You are on page 1of 5

12/07/13

Avaliao Diagnstica 2013 - 1 Prova - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de Educao de Minas Gerais

CDIGO DA PROVA: 817656


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DIAGNSTICA 2013 - ENSINO MDIO

Escola: EE VICENTE MATEUS Professor: Nome do Aluno:

Disciplina: Qumica Turma: Resultado:

Prezado(a) Aluno(a) Esta a prova do Programa de Avaliao da Aprendizagem Escolar - PAAE. Leia e responda s questes com bastante ateno, pois o objetivo da prova acompanhar o seu desempenho e identificar possveis dificuldades de forma a orientar o professor sobre como ajud-lo. Voc deve marcar a sua resposta em cada questo e depois transcrev-la na Folha de Respostas.Veja o exemplo:
A 01 B C D

Antes de entregar a Prova, confira se marcou todas as suas respostas corretamente. Verifique se preencheu o cabealho da prova. FOLHA DE RESPOSTAS DA PROVA DE QUMICA
A 01 02 03 04 05 06 B C D 07 08 09 10 11 A B C D

Bom trabalho!

paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=811116&id_pai=23967&area=atributo&ano=2013&edicao=1

1/5

12/07/13

Avaliao Diagnstica 2013 - 1 Prova - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de Educao de Minas Gerais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DIAGNSTICA 2013 - ENSINO MDIO

Escola: EE VICENTE MATEUS Professor: Nome do Aluno:

Disciplina: Qumica Turma: Resultado:

Tabela Peridica

QUESTO 1 comentar questo (no obrigatrio) A coleta seletiva de lixo proporciona um destino correto para os materiais reciclveis. A reciclagem, alm de possibilitar economia de matria-prima, tambm beneficia a sociedade, gerando empregos e produtos mais baratos. Alguns materiais se relacionam diretamente com os possveis benefcios da reciclagem. Benefcios da Reciclagem: 1. Preservao de florestas nativas e diminuio da poluio. 2. Reduo do consumo de cristais de quartz e economia de energia.
paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=811116&id_pai=23967&area=atributo&ano=2013&edicao=1 2/5

12/07/13

Avaliao Diagnstica 2013 - 1 Prova - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de Educao de Minas Gerais 2. Reduo do consumo de cristais de quartz e economia de energia. 3. Economia de petrleo e reduo do lixo nos aterros sanitrios. 4. Diminuio da extrao de minrio e economia de energia.

Materiais: ( ) Plstico. ( ) Vidro. ( ) Metal. ( ) Papel. A ordem em que os materiais esto relacionados s vantagens da reciclagem : A) 1, 2, 3, 4. B) 2, 4, 1, 3. C) 3, 2, 4, 1. D) 4, 3, 1, 2.

QUESTO 2 comentar questo (no obrigatrio) O soro fisiolgico isotnico uma soluo de cloreto de sdio, NaC, a 9 gramas por litro. O soluto e o solvente nessa soluo so, respectivamente: A) NaC e H2O. B) ons H+ e NaC. (no obrigatrio) C) ons Na+ e C . D) H2O e ons C .

QUESTO 3 comentar questo

Tendo em vista um dos problemas ambientais estratgicos para o sculo XXI, o presidente de uma grande e respeitvel montadora de automvel resolveu mobilizar sua empresa para a criao de um transporte mais sustentvel. Orientou seus funcionrios, para se empenhassem no desenvolvimento de tecnologias que melhorassem a eficincia do uso dos combustveis pelos motores de seus carros, que reduzissem a emisso de gs carbnico e limitassem a dependncia de petrleo. A preocupao do presidente em melhorar a eficincia dos motores dos seus carros em relao ao uso do combustvel e em limitar a dependncia do uso de petrleo deve-se ao fato de: A) O gs carbnico ser prejudicial ao motor. B) O petrleo ser uma fonte esgotvel de energia. C) O presidente querer seus clientes mais satisfeitos. D) O seu motor ser de pouca qualidade. QUESTO 4 comentar questo (no obrigatrio) Pelo seu trabalho ao determinar a carga do eltron e pelo estudo do efeito fotoeltrico, Millikan foi agraciado com o Prmio Nobel de Fsica em 1923. Assim como ele, vrios cientistas contriburam, com seus trabalhos, para aumentar nosso conhecimento sobre a natureza da matria. No modelo atmico atual A) a B) a C) o D) o massa de eltrons e prtons praticamente a mesma. massa do prton desprezvel. eltron tem carga de natureza positiva. ncleo do tomo contm prtons e nutrons.

QUESTO 5 comentar questo (no obrigatrio) A fotossntese pode ser considerada como um dos processos biolgicos mais importantes na Terra. De uma forma direta ou indireta, a fotossntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece grande quantidade de fibras e materiais de construo. A fotossntese um processo que A) consome gs carbnico sob a ao da luz solar. B) ocorre sob a ao de qualquer forma de energia. C) produz gua e gs carbnico sob a ao da luz. D) produz glicose com liberao de energia trmica. QUESTO 6 comentar questo (no obrigatrio)

Um experimento bastante simples, que pode ser usado para determinar o contedo calrico de alimentos, como o amendoim, por exemplo, representado abaixo.
paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=811116&id_pai=23967&area=atributo&ano=2013&edicao=1 3/5

12/07/13

Avaliao Diagnstica 2013 - 1 Prova - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de Educao de Minas Gerais

Neste experimento, o amendoim colocado para queimar sob um bquer com gua. A variao da temperatura da gua, medida com um termmetro, permitir o clculo da quantidade de calor envolvido no processo. Ao final deste experimento, a temperatura indicada no termmetro A) aumentou, pois a gua absorveu o calor liberado na queima. B) aumentou, pois o bquer absorveu calor da gua. C) diminuiu, pois a gua absorveu calor do termmetro. D) diminuiu, pois o amendoim absorveu calor para queimar. QUESTO 7 comentar questo (no obrigatrio) A formao da ferrugem envolve reaes com o ferro e o oxignio presente na gua e no ar. Essa reao est representada pela equao: 4Fe (s) + 3O2 (g) + H2O (l) 2Fe2O3 . H2O Nesse processo, sofrem oxidao e reduo, respectivamente, os tomos de A) ferro e oxignio. B) hidrognio e oxignio. C) oxignio e ferro. D) oxignio e hidrognio. QUESTO 8 comentar questo (no obrigatrio)

Se uma amostra de palha de ao e um prego de ferro forem expostos s mesmas condies de ar e umidade, a palha de ao ir enferrujar mais rpido. Nesse caso, o fator responsvel pela diferena de velocidade entre as duas reaes a A) concentrao dos reagentes. B) presso. C) superfcie de contato. D) temperatura. QUESTO 9 comentar questo (no obrigatrio)

No fim do sculo XIX, estudos relacionados a descargas eltricas proporcionaram uma nova concepo de modelo atmico pelo fsico Thomson.
paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=811116&id_pai=23967&area=atributo&ano=2013&edicao=1 4/5

12/07/13

Avaliao Diagnstica 2013 - 1 Prova - Banco de Itens de Avaliao da Secretaria de Educao de Minas Gerais modelo atmico pelo fsico Thomson.

A expresso que sintetiza a concepo de Thomson : A) Modelo planetrio. B) Partculas indivisveis. C) Pudim de passas. D) Energia quantizada. QUESTO 10 comentar questo (no obrigatrio)

tomos, molculas ou ons que constituem um material esto em constante movimento devido energia cintica. A ordem crescente de energia cintica em relao aos estados fsicos A) gasoso, lquido e slido. B) gasoso, slido e lquido. C) lquido, slido e gasoso. D) slido, lquido e gasoso. QUESTO 11 comentar questo (no obrigatrio)

Considere os trs sistemas apresentados no quadro em seus estados inicial e final. Pode-se afirmar que est representada ocorrncia de transformao qumica em: A) I. B) II. C) III. D) II e III.

CDIGO DA PROVA: 817656

paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/default.aspx?id_objeto=811116&id_pai=23967&area=atributo&ano=2013&edicao=1

5/5

You might also like