You are on page 1of 4

ESTADO DA PARABA PODER JUDICIRIO

Tribunal de Justia

RESOLUO N 21/2005

Implanta e estabelece normas para o funcionamento do Processo Eletrnico nos Juizados Especiais Cveis do Estado da Paraba.

O TRIBUNAL DO ESTADO DA PARABA, no uso de suas atribuies legais, conferidas na forma do art. 18, XIV, da Lei de Organizao Judiciria do Estado, LOJE e com base no art 8, 2, da Lei n 10.259, de 12 de julho de 2001, e CONSIDERANDO os princpios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade que norteiam a prestao jurisdicional no mbito dos Juizados Especiais; CONSIDERANDO a necessidade de aprimorar os servios judiciais com o objetivo de prover uma Justia mais gil e eficiente; CONSIDERANDO que os Juizados Especiais Federais j esto utilizando com xito novos instrumentos tecnolgicos para soluo de conflitos interpessoais; CONSIDERANDO que o registro dos atos processuais pode ser realizado integralmente por meio de sistemas de informtica, com a adoo de programas que asseguram fidedignidade e segurana dos dados armazenados; CONSIDERANDO que o processo digital est sendo adotado em outros Tribunais do pas, constituindo-se como soluo inovadora para combater a morosidade da Justia; CONSIDERANDO o baixo custo de implantao e utilizao do processo eletrnico, bem como a economia de recursos materiais que a sua utilizao proporciona; resolve Art. 1. Fica autorizada a implantao do processo eletrnico nos Juizados Especiais Cveis das Comarcas dos Estado, bem como nas respectivas Turmas Recursais. Art. 2. A promoo de aes atravs do processo eletrnico facultativa.

Pargrafo nico. Caso o processo seja iniciado no modo eletrnico, dever permanecer nesta situao at o seu trmino. Art. 3 Cada comarca onde o processo eletrnico esteja em funcionamento contar com equipamento de auto-atendimento e funcionrios para reduzir a termo, eletronicamente, o pedido das partes. Art. 4 O Coordenador Estadual dos Juizados Especiais poder, por convenincia do servio, editar portarias disciplinando regras de funcionamento do processo eletrnico. Art. 5. O processo eletrnico funcionar exclusivamente atravs do programa de computador (software) denominado Projudi Processo Judicial Digital. Pargrafo nico: A alterao ou atualizao do sistema de que trata o caput deste artigo dever ser previamente autorizada pelo Coordenador dos Juizados Especiais. Art. 6. Os autos do processo eletrnico sero integralmente digitais, sendo responsabilidade de cada usurio a insero de documentos no sistema, cuja autenticidade ser garantida atravs da utilizao de certificao digital. Pargrafo nico. A expedio de certificados digitais ser realizada pelo sistema de informtica de que trata o art. 5, considerando-se, tambm, como vlidos os certificados emitidos pelas autoridades certificadoras vinculadas ICP-Brasil. Art. 7. O juiz da causa poder determinar, por meio de despacho eletrnico, a indisponibilidade de peas indevidamente juntadas aos autos. Art. 8. A resposta do requerido poder ser apresentada em audincia de instruo e julgamento. 1. Na audincia de instruo e julgamento, as partes indicaro ao magistrado os documentos com os quais pretendem provar o direito alegado, podendo o juiz determinar a insero eletrnica dos documentos que reputar relevantes, ou determinar que seja certificado em ata resumidamente o seu contedo e, em qualquer dos casos, os documentos sero restitudos parte que os apresentou, no final da audincia. 2. Excepcionalmente, o juiz poder determinar a reteno dos documentos de que trata o 1 do art. 9 desta Resoluo at o trnsito em julgado da ao. Art. 9. As cartas precatrias sero processadas pelo mtodo tradicional. Art. 10. As peties iniciais sero protocolizadas eletronicamente pelos advogados. 1. Aps a insero eletrnica da petio, esta ser distribuda automaticamente e submetida a exame de preveno.

2 . Sero protocolizadas eletronicamente, com autenticidade garantida atravs do sistema de certificao digital, todos os atos processuais a cargo das partes. 3. Na impossibilidade de digitalizao dos documentos fica facultado s partes encaminh-los em meio fsico ao juzo para o qual foi distribuda a causa, no prazo de 5 dias. 4. Quando a parte comparecer diretamente sede do Juizado, sem advogado, a distribuio da petio inicial e a juntada de documentos ser feita por serventurio da Justia. 5. Os advogados podero, excepcionalmente, apresentar as peties iniciais e demais documentos em meio fsico ou em mdia eletrnica, tais como disquete e CD-Rom diretamente no setor de atendimento do Juizado. Art. 11. So considerados usurios do sistema os advogados, as partes, os promotores, serventurios da Justia e magistrados, cujo cadastro eletrnico dever ser providenciado, preferencialmente, junto ao Juizado Especial ou Turma Recursal onde o usurio atuar. 1. As senhas de certificao digital e de acesso ao sistema so de uso pessoal e intransfervel, sendo de responsabilidade do usurio sua guarda e sigilo. 2. O cadastro do usurio s ser ativado com o seu comparecimento sede do Juizado, munido de identificao, cuja cpia ficar retida, e aps a assinatura do termo de adeso ao sistema. Art. 12. As citaes e intimaes dos usurios cadastrados sero feitas, preferencialmente, de forma eletrnica. 1. Os advogados cadastrados no sistema sero obrigatoriamente intimados por meio eletrnico. 2. A citao/intimao eletrnica acontecer com a leitura do respectivo documento na tela do usurio citado ou intimado. 3. No caso de citao ou intimao eletrnica, o advogado ou qualquer das partes sero considerados automaticamente citados/intimados aps o prazo de 07 (sete) dias sem a leitura, no sistema, dos respectivos documentos. 4 Se a parte ou o advogado no for usurio do sistema, a citao/intimao se dar da forma tradicional, constando no mandado ou carta de citao, alm dos requisitos j previstos na legislao, a advertncia de que a parte poder comparecer ao Juizado para, querendo, se cadastrar no sistema. Art. 13. As rotinas para gerao de relatrios estatsticos sero disponibilizadas Coordenao dos Juizados Especiais, Corregedoria-Geral, Administrao do Tribunal, s Direes do Frum e outros, a critrio do Coordenador dos Juizados Especiais.

Art. 14. A Coordenadoria dos Juizados Especiais e a Corregedoria-Geral baixaro, dentro de suas respectivas atribuies, normas complementares para regulamentao do Sistema. Art. 15. Os casos omissos sero resolvidos pela presidncia do Tribunal Justia, ouvidos o Corregedor-Geral e o Coordenador dos Juizados Especiais. Art. 16. Os processos em tramitao nos juizados que adotarem o Projudi Processo Judicial Digital continuaro em autos fsicos. Art. 17. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Sala de Sesses do Tribunal Pleno, em Joo Pessoa, PB, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Desembargador Julio Aurlio Moreira Coutinho Presidente

You might also like