You are on page 1of 2

Diversidade na Biosfera → A Biosfera

A Biosfera é, normalmente, definida como a camada superficial terrestre capaz de suportar vida. Assim, a Biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relações que se estabelecem entre todos os seus elementos. Organização Biológica A unidade fundamental da vida é a célula. As células podem surgir na Natureza de forma isolada – no caso dos seres unicelulares – ou associados entre si – constituindo os seres pluricelulares ou multicelulares. A1. s seres biol!gicos est"o organizados de uma forma #ier$rquica% → &ene '(NA) * rganelo * +élula * Tecido * ,rg"o * -istema * rganismo * .opulaç"o * +omunidade Bi!tica * /cossistema * Bioma * Biosfera.

A2. +onceitos +#ave% Tecido

→ +on0unto de células id1nticas e com funções semel#antes.

,rg"o → +on0unto de diferentes grupos de tecidos que se associam para formar grandes estruturas. -istema de ,rg"os → +on0unto de !rg"os 'sistema reprodutor, digestivo...). rganismo → +on0unto de diferentes sistemas de !rg"os que cooperam entre si. /spécie → +on0unto de organismos id1nticos capazes de se cruzarem entre si e originarem descendentes férteis. .opulaç"o → +on0unto de seres vivos pertencentes 2 mesma espécie e que #abitam uma determinada $rea, num determinado momento. +omunidade Bi!tica ou Biocenose → +on0unto de indiv3duos de espécies diferentes que #abitam na mesma $rea e estabelecem relações entre si. Bi!topo → 4rea ou territ!rio onde vive uma comunidade. 5 constitu3do pelo ar 'atmosfera), pela $gua '#idrosfera) e pelo solo 'geosfera). /cossistema → -istema ecol!gico formado pelo con0unto da comunidade bi!tica, do ambiente f3sico e qu3mico e as relações que se estabelecem entre si. Bioma → +on0unto de diferentes ecossistemas. u de outra forma, s"o comunidades biol!gicas, ou se0a, populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente f3sico 'bi!topo). A3. (in6mica dos /cossistemas s seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tr!ficas 'alimentares) que envolvem transfer1ncias de matéria e energia. /stas relações tr!ficas constituem as cadeias alimentares. Assim% +adeia Alimentar → -equ1ncia de seres vivos que se relacionam a n3vel alimentar. Teia Alimentar ou 7ede Tr!fica → +on0unto de cadeias alimentares que se inter8relacionam.

9

cupam o A< n3vel tr!fico. (ecompositores → -eres vivos #eterotr!ficos que obt1m a matéria org6nica a partir de outros seres vivos. cupam o ?< n3vel tr!fico. que produzem de novo matéria org6nica. +onsumidores → -eres vivos #eterotr!ficos que se alimentam directa ou indirectamente da matéria org6nica produzida pelos produtores. ♥ Bactérias e Bungos. +onsumidores terci$rios=+onsumidores de @> ordem% ♥ ♥ -"o carn3voros. sendo esta utilizada pelos produtores. cupam sempre o 9< n3vel tr!fico. ? .rodutores → -eres vivos capazes de produzir a sua matéria org6nica a partir de subst6ncias minerais 'matéria inorg6nica) e fi:ar a energia luminosa sob a forma de energia qu3mica. cupam o @< n3vel tr!fico. ♥ ♥ ♥ -"o também designados de seres autotr!ficos. assegurando o retorno progressivo ao solo da matéria mineral. decompondo cad$veres e e:crementos.Diversidade na Biosfera → A Biosfera Nas redes tr!ficas pode considerar8se a e:ist1ncia de tr1s categorias de seres vivos de acordo com as estratégias na obtenç"o de alimento% . /:emplos de produtores% plantas e algas fotossintéticas e fitopl6ncton. +onsumidores secund$rios=+onsumidores de ?> ordem% ♥ ♥ -"o carn3voros e subsistem 2 custa dos #erb3voros. (esta forma transformam a matéria org6nica em matéria inorg6nica. +onsumidores prim$rios=+onsumidores de 9> ordem% ♥ ♥ -"o #erb3voros e alimentam8se e:clusivamente dos produtores.