You are on page 1of 3

Colégio Marista de Carcavelos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno FICHA DE TRABALHO
NOME: Nº

2010/2011
Prof:Helena Felgueiras
Classif:________________________ ANO: TURMA: DATA:

Não te esqueças de dar respostas completas e apresentar todos os cálculos que efectuares. 1. Considera o circuito eléctrico indicado na figura 1.

a) Esquematiza o circuito eléctrico referido. b) Indica: - a fonte de energia; - os receptores de energia. c) Representa, por meio de uma seta, no esquema do circuito: - o sentido real da corrente; - o sentido convencional da corrente. 2. Considera os objectos indicados na figura 2-A. Um aluno pretendeu testar a condutibilidade eléctrica destes materiais. Para isso, intercalou-os entre os terminais A e B do circuito indicado na figura 2-B. Constrói um quadro no qual possas assinalar os materiais bons condutores e os maus condutores da corrente eléctrica.

Num circuito constituído por duas lâmpadas de incandescência (A e B). A2 e A3). Haverá algum amperímetro cuja leitura da intensidade da corrente seja diferente? Justifica a tua resposta. o que acontece ao circuito eléctrico? 4. qual é a leitura no voltímetro V3? b) Se a lâmpada de incandescência A fundir. Num circuito constituído por duas lâmpadas de incandescência (X e Y).3). como se ilustra no esquema (fig. Y e Z) e assinala o que corresponde a um circuito eléctrico instalado incorrectamente. V2 são. associadas em série e uma pilha seca. como se ilustra no esquema (fig. 5. 6. respectivamente. V2. instalam-se três voltímetros (V1.3. instalam-se três amperímetros (A1.4). Considera os esquemas (X. associados em série a uma pilha seca. Observa o circuito eléctrico da figura a) Esquematiza o circuito eléctrico indicado. V3). b) Completa as frases seguintes utilizando os termos: apagada(s) acesa(s) série paralelo . a) Sabendo que as leituras dos voltímetros V1. 9 V e 5 V.

3Ω B . as lâmpadas de incandescência L1. com uma resistência de 5 Ω. tendo sido percorrido por uma corrente de intensidade 100 mA. nos seus terminais de 200 V.d.A – As lâmpadas de incandescência L1 e L2 estão associadas em ________. aplicou-se uma diferença de potencial de 3 V. as lâmpadas L1 e L2 estão____________. Faz a conversão das seguintes unidades: 8. a correcta. L2 e L3 estão __________. entre as seguintes opções. A intensidade de corrente que atravessa o condutor é: A – 10 A B – 20 A C – 40 A D – 80 A 2. D – Se o interruptor estiver fechado e a lâmpada de incandescência L3 estiver desenroscada.Uma resistência de 15 Ω foi percorrida por uma corrente de intensidade 3 A. as lâmpadas L2 e L3 estão _________. C – Se o interruptor estiver fechado e a lâmpada de incandescência L1 estiver desenroscada.Um condutor óhmico. Apresenta todos os cálculos que efectuares. B – Se o interruptor estiver aberto. 1.A um fio com uma determinada resistência. A resistência eléctrica do fio é: A. 7.p.5 Ω 3.300Ω C – 30 Ω D. A diferença de potencial aplicada nos terminais da resistência é: A – 15 V B – 18 V C – 30 V D – 45 V . Selecciona. apresenta um d.