio a nomenclatura é bem simples.. NOMENCLATURA DOS ÁCIDOS Ácido é toda substância que.. H2CO3 → 2 H+ + CO3-2 O ânion CO3-2 é denominado carbonato...Triácidos: liberam três íons H+ por cada molécula...... Primeiro é preciso classificar o ácido........ é só seguir a regra abaixo: Ácido ..... ídrico nome do elemento Os nomes dos hidrácidos são formados acrescentando-se a terminação ídrico às primeiras letras do nome do elemento químico. A partir desse nome.. estabeleça uma comparação seguindo o quadro abaixo: Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 6 . • ácidos com oxigênio: oxiácidos.. Mas como é feita a nomenclatura dos ácidos? Acompanhe os passos e aprenda a nomear essa enorme classe de compostos. que é dividido em dois grupos: • ácidos sem oxigênio: hidrácidos.... em solução aquosa.... sofre ionização e libera como cátion o H+. Exemplos: HCl – ácido clorídrico HBr – ácido bromídrico HI – ácido iodídrico Oxiácidos: os nomes dos ácidos com oxigênio são dados a partir das reações de ionização dos mesmos: Demonstração: faça a reação de ionização do ácido H2CO3.

Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 7 . a nomenclatura para o ácido da qual deriva esse ânion será ácido carbônico (sufixo – ico): H2CO3 → 2 H+ + CO3-2 Ácido carbônico carbonato Veja mais exemplos: Nomear corretamente os compostos: HClO e HNO2. e o ânion nitrito ao ácido nitroso. veja como nomear os ácidos derivados do enxofre e fósforo: H2SO3 – Ácido sulfuroso Nos oxiácidos que contêm ânions do enxofre. H3PO4 – Ácido fosfórico Nos oxiácidos que contêm ânions do fósforo. Como toda regra tem exceção. coloca-se a sigla –ur antes do sufixo.Tabela de sufixos para Oxiácidos Ânions Sufixo ITO ATO oso ico Como a terminação de carbonato é ATO. o ânion hipoclorito dá origem ao ácido hipocloroso. Reação de ionização HclO → H+ + ClOÁcido hipocloroso HNO2 → H+ + NO-2 Ácido nitroso hipoclorito nitrito Como se vê. coloca-se a sigla –or antes do sufixo.

ÁCIDOS MAIS COMUNS Existem dois extremos no que se diz respeito aos ácidos. Ácido málico: composto presente na maçã. sabe do que estamos falando? Do ácido clorídrico (HCl). componente responsável pelas bolhas características destas bebidas. Vamos ressaltar os ácidos orgânicos benéficos ao homem e que temos contato diariamente. acerola. é só nos atentarmos às aplicações que se diferem totalmente. são denominados de ácidos orgânicos. alguns são utilizados para fabricar explosivos (ácido nítrico – HNO3) e outros para ajudar no crescimento de crianças (ácido fólico). Por outro lado existem os ácidos que se fazem presentes em alimentos e que ajudam no metabolismo humano. Outro ácido também presente em refrigerantes é o ácido fosfórico. etc. Ácido carbônico: presente em refrigerantes e águas gaseificadas originando gás carbônico (CO2). limão. alguns deles são perigosos pelo alto poder de corrosão. ácido clorídrico. componente do suco gástrico presente no estômago. E não é só em alimentos que os ácidos se encontram. Para comprovar esta diferença. etc. conheça os mais comuns presentes em alimentos: Ácido cítrico: presente em frutas cítricas como laranja. alguns para matar e outros para dar vida. o local onde são processados dentro de nosso corpo também é rico em ácido para auxiliar na digestão. como por exemplo: ácido sulfúrico. recebendo a classificação de ácidos inorgânicos. ele proporciona um sabor diferenciado aos “refris de cola”. ácido cianídrico. Ácido tartárico: a uva é rica desse ingrediente. ou seja. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 8 . Ácido acético: componente do vinagre.

o ânion é o OH-. Para exemplificar tomemos. bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 9 . liberando o ânion OH. sofre dissociação iônica. Veja outras características: . em contato com a água. Ca (OH)2 (hidróxido de cálcio): Usado nas construções para preparar argamassa.As bases sofrem reação a partir do contato com os ácidos. É conhecido popularmente como soda cáustica. ou seja. Mas o que seria a dissociação iônica? Ela está relacionada ao comportamento das bases na presença de água. Pela definição de Arrhenius: Base é toda substância que em solução aquosa. libera os íons Na+ e OH .que se dissolvem devido à atração pelos pólos negativos e positivos da molécula de H2O. Uma das características das bases é seu sabor adstringente.As bases também transferem correntes elétricas quando são dissolvidas em água. Sendo assim.(Hidróxido). Alguns exemplos de bases: NaOH (hidróxido de sódio): Utilizado na fabricação de sabão provindo de óleos e gorduras. O cátion é em geral um metal. os hidróxidos têm seus íons separados. originando o NaCl (sal) e H2O (água). para pintura de casas. que “amarra” a boca. por exemplo. . a soda cáustica (NaOH). diminui a salivação. .BASES O sabor adstringente da banana verde caracteriza as bases. além de servir como cal. Mg (OH)2(hidróxido de magnésio): Faz parte da composição do leite de magnésia que é usado como antiácido estomacal.Quando são dissolvidos em água.uma substância sólida que.

A seguir veremos as principais delas:  Hidróxido de sódio (NaOH): Essa base é conhecida comercialmente como soda cáustica. sofrem dissociação. existem várias bases com importantes aplicações. Por Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 10 . causando queimaduras graves na pele.NH4OH (hidróxido de amônio): É muito útil para a humanidade. PRINCIPAIS BASES As bases são substâncias muito usadas em laboratório e estão presentes em vários produtos usados diariamente As bases. em solução aquosa. pois a partir dele é que são produzidos os fertilizantes agrícolas que aumentam o rendimento da produção de alimentos. liberando como único ânion a hidroxila (OH-). Hidróxido de amônio é usado nas plantas. No nosso cotidiano. são aquelas substâncias que. pois pode corroer e destruir os tecidos vivos. segundo o conceito de Arrhenius.

pois absorve água do meio ambiente e com o tempo pode se tornar um líquido incolor. cristalina. corantes e produtos de uso doméstico. É sólida à temperatura ambiente. bastante solúvel em água e é uma substância deliquescente. Ela reage lentamente com o vidro. Sua principal aplicação é na produção de sabões – conseguida a partir de sua reação com gorduras e óleos.isso. branca. sendo guardada em frascos de plástico. Sua fonte de obtenção é a reação de eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl). celulose. de ponto de fusão 318 ºC. O hidróxido de sódio também é usado pela indústria petroquímica em uma das etapas da fabricação de papel. é muito utilizada em limpezas pesadas e em produtos para desentupir pias e ralos. mas seu uso deve ser feito com luvas apropriadas. como o sebo animal. o que significa que ela éhigroscópica. tecidos. conforme mostrado na reação a seguir: 2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2 Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 11 .

fungicidas e no tratamento de águas e esgotos. cal extinta oucal apagada. Quando essa substância é misturada com água. para recobrir paredes e na pintura de paredes (caiação). porque sua preparação se dá pela hidratação do óxido de cálcio (CaO). A sua principal aplicação se dá na forma de leite de magnésia. na preparação de argamassa para assentar tijolos. ela é chamada de leite de cal ou água de cal. pouco solúvel em água. A cal é aplicada principalmente em construções. que é usado como laxante e antiácido e é conseguido misturando-se o hidróxido de cálcio em água numa proporção de 7% em massa. Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2): Sólido branco. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 12 . também chamado de cal hidratada.  Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2): O hidróxido de magnésio também é um sólido branco. pouco solúvel em água. Outros usos são em inseticidas. que é conhecido como cal virgem ou cal viva.

mas sim soluções aquosas de amônia interagindo com a água. não existe uma substância hidróxido de amônio. sendo muito utilizado na produção de ácido nítrico para a produção de fertilizantes e explosivos. O hidróxido de amônio é conhecido comercialmente por amoníaco. Hidróxido de amônio (NH4OH): É obtido ao se borbulhar amônia (NH3) em água.(aq) Assim. originando os íons amônio (NH4+ ) e hidróxido (OH-). Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 13 . Ele também é usado em limpeza doméstica. conforme a reação abaixo: NH3 + H2O ↔ NH4+ (aq) + OH. na produção de compostos orgânicos e como gás de refrigeração.

legumes e frutas. alvejantes. entre outros). creme de leite. coentro. sofrem dissociação liberando o ânion OH-. Já vimos que as bases estão presentes em nossas vidas diariamente através da alimentação. mas não é só nos alimentos. como sapólio. Na verdade iremos testar seu conhecimento sobre o assunto propondo a seguinte pergunta: O tomate possui acidez ou alcalinidade? Se alguém te perguntasse você saberia responder? Muita gente acha que é ácido por possuir um “azedinho”. nos deparamos com uma base: o sabão. Só para esclarecer: alcalino é o mesmo que básico. etc. quando vamos lavar a louça. O NaOH é uma base forte e constitui a maioria dos produtos para higiene doméstica. que contém o componente Hidróxido de sódio (NaOH) como ingrediente fundamental. temperos (orégano. Definindo: Bases são substâncias que. água natural.BASES NO COTIDIANO O tomate é ácido ou básico? É importante sabermos quais alimentos são ácidos ou alcalinos para podermos manter o equilíbrio ácido-básico em nosso organismo. mas é alcalino e sua ingestão auxilia a controlar o equilíbrio ácido-básico em nosso corpo. Essa mesma função é realizada por outros alimentos básicos. salsinha. como: leite. por exemplo. em solução aquosa. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 14 . detergentes.

Tetrabase: esta base conta com quatro grupos OH.base NaOH (hidróxido de sódio): o sódio pertence à família dos metais alcalinos. .CLASSIFICAÇÃO DAS BASES Toda substância que. Exemplos: Ba(OH)2 (hidróxido de bário). . Tribase: a presença de três grupos OH.é definida como sendo base. pela solubilidade ou ainda pelo grau de dissociação. Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. Exemplos: AgOH (hidróxido de prata).hidróxido de cálcio: o cálcio é um metal alcalino terroso e por isso a base apresenta pouca solubilidade em água. em solução aquosa. 1. Exemplo: Fe(OH)3(hidróxido de ferro). entre eles o número de hidroxilas que as compõe.hidróxido de chumbo: base insolúvel.Pb (OH)4 . portanto a base correspondente se apresenta solúvel em água. Exemplos: . Conte o número de hidroxilas Monobases: bases que apresentam um grupo OH-. 2 – Compare a “solubilidade” em água.em sua composição. NiOH2 (hidróxido de níquel). Exemplo: Mn(OH)4 (hidróxido de manganês). Observação: a solubilidade está relacionada à condução de corrente elétrica Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 15 .base Ca (OH)2 . NaOH (hidróxido de sódio). Os metais possuem uma ordem crescente de solubilidade representada a seguir: Para classificar as bases usando o critério “solubilidade” basta saber a qu e família seus componentes pertencem.caracteriza esta base. Você pode classificar uma base usando vários critérios. sofre dissociação liberando íons OH.

Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 16 . maior será sua facilidade em conduzir corrente elétrica. diminui a salivação.numa solução básica. Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados. apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte. já as bases fracas constituem eletrólitos ruins. Base é toda substância que em solução aquosa. A força da base influi sobre seu comportamento em meio à eletrólise: bases fortes são boas condutoras de eletricidade. 3 – Descubra se a base é fraca ou forte através do “Grau de dissociação” Essa classificação se relaciona também com a solubilidade: quanto mais solúvel for uma base. sofre dissociação iônica. por exemplo. considerada uma base forte: Elevado grau de dissociação → Base solúvel → base forte Baixo grau de dissociação → Base insolúvel → base fraca Exemplos: Base fraca: NH4OH (hidróxido de amônio) Base forte: NaOH (hidróxido de sódio). Quanto mais solúvel uma base. pois existem substâncias tóxicas. CARACTERÍSTICAS E NOMEMCLATURA DAS BASES Flor de Hibisco: indicador ácido-base. mas para saber se um composto é ou não é básico provar não é a maneira mais indicada. a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água. portanto. ou seja. sendo. que “amarra” a boca. maior será seu grau de dissociação. O que distingue as bases é seu sabor adstringente. liberando o ânion OH .(hidróxido).

.. o ânion é o OH -.... Para dar nomes. • As bases sofrem reação a partir do contato com os ácidos.....Veja como caracterizar uma base: • Quando são dissolvidos em água. que em contato com uma solução básica muda de cor e se torna azul... é feito através de um indicador ácido-base como o papel de tornassol vermelho. O nome das bases é obtido a partir da seguinte regra: Hidróxido de .. Esta flor vai se transformar em uma solução que em meio básico muda da cor vermelha para a verde. originando o NaCl (sal) e H2O (água): Através de indicadores: Papel de tornassol: As bases reagem com indicadores. basta certificar a valência do cátion e acrescentar em algarismo romano o número de carga do íon..... é preparado através da Flor de hibisco. • As bases também transferem correntes elétricas quando são dissolvidas em água. Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 17 . os hidróxidos têm seus íons separados.. Indicador ácido-base: que pode ser feito em casa.(nome do cátion) Veja alguns exemplos: NaOH Hidróxido de sódio Al (OH)3 Hidróxido de alumínio Ca (OH)2 Hidróxido de cálcio Existem elementos que estabelecem mais de um hidróxido.. Esse método é muito usado para diferenciar compostos básicos dos ácidos... O cátion é um metal. Solução de fenolftaleína: é uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base se torna vermelha ou rósea...

Exemplos: Fe(OH)3: Hidróxido de ferro (III) Cobre (Cu): Hidróxido de cobre (I) Cu (OH)2: Hidróxido de cobre (II) Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 18 .

brasilescola.htm http://www.infoescola.com/quimica/bases.BIBIOGRAFIA FONTES: http://www.br/quimica/funcoesinorganicas.com/quimica/acidos-e-bases-de-lewis/ Colégio Estadual Profª Matilde de Jesus Quadrado Página 19 .mundoeducacao.htm http://www.com.