07/01/14

Nexos - Sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da UFSCar

Me nu de ace sso rápido

LUCAS MARCHINI (Alunos Graduação)

2014/1

Plano de Ensino Consolidado
Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina Turma/Disciplina: 072346 - A - QUIMICA ORGANICA III Professor Responsável: MARCIO WEBER PAIXAO Objetivos Gerais da Disciplina RECONHECER OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA; IDENTIFICAR E DIFERENCIAR A REATIVIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS; IDENTIFICAR OS REAGENTES E/OU CONDIÇÕES NECESSÁRIAS, BEM COMO OS MECANISMOS PARA A INTERCONVERSÃO DAS REAÇÕES DISCUTIDAS. Ementa da Disciplina REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO; BORO, SILÍCIO E ESTANHO; COMPOSTOS ORGANOMETÁLICOS; COMPOSTOS DE ENXOFRE E FÓSFORO; REARRANJOS; REAÇÕES PERICÍCLICAS; OS REARRANJOS SIGMATRÓPICOS. Número de Créditos Teóricos 4 Requisitos da Disciplina (072338 OU 072265) OU (072028 E 072036) Co-Requisitos da Disciplina Caráter de Oferecimento Seção 2. Desenvolvimento da Turma/Disciplina Marcar se a turma/disciplina estiver cadastrada no PESCD (Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação de Docente)
https://nexos.ufscar.br/nexos/PlanosConsulta.jsp?Disciplina=072346&Turma=A&Ano=2013&Semestre=1 1/4

2013/1

Práticos 0

Estágio 0

Total 4

Sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da UFSCar Marcar se nesta turma. Silício e Estanho.07/01/14 Nexos . Suziki) 5.Grupos vizinhos que podem acelerar o rearranjo. Boro.rearranjo de carbocatíon 4. 2. neste Ano/Semestre. Reações Pericíclicas (8hs) 1. Reações de Oxidação e redução (4hs) i)Oxidação de hidrocarbonetos.Pinacol.jsp?Disciplina=072346&Turma=A&Ano=2013&Semestre=1 2/4 . 7.br/nexos/PlanosConsulta. aldeídos e cetonas ii)Hidrogenação catalítica iii)redução com metais dissolvidos iv)redução com hidretos 3.(6 hs) i)Boro ii)Silício iii)Estanho 4.A descrição das reações pericíclicas pelos orbitais de fronteiras. estiver acontecendo um estágio do PESCD (Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação de Docente) Requisito Recomendado (aos alunos da graduação) Química Orgânica II Tópicos/Duração Tópicos e Duração 1. https://nexos. fósforo e silício iii)Anions estabilizados por enxofre 6.ufscar. Revisão dos conceitos de mecanismos de reações envolvendo complexos organometálicos (6 hs) 2. Compostos Organometálicos (10hs) i)organoníquel ii)organocobre iii)organozinco iv)Metais de transição em reações orgânicas v)Complexos de metais de transição vi)Reações de acoplamento catalisadas por Pd (Heck. dienona. alcenos. Stille. Rearranjos (8hs) 1. benzilico. Bayer-Villeger. álcoois. Favoskii.Expansão de anel: significa reaaranjo 3.Compostos de Enxofre e Fósforo (10hs) i)Os elementos e seus principais compostos ii)Ilidas de enxofre. Beckmann.

Sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da UFSCar 2. Os rearranjos sigmatrópicos (8hs) 1.Reação de Diels-Alder 4. assim como na orientação do estudo dos tópicos. quando possível.Reações eletrocíclicas.3] 4. rede elétrica adequada. basicidade. Recursos materiais.Reações [2+2] térmicas e fotoquímicas. assim como os do livro texto. para auxiliar o professor nas discussões extra-classe. etc.Os rearranjos [3. Planejamento de sintese devem ser abordados e os alunos devem não só aprofundar os conhecimentos de mecanismo de reações. Discutir condições reacionais.5} e [1. Atividades dos Alunos Para todos os tópicos espera-se do aluno: Leitura prévia do tópico a ser apresentado. trabalhos extra-classe.jsp?Disciplina=072346&Turma=A&Ano=2013&Semestre=1 3/4 . acidez. Resolução dos exercícios propostos em aula. exercícios. O estudante será aprovado desde que a Média Final seja > ou = 6. Objetivos Específicos Dar ao aluno uma visão global de síntese orgânica.) Ao final de cada tópico será disponibilizada uma lista de exercícios para ser resolvida extra-classe pelos alunos. como devem ter conhecimento de planejamento sintético. Monitor. as aulas serão expositivas.Outras reações térmicas de cicloadição 5. Limpeza da sala e do quadro.. Serão aplicadas 3 Provas formais parciais. dialogadas e acompanhadas de exercícios. Recursos a serem utilizados Sala adequada para o número de alunos inscritos na disciplina.7] 5..As regras de Woodward-Hoffman para as reações pericíclicas.0 (seis) e tenha 75% de presença durante o semestre letivo.ufscar.br/nexos/PlanosConsulta. O estudante que não puder comparcer a uma das provas ou não que não obtiver https://nexos. 3. retroprojetor e projetor de slides.Os rearranjos [1. tais como: giz.07/01/14 Nexos . tanto na pesquisa como na indústria serão discutidos. seminários.Os rearranjos sigmatópicos: descrição orbitalar: Rearranjos permitidos e não permitidos 2. Participação durante a aula com apresentação de argumentos pertinentes ao tópico.3] 3. As aplicações dos conhecimentos teóricos. participação.Os rearranjos [2. Procedimentos de Avaliação do aprendizado dos alunos provas. 8. relatórios. Estratégias de Ensino Durante o ofereciemento da disciplina em todos os tópicos. trabalhos individuais ou em grupo.

G. 6th ed.QUBD Aprovado Para solução de problemas técnicos (acesso. New York. 1996. W. T. University Science Books. Carruthers.9 (cinco e nove) será aplicado o regime de recuperação a ser combinada com aquele que se encontrar nesta condição. 2nd ed. 5.jsp?Disciplina=072346&Turma=A&Ano=2013&Semestre=1 4/4 . Mill Valley. o estudante deverá entregar todas as listas de exercícios que foram disponibilizadas durante o curso devidamente resolvidas. SOLOMONS. etc. New York. T. distribuição de programas entre professores. Prentice Hall."Organic Chemistry". .S. Greeves. 4. SOLOMONS. John Wiley & Sons. englobando todo o conteúdo do curso. 3th ed. Cambridge Univ.07/01/14 Nexos . Miller. A nota da sub poderá substituir uma das provas parciais ou as 3. 1998.W. 1987. N. ligue para (16) 3351-8108 ou ramal 8108.Wotthers. envio de dados). 2001. . .Sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da UFSCar média maior ou igual a 6.. disponibilidade de bibliografia. S. Oxford Press."Organic Chemistry". Advanced Organic Chemistry Reaction and Mechanisms. 11/03/2010 12:00:00 09/04/2010 12:00:00 https://nexos. consistência de dados. 1992.2. L. Cladeyen. vagas de extensão. Observações (por exemplo: outras turmas em oferecimento simultâneo.br/nexos/PlanosConsulta. O estudante que obtiver a média final entre 5. As notas das listas de exercícios corresponderão a 10% da nota final.) Seção 3. No início da prova de recuperação. Todos os dire itos re se rvados C opyright © 2005 . B. 1999. dependendo do que for mais conveniente para o aluno. "Transition Metals in the Synthesis of Complex Organic Molecules".DQ WANIA DA CONCEICAO MOREIRA Presidente do CoC ..0. Warren and P. 5th ed.0 (cinco)e 5.ufscar. Bibliografia Publicação (Procure usar normas ABNT. Organic Chemistry.G.. Apreciação do Plano de Ensino Presidente do CoD . 3.HEGEDUS. poderá fazer uma prova substitutiva. J.W.UFSC ar 07 de Janeiro de 2014 21:01 hs.Press Cambridge. alunos especiais. John Wiley & Sons. 2. a menos da formatação) 1.Some Modern Methods of Organic Synthesis.