You are on page 1of 2

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE – BIOLOGIA E GEOLOGIA – ANO II

FICHA DE TRABALHO – REPRODUÇÃO: CICLOS DE VIDA – 2011/2012
NOME: _________________________________ N.º___ ANO: 11. 0 TURMA: ___DATA: ___. DEZEMBRO.2011 A MALÁRIA A malária é uma doença infecciosa causada por protistas parasitas do género Plasmodium. Estes parasitas têm um ciclo de vida complexo, que inclui dois hospedeiros: o homem e mosquito do género Anopheles (figura 1). Os parasitas passam por diferentes estádios, cada um com uma morfologia e um papel disitntos no seu ciclo de vida.

Figura 1

A malária é uma doença frequente em zonas tropicais e subtropicais favoráveis à reprodução dos mosquitos, que colocam os ovos em água estagnadas, onde as larvas eclodem e se alimentam até atingiram o estado adulto. Apesar de décadas de combate, a doença tem vindo a ganhar terreno à medida que aumenta a resistência dos mosquitos aos inseticidas e a resistência dos parasitas aos medicamentos administrados a pessoas infetadas. Um desses medicamentos é a cloroquina, que, por se ter tornado pouco eficaz, tem sido menos receitada nos últimos anos. A ocorrência de mutações nos parasitas dá origem a diferentes fenótipos, que pode apresentar resistências distintas aos medicamentos existentes no mercado, Mutações que conferem resistência aos medicamentos tornam, muitas vezes, os parasitas que as apresentam menos aptos em ambientes onde os medicamentos estão ausentes.

1/2

Figura 2 Adaptado . C. B. a fase diplóide é dominante. B. A redução cromática ocorre entre a formação do ovo e a formação dos esporozoítos. D. maior (…) mais C. a uma pessoa infetada com Plasmodium. transcrição (…) ligação do RNA mensageiro aos ribossomas. 2. menor (…) menos Exame Nacional de Biologia e Geologia 2006 (2.2 Quando se administram simultaneamente dois medicamentos. A. estruturas e processos que caracterizam diferentes tipos de ciclos de vida. relativas ao ciclo de vida de Plasmodium vivax. C. Ocorrem fenómenos de recombinação genética no interior do mosquito. Durante a reprodução no fígado. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações. No fígado. menor (…) mais D. de forma esquemática. nos glóbulos vermelhos.ª fase) 3. tradução (…) migração de RNA mensageiros do núcleo para o citoplasma. H. tradução (…) polimerização de uma cadeia peptídica. F. Transcrição (…) duplicação da molécula de DNA. os tipos de ciclos de vida representados por A. B e C. de modo a obter uma afirmação correta para cada uma das alíneas que se seguem. a probabilidade de sobrevivência dos parasitas é: _____ do que quando se administra apenas um medicamento. Durante a ____ ocorre a ____. A. justificando. Neste ciclo. 2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços. menor (…) menos B.ª fase) Identifique. A passagem da fase diplóide para a fase haplóide ocorre no interior do corpo humano. A mitose intervém na produção de merozoítos. O diagrama da figura 2 representa.1 Alguns medicamentos administrados a pessoas infetadas atuam ao nível da transcrição ou da tradução em Plasmodium. FIM BOM TRABALHO! 2/2 . E. A. o que torna o tratamento simultâneo com dois medicamentos ____ eficaz do que com um.Exame Nacional de Biologia e Geologia 2008 (1. D. ocorre a segregação dos cromossomas homólogos. Os esporozoítos presentes nas glândulas salivares dos mosquitos são haplóides.1. G. o crossing-over contribui para a variabilidade genética. com diferente modo de ação. 2.