You are on page 1of 8

Atividades Missionárias É preciso envolver a igreja toda na campanha.

Para isso, mais do que os momentos missionários, será necessário planejar atividades em todas as organizações da sua igreja nas diferentes faixas etárias. Não trabalhe sozinho. O pastor e os líderes das organizações (educador religioso, coordenadora do grupo de Mulher Cristã em Ação, diretor da EBD, ministro de música, etc.) deverão auxiliar no planejamento e execução das atividades missionárias da campanha. Reúna-se com a equipe, escolha, dentre as atividades que estão sugeridas nesta revista, aquelas que serão realizadas no período da campanha. Oferecemos sugestões para sua igreja se envolver de forma impactante, na obra de missões. Cultos e programas para crianças, préadolescentes, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Selecione aquelas que melhor se adaptam à realidade de sua igreja. Seja flexível, havendo necessidade, faça ajustes. Atividades missionárias para toda a igreja Culto de Abertura Pensando em realizar uma campanha que envolva cada segmento da igreja, sugerimos que se marque o início da campanha com um culto especial de abertura para louvar a Deus pela vida dos missionários e pela obra de Missões Nacionais. Este culto também motivará os crentes para a campanha. No site www.missoesnacionais.org.br/campanha você encontrará a sugestão de uma ordem de culto completa com leituras bíblicas, cânticos e hinos relacionados ao tema. Culto de Encerramento Para marcar também o fim da campanha, promova um culto especial da vitória. Agradecendo a Deus pelo alvo alcançado e pelas vidas que se consagraram ao Senhor durante o período da campanha. Viagem missionária com as crianças da igreja Objetivos: - Apresentar às crianças um projeto missionário de Missões Nacionais. Caso não seja possível levá-las a um trabalho que esteja nascendo ou crescendo, que um dia se tornará em igreja; - Estimular que os pequenos façam o que os maiores fazem na Missão, Congregação e ou Ponto de Pregação; - Fazer com que as crianças conheçam, vivenciem o mais real possível um dia no campo missionário. Conteúdo: Aproveitando a ênfase da Nova Geração, realizar uma viagem missionária com as crianças em um projeto próximo da igreja com duração de um dia, quando as crianças estarão conhecendo o trabalho missionário mais de perto. Nesse dia eles mesmos estariam realizando o culto, para o qual seriam convidadas as crianças da localidade para participar e poderem ver que crianças que têm Jesus no coração são felizes e vivem para a glória de Deus. Desenvolvimento: Juntamente com o responsável pela congregação, fazer a distribuição das tarefas: equipe de visitação às casas mais próximas; equipe que fará os convites para a o culto no fim da tarde.

Romeu e Julieta as doces podem ser servidas com uma bola de sorvete. num local de fácil acesso a todos. . presunto. . cebola picada ou em rodelas). . nas dependências da igreja ou na residência de algum membro da igreja. .Espanhola (muçarela.Portuguesa (muçarela. Passe uma lista entre os pais para indicarem o que fica mais fácil para eles doarem. recepção. num sábado ou feriado.Calabresa (muçarela e fatias finas de linguiça calabresa). . pode ser promovido um Quiz missionário (jogo de perguntas e respostas) para que os pré-adolescentes conheçam um pouco mais da nossa história missionária e nosso envolvimento com Missões Nacionais. nos dias que antecederem o encontro os préadolescentes devem vender os convites individuais de entrada. Se houver condições a massa pode ser preparada especialmente para a ocasião ou podem ser usadas às massas já prontas. Definir quais os sabores das pizzas que serão servidos. presunto. Proporcionar aos pré-adolescentes da igreja informações sobre a obra missionária. Realize durante a campanha de Missões Nacionais.Napolitana (muçarela e presento). presunto.Quatro queijos (quatro tipos diferentes de queijo). açúcar e canela. . Aproveite esta característica e promova um rodízio de pizzas para eles. vermelho e amarelo. equipe da cozinha. milho verde. fatias de queijo minas. fatias de tomate. Pode ter também as pizzas doces: banana. equipe de louvor e outras que julgarem necessárias. chocolate. É prudente que a equipe do departamento infantil conte com o apoio dos irmãos do evangelismo entre outras áreas para auxiliarem na realização desse dia.Mineira (muçarela.Desafiar os pré-adolescentes à oração. azeitonas vedes. Você pode servir pizzas nos seguintes sabores: . pimentão verde.Conscientizar os pré-adolescentes da importância da obra de missões. cubinhos de goiabada). tomate picadinho em cubos. azeitonas verdes e pretas picadas). contribuição e dedicação de vidas para missões. Pizza Missionária para Pré-adolescentes Objetivo: . ovos cozidos picados. . . Definir as equipes: ornamentação. Divulgue por cartazes e nas redes sociais. Procure variar bastante os recheios para agradar ao paladar dos participantes. . peito de frango desfiado.Primavera (muçarela.Orientar os participantes sobre algumas informações importantes que envolvem a história. Material necessário: Preparar alguns sabores de pizzas para o encontro.Caipira (muçarela. requeijão cremoso). azeitonas pretas). os campos e os missionários da JMN. Desenvolvimento: Os pré-adolescentes gostam de estar em grupos. garçons e garçonetes. Além da pizza. ervilhas. cebola. Avaliação: . milho verde.Caso seja possível as crianças poderão reapresentar um musical de Natal ou de Páscoa que já tenha sido apresentado nos últimos meses. azeitonas verdes e pretas.

Além de mencionar qual o sabor da pizza que mais gostou os pré-adolescentes devem citar pelo menos 2 novas informações sobre Missões Nacionais que aprenderam neste programa. um a cada semana do mês da campanha. ou utilizem outro método de mobilização feminino. #COMPARTILHE Fotos e vídeos sobre a atividade pelas redes sociais e poste também na página facebook/missoesnacionais. em que as ênfases sejam apresentadas de modo compartilhado. As melhores fotos e vídeos serão publicados. etc. Com certeza os crentes serão despertados a participar mais da obra de missões em nossa Pátria. da UFMBB. divulgando notícias atualizadas sobre os campos missionários. Programa: Boas-vindas Oração Leitura bíblica Cânticos 1ª rodada de pizzas Quiz missionário Durante a 2ª rodada de pizzas poderá acontecer a premiação do vencedor. chá missionário.Encontros diários de segunda a sexta-feira com cultos de oração dirigidos pelas mulheres. Vamos mudar o Brasil com nossas orações! Desenvolvimento: As mulheres. Planeje com as sócias do grupo de Mulher Cristã em Ação da sua igreja a realização da Semana de Oração e envolva a igreja toda nessa jornada de oração. Conteúdo: Missões Nacionais preparou um programa para cinco dias de oração por Missões Nacionais.Ampliar o conhecimento de missões das participantes. O programa está publicado na edição 3T2013 da revista Visão Missionária. Com ela você poderá levar sua igreja a uma sensacional aventura pelos caminhos da oração. Semana e Sala de Oração por Missões Nacionais para Mulheres Objetivos: . Na maioria das igrejas batistas do Brasil.Promover a confraternização entre as irmãs da MCA e suas convidadas. desde o tempo de Jesus. vigília missionária. . a proposta é válida e o programa pode ser perfeitamente adaptado. Mesmo que em sua igreja não acha um grupo de MCA ativo. Tudo para você promover uma semana de oração ou cinco encontros missionários. Há várias possibilidades para utilização do farto material para intercessão que foi disponibilizado: . São 10 páginas com ótimas reflexões sobre os desafios missionários do Brasil. são as companheiras fiéis quando se trata de ajudar. E para este grupo tão operante da igreja. elas são o braço forte do pastor. realização de um intercâmbio missionário com um grupo de mulheres de outra igreja. . promover cinco encontros. apresentamos a Semana de Oração publicada na revista Visão Missionária.

Realizar o culto doméstico missionário. Desenvolvimento: Escolha uma sala de fácil acesso. do estado e do Brasil. deve ser encorajada a ir pelo menos uma vez por semana orar na Sala de Oração. que cumpre uma escala. cada pessoa da igreja. mas que ao mesmo tempo seja longe do grande movimento local.Ler cartas de missionárias e estimular os membros da família a corresponder-se com alguns deles. Saiba mais: Minha família é missionária . Cartões em branco para os motivos pessoais. o pastor e demais líderes). almofadas. . colocar os cartões na parte final do fichário para que todos os motivos sejam cobertos com oração.Cultivar a prática da oração intercessória por missões. Se possível incremente a decoração com fotografias. Materiais: Coloque os cartões de oração enviados no material da campanha. aparelho de som com CDs instrumentais.Disponibilizar um local apropriado especialmente para a oração. cartões com motivos principais de intercessão da igreja (consulte o ministério de oração.Nesta campanha queremos estimular cada família de nossas igrejas a desenvolver dentro do seu próprio lar um programa de missões. A equipe de intercessores deve estabelecer por quanto tempo os motivos pessoais deverão permanecer sob oração na Sala de Oração e manter atualizados os cartões dos missionários que receberão cobertura permanente. que serão preenchidos conforme a necessidade. Todo o tempo será dedicado à intercessão. . . Cada pessoa que vier para orar deve assinar o Livro dos Intercessores na página correspondente àquele dia. tapete. garrafas de água. copos descartáveis e lenço de papel. Realizando pequenos gestos. . Canetas e lápis disponíveis. bandeiras. para que seja possível a identificação dos locais que serão alvo de oração. desde as crianças até os idosos. Livro de assinatura dos intercessores.Definir uma oferta missionária para sua família. ao terminar. retirar os dois primeiros cartões missionários e os dois primeiros cartões de motivos da igreja e individuais para orar e. Veja algumas sugestões do que você pode fazer: . objetos típicos das regiões. Pode-se criar um uniforme ou algo que identifique a equipe para ser usado durante o seu período de plantão. Caderno para o Diário da sala de Oração.Ler livros que contem a vida de um missionário. Coloque além de mesa e cadeiras. sua família poderá se tornar uma família missionária. Além da equipe de intercessores. . postais dos locais onde estão os missionários. Como funciona a sala de oração: A Sala de Oração deve estar disponível a semana inteira e pelo maior período de tempo possível.Sala de oração Objetivo: . Exponha num quadro o mapa do município. para registro das respostas obtidas.

Mensagens – A comissão deverá. Data . pela direção do programa.Escolher um parente. juntos como família (na TV ou pelo You Tube). Escolha um fim de semana próximo ao início ou encerramento para que cause efeito na vigência da Campanha 2013.Ampliar a visão dos jovens e adolescentes. de preferência com experiência em missões. no domingo da conferência. Divulgação – Confeccione cartazes e convites individuais para a promoção da conferência. Seminários – A comissão poderá. com apoio do Ministério de Educação Crista. desta forma. Conferência Missionária para Jovens e Adolescentes Objetivos: .Combinar uma sessão de vídeo missionário. pelos preletores. Intercessão – Lembre-se que o trabalho missionário deve estar baseado na oração. Apresente os pedidos de oração. a igreja assimilará melhor a ideia.Se você optou por usar o tema da Campanha 2013 para a conferência. forme uma equipe para planejar a conferência.15 . deverão ser apresentados à igreja pedidos de oração pela conferência. Use também o boletim e as redes sociais da igreja. Os preletores serão convidados. relatórios e experiências missionárias.“E ele morreu por todos.Com apoio do pastor e do Ministério de Missões da Igreja. preferencialmente.Levá-los a conhecer as necessidades espirituais do país. utilizar as classes da EBD. adote também a mesma divisa que se encontra em 2 Coríntios 5. . . o “Momento Conferência Missionária”. para informar sobre os ministérios da ênfase da campanha. Por isso. para que os que vivem não vivam mais para si. Cremos que. sempre que houver oportunidade.Realize a conferência no 2º semestre ou.Considere a possibilidade de usar o mesmo tema da Campanha 2013 – Vivo para a glória de Deus. Se possível.Ser um missionário onde você está. convidar um ou mais preletores. realize nos cultos da igreja. etc. visando a uma maior participação na evangelização do Brasil. amigo ou vizinho e trabalhar para sua conversão. previamente. Tema . . Nesses momentos. com bastante antecedência. . ou assistirem ao programa Seja Luz na TV. pelas participações musicais. . durante a Campanha de Missões Nacionais. que deverá basear suas mensagens dentro do tema geral da conferência ressaltando: a base bíblica de missões. Divisa . sobre os avanços nos contatos. a responsabilidade do crente na proclamação do evangelho a todos os brasileiros e desafiando os participantes a orar para que Deus levante pessoas comprometidas e que vivam para glorificar ao Senhor de Missões. por meio de mensagens. .Despertar no coração dos jovens e adolescentes o amor pela obra missionária. pelos visitantes. informe à igreja sobre os preparativos. para a realização de seminários. mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. Planejamento Comissão ..Oferecer a algum missionário algo que demonstre amor e admiração pelo ministério que ele realiza.

Vídeos – Faça uma seleção de alguns dos filmes e dos testemunhos do DVD da Campanha 2013 e faça sua exibição em momentos da conferência. em cada oportunidade. rede de dormir. depois das atividades. O horário de funcionamento do bazar pode ser nos intervalos entre a EBD e o culto. Além disso. Data . Uma pessoa poderá se caracterizar com roupas típicas das regiões e levar à igreja os pedidos alusivos a sua região. Algumas mesas onde serão oferecidos os objetos para venda no bazar podem ter toalhas nas cores verde e amarela. No centro de cada mesa coloque um jarro com espigas de trigo e a bandeira brasileira (bandeiras brasileiras de papel com pauzinhos de churrasco como mastros). etc. e após o culto da manhã e da noite. Oriente cada convidado a respeito do tema. espalhe pelo local objetos típicos do Brasil: chapéus de palha. Ornamentação – O material promocional que Missões Nacionais preparou para a Campanha 2013 poderá ser utilizado na ornamentação da igreja. potes de barro. cantores. Sirva. grupos musicais. . Toda renda do bazar será revertida para a Campanha de Missões Nacionais 2013. etc. galhos secos e demais itens que lembrem o dia a dia no interior do país. . Com a ajuda do Ministério da Melhor Idade de sua igreja mobilize os irmãos algumas semanas antes do bazar para que se preparem e confeccionem seus artigos.Música – Convide corais jovens.Possibilitar aos participantes a oportunidade de ampliar o conhecimento de missões no Brasil. uma refeição típica de alguma região do Brasil. bolos. Todos os convidados devem apresentar hinos com mensagens de conteúdo missionário.A ideia é mobilizar as irmãs e irmãos da Melhor Idade que possam confeccionar algum artigo ou peça para doar para o Bazar. pães. Utilize também uma bandeira brasileira hasteada em um lugar de evidência. cachos de coco. cabides trabalhados.Levar a uma conscientização bíblica sobre a necessidade de contribuir financeiramente para a obra missionária a partir dos dons e talentos dos irmãos da Melhor Idade. cesto de vime. chifres de boi. Almoço missionário – O almoço poderá ser oferecido no sábado e no domingo. os hinos e cânticos que serão entoados durante a conferência. O jarro pode ser feito de sucata de garrafas plásticas. tais como: geleias. .Promover momentos de intercessão missionária.Realize o bazar num domingo. potes enfeitados. de maneira criteriosa. Selecione também. pilão. itens dos mais variados poderiam fazer parte do bazar. divisa e objetivos da conferência. cordas de vaqueiro. brinquedos. biscoitos. Ornamentação – O material promocional que Missões Nacionais preparou para a Campanha 2013 poderá ser utilizado na ornamentação de uma sala. panos de pratos decorados. Momentos missionários – Use as dicas de momentos missionários e os cartões de oração com informações sobre os projetos missionários de Missões Nacionais. Bazar de Artesanato Missionário para Terceira Idade Objetivos: . . rede de pescar. De acordo com o contexto de sua igreja e dons dos irmãos. O cartaz oficial poderá ser ampliado e afixado em local de destaque de fácil visualização. Serão ótimas oportunidades para chamar a atenção dos participantes e da igreja em geral. arco e flecha. Planejamento Organização . escolha um fim de semana próximo ao encerramento para que cause efeito na vigência da Campanha 2013.Apresentar notícias atualizadas e desafiadoras dos campos missionários.

débito em conta e em cartão de credito). Programa: Palavras de boas-vindas Cântico ou hino saudando os visitantes Oração Leitura bíblica Palavras explicativas Projeção do vídeo Sonho de Mãe Convite para os que sentirem desejo de contribuir mensalmente para que mais famílias tenham abrigo e condições de mudar de vida definitivamente pelo poder de Jesus Cristo. Um aparelho de DVD. roupinhas. Uma caixa previamente ornamentada deve estar próxima à porta para recolher os presentinhos.Chá e lembrança – Pode ser oferecido um chá e uma lembrança aos participares do Bazar. lanche (bolo e /ou biscoitos com chás quentes. lenços umedecidos. É importantíssimo que a ficha seja preenchida corretamente para que não haja equívocos. Folhetos de adesão ao PAM Brasil. apresentar o projeto Sonho de Mãe. ou também sucos de frutas). cobertores. luvas entre outros utensílios que bebês e crianças usam. xampu. convidando os idosos para participarem de um evento reflexivo sobre o projeto Sonho de Mãe. meias. uma bandeira nacional colada em uma espiga de trigo e um cartão de oração da Campanha 2013. uma televisão ou um telão. toucas. Preparar o ambiente bem agradável para que todos possam confortavelmente a sentar para assistir ao vídeo. como lembrança. Conteúdo: Oferecer a oportunidade para os idosos organizarem uma chuva de presentes para serem enviados para o Projeto Sonho de Mãe Grupo: 3ª idade Tempo estimado: 4 horas Material necessário: Arrecadar fraldas. Vídeo: Sonho de Mãe Objetivo: . Antes. cremes para assadura. ornamentação. canetas. . pano de boca.Por meio do vídeo. pessoas para ajudar no preenchimento. Ofereça a oportunidade de eles ajudarem a quem quer deixar as drogas e recomeçar uma nova vida com seus filhos. que possam ser enviados para projeto Sonho de Mãe. . Os convites podem ser distribuídos com outros idosos não crentes. mantas. Desenvolvimento Dividir entre o grupo o que cada um poderá levar / contribuir. Distribuir as fichas de adesão explicando as formas de contribuição (boleto. babadores.Organizar uma tarde para a projeção do filme da campanha que fala do projeto Sonho de Mãe. porém. Distribuir as equipes: confeccionar os convites. A equipe de recepção à porta poderá agradecer a presença de todos e oferecer. Preparar convites com tema infantil. ou gelados. explique o que é o Projeto.

Avaliação: Com a equipe organizadora avaliar a atividade. Organizar o material para o envio diretamente para o Projeto Sonho de mãe. Enviar para a sede de Missões Nacionais as fichas do PAM Brasil devidamente preenchidas.Encerramento com uma oração pelo pastor da igreja ou pelo líder do grupo. . Servir o lanche.