You are on page 1of 20

ADEQUAO DE FERRAMENTAS DE GESTO DA QUALIDADE S CLNICAS DE SADE

Autor: Mrcio Arcanjo de Souza*

Orientadora: Mnica de Aguiar Mac-Allister da Silva**

Resumo O presente artigo tem o intuito de analisar tcnicas de gesto da qualidade que sejam aplicveis s clnicas mdicas de Salvador. A anlise desenvolvida a partir da caracterizao das clnicas mdicas e das ferramentas de gesto da qualidade para posteriormente, verificar a aplicabilidade destas ferramentas s clinicas mdicas, utilizando-se como exemplo, o problema dos erros de diagnstico. Para a realizao desta anlise, adota-se como procedimento metodolgico pesquisa bibliogrfica e documental. A partir desta anlise, infere-se que as ferramentas de gesto da qualidade so passveis de serem aplicadas s esferas estratgica, ttica e operacional das organizaes clnicas.

Introduo

O perodo posterior promulgao da Constituio Federal de 1988 foi marcado pelo rpido crescimento do setor de sade. Alm das aes governamentais de fomento sade, foram incentivadas tambm aes da iniciativa privada como forma de universalizar e ampliar a cobertura dos servios de sade populao brasileira (MDICI, 1994).

Estudante do 7 semestre do curso de administrao de empresas da UNIFCS, aluno do programa de Iniciao cientfica da UNIFACS pela FAPESB. ** Professora da Universidade Salvador (UNIFACS), doutora em administrao pela Universidade Federal da Bahia. (UFBA).

Segundo o cadastro nacional de estabelecimentos de sade (CNES), Salvador possua, no ano de 2002, 1.071 estabelecimentos de sade. Atualmente este nmero de 2.152 estabelecimentos, representando um crescimento de 100,93% no nmero de estabelecimentos em apenas cinco anos. No que diz respeito s clnicas, objeto de estudo deste artigo, elas so subdividas em policlnica (227 unidades) e clnica especializada ou ambulatrio especializado (602 unidades). Juntas estas duas modalidades representam 38,52% do nmero atual de estabelecimentos de sade em Salvador (2152 unidades). No que se refere qualidade, o setor da sade foi um dos ltimos a aderir a esta tendncia, provavelmente acreditando que j a utilizava em grau suficiente, ou por resistncia e temor s complexas mudanas de gerenciamento, ou ainda, porque os mdicos superestimavam seus prprios conhecimentos e eram antagnicos ao trabalho em equipe, fator este fundamental para a gesto da qualidade (MELO; CAMARGO, 1998). Em meados da dcada de 90, os hospitais comearam a apropriar-se de prticas utilizadas nas indstrias fazendo as devidas adaptaes sua realidade organizacional (XAVIER, 2006), tendncia esta que tambm tem sido adotada por organizaes prestadoras de servios de sade de menor complexidade, como por exemplo, as clnicas. Nesse contexto, faz-se necessrio avaliar quais so as tcnicas e ferramentas da gesto da qualidade que se aplicam realidade organizacional das clnicas de sade. Para tanto, necessrio primeiro caracterizar as clnicas de sade e as tcnicas de gesto da qualidade e, segundo, verificar a adequao, a viabilidade e a utilidade destas tcnicas ou ferramentas para estas organizaes de sade. Vale acrescentar que estas etapas metodolgicas so desenvolvidas por meio de pesquisas bibliogrficas e documentais. A proposta deste artigo contribuir para a adoo de tcnicas e ferramentas de gesto da qualidade pelas clnicas de sade, fomentando a expanso da assistncia de qualidade sade. Dessa forma, este artigo encontra-se dividido nos seguintes tpicos: Introduo; Clnicas mdicas: identidade e importncia para a assistncia sade brasileira; Ferramentas de gesto da qualidade; Anlise da adequao das ferramentas de gesto da qualidade s clnicas de sade e consideraes finais.

Clnicas Mdicas: Identidade E Importncia Para A Assistncia Sade Brasileira

A abrangncia da assistncia sade, objetivada pelo Sistema nico de Sade (SUS), exigiu a criao de organizaes auxiliares aos hospitais, que durante muito tempo concentraram os servios de sade, e que tivessem capacidade de prestar servios de menor complexidade, como por exemplo, os prontos socorros, centros de sade e as clnicas. Segundo Scarpi (2004), a clnica mdica, nos dias atuais, atingiu um elevado grau de complexidade, evoluindo tanto do ponto de vista mdico quanto tecnolgico, tornandose uma organizao que possui uma estrutura e administrao prpria, com pessoas capacitadas, e que presta servios para a sociedade, realizando assim, uma atividade econmica como qualquer outra organizao. A incorporao de tecnologia aos processos ligados sade um fator-chave para o aumento da complexidade das organizaes do setor, uma vez que exige investimentos altos e pessoas qualificadas a manusear a tecnologia de forma a alcanar diagnsticos precisos e tratamentos eficazes para as enfermidades dos pacientes. Supe-se que as clnicas mdicas sigam a mesma tendncia quanto qualificao, observada em outras organizaes de sade, como os hospitais. Segundo Marques (2007), a implantao de programas de qualidade tem ocorrido em alguns hospitais em Salvador, visto os benefcios auferidos com os programas. Entretanto, continua a autora, os gestores hospitalares encontram dificuldades em implant-los sob a alegao dos custos de adaptao aos requisitos estabelecidos pelos rgos certificadores e ao insuficiente incentivo estatal. Sendo assim, as tcnicas de gesto da qualidade tm que estar em consonncia com as singularidades das organizaes clnicas, para que possam servir como instrumento vivel de melhoria dos servios. Estas singularidades so claramente identificadas no porte destas organizaes, em sua forma de gesto, em suas fontes financiamento, na especialidade de servios que prestam e, principalmente, no fato de fornecer um servio bsico ao cidado.

A gesto da qualidade consiste particularmente em gesto de processos e fator inerente s organizaes em geral o fato de que estas trabalham com processos de transformao, utilizando-se de recursos que transformam e so transformados no decorrer da operao, no que conhecido com modelo intput-processo-output (SLACK, 2002). No tocante s clnicas, os recursos necessrios manuteno de seus processos podem incluir pessoal, capital, instalaes, equipamentos, mtodos, tcnicas e pacientes que esto integrados em uma seqncia de etapas ou aes sistemticas (SCARPI, 2004) com o objetivo de oferecer suporte aos seguintes processos realizados pelas clnicas mdicas:
Processos Descrio sumria Assistncia ambulatorial Modalidade de assistncia em que o paciente atendido em consultas consultrio, sem a necessidade de internao hospitalar, ou seja, sem necessidade de ocupar um leito de hospital. Servios auxiliares de Processo por meio do qual o paciente atendido para coleta (ou diagnstico e tratamento entrega) de material biolgico destinado realizao de exame especializado, e/ou para procedimento, com a finalidade de apoiar tecnicamente o diagnstico ou tratamento. Assistncia hospitalar Modalidade de assistncia precedida de internao (admisso) do internaes paciente, que ocupa um leito hospitalar, para permanncia igual ou superior a 24 horas, com a finalidade de diagnstico e/ou tratamento. Procedimentos Modalidade de assistncia com a finalidade de tratamento ou cirrgicos procedimento cirrgico, podendo ser ambulatorial ou por meio de internao hospitalar.
Quadro 1 Processos clnicos Fonte: Scarpi, 2004

Ferramentas De Gesto Da Qualidade

Segundo Dellaretti Filho (1996), o desenvolvimento da Gesto de Qualidade Total (GQT) exigiu o desenvolvimento de ferramentas que apoiassem e viabilizassem as aes gerenciais. Essas ferramentas so dividas em dois grupos: Ferramentas de controle e ferramentas de planejamento. Segundo Nogueira (1999), as ferramentas de controle da qualidade so sete, de acordo com o quadro a seguir:

Quadro 2 - Ferramentas de controle da qualidade Fonte: Elaborao prpria com base em Nogueira (1996)

Descrio A funo desta ferramenta distinguir com clareza as poucas causas fundamentais das muitas causas triviais de um problema. Dessa forma, possvel priorizar aes e otimizar o uso de recursos na soluo de problemas. Anlise de Pareto Registram-se as ocorrncias em uma folha de verificao em valores absolutos e percentuais e, posteriormente, monta-se o grfico que permitir a avaliao das causas principais de um determinado problema. Tambm conhecido como diagrama de espinha de peixe, tem o objetivo de mostrar com clareza e em diversos nveis de detalhamento quais so as causas Diagrama de causa que contribuem para o surgimento de um determinado efeito. Pode-se agrupar e efeito as causas em seis categorias: Matrias-primas; Mo-de-obra; Mtodo; Medida; Meio ambiente e mquina. Estas categorias servem de orientao para elaborao do diagrama. uma forma de enxergar uma situao sob diversos ngulos diferentes, Estratificao identificando suas diversas partes, ou subgrupos dentro do grupo maior. um formulrio no qual as dimenses estudadas j esto previamente Folha de impressas, facilitando as anotaes das ocorrncias. Sua finalidade coletar verificao dados de forma organizada, facilitando seu estudo posterior. So grficos seqenciais que mostram a evoluo do processo ao longo do tempo, resumindo seus dados em um determinado intervalo de tempo, Histograma apresentando a distribuio da freqncia com que eles aparecem. Sua observao possibilita a avaliao de padres de variao, amplitude de valores, picos e outras informaes. Fornece informaes estatsticas para verificar se duas variveis tm uma correlao entre si. As correlaes podem ser: a) forte positiva, quando uma Diagrama de influencia fortemente a outra; b) forte negativa, quando uma aumenta e a disperso outra diminui; c) moderada, quando h uma correlao, mas outros fatores podem influir no processo; d) sem correlao. Grficos de controle mostram, de forma dinmica, a forma como um Grfico determinado processo est evoluindo ao longo do tempo, deixando ntidas seqencial e Carta eventuais tendncias e padres indesejveis que possam ocorrer. Quando so de controle acrescidas metas de desempenho, o grfico passa a se chamar cartas de controle.

Ferramenta

No que diz respeito ao planejamento da qualidade, ele tambm composto de sete ferramentas segundo o quadro a seguir:
Ferramenta Diagrama de afinidades Diagrama de relaes Diagrama de matriz Descrio uma ferramenta exploratria que organiza dados verbais (idias, opinies, comentrios etc.) sobre problemas solucionados, por meio de suas afinidades mtuas. Trata de problemas ou de situaes complexas, interligada por uma rede de relaes de causa e efeito. Esta ferramenta facilita a soluo do problema, porque permite uma viso mais ampla de sua totalidade. Enfatiza correlaes existentes entre dois ou mais conjuntos de itens, organizados segundo as linhas e colunas de uma matriz.

Ferramenta Diagrama de priorizao Diagrama de rvore Diagrama do processo decisrio Diagrama de setas

Descrio Tem o objetivo de definir prioridades relacionadas a uma lista de aes ou tarefas por meio de critrios de pesos pr-definidos. Realiza mapeamento sistemtico de todos os caminhos a serem seguidos e de todas as tarefas a serem executadas para alcanar determinado objetivo. Esse diagrama mapeia eventos, favorveis ou desfavorveis, possveis de ocorrer quando se parte de uma situao inicial e se quer alcanar um objetivo. Tem a funo de planejar o cronograma mais conveniente para a execuo das tarefas de um plano. Permite a definio do caminho crtico da operao, assim como, a antecipao de possveis atrasos.

Quadro 3 - Ferramentas de planejamento da qualidade Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Anlise Da Adequao Das Ferramentas De Gesto Da Qualidade s Clnicas De Sade

As ferramentas de controle e planejamento da qualidade so de grande valia para a resoluo de problemas em diversos tipos de organizao, inclusive para as organizaes prestadoras de servios de sade, como o caso das clnicas mdicas. Para verificar a aplicabilidade destas ferramentas, analisa-se um dos processos das clnicas mdicas que foram caracterizados no segundo tpico: O processo de diagnstico. Com base em dados fictcios e aleatrios objetiva-se evidenciar como as ferramentas anteriormente descritas atuam resolvendo os possveis problemas deste processo.

Estratificao A importncia desta ferramenta est em identificar os grupos de causas que futuramente serviro de base para as demais ferramentas (NOGUEIRA, 1996). No caso de erros de diagnstico clnico, pode-se estratificar as causas da seguinte forma: a) erros de pessoal; b) erros de equipamentos/instrumentos; c) erros relacionados ao paciente e; d) erros de mtodos de anlise.

Folha de verificao A partir das informaes originadas da estratificao, pode-se construir um formulrio que servir para marcao dos erros de diagnstico encontrados. O formulrio foi estruturado segundo o exemplo a seguir:

Figura 1 Modelo de folha de verificao Fonte: Elaborao prpria

Anlise de Pareto De acordo com o diagrama de Pareto, primeiramente preciso criar uma planilha com as causas encontradas para o problema de erros de diagnsticos para posteriormente criar um grfico que permitir analisar melhor o problema (NOGUEIRA, 1996). Como base para explicitar a ferramenta de controle, utiliza-se o exemplo fictcio de um grupo de cem erros coletados conforme tabela e grfico a seguir:

Fonte: Elaborao prpria com base em Nogueira (1996).

Figura 2 Grfico de Pareto Fonte: Elaborao prpria com base em Nogueira (1996)

Com base nesta ferramenta de controle percebe-se que as causas dos erros de diagnstico esto distribudas de forma homognea entre as trs primeiras causas, evidenciando que existe um conjunto de circunstncias que ocasionam o problema.

Diagrama de causa e efeito. No que se refere ao diagrama de causa e efeito ou diagrama de espinha de peixe, Utilizam-se variveis com um maior nvel de detalhamento com relao ferramenta anterior, conforme demonstra a figura a seguir:

Figura 3 Diagrama de causa e efeito Fonte: Elaborao prpria com base em Nogueira (1996)

Diagrama de disperso

Para analisar melhor o comportamento das variveis envolvidas no problema ou ento de determinada varivel diretamente com o problema, possvel estabelecer correlaes entre eles. Como exemplo, analisada a correlao entre os erros de diagnstico e o defeito nos equipamentos, de acordo com o quadro e o grfico a seguir:
M D E M 10 20 1 7 5 12 2 8 8 14 3 9 20 35 10 4 14 28 11 5 13 29 12 6 M - Ms analisado D 6 7 11 9 18 13 E M D E 15 13 5 11 14 14 9 19 21 15 12 20 17 16 13 27 34 17 10 23 25 18 7 9 D - N de defeitos M 19 20 21 22 23 24 D E M D E 12 16 25 8 16 15 34 26 10 18 16 30 27 11 26 20 35 28 11 25 5 12 29 10 29 7 16 30 6 14 E - Erros de diagnstico

Quadro 4 Nmero de erros de diagnstico e defeitos nos equipamentos por ms. Fonte: Elaborao prpria

Figura 4 Diagrama de disperso Fonte: Elaborao prpria

De acordo com o diagrama, percebe-se que h uma forte correlao positiva entre os erros de diagnstico e as falhas nos equipamentos, pois o aumento de defeitos acarreta no aumento de erros, assim como a sua diminuio faz com que os erros tambm diminuam, revelando uma relao diretamente proporcional.

Histograma Esta ferramenta de grande utilidade para acompanhar a freqncia com que os problemas ocorrem e como se distribuem em um intervalo de tempo (NOGUEIRA, 1996). Utilizando-se como exemplo os erros apontados no Quadro 4, pode-se agrupar o nmero de erros de diagnstico em trs categorias:

Figura 5 Histograma Fonte: Elaborao prpria

A partir da anlise do histograma, percebe-se que em vinte cinco meses, dos trinta analisados, ocorreram entre onze e trinta erros de diagnstico. Com base nesta informao a organizao pode visualizar melhor o comportamento dos erros de diagnstico dentro das categorias de anlise, enquanto realiza aes para modificar este comportamento.

Grfico seqencial e carta de controle A partir do conhecimento dos erros de diagnstico, a organizao clnica pode estabelecer metas para a resoluo deste problema enquanto verifica se os desempenhos parciais esto dentro da meta estabelecida. Nesse sentido, o grfico seqencial, o que se constitui em uma carta de controle na medida em que lhe so acrescidas s metas, demonstra a evoluo do problema em questo (NOGUEIRA, 1996). O grfico a seguir exemplifica a dinmica de funcionamento da ferramenta:

Figura 6 Grfico seqencial e carta de controle Fonte: Elaborao prpria com base em Nogueira (1996)

Com base no grfico, percebe-se que no terceiro ms e no stimo o nmero de erros superou a meta estabelecida para o perodo. Desta forma cabe organizao verificar os motivos desta discrepncia e agir de maneira preventiva contra novas falhas.

Diagrama de afinidades Esta ferramenta permite que as diversas variveis inerentes ao problema possam ser agrupadas e ordenadas de forma a facilitar a compreenso geral do problema e sua resoluo (DELLARETTI FILHO, 1999). Tomando-se como exemplo os erros de diagnstico elaborou-se o seguinte diagrama:

Figura 7 Diagrama de afinidades Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Diagrama de relaes Esta ferramenta explora as relaes de causa e efeito entre as variveis analisadas, permitindo ao gestor visualizar quais so as que esto diretamente ligadas ao problema central e aquelas que esto indiretamente relacionadas. A elaborao deste diagrama complexa, no existindo uma nica forma de correlacionar os itens estudados. O exemplo a seguir demonstra uma das formas de se correlacionar as variveis selecionadas a cerca dos erros de diagnstico:

Figura 8 Diagrama de relaes Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Diagrama de matriz Para o estabelecimento do diagrama de matriz, faz-se necessrio escolher um grupo de causas a estudar e correlacion-las, por exemplos, com possveis medidas corretivas. O intuito neste caso verificar qual o impacto que as medidas corretivas tero individualmente sobre cada causa tambm individualmente. Para tanto, faz-se necessrio

criar uma escala de ponderao, que para este caso ser organizada da seguinte forma: 5 Altssima; 4 Alta; 3 Mdia; 2 Baixa; 3 Baixssima; 0 Nenhuma. De forma experimental foram escolhidas as seguintes causas de erros de diagnstico: a) mtodo inadequado; b) falta de preparo de pessoal; c) equipamentos defeituosos; d) equipamentos ultrapassados; e) pessoal desmotivado. As medidas corretivas escolhidas so: a) investimento em equipamentos modernos; b) programa de treinamento e desenvolvimento; c) adoo de programa de melhoria contnua de processos. Esses dados resultam na seguinte matriz:

Figura 9 Diagrama de matriz Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Conclui-se a partir da tabela que a medida corretiva de maior utilidade para a resoluo das causas, o programa de melhoria contnua (19 pontos), enquanto as causas que mais so abrangidas pelas aes so os mtodos inadequados e os equipamentos defeituosos (12 pontos ambos).

Diagrama de priorizao Existem trs mtodos para a o estabelecimento de um diagrama de priorizao: a) mtodo analtico; b) mtodo do consenso; c) mtodo relaes-matriz. O mtodo relaesmatriz foi considerado o de mais fcil apropriao por organizaes dos mais diversos portes e tipos. Segundo este mtodo, deve-se selecionar uma lista de itens para verificar quais as relaes de causa e efeito existentes entre si, assim como sua intensidade.

O exemplo a seguir demonstra a interao entre quatro itens (mquina, pessoal, mtodo e paciente), sendo que, para identificar causa e efeito, utilizam-se setas que apontam para a causa, sendo que o outro item do cruzamento considerado como efeito daquela determinada causa. Para indicar a intensidade utilizam-se smbolos que pertencem seguinte escala: Intensidade da relao Forte Mdia Fraca/Possvel Simbologia Peso 10 5 1

Quadro 5 Escala de intensidade Fonte: Dellaretti Filho (1999)

Desta forma a matriz de priorizao composta por itens relacionados a erros de diagnstico fica estabelecida da seguinte forma:

Figura 10 Diagrama de priorizao Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

A interpretao dos dados da tabela permite observar que as causas de maior intensidade nos erros de diagnstico esto relacionadas s variveis mquinas e pessoal, com 10 pontos cada (vide coluna de IC), enquanto a escolha de um mtodo errado o efeito mais decorrente dos erros relacionados aos outros itens, somando 21 pontos (vide coluna IE).

Diagrama de rvore Embora seja parecido com o diagrama de afinidades, o diagrama de rvore aborda um objetivo a ser alcanado e os caminhos a serem percorridos, enquanto o diagrama de afinidades lida com causas e problemas. Desta forma o objetivo desta ferramenta a reduo dos erros de diagnstico, conforme ilustrao a seguir:

Figura 11 Diagrama em rvore Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Diagrama do processo decisrio O diagrama de processo decisrio composto por um fluxo bsico relacionado aos passos bsicos para determinada ao, um macro diagrama de processo decisrio, ou macro DPD; e um micro diagrama de processo decisrio, ou micro DPD (DELLARETTI FILHO, 1999). No que diz respeito ao fluxo bsico, ser avaliado neste diagrama a compra de equipamentos para realizao de diagnstico, ficando estabelecido os seguintes passos:

Figura 12 Fluxo bsico Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Neste fluxo inicial, escolhe-se o item aquisio dos equipamentos para exemplificar a construo do macro DPD. Vale salientar que a construo deste macro DPD se apropria da ferramenta de diagrama em rvore para estabelecer os subgrupos de cada grupo principal relacionado no fluxo bsico. Desta forma constri-se o seguinte diagrama:

Figura 13 Macro DPD Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Aps a estratificao realizada pelo macro DPD, pode-se ento utilizar o micro DPD para demonstrar as contingncias e as possveis solues para manter o bom funcionamento do fluxo. A figura a seguir exemplifica o funcionamento do micro DPD por meio do item disponibilidade financeira, que de um subitem do item Definir condies de aquisio:

Figura 14 Micro DPD Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Observa-se que diante das trs possibilidades de captao de recursos, pode haver uma insuficincia de capital para a aquisio de mquinas. Dentre as solues cogitadas, apenas a contrao de emprstimo e o aumento do valor das consultas so viveis para sucesso do plano. Esta tcnica pode ser aplicada tambm aos outros itens do fluxo sendo de grande valia para o planejamento contingencial das organizaes clnicas.

Diagrama de setas O diagrama de setas se aplica esquematizao de processos identificando os tempos de cada atividade e demonstrando os possveis gargalos de um processo se apropriando de conceitos do PERT (Project Evaluation and Review Technique) e do CPM (Critical Path Method) (DELLARETTI, 1999). Para demonstrar seu funcionamento, utiliza-se como exemplo o processo de realizao de exame e diagnstico conforme a figura a seguir:

Figura 15 Diagrama de setas Fonte: Elaborao prpria com base em Dellaretti Filho (1999)

Conclui-se que, para esta modalidade de diagnstico, o tempo perfeito para o diagnstico de um paciente de 135 minutos, possibilitando que o gestor, em caso deste tempo ser excedido, possa atuar corretivamente na atividade que provocou o atraso no processo. Pode-se perceber tambm que a preparao da mquina para realizao de exame (atividade 2,4) tem uma folga de 5 minutos com relao ao caminho crtico do processo (atividades 1,2 ; 2,3 ; 3,4 ; 4,5 e 5,6), ou seja as atividades que no podem sofrer atrasos.

Consideraes Finais

A expanso da assistncia sade em Salvador e o fato de que mais de um tero dos estabelecimentos que prestam servios de sade so clnicas mdicas, so indicadores que evidenciam a necessidade de tcnicas de gesto que assegurem a sustentabilidade do sistema de sade municipal. Neste contexto, as ferramentas de planejamento e controle da qualidade se inserem como fatores mantenedores da qualidade dos processos clnicos, que por sua vez, podem contribuir para a qualidade aos servios prestados. No que se refere s ferramentas de controle de qualidade, verifica-se que, em sua grande maioria, analisam as causas de um problema com o objetivo de orientar a gesto para uma ao profiltica nas causas do problema. A exceo a essa regra o histograma que se dedica de forma mais incisiva ao acompanhamento da evoluo do processo ou problema, assim como o grfico seqencial que, alm disso, estabelece metas de

desempenho. Uma outra ferramenta de caractersticas peculiares neste grupo o grfico de disperso que tem como funo avaliar a correlao entre variveis de um problema. Analisando as ferramentas de planejamento da qualidade, verifica-se que estas estabelecem a correlao entre as variveis causais de um determinado problema, como no caso dos diagramas de afinidades, relaes, matriz e priorizao aumentando a compreensibilidade do problema. Outra funo importante deste grupo de ferramentas e que realizada pelos diagramas de rvore, processo decisrio e de setas, a determinao de caminhos possveis de serem seguidos pela gesto, identificando fatores relacionados a estes, como tempo do processo, possveis contingncias e facilidade de implementao. Deve-se enfatizar que a apresentao grfica oriunda destas ferramentas um aspecto facilitador da tomada de deciso a partir de dados complexos. Vale ressaltar que as ferramentas de controle e planejamento da qualidade no se restringem apenas resoluo dos problemas relacionados a diagnsticos, e que sua aplicao pode ocorrer nas esferas estratgica, ttica e operacional das organizaes clnicas, assim como das demais organizaes prestadoras de servios de sade, como laboratrios, centros mdicos, hospitais e outros. Outra observao a ser feita que existem outras formas de gesto da qualidade de carter quantitativo e qualitativo, que podem se adequar realidade das organizaes clnicas.

Referncias

CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SADE. Relatrio por unidade. Disponvel em: http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Unidade.asp?V Estado=29&VMun=292740. Acesso em: 15 de fev. 2008 DELLARETTI FILHO, Osmrio. As sete ferramentas do planejamento da qualidade (7FPQ). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Fundao Christiano Ottoni, c1996. 182 p. MARQUES, Liane Freitas. Gesto de Processos Hospitalares. Dissertao apresentada ao Mestrado em administrao Estratgica da Universidade Salvador, UNIFACS. Salvador: UNIFACS, 2006

MEDICI, A.C. 1994. Algumas caractersticas do setor privado de sade em Salvador, Bahia, Brasil. Instituto se Sade coletiva, Universidade federal da Bahia. MELLO, Joamel Bruno; CAMARGO, Marlene Ortega. Qualidade na sade: prticas e conceitos normas ISO nas reas mdico-hospitalar e laboratorial. 2. ed. So Paulo: Best Seller, 1998 435 p. NOGUEIRA, Luiz Carlos Lima. Gerenciando pela qualidade total na sade. 3. ed Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 2003 136 p. SCARPI, Marinho Jorge. Gesto de clnicas mdicas. So Paulo: Futura, 2004. SLACK, Nigel. Administrao da produo. 2. ed So Paulo: Atlas, 2002. XAVIER, Antnio Carlos da R. et al. Implantando a gesto da qualidade em hospitais: a experincia da Santa Casa de Misericrdia de Porto Alegre. Texto para discusso n 486, do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, IPEA. Disponvel em: <http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_486.pdf>. Acesso em: 18 set. 2006.

You might also like