You are on page 1of 29

II - ALGUNS REFERENCIAIS TCNICOS PARA A CONSTRUO/AMPLIAO/REQUALIFICAO DE ESCOLAS NA PERSPECTIVA DO CENTRO ESCOLAR

A construo de raiz de novos Centros Escolares, ou a sua implementao atravs da realizao de intervenes de requalificao/ampliao de escolas bsicas j existentes, dever ser perspectivada numa lgica de criao de melhores condies de conforto e funcionalidade que permitam satisfazer as actuais exigncias que recaem sobre a Escola, entendida como espao para acolhimento educativo dos alunos.

No que diz respeito construo/requalificao de instalaes destinadas educao pr-escolar, os respectivos requisitos tcnicos encontram-se definidos na legislao em vigor, designadamente, no Despacho Conjunto n. 258/97, de 21 de Agosto e no Despacho Conjunto n. 268/97, de 25 de Agosto.

Contudo, no que respeita ao processo de requalificao do parque escolar do 1. ciclo do ensino bsico, torna-se necessrio definir alguns pressupostos que possam auxiliar os diferentes municpios, no sentido de orientar o esforo construtivo para a criao de equipamentos educativos inseridos no conceito de Centros Escolares, a seguir se apresenta um conjunto de referenciais tcnicos para construo ou ampliao de escolas bsicas do 1. ciclo e jardins de infncia, estruturados com base num documento enquadrador elaborado pela Secretaria Geral do Ministrio da Educao. Como bvio, o contedo destes referenciais tcnicos dever ser entendido numa perspectiva de flexibilidade, tendo em conta a disponibilidade e dimenses dos terrenos destinados construo de novas escolas, as caractersticas fsicas e a tipologia dos espaos j existentes nas escolas a requalificar e, fundamentalmente, nas intencionalidades programticas traadas para cada estabelecimento de educao e ensino, tendo em conta o planeamento da rede escolar, o nmero de alunos a abranger e a partilha de espaos pela comunidade local.

1. Rede Educativa

A criao, ampliao e remodelao das escolas onde seja ministrado o 1. ciclo do ensino bsico deve obedecer aos princpios e objectivos definidos pela poltica educativa, reflectida na concepo e na implantao da rede de estabelecimentos de educao e ensino.

2. Localizao e zonas envolventes

2.1. A crescente abertura da escola comunidade tem feito sobressair e valorizar a relao de complementaridade entre a escola e os demais equipamentos urbanos (jardins, parques, equipamentos desportivos, culturais e sociais, designadamente outras escolas, creches, ATL, centros da 3. idade), pelas vantagens e benefcios, tanto de natureza educativa como cultural, social e financeira, que advm da colaborao e da partilha de recursos entre instituies. Neste sentido, um dos objectivos a prosseguir no decorrer do processo de escolha do local para implantao de uma escola bsica, ser o de estabelecer desde logo, no plano espacial, uma efectiva relao de proximidade e de complementaridade entre a escola e outros equipamentos urbanos existentes ou programados.

2.2. As escolas devem localizar-se em zonas consolidadas urbanisticamente ou com planos de pormenor aprovados e com ligaes fceis e seguras, a p e por transporte pblico, aos locais de residncia da populao a servir.

2.3. As escolas devem situar-se em locais que ofeream adequadas condies de segurana e de salubridade. Assim, as escolas no devem situar-se em zonas ou locais sob a influncia de fontes de vibraes, rudos, poeiras, maus cheiros, gases txicos, perigo de incndio ou exploso (estabelecimentos industriais e militares, carreiras de tiro, pedreiras, encostas perigosas, lixeiras).

2.4. Nas reas envolventes dos recintos escolares no devem existir quaisquer obstculos volumosos, naturais ou edificados, que produzam o ensombramento dos recintos.
2

2.5. Nos casos de escolas j existentes em que possa estar em risco a salvaguarda do cumprimento de princpios expostos nos pontos 2.2, 2.3 e 2.4, deve a Autarquia, com vista a garantir aos recintos melhor enquadramento urbano e arquitectnico, condies de segurana nos acessos e na envolvente prxima da escola, nveis adequados de insolao e a defesa do recinto contra eventuais agentes prejudiciais s suas condies de salubridade, promover o estabelecimento de zonas de proteco escola:

1. Uma faixa envolvente onde proibido edificar qualquer construo cujo afastamento ao recinto escolar seja inferior a uma vez e meia a altura da construo e menor que 12 m.

Admite-se que esta linha de orientao se possa ajustar, na sua prtica, a condicionantes urbanas e climticas especficas da zona em estudo, sem prejuzo para as condies ambientais do recinto escolar, reconhecidos que sejam pelas entidades responsveis, o fundamento e o acerto das solues propostas. Salientase que uma creche, um jardim de infncia ou outra escola do ensino bsico, por exemplo, so edifcios que pela sua afinidade natural com a escola bsica, podem estar a menos de 12 m do limite do recinto ou mesmo confinar com este, desde que devidamente implantados em articulao com a escola bsica.

2. Uma faixa envolvente a partir da vedao com a largura mnima de 200 m, para proibio de instalao e de funcionamento de estabelecimentos insalubres, incmodos, txicos e perigosos e de estabelecimentos cuja actividade seja considerada nociva ao desenvolvimento e formao dos alunos. Na prtica, as zonas de influncia dos estabelecimentos insalubres, incmodos, txicos e perigosos determinada caso a caso, com base em factores de mbito local, designadamente as condies topogrficas e climatricas, em especial o regime dos ventos, a implantao, a espcie e o volume de vegetao, considerando-se o afastamento mnimo de 200 m como valor de referncia a respeitar.

3. Programao e Dimensionamento

3.1. A programao e o dimensionamento das escolas com 1. ciclo devem ser definidos de acordo com os critrios de planeamento da rede educativa.

3.2. As escolas com 1. ciclo podem instalar-se integradas com outros nveis de educao e do ensino bsico, de acordo com os critrios a que obedece o planeamento da rede educativa.

3.3. Considerando-se a educao pr-escolar como a primeira etapa da educao bsica, as escolas com 1. ciclo devem preferencialmente integrar o Jardim de Infncia, com a capacidade calculada na base dos valores da pirmide etria e na oferta local deste equipamento educativo.

3.4. As escolas com 1. ciclo devem ser dimensionadas para funcionamento em regime normal.

3.5. A capacidade das escolas com 1. ciclo traduzida no nmero de salas de aula. A rea da sala de aula concebida para um grupo de 24 alunos no mximo, devendo este espao ser organizado de forma a permitir o desenvolvimento da quase totalidade das actividades curriculares de uma turma.

3.6. A capacidade mxima, recomendvel, da escola com 1. ciclo quando se apresente isolada ou unicamente integre a educao pr-escolar de 12 salas de aula. Quando o 1. ciclo se apresente integrado com outros nveis do ensino bsico, a sua capacidade mxima, recomendvel, de 8 salas de aula. As situaes acima destas dimenses devero ser devidamente fundamentadas.

3.7. Quando haja mais de 300 alunos do 1. ciclo a escolarizar na mesma rea de drenagem, deve optar-se, sempre que possvel, por duas instalaes escolares distintas.

3.8. Podem admitir-se escolas com menos de 4 salas de aula em situaes especiais, nomeadamente nos casos das zonas rurais com populao dispersa em que necessrio escolarizar menos de 80 alunos. Estes estabelecimentos, embora com tendncia gradual para a sua extino, so ainda muito frequentes no parque escolar existente. Sendo necessria a sua existncia, estas escolas devem constituir-se como parte integrante de um agrupamento de escolas, tal como fixado pelo Decreto Regulamentar n.o. 12/2000, de 29 de Agosto, que integre administrativa e pedagogicamente outras escolas do mesmo nvel e da educao pr-escolar, ou dos outros ciclos do ensino bsico, superando as situaes de isolamento e de excluso social.

3.9. Para os diferentes tipos e capacidades de estabelecimentos de educao e ensino onde esteja inserido o 1. ciclo, de acordo com as tipologias definidas pelo Decreto-Lei n. 314/97, de 15 de Novembro, apresentam-se, nos Quadros I e II, indicadores relativos a reas brutas de construo e a reas mnimas de terreno destinados implantao de escolas com 1. ciclo ou escolas com 1. ciclo e Jardim de Infncia. Quadro I - Escolas Bsicas com 1. Ciclo TIPOLOGIA 1. ciclo 1. ciclo 1. ciclo 1. ciclo CAPACIDADE
4 salas de aula 6 salas de aula 8 salas de aula 12 salas de aula

N. MXIMO DE ALUNOS
96 144 192 288

REA BRUTA DE CONSTRUO (m2)


640 930 1.220 1.700

REA DO TERRENO (m2)


2.600 3.200 3.800 5.000

Quadro II - Escolas Bsicas com 1. Ciclo e Jardim de Infncia TIPOLOGIA


1. ciclo com JI 1. ciclo com JI 1. ciclo com JI 1. ciclo com JI

CAPACIDADE
5 salas (4 EB1 + 1 JI ) 6 salas (4 EB1 + 2 JI ) 11 salas (8 EB1 + 3 JI ) 15 salas (12 EB1 + 3 JI )

N. MXIMO DE ALUNOS
121 146 267 363

REA BRUTA DE CONSTRUO (m2)


730 860 1.500 1.980

REA DO TERRENO (m2)


2.900 3.200 4.700 5.800

4. Adequao Arquitectnica

4.1. As instalaes escolares, em geral, devem apresentar-se preferencialmente num conjunto nico, ou em edifcios de tal forma articulados que os alunos no tenham que atravessar nenhuma zona exterior nas deslocaes mais frequentes.

4.2. As instalaes para o 1. ciclo devem ter, no mximo, dois pisos, sendo sempre conveniente que todos os espaos utilizados pelos alunos se situem em piso trreo.

a) Na eventualidade de ser necessrio localizar salas de aula em piso superior, estas no devem ser mais de metade do total, para que as que so destinadas aos dois primeiros anos se situem em piso trreo. Em qualquer circunstncia, as salas do piso superior devem estar prximas de uma sada para o exterior, que no obrigue a percorrer mais de dois lances de escada, em descontinuidade.

b) Caves, se as houver, nunca podem ser destinadas a espaos de ensino, de apoio, ou de permanncia dos alunos.

4.3. Os edifcios escolares devem ser flexveis, concebidos de forma a acompanhar a evoluo das prticas pedaggicas, dos programas e da gesto.

4.4. O conjunto construdo deve constituir um todo homogneo e harmonioso, sendo a qualidade da sua concepo, o tratamento dos espaos e o enquadramento paisagstico, factores importantes para o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos.

4.5. As instalaes escolares devem estar livres de barreiras que impeam a sua utilizao por pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente as que se desloquem em cadeiras de rodas, considerando-se que Ihes deve ser facultada a possibilidade de acesso a todos os espaos de ensino, de apoio e sociais, tanto no interior do edifcio como no exterior. Devem ser cumpridas as condies de acessibilidade, constantes do Decreto-Lei n. 163/2006, de 8 de Agosto.

4.6. A concepo e a construo dos edifcios escolares e respectivos espaos exteriores deve respeitar as disposies do Decreto-Lei n. 414/98, de 31 de Dezembro Regulamento de Segurana contra Incndio em Edifcios Escolares.

5. Exigncias Funcionais

O bem-estar e o aproveitamento escolar dos alunos , em grande parte, condicionado pelos nveis de conforto ambiente tais como: temperatura, qualidade do ar, luminosidade e cor, conforto acstico. Podem atingir-se bons nveis de conforto ambiente apenas por processos conceptuais, pela adopo de adequadas tcnicas construtivas e pela escolha de materiais apropriados, sem recorrer instalao de equipamentos consumidores de energias no renovveis, que exigem manuteno e conservao especializadas e dispendiosas. Apresentam-se seguidamente cuidados, recomendaes e exigncias de carcter geral a ter em conta na concepo e construo dos edifcios escolares para o ensino bsico.

5.1. Implantao e orientao geogrfica

a) Na implantao do edifcio deve atender-se ao percurso solar dirio e anual, por forma a evitar o excesso de calor no Vero e a aproveitar o calor solar no Inverno.

b) Tambm a concepo volumtrica do edifcio deve ser estudada face s variaes do percurso solar dirio e ao longo do ano, de forma a evitar a criao de zonas exteriores hmidas e frias e a proporcionar o abrigo dos ventos e chuvas dominantes, criando zonas exteriores abrigadas, nomeadamente junto s entradas e sadas.

c) A orientao geogrfica da fenestrao, especialmente das salas de aula e dos espaos de maior permanncia dos alunos, deve privilegiar o quadrante SudesteSul-Sudoeste.

d) As reas das superfcies envidraadas devem ser calculadas de acordo com a zona climtica e as caractersticas da regio e do local onde a escola est implantada.

e) Devem reduzir-se ao mnimo as aberturas de vos a Norte, como forma de evitar as perdas trmicas durante o Inverno e, a Poente, para evitar a grande incidncia solar durante o Vero e o decorrente sobreaquecimento.

f) Os vos envidraados das salas de aula devem ter proteces solares exteriores e interiores. As proteces exteriores so do tipo palas horizontais para Sul e verticais para Nascente e Poente, ou outros elementos fixos, semi-fixos ou amovveis, que evitem a incidncia directa dos raios solares nos envidraados a partir da meiaestao (entre Maro e Setembro). As proteces interiores, do tipo cortinas regulveis e no opacas, destinam-se a evitar a incidncia solar directa nos planos de trabalho durante a estao fria (entre Setembro e Maro), altura em que desejvel que o sol incida directamente nos envidraados, de forma a produzir o aquecimento natural dos espaos interiores (sistema passivo de ganho directo).

5.2. Conforto termo-higromtrico

O ambiente trmico no interior do edifcio resulta de diversos factores nomeadamente da temperatura do ar, da temperatura irradiada pelas superfcies envolventes, da humidade relativa do ar e da sua movimentao, factores estes que dependem em grande parte do comportamento trmico do edifcio.

a) Os edifcios escolares devem ser de construo pesada, com forte inrcia trmica, devendo todas as envolventes do edifcio (paredes exteriores e cobertura) serem devidamente isoladas com material apropriado. Recomenda-se que o desvo das coberturas seja ventilado.

b) Os nveis de conforto trmico dentro do edifcio devem aproximar-se dos valores limite de 18 C e de 24 C, respectivamente para o Inverno e para o Vero, considerando o valor mdio da humidade relativa entre 35% e 70%.

c) Nas zonas climticas I2 e I3, definidas pelo Regulamento das Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios (RCCTE) - Decreto-Lei n. 80/2006, de 4 de Abril, deve prever-se um sistema activo de aquecimento.

d) O aquecimento deve ser projectado de acordo com o Regulamento dos Sistemas Energticos de Climatizao em Edifcios (RSECE) - Decreto-Lei n. 79/2006, de 4 de Abril.

e) A renovao do ar constitui um indispensvel corrector das condies ambientais, pelo que deve ser assegurada, preferencialmente por meios naturais de fcil manuseamento. Nos espaos de ensino devem prever-se vos com folhas basculantes regulveis, para ventilao natural, sempre que possvel cruzada. Quando nas salas de aula exista uma s fachada exterior, pode recorrer-se a bandeiras de porta regulveis ou a vos basculantes abertos para as circulaes. A ventilao cruzada deve fazer-se a partir de 1,80 m.

f) Quando a ventilao natural se revelar insuficiente, podem prever-se sistemas de ventilao mecnica forada. Nas salas de aula devem assegurar-se trs renovaes de ar por hora.

5.3. Luminosidade e cor - Conforto visual

Todos os espaos interiores devem ter iluminao natural. Em pequenas zonas de circulao, arrumos e instalaes sanitrias de adultos a iluminao natural pode ser indirecta.

a) Nos espaos de ensino a iluminao natural deve ser preferencialmente bidireccional, sem incidncia directa de raios solares nos planos de trabalho nem reflexos nos quadros de giz. A geometria dos vos deve propiciar a iluminao dos tectos e a penetrao em profundidade da luz natural, com vista a homogeneizar o nvel de iluminao nas salas.

b) Nos espaos de ensino, o nvel de iluminao sobre os planos de trabalho deve ter o valor mdio de 350 a 400 lux.
9

c) A fim de se evitar a fadiga visual dos utentes originada, quer pela inadequao do nvel de iluminao relativamente ao uso dos espaos e s actividades neles exercidas, quer por ultrapassagem dos nveis mximos de tolerncia visual e por contrastes de luminosidade que gerem encandeamento, quer ainda pela instabilidade e m qualidade da luz, devero ser tidos em conta os seguintes requisitos:

c1) A luminncia das fontes luminosas que se encontrem no campo visual (a menos de 520 acima da horizontal) no deve ser superior a 2000 cd/m2;

c2) A relao das luminncias das superfcies com probabilidade de serem abrangidas simultaneamente no campo visual do professor e dos alunos no deve ser superior a 20;

c3) A luminncia mxima instantnea das fontes luminosas no deve exceder em mais de 20% a sua luminncia mdia;

c4) O ndice de reproduo cromtica das fontes luminosas deve ser superior a 85% em todos os locais de actividade;

c5) Nos aparelhos de iluminao devem ser previstos dispositivos que permitam a correco do efeito estroboscpico e de ondulao.

d) Para todos os espaos, incluindo aqueles que requerem obscurecimento, os nveis de iluminao em situao de emergncia nunca devem ser inferiores a 10 lux.

e) O colorido interior dominante dos espaos de ensino e de apoio, bem como das circulaes, deve ser em tons claros.

f) Para maior difuso da luz, os tectos devem ser preferencialmente brancos, com um poder de reflexo superior a 75% e acabamento mate.

10

5.4. Conforto acstico

De acordo com o Decreto-Lei n. 9/2007, de 17 de Janeiro, que estabelece o regime legal sobre a poluio sonora - Regulamento Geral do Rudo, as escolas so consideradas zonas sensveis, pelo que no devem ser localizadas junto de vias de trfego intenso ou de instalaes que exeram actividades ruidosas de carcter permanente. Os edifcios escolares devem ser concebidos de forma a proporcionar aos seus utilizadores condies satisfatrias de conforto acstico, devendo ser tida em conta a sua localizao em relao a fontes de rudo exteriores escola ou provenientes do prprio recinto escolar. A concepo e a construo dos edifcios escolares devem respeitar os requisitos acsticos regulamentados pelo Decreto-Lei n. 129/2002, de 11 de Maio Regulamento dos Requisitos Acsticos dos Edifcios, com vista a melhorar as condies de qualidade da acstica desses edifcios. O edifcio escolar e os seus elementos de compartimentao devem ser concebidos e dimensionados de forma a que a transmisso sonora entre os locais interiores, em condies normais de utilizao, no perturbe as actividades que neles se realizem.

a) Todos os espaos de ensino, a sala de alunos, o refeitrio e o trio principal, devem ser dotados, pelo menos no tecto, com revestimento de absoro acstica.

b) As paredes interiores devem assegurar aos locais que confinem ou separem, um isolamento sonoro satisfatrio relativamente aos sons de conduo area produzidos em locais contguos.

c) Considerando a possibilidade de transmisso de rudo atravs da estrutura e das paredes divisrias, devem evitar-se situaes de sobreposio e de contiguidade entre espaos habitual ou eventualmente ruidosos e outros que requeiram ambientes calmos e silenciosos.

d) Na escolha dos elementos construtivos e decorativos devem privilegiar-se os que oferecem absoro acstica apropriada.

11

6. Exigncias Construtivas

a) Considerando que os edifcios escolares devem ser facilmente adaptveis evoluo das prticas pedaggicas, dos programas de ensino e da populao escolar, recomenda-se que:

1. As estruturas no incluam elementos resistentes verticais que dificultem posteriores alteraes da compartimentao interna das construes.

2. Os elementos horizontais das estruturas assegurem suficiente capacidade resistente para suportar diferentes utilizaes que possam vir a ser atribudas aos pisos elevados.

3. As escadas, os ascensores, as instalaes sanitrias de maior dimenso e as redes principais das instalaes tcnicas sejam localizadas em posio central ou na periferia dos edifcios. Estas redes e os seus ramais devem ser destacadas da estrutura resistente e das paredes e alojadas em condutas visitveis ou no desvo de tectos falsos.

4. Sejam utilizadas divisrias desmontveis, estveis, resistentes ao choque e com boas caractersticas de isolamento acstico, em zonas de gabinetes de trabalho e em alguns espaos de ensino no especializados, como salas de aula.

5. A extenso e a localizao das janelas no constituam entrave ao aumento ou reduo da dimenso das salas.

6. Seja dada preferncia utilizao de mobilirio e de equipamento mvel, em detrimento de equipamento fixo e ou integrado em paredes, designadamente em paredes que separem espaos de ensino.

7. O nvel dos pavimentos dos espaos situados no mesmo piso seja sempre que possvel uniforme.

12

b) A concepo e a construo dos edifcios escolares e respectivos espaos exteriores devem respeitar as disposies do Decreto-Lei n. 414/98, de 31 de Dezembro - Regulamento de Segurana contra Incndio em Edifcios Escolares.

c) Os materiais de revestimento de pavimentos devem ser confortveis, lavveis, resistentes ao impacto e ao desgaste e com boa aderncia. Em rampas e em espaos com utilizao frequente de gua (instalaes sanitrias, balnerios e cozinhas) o pavimento deve ser antiderrapante.

d) Os materiais de revestimentos de paredes e outros paramentos verticais devem ser resistentes, lavveis e no abrasivos. No podem, em nenhum caso, apresentar arestas vivas abaixo de 1,80 m de altura a partir do pavimento.

e) Os espaos de ensino e outros espaos frequentemente utilizados pelos alunos (circulaes, refeitrio), devem ser dotados de lambris lavveis com altura apropriada.

f) As janelas e as portas, quando abertas, no devem constituir obstculos susceptveis de causar acidentes ou de dificultar o trabalho e a movimentao de pessoas.

g) A fim de permitir visibilidade para o exterior, os panos de peito dos vos envidraados dos espaos de ensino devem ter a altura de 0,70 m a 0,80 m, consoante o nvel etrio dos alunos. Quando for necessrio ou vantajoso implantar bancadas sob as janelas, o pano de peito deve situar-se entre 1,00 m e 1,10 m, em funo da altura das bancadas e do espao necessrio, acima destas, para alojar torneiras, tomadas e redes de distribuio de energia elctrica.

h) Todas as superfcies transparentes localizadas nas circulaes e nos espaos de movimentao de alunos ou adjacentes a espaos de recreio devem ser devidamente assinaladas, protegidas e constitudas por material resistente ao choque e no estilhavel. Os vidros ou outras chapas transparentes das caixilharias fixas, incluindo as inseridas em portas, que se situem a uma altura inferior a 1,50 m do pavimento,
13

devem ser em vidro laminado ou noutro material como o policarbonato, por exemplo, igualmente no estilhavel.

i) Devem assegurar-se condies de visibilidade para o interior dos espaos de ensino a partir das circulaes adjacentes, por meio de vos envidraados com desenvolvimento vertical inseridos nas portas ou localizados junto destas.

j) As portas de acesso aos espaos de ensino e a outros espaos frequentemente utilizados pelos alunos, devem abrir no sentido da sada e serem constitudas no mnimo por uma folha de 0,90 m. Todas as portas devem ter encosto para a folha que abre.

k) Os balces, terraos, varandas, galerias, patamares, patins e lanos de escada devem ser dotados com guardas que resistam com segurana s aces a que possam ser submetidas e ofeream proteco adequada contra quedas acidentais. Neste sentido, devem ser respeitados os seguintes requisitos:

1. Alturas mnimas das guardas: 1,10 m em galerias e terraos; 1,00 m em balces, varandas, patamares e patins de escada; 0,90 m medidos na vertical entre a aresta do focinho de cada degrau e a parte superior do corrimo, em lanos de escada;

2. A geometria das guardas deve ser de molde a dificultar ou a impedir a passagem de pessoas quer por cima quer atravs delas; assim,

2.1. As guardas no devem integrar septos horizontais ou outros elementos cuja configurao favorea a escalada de crianas ou jovens, nem ser rasgadas com aberturas nas quais seja possvel inscrever um crculo com dimetro superior a 0,11 m;

2.2. conveniente que o nmero de lanos de escada em linha no seja superior a dois, no devendo contudo ser ultrapassado o limite definido no Regulamento de Segurana contra Incndio em Edifcios Escolares;

14

2.3. As guardas de galerias e de escadas devem satisfazer as disposies regulamentares relativas a segurana contra incndio.

I) As escadas devem ser dotadas em ambos os lados de corrimos laterais. Quando a largura da escada for igual ou superior a 2,80 m, deve tambm dispor de dois corrimos centrais, distanciados entre si de 0,10 m.

m) No so permitidos degraus isolados ou sequncias de degraus em nmero inferior a 3.

n) O nmero de degraus por lano de escada deve estar compreendido entre 3 e 13.

o) Os edifcios escolares devem ser dotados de uma rede estruturada de telecomunicaes, permitindo numa nica rede de cablagem a transmisso de sinais de voz (telefones), de dados (informtica e Internet) e eventualmente de sinais de vdeo e udio (recepo TV/udio). As tomadas da rede estruturada so normalmente do tipo RJ45 (duplas) e devem ser instaladas nos espaos de ensino, nos gabinetes de trabalho, na biblioteca, na sala polivalente, em espaos sociais e de convvio (sala de professores) e nos espaos de apoio scio-educativo. Em locais como a cozinha, os locais de permanncia do pessoal de apoio educativo, deve ser considerada a instalao de tomadas simples para a rede telefnica.

7. Segurana

a) Os edifcios e os recintos escolares devem ser concebidos e construdos tendo em ateno as condies e os tempos de evacuao face a eventuais situaes de incndio, de risco iminente ou de pnico.

b) Para garantia da segurana contra incndio em edifcios escolares deve atenderse s exigncias do Decreto-Lei n. 414/98, de 31 de Dezembro - Regulamento de Segurana contra Incndio em Edifcios Escolares.

15

c) O edifcio no seu conjunto, assim como as diversas partes constituintes, devem apresentar estabilidade e resistncia mecnica aos esforos que podem ocorrer durante o tempo de vida til do edifcio. As estruturas dos edifcios devem poder desempenhar com segurana a funo a que se destinam, devendo a segurana ser entendida e avaliada em conformidade com o disposto nos regulamentos nacionais e noutros documentos normativos aplicveis.

d) As instalaes e os equipamentos elctricos devem ser concebidos e localizados por forma a evitar a ocorrncia de acidentes pessoais decorrentes do uso normal, como electrocusso, exploso, queimaduras, e a sua manobra deve fazer-se sem perigo nem risco de leses para os utentes.

1. O comando dos circuitos de iluminao no exterior, nas zonas de circulao, nas instalaes sanitrias e no refeitrio, s deve ser possvel a partir dos respectivos quadros elctricos, os quais devem ser instalados em armrios fechados e inacessveis aos alunos.

2. Todas as massas metlicas devem ser ligadas terra.

3. Os aparelhos de iluminao e restantes equipamentos elctricos, localizados no exterior, incluindo galerias exteriores, recreios cobertos e alpendres, devem ser estanques.

4. Os edifcios e os recintos escolares situados em zonas no protegidas contra descargas elctricas devem ser protegidos com instalao de pra-raios.

5. O sistema de iluminao de emergncia deve ser concebido e instalado por forma a funcionar durante o tempo suficiente para permitir a evacuao de todos os ocupantes.

e) Quando a escola se desenvolver em mais de um piso, deve ser dotada com um ou mais ascensores adequados utilizao por deficientes motores. Os ascensores devem ser concebidos e localizados por forma a evitar a ocorrncia de acidentes
16

pessoais decorrentes do uso normal e a sua manobra deve fazer-se sem perigo nem risco de leses para os utentes. A utilizao desses ascensores no deve ser permitida a outros utentes, excepto em casos excepcionais. A segurana dos ascensores deve obedecer aos princpios estabelecidos pelo Decreto-Lei n. 295/98, de 22 de Setembro. O elevador no pode ser usado em caso de incndio.

f) As instalaes e os equipamentos de gs e outros combustveis devem ser concebidos e localizados por forma a evitar a ocorrncia de acidentes pessoais decorrentes do uso normal, nomeadamente devidos a asfixia, intoxicao, exploso, queimaduras ou outras causas previsveis, e a sua manobra deve fazer-se sem perigo nem risco de leses para os utentes.

1. As instalaes de gs esto limitadas cozinha e central trmica para aquecimento de guas para os balnerios e aquecimento do ar ambiente (para escolas que possuam sistemas activos de aquecimento).

2. As instalaes de gs devem ser projectadas para a utilizao de gs natural, ainda que s possam ser abastecidas com outro tipo de gs disponvel localmente, tal como o ar/propano, gs propano ou butano.

3. As instalaes de gs devem ser projectadas por tcnicos credenciados, de acordo com as normas e regulamentos especficos, devendo ser sempre licenciadas e vistoriadas pelas entidades competentes.

g) A biblioteca/informtica, a cozinha e as arrecadaes em geral, devem dispor de sistemas especiais de segurana contra intruso, nomeadamente fechaduras com chaves especiais, portas e janelas reforadas, estores metlicos e eventualmente dispositivos de deteco e alarme adequados. Em caso de sadas de emergncia, os sistemas de segurana contra intruso devem permitir a fcil abertura pelo interior.

h) Dentro do edifcio h que acautelar a segurana dos alunos contra quedas acidentais.

17

i) No so permitidas portas de vaivm nos espaos frequentados pelos alunos.

j) As portas das cabinas das instalaes sanitrias devem ser dotadas de fechadura de comando de modo a permitir que em caso de emergncia, as portas fechadas pelo interior possam ser abertas pelo exterior.

8. Programa de Espaos para as Escolas Bsicas com 1. Ciclo

8.1. Os espaos que compem as escolas com 1. ciclo devem permitir a prtica das actividades referidas no Plano Curricular do 1. Ciclo do Ensino Bsico, estabelecido pelos Decreto-Lei n 6/2000, de 18 de Janeiro e Decreto-Lei n 209/2002, de 17 de Outubro.

8.2. Para o correcto funcionamento de uma escola com 1. ciclo, devem considerarse os seguintes espaos:

a) Espaos de ensino e de apoio: . Salas de aula . Educao plstica . Biblioteca . Sala Polivalente/Refeitrio . Gabinete de trabalho de professores/educadores . Gabinete de atendimento b) Espaos sociais: . Sala de professores . trios e circulaes c) Espaos de apoio geral: . Cozinha e anexos . Vestirio e sanitrio do pessoal no docente . Instalaes sanitrias de alunos . Instalaes sanitrias de adultos . Instalao sanitria de deficientes

18

. Arrecadao de material didctico . Arrecadao geral . Arrumo de materiais de limpeza . Arrumo de material de exterior

9. Caracterizao dos Espaos Especficos

9.1. De acordo com a listagem referida no nmero anterior, para cada espao especfico so definidas nos pontos seguintes as exigncias funcionais, construtivas, de interligao com outros espaos e de localizao no conjunto escolar.

9.2. SALA DE AULA - o espao de ensino onde tm lugar as diversas actividades dirias. aconselhvel agrupar as salas de aula em ncleos de ensino constitudos por 2 ou 3 salas de aula com alguns espaos de uso comum, tais como o de educao plstica, uma instalao sanitria e arrecadao de material didctico. a) Actividades predominantes: trabalho sentado mesa, individual ou em grupo; trabalho de p em mesa, bancada, expositor ou quadro; projeces, exposies. b) Dimenses: b1) rea til: 48 m2 (mnimo); b2) P-direito: 3,20 m. c) Localizao: preferencialmente em piso trreo, com acesso fcil ao exterior. d) Exigncias construtivas: d1) Fenestrao: rea envidraada equivalente a 15 a 25% da rea do pavimento, conforme a zona climtica. A orientao geogrfica da fenestrao das salas de aula deve privilegiar o quadrante Sudeste-Sul- Sudoeste; d2) Revestimentos: pavimento macio e lavvel; paredes no abrasveis; lambril lavvel at 2,00 m de altura e resistente ao desgaste; as paredes interiores confinantes com as salas de aula, devem ser concebidas e construdas de forma evitar entre elas a transmisso de rudos; tecto poroso, eventualmente com revestimento acstico; d3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial e tomadas para fins diversos (computador, TV, audiovisuais, etc.), tomada de recepo de sinal de TV;

19

e) Equipamento fixo: bancada altura de 0,75 m, com ponto de gua e esgoto; quadros de escrita (a giz e a marcadores); expositores; ecr para projeco; rgua de cabides. f) Espaos anexos: espao para educao plstica, - que pode ser integrado em cada uma das salas de aula ou preferencialmente servir a um ncleo de ensino.

9.3. EDUCAO PLSTICA - um espao oficina para actividades que produzem sujidade. a) Actividades predominantes: trabalhos de p, em pequenos grupos, com gua, tintas, colas, barro e outros materiais; construes simples em madeira, metal, etc. b) Dimenses: b1) rea til: 7 m2 (mnimo) por sala de aula; b2) P-direito: 2,70 m. c) Localizao: em cada ncleo de ensino, podendo servir a 2 ou 3 salas de aula, ou como recanto da prpria sala, quando nela integrado. d) Exigncias construtivas: d1) Fenestrao: rea envidraada equivalente a 15 a 25% da rea do pavimento, conforme a zona climtica, com orientao preferencial a Norte/ Nascente; caixilharia basculante, alta; d2) Revestimentos: pavimento lavvel, resistente ao impacto e corroso; paredes no abrasveis; lambril lavvel at 2,00 m de altura; tecto poroso; d3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial e tomadas para fins diversos. e) Equipamento fixo: bancada altura de 0,75 m, com ponto de gua e esgoto; expositor; rgua de cabides.

9.4. BIBLIOTECA - um espao de trabalho e de lazer, para alunos e para professores, em condies de tranquilidade e silncio. Em escolas de grande capacidade a biblioteca pode ser composta por zonas diferenciadas: acolhimento, leitura informal e jogos, biblioteca, meios audiovisuais e informticos e arquivo. a) Actividades predominantes: leitura, estudo, consulta, investigao individual ou em grupo; utilizao de equipamento audiovisual; projeces; reunies, exposies; jogos de mesa, etc. b) Dimenses:
20

b1) rea til varivel, consoante a capacidade da escola e o nmero de utentes a prever caso a caso; b2) P-direito: 3,00 m. c) Localizao preferencial: em piso trreo, junto aos espaos sociais, com acesso fcil pelo trio principal. d) Exigncias construtivas: d1) Fenestrao: rea envidraada equivalente a 15 a 25% da rea do pavimento, conforme a zona climtica, com orientao preferencial a Sul e elementos protectores da entrada de sol directo. Vos protegidos contra intruso; d2) Revestimentos: pavimento confortvel, no reflector de som; paredes no abrasveis; tecto com painis acsticos; d3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial e tomadas para fins diversos (TV, equipamento audiovisual, computador, etc.), tomada de recepo de TV. e) Equipamento fixo: expositores, ecr para projeco e rgua de cabides. f) Espaos anexos: Informtica; arquivo de documentao.

9.5. SALA POLIVALENTE/REFEITRIO - o local da escola destinado s actividades educativas, ldicas e sociais que requerem espao amplo e p direito elevado, servindo igualmente como espao de refeies. Em alguns casos, nomeadamente escolas de grandes dimenses, poder justificar-se um espao prprio para as refeies que dever ser contguo sala polivalente. A sala polivalente/refeitrio dever ter uma rea til varivel, calculada caso a caso, admitindo que nem todos os alunos almoam na escola. a) Actividades predominantes: educao fsico-motora; expresso dramtica; convvio, festas, reunies, projeces; recreio; refeies (quando no exista Refeitrio). b) Dimenses: b1) rea til varivel, consoante a capacidade da escola; b2) P-direito: varivel de acordo com a rea (3,00 m a 4,80 m). c) Localizao preferencial: em piso trreo, com acesso fcil ao recreio. d) Exigncias construtivas:

21

d1) Fenestrao: rea envidraada equivalente a 15% a 25% da rea do pavimento, conforme a zona climtica, com orientao preferencial aos quadrantes

Sul/Nascente; possibilidade de obscurecimento parcial; d2) Revestimentos: pavimento confortvel, lavvel e antiderrapante; paredes no reflectoras de som; lambril lavvel e resistente ao desgaste at 1,5Om de altura; tecto poroso no reflector de som; d3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial; tomadas para diversos fins; tomada de recepo de TV. e) Equipamento fixo: 2 a 5 pontos de gua em lava-mos, altura de 0,75 m do pavimento e respectivo esgoto, quando sirva de refeitrio; expositores; rguas de cabides. f) Espaos anexos: arrecadao geral; cozinha (quando sirva de refeitrio).

9.6. GABINETE DE TRABALHO PARA PROFESSORES - Espaos para preparao de aulas e pequenas reunies, localizados prximos das salas de aula. rea til: at 12 m2 para 3 a 8 utentes ou at 16 m2 para 4 a 10 utentes. conveniente que estes espaos sejam contguos e separados por divisrias amovveis ou desmontveis, para permitir diferentes arranjos e compartimentaes. Equipados com quadros de giz e para marcadores, expositores, rgua de cabides, mesas, cadeiras, armrios, estantes e recipientes para lixo.

9.7. GABINETE DE ATENDIMENTO - uma pequena sala para diversas funes de apoio e atendimento. a) Actividades predominantes: atendimento mdico individual; atendimento de pais e encarregados de educao; apoio educativo individualizado, etc. b) Dimenses: b1) rea: at 7 m2; b2) P direito: 2,70 m. c) Localizao preferencial: em piso trreo, junto sala de professores, com sada fcil para o exterior. d) Equipamento fixo: 1 expositor; 1 espelho ao alto; rgua de cabides. e) Espaos anexos: instalao sanitria para adultos.

22

9.8. SALA DE PROFESSORES - Espao destinado a reunies, convvio e trabalho dos professores, equipado com mesas, cadeiras, sofs, armrios, estantes, recipientes para lixo, quadros de giz e para marcadores, expositores, ecr para projeco, rgua de cabides e balco com gua e esgoto. Para dimensionamento do espao deve ser considerada uma rea til de 1 m2/professor.

9.9. COZINHA E ANEXOS - Em todas as escolas deve existir uma cozinha mesmo que s permita aquecer ou confeccionar refeies ligeiras. A sua rea deve ser calculada caso a caso, de acordo com o nmero previsvel de refeies a servir e tendo em conta o sistema de confeco e de servio das refeies,

desaconselhando-se, para este nvel de ensino, o sistema de self-service. Em qualquer caso, a cozinha sempre constituda por zonas sequenciais diferenciadas para: entrada do pessoal de cozinha e recepo de vveres; armazenamento (despensas e arcas frigorficas); preparao de alimentos separadamente para peixes, carnes, tubrculos e verduras; confeco (zona quente e zona fria); copa de apresentao e distribuio; zona de retorno de sujos; zona de lavagem de loias e do trem de cozinha; local coberto para os contentores de lixo, com sada directa para o exterior, atravs de porta prpria (outra que no a de entrada dos alimentos). a) Actividades: preparao e confeco de refeies e restantes actividades com elas relacionadas. b) Dimenses: b1) rea til: varivel de acordo com o nmero de refeies a servir; b2) P direito: 3,00 m (mnimo). c) Localizao: Em piso trreo, com acesso directo do exterior atravs de um trio de servio, situado a pouca distncia do porto da entrada de viaturas de abastecimento. d) Exigncias construtivas: d1) Fenestrao: vos basculantes e/ou de correr, orientados preferencialmente a Norte; caixilhos suplementares, amovveis, de rede mosquiteira; d2) Revestimentos: pavimento lavvel, anti-derrapante; paredes lavveis e impermeveis at altura de 2,00 m; tecto poroso, pintado com tinta anti-fngica; d3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial; tomadas para os electrodomsticos a considerar (frigorficos, arcas congeladoras, fornos, mquinas de lavagem de loia, fritadeira, grelhador, aparelho electrocutor de
23

insectos etc.); tomadas para diversos fins; instalao de exaustores nas zonas de confeco e de lavagem; instalao de canais e de ralos para escoamento de guas do pavimento, (cobertas com grelhas amovveis). e) Equipamento fixo: bancadas de preparao de alimentos com pontos de gua e de esgoto; bancadas lava-loias com pontos de gua e de esgoto; suportes de parede para rolos de papel e de toalhetes; armrios superiores; apanha-fumos; suporte para extintor. f) Espaos anexos: refeitrio; trio de servio; despensas; vestirio do pessoal de cozinha (com lavatrio e uma cabina de duche com gua quente); abrigo para quatro contentores de recolha selectiva de lixo.

9.10. TRIOS E CIRCULAES - Deve existir um trio principal que assinale a entrada da escola, sendo esta protegida exteriormente por um coberto sobre portas a abrir para fora. A entrada no edifcio escolar deve situar-se em local visvel da rua e a pouca distncia do porto de entrada dos alunos no recinto escolar. As circulaes interiores a utilizar pelos alunos, quando exclusivamente para esse fim, devem ser reduzidas ao mnimo indispensvel, no ultrapassando 20% da rea total til da construo. Podem considerar-se alargamentos nas circulaes como lugares de convvio ou de espera. conveniente criar locais para encosto de cacifos individuais dos alunos, sem que isso reduza a largura mnima atribuda s circulaes. Nas galerias devem existir sadas laterais para o exterior, especialmente naquelas em que se preveja a confluncia simultnea de mais de 60 alunos. a) Actividades: recepo; circulao, convvio, espera. b) Dimenses: b1) Iarguras: - corredores - 1,80 m; - galerias - 2,80 m; - rampas - 1,00 m (comprimentos at 6 m, declive at 6%); - escadas - 1,40 m; duas unidades de passagem (1 up=0,60) e dois corrimos. - patamares - 1,50 X 2,80m. No so permitidas portas a abrir sobre o patamar. - degraus: nmero mximo por lance - 12; cobertor - 0,30 m; espelho - 0,16 m; o focinho deve ser assinalado com textura e cor; no so permitidos degraus sem espelho. - no so permitidas escadas com bomba entre lances nem escadas de caracol para uso dos alunos. b2) P direito: 3,00 m.
24

c) Exigncias construtivas: c1) Fenestrao: lateral, nas galerias, orientada para qualquer quadrante, evitando o Poente; c2) Revestimentos: pavimentos lavveis, resistentes e anti-derrapantes; paredes no abrasveis; lambril lavvel e resistente ao impacto at 1,50m de altura; tecto poroso, eventualmente com revestimento no reflector de som; c3) Instalao elctrica para iluminao artificial, sinalizao de sadas de emergncia. d) Equipamento fixo: expositores; rguas de cabides; suportes para extintores.

9.11. INSTALAES SANITRIAS PARA ALUNOS (femininas e masculinas) Os sanitrios dos alunos devem localizar-se dispersos pela escola no devendo agrupar-se em unidades (F+M) com rea superior a 25 m2. No so permitidos sanitrios de alunos sem ventilao e iluminao naturais. Devem ser separados por sexos e equipados, na seguinte proporo: . Femininos: 2 sanitas e 2 lavatrios, para 25 alunas; . Masculinos: 1 sanita, 2 urinis e 2 lavatrios para 25 alunos; a) Dimenses: a1) rea: varivel; a2) P direito: 2,70 m. b) Localizao: junto a cada ncleo de ensino; uma unidade de instalaes sanitrias deve localizar-se perto da sala polivalente com acesso fcil do recreio exterior, e equipada com 1 cabina de duche com gua quente para cada sexo. c) Exigncias construtivas: c1) Fenestrao: vos altos, basculantes, orientados preferencialmente a Norte; Baias de separao das sanitas at altura de 2,00 m, com porta sem fechadura, elevada a 0,15 m do pavimento; c2) Revestimentos: pavimento lavvel e anti-derrapante; paredes e baias lavveis at 2,00 m de altura; tecto poroso; c3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial e para instalao de exaustores. d) Equipamento fixo: espelhos; rgua de cabides; suportes de papel higinico; suportes de toalhetes de papel.

25

9.12. INSTALAO SANITRIA PARA DEFICIENTES - Deve existir pelo menos uma instalao sanitria para deficientes que utilizam cadeira de rodas, equipada com 1 lavatrio, 1 sanita apropriada e 1 lava-ps. A sanita deve estar colocada a meio de uma parede e ter, de cada lado, barras de apoio articuladas de modo a permitir uma melhor abordagem da cadeira de rodas. A porta de acesso ser de abrir para fora ou de correr, com folha de 0,90 m. a) Dimenses mnimas: a1) rea 5,00 m2; comprimento 2,20 m; largura: 2,20 m; a2) P direito: 2,70 m. b) Localizao: junto zona de refeitrio. c) Exigncias construtivas: c1) Fenestrao: vos altos, orientados para qualquer quadrante. c2) Revestimentos: pavimento lavvel; paredes lavveis e impermeveis at altura de 2,00 m; tecto poroso; c3) Instalaes tcnicas: instalao elctrica para iluminao artificial. d) Equipamento fixo: duas barras de apoio articuladas; espelho; suporte de papel higinico; suporte de toalhetes de papel. 9.13. INSTALAES SANITRIAS PARA ADULTOS De acordo com as dimenses da escola podero existir instalaes sanitrias individualizadas para professores e outros eventuais adultos (F+M), para assistentes de educao e outros funcionrios (F+M) e para o pessoal de cozinha. Deve ser respeitada a proporo de uma sanita e um lavatrio para 14 utentes. a) Dimenses: a1) rea: varivel de acordo com o nmero de utentes; a2) P direito: 2,70 m. b) Localizao: perto das zonas respectivas: sala de professores, sala polivalente, etc. c) Equipamento fixo: espelhos; suportes de papel higinico; suportes de toalhetes de papel.

10. Arranjo do Espao Exterior

10.1. O espao exterior da escola deve ser objecto de estudo cuidado de forma a permitir que as crianas o possam utilizar livremente e em segurana. Deve
26

igualmente cuidar-se da qualidade paisagstica de todo o conjunto de forma a que o seu agradvel enquadramento contribua para o desenvolvimento da sensibilidade o do respeito dos alunos. 10.2. O espao exterior deve estar livre de elementos naturais ou construdos que ponham em risco a segurana dos alunos, ou que requeiram vigilncia especial, tais como tanques, lagos, espelhos de gua. 10.3. O recreio exterior deve ser constitudo por diversas zonas interligadas que possibilitem actividades distintas e simultneas, considerando-se indispensveis as seguintes: a) Recreio coberto - rea pavimentada, plana, a pequena distncia e com acesso fcil relativamente ao edifcio escolar. Admite-se que o recreio coberto possa ser repartido por duas reas, existindo eventualmente, numa delas, marcao de jogos no pavimento. Deve localizar-se ao abrigo dos ventos dominantes e em situao de fcil vigilncia. b) Recreio livre - zona plana, com dimenses e forma que permitam jogos colectivos de muito movimento. Deve localizar-se em local central, de fcil vigilncia, ao abrigo dos ventos dominantes, orientado preferencialmente para Sul ou Nascente, garantindo-se exposio solar mnima de 6 h/dia. Em escolas de grande capacidade conveniente que o recreio livre seja repartido por duas zonas distintas, sendo uma destinada aos alunos mais novos. c) rea do espao de aventura e/ou polidesportivo ao ar livre (com ou sem cobertura) - constitudo por uma zona destinada a jogos com 18x12 m, acrescida de uma zona com uma rea com o mnimo de 300 m2 (ajustada s condies locais) onde, para alm dos aparelhos que permitam, por exemplo, trepar, escalar, saltar, passar por baixo ou por cima, podem ser colocadas as barras fixas com alturas variadas, elementos de equilbrio e obstculos variados que permitam a utilizao de apoios diversos e multisaltos. Esta rea pode estar inserida num espao verde, ervado ou relvado, com rvores, declives, obstculos naturais, etc., garantindo junto dos vrios aparelhos, conforme for necessrio, zonas de proteco de quedas. d) Zonas ajardinadas e horta pedaggica. e) Deve existir um local no terreno livre, afastado das edificaes, com marcaes no pavimento, elucidativas dos pontos de concentrao dos alunos em situaes de alarme e alerta, que sirva para os exerccios regulares de evacuao do edifcio.

27

10.4. Percursos: Os percursos de viaturas de servio dentro do recinto escolar no podem cruzar nenhuma das zonas de recreio referidas no ponto anterior. a) O abastecimento dirio da cozinha, tal como a recolha de contentores de lixo deve ter um percurso curto e afastado dos percursos das crianas. b) O acesso de viaturas de emergncia deve estar previsto s sadas do edifcio, ao campo de jogos e s zonas de recreio. c) No permitido o parqueamento de viaturas dentro do recinto escolar. Quando seja estritamente necessrio, deve considerar-se uma rea suplementar e uma vedao prpria que impea o acesso dos alunos ao local.

11. Acessos e Vedao

11.1. O recinto escolar deve ser vedado de forma eficaz, sem se recorrer a elementos demasiado agressivos ou que acentuem a sensao de clausura. Deve garantir-se transparncia visual e afastamento vedao, recorrendo-se

preferencialmente a vegetao (sebes, arbustos, etc.). Junto vedao no conveniente existirem rvores ou quaisquer outros elementos cuja altura permita trepar e transpor a vedao. 11.2. As entradas no recinto escolar devem ser diferenciadas para os utentes (alunos, professores e visitantes) e para as viaturas de abastecimento e de emergncia, ambas atravs de portes com trinco automtico. Junto da entrada principal deve ser prevista instalao para o porteiro (guarita e um coberto para resguardo da chuva). a) A localizao dos portes de entrada deve ter em conta a menor distncia respectivamente entrada no edifcio, para os utentes, e ao trio da cozinha, para o abastecimento, no se devendo cruzar estes dois percursos. b) Na frente exterior da zona de entrada dos utentes no recinto escolar deve existir um passeio pavimentado com largura nunca inferior a 3,00 m e to longo quanto o necessrio. Sobre o lancil do passeio devem existir elementos de proteco horizontais com comprimento superior ao vo do porto de entrada. c) A via de acesso escola deve ter um s sentido e estar assinalada distncia conveniente por lombas no pavimento e sinalizao adequada. d) Na via de acesso escola, junto entrada do recinto escolar, deve ser prevista uma zona para paragem de veculos, quer atravs de simples recortes no passeio,
28

quer recorrendo a vias secundrias de velocidade reduzida, paralelas faixa de rodagem, para entrada e sada de crianas.

29

You might also like