You are on page 1of 25

http://www.bireme.br http://www.bvs.

br

Biblioteca Virtual em Saúde

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

BIREME/OPAS/OMS 2006

SUMÁRIO

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE .............................................................................................................2 I – PESQUISA EM BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFIC AS.....................................................................3 Apresentação dos formulários de pesquisa.............................................................................................4 Apresentação dos formulários de pesquisa meta- pesquisa ..............................................................5 Pesquisa Livre ..................................................................................................................................................6 Operadores lógicos de pesquisa.................................................................................................................9 Pesquisa Avançada.......................................................................................................................................10 Pesquisa por assunto ...................................................................................................................... 11 Pesquisa por assunto com aspectos ............................................................................................ 16 Pesquisa com limites ....................................................................................................................... 18 Histórico de pesquisas.................................................................................................................................21 II – COMANDOS E RECURSOS DE NAVEGAÇÃO.................................................................................22 Anexo 1 - Aspectos ou Qualificadores de Assunto ..............................................................................24

Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006

1

no mesmo idioma do site em que estiver buscando.bireme. não é necessário. Permite busca em linguagem natural. Exemplos: A tuberculose e sua relação com portadores de HIV / Utilização de corticosteróides em crianças com asma.bvs. autores e descritores de assunto. OR e AND NOT para combinar mais de uma palavra na busca.br http://www. Não use operadores booleanos.Biblioteca V irtual em Saúde http://www.br A Biblioteca Virtual em Saúde .BVS é um site composto por fontes de informação em ciências da saúde para atender às necessidades de informação técnico-científica de profissionais e estudantes da área. Deve-se utilizar acentos nas palavras. Pesquisa por relevância – realiza busca através de conceitos e apresenta o resultado por relevância em cada fonte de informação da BVS. resumos. Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 2 . A pesquisa pode ser realizada de três formas: "Pesquisa livre" – "Pesquisa por relevância" – Google scholar Pesquisa Livre – busca por palavras no conteúdo dos títulos. A pesquisa na versão em Português da BVS deve ser realizada em Português. Exemplos: malaria AND brasil / malaria OR dengue / malaria AND NOT dengue. Permite a utilização dos operadores booleanos AND. As fontes de Informação da BVS estão organizadas da seguinte forma: Área de meta-pesquisa na BVS realiza busca simultânea em todas fontes de informação da BVS.

“hipertensão AND pulmonar”. que na verdade são as interfaces de pesquisa: Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 3 . Para pesquisar nestas bases de dados temos dois caminhos. Exemplos: “Adib Jatene”. “Carlini”.Portal de bases de dados Clicando no ícone temos informação sobre cada uma das bases de dados deste Portal. com ou sem resumo”. Ao entrar nesta opção. OR e AND NOT para combinar mais de uma palavra na busca. Fig 1. por uma área de pesquisa simultânea e por uma área de destaques. Na BVS. “hipertensão pulmonar”.O recurso de filtro de pesquisa possibilita selecionar uma ou mais fontes para realização da meta busca e se aplica às duas formas de pesquisa Pesquisa google scholar – realiza busca nas fontes da BVS através de palavras e nomes de autores. “Flavio Dantas”. será apresentado um portal composto pela lista das bases de dados disponíveis para consulta. a pesquisa bibliográfica em bases de dados está disponível a partir da opção "Pesquisa bibliográfica". Permite a utilização dos operadores booleanos AND. I – Pesquisa em Bases de Dados Bibliográficas “As bases de dados bibliográficas têm como conteúdo referências de artigos e documentos científicos.

mas o resultado é apresentado separadamente. Sabendo pesquisar em uma base de dados você saberá pesquisar em qualquer outra. cujo preenchimento e uso adequados vão repercutir diretamente no que será recuperado nas bases de dados. você precisa escolher uma das bases de dados listadas (clicando no nome).permite realizar uma pesquisa simultaneamente em diversas bases de dados. Estas duas modalidades de interface oferecem uma forma simples (pesquisa livre ) e uma forma avançada (pesquisa avançada) de pesquisar. Ambas as interfaces possuem formulários de pesquisa. Para entrar nesta interface.Meta . Apresentação dos formulários de pesquisa Formulário livre – para pesquisa livre em uma base de dados específica Formulários da pesquisa avançada.pesquisa . Mudamos de um formulário para outro clicando no nome do formulário escolhido.Formulário da pesquisa livre Formulário básico – para pesquisa avançada em uma base de dados específica Fig 3 – formulário da pesquisa avançada Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 4 . Área da pesquisa livre Fig 2. Esta é a interface que está disponível ao entrar no Portal de Bases de Dados. Pesquisa individual (em uma base de dados específica). Em qualquer uma das bases de dados a interface (o jeito de pesquisar) será semelhante. Estes formulários funcionam como um talão de pedidos.

tem exatamente os mesmos recursos e forma de pesquisar.pesquisa: formulário de pesquisa avançada Fig 5 – pesquisa avançada – interface meta-pesquisa Estes formulários de pesquisa são diferentes. Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 5 .O formulário avançado é semelhante ao formulário básico que está sendo mostrado na figura 3.simultânea Área da pesquisa livre Link para formulário da pesquisa avançada Clicando no nome da base de dados – acesso à pesquisa individual (interface ) Fig 4 – pesquisa livre – interface meta-pesquisa Meta. O que diferencia é a quantidade de campos de busca disponíveis. Para mudar de um formulário para outro.pesquisa Formulário de pesquisa livre . Os principais recursos e dicas de pesquisa estão explicados neste tutorial. mas há algumas semelhanças. Apresentação dos formulários de pesquisa meta. basta clicar no nome do formulário (destacado em azul).

Exemplo Epidemiol$ recupera as palavras: epidemiologia. A única diferença está na quantidade de bases pesquisadas. Podemos realizar a pesquisa livre tanto na interface meta-pesquisa (pesquisa simultânea) quanto na interface de pesquisa em base de dados específica.O símbolo $ pode ser usado para truncar palavras ou radical. que inclui todas as bases de dados e você escolhe o resultado que quiser ver. .Use apenas um espaço entre cada uma das palavras digitadas na caixa de pesquisa. confirme a forma de combinar estas palavras: todas as palavras ou qualquer palavra.simultânea Caixa de Pesquisa Livre . devemos identificar as palavras significativas para representar o assunto que estamos buscando. Dicas . . faz a relação de união das palavras. Antes de mandar processar a pesquisa. seja nos seus títulos. Fig6 – pesquisa simples – interface meta-pesquisa Caixa de Pesquisa Livre . Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 6 .Ignore os elementos de ligação: artigos.individual Fig6b – pesquisa livre – interface - Na pesquisa livre.Desconsidere maiúsculas e acentos. epidemiología. epidemiológicos. etc. resumos ou descritores de assunto. epidemiology. Digite uma ou mais palavras na caixa de pesquisa. preposições. que são buscadas nos títulos. base por base de dados. É um coringa que quando usado após um pedaço da palavra recupera todas as suas variáveis.Pesquisa Livre A Pesquisa livre é executada a partir de palavras digitadas na caixa de pesquisa. epidemiológico. Use o recurso $. faz a relação de intersecção das palavras.Evite palavras no plural. vale a pena optar pela pesquisa livre simultânea. nos resumos e nos descritores que representam o assunto dos artigos e documentos incluídos nas bases de dados. seja nos seus títulos. . recuperando documentos que contenham uma e/ou outra das palavras digitadas na caixa de pesquisa. A forma de pesquisar e o processo de recuperação são idênticos nas duas interfaces. Esta é a opção que estará automaticamente selecionada. verbos e outras palavras não significativas para representar o assunto que está sendo buscado. separadas por um espaço único. . para incluir a mesma palavra no singular e plural. epidemiologic . Sendo assim. Todas as palavras – representa um AND. Qualquer palavra – representa um OR. recuperando documentos que contenham obrigatoriamente todas as palavras digitadas na caixa de pesquisa. resumos ou descritores de assunto.

Não há como indicar um único idioma para a pesquisa livre. O mesmo acontece com palavras em outros idiomas. Portanto. o resultado será muito satisfatório em todas as bases de dados. pois fica dependente da existência da palavra buscada nos títulos de artigos publicados em português (que são pouquíssimos no MEDLINE e muitos na LILACS). podemos: . como espanhol. e . Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 7 . há diferença. . há uma predominância de palavras em português e espanhol. Isto nos leva a algumas considerações importantes: ? Nos artigos incluídos na base de dados MEDLINE. francês. etc. a pesquisa livre é executada por palavras que são buscadas nos títulos. Resumindo: Juntando palavras extraídas de referências de artigos de todas as bases de dados disponíveis. ? E o que acontece na base de dados LILACS e demais bases de dados especializadas? Tem diferença? Sim. Para estas bases. nos resumos ou nos descritores que representam os assuntos dos artigos e documentos incluídos nas bases de dados.o idioma do resumo acompanha o idioma do artigo ou documento. .os termos (descritores) que representam o assunto estão em português. Estas recomendações são válidas seja na modalidade de pesquisa simultânea ou na pesquisa individual em uma base de dados específica. Podemos concluir que a grande maioria de palavras extraídas destas bases de dados está em inglês.para todos os títulos em idiomas diferentes do inglês se agrega o título traduzido para o inglês. .a maioria dos títulos dos artigos ou documentos está em espanhol ou português.Se pesquisamos com palavras em PORTUGUÊS pode ter ou não um resultado satisfatório.a maioria dos títulos dos artigos ou documentos em inglês. português? Como já foi mencionado. Vejamos: . . se a palavra em PORTUGUÊS coincide com um descritor de assunto.E sobre o idioma das palavras na pesquisa livre? Devemos pesquisar em inglês. . embora as palavras sejam buscadas nos mesmos campos: nos títulos. . nos resumos e nos termos de assunto.Ter um bom resultado se pesquisamos em INGLÊS.a maioria dos resumos está em inglês (no MEDLINE todos estão em inglês).os termos (descritores) que representam o assunto estão em português. Mas com PORTUGUÊS e INGLÊS podemos ter melhores resultados na recuperação. sendo que a maioria está em português ou espanhol.Por outro lado. na MEDCARIB e nas bases da OPAS e OMS temos: .para todos os títulos em idiomas diferentes do inglês se agrega o título traduzido para o inglês. na pesquisa livre. temos uma miscelânea de palavras de diferentes idiomas. e .

Pesquisa livre – em Medline Fig 10 . mas também em português e até espanhol. pense nas variações das palavras (por exemplo.Pesquisa livre – simultânea Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 8 . Neste exemplo. estamos ampliando a recuperação considerando bases de dados com predominância do inglês.Pesquisa livre – em LILACS ? Medidas de controle do herpes simples Palavras significativas: Centrou herpes simplex ou control$ herpes simples ou ainda control$ herpes simple$ Com estas formas variadas de representar as palavras. etc. Fig 9 . resumo ou assunto).Exemplos de Pesquisa Livre Lembrando: considere as palavras significativas para representar o assunto buscado. o operador indicado também é AND (todas as palavras). Neste exemplo. seja no campo de título. Fig 8 . alumínio. o operador indicado é AND (queremos documentos que contenham as duas palavras. em idiomas diferentes) e a forma de pesquisa livre em todas as bases de dados ou em uma base de dados específica é semelhante. ? Os efeitos do alumínio em pessoas com a doença de Alzheimer Palavras significativas: alumínio Alzheimer ou alumin$ alzheimer Usamos $ para incluir variações de alumínio em outros idiomas: aluminum.Pesquisa livre – simultânea Fig 7 .

Exemplo: Eclampsia AND NOT Hipertensão Serão recuperados documentos que incluem a primeira palavra. Os operadores booleanos utilizados na maioria das fontes de informação são: AND .AND NOT AND Intersecção .usado para excluir palavras/termos. (representado pelo círculo menor na figura). Exemplo: Eclampsia AND Hipertensão Serão recuperados documentos que têm as duas palavras ocorrendo simultaneamente no(s) campo(s) para onde a pesquisa estiver sendo direcionada. aqueles que têm as duas palavras. Observe que é eliminada a duplicidade de artigos. nomes ou palavras.usado para somar palavras/termos/nomes.OR . de um ou mais campos de busca. (representado pela área listada na figura) Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 9 . Exemplo: Eclampsia OR Hipertensão Serão recuperados documentos que têm uma e/ou outra das palavras no(s) campo(s) para onde a pesquisa estiver sendo direcionada.Operadores lógicos de pesquisa Os operadores lógicos de pesquisa ou operadores lógicos booleanos são usados para relacionar termos ou palavras em uma expressão de pesquisa. excluindo documentos que contenham a segunda palavra no(s) campo(s) para onde a pesquisa estiver sendo direcionada. Combina dois ou mais assuntos. OR União . AND NOT Exclusão .usado para relacionar termos/palavras/nomes.

Portanto. Possibilita ainda a construção de uma expressão de pesquisa relacionando mais de um campo de busca. A ordem correta é: eclampsia OR pre-eclampsia AND hipertensão Assim. associar limites de aspectos. escolha a base de dados (clicando no nome da base). tipo de publicação. não altera o resultado. e troque para o formulário básico ou avançado (clicando no nome do formulário) . O uso de parênteses estabelece a ordem desejada para o processo da pesquisa: hipertensão AND (eclampsia OR pre-eclampsia) Neste caso. faixa etária. é a forma de pesquisa que oferece mais recursos. como na interface meta. mais os documentos que contenham a palavra pré-eclampsia sem necessariamente associar com a palavra hipertensão.como mostrado na figura 4. Mas são diferentes quanto à forma de elaboração das estratégias de busca. Esta modalidade de pesquisa está disponível tanto na interface de pesquisa em uma base de dados específica.A ordem dos termos/palavras na pesquisa com o operador OR ou AND. Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 10 . A pesquisa avançada nos permite buscar por assunto. será feita a relação de hipertensão com a soma resultante de eclampsia e pré-eclampsia. gênero.Usando o operador AND NOT a ordem altera o resultado: Eclampsia and not hipertensão é diferente de hipertensão and not eclampsia . e ainda buscar por autores. serão buscado primeiramente a soma de documentos com as palavras eclampsia ou preeclampsia. Na pesquisa simultânea. por ano de publicação. . para entrar na pesquisa avançada. clique na opção “pesquisa avançada” – como mostrado na figura 2.O uso de mais de um operador em uma mesma expressão de pesquisa pode ter o resultado alterado de acordo com a ordem das palavras/termos. se necessário. Exemplo: hipertensão AND eclampsia OR pre-eclampsia Serão buscados documentos que contenham a palavra hipertensão e eclampsia. o uso de índices de ajuda e todos os operadores lógicos booleanos ao mesmo tempo.Importante: . e depois feita a relação com a palavra hipertensão. idioma. Na pesquisa em base de dados específica.de pesquisa simultânea. etc. Pesquisa Avançada Pesquisa avançada oferece mais recursos e permite direcionar a busca para campos de dados específicos. por revista. o que pode garantir um melhor resultado na recuperação dos documentos.

não significa dizer que os artigos que serão recuperados estão publicados em português. . conhecidos também como palavras-chave. O vocabulário DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) é a ferramenta utilizada para a indexação dos assuntos dos documentos registrados nas bases de dados. o que nos permite que a expressão de pesquisa por assunto seja em português. a partir da página principal da BVS. NÃO DIGITE NAD A NO FORMULÁRIO e clique na imagem busca selecionado. sempre! E na pesquisa simultânea identifique previamente o descritor autorizado consultando o vocabulário DeCS. selecione o campo de busca “descritor de assunto”. (http://decs. independente do idioma dos seus textos.ou . Exemplos de pesquisa por assunto ? Medidas de controle de doenças transmissíveis Na interface – em uma base de dados específica Passo 1 Após selecionar a base de dados de pesquisa. e trilingüe (português. unitermos ou termos MeSH/DeCS.Pesquisa por assunto Uma pesquisa por assunto pode ser feita através do campo de dados chamado Descritor de assunto (MH). O DeCS pode ser consultado no item “ terminologia em saúde” . seja na interface meta. Serão buscados artigos sobre o assunto.bvs. . é exatamente igual seja qual for a base de dados escolhida. mude do formulário livre para o formulário básico (como mostrado na figura 4).Na pesquisa individual (em uma base de dados específica). Dica: .Em uma pesquisa por assunto a grande questão é saber qual é o descritor que representa o assunto buscado. na modalidade de busca avançada. Mas. espanhol e inglês). Este campo contém termos que representam o assunto do artigo/documento. entre a pesquisa simultânea (meta-) e a individual () há diferença na forma de buscar por assunto. Os exemplos a seguir mostram como pesquisar por assunto nas duas interfaces.br) O DeCS está inserido no índice do campo Descritor de assunto. na interface de pesquisa de em uma base de dados. Já no formulário básico. é uma tradução ampliada do vocabulário MeSH (Medical Subject Headings). mesmo consultando uma base de dados internacional como é a MEDLINE. a melhor opção é consultar o índice. na linha correspondente ao campo de Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 11 . Nota: Em uma pesquisa por assunto com descritores em português. A forma de pesquisar por assunto.

autor. localize e selecione (com um clique) o descritor apropriado para representar o assunto que está sendo buscado. O botão deverá ser usado quando a expressão de pesquisa não estiver pronta. ? Digite a palavra ou radical da palavra mais significativa do assunto que está sendo buscado e ? Clique no botão <mostra índice> Fig 12 – acesso ao índice Passo 3 A partir do índice. Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 12 . ? Clique no descritor para selecionar ? Para executar a busca a partir do descritor selecionado. ou seja. mantenha pressionada a tecla Ctrl ao clicar. sendo necessário digitar uma palavra ou parte de uma palavra para abrir o índice próximo do descritor que está sendo buscado. O índice é um recurso fundamental para localização do descritor de assunto que representará o assunto que estamos buscando. Fig 13 – índice de assunto Neste exemplo. Nota: para selecionar mais de um descritor do índice. quando necessário relacionar o descritor selecionado com um outro descritor de assunto ou com dado de um outro campo de busca (por exemplo: idioma. como está explicado mais adiante neste tutorial.? Não digite nada ? Selecione o campo Descritor de assunto ? Clique no ícone <índice> Fig 11 – pesquisa avançada por assunto A expressão de busca deve ser montada a partir da primeira linha disponível no formulário. o descritor identificado foi "controle de doenças transmissíveis ”. Passo 2 O índice deste campo é extenso. etc). clique no botão <pesquisa>. O botão poderá ser usado para ver os aspectos possíveis de serem combinados com o descritor de descritor de assunto selecionado.

Lembrar: para acessar o índice não digite nada no formulário. selecione o campo de busca “descritor de assunto” e mande pesquisar. Aqui não temos o índice. passe para a modalidade de pesquisa avançada (como mostrado na figura 2). Na interface – em uma base de dados específica Passo 1 Seguir o mesmo processo já mostrado no exemplo anterior. Fig 14 – pesquisa por assunto meta- Exemplo de pesquisa combinando assuntos ? Medidas de controle de qualidade dos equipamentos utilizados para diagnóstico É importante identificar cada assunto. será necessário consultar o DeCS.Na interface de pesquisa simultânea (meta-) A partir da página de entrada do Portal de Pesquisa Bibliográfica. No exemplo temos dois: controle de qualidade e equipamentos para diagnóstico. Uma vez identificado o descritor de assunto. Iniciamos pelo mais importante. Selecione o campo de busca Descritor de assunto e clique na imagem . que no caso é CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS. pois vamos buscar no próprio índice. Inicie por: equipamentos para diagnóstico. digite o descritor na caixa de pesquisa. Fig 11 – pesquisa avançada por assunto Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 13 .

Clique no botão <adicionar> para transferir o descritor selecionado para o formulário de pesquisa. para acessar o índice. selecione o campo de busca Descritor de assunto e clique na imagem também da linha 2. digite uma palavra significativa do segundo assunto “medidas de controle de qualidade”. localize e selecione o descritor adequado para representar o primeiro assunto buscado. Fig 17 – acesso ao índice de assunto Localize e selecione o descritor referente ao segundo assunto. Fig 18 – índice de assunto Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 14 . controle de qualidade. passe para a segunda linha. Clique no botão <adicionar> para transferir o descritor selecionado para o formulário de pesquisa que está sendo montado. pois ainda é necessário relacionar o descritor selecionado com um segundo assunto. vamos repetir o processo anterior na segunda linha. no caso. . A pesquisa não está pronta para ser finalizada neste momento.A partir do índice. Fig 16 – pesquisa avançada – segundo assunto Novamente. no caso qualidade é a palavra mais indicada. da mesma forma como foi mostrado no passo anterior. Fig 15 – índice de assunto Passo 2 De volta ao formulário. Então. não digite.

entretanto. Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 15 . Aproveitando o exemplo mostrado. Os descritores são exatamente os mesmos para todas as bases de dados. porque é preciso relacionar um assunto com o outro. Fig 19 – expressão de pesquisa dois assuntos Nota: . Na interface de meta-pesquisa A partir da modalidade de pesquisa avançada. selecione outro operador: OR ou AND NOT. as aspas não são obrigatórias quando os termos forem digitados diretamente no formulário. precisa ser digitado na linha de pesquisa entre os termos. Digite no formulário os dois descritores. selecione o campo de busca “descritor de assunto” e mande pesquisar. você pode consultar o DeCS para identificar os descritores de assunto. Para executar a busca. quando não digitado.Os termos selecionados a partir do índice são transferidos para o formulário entre aspas.O operador lógico AND é o que está automaticamente selecionado entre as linhas do formulário. clique no botão <pesquisa>. Não confunda: o AND funciona assim somente na pesquisa avançada do meta-. os descritores já estão identificados: equipamento para diagnóstico e controle de qualidade. O AND será automaticamente considerado. Veja que entre uma linha e outra vamos usar o operador lógico AND. . Sendo necessário.Uma vez identificados os dois assuntos. Se necessário usar o operador OR ou AND NOT. and Fig 20 – expressão de pesquisa dois assuntos – meta- Nota: Não é necessário digitar o AND entre um descritor e outro. a expressão de pesquisa está montada no formulário.

ao buscar o aspecto tratamento. tratamento DT . incidência.complicações PC . /AE – serão recuperados documentos que têm o aspecto efeito adverso associado a algum descritor de assunto. porque a doença pode ser tratada.a expressão correta de pesquisa é: malaria/PC e não malaria AND prevenção e controle É possível pesquisar somente o aspecto sem associar a um descritor. devemos considerar os diferentes tipos de tratamento. Por exemplo. tratamento cirúrgico. Por outro lado. precedidas por uma barra.Pesquisa por assunto com aspectos A todo descritor de assunto pode-se acrescentar um qualificador ou aspecto. Na pesquisa individual. com um descritor da categoria de doenças é possível agregar o aspecto terapia.quimioterapia (tratamento com drogas) SU . digitamos na caixa de pesquisa o código de duas letras que representa o aspecto. por exemplo: tratamento com drogas . Usamos /TH quando não especificado o tipo de tratamento. ocorrência TM – transmissão ET – etiologia (causa) É importante destacar que. se o descritor é da categoria drogas. como efeitos adversos ou uso terapêutico etc. Os próximos exemplos mostrarão como usar este recurso. os aspectos que podem ser associados a um descritor de assunto está inserido no índice do campo descritor de assunto. Lista de alguns aspectos para doenças e drogas: Drogas TO – toxicidade PD – farmacologia AE – efeitos adversos TU – uso terapêutico AD – administração e dosagem Doenças TH – terapia.tratamento cirúrgico DH . não é possível agregar o aspecto terapia e sim outros. etc. Por exemplo: aspirina/tu – representa o aspecto uso terapêutico da aspirina e esta é a forma correta de pesquisa para qualificar o assunto principal e não: aspirina AND uso terapêutico. Estes aspectos representam o enfoque dado no documento referente a determinado assunto. O mesmo vale para diagnóstico. Neste caso. O aspecto é representado por duas letras precedidas por uma barra ( / ).ultrasonografia CO . Existem vários aspectos que podem ser combinados ao assunto. de acordo com a categoria do descritor de assunto. Tanto pode ser agregado ao descritor de assunto quanto pesquisado separadamente. Tratamento cirúrgico de neoplasias mamárias . Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 16 .dietoterapia DI – diagnóstico UL .epidemiologia.prevenção e controle EP . Na pesquisa simultânea (meta-) temos os aspectos mais usados disponíveis para seleção em uma caixa de limites. como aspirina.a expressão correta de pesquisa é: neoplasias mamarias /SU e não neoplasias mamarias AND cirurgia Medidas preventivas da malária .

Exemplos de pesquisa com aspectos e assuntos ? Métodos do controle para doenças transmissíveis Devemos usar o recurso do índice para identificar o descritor que representa o assunto e os possíveis aspectos. Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 17 . Nota : Para selecionar mais de um item do índice. mantenha pressionada a tecla Ctrl ao clicar. em todas as bases de dados. Fig 21 – índice de assunto com aspectos Esta mesma busca pode ser feita na interface meta-. no caso do exemplo: métodos Neste exemplo.Digitar o descritor de assunto. Clique para selecionar o aspecto correspondente. Ao entrar na página principal de pesquisa bibliográfica. mude para a pesquisa avançada. Exemplo: “ controle de doencas transmissiveis/MT” Fig 22 – pesquisa assunto com aspecto selecionado – meta- Nota: se necessário. o botão mostra os aspectos que podem ser combinados e agregados ao descritor que foi selecionado. selecionar o campo de busca “descritor de assunto” e selecionar o aspecto a partir da caixa de limites aspectos. também poderia ser selecionado aspecto prevenção & controle . figura 13. Há duas opções: Opção 1. Só é possível chegar à lista de aspectos a partir do índice do campo de busca Descritor de assunto. Use a tecla CTRL junto com o clique para selecionar opções alternadas na lista. como mostrado na figura abaixo. A partir do passo 3 mostrado no item pesquisa por assunto.Digitar o descritor de assunto já acompanhado do aspecto. Não esqueça de selecionar o campo de busca “descritor de assunto”. mais de um aspecto pode ser selecionado. ou Opção 2 . a partir da seleção do descritor controle de doenças transmissív eis .

composto pelo descritor de assunto. o resultado da busca da interface meta. Exemplo: aspecto congênito da hepatite A – “hepatite A/CN” Fig 23 – pesquisa assunto com aspecto – meta-pesquisa *Veja lista completa dos aspectos/qualificadores no anexo 1 deste tutorial. A partir do índice do campo você tem acesso a todos os limites disponíveis. cobaias. espécie (humano. barra / e o aspecto escolhido . in vitro. bovinos. é muito importante observar as faixas etárias de cada grupo. Digite o termo entre aspas “ “ . Na interface de pesquisa simultânea (meta-) estes limites estão distribuídos por: faixa etária. Com relação a idade. coelhos. pois este aspecto é combinado apenas com este descritor. etc). gênero (masculino ou feminino).Ao digitar o aspecto logo após o descritor de assunto. etc) e tipo de estudo (estudo comparativo.aparece igual o resultado da busca nas bases de dados (interface ). Na interface de pesquisa individual () estes limites estão agrupados na campo de busca chamado Limites (CT). Pesquisa com limites Uma pesquisa pode ser limitada a um grupo de faixa etária. animal. Recém-nascido Lactente Pré-escolar Criança Adolescente Adulto Meia-idade Idoso (nascimento até 1 mês) (1 até 23 meses) (2 até 5 anos) (6 até 12 anos) (13 até 18 anos) (19 até 44 anos) (45 até 64 anos) (mais de 65 anos) Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 18 . gênero e espécie.

seguindo os passos já explicados nos exemplos anteriores (selecione o campo de busca descritor de assunto. abra índice. A pesquisa por assunto restrita a uma faixa etária deve ser elaborada com o Limite de assunto que representa a faixa etária e não com a especialidade médica que trata o grupo. São coisas diferentes. existe o descritor de assunto Geriatria. idoso (descritor de assunto) (limite de assunto) e não: diabetes melitus/th AND geriatria (descritor de assunto) (descritor de assunto) Exemplo de pesquisa com assunto e limites ? Diagnóstico da síndrome alcoólica fetal em adultos Identifique o assunto principal: síndrome alcóolica fetal. selecione a faixa etária Humano.Não digite nada na linha 2 . que trata determinado grupo etário. Na segunda linha do formulário.Selecione o campo Limites .Clique na imagem Fig 24 – pesquisa assunto com limite – da linha 2 Na tela do índice dos Limites de assunto. e existe o limite de assunto Humano Idoso. O diagnóstico é aspecto e adultos é um limite de faixa etária. vamos buscar o limite de faixa etária. NÃO DIGITE NADA NA LINHA. para restringir a pesquisa à este grupo. acesse a lista de aspectos que podem ser associados ao descritor e adicione no formulário). ou na próxima linha livre. trabalhe com o campo descritor de assunto. Na pesquisa individual – interface Para pesquisar o assunto principal. Por exemplo. selecione o(s) termo(s) do índice. Fig 25 – índice do campo limites – Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 19 .Nota: Não confunda o descritor que representa a especialidade do profissional. embora estejam relacionadas. que é a especialidade que trata de doenças do idoso. Por exemplo: Tratamento de diabetes melitus em idosas (mulheres) diabetes melitus/th AND humano feminino. selecione o campo de busca LIMITES e acesse o índice. . adulto e clique no botão <adicionar> para transferir o limite selecionado para o formulário de pesquisa.

digitamos o descritor de assunto associando o aspecto.Expressão de busca montada no formulário. Também podemos selecionar a espécie Humano. Fig 26 – assunto/aspecto com limites – Entre uma linha e outra deixamos a opção de operador lógico AND para associar o conteúdo das duas linhas. agora na interface de pesquisa simultânea. Na meta.pesquisa Para processar a mesma pesquisa do exemplo anterior. acrescidos de aspas “ ”. e para a faixa etária selecionamos o limite adulto. selecionamos o campo de pesquisa “descritor de assunto” (que indica onde o que foi digitado deve ser buscado). Veja na figura a seguir: Fig 27 – assunto/aspecto com limites – Meta-pesquisa Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 20 . associando assunto/aspecto e limite de faixa etária. mas não faz falta uma vez que a faixa etária já é para humanos.

fig 44 – Histórico de Pesquisas (Meta-) . Veja um exemplo: Para combinar as pesquisas. Neste caso é só digitar na caixa de pesquisa e/ou selecionar limites de pesquisa. clique na opção que aparece logo abaixo da caixa de pesquisa avançada. Para identificar as pesquisas realizadas. selecione a que interessar e clique na opção "combinar selecionadas". o resultado obtido em cada pesquisa e a expressão de busca correspondente.combinando pesquisas As pesquisas selecionadas #8 e #6 estão representadas na linha de pesquisa relacionadas com o operador AND.Histórico de pesquisas O Histórico de pesquisas é um recurso exclusivo da interface meta. O símbolo # seguido de um número representa a expressão da pesquisa processada correspondente ao número. Este processo é automático. Serão mostradas as pesquisas realizadas a partir do momento de entrada na página do Portal de Bases de Dados. Exemplo: #1 . Também podemos digitar diretamente. É possível combinar pesquisas prévias com novos termos de pesquisa. se necessário. mas podemos substituir o AND por OR ou AND NOT . se conhecemos o número das pesquisas.pesquisa que permite combinar as pesquisas realizadas e guardar expressões de pesquisas.representa a expressão da pesquisa 1. Exemplo: #6 AND infarto do miocardio – relaciona a pesquisa 6 com o termo infarto do miocardio fig 45 – Pesquisa avançada (meta-) – número de pesquisa e novo assunto Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 21 .

Para eliminar a seleção. ou enviar as referências para um endereço de correio eletrônico (e-mail). para uma nova pesquisa lista as referências/registros previamente selecionados A seleção é feita clicando dentro do quadrado em 4 disponível no canto esquerdo de cada referência mostrada. Na pesquisa individual. Clicando no nome da base de dados. serão sempre mostradas da mesma forma. Comandos e recursos de navegação: 3 5 1 2 7 4 6 Fig 48 – Mostrando o resultado da pesquisa 1 [refinar] volta ao formulário de pesquisa. Na meta-pesquisa. independente da interface de pesquisa utilizada. o resultado será mostrado exatamente no mesmo formato. selecionadas ou não. base por base. basta clicar novamente dentro do quadrado. ao clicar no botão a busca será processada e o resultado mostrado diretamente. seja as processadas via interface simultânea (meta-) ou as processadas em base de dados específica via interface individual (). 5 permite imprimir/gravar as referências/registros recuperados na pesquisa. mas separadamente.II – Comandos e Recursos de Navegação As referências recuperadas a partir de uma expressão de pesquisa. com os mesmos recursos que temos na interface . As referências recuperadas em uma pesquisa serão mostradas com o mesmo formato e recursos. Esta opção pode incluir: ? Todas as referências recuperadas na pesquisa Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 22 . ao clicar no botão a busca será proces sada em todas as bases de dados e uma lista prévia com o número de referências recuperadas em cada base de dados será apresentada. com a expressão de pesquisa anterior 2 3 volta ao formulário de pesquisa.

mudar o idioma da interface e optar por incluir ou não a barra de navegação.formato de referência bibliográfica. Ex: de 1 a 50 ? as referências selecionadas previamente na página do resultado da pesquisa Na opção enviar para impressão. use as setas Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 23 . sem resumo. use a barra Cada página inclui 10 referências. Selecione o formato desejado e confirme com o botão Para navegar entre as páginas.apresentação das referências Os formatos disponíveis são os seguintes: ? ? ? ? detalhado . Para navegar entre as referências. as referências selecionadas ou o intervalo indicado. Para gravar em formato de texto .use a opção File/Save As ou Arquivo/Salvar como do seu browser.use a opção de File/Print ou Arquivo/imprimir do seu browser. longo .inclui somente o título do artigo/documento. título .inclui dados da referência bibliográfica e resumo. Fig 49 – Tela de configuração . Dica: Para imprimir . e citação . será gerada uma lista incluindo todas as referências. resumo e descritores de assunto (palavraschave). Este formato permite verificar os descritores registrados para identificar o assunto do artigo/documento.inclui dados da referência bibliográfica. 7 comando que permite mudar o formato de apresentação/listagem das referências recuperadas na pesquisa. A partir desta lista é possível usar o comando de impressão ou gravação do seu browser de Internet.? um intervalo seqüencial de referências recuperadas. 6 lista somente a referência bibliográfica e a tela com opção para impressão. dentro de uma mesma página.

Aspectos ou Qualificadores de Assunto /administração & dosagem /agonistas /análise /análogos & derivados /anatomia & histologia /anormalidades /antagonistas & inibidores /biossíntese /cintilografia /cirurgia /citologia /classificação /complicações /congênito /contra-indicações /crescimento&desenvolvimento /deficiência /diagnóstico /dietoterapia /economia /educação /efeitos adversos /efeitos de drogas /efeitos de radiação /embriologia /enfermagem /envenenamento /enzimologia /epidemiologia /estatística & dados numéricos /ética /etiologia /etnologia /farmacocinética /farmacologia /fisiologia /fisiopatologia /genética /história /imunologia /induzido quimicamente /inervação AD AG AN AA AH AB AI BI RI SU CY CL CO CN CT GD DF DI DH EC ED AE DE RE EM NU PO EN EP SN ES ET EH PK PD PH PP GE HI IM CI IR /instrumentação /irrigação /isolamento & purificação /legislação & jurisprudência /lesões /líquidocéfalo -raquidiano /metabolismo /métodos /microbiologia /mortalidade /normas /organização&administração /parasitologia /patogenicidade /patologia /políticas /prevenção & controle /provisão & distribuição /psicologia /química /quimioterapia /radiografia /radioterapia /reabilitação /recursos humanos /sangue /secreção /secundário /síntese química /tendências /terapia /toxicidade /transmissão /transplante /ultraestrutura /ultrasonografia /urina /uso diagnóstico /uso terapêutico /utilização /veterinária /virologia IS BS IP LJ IN CF ME MT MI MO ST OG PS PY PA PL PC SD PX CH DT RA RT RH MA BL SE SC CS TD TH TO TM TR UL US UR DU TU UT VE VI Tutorial de pesquisa bibliográfica na BVS – Abril/2006 24 .Anexo 1 .