You are on page 1of 3

Projeto ALAMBRADO APRESENTAÇÃO Nos dias atuais, fazendo alusão ao processo civilizatório, vivemos problemas de contenção.

A Psicologia aponta que a falta de limites na população de pouca idade provocará comprometimentos estruturais no tecido social, e com o passar dos anos, isso poderá cristalizar-se e a “cura” destes graves problemas sociais será cada vez mais difícil. A contenção é tida como protetora, como acolhedora, trás contornos definidos e com isso proporciona equilíbrio e estabilidade aos que são por ela envolvidos. A Psicologia traduz o limite como um processo que pode gerar saúde, e a falta dele, consequentemente, a doença. No que diz respeito ao esporte, o calor das torcidas organizadas, a pressão que por vezes exercem os próprios atletas em suas comemorações acaloradas, com isso acabam por influenciar aqueles que os seguem, pode-se compreender a relevância da contenção, da proteção que estes limites podem trazer. Visando todo o desenvolvimento do Futebol em nosso município, as preocupações com segurança, com a preservação da idoneidade física de atletas, dirigentes esportivos, árbitros, e do próprio torcedor, faz-se necessário que a estrutura dos ambientes esportivos esteja adequada à sua realização. Alguns itens na construção de um empreendimento são passíveis de serem considerados opcionais, como objetos decorativos, e materiais mais sofisticados que podem ser substituídos por outros sem com isso perder a qualidade e o bom desempenho, no entanto, outros itens são essenciais, imprescindíveis no fim a que se destina, impossibilitando serem considerados como opcionais. O Alambrado em um Estádio Municipal de Futebol, principalmente em cidades de interior, faz-se necessário como a bola que rola em seus gramados, para dar condições de sediar um evento competitivo – considerado como espetáculo – que envolve vários componentes imprevisíveis. Neste instante a psicologia nos orienta que a contenção pode minimizar os aspectos agressores causados pela fragilidade da segurança e, minimamente, o stress é também contido e a atividade pode, realmente, tornar-se o espetáculo proposto. Por conta dos últimos e lamentáveis acontecimentos em estádios de futebol, o aspecto segurança tem se tornado a tônica da prática desportiva, não apenas aquelas diretamente relacionadas com a atividade física, sua preparação, adequada alimentação, descanso recuperador, lazer, a segurança sentida pelos jogadores no que diz respeito às torcidas que

e o esporte segue seu rumo ao verdadeiro desenvolvimento. justamente pelas forças que operam sobre ele de forma nociva. se esforça e tenazmente persevera na prática desportiva que lhe traga o tão sonhado “ouro”. tão necessários como essências basilares da construção da nação e consequentemente do país. O coroamento do esporte é a beleza plástica que este pode proporcionar. mesmo que distantes de nossos olhos ou de nossa cidade acabam por se despontar e. e faz com que a dinâmica destrutiva vivida por/em algumas comunidades seja eficazmente modificada com sua prática paulatina. amigos. sem esbarrar em “amarras” psicológicas que o ambiente pode proporcionar. Muitos dos esforços despendidos. nenhum resultado positivo. tônus físico. atentos. podem liberar. A proposta nacional hoje é de oportunizar. não traduz a realidade. ou é tido como gasto infrutífero. quanto na qualidade de sua comunidade. a grosso modo. e que se bem coordenada. dar condições a todo aquele que se dedica. JUSTIFICATIVA Jacarezinho tem a tradição de despontar atletas de diversas modalidades. patrocinadores e das instituições governamentais ou sociedade civil que também terão seus sonhos realizados. no entanto. construção do ser e seu caráter. deixam de ver o óbvio. resiliência. figuram o cenário esportivo de forma brilhante em conquistas relevantes.frequentam tais eventos. Estes esforços são recompensados. OPORTUNIDADE . e agora vislumbram a arte. o esporte tem seus resultados rápidos. moral e de caráter. esta beleza por vezes. O município de Jacarezinho quer contribuir nesta construção. a liberdade de expressão genuína pode ser vista. relaxar o atleta para que dedique exclusivamente à atividade proposta. que não traz. trará um marco de transformação. aplicação de recursos na prática desportiva serão recompensados na qualidade física conquistada pelos atletas envolvidos. disponibilizando seus espaços. alguns destes atletas nem são conhecidos de nossos professores. seu custo é pequeno se comparado a diversos outros investimentos em que o retorno não existe. O Estádio Municipal Pedro Vilela já possui infraestrutura própria para se tornar um destes módulos de desenvolvimento. não raras vezes. bem como de dirigentes esportivos. ainda que distante do ouro conquista-se saúde. apreciada por aqueles olhos que. tanto no êxito desportivo. material humano. e seu alambrado revitalizado proporcionaria a execução das atividades que lhes são peculiares de forma a tornar tantos sonhos possíveis – aquele dos atletas. nesta conquista. Contrariamente a esta máxima. e neste instante o seu desempenho será pleno. técnicos e das entidades voltadas ao esporte.

3) Promover o futebol em Jacarezinho através de ambiente seguro e familiar. inclusive. se sua infraestrutura for arrojada. ainda com maior agilidade. espera-se que. pois sua construção é sólida e mostra-se apenas necessário a manutenção da existente. fazendo desta praça de esportes uma das estruturas físicas do Sistema Municipal de Esportes de Jacarezinho. Específicos 1) Promover competições oficiais do futebol profissional no Estágio Municipal Pedro Vilela a fim de que o fomento da modalidade se desenvolva e ambiente seguro. resgatando desde as atividades peculiares ao um Estádio. OBJETIVOS Geral Fazer com que as atividades do Estádio Municipal Pedro Vilela concorram para o desenvolvimento do esporte em Jacarezinho. pouca ou nenhuma modificação é necessária. conquistado reestruturação se suas instalações. e neste sentido o investimento é vertiginosamente menor. melhorar a qualidade estrutural ao esporte ali praticado. Com a proposta de parcerias e convênios técnicos que serão celebrados em um espaço modernizado e onde será alocado um sistema público de esporte. e alteração de parte da estrutura para sua que modernização seja suficiente para atingir os resultados esperados. segurança até mesmo aos torcedores mais fanáticos. o que viabiliza ainda mais o investimento. podendo sediar de jogos oficiais do esporte profissional. O alambrado existente. quanto os amantes do esportes. os investimentos sejam bem utilizados e promovam novos convênios e parcerias que conduzam. tanto os torcedores dos times envolvidos. permite que o investimento traga o benefício esperado ser reduzido. trazendo. e com isso. e ainda.Com os investimentos sendo destinados ao esporte pelos órgãos públicos que veem nas praças de esportes existentes locais propícios para fomento de sua prática por um volume cada vez maior de praticantes. que façam deste espaço seu espaço de lazer por se tratar de ambiente seguro e com isso conquistar. . 4) Estimular a profissionalização dos atletas a partir de competições oficiais praticadas em ambiente seguro. e ainda possibilite jogos oficiais em ambiente seguro. o esporte como porta de entrada para a vida com saúde e viver cidadão. 2) Trazer de volta ao Estádio Municipal Pedro Vilela as famílias. bem como aqueles que procuram outro espaço de lazer. sendo necessário a retirada dos materiais corroído pelo tempo.