You are on page 1of 2

Exemplo de procedimento operacional padro desenvolvido para as atividades de maior risco da logstica "INBOUND".

Recursos visuais, treinamentos operacionais e auditorias sistemticas minimizam os riscos associados.


Descarregar isotanques de insumos qumicos
Etapa bsica Risco Potencial EPI's necessrios: conjunto anti-cido (avental resistente a produtos qumicos e protetor facial), luvas de cano longo resistentes a agentes qumicos de borracha, neoprene ou vinil, botas de borracha e proteo respiratria. Foto

Medida prevencionista / Recomendaes ATENO: Em caso de derramamento ou vazamento na movimentao, deve-se acionar o chefe de materiais ou o ramal de emergncia.

As carretas isotanques de substncia qumica (soda custica, cido sulfrico e poliacrilato de sdio) devero atender a legislao referente ao transporte de produtos perigosos.

Receber a carreta isotanque com insumo qumico.

Respingo, vazamento e/ou derramamento de insumo qumico. Queimaduras.

Antes do descarregamento, deve-se coletar amostra do insumo qumico para teste laboratorial. Aps a aprovao da amostra, o laboratrio autoriza o descarregamento da carreta.

O veculo dever se deslocar para o local de armazenamento onde deve ser isolado para evitar acesso de pessoas no autorizadas.

ATENO: Antes, durante e depois do descaregamento da carreta isotanque deve-se preencher o "check list" para descarga de carros tanque (qumicos). Deve-se verificar se existe espao suficiente no tanque para o descarregamento completo da carreta. Os tanques devem manter as suas qualidades e estar em perfeitas condies de manutena. Deve-se fazer uma vistoria antes da descarga.

Fazer teste no chuveiro de emergncia e no lava-olhos. O descarregamento no poder ser realizado sem que este equipamento esteja funcionando. Respingo, vazamento e/ou derramamento de insumo qumico, irritao no trato respiratrio, queimadura, deslocamento do veculo. A carreta isotanque deve estar com o freio de mo ativado e as rodas travadas. O tanque deve ser despressurizado antes do descarregamento.

Descarregar a carreta isotanque com insumo qumico

Deve-se colocar um balde plstico embaixo da conexo do mangote com a carreta para acumular possveis resduos de soda custica. No final do descarregamento o resduo deve ser jogado no isotanque e o balde lavado com bastante gua.

Descarregar isotanques de insumos qumicos


Etapa bsica Risco Potencial

EPI's necessrios: conjunto anti-cido (avental resistente a produtos qumicos e protetor facial), luvas de cano longo resistentes a agentes qumicos de borracha, neoprene ou vinil, botas de borracha e proteo respiratria. Foto

Medida prevencionista / Recomendaes ATENO: A partir deste ponto, o procedimento s vlido para o descarregamento de soda custica e poliacrilato. O descarregamento de cido sulfrico feito pelo pessoal da operao que possui treinamento especfico. Preparar a bomba para a descarga da carreta isotanque. A vlvula bloqueada com cadeado. Para liber-la deve-se chamar o operador da rea.

A ligao do mangote entre a bomba e a carreta isotanque deve estar pronta para a descarga do material.

A ligao do mangote com o tanque deve estar pronta para receber o material e a vlvula dever ser aberta.

Descarregar a carreta isotanque com insumo qumico

Respingo, vazamento e/ou derramamento de insumo qumico, irritao no trato respiratrio, queimadura, deslocamento do veculo.

Abrir a vlvula da carreta para liberar o material.

Ligar a bompa para o descarregamento da carreta isotanque.

Aps o descarregamento, as vlvulas do tanque, da bomba e da carreta isotanque devem ser fechadas. O mangote e a bomba devem ser lavados antes de serem guardados. Devese utilizar bastante gua e o resduo deve ser enviado para a lagoa de rejeito. Os EPI's tambm devem ser lavados antes de serem guardados.

www.josejunior.adm.br

You might also like