You are on page 1of 5

Propriedade Comutativa

Adição: a + b = b + a
Quanto à adição temos que a ordem das parcelas não altera o total. Veja a igualdade abaixo: 7+4=4+7 A soma dos termos do primeiro membro totaliza 11, que é o mesmo total obtido ao somarmos os termos do segundo membro. Ainda que as parcelas estejam dispostas em ordem distinta, note que não houve divergência nas somas.

Multiplicação: a . b = b . a
Quanto à multiplicação temos que a ordem dos fatores não altera o produto. Observe a seguinte igualdade: 4.5=5.4 O produto dos fatores do primeiro membro é igual a 20, justamente o mesmo produto da multiplicação dos termos do segundo membro. Mesmo com os fatores em outra ordem o produto obtido é o mesmo.

35 . (5 . devemos realizar primeiramente as operações contidas em seu interior. 4) . b) . Vejamos este outro exemplo: (7 . 5 = 4 . (b c) A associação de alguns fatores não altera o produto. . Vamos analisar o exemplo abaixo: (7 + 4) + 5 = 4 + (5 + 7) Quando temos uma expressão envolvendo parênteses.Propriedade Associativa Adição: (a + b) + c = a + (b + c) Ao associarmos algumas parcelas o total fica inalterado. então temos que esta expressão é equivalente a esta outra expressão: 11 + 5 = 4 + 12 Como podemos observar. 5 = 4 . o fato de associarmos algumas parcelas não causou variação no total. c = a . Multiplicação: (a . pois continuamos com a mesma soma 16 em ambos os membros da igualdade. 7) Efetuando as multiplicações entre parênteses temos: 28 . Observe que em ambos os membros o produto continua sendo igual a 140.

(b + c) = a . a multiplicação de um número por uma soma é igual a soma dos produtos deste número por cada uma das parcelas: 2 . Ao somarmos ou multiplicarmos um número por este valor.Propriedade Distributiva Multiplicação: a . 4 Propriedade do Elemento Neutro O elemento neutro de uma operação é um valor real que não interfere no seu resultado. o valor permanece igual a 7: 7+0=7 0+7=7 . 3 + 2 . ou vice-versa. a + c . 4 (2 + 3) . 0 + a = a O elemento neutro da adição é o número zero. obtemos como resultado o próprio número inicial. 4 + 3 . (b + c) . 4 = 2 . c. Veja nos exemplos abaixo que adicionando 0 ao número 7. b + a . Adição: a + 0 = a. a = b . a Segundo a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. (3 + 4) = 2 . pois adicionar zero a um número não altera o seu valor.

obtemos como total o elemento neutro da adição. Adição: a + (-a) = 0. o produto continua sendo igual a 7: 7. 1 = a. assim sendo o oposto de 7 é -7 e o oposto -7 é 7. 1 .1=7 1. pois multiplicando um número por um não alteramos o seu valor.7=7 Propriedade do Elemento Oposto A propriedade do elemento do oposto se refere à adição. Observe que nos exemplos abaixo ao multiplicarmos 7 por 1 e o contrário. o número 0: 7 + (-7) = 0 (-7) + 7 = 0 . pois -(-7) = 7. visto que a multiplicação de dois números negativos produz um número positivo. a = a O elemento neutro da multiplicação é o número um.Multiplicação: a . ou seja. (-a) + a = 0 O valor oposto de um número a é -a. Ao adicionarmos a um número o seu elemento do oposto.

isto é. pois 1/(1/7) = 7. 7 = 1 1 /7 . o número 1: 7 . 1 7 /7 = 1 . (-a) a=0 . 7 = 1 . (-a) = 0. obtemos como produto o elemento neutro da multiplicação. então o oposto de 7 é 7-1 ou 1/7 e o oposto de 1/7 é 7. ou 1/a na forma de fração.Propriedade do Elemento Inverso A propriedade do elemento do inverso é referente à multiplicação Multiplicação: a . Ao multiplicarmos um número pelo seu elemento do inverso. O valor inverso de um número a é a-1 na forma de potência. 7-1 = 1 7-1 .