You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ODONTOLOGIA Histologia Geral

Andreza Garibaldi Jlia Freire Danigno Laura Fang Victor Cavadas

TUMOR ODONTOGNICO ADENOMATIDE: Definio e Histopatologia

Pelotas Julho de 2013

SUMRIO
INTRODUO

1. Tumores Odontognicos 1.1. Definio Geral 1.2. Classificao dos Tumores Odontognicos 2. Tumores Odontognicos Adenomatides 2.1. Definio Geral 2.2. Classificao 2.2.1. Foliculares 2.2.2. Extrafoliculares 2.2.3. Extrassea ou perifrica 2.3. Tratamento 2.4. Histopatologia

4 4 5 6 6 7 7 7 7 8 8

CONCLUSO REFERNCIAS

INTRODUO
Tumores odontognicos compreendem grupos de neoplasias que tem como origem os tecidos formadores dos dentes, dentre eles encontra-se o tumor odontognico adenomatide, no qual o presente trabalho busca a maior compreenso, realizando uma breve introduo sobre os tumores odontognicos em geral, depois tomando o foco no adenomatide e suas caractersticas, classificaes e principalmente sua histopatologia.

1. Tumores Odontognicos
1.1. Definio Geral
Os tumores odontognicos so leses dos tecidos epiteliais ou mesenquimais que fazem parte do processo da odontognese (perodo em que os dentes so formados), e so classificados histologicamente de acordo com a sua origem em epiteliais, mesenquimais ou mistos. Essas alteraes ocorrem por causa de problemas no desenvolvimento dos dentes e estruturas associadas. A parte que mais afetada o tecido sseo dos maxilares. Normalmente, esse tipo de tumor tem crescimento lento e no so percebidos sintomas. Sua incidncia tem prevalescncia normalmente devido a fatores como idade, sexo, raa, porm j foram computados at variaes geogrficas na distribuio e freqncia (vide tabela 1). O comportamento biolgico varia desde hamartomas (anomalias no desenvolvimento do tecido dentrio, m formao) e neoplasias (alterao com crescimento autnomo e independente) at tumores agressivos e malignos.

Tabela 1 - Frequncia dos tumores Odontognicos (TOA o tratado nesse trabalho)

1.2. Classificao dos Tumores Odontognicos


No existe realmente uma classificao universal, principalmente quanto histognese dessas leses. A tabela seguinte classifica por dois aspectos, que dependem diretamente do tecido de origem e do comportamento biolgico: caractersticas histolgicas e propriedades. Como visto, o tumor odontognico adenomatide classificado como de origem epitelial e benigno.
Tabela 2 Classificao dos Tumores Odontognico

2. Tumores Odontognicos Adenomatides


2.1. Definio Geral
O Tumor Odontognico Adenomatide (TOA) uma leso relativamente incomum, antes de 1969 era tida como uma variante do ameloblastona, sendo chamada de "odontoameloblastoma" ou tumor adenomatoide ameloblstico. A leso definida como um tumor odontognico benigno, composto por epitlio odontognico, em variados padres histolgicos, e por estroma de tecido conjuntivo maduro. So conhecidas trs variantes do tumor: folicular, extrafolicular e extrassea ou perifrica, que sero melhores caracterizadas no item 2.2. Apresenta-se mais comumente assintomtica e com crescimento lento e progressivo (vide imagem 1). Deslocamentos de dentes vizinhos devido expanso do tumor podem ser observados.

Imagem 1 Estado Pr-operatrio

O tumor pode ser parcialmente cstico, e em alguns casos, a leso slida pode estar presente somente como massas na parede de um grande cisto. Ocorre tipicamente em jovens, por volta dos 10-20 anos e em mulheres. Normalmente ocorre mais na maxila que na mandbula, a parte anterior perto dos caninos o maior lugar de incidncia. O tumor est relacionado normalmente com um dente no erupcionada (vide imagem 2), e pode parecer na verdade um cisto dentgero (cisto dentgero uma
6

patologia que se forma a partir de um dente no erupcionado e origina-se por alteraes no epitlio reduzido do rgo do esmalte) porm, cisto dentgero no tem presena de material calcificado, o que difere do tumor adenomatide.

Imagem 2 - Aspecto da unidade dentria associada leso

2.2. Classificao
2.2.1. Foliculares Intrasseas, associadas coroa de um dente no irrompido.

2.2.2. Extrafoliculares Posicionam-se interradicularmente (entre razes) e provocam afastamento radicular das unidades vizinhas.

2.2.3. Extrassea ou perifrica So mais raras e podem provocar discreta eroso da cortical ssea alveolar.

Foliculares e Extrafoliculares compem 97% dos casos. As variedades intrasseas so geralmente esfricas e contm uma cpsula fibrosa com material amarelado proteinceo semisslido em seu interior como visto na imagem 3, onde observa-se macroscopicamente a presena de cpsula bem definida (seta) envolvendo o tumor, contendo diversas estruturas novelares.
7

Imagem 3 Observao macroscpica

2.3. Tratamento
Considerando que benigno, de comportamento no agressivo com baixa tendncia a afetar tecidos vizinhos, o tratamento o cirrgico por exciso (ato de cortar) e curetagem. De acordo com a posio e o envolvimento do dente no irrompido pode-se ou no preserv-lo, tracionando-o ortodonticamente.

2.4. Histopatologia
O tumor odontognico adenomatide uma leso bem definida que geralmente est envolvida por uma espessa cpsula fibrosa (vide imagem 4).

Imagem 4 - Vista em pequeno aumento demonstrando a capsula espessa envolvendo o tumor

um tumor do epitlio odontognico com estruturas semelhantes a ductos (estruturas canaliculares) e capaz de modificar o tecido conjuntivo subjacente.

Imagem 5 Aspecto histopatolgico geral

Clulas colunares (oriundas do epitlio odontognico) em formato circular do aspecto de ductos, denominadas de pseudoductos, com ncleos polarizados opostamente ao lmen, que lembram estruturas glandulares. Essas mesmas so agrupadas em nichos ou estruturas semelhantes a rosetas (vide imagens 6,7,8).

Imagem 6 Pseudo-ductos e rosetas

Imagem 7 - Estruturas em roseta (seta menor) e pseudo-ductos (seta maior)

Imagem 8 - Aumento maior da imagem 4, mostrando os pseudo-ductos

Entre fileiras dessas clulas colunares, existem normalmente materiais acidfilos. O tecido conjuntivo inclui muita quantidade de material hialino acidfilo (parecendo dentina displstica - anomalia dentria de malformao). As clulas epiteliais podem ainda formar arranjos complexos, sob a forma de cordes, que comumente apresentam invaginaes. Verifica-se, em quantidades variveis, depsitos de material amorfo e calcificaes em alguns tumores.

10

CONCLUSO
Em suma, os tumores odontognicos adenomatides so raros, porm, provm de algo muito comum na sociedade que so os dentes no erupcionados. O trabalho mostrou suas caractersticas e demonstrou que histologicamente que se diferem tais tumores de diferentes patologias muitas vezes similares externamente. O tumor adenomatide apesar de benigno precisa ser diagnosticado rapidamente, pois pode atingir tecidos vizinhos, por isso o conhecimento de tal estudo retratado no trabalho deve ser conhecido.

11

REFERNCIAS
CASTRO, C.H.S.; MENDES, R.B,; CARNEIRO, M.C.; JNIOR, B.C.; AZEVEDO, R.A.A. Tumor odontognico adenomatoide: aspectos relevantes ilustrados por um caso clnico. Revista de Cincias Mdicas e Biolgicas, Bahia, v. 9, p 179-182, 2010.

DAMM, D.D.; NEVILLE, B.W.; BOUQUOT, J.E.; ALLEN, C.M. Patologia Oral e Maxilofacial. So Paulo:Elsevier, 2009. 992 p.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNICAMP. Tumores Odontognicos. Disponvel em: <http://www.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un5_Aula51NeoOdonto genicos.pdf>. Acesso em: 5 de julho de 2013.

GOMEZ, R.S. Tumor Odontognico Adenomatoide. Disponvel em: <http://www.ricardosgomez.com/casos-clinicos/tumor-odontog%C3%AAnicoadenomatoide/>. Acesso em: 5 de julho de 2013.

MARTINEZ, B. Tumores Odontognicos dos Maxilares. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/16001504/Tumores-Odontogenicos>. Acesso em 5 de julho de 2013.

SCIUBBA, J.J. Patologia Oral. So Paulo: Elsevier, 2008. 512 p.

SILVA, F.W.G.P.; QUEIROZ, A.M.; BORSATTO, M.C.; FILHO, P.N. Principais Tumores Odontognicos que podem acometer a cavidade bucal das crianas. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de So Paulo, So Paulo, v. 19, p 181-187, 2007.

12

You might also like