You are on page 1of 69

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

TCC
REGULAMENTO
Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma Pesquisa Individual Orientada, relatada sob a forma de uma monografia inédita e é condição imprescindível à obtenção do diploma de graduação no Curso de Engenharia Civil. A pesquisa poderá ser Bibliográfica, Experimental, de Campo, Documental ou Estudo de Caso e será comunicada na forma escrita e na forma oral.

TCC
INÍCIO DO TCC Passos para o desenvolvimento inicial do TCC I (Préprojeto): 1. Escolha do tema; 2. Verificar junto à Coordenação de TCC se a sua proposta já foi realizada na instituição; 3. Escolha do professor orientador relacionado à linha de pesquisa escolhida; 4. Entregar o Aceite de Proposta do Orientador (Anexo 16), assinada pelo mesmo;

. Entregar o Termo de Compromisso de Originalidade (Anexo 18). Entregar o Resumo da Proposta de TCC I (Anexo 17). 6.TCC 5. 7. Toda a documentação deverá ser entregue até a data determinada em edital.

TCC Passos para o desenvolvimento inicial do TCC II (monografia): A disciplina TCC II (monografia) consiste na conclusão do trabalho. .

TCC . . Essa avaliação é realizada por uma banca externa que fará recomendações e sugestões para que o acadêmico tenha ciência do desenvolvimento do seu trabalho.CONTROLE DA FREQUÊNCIA DO TCC AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO TCC O objetivo da etapa de Avaliação Preliminar do TCC I e TCC II é a realização de um diagnóstico inicial do trabalho do acadêmico.

4. Objetivos específicos 1.2.1. Caracterização do problema 1. Justificativa 1.TCC TCC I – PRÉ-PROJETO O TCC I deve ter a seguinte estrutura: 1 – Introdução 1. Objetivo geral 1.1.1.2.3.1.Objetivos 1. Delimitação da pesquisa .

Resultados Esperados 5. Revisão Bibliográfica 3.TCC TCC I – PRÉ-PROJETO 2. Metodologia 4. Cronograma da pesquisa – contemplando o TCC I e TCC II Referências Bibliografia Apêndice (s) (opcional) Anexo (s) (opcional) .

4.TCC TCC II – MONOGRAFIA O TCC II deve ter a seguinte estrutura: 1 – Introdução 1. Delimitação da pesquisa .Objetivos 1.3. Justificativa 1.1.2.1.2.1.1. Objetivos específicos 1. Objetivo geral 1. Caracterização do problema 1.

Resultados e Discussões 5. Sugestões para Trabalhos Futuros Referências Bibliografia Apêndice (s) (opcional) Anexo (s) (opcional) . Revisão Bibliográfica 3. Metodologia 4.TCC TCC II – MONOGRAFIA 2. Considerações Finais 6.

TCC O QUE NÃO FAZER NO TCC •Ter um processo de trabalho desorganizado • Desenvolver idéias sem colocá-las no papel • Esperar que outros façam o seu trabalho • Acreditar que seu orientador tem a solução do seu problema .

TCC O QUE NÃO FAZER NO TCC • Não acreditar na visão geral do seu orientador • Tentar resolver todos os problemas do mundo num único documento • Achar que não há mais nada para ser investigado .

TCC O QUE NÃO FAZER NO TCC • Reduzir o trabalho a uma revisão bibliográfica Desatualizada • Reduzir o trabalho a pesquisa de artigos no GOOGLE • Não estabelecer um vínculo entre teoria e prática .

objetivo geral. contendo introdução (justificativa.TCC REGULAMENTO V. revisão bibliográfica. objetivo específico e limitação da pesquisa). metodologia e resultados esperados. . No TCC I deverá ser elaborada a proposta de trabalho.

. Etapa IV – A elaboração da Escrita. Etapa II – A Coleta de Dados.O projeto de Pesquisa (TCC I). Etapa III – A Análise dos Dados.TCC O desenvolvimento da pesquisa quatro momentos marcantes: envolve Etapa I .

Solução de problemas.TCC ESCOLHA DO TEMA • Área de interesse. contribuição ao pesquisador. • Relevância. • Área de especialização do pesquisador. . • Aplicação prática.

TCC ESCOLHA DO TEMA Por que pesquisar? Qual é a importância do fenômeno a ser pesquisado? Que pessoas ou grupos se beneficiarão com os seus resultados? .

TCC ESCOLHA DO TEMA Quais as áreas do conhecimento dariam suporte para responder as perguntas formuladas? Quais tipos de análise poderiam ser feitas para responder a pergunta formulada ? Das disciplinas que você estudou ou irá estudar na graduação podem lhe dar suporte teórico para responder as perguntas Apresente dois títulos possíveis para o seu trabalho .

TCC TIPOS DE PESQUISA .

É descritiva. Utiliza métodos estatísticos. .TCC QUANTO A FINALIDADE DA PESQUISA Quantitativa: traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Qualitativa: considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito.

Descritiva: obter informações e descrever características de um fenômeno. levantar hipóteses sobre assuntos pouco explorados. Explicativa: a razão dos fenômenos. identificar fatores que contribuem para a ocorrência dos mesmos.TCC QUANTO AOS OBJETIVOS Exploratória: aprimorar idéias. . estabelecer relações entre variáveis. É uma pesquisa mais complexa.

TCC QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Bibliográfica Documental Experimental Levantamento Estudo de Caso .

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: pesquisa fundamentada em bibliografias. Uso de material já elaborado (livros e artigos científicos. obras de referência “ bibliografia é o conjunto de obras derivadas sobre determinado assunto.TCC . em épocas diversas”. . escritas por vários autores. periódicos.

Dados estatísticos elaborados por institutos especializados e considerados confiáveis para a realização da pesquisa. estabelecendo suas características ou tendências. . a fim de descrever/comparar fatos. considerados cientificamente autênticos (não-fraudados).TCC .PESQUISA DOCUMENTAL: é aquela realizada a partir de documentos.

definindo as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto em condições determinadas. consiste em determinar um objeto de estudo e selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo.PESQUISA EXPERIMENTAL: é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa.TCC .: pesquisa de laboratório. Ex. .

Entrevistas Questionários Observação .LEVANTAMENTO: Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas.TCC . cuja opinião se quer conhecer.

.TCC .ENTREVISTAS: constituem um técnica alternativa para se coletar dados não documentados sobre determinado tema. Obs. Podem ser anotados ou gravados e depois transcritos.: as entrevistas podem não dar as informações de modo preciso ou o entrevistador pode avaliar de forma distorcida as informações obtidas.

TCC . sem a presença do pesquisador. . -Tempo máximo: 30 minutos. .Questões: ligar com os objetivos do trabalho.QUESTIONÁRIOS : são instrumentos de coleta de dados que são preenchidos pelos informantes.

se há ou não a necessidade de identificação pessoal (nos casos necessários garantir o anonimato). . como devolver o questionário. como preencher o questionário.TCC .apresentar carta de apresentação: qual a finalidade do estudo.

as questões devem possibilitar uma única interpretação.respeitar o nível de conhecimento dos informantes.fazer um pré-teste.TCC .ordenar as perguntas das mais fáceis para as mais difíceis. . . . .

.ESTUDO DE CASO Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos.TCC . de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.

como informações sobre a natureza e importância do tema.TCC PROJETO DE PESQUISA 1. INTRODUÇÃO Texto elaborado pelo autor com o objetivo de apresentar os aspectos gerais do trabalho. as razões que o levaram a realização do trabalho. . sua relação com outros estudos.

comparar. geral. Objetivos 1.TCC 1. dentre outros. o alvo. avaliar.1. de maneira mais ampla. Objetivo Geral Explica-se o que se tem a intenção de pesquisar.1. Esse objetivo deve traduzir com exatidão o que se quer com a pesquisa. O objetivo geral aponta o resultado que o pesquisador pretende com o seu trabalho. investigar.1. . Para redigi-los é necessário usar verbos como: propor. analisar.

aqueles que conduzirão os trabalhos.2.TCC 1. ações para concretização do Objetivo Geral.1. . Objetivos Específicos São os objetivos operacionais.

. A justificativa é elaborada para indicar razões que tornam importante a realização da pesquisa. Justificativa Mostrar a importância que a pesquisa trará em termos pessoal. discutindo as contribuições que advirão desse trabalho.2. Isto é. social. científico e institucional.TCC 1. justifica-se a apresentação da pesquisa.

pois a busca da solução para o problema se constitui no objeto da pesquisa. É necessário ter em mente que sem problema não haverá pesquisa.3. . Caracterização do Problema Apresentar o problema através de um enunciado.TCC 1. Pode-se situá-lo. fazendo um breve comentário e apresentá-lo por meio de uma pergunta. Deve-se indicar com clareza a lacuna do conhecimento que se pretende preencher.

• O pesquisador já se interessou por uma temática e chegou a conclusão que existe um problema que necessita de uma solução .TCC O Problema: O problema orienta a coleta de dados. determina os resultados da pesquisa. O problema surge de: • Estudo realizado anteriormente.

4. o universo: descrevendo rapidamente o universo da população (se pesquisa de campo).TCC 1. época: dizer de quando a quando a pesquisa será realizada . Delimitação da Pesquisa Dizer o local onde a pesquisa será realizada. Amostra: apresentar a parte da população que efetivamente participará da pesquisa.

TCC REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .

. Este procedimento orienta a coleta de dados. Elaborar uma primeira bibliografia sobre o assunto. Estabelecer uma visão global e crítica a respeito do problema.TCC REVISÃO BIBLIOGRÁFICA É o contato do pesquisador com as referências bibliográficas já disponíveis a respeito do tema escolhido.

O proponente pode discutir idéias.TCC REVISÃO BIBLIOGRÁFICA É um texto dissertativo que aborda os principais fundamentos teóricos do assunto. do tema. fazer interlocução com autores. . defender seus pontos de vista com embasamento científico com autores da área.

TCC REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CITAÇÕES INDIRETAS As idéias são reformuladas sem alterar o sentido. .

.TCC CITAÇÕES INDIRETAS Quando o autor aparece dentro da sentença. Losso (1995) define o processo de orçamento como uma previsão da receita e despesa. caracterizando-se pela descrição detalhada dos materiais e dos serviços para realização de uma obra.

O processo orçamentário busca a determinação dos gastos para realização de um projeto. 2000). em função de um plano préestabelecido (LIMA.TCC CITAÇÕES INDIRETAS Quando o autor aparece no final da sentença. .

.TCC REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CITAÇÕES DIRETAS São aquelas apresentadas no trabalho com o texto de outros autores.

TCC CITAÇÕES DIRETAS Citações diretas curtas Nappi (1993) complementa esta definição afirmando que “o orçamento se refere a descrição pormenorizada dos materiais e das operações necessárias para realizar uma obra” .

TCC CITAÇÕES DIRETAS Citações diretas longas Textos com mais de 3 linhas. Desta forma. é possível se obter uma redução do erro da estimativa. com a utilização de direcionadores de custo específicos para cada uma delas. . 1996). Através da fragmentação do custo total em parcelas menores. formando a estrutura que denominamos modelo paramétrico de custo (ASSUMPÇÃO. o ideal é a determinação de um conjunto de relações paramétricas direcionadas para diferentes parcelas do custo.

TCC METODOLOGIA 1 – CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA Apresentar o tipo de pesquisa (descritiva. etc) Pode apresentar um fluxograma sobre a pesquisa (Estruturação do trabalho). exploratória. .

: Número. CARACTERIZAR O OBJETO DE ESTUDO Apresentar todas as informações necessárias ao conhecimento do objeto de estudo: Ex. Pessoas a serem entrevistadas. . Projeto a ser estudado.TCC 2. dentre outros. características e finalidade das obras analisadas.

técnicas de orçamento utilizadas. dentre outros. métodos de ensaio.TCC 3. Ex. . COLETA DE DADOS Apresentar os recursos utilizados.: apresentar o questionário.

ANÁLISE DOS DADOS . conceitos.TCC 4. serão interpretados os dados.Análises estatísticas: variáveis .Grupos de análises -Como será a classificação dos dados .Dizer sob que ótica. Citar programas . quadro teórico.

TCC RESULTADOS E DISCUSSÕES .

classificação e interpretação das informações coletadas.TCC RESULTADOS E DISCUSSÕES Análise. .

EXIGE CRIATIVIDADE .TCC RESULTADOS E DISCUSSÕES Não é uma etapa que se realiza automaticamente.

TCC RESULTADOS E DISCUSSÕES Caso contrário o trabalho não passa de uma simples compilação de dados .

regularidades.TCC RESULTADOS E DISCUSSÕES Esta etapa consiste em: 1 – Classificação e organização das informações coletadas. tendências. pontos de divergência. pontos de convergência. . dentre outros. 2 – Estabelecimento das relações existentes entre os dados.

TCC RESULTADOS E DISCUSSÕES Esta etapa consiste em: 3 – quando necessário tratamento estatístico dos dados. .

TCC

CONSIDERAÇÕES FINAIS

TCC
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- É a síntese interpretativa do trabalho. Ponto de chegada das deduções lógicas baseadas no desenvolvimento do trabalho.

TCC
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Correlacionar as hipóteses levantadas com os resultados da pesquisa. -Ver se atingiu os objetivos do trabalho. - Sugerir trabalhos futuros.

TCC REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .

Incluir apenas as referências mencionada ao longo do corpo do texto.Atentar para as normas de formatação. . .TCC REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .

TCC DICAS IMPORTANTES .Impessoalidade Efetuamos a análise → ERRADO Efetuou-se a análise → CORRETO Foi efetuada a análise → CORRETO .

Objetividade Não apresentar pontos de vista pessoais. “ Como eu penso” “ Todo mundo sabe” “ Parece ser” .TCC DICAS IMPORTANTES .

Estilo Científico A linguagem científica é informativa e técnica. argumenta e conclui. .TCC DICAS IMPORTANTES . firmada em dados concretos. mais subjetivo. distinguindo-se do estilo literário. a partir dos quais analisa.

TCC DICAS IMPORTANTES .Vocabulário Técnico .

gramatical .Correção Frases curtas Uso de parágrafos cada vez que se dá um passo a mais no desenvolvimento do raciocínio. muda-se o parágrafo.TCC DICAS IMPORTANTES .

Fazer ligação lógica entre parágrafos.TCC DICAS IMPORTANTES Parágrafos com 5 a 6 linhas. .

.Recursos ilustrativos Devem ajudar o leitor. Indicar no texto.TCC DICAS IMPORTANTES . Explicar o que ser quer mostrar.