You are on page 1of 4

Exercício nº 2 Objectivo: Formatar documentos ao nível do tipo de letra, tamanho e alinhamento, gravar um documento Nome do Documento: Exercício 2

1. Introduza o seguinte texto:

As Europeias 2009 Da análise às eleições do passado Domingo, e pese embora no contexto europeu se ter mantido, no essencial, a maioria parlamentar do PPE (que reúne os partidos de direita), na realidade nacional parecem emergir algumas tendências merecedoras de breve reflexão. Desde logo, uma primeira decorre do desinteresse generalizado dos cidadãos quanto ao projecto europeu. Na verdade, a abstenção verificada em Portugal, embora sem atingir os máximos de 1994, cifrou-se, ainda assim, entre os valores mais elevados registados neste tipo de processo eleitoral. Perante tais dados duas conclusões sobressaem: ou os cidadãos não se revêem nos seus representantes ou, de todo, não querem, não estão sensibilizados, ou a construção europeia não os motiva. Independentemente das causas para tamanho desinteresse, a sua ocorrência deveria exigir a convocação e mobilização dos agentes políticos para o combate ao fenómeno. Ainda que largamente imperfeita e com evidentes vícios, União Europeia faz falta. Não apenas a nós, mas à generalidade dos europeus. Uma outra nota para as empresas de sondagens que, durante a campanha foram avançando estudos que vieram a divergir dos resultados das projecções e dos apurados no dia das eleições. Não cabe neste pequeno comentário a análise ou reflexão a tais desvios. Sendo, todavia, alguns destes casos recorrentes e conhecendo-se, tanto a possibilidade de manipulação destas investigações, quanto os efeitos de condicionamento dos eleitorados decorrentes destas práticas de

Formate o segundo parágrafo: Tipo de Letra: bookman old style Tamanho do Tipo de Letra: 12 Cor do Tipo de Letra: Verde seco. cor 3. Guarde o documento na pasta Exercícios com o nome Exercício 2 3. mais escuro 25% Alinhamento do texto: esquerda 4. Formate o primeiro parágrafo: Tipo de Letra: arial Tamanho do Tipo de Letra: 11 Cor do Tipo de Letra: azul escuro.enviesamento deliberado. que a acção destas empresas pudesse ser alvo de rigoroso escrutínio. Formate o terceiro parágrafo: Tipo de Letra: times new roman Tamanho do Tipo de Letra: 12 . texto 2. a bem da democracia. Pedidos: 2. conviria. mais escuro 25% Alinhamento do texto: direita 5.

Na verdade. maiúsculas. a abstenção verificada em Portugal. Da análise às eleições do passado Domingo. uma primeira decorre do desinteresse generalizado dos cidadãos quanto ao projecto europeu. sublinhado duplo 9. fundo 2. cifrou-se. Perante tais dados duas conclusões . Desde logo. na realidade nacional parecem emergir algumas tendências merecedoras de breve reflexão. Formate o título: Tipo de Letra: arial black Tamanho do Tipo de Letra: 14 Cor do Tipo de Letra: vermelho.Cor do Tipo de Letra: cor-de-laranja cor 6 Alinhamento do texto: centrado 6. e pese embora no contexto europeu se ter mantido. embora sem atingir os máximos de 1994. entre os valores mais elevados registados neste tipo de processo eleitoral. Formate o quarto parágrafo: Tipo de Letra: Batang Tamanho do Tipo de Letra: 12 Cor do Tipo de Letra: bege. mais escuro 75% Alinhamento do texto: justificado 8. a maioria parlamentar do PPE (que reúne os partidos de direita). no essencial. ainda assim. cor 2 Alinhamento do texto: centrado Efeitos: contornos. Compare o resultado com o abaixo descrito.

Não apenas a nós. mas à generalidade dos europeus. Sendo. a bem da democracia. a União Europeia faz falta. durante a campanha foram avançando estudos que vieram a divergir dos resultados das projecções e dos apurados no dia das eleições. conviria. Ainda que largamente imperfeita e com evidentes vícios. ou a construção europeia não os motiva. a sua ocorrência deveria exigir a convocação e mobilização dos agentes políticos para o combate ao fenómeno. tanto a possibilidade de manipulação destas investigações. todavia. não querem. alguns destes casos recorrentes e conhecendo-se. . quanto os efeitos de condicionamento dos eleitorados decorrentes destas práticas de enviesamento deliberado. não estão sensibilizados. Independentemente das causas para tamanho desinteresse. Uma outra nota para as empresas de sondagens que. Não cabe neste pequeno comentário a análise ou reflexão a tais desvios.sobressaem: ou os cidadãos não se revêem nos seus representantes ou. que a acção destas empresas pudesse ser alvo de rigoroso escrutínio. de todo.