You are on page 1of 3

Bossa nova e a metfora musical

A harmonia da Bossa Nova extremamente simples, de acordes de trs sons, onde o quarto som est subentendido. Ou ento est na voz do cantor. A harmonia bem simples, s que o Joo Gilberto bota uns acordes ali que nunca ningum ps antes. A situao dos acordes que constitui a grande novidade.Tom Jobim Creio que o meu primeiro contacto com a bossa foi uma verso instrumental de Onda em vdeo televisivo, ainda na infncia. A fragilidade da jangada de pescadores, o verde-claro denso das guas tropicais e os dois acordes que se alternam no final, fizeram-me pensar que nascera tarde, depois da poca gloriosa (tinha a certeza que no poderia ter sido de outra forma) em que aquelas canes haviam surgido. Lamentei no ter participado no entusiasmo do surgimento, mas tratava-se de uma saudade confortvel, como quem pensa num bisav querido que no se chegou a conhecer e cuja ausncia no portanto insuportvel. Aquele tema (e tantos outros que vim depois a descobrir) criava um estado de esprito cuja receita Vincius de Moraes registou: Alegria a melhor coisa que existe / () / Mas pra fazer um samba com beleza / preciso um bocado de tristeza. Durante algum tempo questionei-me de onde viria a capacidade de fazer caminhar o ouvido sobre a fronteira entre aqueles sentimentos opostos. Independentemente das discusses sobre se a bossa simplesmente um samba decorado ou uma traio ao samba (que teria nascido, segundo esta corrente, quando a Zona Sul do Rio de Janeiro se comeou a aristocratizar e a aceitar ideias vindas da Amrica do Norte), parte da sua especificidade est na quarta nota, como refere Jobim. A grande diferena, porm, reside no modo como aqueles acordes complexos (de que o jazz tambm se serve) so dispostos, baralhando a tradicional diferena entre tonalidade maior alegre

e tonalidade menor triste. Assim se criam momentos em que bom estar deprimido. Talvez o meu gosto pela bossa nova seja maior que o meu conhecimento, mas julgo que lhe subjaz ainda outra caracterstica nica: em nenhum outro gnero se d um bailado to perfeito entre som e verbo. Poderia pensar-se que o nico caso a frase se voc disser que eu desafino, amor cantada fora da escala sobre o acorde de l de stima, mas o fenmeno repete-se mais adiante na mesma cano e acontece noutras. No princpio deChega de Saudade, eu no posso mais sofrer surge numa sequncia trgica de notas que tm como como pano de fundo sonoro a passagem, de levar s lgrimas, do acorde de l de stima com quarta para o l de stima com quinta aumentada (pelo menos na nica tonalidade em que sei tocar). Trata-se, curiosamente, de uma excepo mistura de alegria e tristeza, acima referida. A letra mata, a melodia esfola e a harmonia enterra, marcando fortemente uma fossa que s na segunda parte se inverte: mas se ela voltar, se ela voltar, que coisa linda, que coisa louca, permitindo ao ouvinte restabelecer-se nos acordes sorridentes. O exemplo por excelncia do entrosamento entre palavras e instrumentos (incluindo o instrumento vocal) talvez seja Samba de Nota S, cuja melodia comea em mi e em mi se mantm por duas frases: Eis aqui este sambinha, feito numa nota s / Outras notas vo entrar mas a base uma s. Passa depois para Esta outra [o l, que] consequncia do que acabo de dizer, regressando depois anterior: Como eu sou a consequncia inevitvel de voc. Ento, despejando todas as teclas, Quanta gente existe por a que fala tanto e no diz nada e, novamente, no deixando nenhuma de fora, J me utilizei de toda a escala e no final no sobrou nada, no deu em nada. Por fim, regressa para onde comeou: E voltei pra minha nota como eu volto pra voc.

Tambm Carlos Lyra se ops, em Influncia do Jazz, a esse estilo importado que tantas notas fazia correr, defendendo as razes sambsticas numa progresso saltitona que ilustra esse gingado que mexe com a gente, que balana de um lado para o outro, contra o jazz que diferente, pra frente pra trs. A bossa vingou-se imiscuindo-se no territrio do grande irmo do norte (onde o seu ritmo passou a ser quase to comum como o swing), e acabou por se banalizar pelo mundo inteiro (alguns franceses compem frequentemente segundo as suas regras, por exemplo), mas depois de todos estes anos continuo a ouvir apenas um tema por semana, a tocar uma vez por ms, namorando distncia para no desgastar o encanto.

You might also like