You are on page 1of 28

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA ESTEIRA AERODINMICA DE TURBINAS ELICAS BASEADA EM SUMIDOURO DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO

Contexto Modelagem da esteira aerodinmica de um conjunto de turbinas elicas de eixo horizontal (TEEH). Para acompanhar Veja aqui tambm a apresentao em PowerPoint. Problema A magnitude, direo e sentido do vento global sobre o parque elico podem ser conhecidos, mas os valores locais incidentes sobre cada mquina podem no ser, especialmente em parques elicos sobre terrenos acidentados e quando a esteira de uma mquina incide parcialmente sobre outra. Para resolver o problema, com o auxlio de CFD, o modelo foi testado no ANSYS CFX e: Calcula a esteira aerodinmica de turbinas elicas. Substitui o disco atuador por uma esfera atuadora. Distribui, dentro da esfera, um sumidouro de quantidade de movimento. Lida com ventos vindos de qualquer magnitude, direo e sentido. Elimina a necessidade de modificar a discretizao do domnio para diferentes direes de vento global ou local.

Dados de entrada: Magnitude, direo e sentido do vento global sobre o parque elico. Curva de potncia dos aerogeradores. rea varrida pelos aerogeradores. Eficincia mecnica dos aerogeradores.

Dados de sada: A direo e sentido do vento incidente sobre cada mquina. Magnitude da velocidade do vento que atravessa cada mquina ( ). A magnitude mdia do vento incidente sobre cada mquina ( ). A energia mecnica que cada mquina extrai do vento. A energia eltrica que cada mquina extrai do vento.

Jogo rpido O modelo est descrito na seo 5.2, um processo iterativo simples que utiliza algumas das equaes do captulo 4. Limitaes: Modelo e calibraes muito dependentes do software utilizado e, principalmente, da discretizao do domnio. Avanos nos estudos deveriam partir desses dois pontos e, quem sabe, um estudo da turbulncia e como ela influencia na esteira, algo que no foi aprofundado nesta pesquisa. Obrigado! Fico feliz pelo interesse nesta pesquisa e no meu trabalho, desenvolvido na STE Pesquisa e Desenvolvimento como trabalho de concluso do curso de Engenharia Mecnica da UFRGS entre 2012 e 2013. Abraos! Marco Leonardelli Lovatto Blog | LinkedIn | Scribd | E-mail

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA ESTEIRA AERODINMICA DE TURBINAS ELICAS BASEADA EM SUMIDOURO DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO

por

Marco Leonardelli Lovatto

Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia Mecnica da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte dos requisitos para obteno do diploma de Engenheiro Mecnico.

Porto Alegre, julho de 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Mecnica

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA ESTEIRA AERODINMICA DE TURBINAS ELICAS BASEADA EM SUMIDOURO DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO

por

Marco Leonardelli Lovatto

ESTA MONOGRAFIA FOI JULGADA ADEQUADA COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA A OBTENO DO TTULO DE ENGENHEIRO MECNICO APROVADA EM SUA FORMA FINAL PELA BANCA EXAMINADORA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA Prof. Thamy Cristina Hayashi Coordenadora do Curso de Engenharia Mecnica rea de Concentrao: Cincias Trmicas

Orientador: Prof. Adriane Prisco Petry

Comisso de Avaliao:

Prof. Thamy Cristina Hayashi

Prof. Sergio Viosa Mller

Prof. Letcia Jenisch Rodrigues

Porto Alegre, 12 de julho de 2013.

ii

DEDICATRIA Dedico este trabalho a todas as pessoas que usufruem da energia eltrica, cujo controle um dos grandes feitos da humanidade, tanto quanto o controle do fogo. Dedico tambm aos praticantes de engenharia que fazem seu trabalho com paixo, com o verdadeiro propsito de desenvolvimento tecnolgico para a humanidade e em nome do conforto e segurana das outras pessoas, atendendo s necessidades de hoje sem comprometer s de amanh. Finalmente, dedico especialmente comunidade de energia elica, para que esta pesquisa seja base de desenvolvimentos dos quais todos possamos usufruir.

iii

AGRADECIMENTOS

Muito obrigado minha famlia, especialmente aos meus pais Ivana Leonardelli e Joo Batista de Castro Lovatto, pela liberdade oferecida em fazer aquilo que eu acredito. Muito obrigado tambm aos professores e colegas do Departamento de Engenharia Mecnica da UFRGS que me ofereceram as oportunidades para que eu pudesse construir o meu prprio percurso de aprendizado, especialmente Profa. Adriane Prisco Petry. Agradeo a Eduardo R. S. M. Lima pela minha acolhida na Sun Microsystems em 2009, a todos os envolvidos no meu processo de intercmbio na Frana em 2010-2012 e aprendizados no Grenoble Institut National Polytechnique (em especial a Karine Buguet), bem como na GDF SUEZ, onde adquiri um crescimento profissional determinante em aerodinmica computacional, em especial a Mathieu Ourliac, meu tutor, e a Erwin George, pelos aprendizados dos mais diversos. Muito obrigado a Leonardo Barboza Trindade, pela pronta acolhida como estagirio na STE Pesquisa e Desenvolvimento, onde este trabalho foi feito, bem como aos meus colegas Andr Carlos Contini e Dalmedson Gacho Rocha Freitas Filho, pelo convite em estagiar na empresa. Tambm, aos meus colegas Jos Leandro Rosales da Luz, Rodrigo Dorado e Ernesto Nadalon, que compuseram finalmente o ambiente de produo e aprendizado de mo dupla na STE. Agradeo especialmente, tambm, a Gustavo Fleck, que nos ofereceu prontamente a geometria virtual do aerogerador utilizado no presente estudo. Claro, agradeo a todos os meus amigos e queles que participaram do meu processo de graduao, pela pacincia, que me permitiu chegar ao diploma de Engenheiro Mecnico. Obrigado queles cidados do Brasil que, neste perodo de efervescncia social, caminham sobre os princpios da no agresso em direo quilo que acreditam. Finalmente, muito obrigado a todos os pesquisadores que compartilham seu saber de maneira clara, organizada e de acesso irrestrito, quando lhes dada a oportunidade. Afinal, cada pedacinho de conhecimento que temos graas a pessoas que decidiram que a informao no ficaria escondida.

iv

Todos somos aprendizes, fazedores, professores. (Richard Bach)

LOVATTO, M. L. Modelagem Computacional da Esteira Aerodinmica de Turbinas Elicas Baseada em Sumidouro de Quantidade de Movimento. 27 folhas. Monografia (Trabalho de Concluso do Curso em Engenharia Mecnica) Departamento de Engenharia Mecnica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. RESUMO O presente estudo apresenta a proposta de um novo modelo para calcular a esteira aerodinmica de turbinas elicas de eixo horizontal com o auxlio de CFD, bem como a magnitude e a direo da velocidade de vento incidente sobre cada mquina, sem a necessidade de modificar a discretizao do domnio. A nova metodologia baseia-se no modelo de disco atuador descrito por Burton et al., 2001, substituindo o disco por uma regio volumtrica esfrica, dentro da qual um sumidouro de quantidade de movimento distribudo, representando a energia extrada pelo aerogerador. O modelo tradicional baseia-se no conhecimento prvio da velocidade de vento incidente sobre a mquina, no que diz respeito sua magnitude e direo, enquanto o modelo desenvolvido capaz de determinar tanto a magnitude quanto a direo da velocidade incidente por meio de um clculo iterativo simples interno a cada iterao do modelo fluidodinmico. Os resultados obtidos so muito satisfatrios e promissores para o clculo de parques elicos, pois se podem alterar as direes do vento global sem modificar a discretizao do domnio. Esta caracterstica especialmente adequada para aplicao em parques elicos sobre terrenos acidentados onde, para uma mesma magnitude e direo de vento global, o vento local pode tomar direes e velocidades variadas. As aplicaes estudadas neste trabalho, no entanto, apresentam resultados e fatores de correo fortemente dependentes do software utilizado e, especialmente, da resoluo da malha empregada na discretizao do domnio. PALAVRAS-CHAVE: Energia Elica, CFD, Disco Atuador, Quantidade de Movimento.

LOVATTO, M. L. Computational Modeling of Wind Turbine Wakes Based on Momentum Sink. 27 folhas. Monografia (Trabalho de Concluso do Curso em Engenharia Mecnica) Departamento de Engenharia Mecnica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. ABSTRACT This study presents the proposal of a new model to calculate the aerodynamic wake of horizontal axis wind turbines with the help of CFD, as well as the magnitude and direction of the wind speed over each machine, without the need to modify the domain discretization. The new model is based on the actuator disc model described by Burton et al., 2001, replacing the disc by a spherical volumetric region where a momentum sink is distributed, representing the energy extracted by the turbine. The traditional model is based on prior knowledge of the wind speed over the machine with respect to its magnitude and direction, while the developed model is able to determine both the magnitude and the direction of the incident wind speed by a simple iterative procedure at each iteration of the fluid-dynamic model. The results are very satisfactory and promising for the calculation of wind farms, as the global wind directions may be changed without changing the domain discretization. This feature is especially suitable for application in wind farms over complex terrain, where one magnitude and direction of de global wind may lead to a wide range of local magnitudes and directions. Applications studied in this work, however, present results and correction factors heavily dependent on the software used, and especially on the mesh resolution used in the domain discretization. KEYWORDS: Wind Energy, CFD, Actuator Disc, Momentum.

vi

NDICE Pg. 1. 2. 3. 4. 5. 5.1. 5.2. 6. 6.1. INTRODUO ................................................................................................................. 1 OBJETIVO ....................................................................................................................... 1 REVISO BIBLIOGRFICA ............................................................................................ 1 FUNDAMENTAO TERICA ....................................................................................... 2 MODELAGEM .................................................................................................................. 5 Limitaes do modelo tradicional de disco atuador ......................................................... 5 O modelo de esfera atuadora .......................................................................................... 5 CASOS ESTUDADOS ..................................................................................................... 7 Etapa 1 Clculo do rotor completo ................................................................................ 7

6.1.1. Descrio do problema .................................................................................................... 7 6.1.2. Resultados ....................................................................................................................... 8 6.2. 6.3. 6.4. 6.5. 6.6. 7. Etapa 2 Empuxo imposto .............................................................................................. 9 Etapa 3 Empuxo livre e Etapa 4 fixo .................................................................................. 12

livre ........................................................................................................... 12

Etapa 5 Modelo final e resultados para diferentes velocidades .................................. 13 Etapa 6 Modificao da direo do vento sobre esferas adjacentes .......................... 14 CONCLUSO ................................................................................................................ 14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .......................................................................................... 15 Anexo I ...................................................................................................................................... 16 Anexo II ..................................................................................................................................... 16 Anexo III . .................................................................................................................................. 16 Anexo IV .................................................................................................................................... 17 Anexo V ..................................................................................................................................... 17 Anexo VI .................................................................................................................................... 18 Anexo VII ................................................................................................................................... 19 Anexo VIII .................................................................................................................................. 19 Apndice I .................................................................................................................................. 19 Apndice II ................................................................................................................................. 20 Apndice III ................................................................................................................................ 20

vii

1
1. INTRODUO O clculo do potencial de produo energtica previsto para um parque elico em fase de projeto envolve a modelagem da esteira aerodinmica dos aerogeradores, em outras palavras, da reduo de energia cintica do vento aps este atravessar o plano de rotao. Essa esteira, chamada pela comunidade de energia elica de sombra, pode estar incidindo sobre mquinas adjacentes e, portanto, afetando sua produo de energia eltrica. O foco da presente pesquisa so as turbinas elicas de eixo horizontal (a exemplo da Fig. 4.1a). Em projetos de pesquisa, costuma-se usar Dinmica dos Fluidos Computacional (CFD) para calcular a geometria completa do rotor em rotao e obter a esteira. Contudo, esta abordagem tem um custo computacional muito elevado, conduzindo necessidade de modelar a esteira sem calcular o rotor. Para isto, existem modelos analticos ou semi-analticos, baseados em dados empricos, muito empregados em programas comerciais de projeto de parques elicos. Entretanto, tais modelos tm limitaes, principalmente quanto ao conhecimento da magnitude da velocidade de vento incidente sobre cada mquina. Tambm, no caso dos modelos hoje utilizados em conjunto com CFD, a malha utilizada na discretizao do domnio precisa ser modificada para lidar com as diferentes direes do vento incidente e, logo, da esteira. 2. OBJETIVO Para contornar essas limitaes, proposto um novo modelo de esteira fundamentado no modelo de disco atuador descrito por Burton et al., 2001, sendo tal disco uma representao numrica do aerogerador por meio de uma superfcie ou volume virtual que tem a funo de extrair energia do escoamento. O novo modelo consiste no mais na utilizao de um disco atuador, mas sim de uma esfera atuadora. Essa abordagem tem como objetivo sua utilizao na simulao numrica de parques elicos sem modificar a discretizao do domnio, considerando: A necessidade de realizar testes numricos com ventos vindos de diversas direes. A necessidade de se fazer clculos sobre terrenos complexos onde, para uma mesma magnitude e direo de vento global, o vento local pode tomar direes e velocidades variadas. A influncia direta da esteira de uma mquina sobre outra mquina. 3. REVISO BIBLIOGRFICA Estudos recentes em aerodinmica de turbinas elicas tm mostrado grande interesse na reproduo por CFD [Sezer-Uzol e Long, 2006; Ribeiro, 2012; Fleck, 2012] de resultados obtidos experimentalmente [Hand et al., 2001], aproveitando-se do considervel aumento do poder computacional na ltima dcada. Outro foco, porm, tem sido a comparao de resultados de esteira obtidos por modelos analticos e semi-analticos existentes com os obtidos pela simulao de um rotor completo por CFD, a exemplo de Wenzel, 2010. J a aplicao direta de um modelo de esteira trabalhando em conjunto com CFD para o clculo de um parque elico, utilizando o modelo de disco atuador descrito por Burton et al., 2001, foi aplicado por Calaf et al., 2010 e Norris et al., 2010. Entretanto, a abordagem utilizada por esses autores consiste na fixao de um parmetro que, na realidade, no constante, conforme descrito na Seo 5.1. Todas as referncias citadas utilizam vento incidente de magnitude e direo constantes, enquanto que o presente trabalho desenvolve-se com o propsito de se chegar a um modelo capaz de calcular corretamente todas as variveis envolvidas na modelagem, incluindo a magnitude e direo da velocidade de vento incidente sobre cada mquina.

2
4. FUNDAMENTAO TERICA Um aerogerador uma turbina que extrai energia cintica do vento para transformar em energia eltrica, de forma que a velocidade jusante do aparato menor que montante [Burton et al., 2001]. Como a massa se conserva e no se comprime, o resultado um tubo de corrente de maior dimetro jusante, conforme mostra a Fig. 4.1a. Vale lembrar que um tubo de corrente uma fronteira imaginria do escoamento atravs da qual no h fluxo de massa, e dentro da qual a vazo mssica constante. A esteira aerodinmica, ou sombra aerodinmica, a regio interna ao tubo de corrente e jusante do rotor. A zona externa ao tubo dita regio de corrente livre. A Fig. 4.1b apresenta, de forma genrica e qualitativa, o comportamento da presso e da velocidade de vento atravs do plano de rotao das ps. A energia mecnica do ar disponvel numa unidade de volume pode ser definida1 pela soma da presso esttica (termodinmica) com a presso dinmica, e sua taxa em relao ao tempo chamada de potncia aerodinmica. A diferena entre a potncia aerodinmica disponvel jusante da turbina e a existente montante a potncia extrada pela mquina.

Corrente livre Disco atuador

Esteira aerodinmica (sombra)

(a)

(b)

Figura 4.1 (a) Tubo de corrente representativo do escoamento atravs de uma turbina elica de eixo horizontal e (b) variao da presso e da velocidade [adaptados de Burton et al., 2001]. Disco atuador a superfcie ou o volume virtual representativos do plano de rotao das ps e que tem como funo extrair energia do vento. O propsito do uso da teoria do disco atuador em simulaes numricas de parques elicos modelar a esteira gerada pelo aerogerador para um vento incidente de magnitude e direo conhecida, sem a necessidade de modelar o escoamento sobre a geometria completa do rotor de cada turbina elica. Essa esteira, por sua vez, ir influenciar na velocidade de vento incidente sobre mquinas adjacentes. Alm das foras atuantes no plano de rotao da turbina e que contribuem para o torque , o vento tambm gera uma fora sobre a mquina na direo perpendicular a esse plano, chamada pela comunidade de energia elica de fora de empuxo. Por reao, a turbina gera a mesma fora sobre o ar, no sentido contrrio ao do vento incidente, promovendo uma reduo da velocidade de corrente livre , ou uma reduo da energia cintica. Como a energia mecnica se conserva antes do disco, isso ocorre juntamente com um aumento da presso nessa regio. A energia extrada do vento pelo rotor, e convertida em trabalho de eixo, energia termodinmica. Essa reduo da energia do vento se manifesta atravs de uma rpida queda de presso, sabendo-se que a presso de um fluido a sua energia termodinmica2 por
1

Considerando as hipteses de escoamento permanente, invscido, isotrmico, isentrpico e massa especfica constante e uniforme, e tambm desprezando a energia potencial. 2 Considerando as hipteses de escoamento isotrmico e isentrpico.

3
unidade de volume. O ar, que ao atravessar o rotor j tinha uma velocidade reduzida ( ), agora tem tambm uma presso reduzida. A presso do ar na esteira tende a aumentar novamente para equilbrio com a presso atmosfrica ( ). Como a energia mecnica do ar volta a se conservar nessa regio, o aumento de presso ocorre em detrimento de uma diminuio adicional da energia cintica e, portanto, de velocidade do vento. No havendo turbulncia e nem viscosidade (hiptese terica ideal da Fig. 4.1b) a velocidade do vento na esteira manter-se-ia constante e igual a logo aps o equilbrio de presso. Entretanto, a hiptese de escoamento invscido da Fig. 4.1b no mais vlida na regio da esteira. Como mostrado na Fig. 4.2, a viscosidade e a turbulncia geram uma camada de cisalhamento, transferindo quantidade de movimento da regio de corrente livre para dentro da esteira. A consequncia uma recuperao gradual da velocidade mdia do vento na esteira e, logo, da energia cintica.
Tubo de corrente Camada de cisalhamento

Aerogerador ou disco atuador

Figura 4.2 Representao esquemtica da recuperao de velocidade na esteira devida viscosidade e turbulncia [adaptado de Gmez-Elvira et al., 2005]. A extrao de potncia aerodinmica do ar pelo disco atuador passa pelo conhecimento do empuxo, e pode ocorrer por meio da imposio de um salto de presso atravs de uma superfcie ou por meio de um sumidouro de quantidade de movimento dentro de uma regio volumtrica. A escolha de um ou de outro dependente das capacidades de modelagem de fenmenos oferecidas pelo software utilizado. O desafio descobrir o valor do empuxo para cada velocidade de vento incidente . O modelo do disco atuador atende a este desafio e o raciocnio descrito abaixo, adaptado de Burton et al., 2001. A potncia eltrica ( ) pode ser dada pela Eq. 4.1: (4.1) onde a potncia extrada e a eficincia da mquina, que depende do modelo de aerogerador, das condies de vento, torque e rotao. A potncia extrada pode ser dada pela Eq. 4.2: (4.2) onde a velocidade do vento que atravessa o disco e calculada por: a fora de empuxo, que pode ser

(4.3a)

onde a variao de velocidade do vento antes e depois do rotor e a vazo mssica de ar atravs do rotor. Ou seja,

4
(4.3b) onde a velocidade de corrente livre do vento incidente, a velocidade terica do vento na esteira, a massa especfica do ar e a rea varrida pelo rotor. Burton et al., 2001, define como (4.4) onde chamado de fator de induo axial. Essa equao uma hiptese para o modelo, e diz que igual a subtrada de , sendo sempre menor que a unidade. Das Eqs. 4.3b e 4.4 tem-se que: (4.5) Aplicando a equao de Bernoulli antes e depois do plano de rotao (nas duas regies onde a energia se conserva), Burton et al., 2001, prova que: (4.6) Ento, igualando as Eqs. 4.5 e 4.6, chega-se a: (4.7) Finalmente, as Eqs. 4.5 e 4.7 fornecem a equao fundamental para a o clculo da fora de empuxo e modelagem da esteira: (4.8) Da, das Eqs. 4.2, 4.4 e 4.8, temos que: (4.9) Mesmo conhecendo-se , o fator de induo axial ( ) ainda precisa ser determinado. Isso feito por meio da definio de coeficiente de potncia utilizado por Burton et al., 2001: (4.10) Ento, das Eqs. 4.9 e 4.10, e dado que , tem-se: (4.11) A Eq. 4.11 de terceiro grau, interessando-nos apenas o intervalo , (vide Fig. 4.3). O valor mximo possvel para ocorre quando sua

que fornece

derivada em relao a nula, que ocorre para , resultando num . Tal valor de conhecido como mximo de Betz, e significa que, teoricamente, nenhuma turbina elica seria capaz de extrair mais de 59,3% da potncia aerodinmica incidente disponvel. De fato, nenhum aerogerador conseguiu ultrapassar esse limite at a presente data.

Figura 4.3 Coeficiente de potncia ( ) em funo do fator de induo axial ( ). O mximo de Betz ( ) ocorre para [adaptado de Burton et al., 2001]. Ressalta-se que o propsito do modelo de disco atuador no determinar a potncia eltrica extrada pela mquina para um vento incidente conhecido, e sim determinar a potncia aerodinmica extrada do vento pela mquina, com o objetivo de avaliar o comportamento da esteira. Tal modelagem depende do clculo de pela Eq. 4.8, que depende do conhecimento de e . 5. MODELAGEM 5.1. Limitaes do modelo tradicional de disco atuador O estudo numrico de um projeto de parque elico envolve a necessidade do clculo de ventos vindos de diferentes direes e sentidos. Diferentes direes de significam ngulos diferentes dos discos atuadores em seus eixos verticais. Para aplicaes de CFD, a alterao do ngulo do disco significa a necessidade de modificar a malha utilizada na discretizao. Isso implica uma nova malha para cada nova direo de vento, elevando os custos computacionais ou de trabalho humano. Mesmo quando o disco e a malha esto adaptados direo do vento, a esteira de uma mquina pode estar gerando sombra sobre outra mquina adjacente, onde a velocidade de vento incidente acaba sendo inferior quela de corrente livre. Isso faz com que para mquinas sob o efeito de esteira de turbinas prximas seja desconhecida. A metodologia usualmente empregada para determinao de (a ser utilizada na Eq. 4.8 para o clculo de ), como mostram Calaf et al., 2010 e Norris et al., 2010, tem-se restringido obteno de como sendo a velocidade mdia que atravessa o disco atuador, seguida do clculo de pela Eq. 4.4 e usando-se um valor constante para , normalmente igual a 0,25. Uma abordagem mais direta poderia ser o monitoramento da velocidade por meio de um ponto localizado montante do disco atuador. No entanto, alm do fator de induo axial no ser constante na realidade, a utilizao de um ponto de monitoramento para determinar a magnitude de uma abordagem que carece de preciso, especialmente para parques elicos sobre terrenos complexos. Este ponto no garante a captura da velocidade mdia real que realmente incide sobre a rea do rotor, principalmente quando existe influncia parcial da esteira de uma mquina prxima, como mostrado na imagem III da Fig. 6.7a. 5.2. O modelo de esfera atuadora Com o propsito de contornar essas limitaes do modelo de disco atuador tradicional, proposta uma nova abordagem, atravs de uma esfera atuadora representante da mquina, inspirada nas discusses dentro da STE Pesquisa e Desenvolvimento, sob

6
financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento de Pesquisa (CNPq) no contexto dos editais de inovao RHAE (Recursos Humanos para reas Estratgicas). O modelo proposto tem como objetivos: Substituir o disco por uma esfera, eliminando a necessidade de modificar o ngulo de um disco para cada direo de vento incidente e a consequente modificao da malha. Calcular corretamente os valores de e antes do clculo de . A abordagem apresentada, com uso de CFD, envolve o acoplamento de dois grupos principais e independentes de equaes, ou dois modelos trabalhando em conjunto: Modelo fluidodinmico. Modelo de esfera atuadora. O modelo fluidodinmico envolve a anlise do escoamento turbulento atravs das equaes de conservao de massa, princpio da quantidade de movimento com mdias de Reynolds (RANS) e modelo de turbulncia - SST. Estas equaes so resolvidas pelos softwares de CFD utilizados, ANSYS CFX 13.0 e ANSYS Fluent 13.0, e no foram alteradas ao longo do trabalho, sendo descritas no Apndice I. O ANSYS CFX 13.0, software onde o modelo de esfera atuadora foi testado, capaz de obter a magnitude da velocidade mdia dentro de um volume esfrico de mesmo dimetro do rotor. Essa velocidade mdia, comprovadamente igual , tem componentes , e relativas s coordenadas espaciais, que tambm podem ser determinadas. O sumidouro de quantidade de movimento, distribudo no volume esfrico, pode ser decomposto em componentes espaciais que respeitam a direo do vento obtida pelas componentes de . Isso torna o modelo de esfera atuadora capaz de lidar com ventos vindos de qualquer direo, sem a necessidade de mudar o ngulo de um disco e modificar a malha para cada direo de vento incidente. Os dados de entrada fundamentais para a utilizao do modelo de esfera atuadora so a curva de potncia do aerogerador ( em funo de ), a eficincia e a rea ou o dimetro do rotor. Os fabricantes de turbinas elicas seriam capazes de fornecer todos os dados, embora a eficincia no seja uma informao atualmente disponvel no mercado. Portanto, num primeiro momento, deveria ser estimado de maneira arbitrria. Assim, na presente pesquisa, como dado de entrada escolheu-se trabalhar diretamente com a curva de coeficiente de potncia, , mostrada na Fig. 6.6b. A rea ou o dimetro do rotor servem de base para o tamanho da esfera que, neste trabalho, ter um dimetro ligeiramente maior que o do rotor e uma seo mxima de rea . O modelo de esfera atuadora comea com a leitura de como sendo a magnitude da velocidade mdia dentro da esfera, segundo a Eq. 5.1. No incio do clculo, ser igual velocidade com a qual o domnio fluido foi inicializado, e seu valor atribudo a como chute inicial. Em seguida, segue-se o clculo iterativo descrito a seguir.
| |

(5.1)

1. Determina-se a partir de por meio de uma tabela representativa da curva de coeficiente de potncia, . 2. Obtm-se a partir de por meio de uma tabela construda com a Eq. 4.11. 3. Atualiza-se pela Eq. 4.4.

7
Para cada iterao espacial das equaes do modelo fluidodinmico, os trs passos acima se repetem num processo iterativo interno at a convergncia de , e . -4 Testes apresentados no Anexo I mostram convergncia de , e em 10 aps seis iteraes. Finalmente, calcula-se a magnitude do empuxo pela Eq. 4.8, que a taxa de variao da quantidade de movimento extrada pelo sumidouro [ANSYS Inc., 2010] distribudo dentro da esfera. Essa magnitude do empuxo precisa ser dividida em componentes espaciais correspondentes s componentes de . Com essa finalidade, para cada uma das direes , e do espao, o empuxo multiplicado pelos fatores multiplicadores , e , das Eqs. 5.2, abaixo. Tais fatores so as componentes espaciais da velocidade mdia na esfera ( , e ) adimensionalizadas pela magnitude da velocidade mdia na esfera, igual a .

(5.2a)

(5.2b)

(5.2c)

O sumidouro de quantidade de movimento reflete-se no clculo com um aumento da presso montante e diminuio jusante, o que leva a uma reduo da velocidade , que atravessa a esfera. Na iterao espacial seguinte do modelo fluidodinmico, o valor de ser atualizado. O novo de cada iterao do modelo fluidodinmico utilizado no passo 3 das iteraes do modelo de esfera atuadora. Segue-se, ento, um novo processo iterativo da esfera atuadora antes da prxima iterao espacial do modelo fluidodinmico. Portanto, a convergncia final dos clculos nessa metodologia ocorre por meio da convergncia do modelo de esfera atuadora para cada iterao do modelo fluidodinmico, junto com a convergncia posterior do modelo fluidodinmico. 6. CASOS ESTUDADOS O estudo do modelo de esfera atuadora foi realizado em seis etapas. Na primeira, a geometria virtual completa de um aerogerador em rotao foi simulada com a finalidade de se obter a fora de empuxo. Esta fora foi utilizada como referncia nas etapas seguintes. Testando-se o modelo por partes, foi possvel rastrear os possveis pontos fracos com maior facilidade e aplicar as correes necessrias. 6.1. Etapa 1 Clculo do rotor completo 6.1.1. Descrio do problema Num primeiro momento, foi calculado, por CFD, um rotor em rotao sob vento incidente, com a finalidade de determinar a fora de empuxo ( ) e o comportamento da velocidade mdia do vento em diversas sees da esteira. O propsito usar o valor calculado da fora de empuxo como valor de entrada na Etapa 2, o primeiro teste do modelo de esfera atuadora, e analisar se o comportamento da esteira semelhante. Assim, foi reproduzido, por CFD, um dos testes reais [Hand et al., 2001] efetuados em tnel de vento pelo National Renewable Energy Laboratory (NREL) sobre uma turbina elica de eixo horizontal com rotor de 10m de dimetro, composto por um cubo (parte central) e duas ps com ngulo de passo de 0. O aparelho dotado de um motor-gerador, que mantm a velocidade de rotao constante. Para o clculo CFD, as condies de teste foram com vento incidente ( ) de 7m/s e rotao de 72rpm. Como o objeto de estudo a esteira aerodinmica provocada exclusivamente pelo rotor, as outras estruturas presentes na mquina real, como a torre, no foram reproduzidas na geometria virtual. A Fig. 6.1 mostra as geometrias virtuais do rotor e do tnel. A geometria do rotor foi modelada por Fleck, 2012, a partir dos dados de Hand et al., 2001. O rotor est dentro de um volume esfrico (Fig. 6.1a) onde so utilizados modelos de fluido rotativo [ANSYS Inc.,

8
2009]. Esse volume ser chamado de domnio rotativo, o qual est dentro de um domnio esttico (Fig. 6.1b) por onde escoa o vento de corrente livre a 7m/s. A superfcie esfrica uma interface virtual entre o domnio esttico e o domnio rotativo, e no deve interferir no escoamento, pois no uma parede real. Entretanto, para o clculo utilizando o ANSYS CFX, houve problemas de continuidade da soluo nessa interface (Anexo II). Por essa razo, este caso foi recalculado no ANSYS Fluent. importante salientar que tal problema no foi motivo suficiente para fazer uma migrao completa de ferramenta, do CFX para o Fluent, para as etapas seguintes. Embora o rotor completo tenha sido calculado no Fluent, os testes do modelo de esfera atuadora foram feitos no CFX. O motivo que o Fluent exige um cdigo escrito em linguagem C para programar o modelo de esfera atuadora. Esse cdigo significaria competncias e complexidade adicionais para um primeiro teste; enquanto isso, o CFX permite a insero de expresses de forma interativa, grfica, intuitiva e simples. Embora a troca de software de uma etapa para a outra no seja a abordagem cientfica correta, ela foi considerada inevitvel para os primeiros passos de compreenso do novo modelo proposto.

SADA

ENTRADA PAREDE

(a)

(b)

Figura 6.1 (a) Rotor e seu sentido de rotao, dentro de um domnio rotativo; e (b) domnio esttico por onde escoa o vento de corrente livre. A malha foi criada no software ANSYS ICEM e mostrada no Anexo III. Somamse 6,8 milhes de volumes tetradricos e prismticos na regio de camada-limite , onde o menor ndice de qualidade 0,16, e menos de 0,002% destes elementos tm qualidade inferior a 0,25. Os parmetros de simulao numrica utilizados no ANSYS Fluent so apresentados no Anexo IV. 6.1.2. Resultados Para o clculo da camada limite, o modelo de turbulncia utilizado, - SST, exige um resultante3 prximo de 1 e inferior a 4. A Fig. 6.2 mostra que o campo de ficou dentro do intervalo esperado. Na mesma figura, a linha vertical representa uma seo de p a 30% do raio do rotor, de onde foi obtida a curva de coeficiente de presso4 ( ), apresentada na Fig. 6.3. A curva azul representa os resultados obtidos por este estudo em comparao com

3 4

Informaes sobre no Apndice II. O sub-ndice substitui o tradicional com a finalidade de no confundir com o coeficiente de potncia, . A maneira pela qual foi calculado mostrada no Apndice III.

9
os dados experimentais de Hand et al., 2001, e com os resultados numricos de outros autores [Sezer-Uzol e Long, 2006; Ribeiro, 2012]. O empuxo ( ) o somatrio das foras sobre as ps e o cubo na direo positivo, resultando 1255N. Dados adicionais, como a fora e torque em cada p e em outras direes, so apresentados no Anexo V.

Figura 6.2 Campo de


-5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 0 0,2 0,4 0,6

sobre o intradorso da p superior.

Este estudo Hand et al, 2001 Sezer-Uzol et Long, 2006 Ribeiro, 2012 0,8 1

Figura 6.3 Coeficiente de presso ( ) em funo da distncia a partir do bordo de ataque da p ( ) adimensionalizada pela corda ( ) numa seo a 30% do raio do rotor. Por mais afastados das condies reais que os resultados pudessem estar, tal discrepncia no influenciaria no propsito do estudo, afinal o objetivo analisar a esteira obtida com o empuxo obtido, no com o empuxo real. Na prxima etapa, o empuxo calculado ser imposto como taxa de variao da quantidade de movimento dentro do domnio esfrico sem o rotor, e a mesma esteira dever ser reproduzida. Assim, o rumo inicial da pesquisa no a comparao com dados experimentais ou de clculos feitos por outros autores, e sim a comparao entre duas esteiras aerodinmicas obtidas por CFD: aquela resultante da presena do rotor em rotao e aquela resultante de um sumidouro de quantidade de movimento equivalente ao empuxo sobre o rotor em rotao. A esteira resultante apresentada na curva verde contnua da Fig. 6.5, juntamente com os resultados de esteira obtidos pela imposio do empuxo de 1255N por meio de um sumidouro de quantidade de movimento no volume da esfera, para malhas de densidades diferentes. 6.2. Etapa 2 Empuxo imposto Nesta etapa, o rotor foi removido do clculo. Migrando para o ANSYS CFX pelos motivos expostos na seo anterior, agora o empuxo , igual a 1255N, foi imposto como taxa de variao (negativa) da quantidade de movimento dentro do volume esfrico vazio. Com exceo da ausncia do rotor, a geometria foi mantida inalterada. As condies fsicas tambm no mudaram, embora os parmetros que representam tais condies fsicas, bem como os

10
parmetros numricos, tenham mudado devido mudana de software, e esto apresentados no Anexo VI. Devido retirada do rotor, a malha acaba sendo simplificada na regio da esfera, reduzindo-se drasticamente o nmero de ns de clculo. O mesmo caso foi calculado em seis malhas de densidades diferentes na regio da esfera e da esteira, com a finalidade de escolher a densidade que mais fielmente reproduz a esteira resultante do rotor completo. O tamanho inicial dos volumes foi de 3,7m, seguindo-se uma razo de refinamento de 1,3 at a malha mais refinada, com tamanho dos volumes de 1,0m, sendo este igual ao refinamento da esteira no caso do rotor completo. Tanto para o rotor completo quanto para as etapas de teste do modelo de esfera atuadora, a esteira calculada sobre o eixo (eixo paralelo ao vento e que passa pelo centro da esfera). Como ilustrado na Fig. 6.4, foram definidas diversas sees circulares de mesmo dimetro da esfera, e o valor mdio de (componente da velocidade paralela ao eixo ) foi calculado em cada uma dessas sees. Chamar-se- tal velocidade de (velocidade mdia na seo). A esteira (valor de ao longo do eixo ) resultante de cada malha mostrada na Fig. 6.5, juntamente com a esteira do rotor completo obtida na Etapa 1. Os perfis de presso, obtidos da mesma maneira, so apresentados no Anexo VII.

Figura 6.4 Campos de do rotor completo sobre diversas sees circulares normais ao eixo , de mesmo dimetro da esfera, para , bem como sobre um plano YZ, que corta as sees.

7,0 6,5 6,0 5,5 5,0 4,5 -20 0 20 40 60 80 100 120

RC (Fluent) 1,0m RC (CFX) 1,0m EI (CFX) 3,7m EI (CFX) 2,8m EI (CFX) 2,2m EI (CFX) 1,7m EI (CFX) 1,3m EI (CFX) 1,0m

Figura 6.5 Perfis de esteira obtidos pelo clculo do rotor completo no Fluent (RC, linha verde contnua) e pelo empuxo imposto no CFX (EI, linhas tracejadas) sobre malhas com volumes de tamanhos diferentes. O perfil de esteira do rotor completo obtido pelo CFX mostrado pela linha pontilhada apenas a ttulo de informao. O crculo azul representa a dimenso e posio da esfera sobre o eixo .

11
Os resultados apresentados na Fig. 6.5 mostram que no h independncia de malha com o refinamento na regio da esteira. Inclusive, a esteira obtida por empuxo imposto na malha com volumes de 1,0m visivelmente superestimada (maior queda de velocidade) em relao esteira obtida pelo rotor completo, cujo tamanho dos volumes, nessa regio, o mesmo. Malhas grosseiras subestimam a esteira (menor queda de velocidade) devido ao excesso de difuso numrica. Para dar continuidade aos testes do modelo de esfera atuadora propriamente dito, no que diz respeito capacidade de clculo da velocidade de vento incidente, foi escolhida a malha com volumes de 1,7m na esteira, cujos resultados foram os mais prximos do rotor completo. Uma comparao de algumas variveis-chave entre o rotor completo e o empuxo imposto na malha escolhida apresentada na Tabela 6.1. Os valores de foram calculados de duas maneiras: pela Eq. 5.1 e pelo valor de em , no plano do rotor. Observa-se que os valores de no plano do rotor esto bem prximos entre um caso e outro, e aquele do empuxo imposto prximo ao valor obtido pela Eq. 5.1. Acredita-se que o valor de do rotor completo obtido pela Eq. 5.1 inferior ao obtido no plano do rotor devida fora centrfuga, que induz quantidade de movimento na direo radial do rotor. Por essa razo, para o rotor completo, todas as variveis para a direita da tabela, a partir de , foram calculadas considerando o valor de . Para o empuxo imposto, considerou-se o valor de obtido pela Eq. 5.1, tal qual feito no modelo proposto. o valor de obtido em , equivalente a dez dimetros da esfera. Observa-se tambm uma grande diferena entre o valor do fator de induo axial obtido pela Eq. 4.4 e aquele obtido pela Eq. 4.11. Qual dos dois valores deve ser utilizado para o clculo de ou se uma correo em funo de ambos deve ser utilizada uma pergunta que precisa ser respondida. Tal questo analisada na Etapa 3. Tabela 6.1 Resultados para algumas variveis-chave do empuxo imposto em comparao com o rotor completo. Dados de referncia 7
Varivel Unidade Obteno RC (Fluent) EI (1,7m) CFD e imposto Eq. 5.1

1,185

11

95,03

19313

( Eq. 4.2 c/ (Eq. 5.1) Eq. 4.2 c/

1
Eq. 4.11

1
Eq. 4.4 Eq. 4.7 CFD

-7494 -7506

Eq. 4.10

-1255 (CFD) -1255 (imposto)

5,881 6,001

5,971 5,981

-7381 -7532

0,38215 0,38996

0,1274 0,1283

0,1470 0,1427

4,943 5,002

5,579 5,652

Destaca-se novamente que os dados de entrada fundamentais do modelo de esfera atuadora so e a eficincia na mquina, alm da dimenso da mesma. Com tais dados, pelas Eqs. 3.1 e 3.10 pode-se obter a curva . J que um dado arbitrrio neste estudo, escolheu-se trabalhar diretamente com a curva como dado de entrada. Considerando que ainda conhecido, igual a 7 m/s, o valor de resultante para o empuxo imposto ( , na Tabela 6.1) foi utilizado para calibrar uma curva arbitrria, apresentada na Fig. 6.6b.

12
6.3. Etapa 3 Empuxo livre e fixo A questo levantada na anlise dos resultados da etapa anterior, sobre qual fator de induo axial oferece o empuxo esperado se o obtido pela Eq. 4.4 ou pela Eq. 4.11 precisa ser respondida. Isso foi feito fixando-se em 7m/s o valor de do modelo de esfera atuadora, ao invs de deixa-lo calcular, para que apenas o valor de tivesse influncia sobre obtido pela Eq. 4.8. O fator de induo axial obtido pela Eq. 4.4 ser chamado de , e aquele obtido pela Eq. 4.11, de . o empuxo de referncia, considerado no seu valor absoluto. o fator de induo axial de referncia, aquele que fornece atravs da Eq. 4.8, considerando os dados de referncia da Tabela 6.1. Primeiramente, foram calculados dois casos por CFD: o Caso 1, com sumidouro de quantidade de movimento utilizando ; e o Caso 2, utilizando . Os resultados para , , e o erro relativo de so apresentados na Tabela 6.2. Tabela 6.2 Influncia da escolha de 7,00 7,00 no clculo do empuxo, com fixo. Erro relativo ( ) 118,17% -1,67%

Caso 1 0,4567 0,1283 0,1308 Caso 2 0,1399 0,1283 0,1308

7,00 7,00

= 2738 = 1234

1255 1255

Os resultados so conclusivos no que diz respeito inadequao de para se calcular o empuxo, afinal o erro resultante grande. Ainda assim, h um pequeno erro quando o empuxo calculado por . 6.4. Etapa 4 livre

Para determinar a influncia de no fixado sobre esse erro, calculou-se o Caso 3, mostrado na Tabela 6.3. Verificando-se que o erro aumentou, o Caso 4 foi calculado tambm com livre, mas com o objetivo de se determinar fatores de correo que resultassem nos valores de e esperados e, portanto, no valor de esperado. Para tanto, a cada iterao do modelo fluidodinmico, as Eqs. 5.1 e 5.2 calculam, respectivamente, os valores corrigidos e . As expresses entre parnteses so fatores multiplicadores que representam o erro de e (relativo ao valor calculado) somado unidade. Tais fatores so chamados de e e seus valores convergidos mostrados na Tabela 6.3. ( ( ) ) e (5.1) (5.2) que

Tabela 6.3 Resultados para no fixado (Caso 3) e correes calculadas para fornecem os valores esperados (Caso 4). 6,9336 6,8648 1,0197 7,0000 1201 1255

Caso 3 0,12707 Caso 4 0,12580

1,04000 0,13083

Erro relativo ( ) 4,30% 0%

Num clculo seguinte, fixando-se e ao invs de calcul-los a cada iterao do modelo fluidodinmico, os resultados foram idnticos aos do Caso 4.

13
O valor final do coeficiente de potncia , ento, obtido pela curva de potncia com como entrada, resultando tambm no valor esperado 0,38996. Matematicamente, . Nesta etapa, o modelo de esfera atuadora foi calibrado para o caso especfico de velocidade de vento incidente de 7m/s, sendo capaz de determinar tal velocidade, o empuxo e todas as outras variveis de maneira precisa sem que o modelo soubesse previamente qual velocidade de vento incidia sobre a esfera atuadora. Tal capacidade deve ser visvel tambm para outras velocidades de vento. 6.5. Etapa 5 Modelo final e resultados para diferentes velocidades O modelo de esfera atuadora final consiste naquele descrito na Seo 5.2, salvo que os valores finais de e , calculados pelo processo iterativo, so multiplicados pelos fatores e , respectivamente, chegando-se aos valores corrigidos e . O , por sua vez, tambm no tem como valor final aquele obtido pelo processo iterativo, mas utiliza-se o valor corrigido , obtido pela curva de coeficiente de potncia, dado de entrada do clculo e mostrada na Fig. 6.6b. Como os fatores de correo foram calibrados para vento incidente de 7m/s, natural esperar que os valores finais tenham certo nvel de erro para outras velocidades, mas que seja tolervel. Com o propsito de testar o modelo de esfera atuadora para diferentes velocidades, foram impostos na entrada do domnio os valores de 2, 3, 5, 8, 13 e 21 m/s, arbitrrios e pertencentes srie de Fibonacci. O erro da velocidade de vento incidente calculada, , relativo velocidade imposta, , no passa de 2%, como pode ser verificado no Anexo VIII. A Fig. 6.6a mostra a igualdade entre os valores de velocidade forado e calculado. A curva utilizada apresentada na Fig. 6.6b, juntamente com os valores resultantes dos clculos, tambm mostrados no Anexo VIII, com a maioria dos erros inferiores a 5%.
25 20 15 Cp 10 5 0 0 15 20 [m/s] Velocidade forada 5 10 25 0,2 0,1 0 0 10 Cp entrada 20 30 0,5 0,4 0,3

Velocidade calculada [m/s]

Cp calculado

(a)

(b)

Figura 6.6 (a) Igualdade entre os valores de velocidade forada no domnio ( ) e a velocidade incidente calculada pelo modelo ( ); e (b) a consequente sobreposio do coeficiente de potncia calculado ( ) sobre a curva de coeficiente de potncia da mquina. Dado que a potncia aerodinmica disponvel incidente sobre a mquina, com pode-se calcular, pela Eq. 4.10, a potncia aerodinmica que cada mquina extraiu ( ), bem como a potncia eltrica ( ) pela Eq. 4.1, caso a eficincia seja conhecida.

14
6.6. Etapa 6 Modificao da direo do vento sobre esferas adjacentes A ltima etapa deste estudo foi referente capacidade do modelo de trabalhar com mais de uma esfera no domnio de clculo, bem como capacidade de lidar com ventos de diferentes direes. A Fig. 6.7a ilustra bem as esteiras geradas por duas esferas espaadas de quatro dimetros uma da outra, sob um vento incidente de 7m/s vindo de quatro direes diferentes. Alguns resultados para cada esfera do caso IV so mostrados na Tabela 6.4. J a Fig. 6.7b mostra o perfil de velocidade para o caso IV da Fig. 6.7a. Na Fig. 6.7b, nota-se claramente que a queda de velocidade na regio da esfera direita menor que a da esfera esquerda. Isso ocorre pois a potncia extrada menor, afinal a velocidade incidente menor. Tabela 6.4 Resultados para a esfera da esquerda e da direita no caso IV da Fig. 6.7a. Esfera Esquerda Direita 7,0350 5,8797 6,0269 5,1672

0,39067 0,34158

1273 750

7672 3876

7,0 6,5 6,0 5,5 5,0 4,5 -40 -20 IV III 0 20 40 60 80 100 120

I II

(a)

(b)

Figura 6.7 (a) Campos de velocidade para duas esferas adjacentes com vento vindo de quatro direes diferentes e (b) perfil de velocidade para o caso IV da Fig. 6.7a. Os crculos azuis representam a dimenso e a posio das esferas sobre o eixo . 7. CONCLUSO Os objetivos propostos foram atingidos com sucesso. Como pode ser visto na Fig. 6.6, ao contrrio dos trabalhos at ento publicados e citados no Captulo 3, o modelo de esfera atuadora desenvolvido capaz de determinar a velocidade incidente sobre a mquina, bem como o coeficiente de potncia resultante. Os resultados mostrados na Fig. 6.7 e na Tabela 6.4 indicam que a substituio do disco por uma esfera atuadora oferece ao modelo a capacidade de lidar com ventos vindos de qualquer direo, destacando-se que no necessria a modificao da malha para se adaptar s diferentes direes de vento sobre cada mquina. Os testes do modelo de esfera atuadora, apresentados neste trabalho pela primeira vez, ainda resultam em fatores de correo e esteira fortemente dependentes do software utilizado e, especialmente, da resoluo de discretizao do domnio (Fig. 6.5).

15
Suspeita-se que a maior queda de velocidade em malhas refinadas esteja relacionada turbulncia. Alguns testes foram feitos com o objetivo de chegar a uma compreenso; entretanto, os resultados no foram conclusivos. Por outro lado, tanto o problema da resoluo da discretizao quando dos fatores de correo podem ser foco de pesquisas futuras, objetivando-se o aprimoramento do modelo de esfera atuadora. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANSYS Inc.; ANSYS CFX-Solver Theory Guide, Release 13.0, 2010. ANSYS Inc.; ANSYS Fluent 12.0 Theory Guide, 2009. Burton, T.; Sharpe, D.; Jenkins, N.; Bossanyi, E.; Wind Energy Handbook, Wiley, 2001. Calaf, M.; Meneveau, C.; Meyers, J.; Large Eddy Simulation Study of Fully Developed Wind-Turbine Array Boundary Layers, Physics of Fluids 22, 015110, 2010. Chassaing, P.; Mcanique des Fluides lments dun premier parcours, Cpadusditions, 3e edition, 2010. Fleck, G. D.; Simulao de Grandes Escalas para Anlise Numrica da Esteira Aerodinmica da Turbina Elica NREL UAE Phase VI, Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Gmez-Elvira, R.; Crespo, A.; Migoya E.; Manuel, F.; Hernndez, J.; Anisotropy of Turbulence in Wind Turbine Wakes, Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics 93, pp. 797 - 814, 2005. Hand, M. M.; Simms, D. A.; Fingersh, L. J.; Jager, D. W.; Cotrell, J. R.; Schreck, S.; Larwood, S. M.; Unsteady Aerodynamics Experiment Phase VI: Wind Tunnel Test Configurations and Available Data Campaigns, NREL, 2001. Menter, F.R.; Two-equation eddy-viscosity turbulence models for engineering applications, AIAA-Journal, 32(8), pp. 1598 1605, 1994. NASA (National Aeronautics and Space Administration), Turbulence Modeling Resource, http://turbmodels.larc.nasa.gov/, acessado em 17/06/2013. Norris, S. E.; Cater, J. E.; Stol, K. A.; Unsworth, C. P.; Wind Turbine Wake Modelling using Large Eddy Simulation, 17th Australian Fluid Mechanics Conference, 2010. Ribeiro, A. F. P.; Otimizao e Dinmica dos Fluidos Computacional Aplicadas a Turbinas Elicas, Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Sezer-Uzol, N.; Long, L. N.; 3-D Time-Accurate CFD Simulations of Wind Turbine Rotor Flow Fields, AIAA-2006-0394. Wenzel, G. M.; Anlise Numrica da Esteira de Turbinas Elicas de Eixo Horizontal: Estudo Comparativo com Modelos Analticos, Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

16
Anexo I: Iteraes para variveis especficas do modelo de esfera atuadora, dentro da primeira iterao do modelo fluidodinmico para um caso com vento incidente controlado de 7m/s. Iterao 0 1 2 3 4 5 6

0,3521 0,3825 0,3866 0,3872 0,3873 0,3873 0,3873

0,1115 0,1248 0,1267 0,1270 0,1271 0,1271 0,1271

6,8120 6,9158 6,9309 6,9331 6,9334 6,9335 6,9335

Anexo II: Problema de continuidade da soluo obtida pelo ANSYS CFX na interface entre o domnio rotativo e o domnio esttico, evidenciada pela elipse azul. O plano corta o rotor, cuja p superior visvel (regio branca).

Anexo III: A malha utilizada no caso do rotor completo e na regio de camada limite sobre a p. No canto superior direito, a malha com volumes de 1,7m utilizada nas etapas 2-6.

17
Anexo IV: Parmetros de simulao do ANSYS Fluent para o clculo do rotor completo (Etapa 1). O fluido ar a 25C entrando a 7m/s, e o domnio rotativo gira a 72rpm. Parmetros no citados correspondem aos valores padro do software. Viscous model k-omega SST Material Cell Zone Conditions = 1,185 kg/m^3 = 1,831e-05 Pa.s Rotation-Axis Direction: (0, 0, 1) Domnio rotativo: Frame motion Rotational Velocity: -7,53982 rad/s Domnio esttico: padro Ps: Wall No slip (aderncia) Cubo: Wall Specified Shear: (0, 0, 0) (deslizamento) Parede: Wall Specified Shear: (0, 0, 0) (deslizamento) Esfera: Interior Interior Velocity Magnitude: 7 m/s Entrada: Velocity Inlet Turbulent Intensity: 5% Turbulent Length Scale: 1m Backflow Turbulent Intensity: 5% Sada: Pressure Outlet Backflow Turbulent Length Scale: 11m Pressure-Velocity Coupling SIMPLE Gradient Green-Gauss Node Based Pressure Second Order Momentum Second Order Upwind Turbulent Kinetic Energy Second Order Upwind Specific Dissipation Rate Second Order Upwind air

Boundary Conditions

Solution Methods

Anexo V: Resultados adicionais obtidos pelo clculo do rotor completo no ANSYS CFX. Torque Z [N.m] P inferior -285,17 P superior -288,85 Cubo 0,01 Total -574,00 Fora X [N] -104,46 106,59 1,57 3,71 Fora Y [N] -12,39 12,40 -0,10 -0,09 Fora Z [N] 616,94 621,08 17,31 1255,33

18
Anexo VI: Parmetros de simulao do ANSYS CFX para o clculo da esfera atuadora (etapas 2-6). O fluido ar a 25C. Parmetros no citados correspondem aos valores padro do software. Domain Material: air at 25C Fluid Models Entrada: Inlet

Boundary Sada: Opening

Paredes: Wall Domnio da esfera Sources Momentum Source/Porous Loss Genral Momentum Source Cartesian Components

Turbulence: Shear Stress Transport Turbulence Option: Intensity and Length Scale Turbulence - Fractional Intensity: 0.05 Turbulence Eddy - Length Scale: 1m Opening Pressure and Direction Relative Pressure: 0 Pa Turbulence Option: Intensity and Length Scale Turbulence - Fractional Intensity: 0.05 Turbulence Eddy - Length Scale: 11m Free Slip Wall (deslizamento)

Subdomain

Interface

Solver Control

Expert Parameters Expressions User Functions

X Component: Y Component: Z Component: Redistribute in Rhie Chow Incl. Coeff. in Rhie Chow Side 1: superfcie pertencente ao domnio da esfera Side 2: superfcie pertencente ao domnio do tnel virtual Advection Scheme: High Resolution Turbulence Numerics: High Resolution Max. Iterations: 10000000 Timescale control: Auto Timescale Convergence Control Residual Target: 1e-08 Conservation Target: 0.01 Convergence Control auto turnoff solve eq flag [t] Physical Models tef numerics option [1] Aquelas descritas no Captulo 4 e Seo 5.2 Tabela Tabela (Eq. 4.11)

19
Anexo VII: Perfis de presso relativa mdia na seo, obtida conforme descrito na Seo 6.2, obtidos pelo clculo do rotor completo (RC) no Fluent e pelo empuxo imposto (EI) no CFX. O gradiente de presso na regio da esfera ( ), nos casos de empuxo imposto, mais suave que no rotor completo j que a extrao de energia, por meio do sumidouro de quantidade de movimento, ocorre numa extenso volumtrica maior.
8,0 Presso relativa mdia na seo [Pa] 6,0 4,0 2,0 0,0 -2,0 -4,0 -6,0 -20 0 20 40 z [m] 60 80 100 120 RC (Fluent) 1,0m EI (CFX) 3,7m EI (CFX) 2,8m EI (CFX) 2,2m EI (CFX) 1,7m EI (CFX) 1,3m EI (CFX) 1,0m

Anexo VIII: Comparao entre a velocidade de vento incidente calculada ( ) e a imposta na entrada do domnio ( ); e entre o coeficiente de potncia conhecido como dado de entrada ( ) e aquele obtido pela velocidade calculada ( ). 2 3 5 7 8 13 21 2,034 3,042 5,034 7,000 7,987 13,100 21,397 Erro 1,720% 1,387% 0,672% 0,000% -0,162% 0,769% 1,890% Erro 5,502% 2,562% 0,839% 0,000% -0,063% -3,996% -

0,05000 0,13000 0,28000 0,38996 0,41000 0,25000 -

0,05275 0,13333 0,28235 0,38996 0,40974 0,24001 0,00534

Apndice I: Modelo Fluidodinmico Equao da conservao de massa (em notao indicial): (AI.1) onde a massa especfica, o tempo, e o valor mdio dentro de um volume de discretizao do domnio da velocidade do fluido na direo . Todas as variveis maisculas a seguir tambm representam valores mdios dentro do volume de discretizao. Equaes do princpio da quantidade de movimento no formato RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes), nas hipteses de fluido newtoniano e homogneo [Chassaing, 2010] e escoamento a isovolume [Chassaing, 2010]: [ ] (AI.2)

20
onde a presso relativa mdia, um termo fonte (fora de campo), o tensor de deformaes mdias, a viscosidade dinmica e a viscosidade dinmica turbulenta. O tensor de deformaes mdias definido pela Eq. AI.3: ( ) (AI.3)

A viscosidade dinmica turbulenta modelada atravs de um modelo - , que significa duas equaes de conservao adicionais: conservao da energia cintica turbulenta e conservao da frequncia turbulenta . Neste estudo, o modelo - utilizado o denominado Shear Stress Transport (SST), de Menter, 1994. Tratando-se de um modelo complexo, o leitor convidado a se referir a NASA, 2013. As equaes diferenciais so integradas na malha pela qual o domnio foi discretizado. Cada um dos softwares utilizados, ANSYS Fluent e ANSYS CFX, tem a sua prpria maneira de calcular as equaes do modelo fluidodinmico, tambm dependentes de diversos parmetros, sendo aconselhado ao leitor os guias da ANSYS Inc., 2010 e ANSYS Inc., 2009. Apndice II: o nome da varivel que representa a distncia parede adimensionalizada pela espessura viscosa , segundo a Eq. AII.1: (AII.1) onde (AII.2) onde a viscosidade cinemtica e a velocidade de atrito, dada por: (AII.3)

onde a massa especfica e a tenso de cisalhamento na superfcie, dada pelo produto da viscosidade dinmica com a soma dos gradientes de velocidade cisalhante. Apndice III: Clculo do coeficiente de presso ( ) (AIII.1) onde por: a presso relativa, a massa especfica e a velocidade relativa, que calculada

onde a velocidade de corrente livre incidente sobre o aerogerador, a distncia da seo da p ao centro do rotor.

(AIII.2) a rotao do rotor e

You might also like