LEI COMPLEMENTAR Nº 14 (DO 15.09.

99)

Dispõe sobre co !r"!"#$o% por !e&po 'e!er&i "'o% p"r" "!e 'er " ecessi'"'e !e&por(ri" 'e e)cepcio "* i !eresse p+b*ico pe*"s , i-ersi'"'es Es!"'."is.

O /O0ERNO DO E1TADO DO CEAR2 3A4O 1A5ER 6,E A A11EM57IA LE/I1LATI0A DECRETO, E E, 1ANCIONO A 1E/,INTE LEI8 Ar!. 1º. Esta Lei Complementar, nos termos do inciso XIV do Art. 154 da Constituição do Estado do Ceará, dispõe so re os casos de contratação de pessoal, por tempo determinado, pelas !ni"ersidades Estaduais, para atender a necessidade temporária de e#cepcional interesse p$ lico. Ar!. 9º. A %undação !ni"ersidade Estadual do Ceará & %!'ECE, a %undação !ni"ersidade Vale do Acara$ & !VA e a %undação !ni"ersidade Vale do Cariri & !(CA, )icam autori*adas, nos termos desta Lei Complementar, a reali*ar contratação de pessoal por tempo determinado, restrin+indo&se a atender aos casos de necessidade temporária e e#cepcional interesse p$ lico, consideradas nestas ,ip-teses de. ") admissão de pro)essor "isitante/ b) admissão de pro)essor e pes0uisador "isitante estran+eiro/ c) admissão de pro)essores su stitutos para suprir car1ncias 0ue causem real pre2u3*o ao ensino, decorrentes de a)astamento em ra*ão de. a4 licença para tratamento de sa$de/ particular/ e4 curso de mestrado e doutorado. : 1º. %icam "edadas contratações )ora das ,ip-teses pre"istas neste arti+o, cumprindo ser o ser"ada a e#ist1ncia de dotação orçamentária espec3)ica, mediante pr5"ia 2usti)icação e autori*ação do 6ecretário do Estado so cu2a super"isão se encontrar a entidade contratante. : 9º. A contratação de pessoal, nos casos das al3neas 7a8 e 7 8 deste arti+o, de"erá ser e)eti"ada 9 "ista de not-ria capacidade t5cnica ou cient3)ica do pro)issional, mediante análise de 7Curriculum Vitae8. : ;º. A contratação pre"ista na al3nea 7c8 deste arti+o será precedida de seleção p$ lica simpli)icada, constante de pro"as escrita e oral. : 4º. : proi ida a contratação, nos termos desta Lei Complementar, de ser"idores da Administração direta ou indireta da !nião, dos Estados, do ;istrito %ederal e dos <unic3pios, em como de empre+ados ou ser"idores de suas su sidiárias e contratadas, so 0uando a de"olução dos "alores pa+os ao Contratado. : 5º. A proi ição pre"ista no = 4> deste arti+o não se aplica 90ueles casos em 0ue o contratado ocupe car+o, empre+o ou )unção de nature*a t5cnico ou cient3)ico ou de pro)essor e compro"e a compati ilidade de ,orários com o car+o acumulá"el, e#cetuando&se os casos em 0ue o contratado se2a ocupante de car+o e)eti"o da carreira do ma+ist5rio das instituições estaduais de ensino. pena de nulidade do contrato e apuração da responsa ilidade administrati"a da Contratante e do Contratado, inclusi"e solidariedade 4 licença +estante/ c4 licença por moti"o de doença em pessoa da )am3lia/ d4 licença para o trato de interesse

Ar!. no t5rmino do pra*o contratual. será o pre"isto no inciso XIV do Art. Ar!. ? contrato )irmado de acordo com esta Lei Complementar e#tin+uir&se&á. sem direito a indeni*ações. 'ão será permitida a contratação. considerando incon"eniente a perman1ncia do pro)essor na cátedra. ? contrato de 0ue trata esta Lei Complementar poderá ser rescindido. ainda 0ue a t3tulo precário ou em su stituição. )unções ou encar+os não pre"istos no respecti"o contrato. em caráter temporário. Ar!. ?s contratos a ran+idos pelas disposições contidas nesta Lei Complementar o ser"arão o re+ime pre"isto na Consolidação das Leis do @ra al. aos 15 de setem ro de 1EEE.ip-tese. I @ rece er atri uições. Aº. A remuneração do pessoal contratado nos termos desta Lei Complementar.o para i+uais atri uições. para o e#erc3cio de car+o em comissão ou )unção de con)iança. II @ ser nomeado ou desi+nado.º. P"r(=r">o ? ico . declarada em Assem l5ia&Deral da cate+oria. cumprindo nesta . nas se+uintes situações. sem direito a indeni*ação. 154 da Constituição do Estado do Ceará. T"sso Ribeiro Cereiss"!i /O0ERNADOR DO E1TADO DO CEAR2 . com anteced1ncia m3nima de ABCtrinta4 dias/ II @ em decorr1ncia de a"aliação do corpo discente. PAL2CIO DO /O0ERNO DO E1TADO DO CEAR2% em %ortale*a. re"o+adas as disposições em contrário. 4º. 5º. de pro)essor 0uando e#istirem candidatos concursados para car+os de nature*a e)eti"a 0ue se encontrarem "a+os e não pro"idos 2unto 9s !ni"ersidades Estaduais. . Esta Lei Complementar entrará em "i+or na data de sua pu licação.o & CL@. ? pessoal contratado nos termos desta Lei Complementar não poderá. ? pra*o má#imo da contratação por tempo determinado tratada nesta Lei Complementar. Ar!. I @ por iniciati"a do Contratado. será )i#ada de acordo com as condições do mercado de tra al. a pr5"ia comunicação 9 Contratante. Bº. <º.: <º. Ar!. Ar!.