You are on page 1of 4

Pedro Taques: aula 18 direito constitucional Estado é uma realidade jurídica Estado é uma sociedade politicamente organizada, dotada

de um território, de um povo e com objetivos determinados. (Estado moderno) Maquiavel 1513 em O Príncipe. Para ele ou são principados ou são repúblicas. Estado ≠ País, componente espacial do Estado. Existe Estado que tem o mesmo nome que o País. Estado ≠ Nação: pois nação é um conjunto de pessoas ligadas pela mesma história, língua, religião, cultura. (cultura jurídica romana germânica) Existem nações que não se concretizam em Estado, pois falta-lhes território. (judeus e palestinos antes do território ser definido) Estado ≠ Pátria: pátria é um sentimento, uma emoção, não é um conceito jurídico, mas a constituição pode se valer de conceitos não jurídicos ex. art. 142.

Elementos constitutivos ou estruturais do Estado.
São quatro: 1º PODER 2º TERRITÓRIO 3º POVO 4º OBJETIVOS Sobre 1º PODER A capacidade de imposição de vontade sobre vontade de terceiros (conceito sociológico). São varias formas de poder, o Estado exerce a forma de poder político. Ex. a violência legítima Vários sentidos para poder: 1º sentido de poder na CF: Soberania Popular. Art 1º parágrafo único CF – “Todo poder emana do povo”. Então vivemos em uma Democracia representativa ou semidireta, ou seja o povo que é titular de poder exerce seu poder através de representantes. Ela poder ser interpretada também como participativa: O povo participa da organização do Estado. Ex. o povo discuti o orçamento público. AS EXCEÇÕES DENTRO DA SEMIDIRETA: Democracias Diretas: Quando o povo exerce o poder diretamente. No Art 5º, inc. XXXVIII da CF: o
Poder Territó rio ESTADO Povo Objetivo s

propriamente dito. DEFINIÇÃO DE MAR TERRITORIAL NACIONAL: LEI 8.617/93. DEFINIÇÃO DE PLATAFORMA CONTINENTAL: O solo e subsolo do mar territorial 2º TERRITÓRIO FICCIONAL ou por extensão: são determinadas situações jurídicas que a lei equipara ao território. A ação popular Art 5º inc LXXIII o povo diretamente exerce o poder que lhe pertence. Ali estão contidos os seguintes elementos: solo. Art. A lei faz referência a zona contigua que são 12 milhas náuticas. Componente espacial do Estado. “o povo apresenta projeto de lei”. 92 Função jurisdicional. Embarcação particular ou nacional no mar territorial nacional e internacional.   2º sentido de poder na CF: Órgãos. Porção da Terra sobre a qual o Estado exerce seu poder. independentes e harmônicos entre si. São Poderes da União. Art. subsolo. Outro terceiro espaço do mar territorial é a zona economicamente explorável é 188 milhas. Iniciativa popular Art 61 par 2º.tribunal de júri constitui-se uma exceção em nossa Democracia. 2º Elemento: TERRITÓRIO. (12+12+188). espaço aéreo nacional e plataforma continental. Tecnicamente não é correto afirmar que nossa constituição adotou o sistema tripartite de poder. CF Art. Zona economicamente explorável: o Estado tem preferência em explorar. Consulta popular Art 14 da CF referendo e plebiscito. aeronave pública nacional onde quer que esteja. mas (o certo) que adotou a divisão orgânica de poder (Montesquieu) 3º sentido de poder: FUNÇÃO: Art. 76 Função Executiva. O espaço sideral não. DEFINIÇÃO DE ESPAÇO AÉREO: até onde aeronaves podem alcançar. o Executivo e o Judiciário. mar territorial. Zona contígua: Estado exerce o seu poder de polícia para: proteger seu território. ex. DUAS ESPÉCIES DE TERRITÓRIO: 1º em sentido restrito: Real. o Legislativo. fiscalização aduaneira. 44 Função Legislativa. Ex: Embarcação pública ou nacional onde quer que esteja. fiscalização sanitária e de imigração. porção circunscrita pelas fronteiras nacionais. mar territorial é 12 milhas náuticas (cada milha é 1852 metros). aeronave particular .

o que exerce direitos políticos Art. 1 Forma do Estado 2 Forma do governo . II .45CF.promover o bem de todos. III . 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I .garantir o desenvolvimento nacional. Em sentido lato: toda pessoa humana que possui direitos e obrigações. raça. Art. Dois sentidos para cidadão: Em sentido restrito: nacional. **UMA CONSTITUIÇÃO QUE TRAÇA METAS E OBJETIVOS É UMA CONSTITUIÇÃO COMPROMISSÁRIA. Este é o componente pessoal do Estado. idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art.construir uma sociedade livre. Não é sinônimo de habitantes ou população. justa e solidária. Art. 4º ELEMENTO: OBJETIVOS. DIVISÃO ESPACIAL DO ESTADO: O Estado por ser considerado sobre três aspectos.12 e 14. sem preconceitos de origem. sexo. cor. Art.nacional no espaço aéreo nacional e internacional.12 naturais e naturalizados.erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. O ESTADO TEM OBJETIVOS DE ATINGIR O BEM COMUM. 5º CP(princípio da territorialidade) REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA NÃO SÃO TERRITÓRIOS POR EXTENÇÃO (EX: EMBAIXADAS)  CUIDADO COM A PASSAGEM INOCENTE: 3º ELEMENTO CONSTITUTIVO DO ESTADO: POVO. IV .

3 Sistema ou regime de governo FORMA DE ESTADO: Dentro de um determinado território quantas pessoas jurídicas com capacidade política existem? .