You are on page 1of 2

Transporte de Partículas → Endocitose e Exocitose Para além de mecanismos de difusão e transporte de pequenas moléculas através da membrana, as células possuem

ainda outros recursos que permitem o transporte, para o interior ou para o exterior, de macromoléculas, de partículas com maiores dimensões ou mesmo de pequenas células. Endocitose O transporte deste tipo de material para o interior da célula por invaginação da membrana plasmática c ama!se endocitose. "xistem tr#s tipos de endocitose$ a fagocitose, a pinocitose e a endocitose mediada por recetor. %a fagocitose, a membrana plasmática engloba partículas de grandes dimensões ou mesmo células inteiras. & célula emite prolongamentos, denominados pseud'podes, que englobam a partícula, formando uma vesícula fagocítica que se destaca da membrana para o interior do citoplasma. &s vesículas assim formadas fundem!se, geralmente, com lisossomas (vesículas que cont#m en)imas digestivas* dando origem a vac+olos digestivos, onde se dá a digestão das subst,ncias fagocitadas. & pinocitose constitui um processo semel ante ao qual as subst,ncias que entram na célula são subst,ncias dissolvidas ou fluídos, pelo que as vesículas são de menores dimensões. "mbora no essencial, a fagocitose e a pinocitose se-am fen'menos semel antes, a fagocitose ocorre principalmente em células fagocíticas especiali)adas e envolve a formação de vesículas de grandes dimensões (com um di,metro superior a ./0 nm*, denominadas fagossomas ou vesículas de fagocitose, que cont#m microrganismos ou fragmentos celulares. Por outro lado a pinocitose ocorre, de forma quase contínua, na maioria das células eucari'ticas, através da formação de pequenas vesículas (com um di,metro inferior a 1/0 nm*, contendo fluídos e solutos. & endocitose mediada por recetor é um processo de endocitose em que macromoléculas entram na célula, ligadas 2 membrana das vesículas de endocitose. & fagocitose constitui o processo de muitos organismos unicelulares, como a amiba, mas também pode ser observada em células animais, como nos macr'fagos do sistema imunitário. %este +ltimo caso, constitui um mecanismo de defesa contra bactérias, células cancerosas e outras partículas estran as ao organismo. & pinocitose ocorre, por exemplo, no epitélio intestinal. 3 por este processo que os lípidos provenientes da digestão são absorvidos para as células do epitélio intestinal e destas para os vasos linfáticos.

1

as en)imas digestivas no p. libertando o seu conte+do para o meio extracelular. para o meio extracelular. por exemplo. subst.Transporte de Partículas → Endocitose e Exocitose Exocitose & exocitose é o processo inverso 2 endocitose. no qual as células libertam.ncias arma)enadas em vesículas. . 4e facto. %o processo da exocitose as vesículas de secreção fundem!se com a membrana plasmática. mas também pode fa)er parte do processo digestivo de seres pluricelulares. é por este processo que são segregadas. . & exocitose é fundamental para a célula se livrar de resíduos da digestão intracelular.ncreas.