You are on page 1of 6

GLOSSÁRIO E TERMINOLOGIAS DO MERCADO FINANCEIRO

Política de Investimentos - instrumento necessário para garantir a consistência da gestão dos recursos do RPPS no decorrer do tempo e visa à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro entre os seus ativos e passivos. Exigência do CMN (Conselho Monetário Nacional), obrigatório através da resolução 3790/2009, foi aprovada pelo conselho de administração e encontra-se publicada no site do IGEPREV-TO.

Índices de Referência: TMA (Taxa de Meta Atuarial) , Calculada a partir da variação do IPCA + 6% a.a., apurada pelos dias úteis do mês, base 252 dias úteis no ano. Meta atuarial - É a rentabilidade mínima necessária dos investimentos de um plano de previdência, para garantir o cumprimento dos seus compromissos futuros, no caso do IGEPREV IPCA + 6% a.a. Cálculo Atuarial - Também conhecido como avaliação atuarial é o cálculo que a prefeitura e/ou estado realiza para descobrir quanto deverá gastar com os encargos previdenciários de seus servidores. O cálculo atuarial serve para os dois regimes de Previdência Social. Ele toma por base a análise dos dados dos servidores efetivos e concursados, além dos inativos e pensionistas. A partir da análise dessas informações, seguindo as regras estabelecidas pela Lei 9.717/98 e outras normas legais, é que se saberá a quantidade de recursos necessários para manter o sistema previdenciário, o que inclui o pagamento de benefícios e encargos. Renda Fixa: IMA – Índice de Mercado Andima, é uma cesta de títulos públicos federais negociados no mercado secundário da Andima, suas variações servem como parâmetros de acompanhamentos para investimentos de renda fixa no logo prazo. Suas variações são:

titulo de curto prazo. LFT .Composto por títulos públicos federais atrelados ao IGPM (NTN-C) em poder do público.Letras do Tesouro Nacional: títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra.Títulos Públicos . integrado por vencimentos menores ou iguais a cinco anos (IMA-C 5). acima de cinco anos (IMA-B 5+).É o índice médio da família de Índices de Renda Fixa da ANDIMA. simplesmente. ou. recebimento de juros semestrais. É construído a partir do valor ponderado das carteiras do IRF-M. taxa Selic) sem fluxos. são papéis vendidos no mercado para captar recursos financeiros e financiar a dívida pública federal Características dos principais títulos públicos negociados: LTN . são calculados dois índices parciais: de curto prazo. IMA-C e do IMAB. Além do índice "cheio". Ideal para formar poupança de médio e longo prazo. garantindo seu poder de compra. acrescida de juros definidos no momento da compra. que contempla os vencimentos vendidos de forma definitiva.Composto por títulos públicos federais atrelados ao IPCA (NTN-B) em poder do público. acima de cinco anos (IMA-C 5+). Além do índice "cheio". e de prazo mais longo. IMA -B. que divulgam o resultado diariamente. IMA-B 5 e IMA-B 5+ . a rentabilidade e paga no vencimento juntamente com o principal. IMA-GERAL . são calculados dois índices parciais: de curto prazo. NTN-C – Notas do Tesouro Nacional – série C: títulos com rentabilidade vinculada à variação do IGP-M.IRF-M . Sua carteira não inclui as LFT-A e LFT-B. IMA-S . Sua metodologia e seu cálculo foram desenvolvidos em conjunto pela ANDIMA e a BM&F. que contempla os vencimentos vendidos de forma definitiva.Emitidos pelo Banco Central e/ou Tesouro Nacional. TPF . .Composto por títulos públicos federais pós-fixados indexados à Taxa SELIC (LFT) em poder do público. IMA-C. pagamento no final do período. e de prazo mais longo. Sua carteira representa cerca de 90% da dívida mobiliária federal interna. não tem pagamentos de juros. IMA-C 5 e IMA-C 5+ .Letras Financeiras do Tesouro: títulos com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da economia (taxa média das operações diárias com títulos públicos registrados no sistema SELIC. IMA-S. serve como benchmark para as aplicações de renda fixa prefixadas.Composto pelos títulos públicos federais prefixados (LTN e NTN-F) em poder do público. integrado por vencimentos menores ou iguais a cinco anos (IMA-B 5).

Pagamento de juros semestrais. que é a Taxa Over-Selic. sua variação é muito semelhante ao CDI. Por isso ela é também chamada de taxa de juro básico. seu índice de maior representatividade é o IBOVESPA.Sistema Especial de Liquidação e Custódia : é um sistema computadorizado do Banco Central onde são registradas todas as operações de débitos e créditos feitas apenas entre bancos e demais instituições financeiras credenciadas. a fusão com a BM&F tranformou-a na maior bolsa da America latina. índice este que acompanha a evolução média das cotações das ações negociadas na Bovespa. ótimo papel para montar fluxo de caixa. serve como parâmetro de acompanhamento de renda fixa de curto prazo . representaram 80% do volume transacionado à vista nos 12 meses anteriores à formação da carteira. NTN-F – Nota do Tesouro Nacional – série F: título com rentabilidade prefixada. portanto. Pelo Selic. índice de taxas de curto prazo medido através das operações interbancárias realizadas no CETIP (Central de Títulos Privados). já teve outros nomes como Over night. CDI – Certificado de Depósito Interbancário. garantindo seu poder de compra.O Índice Brasil (IBX) é composto pelas 100 ações mais negociadas na Bovespa.NTN-B – Nota do Tesouro Nacional – série B: título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA. SELIC . criado na década de 80. Seu funcionamento é parecido com o sistema de compensação de cheques só que para títulos públicos. . Sua carteira tem vigência de quatro meses. Paga juros semestrais e tem diversos vencimentos. serve de referência para o cálculo de todas as outras taxas de juros do País. Ideal para formar poupança de médio e longo prazo. Representa o valor do índice no fechamento do dia. também serve como parâmetro de curto prazo para renda fixa. para fazer parte do índice IBX à ação tem que ter sido negociada em pelo menos 70% dos pregões dos últimos doze meses anteriores a formação da carteira do Índice. é possível calcular a média dos juros que o governo paga aos bancos que lhe emprestam dinheiro. definida no momento da compra. Essa média. IBX . pelas instituições financeiras para gerar liquidez no caixa. É por meio dessas trocas que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos. Renda Variável: Bovespa é a bolsa oficial do Brasil. acrescida de juros definidos no momento da compra. A carteira teórica é integrada pelas ações que. segunda maior do continente americano e a terceira maior do mundo. em função do seu fluxo. É a mais adquirida pelos Fundos de pensão e fundos de Investimentos. em conjunto.

usado para medição das metas inflacionarias. O chamado IGP-10 mede a variação entre os dias 11 de um mês ao dia 10 (inclusive) do mês subsequente. estados.Leva-se em consideração para composição da carteira teórica o número de negócios e o volume financeiro ocorridos com essas ações. o indicador mede o custo de vida das famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos e seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro. Fortaleza. além de Brasília e Goiânia. IGPM (Índice Geral de Preços – Mercado) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi instituído com a finalidade de medir o comportamento de preços em geral da economia brasileira. DI ou Disponibilidade Interna é a consideração das variações de preços que afetam diretamente as atividades econômicas localizadas no território brasileiro. IPC que é o Índice de Preços ao Consumidor e mede a variação de preços entre as famílias que recebem renda de 1 a 33 salários mínimos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Porto Alegre. ponderada dos seguintes índices: IPA que é o Índice de Preços no Atacado e mede a variação de preços no mercado atacadista. países. Não se considera as variações de preços dos produtos exportados que é considerado somente no caso da variação no aspecto de Oferta Global. Salvador e Curitiba. Belo Horizonte.Representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja. O INCC pondera em 10% o IGP-DI/FGV. É uma média aritmética. considerando no caso tanto materiais como também a mão de obra empregada no setor. O IPA ponderada em 60% o IGP-DI/FGV. Recife. Mas não é válido como índice mensal por englobar cálculos de dois meses. é o indicador oficial de inflação do Banco Central. Belém. É mais utilizado para estudos econômicos e outras atividades correlatas. O que difere o IGP-M/FGV e o IGP-DI/FGV é que as variações de preços consideradas pelo IGP-M/FGV referem ao período do dia vinte e um do mês anterior ao dia vinte do mês de referência e o IGP-DI/FGV refere-se a período do dia um ao dia trinta do mês em referência. O IPC pondera em 30% o IGP-DI/FGV. São Paulo. INCC que é o Índice Nacional da Construção Civil e mede a variação de preços no setor da construção civil. PIB (Produto Interno Bruto) . . Indicadores de inflação: IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

fiscaliza e controla a atividade de todos os bancos no País. com determinado grau de confiança.Avaliação que expressa principalmente o risco oferecido por fundos de investimento. dentro de um intervalo de confiança e período especificado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. ano. pagam-se juros com o objetivo de oferecer lucros. trimestre. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem. quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. durante um período determinado (mês. Quanto maior o risco. maior a rentabilidade. Perda máxima esperada no valor de um título ou carteira. Copom . Medidas de risco: V@R – Valor em Risco .Formado por órgãos públicos e entidades privadas. e que serve de referência para os bancos fixarem as suas taxas de juros. em 1 (um) a cada 20 (vinte) dias uma perda maior que R$1 milhão deve ser observada.cidades). Risco . Ele é expresso em uma espécie de nota calculada por diversas agências especializadas. Para compensá-la. O Rating serve de referência aos investidores na hora de decidir onde aplicar seus recursos.Valor monetário da maior perda que uma determinada carteira pode sofrer como resultado de um movimento adverso nos preços de mercado dos ativos que a compõem num dado intervalo de tempo. ele atua como uma espécie de fiscal da política econômica. com 95% de confiança diz que a maior perda observada no horizonte de 1 (um) dia em 95% dos dias foi de R$1 milhão. com o objetivo de proporcionar maior transparência ao processo decisório. Cuida ainda da emissão de moedas. considera-se apenas bens e serviços finais. Na contagem do PIB.Autoridade monetária do País responsável pela execução da política financeira do governo. CMN (Conselho Monetário Nacional) . Analogamente. excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Instituições: Banco Central (BC ou Bacen) .Possibilidade de um investidor ganhar ou perder dinheiro. um VAR (Value-AtRisk) diário de R$1 milhão. Faz parte de suas atribuições corrigir surtos de inflação ou deflação. empresas ou países.Conselho ligado ao Banco Central que se reúne para definir a taxa de juros básica da economia — aquela que remunera os títulos do governo. Inspirado no modelo americano. etc). Por exemplo. Rating . . o Copom foi criado em 1996. fixar normas para a política cambial. O investidor somente deve aplicar seu dinheiro num investimento quando conseguir entender o nível de risco que está assumindo.

consultores e analistas mobiliários. as companhias abertas. . agentes autônomos de investimento e as carteiras de depósito de valores mobiliários. auditores independentes. limita as taxas de juros e disciplina o crédito. monetária. aprova orçamentos monetários. entre bancos comerciais. fiscal.Foi criada em outubro de 2009 como resultado da união da ANBID – Associação Nacional dos Bancos de Investimento com a ANDIMA – Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro. Asset Managements. juntamente com o Conselho Monetário Nacional. estabelecer as normas e diretrizes de funcionamento do mercado de valores. distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. A nova entidade representa 327 associados.Criada em 1976 para. CVM (Comissão de Valores Mobiliários) . orçamentária e a dívida pública (interna e externa). corretoras. fundos e sociedades de investimento. Também fixa normas da política cambial. tem sob sua jurisdição as Bolsas de Valores e sociedades corretoras. múltiplos e de investimento. os bancos de investimento. as sociedades distribuidoras.Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais . ANBIMA .coordenar as políticas de crédito.