You are on page 1of 3

Ambiente legal

O ambiente legal é composto por leis, políticas públicas, agências governamentais e grupos de pressão , que regulam ou influenciam a sociedade como um todo e, portanto, os indivíduos e organizações que nela estão inseridos.1 O ambiente legislativo decorre, em parte, do clima político de um país e, portanto, os regulamentos e normas variam de acordo com cada nação.2 Desta forma, as empresas internacionais enfrentam desafios ao precisarem analisar o ambiente legal de todos os países onde atuam ou com os quais mantêm relações comerciais e adequar-se a elas, precisando agir de acordo com as normas dos respectivos países.

Índice
     

  

1 Ambiente 2 Influência 3 Importância 4 Leis que influenciam as áreas da organização 5 5 O Papel do Sistema Legal5 6 Exemplos o 6.1 Leis que afetam o Comércio o 6.2 Leis que afetam as Ocupações nos Negócios o 6.3 Leis que afetam as Organizações 7 Críticas ao Ambiente Legal 8 Ver também 9 Referências

Ambiente
O termo ambiente refere-se a forças que, apesar de serem externas à organização, podem afetar sua produtividade e seu desempenho de uma forma geral. Esse ambiente organizacional pode ser classificado em cinco dimensões: Legal, Tecnológico, Sociocultural, Macroeconômico e Ecológico. É importante ressaltar a interdependência entre a organização e esses ambientes, uma vez que a organização também molda e delineia o ambiente que o cerca.

Influência
Organizações sofrem influências do ambiente legal através de leis e regulamentações. As leis exercem influência direta nas organizações, uma vez que as mesmas são estipuladas pelos governos de forma a inibir atividades de negócios que podem ser consideradas não éticas, estas regulamentações são influenciadas por sua vez pelas políticas públicas, agências governamentais e grupos de pressão. As leis que afetam o sistema de negócios podem afetar o comércio, as ocupações e as organizações.3 .

Importância

“Business Torts. Conforme novas leis são criadas ou leis existentes são modificadas.O convívio das organizações com leis federais. como citado anteriormente. Leis do Trabalhador. estaduais e municipais em seus ambientes é imprescindível e. Leis Antitrust. Propriedade Intelectual Contratos. produtos até o tratamento. Elas influenciam várias das condições de operação das empresas. Contratos. Leis Ambientais. Leis que influenciam as áreas da organização 5 Área da Organização Produção e Transporte Finanças e Contabilidade Marketing e Vendas Pesquisa e Desenvolvimento Recursos Humanos Alta Administração Leis que influenciam Contratos. o dinamismo do sistema de leis requer que as empresas estejam constantemente atualizadas e em sincronia com as alterações de leis que sejam relevantes para elas.” “Product Liabilities” (Responsabilidades do Produto). Concessão de Créditos. Discriminação do Funcionário.4 A importância das leis nas organizações é tanta que a maioria das empresas possui especialistas e funcionários jurídicos que tem como função defender e interpretar as posições da organização. Leis Internacionais. região ou nas possíveis dimensão cabíveis de forma a se adequar. Leis de Proteção ao Consumidor. Leis Internacionais. Além disso. “Product Liabilities” (Responsabilidades do Produto) Contratos.” Leis Internacionais “Business Torts. alem de impor limites e estabelecer parâmetros para o bom funcionamento das organizações. podem ser divididos em três categorias. remuneração e condição de trabalho das pessoas nela inseridas. Leis Ambientais. afetando tudo desde processos. portanto é difícil que as empresas consigam operar fora das leis no longo prazo. as organizações precisam analisar a influência das mesmas sobre seu setor.3 Leis que afetam o Comércio . Regulamentação de Valores Mobiliários Contratos. Leis de Imigração Conjunto de todos os aspectos do ambiente legal que afetam as demais áreas O Papel do Sistema Legal5 As principais funções do Ambiente Legal podem ser definidas como:     Influenciar comportamento de membros da sociedade Resolver conflitos dentro da sociedade Manter valores sociais importantes Fornece um método para mudanças sociais Exemplos O Ambiente legal possui inúmeros exemplos os quais.

    Antitruste Proteção ao Consumidor Proteção Ambiental Interesse Público Leis que afetam as Ocupações nos Negócios    Qualificação Ocupacional Diversidade Saúde e Segurança Leis que afetam as Organizações     Incorporação Falência Patentes Direitos Autorais Críticas ao Ambiente Legal O Ambiente Legal possui críticas:     Ausência de literatura e pesquisa sobre o conceito de Ambiente legal no Brasil. Organizações não seguem necessariamente as regras estipuladas pelo Ambiente legal. O Ambiente legal varia de acordo com o país. ou localização. O Ambiente legal pode ser influenciado pelas organizações em benefício próprio. .