You are on page 1of 10

Apresentação Essa apostila é uma tradução. Algumas coisa acrescentei para você entender melhor.

No final dela há um glossário de termos técnicos. Para ver melhor as figuras, basta apenas aumentar nas abas! as mesmas. Passo 1: Escolhendo o EQ "uando vamos escolher o E" para masteri#ar, procure um dedicado para o processo $geralmente no seu preset o mesmo á possue essa função%.&á muitos hard'are e o soft'are! no mercado (ue são escritos como para s) essa função mas (ual(uer E" descente pode ser usado para isso, tem (ue haver integridade de som e por isso um EQ linear é a melhor opção, di#er (ue um e(uali#ador é melhor (ue outro é contradit)rio. A masterização não irá transformar uma música mal mixada numa coisa “de outro mundo assim como uma mixa!em não conse!ue fazer o mesmo com uma música mal !ra"ada. * E" abai+o além de ser linear também é analisador de espectro $anal,ser%.

Figura: Logic Phase EQ - altamente provável (ue você .á tem algo em seu plugin coleção (ue atenda a esses critérios. /ocê pode até ter algo (ue vem com um de sua 0A1 $programa multi pista%. 2inear 2ogic 3Phase E", por e+emplo, é certamente ade(uado assim como 4ab4ilter (ue é um e+celente Pro " plugin também. 4abfilter5s

Figura: Fab Filter Pro Q Passo #: $odos% lat&ncia e modelos f'sicos( Antes de chegarmos em todas as técnicas de e(uali#ação vamos ter um olhar pouco para as várias opç6es muito mais avançadas plugins podem oferecer. A primeira coisa a pensar é o nosso algoritmo de e(uali#ação está usando. A maioria do funcionamento de um EQ "ai usar uma coisa chamada distorção de fase para criar o efeito final $phase distortion% o (ue essencialmente, adiciona ru7do ao sinal (ue é uma maneira

2inear phase E"! oferece transparência <e você tem a opção use um E" linear plugin de uma versão padrão. de modo geral. estes plugins podem redu#ir o uso de :P. e a.. estes plugins usam um processo (ue cria absolutamente nenhuma distorção na aplicação do processo. A vantagem é (ue muitas ve#es ele pode adicionar o caráter e indu# a valores de latência e+tremamente bai+a devido 9 pe(uena (uantidade de recursos da :P. Na realidade. )sto si!nifica *ue são perfeitos para masterizar% mas o processamento de números extra si!nifica lat&ncias altas% altos processos de +P.ustado durante o mi+er especialmente em elementos não essenciais. <em falar muito em (ual(uer matemática.udar a manter um m7nimo de latência.claro (ue a masteri#ação esta raramente apresenta um problema nas suas mi+agem até (ue tenha sido conclu7da. A maior parte dos programas possuem plugins fracos para sua função. isso geralmente é de d= em d=. Al!uns e*ualizadores usam a modela!em f'sica para recriar um som de hard-are espec'fico e este modelo nos dá um som de "ál"ula *ue n.rias e de saturação /ou se0a% distorção1 introduzidas pela modela!em al!oritmos( . usa esse processo. A maioria das aç6es não será de fase linear e irá introdu#ir um certo n7vel de distorção. "uando se trata de dominar. podemos (uerer ser um pouco mais seletivo pois uma abordagem mais refinada é muitas ve#es necessário. Este tipo de som e áspero e pronto e o E" está muito bem durante a. ./ocê pode ter ouvido de e(uali#adores de fase linear. E+istem algumas situaç6es em (ue você pode (uerer considerar usar um E" (ue realmente compromete o percurso do sinal um pouco.s amamos% mas% na realidade% essas *ualidades são apenas sons de anomalias aleat.muito brutal de aumentar o som $como se fosse um Pin8 Noise!%.

.niversal Audio5s precision mastering E" por e+emplo. <e você olhar a precisão do clássico . 2embreDse. "uando se trata de dominar a transparência é geralmente a melhor opção. @sso não é nada comparado com o de HE d= I em alguns modernos plugins de E" são capa#es. na maioria dos casos. @sto significa (ue estamos a trabalhar com grandes pinceladas largas e em >ltima análise devemos ser capa#es de manipular o nossa masteri#ação sem e+cesso de coloração. eu aconselho um modelo linear phase . você pode voltar e alterar as coisas e esta é muitas ve#es uma abordagem muito mais saudável do (ue a adição de grandes (uantidades de processamento. mas como um guia se você estiver adicionando mais de cerca de A há Bd= em (ual(uer banda de fre(?ência você pode (uerer pensar sobre o por (uêC . A escolha mais criativa e os resultados são sub. Passo 2: $enos é mais "uando se trata de aumentar ou atenuar as fre(?ências na masteri#ação. menos é realmente mais. você vai notar (ue não há apenas o bot6es de ganho de E.sical modelled e(ualiser! pode conseguir um som parecido com o valvulado.sando ph. Alguns e(uali#adores são somente uma fonte de alcance limitado para a adição de band. mas também e+iste apenas a opção de adicionar até G d= em cada banda.altamente provável (ue a necessidade de e(uali#ação e+trema na fase de masteri#ação significa (ue algo está errado no n7vel de mistura. Então% a per!unta *ue "oc& tem *ue fazer pra si mesmo é se *uer um e*ualizador *ue faça um som colorido caracter'stico% limpo ou transparente.etivos. mas também bai+o os valores de ". 3eralmente há nenhuma re!ra rápida e fácil de se dominar. Não s) você deve estar usando pe(uenas (uantidades de E". bom e limpo. Passo 4: 5elas cur"as . mas se você estiver em d>vida a(ui.F d=. ou (ual(uer de outra fre(?ência sensacionalistas ou overload $sobre carga%.

muito bai+o.untamente com pe(uenas (uantidades de impulso nos dá a compensação bem transparente. Lenha certe#a (ue você está com um high pass filter! no lugar para essas fre(?ências não aparecerem depois no meu caminho. . campos médios graves . =ai+os pontos de " dei+a o som mais transparente. Cortando as frequencia sub graves você de mais energia a música 4re(?ências bai+as se movem muito lentamente e. Passo 6: o corte final . Kesmo os maiores sistemas de s) vão até AE&# (ue é bai+o. embora você não pode ouviDlo pode empurrar uma enorme (uantidade de energia para dominar processadores. :om tudo isso em mente (ue geralmente é bastante sens7vel ao filtro abai+o de cerca de AE&#. @sto significa suave curvas arrebatadoras e evitar picos desnecessários. @sso é algo (ue um monte de novatos es(uecem e isso pode afetar o seu resultado final (ue em algumas maneiras não é nada bom. Esta abordagem sutil . <eu campo grave. se você sente isso é muito alto. forçandoDos a lidar com isso. vai ficar em torno de BE&# e sub'oofers $sub graves% ativos perto de AEDAF&#. mas é especialmente problemático para o limitador de final $bric8'all%. roubandoDa da capacidade de produ#ir a sonoridade importantes.ma parte da masteri#ação e(uali#ação (ue é e+tremamente importante é o bom uso de bom um filtro $high pass filter% . @sso pode causar confusão geral em todo caminho do sinal. então tente mover para bai+o a HF&#.=em como pe(uenas (uantidades de ganho e corte você também deve tentar manter o valor bai+o do comando J"J $paramétrico% na masteri#ação.

Figura: Multi Band Com ressor Cubase Esse plugin ou periférico. :hamaDse :ompressor Kuti =anda $Kultiband :ompressor%.H 8&# N.O 8&# N.F d= I O d= I A. tem os comandos de um e(uali#ador paramétrico ou linear e também os controles de um compressor normal.a o (ue acontece com as outras fre(?ênciasM 78EQ9:.H d= E d= +?$P($.<@)AA. <ua ação é (ue ao mesmo tempo (ue você me+a numa determinada fre(?ência você também comprima a mesma acrescentando sempre um volume igual a banda. @sso evita o seguinteM se você usar um e(uali#ador entre N 8&# a H 8&# ve.B 8&# N.G 8&# H 8&# EQ.+ompressores multi5anda &á um tru(ue na masteri#ação (ue poucos engenheiros de som comentam.B 0b I H.A<)=A>?8 E d= I A.>A E d= E d= E d= E d= E d= E d= .+)A N 8&# N.

:om um compressor multibanda tudo permanece no mesmo volume. Porém isso.:omo você pode ver (uando passamos um e(uali#ador as fre(?ências são atingidas com aumento ou redução de d=. apenas (ue ele pode resolver o (ue e(uali#ador não consegue. Figura: multiband com ressor P!P "intage #armer$ Kuitas finali#aç6es podem se revolver dando força aos médios!. Kuitas ve#es sua mi+agem ou master pode estar com e+cesso dessas fre(?ências ou falta das mesmas.uda a resolver conflitos de fre(?ência sem aumentar! fre(?ências indese. . .nessa aérea onde nosso ouvido sofre mais fadiga. não significa (ue você possa usar s) compressor multibanda.adas. No caso da masteri#ação como está tudo misturado! o compressor multibanda nos a. Figura: #aves C% @inB Aox $pe(uena cai+a% é o nome (ue o engenheiros de som usam para abranger as fre(?ências de BEE &# há GEE &#. primeiro na fai+a de BEE &# a GEE &# e depois de N 8&# a O 8&# e a melhor solução a(ui é passar um compressor multibanda.

Q 0b. pode manter o formato de HB bits. Ele é uma e+celente ferramenta de au+7lio para o e(uali#ador. colo(ue o plugin num novo buss!. O. porém isso depende muito do limiter (ue irá usar. s) (uando há necessidade. *utput E.ustes $sugestão%M @nput S.N. 0ê preferência pra ficar entre H. .?utra maneira de masterizar N. S. Alguns E( 2ineares são especialmente dedicados a masteri#ação. G. tempo de Release e um menor ratio! é (ue fa# mágica acontecer.Abra uma pista estéreo e no seu programa multi pista $com a m>sica mi+ada . Por e+emplo. H.m longo Attac8!. $0ê preferência a um (ue tenha anal. . B. Q. usando os a. . sem usar compressor ou limiter.Kuitas ve#es é necessário passar um plugin de <tereo Enchancer! para o som sair corretamente nas cai+as de som.unto. /ocê irá precisar de um e( linear!. :om o e(uali#ador corte tudo abai+o AE &# $criando um bric8'all% para remover ru7dos indese. * compressor dei+ará o som uniforme e tentará casar os sons. *s :0s s) aceitam dither de NO bits. Para isso.ser! .ustar o lo' end! e o high end!.á pronta% ou faça um render to ne' trac8! $copiar para nova pista% todo seu mi+.FE 0b. Procure usar a resolução má+ima de sua placa de som. porém algumas ve#es é necessário aumentar ou diminuir alguma fre(?ência $geralmente as medianas dependendo o caso% sempre usando ".:om um compressor multi banda você pode tra#er para frente ou pra trás as partes (ue você acha (ue estão bai+as ou altas. para a. mas se for e+portar para 'ave."uando você e+portar para o :0 $ou KPA% precisará passar um dither!.áveis.Ki+e a trilha com o má+imo de volume sem picos.F. porém não é uma regra.se um bom compressor $isso é importante% pois o mesmo deve conservar o som original! da pista.* primeiro plugin (ue se coloca é o compressor. N. 0epedendo da fre(?ência onde você irá me+er irá me+er também um$uns% determinado$s% instrumento$s%. :rie um bric8 'all $entre AE &# e NGP% e force as fre(?ências a subir com um limiter. F. release NB. A.NE 0b. HB bits BG P&#. tente primeiro s) passar o plugin nas fre(?ências de FEEP a HE P.E ou E.

% como no cd.* uso correto de plugins de áudio fornece soluç6es. F%. pelo menos parcialmente. N%A maioria dos 3Lrac8 =ase plugins3 se baseam em noise gate.=alanço entre canais fica fora e sai da fase.. instrumentos fora de tempo e mau desempenho dos m>sicos assim não há plugin (ue resolva isso..A h# . bai+o dimens6es como o :0. E+emploM :ut aboveM HEE &#.* uso correto de plugins de áudio fornece soluç6es. A ra#ão (ue me levou a fa#er este pe(ueno e+erc7cio era lhe dar uma sensação de (ue as aç6es corretivas (ue você pode tomar para obter as fai+as até a (ualidade de um :0 comercial.E muitas ve#es um plugin caro não resolve seu problema.. Procure usar a musicalidade para resolver seus problemas.unto soa confuso e sem definição * som não está grande ou com A <om soa diferente no carro. alto. estourado. * som dentro de um carro não soa bom <om somente com uma dimensão e chato.ma dica sobre reverbM produtores usam bastante o recurso de colocar reverb a partir de um determinada fre(?ênciaM bateria de HE h# a H.N 8h# e vo# HEE h# a S. A%Plugins piratas costumam sempre dar problemas. pelo menos parcialmente. porém eles sabem muito melhor (uando um som é fraco ou não. Naturalmente.L above! $cortar sobre% high above! $subir sobre%. a diferença é usar as 3ferramentas3 (ue solucionem os problemas. vocais desafinados... <em ata(ue $punch. A maioria dos est>dios tem mania de cortar perto de OE h# para favorecer os vocais mais os mesmo enfra(uecem a cai+a da bateria. depois E" e depois compressão.+omparação de +> PR*4@<<@*NA@< E+cesso de bai+o com alguma inconsistência Não está bom como no :0 principalmente nos médios. segundo e(uali#ação. @magem incosistente entre as duas canç6es =ateria fraca e+ceto (uando o som está ou somente em uma. se o seu e(uipamento de gravação de não acompanhar o ritmo. e(uali#ação final. guitarra de HFE h# a F. /ocê pode se surpreender ao descobrir $dado (ue você tem e(uipamentos descentes% (ue o som do est>dio não é muito diferente do seu. a todas as (uest6es acima.Não pense (ue um grande est>dio com os melhores e(uipamentos podem resolver esses problemas (ue listamos. ou se as fai+as não foram registrados também em primeiro lugar. porém o som do bai+o irá soar bem com 3high end3 na maioria do sistemas de som.A 8h#.H 8h#. A maioria dos reverb tem uma função :. AKA0*RA< *. H%<e você não tem idéia o (ue seguir a maioria dos engenheiros de som tratam o mesmo da seguinteM primeiro limpe#a do som. =ai+o fraco assim como o Pic8 $bumbo% e o 8ic8 desaparece além de embolar. &igh AboveM H. efeito e compressão. bai+o GE h# a AEE h#. N*/AL*< Não está alto como fai+as comerciais apesar de ter sido comprimido A m>sica está barulhenta. como nos monitores do est>dio.. a todas as (uest6es acima. sem presença e abafado. limpe#a entre FE h# e OE h# com e(uali#ador. você vai ter alguns problemas $(uanto melhor o e(uipamento mais fácil de resolver esse tipo de conflito% pois os melhores plugins no mundo não irá corrigir um severo som digital T anal)gico $embora eles ainda vão melhorar dramaticamente o resultado final principalmente na sa7da de som% e claro problemas como material mau gravado. dura e machuca os ouvidos e volumes elevados. embora os instrumentos tenha sido posicionados com pan $direitoTes(uerdo% *s médios são firmes e granulados Ludo .

:omando (ue ataca o som na entrada :omando (ue solta o ata(ue do som na sáida . high pass filter =ric8'all Attac8 Release @8A>. @sso se chama $pré master%. E(uali#ador (ue trabalha com curves com A controles distintos $ganho. dei+a mudo! as fre(?ências acima ou abai+o. <e seu computador não suporta muitos plugins ao mesmo tempo faça tudo por etapas. :P. :ria uma parede! no som. * mesmo não altera as fre(?ências pr)+imas. . mi+agem. . tipo de curva% E(uali#ador (ue trabalha em curva. <egundo faça a mi+agem somente com e(uali#adores e efeitos e com au+iliares sem plugins.uste. pois não há como corrigir isso na mi+agem. largura. No master pode até ter um limiter para a(uecer o som! 4aça um render dos au+iliares. somente as fre(?ências a partir de N 8&# passam por ele. H% Ludo funciona por etapasM gravação.ustável. <iga o flu+ograma abai+o!M =umbo :ai+a Uipo =ai+o Leclado Vuitarr a /o# Au+ =ateria Au+ Ritmo Au+ /o# Pré Kaster Kaster 3<?CCD8)? . Etapa onde se a.usta a gravação.>)+AC N%Lenha certe#a (ue tudo foi gravado decentemente!. Primeiro grave.?$E Pin8 Noise E" Parametric E( 2inear Phase 0istortion Ki+erTKi+ 2atenc.(uase impercept7vel.EF? =arulho Rosa E(uali#ador Paramétrico E(uali#ador 2inear 0istorção de 4ase $em plugin% Ki+agem 2atência Processador 4iltro de alta 4re(?ência @dem Atacar <oltar ? Q. master. Atraso de som a. porém somente em linha. 4aça um render do pré master e um ar(uivo s) e da7 faça a mi+agem. dependendo seu a. Processador do computador "uando este filtro está ativo.um cálculo matemático (ue um plugin usa para tentar imitar um som de válvula. e separe por pista.E G Ru7do usado antigamente nos 2P para aumentar o volume na masteri#ação.

livros. guitarrista. mi+agem.br AbraçosW . tecladista e vocalista. produção além de dividir suas hist)rias e as hist)rias (ue ouviu no mundo da m>sica. tradu#indo apostilas.com. Acesse seu blogM Palco Ph &ome Est>dio dedicado a home studio! e a pe(uenos est>dios.ahoo. Veralmente o &igh end se fa# perto de NO 8&# e o 2o' end em AE &#. masteri#ador. com um bric8'all ou e(uali#ador. gravação. 0edicaDse ao estudo de novas tecnologias na m>sica. trocando idéias com outros m>sicos e sempre de olho no (ue o mercado oferece em matéria de e(uipamentos e plugin. onde a cada H dias posta matérias sobre composição.<tereo Enchancer @nputToutput &igh End 2o' End @dem EntradaT<a7da 4inal Agudo 4inal Vrave Plugin ou configuração de pan (ue espalha o som pelo campo estéreo. masteri#ação. Kande suas sugest6es para melhorar nossas apostilasW Escreva para palco8hX. Entrada ou sa7da de aparelhos ou instrumentos. mi+ador. <obre o autor Rafael o Ph 0antas é compositor.