You are on page 1of 7

RUI PAULO FIGUEIREDO Diogo MoUra FiLipe PonTes PGS.

04/05

A NOSSA BANCADA DE OPINIO


PGS. 10/11

N71 - JANEIRO14 - ANO VI


JORNAL MENSAL DE DISTRIBUIO GRATUITA
jornaldelisboa@gmail.com

> CMARA MUNIcIPAL

QUE AMEAAM LisBoA


Os fenmenos naturais so cada vez mais ameaadores. A Cmara de Lisboa tem planos de emergncia para inundaes, efeito de mars, incndios florestais e sismos.

PlANos CoNTrA risCos NATUrAis

DESTAQUE | PGS. 02/04

> DeLegados ao congresso | PG.05

PSD de Lisboa quer lista nica


O PSD de Lisboa quer apresentar uma lista de consenso para delegados ao congresso do ms que vem. A ideia no consensual. Podem surgir outras listas, demonstrando as tenses internas.

> Misericrdia | PG.06

> Campo de OUriQUe | PG.07

R.I.S.O. para todos


Combater os efeitos da crise econmica. Esta a aposta da Freguesia da Misericrdia para apoiar os mais carenciados. Com um R.I.S.O. para todos.

Junta de Freguesia promove comrcio


A Junta de Freguesia de Campo de Ourique aposta na promoo ao comrcio local. Para isso, aproveitou a poca de Natal para valorizar os estabelecimentos de rua.

A Cmara tem vindo a multiplicar os esforos em matria de preveno, no que diz respeito minimizao dos riscos, e tambm no planeamento preventivo e de emergncia de forma a atenuar as suas consequncias.

Os sismos so fenmenos geolgicos recorrentes imprevisveis. Esta caracterstica de recorrncia implica que zonas como Lisboa, que j foram atingidas no passado por sismos de forte potencial destrutivo, possam vir a ser afetadas no futuro.

JANEIRO14

> PLanos de emergncia

Os riscos que ameaam Lisboa

Lisboa ameaada por fenmenos naturais que podem pr em risco a cidade como a conhecemos. A pensar na preveno desses riscos e das suas consequncias, a Cmara Municipal criou planos de emergncia: inundaes, efeito de

Destes acidentes fazem parte inundaes, que, de acordo com relatos histricos, interferiram no seu normal funcionamento, provocam danos no parque edificado, em pontos vitais da cidade ou em infraestruturas. A vulnerabilidade face a episdios de inundao encontra-se associada ocorrncia de precipitao intensa (com efeitos ampliados no caso de coincidncia com o perodo de preia-mar), natureza geolgica, ao tipo de relevo e ao elevado ndice construtivo da cidade, ao qual est associado uma densa rede de coletores, sustenta a autarquia. Refere a Cmara de Lisboa que atravs da simulao de diversos cenrios potencialmente gravosos, foi possvel conhecer o comportamento da cidade face ocorrncia de inundaes, definindo-se as principais reas crticas, classificadas como reas de maior probabilidade. Estas reas crticas constituem um conceito estratgico e de grande importncia para o planeamento e a gesto de emergncia. Com efeito, com base na definio destas reas histricas de ocorrncia de efeitos gravosos que possvel definir um zonamento da cidade, com vista identificao dos locais que podero exigir uma interveno diferenciada. Neste contexto, as principais variveis consideradas do estudo da autarquia da capital para avaliar o grau de suscetibilidade local a situaes de inundao, tm em considerao o efeito de mar direto (rea ribeirinha que compreende cotas com valor igual ou inferior aos 5m), o declive, o grau de permeabilidade, a hidrologia, ou seja, o atravessamento por uma linha gua, a incluso numa zona hmida, a localizao num local de foz, a presena de obras de arte de engenharia tipo tnel ou viaduto e rede de saneamento, que pode constituir zonas de constrangimentos. Como resultado deste estudo, a vulnerabilidade inundao foi avaliada em trs classes: moderada, elevada e muito elevada, sendo que as zonas mais afectadas pelas inundaes em Lisboa coincidem normalmente com pontos cotados de baixa altitude e a faixa ribeirinha, sujeitos influncia das mars, com as reas de elevado ndice de impermeabilizao, reas no sujeitas a limpezas, desentupimentos e desassoreamento de valetas, sumidouros ou coletores e reas coincidentes com obras de arte, do tipo passagem inferior, como, por exemplo tneis (vr imagem Carta de Vulnerabilidade ao Risco de Inundao, no concelho de Lisboa).

mars, incndios florestais e sismos.


ameaa de fenmenos naturais, sobretudo num ambiente global de alteraes climatricas que, de acordo com especialistas, tm provocado desastres com propores incomuns, obriga a um esforo acrescido de preveno, quer desses fenmenos, quer das respectivas consequncias. Por isso, a Cmara de Lisboa desenvolveu planos de combate a eventuais situaes de emergncia, que, dadas as suas caractersticas de localizao, expem Lisboa certos riscos, que a prpria Histria evidencia, Assim, a edilidade desenvolveu planos de emergncia para situaes de inundaes, efeito de mars, incndios florestais e sismos. Como refere a prpria Cmara Municipal de Lisboa, qualquer fenmeno natural ou atividade humana pode desencadear situaes de risco, sendo este definido como a possibilidade de ocorrncia inesperada de determinado acontecimento indesejvel, expondo as comunidades a consequentes perdas de vidas, bens e/ou degradao do meio envolvente em geral. Como a prpria edilidade reconhece, no possvel reduzir a zero, simplesmente acabar com aquelas ocorrncias, pelo que a Cmara tem vindo a multiplicar os esforos em matria de preveno, no que diz respeito minimizao dos riscos,

e tambm no planeamento preventivo e de emergncia de forma a atenuar as suas consequncias. Por isso, o municpio pretende identificar o tipo de riscos que ameaam Lisboa, assim como o grau de probabilidade de se verificarem e a intensidade de danos passveis de serem provocados. De acordo com a Cmara Municipal, pelas suas caractersticas scio geogrficas e pelo tipo de produo e apropriao do espao urbano que gera, Lisboa uma cidade vulnervel a vrios tipos de acidentes.

Efeitos das mars


Outro fenmeno natural que pode afectar Lisboa so os efeitos das mars, sobretudo em razo da baixa quota de toda a zona ribeirinha da capital. De acordo com a autarquia, a individualizao da rea sujeita suscetibilidade directa do efeito de mar por inundao, um processo extremamente complexo, pois o seu clculo depende no s do conhecimento dos fatores locais agravantes, como o nvel da mar, a sobreelevao meteorolgica, a agitao martima-fluvial, a morfologia do litoral, mas tambm das respetivas interaes dos parmetros entre si e com a plataforma adjacente, uma vez que esta condiciona a propagao e dissipao de energia das ondas. Assim, prossegue a Cmara da capital, a possibilidade de consequncias nefastas dos efeitos de mars aumentam de intensidade nos momentos coincidentes com a preia-mar mxima e diminuem num cenrio menos gravoso, correspondente a momentos de registo da preia-mar de guas vivas. Neste contexto, a rea potencialmente inundada nestas situaes abrange o corredor ribeirinho, com alargamento junto a locais de menor altitude e coincidentes com locais de antiga foz, pelo que se pode concluir que, no que diz respeito inundao, o litoral do concelho sensvel aos efeitos decorrentes deste tipo de suscetibilidade. Por outro lado, sublinha a edilidade, esta suscetibilidade, para alm do efeito de alagamento, pode provocar simultaneamente forte perturbao no escoamento normal das guas do sistema de saneamento. Sabe-se que, por conjugao de um perodo onde se registe um caudal elevado com o momento de preia-mar, aumenta a probabilidade de ocorrncia de uma situao de inundao, uma vez ser frequente assistir-se inverso do sentido do escoamento das guas residuais que drenam para o Tejo. Por outras palavras, o nvel de mar influencia a capacidade de escoamento dos coletores para montante.

Por isso, a Cmara de Lisboa sustenta que relevante adoptar como rea de suscetibilidade direta ao efeito de mar a cota dos 5m, que corresponde a uma melhor aproximao do valor estimado para mxima sobreelevao do nvel mdio do mar, para a cota mais prxima da curva de nvel dos 5m.

Sismos
Os sismos so, para a maior parte dos lisboetas, a ameaa mais real e angustiante, tendo em considerao o passado, ainda muito presente, da devastao que Lisboa sofreu no terramoto de 1755. Razo pela qual a Cmara Municipal dedicou especial ateno a estes eventos naturais. Como refere o municpio, os sismos so fenmenos geolgicos recorrentes imprevisveis. Esta caracterstica de recorrncia implica que zonas como Lisboa, que j foram atingidas no passado por sismos de forte potencial destrutivo, possam vir a ser afetadas no futuro. Porm, os responsveis locais apostam em minimizar os danos causados pelos grandes sismos como o de 1755, estudando os seus efeitos na superfcie terrestre e aplicando medidas preventivas para reduzir as suas consequncias, nomeadamente atravs do planeamento urbanstico e da aposta na melhoria da qualidade

0 2

0 3

Atravs da simulao de diversos cenrios potencialmente gravosos, foi possvel conhecer o comportamento da cidade face ocorrncia de inundaes, definindose as principais reas crticas, classificadas como reas de maior probabilidade.

> ConceLHia do PSD de Lisboa

Mauro Xavier quer lista nica para congresso

M
de construo. A Carta de Vulnerabilidade Ssmica dos Solos (vr imagem publicada) apresenta o zonamento da cidade de Lisboa de acordo com o comportamento das formaes geolgicas superficiais face propagao das ondas ssmicas, classificado em quatro classes de vulnerabilidade: Muito Alta (formaes aluvionares lodosas, arenosas e areno-argilosas / aterros); Alta (formaes predominantemente arenosas consolidadas / solos incoerentes compactos); Mdia (formaes argilosas consolidadas, rochas de baixa resistncia / solos coerentes rijos, rochas brandas) e Baixa (formaes rochosas / rochas de resistncia mdia a elevada). A escala para medir a intensidade dos sismos, tendo em conta as caractersticas de cada formao geolgica, a Escala de Mercalli Modificada, que se traduz na intensidade dos danos causados. No mbito do Plano de Emergncia para o Risco Ssmico da cidade de Lisboa, a Carta de Distribuio de Intensidades Ssmicas (vr imagem publicada) apresenta o resultado da simulao do comportamento das formaes geolgicas superficiais face ocorrncia de um sismo. Esta simulao baseia-se num cenrio caracterizado pela ocorrncia de um sismo muito forte, idntico ao que ocorreu em 1755, com magnitude 8 (escala de Richter) e epicentro na zona do Banco de Gorringe, a cerca de 227 km de Lisboa. De acordo com o plano da Cmara Municipal, para este cenrio estima-se que ocorram intensidades de grau VII na zona ocidental da cidade, sobretudo na rea de Monsanto, VIII nas zonas NW e oriental da cidade e IX, nas zonas ribeirinhas ocidental e oriental, no vale da Baixa e em alguns outros vales aluvionares, como o da Avenida da Liberdade, o da Avenida Almirante Reis, Benfica e a bacia do Lumiar. Este estudo da edilidade prev ainda que outro cenrio ssmico que pode afetar Lisboa, menos gravoso e como tal, classificado como um sismo forte, o de magnitude 7.0 na escala de Richter com epicentro no Vale Inferior do Tejo, a cerca de 27km da cidade. As consequncias estimadas apresentam intensidades geradas a variarem entre VI, VII e VIII (Escala de Mercalli Modificada), sendo os mnimos localizados na zona ocidental da cidade, sobretudo na rea de Monsanto; os de grau VII, nas zonas NW e oriental do concelho e os mximos, na zona ribeirinha oriental e em alguns vales aluvionares, como Benfica e a bacia do Lumiar. (Vr imagem). Por ltimo, a autarquia pondera os riscos de incndios florestais de Lisboa, tendo em considerao a presena de espaos classificados em regime florestal e outros incultos ou expectantes [que] justificam a elaborao de uma Carta de Risco de Incndio Florestal municipal. Assim, o Parque Florestal de Monsanto destaca-se por constituir a rea concelhia mais vulnervel a este tipo de risco. Como refere a Cmara, combinando o clculo de variveis como o coberto vegetal, a topografia (declive, exposio solar e altitude), a proximidade de rodovias e aglomerados populacionais e a informao histrica referente a incndios registados e o valor econmico dos elementos em risco presentes no concelho, foram avaliadas cinco classes de risco, sendo a classe de risco Muito Baixo a mais representativa. O que significa que o risco de incndio florestal a menor ameaa para Lisboa.

O lder do PSD/Lisboa quer os adversrios numa lista de consenso de delegados ao congresso.


ro Xavier no teve adversrios, obtendo, por isso, nas palavras de adversrios polticos, uma vitria baa, dado ter vencido contra o vazio. No entanto, a recandidatura de Xavier estava sintonizada com a recandidatura de Miguel da Luz distrital laranja da capital, que enfrentou uma lista concorrente, que obteve 36%, ou seja, um dos melhores resultados de sempre das listas no-alinhadas com o poder institudo, cuja fora poltica assenta no controlo dos chamados colgios eleitorais. Eventualmente receando as consequncias da existncia de vrias listas, afirmam, Mauro Xavier pretende que a concelhia de Lisboa tenha apenas uma lista de delegados ao congresso para dar um sinal interno de que o PSD de Lisboa est serenado e em sintonia. O que sustentam no verdade. At ao fecho da presente edio, o Jornal de Lisboa apurou que, ao certo, haver pelo menos duas listas de delegados ao congresso no concelho de Lisboa: uma, patrocinada pela concelhia, e outra liderada por Augusto Felcio.

auro Xavier convidou os adversrios polticos para integrarem uma lista nica para a eleio de delegados ao congresso social-democrata, que se realiza em Lisboa entre 21 e 23 de Fevereiro. O presidente da concelhia de Lisboa do PSD foi reeleito em Dezembro passado, depois de ter promovido a queda daquele rgo partidrio como consequncia da maior derrota eleitoral que os laranjas tiveram na capital nos ltimos 20 anos. A recandidatura de Mau-

Manipulaes
A poca natalcia e de passagem de ano, em Lisboa, ficou marcada pela greve, legitima e respeitvel, dos trabalhadores da higiene urbana da Cmara Municipal de Lisboa. Com os efeitos de todos conhecidos ao nvel da recolha do lixo. Sendo entendveis as queixas, no que concerne existncia de algum atraso no dilogo, entre municpio e sindicatos, no perodo de Junho a Dezembro, sobre os pormenores da concretizao da reorganizao administrativa da cidade de Lisboa, j no pode ser admitida a manipulao feita no sentido de procurar colocar em causa essa reforma, por via do menosprezo das Freguesias, assim como o procurar confundir a populao sobre uma competncia, recolha do lixo, que no passar para as Freguesias e continuar a ser exercida pela Cmara. Similarmente, quando se procura apagar o fato de todos os direitos dos trabalhadores estarem salvaguardados. Dos mais fundamentais aos mais acessrios. No deve valer tudo na poltica. E procurar manipular sindicalistas, trabalhadores e opinio pblica para, no fundo, procurar boicotar uma reforma consensual e sufragada eleitoralmente no admissvel. Do mesmo modo, o final de 2013 e o incio de 2014 ficaram marcados, nacionalmente, a nvel poltico, pelas mensagens de Natal e de ano novo do Primeiro Ministro e do Presidente da Repblica. Ambas confirmaram o que j se sabia: Existe um grande alinhamento poltico entre Presidente e Governo. Verdadeiramente, o Presidente o lder da maioria e Presidente apenas de uma parte dos portugueses. A narrativa esclarecedora e manipuladora: deixou de haver limites para os sacrifcios que podem ser pedidos aos portugueses; est tudo a correr muito bem; o futuro vai ser melhor se continuarmos neste caminho; sair do programa de assistncia para um novo programa cautelar algo normal, no necessariamente negativo; e, ningum conte com o Presidente para atrapalhar fazendo, por exemplo, cumprir a Constituio. Este alinhamento comea na reiterada distoro das circunstncias histricas que levaram ao pedido de ajuda externa. Para construir esta persistente manipulao, de responsabilizar nica e exclusivamente o PS por todos os males do pas, a direita que nos governa, esquece, de uma s vez, a reduo do dfice e o controlo da dvida pblica conseguidos at 2008; a crise internacional de 2008-2009; a consequente crise das dvidas soberanas e, finalmente, o efeito nos mercados causado pela crise poltica de Maro de 2011, no seguimento da rejeio do PEC IV (que tinha acabado de obter o apoio expresso do BCE e dos nossos parceiros europeus). Identicamente, agora que somos governados pela direita, o Presidente ficou indiferente aos limites para os sacrifcios que podem ser exigidos ao comum dos portugueses assim como corrobora no ostensivo apago, promovido pelos Partidos da maioria, quanto s vrias revises do Memorando que estipularam o dobro da austeridade prevista na verso inicial. Analogamente, quanto aos sacrifcios que apenas foram exigidos nas suas posteriores revises, em parte por fora da desastrosa opo do atual Governo por um front-loading das medidas de austeridade e em parte decorrentes dos sucessivos fracassos na prossecuo das metas. Como reconheceu Vtor Gaspar na sua carta de demisso. Tambm aqui no so admissveis estas manipulaes. E se justifica a frase de que no deve valer tudo na poltica. At porque nada disto contribui para resolver os problemas com que nos confrontamos e para uma cultura de compromisso que dever existir na vida poltica portuguesa. Lisboa e Portugal merecem mais! Rui Paulo Figueiredo Presidente da Concelhia do PS de Lisboa

Lixoboa
A questo da greve na recolha do lixo durante as Festas do Natal e do Ano Novo no por si uma grande novidade e tem sido nos ltimos anos, uma prtica bastante recorrente. O objetivo prende-se com o impacto que tm por decorrerem numa altura em que a produo de lixos domsticos tem tendncia a aumentar bastante. No passado estas de lixos (contentor, ecopontos, sacos, condutas) e tambm pela diferenciada periodicidade na limpeza das ruas (comparar a baixa com a restantes zonas da cidade). Antnio Costa poltico experimentado sabe que transferindo esta responsabilidade para o Presidente de Junta transfere uma boa parte das reclamaes dos muncipes e isso seria um problema que lhe deixaria de ser imputado. Por outro lado os sindicatos passariam a ter dificuldade de ter uma gesto eficaz atendendo proliferao de interlocutores. A massa crtica de um novo executivo para gerir este tema um desafio que alterar o paradigma da gesto autrquica e o dilogo constante com os sindicatos e comisses de trabalhadores sero certamente elementos chave para o sucesso ou no desta vigorosa reforma administrativa. Os holofotes esto virados para Lisboa, depois de um atribulado processo legislativo h que passa-lo do papel para a ao. Antnio Costa ter outras prioridades na agenda mas h que relembrar que s existir sucesso na implantao da reforma administrativa quando a mesma estiver efetivamente implementada. Neste momento apenas existe suporte legal. Enquanto se aguarda o cumprimento desta premissa tudo o que Antnio Costa tem para oferecer aos Lisboetas resume-se a uma mensagem para os mesmos preservarem os lixos nas suas casas e a colocao de contentores para colocao dos lixos acumulados. Tudo o que se pode desejar para uma cidade considerada uma das mais belas do mundo! Os Lisboetas aceitaram o desafio de Antnio Costa que disse precisar do voto no dia 29 de Setembro, 3 meses depois os Lisboetas retribuem que precisam de uma cidade limpa pois pagamos taxas para este servio e porque obrigao do Presidente da Cmara assegurar o bom funcionamento destes servios e na falta destes encontrar solues condignas para todos. Hora a Hora Lisboa Melhora? Filipe Pontes Economista, ex-Autarca do PSD

Cais do Sodr, o dilema


H dois anos que o Cais do Sodr tem sido notcia por boas razes. Nestas esto includas a revitalizao do comrcio e das ruas, a diminuio do trfico de droga e da prostituio. Mas a realidade de quem l vive bastante diferente. O fenmeno do botelln, o caos nocturno, o lixo e o barulho ensurdecedor desceu do Bairro Alto e da Bica para esta zona, atravs de convite, com pompa e circunstncia, de Antnio Costa e Jos S Fernandes (as boas razes eclipsaram-se...) So Paulo, uma zona marcada pela traa pombalina e onde, nos ltimos anos, muitos decidiram apostar na reabilitao urbana e a constiturem famlia tm-se visto refns da insalubridade, vandalismo, barulho e desrespeito. A Cmara Municipal, o suposto aliado dos muncipes, tornou-se no seu pior inimigo: fecha uma rua ao trnsito criando um novo plo aglutinador de lcool e rudo, emite licenas indiscriminadamente para novos bares e no fiscaliza a rea correctamente. Em outras zonas de Lisboa assistimos a uma poltica inversa: o Mercado de Campo de Ourique, recentemente renovado, fecha portas s 23h, e 1h no fim-de-semana; no Intendente, onde o Presidente instalou arraiais, fecham meia-noite e s 2h. Tudo em prol do respeito pela boa vizinhana e numa relao de diversificao do comrcio e requalificao dos espaos. No Cais do Sodr os bares fecham s 4h e o barulho na rua mantm-se at de matina. Porque tem de ser o Cais Sodr um segundo Bairro Alto onde todos os erros foram cometidos ano aps ano? Nos tempos que correm, exigem-se polticas responsveis e Antnio Costa no pode fugir a elas. So Paulo, Cais do Sodr e Corpo Santo tm de ser requalificados dentro de uma estratgia de captao de habitantes, comrcio local e espaos colectivos aliando histria e tradio modernidade. Apenas a juno destas vertentes trar a renovao to desejada por todos. Ter o executivo camarrio a promover e apoiar apenas uma delas comprometer o futuro de Lisboa. Diogo Moura Coordenador Autrquico do CDS Lisboa

greves eram justificadas por eventuais perdas de regalias laborais e/ou alteraes no pagamento nos subsdios noturnos. Este histrico deveria ter permitido ao Dr. Antnio Costa procurar solues e alternativas para a cidade e para os seus muncipes, Costa no o fez, foram antes vrios Presidentes de Junta (no irei destacar nenhum em particular pois isso seria injusto para os restantes) que procuraram vrias solues no terreno procurando minimizar os impactos desta greve e valorizando os seus trunfos a proximidade e a maior flexibilidade na capacidade de encontrar solues. Parabns! A Grande novidade desta greve assenta na transferncia de competncias e na correspondente transferncia da gesto para as juntas de freguesia dos respetivos quadros de pessoal (exceto os custos com o pessoal). S para se ter uma ideia no caso da Freguesia de Santa Maria Maior num total de 5,7 Milhes de Euros esta competncia corresponde a um peso de 3 Milhes de Euros (> 52%) e se verdade que corresponde a uma grande parcela tambm verdade que corresponde a um grande desafio gerir funcionrios que at hoje estavam organizados numa lgica de Departamento da CML e que passam agora a reportar hierarquicamente a uma JF. Mas afinal o que est por trs desta transferncia de competncias? Manifestamente a Higiene Urbana (recolha de lixos, lavagem e varredura) aparece no ranking das reclamaes dos muncipes, no caso de Lisboa especificamente pela proliferao de sistemas de recolha

0 4

0 5

JORNAL DAS
JANEIRO14
MISERICRDIA
> Aco SociaL > ALTrUsmo

JORNAL DAS
JANEIRO14
ALVALADE CAMPo de OURIqUe

R.I.S.O. para todos


Combater os efeitos da crise econmica. Esta a aposta da Freguesia da Misericrdia para apoiar os mais carenciados. Com um

Voluntrios na operao Contagem dos sem-abrigo


A Junta de Alvalade pde contar com a participao de voluntrios

O Natal mais doce de Lisboa


Junta de Freguesia de Campo de Ourique promove atividades de incentivo ao

C
A

R.I.S.O. para todos.II.


ombater as dificuldades e as carncias das pessoas mais vulnerveis da Freguesia uma das prioridades da Junta da Misericrdia. Para isso, ecomo resposta grave crise econmica que atravessa o Pas, com profundas consequncias sociais que muito tm afetado as famlias, a Freguesia da Misericrdia assumiu que a interveno social ser a sua principal prioridade e que ser um marco importante na sua gesto. Neste sentido, est a potenciar os apoios sociais e o desenvolvimento dos programas, projetos e atividades de interveno social, aumentando as respostas sociais existentes. Um desses projetos o Projeto R.I.S.O. Rede integrada de Solidariedade Social, que foi criado no ano de 2010 pela antiga Freguesia das Mercs e que desde ento tem vindo a crescer, sendo agora uma das respostas sociais da Freguesia da Misericrdia. O Projeto R.I.S.O. foi alargado a toda a Freguesia e est a ser incrementado, abrangendo atualmente outras vertentes, como Banco de bens doados, que efetua a receo de bens doados, tais como roupas, calado, brinquedos, moblias, pequenos eletrodomsticos e utenslios domsticos, que aps uma cuidadosa separao e limpeza so entregues a quem precisa. As famlias encaminhadas pela Emergncia Social da prpria Junta de Freguesia, pelas IPSSS ou pelas tcnicas da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, podem aqui encontrar resposta para o que mais precisam. Outra vertente do R.I.S.O. a Loja Social, que nasceu da necessidade de adquirir alimentos, material de higiene pessoal e medicamentos para uma resposta urgente, de acordo com o acima descrito. Alguns dos bens doados Junta so destinados Loja Social, na qual qualquer cidado pode fazer as suas compras. O mais caro que pode encontrar so casacos de Inverno a 4, o que equivale a alguns pacotes de massa ou mais de meia dzia de pacotes de leite. A Loja Social funciona na Delegao de S. Maral, de tera a sexta-feira, das 16h as 18h. Ainda outra valncia do R.I.S.O. a Troca por troca, que permite a todos os utentes trocar bens por outros bens, nomeadamente de vesturio de bebs e crianas e livros escolares.

no levantamento dos sem-abrigo existentes na Freguesia.

o mbito da segunda fase do programa Intergeraes | Intersituaes de Excluso e Vulnerabilidade Social, mobilizaram-se cerca de 50 voluntrios que, com a sua entrega, ajudaram a Santa Casa de Misericrdia de Lisboa e a Junta de Freguesia de Alvalade a cumprir, no seu territrio, os objetivos de identificao, sinalizao e diagnstico sobre a populao sem-abrigo, data de 12 de Dezembro. A sinalizao noturna, na mesma data, em toda a cidade um importante instrumento para a obteno de uma informao rigorosa e detalhada. Foram sinalizados 11 sem abrigo dentro dos limites da freguesia. Decorreu em simultneo a recolha de informao pertinente do ponto de vista de controlo de espao pblico (irregularidades nos pavimentos, falhas de iluminao, falta de limpeza), cujo tratamento se encontra em curso, representando uma importante mais-valia para o executivo da Junta de Freguesia de Alvalade na prossecuo do seu trabalho de proximidade e melhoria do conforto urbano para a populao. Por outro lado, objectivo da Junta de Freguesia de Alvalade aprofundar uma nova dinmica de Ao Social. Consequentemente, est em preparao, a criao de uma Comisso Social de Freguesia, na qual os diversos agentes sociais aspiram a um relacionamento integrado e mais eficaz, que promova a partilha de informao e recursos, assim como, a mobilizao das pessoas para objetivos comuns no mbito da Ao Social.

D
A

comrcio de rua durante a poca natalcia.


duendes a passearem pelo bairro, descontos nas lojas e muita, muita gente s compras. Vrias pastelarias e restaurantes tambm aderiram iniciativa e deram a provar a quem passava por l o doce que lhes d fama. Durante trs fins de semana consecutivos, o Pai Natal e os duendes continuaram no bairro, fazendo as delcias de crianas e adultos e foram centenas as pessoas que no quiseram perder a oportunidade de se fotografarem com um Pai Natal to simptico e to bem acompanhado. Muito especial, foi a visita que o velhinho das barbas brancas fez Quinta do Loureiro. A pequenada nem queria acreditar quando o viu aparecer! Houve ainda dois concertos de Natal. O primeiro, no dia 8, na Igreja de Santa isabel, com a atuao do Coro Feminino de Lisboa, e o segundo no dia 14, na Igreja de Santo Condestvel, onde cantou o Grupo Coral de Queluz. Foi um Natal muito, muito especial!

urante o ms de dezembro, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique promoveu um conjunto de iniciativas cujo objetivo, para alm da celebrao da quadra natalcia, incluram o incentivo ao comrcio de rua. Assim, para alm da iluminao da Rua Ferreira Borges da responsabilidade da Cmara Municipal de Lisboa e da Unio dos Comerciantes de Lisboa a Junta colocou iluminaes de Natal no Jardim da Parada, no Largo da Pscoa, no Largo Antnio Viana e no Largo da Igreja de Santa Isabel. No dia 7 de dezembro o bairro viveu um dia inesquecvel. Foi nesse dia que comeou O Natal Mais Doce de Lisboa, um conjunto de aes apoiadas pela Junta e que envolveram grande nmero de lojas da Freguesia e que incluram Campo de Ourique no Lisbon Shopping Destination. Durante todo o dia, houve msica na rua, um Pai Natal e os seus dois

MELHORES FREGUESIAS

Por PEDRO CEGONHO >> Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique

> QUaLidade de vida

Escola n 6 j reabriu
refeitrio teve uma interveno e ficou muito melhor e mais confortvel e, no ltimo andar do edifcio, as duas salas existentes foram transformadas numa nica, mais ampla, com grandes janelas de onde se v Monsanto e o aqueduto das guas Livres e a que est a ser instalada a biblioteca da escola. O stio perfeito para ler um livro, ouvir uma histria e ganhar o gosto pela leitura. Professores, alunos e pais esto muito satisfeitos com o resultado das obras. E nas prximas semanas ficar completamente remodelado o parque infantil que existe no recreio da Escola.

> SoLidariedade

Bolsa de Voluntrios
Freguesia tem ainda no mbito do projecto R.I.S.O. uma bolsa de voluntrios que dedica algum do seu tempo s crianas, jovens e idosos isolados da autarquia. Este banco de voluntrios intervm em vrias reas, estando abertas inscries para quem pretenda dar algum do seu tempo comunidade, nomeadamente no Apoio ao estudo, acompanhando crianas e jovens com dificuldades em inmeras reas e com os mais variados horrios. Os Pequenos arranjos e reparaes, que se destina a solucionar problemas dos mais fragilizados, destinam-se a reforar a qualidade de vida dos residentes com uma simples troca de torneira ou um corrimo colocado ao longo de um corredor para auxiliar na mobilidade. Para combater a solido e o isolamento, a Junta da Misericrdia organiza a Visita desejada, que se destina a acompanhar e confortar sobretudo os mais velhos e acamados, para quem uma visita sempre um momento especial, um calor no corao. Por ltimo, a Gesto de Bens um servio de recolha de bens de grande volume, para alm de apoiar associaes de resposta social e IPSS, como o caso do Albergue Noturno. O projecto R.I.S.O. funcio na na Rua de S. Maral, 7 -Telefone: 213425982-riso.merces@gmail.com.

D
AULAs No MeRcAdo de ALvALAde NoRte
A 17 de Janeiro decorre um workshop de confeo de Cavala no mercado de Alvalade Norte, promovido pela Cmara Municipal de Lisboa e Junta de Freguesia de Alvadade em parceria com a Docapesca. Todos os interessados podero proceder inscrio gratuita mediante a utilizao dos contactos da Junta de Freguesia

Alvalade ciclvel
ecorreu no passado dia 14 de dezembro um agradvel passeio de bicicleta dentro do permetro correspondente aos novos limites geogrficos da Freguesia de Alvalade. Com organizao da Junta de Freguesia e o apoio da Federao Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas, do Ncleo Cicloturista de Alvalade, da Cmara Municipal de Lisboa e do Comrcio do Bairro de Alvalade, o percurso teve incio junto ao Mercado de Alvalade Norte e passou por zonas como a Rua das Murtas (onde possvel desfrutar do muro com trabalhos desenvolvidos pela Galeria de Arte Urbana e tambm pela populao do Bairro das Murtas), jardim do Campo Grande, Cidade Universitria, Av. da Igreja, Rua Afonso Lopes Vieira, Rua Antnio Patricio, Av. de Roma e por fim o Largo Frei Heitor Pinto. O passeio contou com o acompanhamento de efetivos da Policia Municipal, assim como da Policia de Segurana Pblica, a qual tem agentes que efetuam o respetivo servio de patrulhamento igualmente de bicicleta na rea da atual Junta de Freguesia.

s crianas do Jardim de Infncia e do Primeiro Ciclo que durante dois anos letivos estivaram provisoriamente na Escola Manuel da Maia tiveram uma grande surpresa quando as frias do Natal chegaram ao fim. O segundo perodo j comeou na Escola n 6! Depois de grandes obras de remodelao, a velhinha escola de Campo de Ourique est como nova. As salas de aula foram todas remodeladas e o equipamento foi estreado no primeiro dia de aulas, para os mais crescidos h quadros interativos, o ginsio foi melhorado e voltou a poder ser usado, o

CABAZes de NAtAL
A Junta de Freguesia de Campo de Ourique distribuiu 180 cabazes de Natal a outras tantas famlias carenciadas. Depois de um processo de candidatura aberto a todos os moradores da freguesia com dificuldades econmicas, foram selecionadas as 180 famlias mais carenciadas que, assim, tiveram um Natal melhor.

FUNdo SocIAL
A Junta de Freguesia de Campo de Ourique criou um Fundo de Emergncia Social para apoiar as famlias que, inesperadamente, ficam em situao econmica difcil e precisam de ajuda para o pagamento das suas despesas bsicas, como a renda de casa, a gua, a luz e o gs, evitando assim que entrem em incumprimento das suas obrigaes.

UM cU PARA SANtA IsABeL


O Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique fez questo de estar presente no concerto de Ano Novo, na Igreja de Santa Isabel, cujo objetivo era a recolha de fundos para a pintura do teto daquela igreja, um projeto do pintor Michael Biberstein que, apesar da morte do seu autor, a parquia e a autarquia querem concretizar.

ano de 2014 comea com uma excelente notcia: Campo de Ourique ter, em breve, um centro cultural num dos locais mais emblemticos da Freguesia, o antigo Cinema Europa. A compra do espao foi aprovada pela Assembleia Municipal na ltima reunio de 2013 e representa uma vitria da sociedade civil a que eu, como presidente da antiga Junta de Freguesia de Santo Condestvel, dei sempre o meu apoio. De facto, o papel do SOS Cinema Europa foi inexcedvel ao longo de todo o processo, envolveu as pessoas que moram na freguesia e ultrapassando as fronteiras do bairro, trazendo para esta causa cidados de outras freguesias de Lisboa. E nunca me cansarei de sublinhar que tal movimento um grande exemplo de como a cidadania pode funcionar a bem de uma cidade e das populaes. Em 2010, o empenho de muitas centenas de cidados no oramento participativo da Cmara Municipal de Lisboa permitiu comear a concretizar este projeto que nasceu do sonho de quem vive em Campo de Ourique e defende o seu patrimnio. Nesse espao, passar a haver uma biblioteca e uma sala polivalente. H um conjunto de decises que a Junta e a Cmara devem tomar, sobre quem ser o responsvel pelo programa funcional, pelo desenho do projeto, pela sua implementao em fase de obra, e sobre quem ser o responsvel pela gesto. Mas, sem dvida alguma, h um conjunto de reflexes do movimento SOS Cinema Europa que deve ser incorporado no programa funcional. O centro cultural ser uma mais-valia para os 21 mil habitantes da Freguesia de Campo de Ourique, um espao de encontro intergeracional e intercultural, mas tambm para toda a cidade de Lisboa. Numa altura em que tanto se fala de Campo de Ourique por boas razes , em que o bairro foi eleito por vrias publicaes nacionais e internacionais como o melhor local de Lisboa para se viver, em que h tantas razes para nos congratularmos, em que tanta gente nos visita, a compra do espao para o novo centro cultural mais uma razo para celebrarmos. E uma vitria dos cidados, da Freguesia e da cidade de Lisboa. assim que se constroem as cidades do futuro.

0 6

0 7

JORNAL DAS
JANEIRO14
AREEIRO

JORNAL DAS
JANEIRO14
SANTA MARIA MAIOR

Aco social, higiene e jardins


A Junta do Areeiro aprovou o oramento para o corrente ano. Para alm da aco social,

Renovar o Campo das Cebolas


dades concretas. O espao pblico e as zonas verdes so tambm novas competncias da Freguesia do Areeiro que constituem uma aposta assumida pelo executivo desta autarquia. A dotao oramental do Areeiro para jardins e espao pblico da Freguesia ultrapassa os 1,6 milhes de euros. Para o desporto, juventude e tempos livres o executivo do Areeiro conta com 69 mil euros, enquanto a reabilitao urbana contar com 17.500,00. O Posto Clnico tem um investimento de mais de 150 mil, estando destinados mais de 180 mil para a educao e cultura.

a higiene urbana e a manuteno dos espaos verdes dominam.


Freguesia do Areeiro j aprovou o oramento para 2014. No total, esta nova autarquia de Lisboa conta com um oramento de mais de 4,2 milhes de euros. Em concreto, o executivo do Areeiro tem uma dotao oramental de 4.269.338,48, que se repartem pelas diversas reas de actividade da autarquia. Uma das reas em que o executivo do Arreiro aposta na aco social, apoiando as famlias mais vulnerveis da autarquia. Para isso, a Junta dispe de mais de 217 mil euros, para, entre outras rubricas, apoiar famlias, para apoio domicilirio, para projecto de legalizao do bairro Portugal Novo, para alimentao, entre outros. Por seu lado, a higiene urbana conta com mais de 1,3 milhes de euros, destinados limpeza e varredura das ruas da Freguesia, garantindo que as novas competncias provenientes da reforma administrativa de Lisboa so desenvolvidas com eficincia. De facto, a autarquia do Areeiro pretende desenvolver um trabalho de proximidade, que assegure aos residentes que a limpeza e lavagem das ruas so realizadas em funo das necessi-

A renovao do Campo das Cebolas vai comear. Cmara e Freguesia de Santa Maria Maior querem criar um palco da vida urbana.

AGILIZAR ECONOMIA
No mbito das novas competncias, a Junta do Areeiro que agilizar e desburocratizar todo o tipo de licenciamentos que estaro a cargo da Freguesia. Tambm no mbito dos licenciamentos, o executivo pretende fiscalizar as atividades comerciais, para o correcto funcionamento e respeito das leis e normas aplicveis. Por outro lado, o executivo do Areeiro quer criar parcerias com comerciantes, de forma a dinamizar e promover o comrcio local. A Junta local vai ainda sensibilizar os comerciantes, para a fixao de cinzeiros, junto entrada dos estabelecimentos, minimizando assim os problemas existentes de lixo nos passeios. Efectuar a limpeza dos passeios, com profissionais que transitam da Cmara de Lisboa, e racionalizar os meios humanos para a obter melhores resultados a nvel de higiene urbana outro objectivo da autarquia.

Nova orgnica
o rescaldo da reorganizao administrativa de Lisboa que, no caso, levou criao da Freguesia do Areeiro pela fuso de So Joo de Deus e Alto do Pina, o executivo da novel autarquia procedeu redefinio orgnica da nova autarquia. Assim, a Junta do Areeiro tem doze departamentos, definidos em funo das respectivas competncias: secretaria geral, jurdico, recursos humanos, financeiro, construo e reabilitao urbana, ambiente urbano, actividades econmicas, habitao municipal, aco social, proteco civil, segurana e trfego, cultura e educao, desporto, sade, manuteno de equipamento e patrimnio.

Cmara de Lisboa, com a colaborao da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, aprovou um projecto do arquitecto Carrilho da Graa para a renovao do Campo das Cebolas, tornando-o um palco da vida urbana, como sintetizou o autor. O projecto de Carrilho da Graa, que venceu o concurso para a requalificao do Campo das Cebolas, tem como objectivo, de acordo com o seu autor, fazer daquele um espao mais habitvel, mais amvel, e que, atravs de uma interveno discreta, devolve ao lugar a capacidade de ser palco da vida urbana. O projecto implica a arborizao daquela praa e a criao de um anfiteatro para defender o local da passagem do trnsito. O projecto foi apresentado na Fundao Saramago, numa sesso que contou com a presena do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Miguel Coelho, de moradores e de comerciantes locais. A interveno prope a criao de uma praa que, pela sua natureza e formalizao, se contrape ao vizinho Terreiro do Pao, e que se volta para a cidade, recolhida sob a copa das rvores. Sero criadas as condies paara que se torne um espao mais habitvel, mais amvel, e que, atravs de uma interveno discreta, devolve ao lugar a capacidade de ser palco da vida urbana.

De acordo com Carrilho da Graa, para alm da arborizao da praa, o projecto prev a construo de um macio de pedra, virado para o interior, que cria uma espcie de anfiteatro, que protege o interior do espao em termos acsticos e de ambientes e defende a passagem do trnsito, criando uma espcie de barreira entre o Campo das Cebolas e a Avenida Infante D. Henrique. A interveno prev ainda o reordenamento do estacionamento ao longo da via, com uma parte abaixo do nvel do solo e s com um metro de altura acima do

solo. De acordo com Carrilho da Graa, vamos fazer escavaes para tentar encontrar o muro do cais [que ali existiu] e, se tal acontecer, incorpor-lo [no projecto do estacionamento]. O empreendimento prev tambm a construo de um parque infantil, que o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, considerou essencial para fixar casais jovens na Baixa, assim como uma creche, que, de acordo com o autarca, ser instalada num edificio da Junta de Freguesia.

UM NoMe coM hIstRIA e tRAdIo


Appio Sottomayor, um dos mais reconhecidos estudiosos de Lisboa, explica as origens da denominao da Freguesia. Segundo aquele estudioso, e de acordo com a tradio, j D. Afonso Henriques queria consagrar Lisboa a Nossa Senhora, logo aps a reconquista da cidade em 1147. No entanto, as primeiras igrejas institudas foram as dos Mrtires e a de So Vicente. Porm, em 1170 ficou pronta uma igreja, edificada no local onde existira, pelo menos, uma baslica romana e uma mesquita moura. Santa Maria Maior ter portanto a a sua origem e logo foi sede episcopal. E, refere Appio Sottomayor, da que, at hoje, se tornasse mais comum a designao de S do que a de Santa Maria. Alis, no faltam na S referncias e imagens a Santra Maria, embora sob as mais variadas designaes. o caso, designadamente, da Senhora de Bettencourt, como refere Jlio Castilho na obra Lisboa Antiga, que era tida como milagrosa, especialmente em ocasio de partos. Mais tarde, a Senhora de Bettencourt passou a ser conhecida como Nossa Senhora a Grande. Esta imagem representava Nossa Senhora com uma pomba, levando o povo a chamar-lhe Nossa Senhora da Pombinha. H outras referncias Me de Deus, como Nossa Senhora da Piedade, da Luz, da Penha de Frana, da Apresentao e da Quietao. Por isso, refere o estudioso, no espanta que de tantas denominaes da mesma Senhora se tivesse feito uma espcie de sntese, invocando como rgo uma Santa Maria Maior, que resume todas as invocaes que possam fazer-se.

Sinalizao de populao sem-abrigo


visa a realizao de um estudo de caracterizao e contabilizao da populao sem-abrigo da capital. Os dados recolhidos sero revelados em fins deste ms. Tinham-nos sido solicitadas 25 pessoas e vieram cerca de 80. Esta Freguesia tem muitas pessoas sem-abrigo, mas tambm tem muitas pessoas em condies de pobreza e de isolamento, como idosos, que carecem de apoio dirio e que se est a procurar tambm dar esse apoio, sublinhou Miguel Coelho.

erca de 80 voluntrios originrios da Freguesia de Santa Maria Maior fizeram parte do grupo de 800 pessoas que, nas noites de 12 e 13 de Dezembro, participaram na contagem dos sem-abrigo em toda a cidade de Lisboa. Este mapeamento indito foi promovido pela Santa Casa da Misericrdia de Lisboa (SCML). Os voluntrios foram divididos em 122 equipas que percorreram todas as ruas da cidade. A zona do Martim Moniz foi um dos muito pontos de encontro espalhados pela cidade e, perto das 21 horas de dia 12, vrias dezenas de pessoas estavam prontas a iniciar a tarefa, entre as quais o provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, e o presidente da Junta de Santa Maria Maior, Miguel Coelho. Esta iniciativa mais um passo num processo em Maro do ano passado, que

0 8

0 9

JANEIRO14

JANEIRO14

Respeitar os trabalhadores da CML e o servio pblico municipal

3 anos depois

Por Modesto NAvARRo >> Deputado Municipal do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa
Compete Assembleia Municipal, sob proposta da Cmara, definir e resolver estas matrias. Entretanto, a dotao global que a lei prev entra no oramento da Cmara, quando nessa lei est destinada s freguesias. para passar a conta-gotas? Como vo ser efectuadas as transferncias? Ouvir e respeitar os trabalhadores e os sindicatos As Juntas de Freguesia no tm estruturas de pessoal para darem respostas. Para onde iro a capacidade tcnica e a experincia da cmara, dos directores, departamentos, divises e trabalhadores de cada rea e de cada sector? No que muito disto ir dar em concesses, externalizao, privatizaes e outras alienaes. H presidentes de junta iludidos com o dinheiro de 2014. E depois, em 2015 e anos seguintes, o que vai acontecer? Ficam sozinhos, a enfrentar os buracos e as dificuldades que entretanto se abriram? Na Cmara Municipal, deixando de haver concentrao de meios tcnicos e financeiros, deixar de haver respostas eficazes cidade. Mas este executivo mete no seu oramento os 68 milhes de euros destinados s freguesias, como receita, e a mesma dotao para despesa. Qual a razo? Empolamento do oramento e simultaneamente almofadas a usar conforme as convenincias? Sero os critrios de transferncia aleatrios? No se avaliou, por exemplo, o que h de escolas e de responsabilidades a assumir, que sero diferentes, de freguesia para freguesia. Quais vo ser as prioridades na resoluo dos problemas? Conhecemos as inquietaes, as preocupaes e a revolta que os trabalhadores da Cmara Municipal e das Juntas de Freguesia sentem e vivem intensamente em cada dia que passa. Afinal, no meio disto tudo, ao desfazer e destruir, este executivo do PS prejudica Lisboa e fragiliza servios e experincias que foram e so essenciais para as populaes. necessrio que os trabalhadores de cada sector sejam ouvidos e que os sindicatos sejam respeitados nas propostas que garantem os servios municipais indispensveis cidade. prioritrio manter as sedes das freguesias abertas, para no ser ainda mais prejudicada a proximidade necessria s pessoas. H programas de proximidade e de apoio j ameaados de extino, bem como surgem outros problemas que prenunciam dificuldades para quem vive nos bairros e nas freguesias. Ser necessrio fazer uma ponderao sria sobre tudo isto na Cmara Municipal e na Assembleia Municipal, de forma clara, com informaes e propostas concretas, para podermos combater os problemas e evitar as dificuldades que a esto configuradas, tanto em relao s transferncias e meios como s questes dos trabalhadores da Cmara Municipal e das Juntas de Freguesia.

s Grandes Opes e o plano de actividades da Cmara Municipal de Lisboa para 2014 bem pem a tnica no empreendedorismo e na competitividade, mas, afinal, o Eixo B-Lisboa Empreendedora passa de 36,6 milhes de euros em 2012 para 1,6 milhes neste ano. s uma amostra da hipocrisia do PS. A realidade pura e dura aparece, nomeadamente nas enormes preocupaes dos trabalhadores municipais, em cada sector, que no esto de acordo com o que o PS e Antnio Costa pretendem impor na transferncia de competncias para as freguesias. Em 2012, o n de trabalhadores no mapa de pessoal era de 9.498, e, no mapa para 2014, s so considerados 9.111. Em 2009 eram 10.304 trabalhadores. E agora, quantos deles sero transferidos para as freguesias e em que condies? E podero regressar, se haver reas em que a cmara fica esvaziada? Na verdade, perdem o vnculo CML e s podero tentar o regresso atravs de concurso ou da mobilidade. Sabemos que a Lei especialssima e encomendada da reforma administrativa de Lisboa prev, no seu artigo 13, que a cmara municipal poder assumir reas que entender prioritrias e globais para a cidade; mas o que se perspectiva e configura o espartilhar de responsabilidades e aces de freguesia para freguesia, numa manta de retalhos em que a cmara abandona o essencial e concreto, que interessa ao bem-estar das populaes, para se voltar para altos interesses de que a Colina de Santana e a destruio dos hospitais um exemplo contestado e brutal para Lisboa. A aquisio de bens e servios neste oramento aumenta 46%, para 136 milhes de euros, ou seja, compra-se fora o que os servios da cmara poderiam fazer melhor e mais em conta. Enfraquecer o aparelho municipal, na gesto e manuteno de espaos verdes, pavimentos, limpeza e vias do espao pblico, mobilirio urbano, sinalizao horizontal e vertical, gesto e manuteno de equipamentos sociais e culturais, escolas at ao 1 ciclo e gesto de feiras e mercados so alguns exemplos desse desmantelamento que leva a que o presidente Antnio Costa j chame aos presidentes de Juntas de Freguesia vereadores territoriais Como se eles dependessem da cmara! Mas no claro sobre o que passa de concreto para cada freguesia, quando passa e qual ser o estatuto dos trabalhadores que iro da Cmara para as freguesias e quanto ao seu total, que para j, chegaria a 1.800, se eles deixassem. Isso significaria cerca de 20% dos trabalhadores actuais. As Juntas de Freguesia s tero um eleito a tempo inteiro. Como vai ser dirigido e acompanhado tanto trabalho?

Por PedRo RAMos ALMeIdA >> Advogado - Membro do Secretariado do PS/FAUL

uando entramos no ltimo ano da Troika em Portugal fcil constatar que nas nossas vidas tudo o que mudou foi para pior. O Governo que hoje chora lgrimas de crocodilo pelos efeitos das suas polticas o mesmo Governo alicerado em dois partidos que desejaram e tudo fizeram pela interveno do FMI para depois aproveitarem a boleia e colocarem em prtica o seu modelo de sociedade at aos limites da nossa Constituio. Nestes anos, conseguiram enfraquecer o Estado para dar primazia aos grupos econmicos, desqualificar servios pblicos e favorecer os interesses privados, reduzir direitos sociais privilegiando com mais poder os que mais tm. Muitas das marcas de progresso do nosso passado recente foram destrudas ou desmanteladas despudoradamente por aqueles que agora reclamam uma reforma do Estado obcecada pela reduo de despesa e desfocada da eficincia e modernizao do servio pblico.

DESAFIOS
Feliz ano novo
carenciados, os mais jovens, todos ns.

PARA LISBOA
1. Com uma cidade mais limpa e com menos greves do lixo. Todos os dias, vamos fazer de Lisboa a cidade mais limpa do mundo. 2. Com uma cidade mais amiga do emprego e dos negcios. No vamos deixar sair o talento dos nossos jovens, vamos tratar bem as empresas que j c esto, vamos atrair mais investimento, vamos fazer tudo com menos burocracia. 3. Com uma cidade mais reabilitada. Que o prximo ano, seja o ano da reabilitao urbana. Vamos mudar o rosto das zonas mais necessitadas de interveno. Vamos envolver todos os actores da cidade. 4. Com mais e melhor sade. O Servio Nacional de Sade, em Portugal o que melhor temos. Vamos defender os mais idosos, os mais 5. Com mais tempo para a Cultura. A nossa cidade tm um importante patrimnio natural e arquitectnico que deve ser reconhecido e valorizado. 6. Com mais confiana. Temos de saber o que queremos e para onde vamos. Oxal os politicos, ajudem em ano de eleies. 7. Com mais respeito pela diversidade. Na cr, na religio, na forma de vida, todos somos diferentes, mas todos somos iguais. 8. Com um espao de interveno, sem obstculos, para que as instituies de solidariedade social, resolvam, de vez, o problema dos que, na rua, fazem a sua casa. 9. Com uma cidade que saiba aproveitar os seus espaos verdes, lindos, para passear e para usufruir com as suas familias. 10. Com um Jornal de Lisboa, cada vez mais forte na defesa dos interesses dos Lisboetas. Joo Pessoa e Costa

A Pergunta

Por LUs MIgUeL LARcheR >> Professor Universitrio


pensamento, para pedir a quem sabe para fazer uma leitura/diagnstico da realidade sectorial, e, ento, partindo dessa leitura feita, levantar questes concretas por quem est ligado ao sector da vida social. A se obteriam respostas concretas, seria envolvida toda a sociedade e, certamente, o dinheiro seria gasto naquilo que verdadeiramente til, gerando riqueza e dando a cada um segundo o seu direito. Desta forma, todos os portugueses sabero pensar, fazer perguntas e assumir uma conscincia crtica e activa na sociedade. A nossa vida , sobretudo, o nosso crculo, e, a, somos veculo de mudana, de informao e de causas, o que pode contribuir para a mudana emergente de paradigma. altura de destruir as respostas circunstanciais, a discusses na AR a partir de notcias vindas nos jornais, toda a gente fala sobre tudo, sobretudo para se projectar, manipulando a imagem e a leitura da realidade, ou porque tm vergonha de dizer que no sabem. A primeira grande pergunta a fazer, estrutural, esta: o que o homem? Depois se validaro os pressupostos ao nvel do direito natural e direito constitucional. Mas, mais importante, que que os governantes e todos os outros lderes da sociedade soubessem responder a esta questo, antes de legislarem ou decretaram, at porque o desemprego, a pobreza, a falta de educao e cultura so a fonte de todas as crises.

ecentemente, Tolentino Mendona defendeu que so cada vez mais importantes as perguntas que fazemos do que as resposta frgeis que recebemos. E, de fato, uma abordagem nova da realidade. Diria at que a a mudana de um paradigma, da resposta para o da pergunta, o que poder levar a abordagens novas das crises existentes e, at, criao de novos modelos de estado, de ideologia e de poltica. E vanguarda do pensamento. Fazer uma pergunta, exige conhecimento, reflexo e um objectivo muito claro: a resposta. Se a pergunta no envolve um esquema mental, conhecimentos claros, modelos existenciais, o mais provvel que a pergunta seja descabida porque o seu autor no sabe o quer, tem dvidas sem sentido, no as sabe colocar, porque gosta de falar e de se ouvir. E este o defeito que vicia a nossa vida social e poltica. Em Portugal fala-se muito, do-se muitas respostas, os governantes, os polticos, os comentadores, os sindicalistas falam muito e sobre tudo, do muitas respostas mesmo que actualmente exista um abuso da judicializao das respostas, sobretudo no Tribunal Constitucional. E, no entanto, bastariam perguntas dirigidas e objectivas, enquadradas por um modelo de

O contrato de assistncia financeira, que se tornou inevitvel custa do chumbo do PEC IV, depois de todas as revises uma caricatura do inicial. um documento esventrado ao sabor das convenincias ideolgicas e dos nossos credores financeiros, com a discordncia dos parceiros sociais e sem auscultao dos partidos da oposio, atravs de doses suplementares de cortes e austeridade cega fundados em erros tcnicos e irresponsabilidade poltica que atiraram para o fundo a nossa frgil Economia, derrubando as empresas e empobrecendo drasticamente os portugueses. imagem da mais ortodoxa Direita neo-liberal, o sentido patritico foi substitudo pelo sentido do salve-se quem puder. Portugal est deriva, espera de um incgnito programa cautelar que chancelar o fracasso das polticas governativas, perdido num mar de jogos e interesses particulares, de elites silenciosas e desresponsabilizadas, tantas vezes protegidas por uma conivente comunicao social. Infelizmente, a precariedade e o pessimismo induzidos por estas polticas faz triunfar a cultura do individualismo e a descrena no interesse colectivo, na nossa histria e identidade como povo. A desesperana que revolta vai sendo vencida pelo medo que desmobiliza. E este um caminho que nos quer encurralar num destino trgico de ataque aos fundamentos da democracia que no podemos aceitar. Hoje, mais do que nunca, importa afirmar alternativas, promover a solidariedade militante, dar sentido cidadania activa, agir em torno de ideias novas soltas do conforto da crtica e do protesto inconsequentes, que resolvam efectivamente problemas, superando o desafio da sustentabilidade do nosso Estado social, sem pisar os direitos cvicos e sociais arduamente conquistados por geraes e geraes de portugueses. 3 anos depois, chegou o tempo resgatarmos o nosso futuro.

Transportes de Lisboa
No incio de um novo ano costume saudvel olhar em frente e fazer desejos, criar metas e definir um rumo. Na vida das pessoas e das cidades estes desejos so o espelho do que nos vai na alma e a prefigurao de um modelo que gostaramos de ver realizado. Por isso, quando se olha para este novo ano de 2014, os desejos que se possam ter para a Lisboa e as suas gentes so o reflexo daquilo que mais queramos que fosse o mundo nossa volta. Com a conscincia da realidade que vivemos mas com a certeza que sempre possvel fazer mais e melhor, mesmo numa poca de escassos recursos. Lisboa j nos mostrou que isso possvel e a reeleio de Antnio Costa demonstrou-o. Agora o que falta que importa resolver; mesmo que isso dependa de terceiros e, neste caso, dependa no da Cmara mas do Governo. Refiro-me aos transportes urbanos que servem Lisboa, Carris e Metro. Destinam-se a servir a cidade e as pessoas que nela vivem e trabalham mas no dependem de quem mais pode melhor-los para servirem melhor. Neste caso, devolver cidade a capacidade para gerir o seu sistema de transportes um grande desejo para 2014. Espero que se realize em 2014. Provavelmente com novo Governo. Leonel Fadigas

1 0

1 1

FICHA TCNICA Director Francisco Morais Barros Editor Media Titulo Unipessoal, Lda. Rua Francisco Metrass, n 8, 3 Dt, 1350-142 Lisboa Portugal Jornalista Estagirio Antnio Serrano Costa

Reprter Fotogrfico Miguel Reis Aires Paginao Paulo Vasco Silva Propriedade Carlos Freitas Impresso Grafedisport

Tel 21-8884039 | NIPC 510776213 | N de Registo na ERC 125327 | Depsito Legal: 270155/08 | Tiragem mnima: 15.000 exemplares | Periodicidade: Mensal
As opinies expressas nos artigos de Opinio so exclusiva responsabilidade dos seus autores. Os textos da seco Jornal das Freguesias so da responsabilidade das autarquias em causa.

> FregUesia de campoLide

Turismo Snior Europeu em Lisboa


Campolide abre portas a novos projectos e parceiros culturais ao integrar

LUMIAR MAIS Ao SocIAL


Atendimento descentralizado, reforo de servios de apoio ao desemprego e habitao na definio de primeiras novas intervenes sociais Dando cumprimento definio do apoio social como rea de interveno prioritria, a Junta de Freguesia do Lumiar desencadeou j a descentralizao do atendimento do departamento de desenvolvimento social populao, atravs da abertura do atendimento no Bairro da Cruz Vermelha, uma vez por semana, bem como atravs do introduo da possibilidade de apresentao peridica de pessoas em situao de desemprego nos servios da Freguesia. Simultaneamente, foi desencadeado o lanamento do projeto de Balco da Habitao, destinado a apoiar a populao no acesso habitao social, informao jurdica, conservao de fogos e gesto de condomnios.

A
N

Consrcio Europeu de Turismo Snior


Junta de Campolide integra a candidatura a um Consrcio Europeu de Turismo Snior (ESCAPE), liderado pela Cmara de Comrcio do Chipre, em parceria com o Turismo de Lisboa, o Turismo do Alentejo, a Inova Capital, as cmaras de Comrcio da Bulgria, a Espanha, Frana e Portugal, e ainda a Mais Passeio, empresa especializada em roteiros de passeio especialmente concebidos para a populao snior, que lidera nacionalmente este processo de candidatura. O ESCAPE ir desenvolver a CARTA ESCAPE, que assinalar linhas guia e requisitos sobre os quais se deve basear um pacote turstico snior, tendo em conta objectivos de inovao, acessibilidade, sustentabilidade e qualidade promovidos pela Plataforma STEEP (Social Tourism European Exchanges Platform Comisso Europeia). Ser igualmente desenvolvido o CLUBE ESCAPE, que incluir pequenas empresas direccionadas ao Turismo Snior, desde agentes e operadores de viagens a restaurantes, hotis, monumentos/locais de interesse cultural e histrico, empresas de transportes ou de actividades desportivas e de lazer. O Clube servir como plataforma on-line onde os seniores acima dos 55 anos podero seleccionar os seus destinos de frias low cost com a garantia de que os mesmos estaro de acordo com as suas necessidades e expectativas. Sero criados, nesse sentido, cinco pacotes tursticos ESCAPE. O CLUBE ESCAPE, ser ainda uma etiqueta de qualidade, que incluiro parmetros como inovao, sustentabilidade, apoio mdico, servio personalizado, transportes e acessibilidades

> FREGUESIA DO LUMIAR

Aposta na descentralizao da oferta cultural


Colgio de So Joo de Brito deu as boas-vindas ao Concerto de Natal. No dia 22 de dezembro, atravs da parceria estabelecida com a Cmara Municipal vertida no Programa Mais Cultura, a Junta de Freguesia do Lumiar promoveu a apresentao, no Centro Social da Musgueira, da representao de uma adaptao de Macbeth, de William Shakespeare, pela Companhia do Chapit, levando o teatro pela primeira vez quele novo espao e quele territrio. J em Janeiro de 2014, lanando uma nova prtica, o auditrio da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras acolheu pela primeira vez um Concerto de Ano Novo, com a presena da msica dos Gospel Collective, completando a cobertura de todos os territrios da Freguesia com a valorizao da cultura.

o quadro das atividades culturais da quadra natalcia, a Junta de Freguesia do Lumiar promoveu para 2013 um reforo da divulgao das atividades desenvolvidas pelas instituies da Freguesia, tendo igualmente aumentado a oferta da sua programao cultural, com particular enfse na descentralizao para os pontos do territrio mais carecidos no plano cultural. O tradicional Bazar de Natal marcou o arranque da programao, no incio de Dezembro, e pela primeira vez no Mercado do Lumiar, com vista a promover tambm uma estratgia de valorizao e atrao de pblico quele espao. Logo, a 15 de dezembro, marcando o ponto alto do programa cultural de Natal e reunindo mais de uma dezena de grupos corais de toda a freguesia, a Igreja do

CULTUra OPtIMUs ALIve Nos TOP10


O festival de vero Optimus Alive foi eleito pelo reconhecido site ingls de msica, Gigwise, como um dos 10 melhores festivais de 2014. J o ano passado o Optimus Alive foi considerado tambm pelo site como um dos melhores festivais de Vero. O Optimus Alive14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de julho, no Passeio Martimo de Algs. Presenas j confirmadas: Arctic Monkeys, Caribou, Chet Faker, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, Polia, The Black Keys e The Lumineers. Artistas a que se juntam tambm os norte-americanos Interpol. O trio oriundo de Nova Iorque vai atuar no Palco Optimus no primeiro dia do festival, 10 de julho.

2 CIRCULAR coNdIcIoNAdA
A construo da ponte pedo-ciclvel sobre a Segunda Circular vai condicionar a circulao automvel e provocar constrangimentos no trnsito no troo entre o Eixo Norte-Sul e a Estrada da Luz (Torres de Lisboa), durante cerca de dois meses. Por outro lado, o trnsito no Largo Adelino Amaro da Costa tambm est condicionado durante cerca de 90 dias como consequncia das obras de requalificao do espao pblico desta artria de Lisboa, obrigando a desvios de trfego para outras ruas daquela zona.

> DesporTo

So Domingos organiza prova de atletismo

Freguesia de So Domingos de Benfica volta a ser palco de uma j reconhecida prova de atletismo: a Corrida de So Domingos de Benfica. No dia 2 de Fevereiro, o executivo da autarquia organiza a VII edio desta prova, tendo como expectativa conseguir reunir cerca de mil atletas. Este ano, Jorge Pina, atleta paralmpico, o padrinho da Corrida de So Domingos de Benfica. A prova, que tem o apoio da Cmara de Lisboa, com conta com um percurso dentro das fronteiras

da Freguesia com 10 mil metros. Entretanto, o executivo de So Domingos de Benfica viu o seu oramento para 2014 ser aprovado no passado dia 27 de Dezembro. De acordo com informaes da autarquia, o referido documento contendo as Grandes Opes do Plano (GOP) foi demonstrado com rigor e transparncia, sendo muito bem acolhido por todos os partidos que compe a assembleia da nossa freguesia. No plano de actividades est previsto reforo das polticas de apoio aos mais carenciados.

1 2

You might also like