You are on page 1of 8

Vai uma raspadinha a?

Na aula anterior voc aprendeu que existem operaes de usinagem na indstria mecnica que, pela quantidade de material a ser retirado, tm que ser necessariamente feitas com o auxlio de mquinas. Nesta aula, voc vai aprender que existem, em compensao, operaes que s podem ser feitas manualmente e, por isso, dependem muito da habilidade do profissional para que se tenha um bom resultado no trabalho. Que operao essa; qual sua finalidade; como realiz-la e com quais instrumentos, o que voc dever ter aprendido quando terminar de estudar esta aula.

O que raspagem? As operaes de usinagem com mquinas produzem estrias ou sulcos nas superfcies das peas mesmo quando aparentemente elas esto perfeitamente lisas. Por outro lado, principalmente na fabricao de mquinas, existem peas cuja superfcie deve estar livre de estrias e ter melhorada a qualidade de atrito das superfcies lubrificadas, de modo que estas sejam o mais uniformes possvel. o caso das superfcies planas das mesas de traagem, das guias de carros de mquinas, dos barramentos e dos mancais de deslizamento, faces de contato de acessrios de fixao como blocos prismticos, cantoneiras e calos especiais.
89

Para diminuir os defeitos resultantes da ao da ferramenta de corte, emprega-se a raspagem, tambm conhecida como rasqueteamento. Trata-se de um processo manual de acabamento realizado com o auxlio de uma ferramenta chamada de raspador, ou rasquete.

Alm de uma superfcie perfeitamente acabada, a raspagem aumenta os pontos de contato entre as superfcies que so separadas por pequenos sulcos que proporcionam melhor lubrificao, uma vez que ajudam a manter uma pelcula de leo homognea sobre elas. Isso diminui o desgaste e aumenta a vida til de peas sujeitas ao atrito.

Uma das caractersticas mais importantes da raspagem que ela retira partculas extremamente pequenas, cerca de 0,01 mm da superfcie da pea. Isso muito menor do que os cavacos resultantes de um corte com lima.

Ferramentas e materiais para raspagem Para realizar a raspagem so necessrias ferramentas, instrumentos e materiais.

90

Como j vimos, a ferramenta para a raspagem chama-se raspador (ou rasquete). Os raspadores so fabricados em ao-carbono ou ao-liga extra duro e tm o formato semelhante ao de uma lima. Em sua extremidade prende-se uma pastilha de ao rpido ou de metal duro por meio de grampo ou por soldagem. Quanto ao formato os raspadores podem ser classificados em: 1. Raspador chato, que pode ou no ser curvado, e que usado para raspar superfcies planas de mesas de mquinasferramenta, barramentos de tornos e desempenos a fim de remover pequenas quantidades material de superfcies que j tenham sido usinadas no formato desejado.

2. Raspador triangular, que usado para retirar rebarbas de furos e para a raspagem de superfcies internas de furos de pequeno dimetro.

3. Raspador de mancais, empregado na raspagem de mancais, para ajustes de eixos e em superfcies cncavas em geral. Dica tecnolgica As arestas cortantes dos raspadores tm desgaste rpido e necessitam de afiaes freqentes. Essas afiaes so feitas em esmerilhadoras. O acabamento das arestas de corte feito em uma pedra de afiar. Veja ngulo de afiao na ilustrao

91

Um equipamento pode ser usado na raspagem: a rasqueteadeira eltrica na qual se fixa um inserto de tungstnio. Apesar disso, a raspagem continua, dependendo da habilidade manual do operador. Alm do raspador, so usados instrumentos que servem para controle da raspagem, ou seja servem para verificar, durante a raspagem, se a superfcie est se tornando uniformemente plana. Eles so: a) Desempeno

b) Rguas de controle

c) Cilindro padro

Para que esse controle seja efetivo, necessrio usar tintas de contraste, cuja funo ajudar a localizar, sob a forma de manchas, as salincias que devem ser raspadas. Para isso, usa-se zarco em p dissolvido em leo, ou uma pasta de ajuste, tambm conhecida como azul da Prssia.
92

Pare! Estude! Responda! Exerccios

1. Complete as afirmativas abaixo: a) A operao empregada para diminuir os efeitos provocados pela ao da ferramenta de corte na superfcie da pea chamada de ...................................... . b) O instrumento utilizado para melhorar o acabamento de superfcies de barramentos, mancais de deslizamento, blocos prismticos conhecido como ............................... . c) Uma das vantagens que o processo manual de acabamento traz por meio da raspagem .......................... d) Os trs instrumentos utilizados para o controle de raspagem so ....................................., .................................... e ...................................... . 2. Relacione a coluna A (utilizao) com a coluna B (tipo de raspador). Coluna A a) ( ) rebarbagem e raspagem de superfcies de furos. b) ( ) raspagem de superfcies planas de mesas, mquinas-ferramenta, barramentos etc. c) ( ) raspagem para ajustes de eixos em superfcies cncavas em geral. Coluna B 1. Raspador cnico. 2. Raspador de mancais. 3. Raspador triangular. 4. Raspador chato.

Etapas da raspagem Para a execuo da raspagem, necessrio seguir as seguintes etapas: 1. Fixao da pea, se for necessrio. Peas de grande porte devem ser colocadas em uma altura conveniente. 2. Escolha do raspador de acordo com o tipo de pea a ser raspada.
93

3. Seleo do elemento de controle de acordo com o formato da pea e tamanho da superfcie. 4. Desbaste para remover rebarbas e eliminar asperezas produzidas pela ferramenta de corte. 5. Localizao dos pontos altos da superfcie, por meio de aplicao da tinta de contraste sem excessos. Isso feito cobrindo-se a superfcie do elemento de controle com uma fina camada de tinta e espalhando-a, por exemplo, com um rolinho de borracha, semelhante aos rolos de pintura, ou com uma pea plana retificada como um bloco. Em seguida, fricciona-se sem presso a superfcie a ser raspada contra a superfcie de controle.

6. Execuo da raspagem sobre as manchas surgidas durante a frico das duas superfcies. O raspador deve ser manuseado a um ngulo em torno de 30 em relao superfcie. Com o raspador, o operador realiza passadas em direes diferentes sucessivamente. Cada golpe do raspador corresponde a um deslocamento sobre a superfcie de 5 a 10 mm.

No princpio, as salincias so esparsas ou isoladas. Depois de vrias raspagens aparece uma nova srie de manchas. Quanto maior o nmero de manchas, mais perfeita vai se tornando a superfcie raspada.
94

Como essas salincias vo aparecendo em maior nmero, medida que diminuem em tamanho, o operador deve ter critrio e prtica bastante para julgar o quanto e onde deve raspar. A raspagem uma operao muito importante principalmente na fabricao de mquinas, na medida em que a perfeita lubrificao das partes mveis depende muito da raspagem de suas guias. Por isso, preciso que voc a estude com ateno, fazendo os exerccios preparados especialmente para voc.

Pare! Estude! Responda! Exerccio 3. Ordene, numerando de 1 a 6 as etapas de execuo da raspagem: a) ( ) seleo do elemento de controle de acordo com a pea; b) ( ) execuo da raspagem sobre as manchas em destaque na superfcie da pea; c) ( ) escolha do raspador de acordo com o tipo da pea a ser trabalhada; d) ( ) fixao da pea se necessrio; e) ( ) desbaste para remover rebarbas e eliminar asperezas; f) ( ) localizao dos pontos altos da superfcie fazendo-se a frico na mesa de controle.

95

Gabarito 1. a) Raspagem. b) Raspador ou rasquete. c) Aumentar os pontos de contato entre as superfcies que so separadas por depresses que proporcionam melhor lubrificao. d) Desempeno, rguas de controle e cilindro padro. 2. a) 3; 3. a) 3; d) 1; b) 4; b) 6; e) 4; c) 2. c) 2; f) 5.

96

You might also like