You are on page 1of 8

em sua estrutura curricular. um conjunto de atividades a serem desenvolvidas que podem ser de caráter técnico. do primeiro ao último período do curso. Pró-Reitoria Acadêmica 01/04/2009. fomentar a prática de trabalhos científicos e estimular as atividades de caráter solidário. de qualquer atividade de ensino ministrada no curso. dentro ou fora do turno regular das aulas. nas mais diferentes áreas do conhecimento assegurando e aprofundando estudos diversos na aquisição de novas experiências. Essas atividades podem ser realizadas durante toda a trajetória acadêmica do estudante. sem prejuízo.Apresentação A Universidade do Sagrado Coração USC. científico ou cultural. com o intuito de enriquecer o currículo dos seus alunos. incorporou. ou seja. destinadas a oportunizar e valorizar novos conhecimentos que contribuem para a formação pessoal e profissional do nosso discente. . ampliar o seu conhecimento teórico-prático. as atividades acadêmico-científico e culturais apresentam-se sob múltiplos formatados proporcionando vivências. Como forma de enriquecer a formação do estudante. Tais atividades visam a desenvolver habilidades e competências que complementam o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares. no entanto.

até sete dias. Protocolar a devolução. o certificado e a descrição da atividade.usc. Reunir os comprovantes a serem entregues na Pró-Reitoria Acadêmica. descrevendo todas as atividades. Imprimir o formulário de requisição existente no site: www. Devolver o certificado original para o estudante.Receber o requerimento.Entregar o formulário preenchido na Pró-Reitoria Acadêmica. Encaminhar para a secretária do curso do DCS. Analisar a atividade e atribuir a pontuação. pesquisa e extensão) visando a diversidade das atividades a serem realizadas. Confrontar certificado original com a cópia XEROX.Procedimento Operacional: Atividades Externas 1º passo: ESTUDANTE . Protocolar o encaminhamento do processo para a Diretoria do Centro.Cultural . De acordo com os escores pré-determinados na Tabela Padrão. Apresentar o certificado original e uma cópia (XEROX).Devolver o processo para a Pró-Reitoria Acadêmica. Preencher o formulário.Conferir o preenchimento do requerimento. Disciplina Atividades Técnica . 3º passo: SECRETÁRIA DA ACADÊMICA .Participar de pelo menos dois grupos dentre os três apresentados (ensino. Constatar a veracidade da documentação. 2º passo: ESTUDANTE .br. 5º passo: SECRETÁRIA DO CURSO .Registrar a pontuação no histórico do estudante. 4º passo: COORDENADOR DO CURSO . de forma sintética. 6º passo: SECRETÁRIA DA ACADÊMICA .

à PróReitoria Acadêmica. 3º Passo: COORDENADOR DO CURSO .Encaminhar o anexo.br 4º Passo: SECRETÁRIA DA ACADÊMICA . impresso ou através do e-mail: secretaria. 2º Passo: COORDENADOR DO CURSO / Professor .Procedimento Operacional: Atividades Internas 1º Passo: COORDENADOR DO CURSO / Professor .Registrar no sistema acadêmico as horas das atividades realizadas. 5º Passo: ESTUDANTE Solicitar o certificado da atividade junto ao seu respectivo Centro: · Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas.academica@usc. · Centro de Ciências Humanas.Aferir a presença dos alunos nas atividades acadêmico científico culturais. devidamente preenchido. · Centro de Ciências da Saúde.Preencher a tabela em anexo. .

Escola da Família). realizada na USC ou em outras Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC e registradas na PRPPG Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. por outra Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. Publicação de Estudos em periódicos científicos. de abrangência local ou regional. mini-cursos. disciplinas cursadas em outros cursos. livro e capítulo de livro. Cursos de Informática e de Idiomas. com aprovação. organizados pela USC. por Secretarias Municipais da Educação. Participação em Grupos de Estudo e/ou de Pesquisa devidamente cadastrados.Culturais constituem todos os tipos de atividades de extensão que o estudante pode realizar no decorrer do seu processo de graduação que estimulam sua participação em experiências diversificadas e que contribuem para a sua formação. nacional ou internacional. Publicação de artigos e estudos em jornais e revistas não científicos (meio tradicional ou eletrônico). por Associações Profissionais ou Entidades de Classe ou outros eventos que venham a ser recomendados pelo Coordenador do Curso. ou em outras Instituições de Ensino Superior. seminários. Observação: Valores. workshops. Tal processo deve ser estimulado como estratégia didática para garantir a interação entre teoria e prática. reconhecidas pelo MEC. disciplinas optativas do currículo do curso (além das indicadas) ou. doutorado) e profissional. Ministrar cursos ou proferir palestras. ainda. Participação. Critérios e Paridade : 1 hora de atividade desenvolvida = 1 hora de AACC Grupo Código Atividades Limite Máximo Ens01 Ens02 Ens03 Monitoria realizada junto aos Centros da USC. em palestras. como autor ou co-autor. Atividade de iniciação científica ou equivalentes. mestrado. Apresentação pôster/banner em eventos científicos culturais. Apresentação de trabalho (oral) em eventos científico-culturais em âmbito regional. Participação em Programas realizados na Forma da LEI (Programas de Alfabetização. congressos e eventos de natureza acadêmica (defesa de monografia. na qualidade de ouvinte. não aproveitadas como créditos curriculares. Premiação em trabalhos científicos. com a devida comprovação da Pró-Reitoria Acadêmica. Cursar.As Atividades Acadêmico Científico . 60h 60h 40h 60h 60h 60h 40h 60h 30h 30h 30h 80h Ensino Ens04 Pesq01 Pesq02 Pesquisa Pesq03 Pesq04 Pesq05 Pesq06 Pesq07 Ext01 Extensão Ext02 100h .

Valem como atividades complementares às atividades simultâneas ao ingresso do aluno no curso . Atualizado em: 09/03/2009. Outras atividades relevantes 40h 50h 40h 60h 30h 2h Ext04 Ext05 Ext06 Ext07 Normas Gerais: 1. 5. O aluno que não cumprir as horas destinadas às atividades acadêmico. Caberá à Coordenação do Curso. Não serão aceitos documentos. 6.culturais. mediante requerimento do aluno. Organizar cursos ou eventos de extensão. Representação Discente junto aos órgãos colegiados da USC. 4. Pró-Reitoria Acadêmica Em vigor à partir de: 01/04/2009. que não constem o nome do aluno. analisar e dar o parecer sobre as atividades não previstas neste Regulamento. mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas regulares de sua estrutura curricular. Participação voluntária em projetos de extensão comunitária ou em outros projetos de alcance social da USC. Serão consideradas atividades acadêmico-científico culturais aquelas que não integram atividades programadas no interior das disciplinas do Curso.Ext03 Visita técnica e Viagens de Estudo organizadas pela USC ou por Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. As solicitações das atividades acadêmico-científco culturais devem ser acompanhadas de documentação original ou cópias autenticadas. 7. de espécie alguma. Sugere-se que o aluno faça a solicitação de registro das atividades por ele desenvolvidas e devidamente comprovadas ao final de cada semestre diretamente ao Setor de Atendimento e Protocolo na Pró-Reitoria Acadêmica. 3. mas de interesse curricular. ou junto a entidades legais e beneficentes. 2. científicos culturais não terá direito ao diploma de graduação. Estágios curriculares não-obrigatórios. humanitárias ou filantrópicas. As horas de estágio curricular obrigatório não poderão contar como atividades acadêmico científico . . com anuência prévia do coordenador do Curso. bem como a carga horária da atividade em questão. legalmente instituídas. bem como atribuir a respectiva carga horária a ser aproveitada. As atividades acadêmico-científico culturais devem possuir relação direta com os objetivos do Curso e serem devidamente comprovadas. 8.

3. 15.Título da AACC: Carga Horária: horas Data: ___/___/___ Grupo: ( ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão Tipo de atividade realizada: Observação: RA 1. 7. 11. 4. 5. 8. 10. Nome do(a) Aluno(a) ________________________________________ Assinatura do Coordenador do Curso . 13. 6. 9. 2. 14. 12.