You are on page 1of 7

PROJETO O QUE É ESCOLA E O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

PERÍODO - FEVEREIRO OBJETIVOS • Refletir criticamente sobre a função da Escola e da Educação Física; • Explicar o sentido e significado da Escola e da Educação Física; • Ampliar seu conceito sobre o que é Escola e Educação Física e a sua finalidade. METODOLOGIA AULA 1 Peça para que os as alunos as sentem em círculo! de prefer"ncia no c#ão da quadra $p%tio ou sala de aula& e pergunte o que eles as entendem por $perguntas problemati'adoras&( ). * que é Escola+ ,. Para que ser-e a escola+ .. * que é Educação Física+ /. Para que Educação Física na escola+ Registre no quadro da sala de aula ou em papel 0raft $pre-iamente fixado na parede& as pala-ras c#a-es que identifique os conceitos presentes nas falas dos as alunos as a respeito do conceito da Escola e da Educação Física! bem como da finalidade da Escola e da Educação Física nas suas -idas $desen#e quando os as alunos as não dominarem a leitura e a escrita&. Escre-a! posteriormente! um pequeno texto $de no m%ximo meia p%gina& ou uma #ist1ria que retrate o pensamento dos as alunos as para ser utili'ado na pr1xima aula. Este texto de-er% conter também informaç2es que irão ampliar os conceitos que os as alunos as trouxeram sobre o tema. 3exto refer"ncia para o a professor a( 4Repensando a Educação Física para uma no-a pr%tica escolar5 $678*9 PA:AF*;! )<<=&. Video - o!"!#e AULA $ T%&#&'(o )o* "e+"o,- A.o - 3E;3* )> ?@A3BR@A CA EC7DAEF* FGA@DA /- A.o 0 3E;3* , > A3@H@CACE FGA@DA I AAJCE 1- A.o - 3E;3* .> A ?@A3BR@A CA EC7DAEF* FGA@DA 2- A.o - 3E;3* / > K7E I EC7DAEF* FGA@DA+ * a professor a poder% utili'ar o :aborat1rio de @nform%tica da escola! quando a escola possuir um! para que os as alunos as obser-em imagens de escolas e de aulas de Educação Física! e! na medida em que as imagens -ão sendo mostradas! solicite aos Ls alunos as que analisem as respostas das perguntas problemati'adoras da Aula ) e! a-aliem o que pode ser confirmado e ou ampliado e ou retirado do registro reali'ado.
• • •
Fonte de consulta( g).globo.com Moticias Hestibular N!!67:.O)///... Acesso em )= )N N< Fonte de consulta( #ttp( PPP.brasilPi0i.com.br noticia.p#p+ idQnoticiaR/SOS Acesso em )= )N N< Fonte de consulta( PPP.maringa.pr.go-.br imprensa noticia.p#p+id.. Acesso em )= )N ,NN<.

br noticia. :ance! para reflexão dos as alunos as! as seguintes quest2es( • * que seria para cada um a! uma -ida sem a escola+ • * que seria a Escola sem as aulas de Educação Física+ Ci-ida a turma em grupos com quatro alunos as e solicite que( • faça um carta'! sistemati'ando as opini2es do grupo! atra-é s de desen#os recortes fotos! frente as discuss2es reali'adas e a leitura do conteWdo do texto apresentado. • registre e apresente aos Ls alunos as os aspectos relacionados com a importVncia das aulas de educação física no interior da escola. Fonte( Fotos acer-o %rea da Educação Física da Escola de Educação U%sica da 7ni-ersidade Fed eral de 7berlVndia.com. A-alie o interesse e a participação dos as alunos as durante as discuss2es sobre os aspectos relacionados com a importVncia da escola e das aulas de educação física na escola. • fixem o carta' nos murais da escola. Finali'e esse processo sugerindo a discussão do planeTamento dos conteWdos de educação física que serão ministrados no ano leti-o! bem como a quant idade de aulas destinadas aos mesmos. e • sociali'e! com a turma! quais foram as aproximaç2es e ou distanciamentos das conclus2es finais de cada grupo. • obser-e e a-alie os demais carta'es expostos. Curante a sociali'ação de cada grupo( • registre e apresente aos Ls alunos as os aspectos relacionados com a importVncia da escola nas nossas -idas e.N )N N<.mg. Fale sobre a importVncia da Escola e da Educação Física para a -ida de cada um.go-.p#p+idR. ampliar seu con#ecimento sobre o que é Escola e educação Física.br materias s#oP t prefeituraQampliaQnumeroQdeQ-agas Acesso em )< )N N< Fonte de consulta( #ttp( PPP.• • Fonte de consulta( #ttp( PPP.)N) Acesso em . AVALIAÇÃO *bser-e se durante o processo -i-enciado o a aluno a conseguiu explicar o sentido! o significado e a finalidade da Escola e da Educação Física e.dm. A!'& 3 e 4 Dompare com os dados da realidade da Escola e das aulas de Educação Física! com as #ip1teses por eles as le-antadas no texto! identificando o quanto estas se aproximam ou se distanciam da realidade.uberlandia. . Domo alternati-a! o a professor a poder% utili'ar fotos desen#os c#arges de sua pr1pria escola e ou outras escolas e das pr1prias aulas de Educação Física e ou ati-idades físicas recreati-as esporti-as dança Togos! para que os as alunos as possam apreciar imagens de escolas e de aulas de Educação Física! utili'ando as mesmas perguntas problemati'adoras. Aolicite que os as alunos as expressem sua opinião acerca das idéias registradas no texto ou #ist1ria.

X * ati-o apresenta pressão arterial e frequ"ncia cardíaca mais baixa do que o sedent%rio tanto em repouso quanto em ati-idade! desta forma! o ati-o suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedent%rio tem certas limitaç2es cardio-asculares. * ideal é praticar ati-idade física durante toda -ida mas! independentemente disto! podemos recuperar uma exist"ncia mais saud%-el e gratificante em qualquer idade. Cescobrimos que a saWde é! na maioria das -e'es! um fator que podemos controlar e que podemos pre-enir o surgimento de algumas doenças. Aão mais autoconfiantes! menos deprimidas e estressadas.ATIVIDADE FÍSICA É SA6DE Mos Wltimos anos! as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saWde é causada pela falta de ati-idade física. $-olume de oxig"nio pulmonar& e suporta ati-idades de longa duração com mais facilidade. X A pessoa ati-a tem maior H*. Kuando nascemos recebemos um corpo saud%-el e temos o de-er de cuidar e 'elar por este que é nosso abrigo. Atra-és da consci"ncia e de mais informaç2es L respeito de cuidados para com a saWde que inclui maior mo-imentação corporal! as pessoas estão mudando seus #%bitos de -ida. . X A ati-idade física mel#ora a postura e aTuda a combater maus #%bitos como o fumo entre outros. Aabemos que o Wnico meio de pre-enir os males da inati-idade é ter algum grau de ati-idade física e mental! não durante um m"s mas durante toda a -ida.TE5TO $ . Herifique! a seguir! algumas -antagens que a ati-idade física proporciona( X As pessoas ati-as tem -ida mais intensa! apresentam mais -igor! resistem mais as doenças e permanecem em forma. X 7ma pessoa ati-a! tem tend"ncia a ter o seu peso dentro da faixa normal e mant">lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedent%ria. Ma aus"ncia de exercícios físicos di%rios! nossos corpos tornam>se dep1sitos de tens2es acumuladas e! sem canais naturais de saída para essas tens2es! nossos mWsculos tornam>se fracos e tensos.

A história da educação física 3al-e' poucas pessoas saibam! mas a educação física é uma das matérias mais antigas do mundo! diferentes de matérias de linguagens essa sempre -isou deixar os seus praticantes com o corpo e saWde saud%-eis! desta maneira é implantado até #oTe em escolas de todo o mundo! algumas le-am essa pr%tica mais a sério e dão oportunidades a seus To-ens alunos para que eles possam se desen-ol-er em algum esporte! para que isso aconteça as escolas fa'em di-ersos campeonatos diferentes como inter>colegiais e muitos outros. Mo começo do primeiro mil"nio na Gndia Uuda implantou os exercícios físicos como doutrina por causa das leis de 46anuY que era uma espécie de c1digo ci-il! religioso! social e político! Uuda incluiu esses exercícios na -ida de seus ser-os para que eles pudessem ter car%ter! energia física! pure'a dos sentimentos bondade e con#ecimento! tudo isso baseando nos ensinamentos e doutrinas de sua religião. Mo Egito a gin%stica T% -alori'a-a todas as ati-idades físicas #oTe con#ecidas como! resist"ncia! flexibilidade! força e equilíbrio eles também T% usa-am! mesmo não sendo como os de #oTe! pesos para auxiliar em seus exercícios tais como tronco de ar-ores e lanças.NNN AD! de acordo com eles um imperador muito guerreiro c#amado ?oang 3i pensando no progresso de seus #omens pregou os exercícios físicos com finalidades terap"uticas! #igi"nicas e também para o car%ter guerreiro. Hamos falar mais sobre as origens da educação física pelo mundo. Ma D#ina #istoriadores falam em algo como . Ce todas as ci-ili'aç2es praticantes da educação física nen#uma foi tão influente como a grega! na cultura deles tem nomes muito importantes como ?ip1crates! A1crates! Arist1teles e Platão que atribuíram fundamentos a educação física que até #oTe são usados. Mo Urasil os #istoriadores di'em que a educação física T% -in#a de seus #abitantes naturais os índios que pratica-am a natação para caçar e corridas atr%s de animais! além de dançar diariamente em rituais para seus deuses! também tin#a Togos e lutas o Togo mais carregamento de troncos. . Mo Zapão todas as crenças são baseadas em guerreiros e lutas! seus ensinamentos são sempre baseados em médicos>#igi"nicos! fisiol1gicos! morais! religiosos e guerreiros! por esses moti-os os Taponeses são considerados os maiores praticantes da educação física.TEXTO 3.

.i<?e@ T!do )o*e<o! A!&.do o (o*e* B%i*i"iCo @e. E O QUE É E5ERCÍCIO FÍSICO? X Aequ"ncia sistemati'ada de mo-imentos de diferentes segmentos corporais! executados de forma planeTada! segundo um determinado obTeti-o a atingir inclusi-e para o Esporte. Mo Vmbito da @nter-enção do Profissional de Educação Física! compreende a totalidade de mo-imentos corporais! executados atra-és de Exercícios Físicos no contexto de di-ersas pr%ticas! como( [in%stica! :utas! Dapoeira! Artes 6arciais! @oga e etc.. X FGA@DA( em relação ao físico. X F7[@R. X EC7DAEF*( ato de aprendi'agem de algo por meio de. Assim executa os seus mo-imentos corporais mais b%sicos e naturais desde que se colocou de pé( D*RRER ] AA:3AR ] ARRE6EAAAR ] 3REPAR ] E6P7RRAR ] P7.TE5TO 1. Educar por meio de.AR ] MACAR DEFI9IÇDES= X ?@A3BR@A( relatos de acontecimentos! podendo ser imagin%rio e ou real."i! . Estudo do corpo em toda a sua dimensão.. E9TÃOE O QUE É? Educar o físico ] EC7DAEF* FGA@DA M&@E o A!e F ATIVIDADE FÍSICA? I todo o mo-imento corporal -olunt%rio #umano! que resulte! num gasto energético acima dos ní-eis de repouso.7IST8RIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO COMEÇO ATÉ OS 9OSSOS DIAS: 1. X D*MK7@A3AR. X 7ma das formas de ati-idade física planeTada! estruturada! repetiti-a! que obTeti-a o desen-ol-imento da aptidão física! do condicionamento físico! de #abilidades motoras ou reabilitação orgVnico>funcional! definida de acordo com diagn1stico de necessidades ou car"ncia s específicas de seus praticantes! em contextos sociais diferenciados.e)e@@id&de de= X :73AR... O Co*e<o= De>i. X DAEAR PARA A*UREH@H\MD@A.

*u seTa( a Educação Física est% #istoricamente atrelada a um método de dominação do indi-íduo. Ati-idades rítmicas e expressi-as ] :ocali'am>se aqui os diferentes tipos de dança $popular! folcl1ricas! cl%ssicas! de salão e contemporVnea&! além de outras pr%ticas que se utili'em do corpo como meio expressi-o! tal como o teatro. *s blocos são( ).. . Assim! é importante que -oc" reflita se o seu professor T% prop^s ati-idades diferentes como capoeira! dança moderna! teatro ou corrida de obst%culos para a sua turma. Aegundo ele! a sociedade moderna $constituída a partir das Re-oluç2es @ndustrial e Francesa& foi marcada pelo "xodo rural e consequentemente pelo inc#aço de pessoas nas grandes cidades europeias.QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? Hoc" sabe o que é Educação Física+ * termo Educação Física remete L ideia de educar o físico. 6as -oc" sabe di'er se na sua aula de Educação Física isso também acontece+ Hoc" est% aprendendo alguma coisa no-a nessa matéria+ ?% um documento do go-erno federal c#amado 4ParVmetros Durriculares MacionaisY que apresenta em blocos todos os conteWdos que o professor de-e trabal#ar ao longo do ensino fundamental.e''i .TE5TO 4 . Hoc" sabe que os conteWdos de 6atem%tica ou de :íngua Portuguesa são bem estruturados e de-e saber di'er o que est% aprendendo nesse momento. ?oTe em dia as coisas mudaram. Don#ecimentos sobre o corpo ] Este bloco tal-e' seTa o mais importante L medida que se relaciona com os outros dois. 6as o que isso significa+ Fortalecer a musculatura+ Praticar esportes+ Adquirir postura+ Uem! a Educação Física nasceu como uma disciplina cuTo obTeti-o era disciplinar os indi-íduos a partir dos seus corpos. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma %rea que trabal#a não apenas o corpo em mo-imento! mas que trabal#a a partir do corpo em mo-imento. *utra coisa importante para entendermos mel#or a Educação Física é esclarecermos quais são os conteWdos que de-em ser ensinados na escola. Explicando( o obTeti-o dessa disciplina não é fa'er com que as pessoas saibam Togar basquete! mas sim que elas consigam -i-enciar essa pr%tica! compreender sua origem! estruturar reflex2es sobre o comércio en-ol-ido nos materiais esporti-os! sobre a compra e -enda de atletas! dentre outras coisas.di. 3rata>se de um mecanismo em que a pessoa se sente -igiada constantemente e que! portanto! dificilmente far% algo que contrarie as regras sociais. Prop2e que o professor trabal#e aspectos biol1gicos! anat^micos e sociais referentes ao corpo! estimulando aulas te1ricas em sala de aula. Esportes! lutas! Togos e gin%sticas ] Doncentram>se neste bloco todos os esportes indi-iduais ou coleti-os! os di-ersos tipos de lutas! Togos populares e ou tradicionais e diferentes tipos de gin%sticas. Daso contr%rio! pergunte ao seu professor quando ele planeTa abordar ati-idades diferentes com -oc"s.. Para mel#or compreendermos como esse processo acontece! é necess%rio recorrer a um conceito importante do fil1sofo 6ic#el Foucault( corpos d1ceis. @sso porque todos esses conteWdos! essa di-ersidade de pr%ticas corporais! fa'em parte do currículo escolar. ?% alguns autores! como 6edina! por exemplo! que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do corpo! mas antes de tudo da mente. Kuem sabe sua sugestão ou curiosidade não pode resultar em uma aula bem interessante_ P&!'& Ro. Cito de maneira bastante simplificada! uma -e' que as autoridades não tin#am pessoas suficientes para trabal#ar! foi preciso desen-ol-er um método em que as pessoas controlassem a si mesmas( a -igia. 7m desses mecanismos é o controle do corpo( ora! L medida que o corpo é disciplinado! sua conduta est% sendo disciplinada. I por isso que 6edina afirma que a Educação Física trabal#a corpo e mente. I possí-el! portanto! entender que tornar o corpo d1cil ] ou disciplinado ] T% foi um dos papéis fundamentais da Educação Física. .