You are on page 1of 4

Em disputa pelas Coroas de Louros As Olimpíadas da Antiguidade

O discóbolo grego. Hora da trégua. Tempo de paz. Ao invés de soldados em combate, vamos as arenas para assistir aos melhores atletas gregos nas mais diversificadas e emocionantes provas. Teremos a oportunidade de acompanhá-los em disputas tão diversificadas quanto o pancrácio ou a corrida de bigas, os saltos ou o arremesso de discos. A cada quatro anos eles se reuniam em l!mpia, desde o long!nquo ano de ""# a.$. para homenagear os deuses, demonstrando toda a sua agilidade, for%a, preparo e técnica. &raticamente todos eles se tornaram verdadeiros her'is para suas cidades, alguns atingindo até mesmo o status de lendários atletas por feitos notáveis, dignos das pr'prias divindades que homenageavam nos (ogos. A esses fantásticos vencedores cabiam recep%)es no retorno a suas terras de origem com grandes festas e, eventualmente, até mesmo a constru%ão de estátuas venerando suas gl'rias. *ale lembrar que os (ogos em l!mpia não eram os +nicos, mas certamente foram os mais importantes, reunindo atletas de diversas localidades dominadas e colonizadas pelos helenos ,gregos-. Além da cidade que serviu de base para as limp!adas de então, e que também inspirou os (ogos criados pelo .arão de $oubertin em /01#, provas esportivas eram disputadas em $orinto ,em homenagem a &os2idon, 3eus dos 4ares, conhecidos como 5ogos 6stimicos-, em 3elfos ,em tributo ao 3eus Apolo, chamados de (ogos &!ticos-, em Atenas ,em favor da deusa Atena, sendo nomeados &anatenéias- ou

&ara que pudessem participar era prioritário que os esportistas fossem homens livres e gregos de origem . quando da inscri%ão dos atletas que iriam representar as cidades inscritas. por esse motivo havia a preocupa%ão das p'lis . s custos da prepara%ão ao longo do per!odo de seis meses eram. utros contam lendas segundo as quais uma corrida de bigas entre 9n<maos e &élops.homenageando 8eus e identificados como 5ogos 7emáicos-. Zeus e Hera (Deusa da Fertilidade) eram omenageados pelos gregos com os !ogos Olímpicos. Há men%)es a homenagens prestadas a deusa Hera.enviarem representantes muito bem treinados e aptos a conquistar as coroas de louros.plicar o surgimento dos eventos esportivos que resultaram nas limp!adas.cidades-estado. conseq>entemente. netos de 8eus. 9 como surgiram tais competi%)es: Há vers)es m!ticas e hist'ricas para e. em busca de maior fertilidade dos solos e. na qual teriam disputado uma corrida mortal pela mão de Hipod=mia teria sido a razão do surgimento dos (ogos. bancados pelas cidades de onde vinham os atletas. os (ogos seriam homenagens aos guerreiros mortos em guerras locais.emplo. a prepara%ão era intensa e os cuidados come%avam seis meses antes da realiza%ão das competi%)es. segundo alguns especialistas. . colheitas mais fartas e freq>entes.ainda na floresta sagrada de 7eméia . o mesmo sentimento era retransmitido a terra natal dos mesmos. &ara que os deuses se sentissem realmente homenageados pelos mortais em seus (ogos. &ara os esportistas as vit'rias poderiam representar honrarias e respeito durante toda a vida.nascidos nas cidades da ?récia ou em col<nias estabelecidas pelos helenos ao longo de toda a costa mediterr=nea-. provavelmente. &or e.

e competiam nus. bigas e quadrigas. em busca de reconhecimento e gl'rias que enaltecessem ainda mais a tradi%ão de seus antepassados. portanto qualquer tipo de trapa%a era punido com rigor pelos (u!zes responsáveis por cada prova. 3urante a prepara%ão esses (ovens atletas tinham que abrir mão de certos prazeres .3eusa da Dertilidade-. 9ra comum que os atletas fossem provenientes das melhores e mais respeitadas fam!lias de cada cidade.erc!cios em busca de aprimoramento f!sico. A região dos (ogos era pr'pria para a prática de esportes.imadamente BC mil espectadores. sendo os concorrentes desleais e. . templos em homenagem a 8eus e a Hera . uma palestra .e um ginásio.como determinados tipos de alimentose deveriam se dedicar com afinco a séries e mais séries de e. desrespeito As normas dos (ogos era considerado como falta grav!ssima.pulsos da competi%ão e condenados a castigos f!sicos e multas altas. estando a disposi%ão um estádio com espa%o para acomodar apro.onde se realizavam as corridas de cavalos. um hip'dromo .Arco do t"nel principal do est#dio de Olímpia$ local onde ocorriam pro%as de corrida e lutas. @uando em disputa os esportistas passavam azeite pelo corpo todo .local destinado As provas de luta-.isso os protegia contra o calor intensivo e os efeitos dos raios solares.

de pedra ou bronze-. arremesso de dardo. o arremesso de discos . em dist=ncias de 1 a /B Fm-. que recompensados pelos seus esfor%os retornavam para suas cidades de origem.em duas categoriasE dist=ncia e precisão-..no solo e de pé-.Disputa do pentatlo na &r'cia Antiga$ registrada em %aso. o bo.no qual os competidores tinham que saltar segurando pesos de pedra ou bronze que chegavam a ter até B.e . . Aos vencedores a gl'ria das coroas de louros. sem arreios ou selas-.ou de quadrigas.corridas que tinham percursos curtos e as quais foram acrescidas outras competi%)es desse tipo no decorrer das várias edi%)es dos (ogos-.em que os cavaleiros competiam nus. o arremesso de dardos .G Fg cada-. láurea má.imos dos deuses. o salto em dist=ncia . disputada na lama e sem divisão por categorias-. o stadium e o diaulos .e o pancrácio . a corrida de bigas .. onde repousavam mais pr'. o pentatlo . salto e arremesso de disco-.com as mãos dos lutadores envolvidas por tiras de couro e com os dedos livres. As provas disputadas nos (ogos eramE a luta livre .espécie de luta vale-tudo.que constava de luta. as corridas de cavalos .ima dada aos atletas da ?récia Antiga. corrida.