You are on page 1of 6

Escola Estadual ___________________________

AVALIAO DIAGNOSTICA DE CINCIAS NATURAIS Professor (a) :________________________________ Aluno (a): ______________________________________ Data:____/____/2012 8 ano Turma:_______

1 - A curiosidade natural do ser humano, o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experincias, procurando saber o porqu das coisas. Nesta atividade, exploradora e investigativa, ele observa os fenmenos qu micos !onde h" mudan#a na composi#$o de uma subst%ncia& e fenmenos f sicos !em que a composi#$o da mat'ria ' conservada& para conhecer melhor a natureza. (rocure reconhecer, nas situa#)es cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenmenos f sicos !*& e quais envolvem fenmenos qu micos !+&, ! ! ! ! ! & -gua fervendo para fazer caf'. & .ombust$o da gasolina no motor de um carro. & *uncionamento do motor el'trico de um liquidificador. & .ombust$o de uma vela. & /esfriamento de alimentos na geladeira. 1& +-*-*-+-*.

Assinale a resposta que contemple a ordem correta, A& +-+-*-*-+. 0& *-+-*-+-*. .& *-+-*-*-+.

2 - A figura ilustra um experimento, no qual um bal$ozinho de borracha encontra-se no interior de uma grande seringa de pl"stico. A ponta da seringa ' tampada, de modo a evitar que qualquer quantidade de ar possa entrar ou sair, enquanto o mbolo ' comprimido.

.onsiderando essas condi#)es iniciais, assinale a alternativa que, melhor representa o que ocorrer" com o bal$ozinho, A& mesmo antes do mbolo se aproximar, suficientemente, do bal$ozinho, esse 3ltimo come#a a se deformar, tornando-se achatado. 0& mesmo antes do mbolo se aproximar, suficientemente, do bal$ozinho, esse 3ltimo come#a a diminuir o tamanho, mantendo, todavia, seu formato inicial. .& enquanto o mbolo n$o estabelece contato direto com o bal$ozinho, esse 3ltimo n$o sofre qualquer deforma#$o. 1& o bal$ozinho n$o sofre nenhuma deforma#$o, pois o ar preso no interior da seringa impede que o mbolo se mova.

4 - Atualmente, o 0rasil possui tecnologia para reciclar v"rios materiais. Na figura abaixo, as cores orientam o descarte de cada material no coletor correto.

Assinale, na lista abaixo, o material considerado res duo perigoso por contamina#$o. A& 5ata de refrigerante. 0& .opo descart"vel. .& (ilhas. 1& 6arrafa (78. 9- Nas receitas de p$es, o fermento biol:gico deve ser adicionado a um l quido morno, que pode ser "gua ou leite. 7ssa temperatura facilita o desempenho dos microorganismos presentes no fermento, conhecidos como;;;;;;;;;;;, que realizam o processo de ;;;;;;;;;;;;;e liberam ;;;;;;;;, respons"vel pelo crescimento da massa, al'm de produzirem;;;;;;;;;;;;;;;, durante a realiza#$o desse processo. As palavras que completam, corretamente, essas lacunas s$o, respectivamente, A& bact'rias, fermenta#$o l"tica, oxignio, "cido l"tico. 0& bact'rias, respira#$o celular, g"s carbnico, "cido pir3vico. .& fungos, fermenta#$o ac'tica, oxignio, "cido ac'tico. 1& fungos, fermenta#$o alco:lica, g"s carbnico, "lcool et lico. < - A "gua ' a subst%ncia mais comum na superf cie da 8erra. =ua mol'cula apresenta "tomos de hidrognio e oxignio, que est$o entre os principais constituintes da mat'ria org%nica. No esquema, abaixo, observa-se a natureza c clica da "gua.

> processo t pico dos seres vivos que, devolve "gua sob a forma de vapor para o ambiente denomina-se A& condensa#$o. 0& ebuli#$o. .& sublima#$o. 1& transpira#$o. ? - @uitas doen#as podem ser evitadas com h"bitos simples de higiene, como os demonstrados nas ilustra#)es abaixo.

>s h"bitos de higiene ilustrados s$o eficientes na preven#$o da A& AA1=. 0& ascarid ase. .& gripe. 1& tuberculose. B - A transforma#$o de energia ' um fenmeno muito comum na natureza, ocorrendo at' mesmo no interior das c'lulas. 7m qual processo biol:gico ocorre a transforma#$o da energia luminosa em energia qu mica armazen"velC A& 0ioluminescncia. 0&*ermenta#$o l"ctica. .&*otoss ntese. 1&/espira#$o celular. D - No ano de 2EEF foi comemorado o bicenten"rio do nascimento do grande evolucionista .harles 1arGin. 7le props a teoria da sele#$o natural, segundo a qual, os indiv duos que apresentam caracter sticas vantaHosas para a sua sobrevivncia, tm maiores chances de continuar a existir e passar essa caracter stica I gera#$o seguinte. Jm exemplo que ilustra a teoria de 1arGin ' A& a presen#a de peixes cegos nas cavernas, devido I falta de uso da vis$o. 0& a transmiss$o de m3sculos desenvolvidos aos filhos de pais atletas. .& o aumento do n3mero de bact'rias resistentes a v"rios tipos de antibi:ticos. 1& o crescimento do pesco#o da girafa para alcan#ar as folhas das "rvores. F- A figura, abaixo, mostra um tipo de reprodu#$o, que ocorre em todas as esp'cies de animais.

7sse tipo de reprodu#$o contribui para a evolu#$o das esp'cies, pois permite A& o aparecimento de novos indiv duos, sem que haHa troca de material gen'tico. 0& a forma#$o de v"rias gera#)es em um curto espa#o de tempo. .& a produ#$o de descendentes, com alta variabilidade gen'tica. 1& a produ#$o de indiv duos, com caracter sticas idnticas. 1E - As figuras nos mostram os :rg$os de reprodu#$o do homem e da mulher.

@arque os :rg$os do aparelho reprodutor feminino. A& Kulva - vagina - 3tero - ov"rio 0& Jretra - bexiga - vagina - test culo .& 8est culo - uretra - pnis - vagina 1& Kulva - pr:stata - pnis - uretra 11- =egundo dados publicados, recentemente, pelo A067, a taxa de fecundidade, em 2EE?, foi de dois filhos por mulher, diferente dos ndices de 1FDE, que apontavam 9,9 filhos por mulher. Jma das contribui#)es para o resultado dos ndices, de 2EE?, foi o aumento do uso de contraceptivos, como, A. .amisinha masculina AA. .amisinha feminina. AAA. ( lula. AK. 1AJ. K. 1iafragma. 1entre esses m'todos contraceptivos, os que atuam, tamb'm, na preven#$o da AA1= e de outras doen#as sexualmente transmiss veis L 1=8s, s$o apenas A& A e AA. 0& A, AA e AK. .& AAA e K. 1& AAA, AK e K. 12 - +uando, acidentalmente, coloca-se a m$o em uma superf cie quente, ela ' retirada imediatamente. A retirada da m$o ocorre porque um sistema do corpo humano foi capaz de receber, analisar e responder ao est mulo representado, nesse caso, pelo calor.

7sse sistema ' o A& cardiovascular. 0& end:crino. .& nervoso. 1& tegumentar 14- A sombra ' definida como espa#o sem luz ou escurecido pela interposi#$o de um corpo opaco ou reprodu#$o, numa superf cie mais clara, do contorno de uma figura que se interp)e entre esta e o foco luminosoM.

Apropriando-se deste conceito, observe o fenmeno abaixo, Jm obHeto opaco ' colocado entre a l%mpada e um anteparo, ele interrompe a passagem de parte dessa luz, originando a sombra, conforme a figura.

A forma#$o da sombra est" relacionada I A& capacidade da luz de sofrer refra#$o. 0& capacidade da luz de ser refletida. .& propaga#$o da luz no v"cuo. 1& propaga#$o retil nea da luz. 19 - Koc H" deve ter observado, nos filmes de faroeste, que, quando um cowboy quer saber se algu'm est" se aproximando a cavalo, ele cola os ouvidos no solo e tenta escutar o NgalopeO. Asto ' poss vel porque a velocidade de propaga#$o do som A& ' maior no ar do que no solo. 0& diminui com a densidade do meio material. .& ' a mesma nos dois meios materiais. 1& ' maior no solo que no ar. 1< - =e voc ordenar os astros das fotos, a seguir, em ordem crescente, obter" a sequncia

A& =ol, 5ua e 8erra. 0& 8erra, =ol e 5ua. .& 5ua, 8erra e =ol. 1& =ol, 8erra e 5ua.

Questo 1

Gabarito

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Habilidade 4.0 II.2 III.0 7.0 9.0 10.0 12.0 14.1 15.0 19.0 20.1 16.1 22.0 VII.1 23.0 Gabarito B B C D D B C C C A A C D D C

You might also like