A ACaDEMIa Da CRIaÇÃO APRESENTa

A REVOLUÇÃO dOS INAdAPTAdOS:
COMO ACTIVaRES O TEU POTENCIaL CRIaDOR NO DIa-a-DIa COMUM E FaZERES ACONTECER O PLANo B: A VIDa QUE SaBES QUE QUERES.

POR JOÃO DIOGO MARQUES

Criação

Academia da

Dedicado à geração dos 30 aos 55. Nós somos os que perceberam no tempo certo que o plano A não vai funcionar. Os que vieram antes de nós descobriram tarde demais e ficaram órfãos da energia vital. Os que vêm depois descobriram cedo demais e estão órfãos duma visão de futuro. O meu desejo é que te permitas levar pelo sentimento interior de inadaptação e que construas o que sabes ser possível no mundo.

João Diogo Marques

Índice.
Introdução. 3 O Plano B e o Gato. A Culpa Não É Minha? O Seeker E O Mestre.
O Lagarto Que Existe Em Todo O Lampião (E Dragão). O Seeker No Nosso Dia-A-Dia. O Mestre Criador. Os Dois Lobos. Do Conceptual Ao Prático. Reconhecer A Prosperidade.

8 13 22
18 22 24 25 29 30 34 38 45

Porquê? 27 Reclamar O Papel Do/a Criador/a.
Passo 1: Integrar O Presente. Passo 2: Construir O Futuro. Passo 3: Introduzir O Movimento.

32 37 41 47 53 58

Assumir A Evolução. Animar A Estrutura.

Geração de Movimento Perpétuo. Criar Um Estilo De Vida Empoderado. As 5 Rasteiras.
As 5 Competências De Base Níveis Sempre Crescentes De Mestria Quando é que isto passa?!? Eu consigo! Consegui! Não consegui. Consegui! Não consegui. Está na hora de mudar. A partir de agora é sempre em frente.

53 54 59 61 63 64 65

A Fechar.

68

-1www.academiadacriacao.com • todos os direitos reservados

com • todos os direitos reservados .A REvolução dos Inadaptados -2www.academiadacriacao.

Hoje vou mostrar-te um sistema sustentável de geração de resultados baseado na prosperidade natural duma árvore de fruto. então estamos no mesmo barco. sem chegares a bom porto? • Ou começaste o dia cheio/a de boas intenções e chegaste à cama frustrado/a com o quanto ficou por fazer? • Ou finalmente decidiste empreender o “grande projecto” e não conseguiste avançar perante “a dimensão da coisa”? • Ou arrancaste cheio/a de esperança mas dás por ti num estilo de vida de fazer.ao ponto de a veres concretizada por outras pessoas? • Ou empreendeste a mudança.academiadacriacao. quando e onde queres. Olá. fazer e fazer mas a coisa nunca mais acontece? • Ou fizeste e concretizaste aquilo a que te propuseste. A mim também me acontece! A razão que me levou a empreender a resolução deste dilema foi a insistência interior e um desespero silencioso sob a forma dum “porquê?” e . tens um nível de sucesso superior ao da maioria das pessoas mas sentes um vazio de propósito? Se a tua resposta a qualquer uma das perguntas anteriores for sim. cortaste com o passado e acabaste por te encontrar num sítio ainda mais apertado do que quando começaste? E voltaste a mudar? E mais uma e outra vez. então nestas páginas vais encontrar o sistema prático e comprovado para a criares. Bem vindo ou bem vinda a este eBook. Se já percebeste que o paradigma de vida que nos foi ensinado não funciona e queres concretizar em tempo útil e com elegância uma nova vida . Antes de começarmos e avançarmos por aí adiante. dá-te alguns momentos para meditares sobre estas perguntas: • Alguma vez tiveste uma ideia brilhante e a adiaste .o teu plano B .João Diogo Marques Introdução. Permite-me enfatizar o último ponto: um sistema passo-a-passo para a concretizares.com • todos os direitos reservados .ao -3www. O meu nome é João Diogo e sou o criador do shoo e da Academia da Criação.em que vives como.

também não é tua.academiadacriacao.o processo pelo qual somos “educados” para viver num espaço social . nem da crise. Os seres vivos. uma transição.criação. O que percebi foi que tinha uma perspectiva da vida a partir dum paradigma de sobrevivência . para a sobrevivência do mais forte (o que quer que isto queira dizer). uma paragem. Ou crescemos.não para que expandamos e concretizemos todo o nosso potencial para criar e amar. Assim como a “culpa” por procrastinares e adiares .apresentam apenas dois movimentos ou comportamentos possíveis: expansão e contracção. Ou estamos a expandir. E é por isso que tantas vezes tentamos “mudar” e não conseguimos. A primeira conclusão brilhante e redentora a que cheguei foi que a “culpa” por procrastinar e adiar não era minha. estamos todos a escolher uma de duas hipóteses: lutar pela sobrevivência ou crescer.A REvolução dos Inadaptados longo do caminho de criar a minha vida à minha maneira .que me foi ensinado e no qual passei anos em treino intensivo . Entre movimentos há um hiato. Contrair ou expandir.em vez de a viver a partir dum ponto de vista de prosperidade. ou como lhe prefiro chamar . que tantas vezes -4www. A conclusão a que cheguei depois de mais de uma década a trabalhar-me foi de que a nossa aculturação .com • todos os direitos reservados . nem das circunstâncias exteriores. mas é apenas passageira. Se pegares em toda a complexidade que vês à tua volta. ! NOTA: há uma diferença entre dizer que se está a crescer e demonstrar através de actos e decisões esse mesmo impulso evolutivo.responder o melhor possível à questão. na esmagadora maioria dos casos quem anuncia crescimento está na verdade a lutar pela sua sobrevivência. ou estamos a contrair. ou mirramos. Não há outro. desde a complicação da pessoa mal amanhada que embirrou contigo na última semana até à (des)organização duma multinacional com 5. desde a ameba unicelular até ao ser humano .é na sua esmagadora maioria virada para a sobrevivência.000 colaboradores vais descobrir que.ou te esticares em mil direcções .comunidade com 10 a 50 triliões de células (estima-se) . na sua essência. E também não era nem dos outros. Assim como a “culpa” por correr que nem um desalmado atrás das oportunidades douradas que o mundo insiste em nos oferecer e não ter tempo para parar também não. E para ajudar à festa. As regras que aprendemos existem para garantirmos que sobrevivemos .

com o tempo. E não se move na superficialidade social. amor-próprio e auto-sustentabilidade que é a fonte inesgotável de energia e inspiração que precisamos para criar o que queremos: o plano B. O nosso consciente quase não se lembra do que é crescer! Eu tenho uma filha com 5 anos. chego à conclusão que a expressão “CUIDADO!!!” vem no top 5 de expressões mais ouvidas por ela. homossexual ou bissexual. Este potencial criador não é democrata. em que cada dia que passa representa o sucesso sobre o qual se constrói o dia seguinte. é possível materializar a vida com que sempre sonhaste. -5www. o que eu chamo do EU-casca (inspirado num treino do Frank Kern) e passamos a viver a partir do EU-nuclear . que uma vez reconhecido e abraçado se torna no agente de criação de novos empreendimentos e. Não é cristão. Não é heterossexual. O tema deste eBook é exactamente este: como é que se transita da superficialidade social. porque fica aprisionado atrás da força de vontade egóica por controlar e sobreviver. Ou top 3.há solução.. a Inês. nem do Sporting nem do Porto. dum estilo de vida radicalmente diferente. ou budista ou muçulmano. É possível viveres um dia-a-dia comum da vida comum empoderado e em consonância contigo e com o que queres.com • todos os direitos reservados .e esta miopia social acaba por se tornar num dos seus maiores entraves. achas que “CUIDADO!!!” é uma expressão que induz expansão ou contracção em quem a ouve? Quantas vezes achas que a ouviste na tua vida? Dentro de cada um de nós continua a viver um/a criador/a ilimitado/a.o lugar de autenticidade. Este é aliás o único sítio onde a transformação se pode dar: no dia-a-dia comum.. ? PERGUNTA: sem entrares em demagogias ou julgamentos. O que é verdadeiramente milagroso é que no meio da amálgama apressada de eventos e compromissos em que se tornou o estilo de vida ocidental . É uma força de criação que sabe o que quer e como o conseguir! O facto de não se manifestar na superfície do dia-a-dia faz com que não seja socialmente reconhecido . Sabes. poderoso/a e resiliente.a bem da sobrevivência . não é socialista e não é comunista. Não é do Benfica.João Diogo Marques empreendemos gerar resultados positivos e ficamos aquém.academiadacriacao. Quando medito sobre o assunto.

insegurança e medo de falhar a teu favor? A nível de recursos já temos tudo: temos a tecnologia. todos os dias. Deixar de estar à espera que aconteça.e passar à acção: fazer acontecer. treinadores e mestres que demonstraram que é possível criar a partir da ideia. e vida com significado não é sinónimo de dificuldades. deixa-me fazer-te mais uma pergunta para fechar este capítulo: -6www. com elegância e paixão .A REvolução dos Inadaptados É possível deixar de se viver num padrão reactivo aos eventos exteriores e construir pro-activamente o que se quer. Garantido. no meio da confusão e da azáfama que representa o estilo de vida actual. Em que os resultados numa área amplificam os de outra.com • todos os direitos reservados . O que falta mesmo é decidirmos e agirmos em consonância. Neste eBook vais encontrar o sistema comprovado que te vai permitir activares o teu verdadeiro potencial para criar. os mentores. e os sistemas.academiadacriacao. que Deus. Esse é um excelente ponto de partida.e utilizando a nosso favor tudo aquilo que normalmente nos pára. É possível teres uma carreira e um negócio que suporta o teu estilo de vida em vez de roubar tempo e energia para tudo o que queres fazer e “é realmente importante”. o governo ou o FMI nos dê aquilo com que fantasiamos . e parece que não consegues encontrar um fio condutor na vida que levas actualmente. bem-vindo/a. bem vindo/a. sem mais demoras. Então.as condições idílicas do paraíso na Terra . e tu e os teus sonhos passam a ser o centro da tua vida . Se tens o sentimento de inadaptação bem consciente. Tudo isto a um preço mais acessível que nunca. Se te faz sentido. Em que o sucesso financeiro não é sinónimo de vazio de sentido. Será que consegues manter o cepticismo em guarda por uma hora ou duas? Vai valer a pena. o nível de automatização. Consegues imaginar? Utilizar stress. ansiedade. A única coisa que falta é aparecermos e fazer. Em que a preocupação e a ansiedade não te roubam o prazer de usufruir do que conquistaste.em vez da preocupação constante pela sobrevivência e o amanhã.

e à criação do teu plano B . bem vindo/a ao teu caminho de redenção com a tua originalidade. que empurra para o fundo e adia para um momento a sós os seus verdadeiros sentimentos e ambições .por acreditar que os seus sonhos têm o potencial para destruir a sua subsistência? ? Se sim. Vemo-nos já ali no próximo capítulo.com • todos os direitos reservados . -7www.academiadacriacao.João Diogo Marques PERGUNTA: Alguma vez te sentiste uma espécie de bicho inadaptado no meio dum mundo alienígena que não te faz sentido.a tua segunda vida dentro desta vida.

medir.academiadacriacao.onde o mundo comum a pode admirar.A REvolução dos Inadaptados O Plano B e o Gato. A evolução dá-se na profundidade e revela-se no tempo certo cá fora . Esta viagem é muito mais apelativa e agradável quando quem nos acompanha ressoa connosco e acaba por torcer pelo nosso sucesso. É que a primeira secção estava escrita para afastar os espíritos apagados e resignados à vida que nos foi ensinada . A evolução faz-se longe do mundo do dia-a-dia. No que toca a construir o sonho. Vamos viajar para fora do barulho da cidade e da velocidade desenfreada a que vivemos para te mostrar o potencial que vive em ti e nos teus sentimentos .numa meditação profunda . Não é fantasiar. Olá de novo. e que vem com o potencial ilimitado para crescer e construir o que quer. É querer.cheguei à conclusão de que a maior obra de arte que um ser humano pode empreender é criar a vida que quer. em primeiro lugar. “o que vai ser de ti se falhares” e outras “lenga-lengas” que tal apenas nos atrasa. Não é sonhar. recosta o banco e desfruta da paisagem. Repara no verbo querer. A evolução não tem o privilégio de poder passar muito tempo na superfície. Há cerca de 10 anos .com • todos os direitos reservados . Percebi que cada um dos 7 biliões de habitantes deste planeta é único e inigualável.e separar o trigo do joio. Aperta o cinto. E quando não acontece. rodearmo-nos de pessoas que nos estão constantemente a chamar a atenção para “isso não é bem assim”. re-adaptar e agir outra vez. A partir deste ponto sinto-me acompanhado e eternamente grato por nos termos cruzado. empreendendo as acções que talvez possam levar aos resultados que procuramos. A evolução não se faz numa manifestação. não se faz com um cartaz na mão a reivindicar por mais ou contra alguém ou alguma instituição. Repara que por o R estar traçado a palavra passa a ser Evolução: a evolução do inadaptado a mestre criador. refinar. salvo algumas muito poucas excepções. e de seguida fazer acontecer.sobretudo se te sentes inadaptado/a às circunstâncias actuais e queres mais. na última frase. O título deste workbook é “A REvolução dos Inadaptados” por uma razão. -8www.

Foi em 2002 que conheci um dos meus mentores actuais e que mais impacto positivo teve na minha vida . Tinha concluído uma licenciatura e mestrado em Engª Mecânica e trabalhava agora no mercado de trabalho tradicional. e que trabalhar diariamente“obrigado”. havia que trabalhar e ganhar o “pão meu de cada dia”.despedi-me e comecei lentamente a trabalhar como terapeuta de shiatsu e facilitador de grupos de meditação. vi-me literalmente “sem nada” . Só que a “vidinha” tinha uma surpresa para mim: no fim de 2009 entrei em bancarrota pessoal e financeira. estudar e subsistir. dependendo do ponto de vista .para poder tirar daí as minhas próprias conclusões. em Meditação Transcendental. -9www. na tal meditação. Quando regressei de Itália em Outubro . Esta sensação acompanhou-me durante uns dias. Foi em 2001 que entrei em contacto com a meditação e fiz o meu primeiro curso.que me convidou para ir para Itália estudar shiatsu e meditação.após a conclusão do primeiro módulo de estudos na escola . até que tive que sair do topo da montanha e regressar para a vida do dia-a-dia. NOTA: “Sem nada” quer também dizer com possibilidades ilimitadas. empoderado.ou com tudo. “das 9 às 5”.e tive que lidar comigo. uma inquietação constante que não me deixava mais viver “normalmente” . aceitei que não sabia como o fazer e voltei a “viver” como a maioria das pessoas. como o comum dos mortais. Afinal de contas. Este sentimento levou-me a pôr em causa o paradigma “carreira-casamento-casa-filhos-carrinhae-cão” que povoava o meu horizonte e passei a cultivar novas amizades e procurar ideias e experiências diferentes do que estava habituado .o Prashantam . com esse “não sei” adiado e com o que intuitivamente percebi 6 anos antes. com a mente silenciada. Em 2001 a minha profissão era como investigador na área da Biotecnologia. Com o passar do tempo esqueci-me.João Diogo Marques Quando me levantei estava cheio de energia.com • todos os direitos reservados . Foi também nesse ano que conheci a Mariana. E crente no receio de falhar se criasse o que eu realmente queria. Estava convencido de que a matemática e a programação já não eram mais para mim. e depois de muito mudar e dum sucesso aparentemente estrondoso. dentro dum espaço confinado a quatro paredes sempre com as mesmas pessoas já não ressoava comigo. sobreviver. Foi por esta altura que comecei a sentir uma sede profunda de mudança. desperto e ao mesmo tempo profundamente tranquilo.academiadacriacao.e um impulso por conhecer mais mundo e ser autêntico.

mas com uma diferença significativa: em vez de trabalhar 40 horas por semana. a mobília. nas altas temperaturas do Algarve.academiadacriacao.e nessa mesma noite de domingo vi serem-me cobrados cerca de €1. afastei-me da maioria dos meus amigos e deixei de me tratar bem .. Este número manteve-se durante 6 meses num regime residual . O que aconteceu foi que num espaço de 12 meses passei a auferir mais nesta nova vida do que na de engenheiro.A REvolução dos Inadaptados Queria ser dono do meu tempo. a meio duma sessão. “Será que há mais? Não quero passar o resto da minha vida a ter que fazer shiatsu para sobreviver” . me convenci de que “o mundo está todo cego e eu já ganhei o jogo da . fiz as viagens e fui aos jantares. Eu queria mais. Depois da resistência inicial lá fui a muito custo a uma reunião de apresentação . Tudo porque num dia do verão de 2007. período durante o qual vivi em absoluta negação em relação à realidade e isolado do “mundo” no norte de Portugal. A verdade é que enquanto tive a conta bem recheada e o dinheiro continuou a entrar vivi também um dos períodos mais difíceis e conturbados de que tenho memória. Esta morte lenta demorou cerca de 12 meses.tanto a mim como à Mariana.com • todos os direitos reservados . olhando para trás. Foi muito duro lidar com as emoções e com as relações no dia-a-dia e o caos instalou-se na minha (nossa) vida. mas internamente estava em absoluta convulsão. trabalhava 40 horas por mês! (Mmmmmm. Comprei o carro. mesmo que isso implicasse um nível de insegurança até então desconhecido . Deixei-me ficar. aqui há gato!) Em 2006 a inquietação silenciosa voltou a fazer-se ouvir. para me tornar distribuidor.000. Parei de meditar.10 www.a Mariana e eu vivíamos juntos e a Inês vinha a caminho ultrapassou os €25. Como não fazia ideia de como os iria pagar acordei na manhã seguinte sobressaltado. Mas foi verdade.altura em que uma série catastrófica de eventos fez com que a nossa rede se começasse a desagregar e pouco a pouco e dolorosamente o nosso negócio desfez-se.000 no meu cartão de crédito. Em Abril de 2007 fui apresentado pela primeira vez ao Marketing Multi-Nível e a uma empresa chamada Agel. debaixo duma nuvem de pessimismo e dum pensamento constante: “o que é que fui fazer?”.e uma sensação de “perigo de vida” quase constante. a roupa e os sapatos.até Janeiro de 2008 .pensei eu. Foram meses de pura intensidade e loucura e. estudei. e ali estava a oportunidade. hoje parece que não aconteceu.. apresentei a ideia a uma série de amigos e a verdade é que afinal estava no sítio certo na hora certa e num espaço de apenas 6 meses o rendimento mensal do nosso agregado familiar .

Este processo foi tão rápido . olhar para a bancarrota pessoal e financeira e tomar decisões sobre a minha vida.para o plano B.com • todos os direitos reservados . como engenheiro.11 www.que houve um espaço dentro de mim que não se conseguiu desresponsabilizar e atribuir a queda às condições externas: à crise ou às mudanças dentro da empresa com que trabalhava. sobretudo na falência das empresas nos EUA. As pessoas à minha volta continuavam a ganhar e a gastar dinheiro “como se nada fosse”. E a verdade é que dentro de mim havia um absoluto desentusiasmo por qualquer uma das hipóteses “reais”: mais alto do que nunca fazia-se ouvir o sentimento de inadaptação e o chamado . mas ainda dum ponto de vista de absoluta segurança. um aspecto de mim que achava que não era possível existir: dominador. gato outra vez: afinal não basta ter o dinheiro. Interpretar as atitudes e palavras dos outros era simples: “ou estás comigo. Até que chegou o dia em que o fluxo de caixa se tornou negativo e tive que enfrentar a realidade.ou inseguro.antigo . ou estás contra mim”.. e chegava invariavelmente à última semana do mês a contar tostões. ou ingressar numa nova empresa de marketing multi-nível. Perante o cenário de ter que voltar a ganhar a vida e garantir a nossa sobrevivência imaginava duas alternativas possíveis: regressar ao mercado de trabalho. Penso que poderá ter sido do calor. cheio de medo da vida e muito pouco auto-confiante..João Diogo Marques vida”.. arrogante. o carro e a casa para ser feliz e estar tudo bem?) 2009 foi um ano dominado por duas linhas de pensamento persistentes e omnipresentes: “porquê eu?” e “o mundo está TODO contra mim!” Por esta altura começava a falar-se levemente em crise. cáustico e destruidor . .a subida ao topo da montanha e a queda consequente . Mas eu não: todo o dinheiro que entrava na conta saía rapidamente para pagar empréstimos e suportar o nível de vida que criei no tempo das vacas gordas. E no topo do (meu) mundo fui inesperadamente e subtilmente apresentado à sombra do João Diogo. e esta foi a “verdade” que eventualmente me salvou...academiadacriacao. “sabendo-se” que tal nunca alastraria à Europa. (Mmmmmmm. Nesse espaço a responsabilidade pelas circunstâncias era 100% minha.

no meio de dezenas de pessoas.uma bela casa. Lembro-me do dia em que decidi criar o shoo e manifestar a minha vida segundo a minha vontade: 21 de Dezembro de 2009. Há anos que sabia intuitivamente que a minha vida passava por ensinar e passar conhecimento. • Assim que tivesse garantido a minha sobrevivência iria divertir-me mais e fazer o que me dá prazer. Era como um às de trunfo num jogo de cartas que eu guardava secretamente dentro de mim e que apenas jogaria quando não tivesse mais hipóteses. uma conta bancária recheada e tudo o demais estivesse certo e seguro para avançar.academiadacriacao. Dava-me ao direito de perder o restante jogo com cartas mais baixas porque sabia que aquela mão seria sempre minha. .como nunca antes o tinha feito . Assim que tivesse garantido a minha sobrevivência. “para quando tudo fosse perfeito”.com • todos os direitos reservados .A REvolução dos Inadaptados O plano B era “uma vontade” que eu não conseguia descrever e que vinha a adiar há muito tempo.12 www. Estava em êxtase. por saber que tinha tomado a decisão última na minha vida: criá-la. mas adiava o inevitável para quando tivesse o plano A assegurado . Foi o dia em que recomecei a dedicar duas horas por dia à meditação e/ou práticas energéticas . Nessa noite participei numa meditação colectiva e dancei por várias horas com os olhos vendados. • Assim que tivesse garantido a minha sobrevivência iria dedicar várias horas diárias a meditar e fazer práticas energéticas. • Assim que tivesse garantido a minha sobrevivência iria dizer a minha verdade e expressar o que sinto.e em que reactivei a newsletter mensal.

adicionam-me qualidade. tenho as estratégias e as . • É 100% financiado pelos seus clientes. não havia. sem necessidade de recorrer a créditos.com • todos os direitos reservados .até porque. investidores ou delapidar património adquirido previamente . Os projectos demoram um décimo do tempo a serem implementados e aplicados e gero o dobro dos resultados em metade do tempo. Nos últimos 16 meses desenvolvi técnicas práticas para estabelecer o diálogo entre o meu subconsciente e o consciente. O que quer dizer que o que antes demorava dias. e para além de saber para onde me dirijo e de ter um plano de execução para gerar resultados.até Janeiro de 2013. • O meu corpo emocional reactivo deixou de ser um empecilho.13 www. • Acima de tudo a vida faz sentido. pessoalmente. Antes passávamos semanas a discutir um episódio esporádico do passado. mas as ferramentas que criámos e temos ao nosso dispor aliadas a um propósito de vida inspirador impelem-nos para a resolução e o avanço. • O conflito no meu relacionamento com a Mariana e a Inês diminuiu consideravelmente.estes são os resultados que criei até agora: • O shoo é um projecto auto-sustentável construído numa estrutura totalmente escalável e alavancável. • Hoje em dia consigo pegar na dúvida e na intuição e sintetizá-la num plano de acção empoderada em cerca de 30 minutos. Em vez de me roubarem tempo.academiadacriacao. semanas e até por vezes meses a decifrar hoje demora 30 minutos. e os meus níveis de auto-confiança e certeza multiplicaram-se. altura em que estou a escrever este eBook . o que quer dizer que partiu da ideia e criou um conjunto de serviços e produtos que encontraram ressonância no mercado. desde o momento que acordo até que me deito. o que quer dizer que tem um potencial de crescimento ilimitado. foco e produtividade. • O meu dia a dia está montado numa estrutura de hábitos essenciais que me impelem ao crescimento. Ainda surge. E é elástico e adaptável. o que quer dizer que a qualquer momento pode aumentar ou reduzir o número de activos e de colaboradores que nele trabalham.João Diogo Marques A Culpa Não É Minha? Dando um salto de 3 anos no tempo .

coração e mente .o dia torna-se num fluxo de criatividade e produtividade. E sou capaz de passar uma semana neste inferno pessoal. o Eu que tem a ideia não é o mesmo Eu que a implementa e não é o mesmo Eu que a concretiza. e nem é a mesma pessoa que concretiza a ideia. com níveis de sabedoria. • Deixei de apregoar aquilo que não faço. nestes 3 anos dediquei muito do meu tempo a resolver o conflito e a dualidade interna entre o que quero fazer e o que acredito que sou capaz de fazer. São versões diferentes da mesma pessoa. A conclusão a que cheguei com toda esta exploração e a criação do shoo e da Academia da Criação foi que a pessoa que tem a ideia .não é a mesma pessoa que põe em prática os planos para criar essa ideia. Os níveis de auto-aceitação e orgulho próprio permitem-me avançar com consistência. compromisso e maturidade distintos. O nível de frustração e procrastinação é diminuto. e o que o meu consciente acredita ser possível. Entre o que o coração e a intuição me impelem a fazer. e completo as tarefas a que me proponho antes do prazo. Posto de outra maneira. No pólo oposto. A integrar a dualidade aparente entre o impulso criador e a limitação auto-imposta. .ou a intuição . o que me permite viver em integridade comigo próprio e dissolver a minha co-dependência para com terceiros. quando tudo fluía à volta da minha paixão. o cepticismo e o adiamento. acabo por encalhar e entrar em conflito com a frustração. Por vezes ainda me obrigo a parar porque não acredito na simplicidade com que as coisas aparecem feitas. a lavar a loiça ou sentado em meditação.colocando estrategicamente o intelecto ao serviço do coração. Quando consigo alinhar estas duas dimensões .14 www. A maior consequência de conseguir gerar comunicação entre o sentimento e o pensamento é um nível de alegria e disposição para fazer que não sentia desde os meus tempos de jogador de rugby.A REvolução dos Inadaptados práticas diárias que me permitem criar consistentemente todos os dias. Em vez de estar a fazer estou em luta comigo próprio. como uma pescada de rabo na boca. Por incrível que pareça.academiadacriacao. independentemente da opinião d’eles. • Vivo quotidianamente o meu potencial criador e encontro solução no meio das situações apertadas . as soluções aparecem do céu enquanto estou a caminhar. Os obstáculos são transpostos com facilidade.com • todos os direitos reservados . quando não me dedico às práticas e me convenço de que “hoje não é preciso”.

João Diogo Marques E é aqui que a porca torce o rabo. O que isto quer dizer para ti é que para concretizares o que quer que seja que queres criar vais passar inevitavelmente por um processo de reinvenção pessoal. espera sentado/a: vai demorar.15 www. A culpa não é tua. Desde Agosto de 2011 que tinha deixado de procurar e aceitar clientes para me dedicar unicamente ao estudo e implementação de sistemas de marketing digital de resposta directa.academiadacriacao. Neste capítulo vou ainda mais longe e propor que para além da culpa não ser tua. Antes que entremos em argumentos. não tens qualquer hipótese de criar o que queres com sustentabilidade e durabilidade enquanto não assumires o comando da tua fisiologia e do teu corpo emocional. Sejas tu como indivíduo. para criares um novo nível de resultados terás inevitavelmente que te recriares num novo nível de consciência. Compreendi que não ganharia tracção com o shoo a não ser que montasse modelos de comunicação eficazes que permitissem que a minha mensagem chegasse ao maior . E a partir do dia-a-dia comum em que vives . de discutir propostas e orçamentos. a experiência e a sabedoria para seres.equinócio da Primavera . tu numa relação ou tu a nível financeiro. deixa-me recordar-te duma frase inócua que deixei perdida na introdução: a culpa não é tua. de oferecer preços com os quais me sentia roubado e ainda por cima ter que fazer vários telefonemas para conseguir ser pago. consegues identificar o que é que te impediu hoje de o fazeres? Espera só mais um momento. totalidade e compromisso? Se sim.) E para isso terás que de desenvolver novos hábitos baseados no nível de informação e experiência que tens neste momento. Estava farto de andar à caça de clientes. teres e fazeres mais? Para viveres uma vida com maior intensidade. paixão. tu como empresa.lancei a primeira campanha de marketing do shoo. ? MAIS UMA PERGUNTA: reconheces que dentro de ti existe o potencial.com • todos os direitos reservados . (O parágrafo anterior é tão importante que te aconselho a lê-lo outra vez. a inteligência.agora. Mas antes de aprofundarmos este tema deixa-me criar o contexto com outra história pessoal: No dia 21 de Março de 2012 . Se estás à espera que algo mude no exterior para chegar a altura certa e ser o momento certo.

pela segunda vez na minha vida. Quatro. Mas o trabalho de digerir o meu medo de falhar .. está tudo a passar-se ou quê?!? Eles vão ver.” ..pensava eu. pânico.com • todos os direitos reservados . É impossível descrever os níveis contraditórios de entusiasmo. criar workbooks e fichas de estudo. Descrito assim até não me parece muito .“Porra!?! Afinal de contas eu sou o primeiro que estou a fazer isto no mundo do desenvolvimento pessoal em Portugal. 4. editar. sintetizar e criar uma mensagem coerente.” ! NOTA: Hoje estou eternamente grato a essas quatro..recebi o prego final que selou o caixão. isolamento e pertença que vivi nas 3 semanas que se seguiram.e o cepticismo e a crença de que não seria capaz de chegar ao fim em tempo útil fizeram com que o tempo se esticasse.16 www. em que tive que aprender a fazer sites no Wordpress.. ) Quando passadas duas semanas abri as inscrições para o primeiro workshop de fim de semana do shoo .A REvolução dos Inadaptados número possível de pessoas. outra vez.“Mas. render e fazer upload de vídeos e ainda desenvolver um programa de treino para oferecer uma solução de valor ao meu público. .. e o mínimo que posso esperar é reconhecimento e uns milhares largos de euros a entrar na minha conta. mantendo um orçamento controlado.o impulso .” O que aconteceu foi exactamente o contrário e na altura foi um murro no estômago do tamanho do mundo. . o meu nível de expectativa e auto-merecimento estavam nos píncaros. telefonaram-me 4 a dar os parabéns. Tinha chegado o tão ansiado momento em que as portas da abundância finalmente se iriam abrir outra vez e o dinheiro iria entrar a rodos para a minha conta bancária. Dum universo de centenas de pessoas que me conhecem pessoalmente.espelhado na necessidade de agradar às pessoas . Four. Depois de 8 meses de intenso estudo e aplicação prática. . lá fui capaz de lançar a campanha.. planear. Muito.academiadacriacao. têm o meu número de telefone e seguiram o lançamento dos vídeos pela internet. “O rei do mundo...sobretudo quando hoje em dia tenho o nível de confiança e experiência para fazer tudo o que está na lista anterior em 8 semanas. Podia ter sido muito pior . enquanto o lançamento decorreu. filmar em directo para a câmara.

eu era O mais esperto. Esperei três dias para que as inscrições começassem a chover e a minha vida se resolvesse da noite para o dia. em baixo e dos lados. ou o outro.em modo de sobrevivência .João Diogo Marques Afinal de contas.. e que é impossível estarem ambos activos ao mesmo tempo. O “Eureka” que se deu em mim e que finalmente integrei é que o nosso corpo tem um sistema de alarme que se activa quando pressentimos perigo. Assim que percebi o espaço de onde estava a interpretar os acontecimentos a depressão dissolveu-se. e caiu a ficha: “Eureka!!!” O que percebi foi que continuava à procura da resposta fora de mim e que era impossível alterar o rumo dos acontecimentos enquanto estivesse 100% focado na minha sobrevivência.17 www. entregue à vergonha e ao julgamento. e que nos induz num movimento de contracção. estava à minha volta. E o ouro não estava apenas à minha frente. Lembras-te: a culpa não é tua? O que estava a acontecer era que a minha fisiologia e a minha perspectiva estavam em modo de defesa e contracção .academiadacriacao. Era como se tivesse escavado a mina até estar à distância de um centímetro do veio de ouro. Desta vez demorei 3 dias: resignei-me e entrei num estado de profunda letargia. em silêncio. Recebi algumas intenções de inscrição.e por isso me tinham parado. no mercado do desenvolvimento pessoal em Portugal. Puff! O entusiasmo tomou o meu corpo e passados 30 minutos tinha analisado o lançamento. não me apercebi do que tinha criado e da quantidade de portas que tinha aberto à minha volta.. . voltar a dormir.muito menos conversar . expliquei-lhe que não conseguia olhar para a cara dela . Eu era O especial.e fui para a gruta. do princípio ao fim. Afinal de contas tinha sido ela a sustentar as contas da casa durante o tempo todo em que estive a estudar e deixei de aceitar clientes. dormir. Passei três dias na cama... e tivesse desistido. Até que resolvi ver um treino online dum dos meus mentores.com • todos os direitos reservados . mas não houve vivalma que se inscrevesse. em cima. Na queda do negócio de multi-nível demorei 12 meses a assumir a derrota. E tem outro sistema que é criativo e nos induz num movimento de evolução e expansão. Por continuar a ver o shoo e a campanha de lançamento como a tábua de salvação e garante de subsistência. comuniquei à Mariana o meu estado. Ler. olhar para o infinito pela janela. Eu era O que tinha construído um sistema de marketing com pés e cabeça. Ou um.

700 com o shoo .00 pela inscrição no curso de empowerment de 5 semanas me deitei na cama em posição fetal. neuro-o-que-quer-que-seja-ciência e o Bê-A-Bâ da psicologia. mas o sentimento é mesmo esse. A minha formação de base é em Engenharia Mecânica com princípios básicos de medicina tradicional chinesa. mas tem em mente que como em tudo o que é ciência de ponta. agarrado à Mariana. então aqui fica a explicação de um não-adepto de futebol: um lagarto é um apoiante do Sporting Clube de Portugal (do ponto de vista dum benfiquista ou portista). a neuro-ciência. “Funciona”. Se por acaso não és português/a ou não sabes o que é um lagarto. sussurrei.18 www. Perdoa-me a quantidade de “meus” que tem o parágrafo anterior. aconselho-te a procurares mais informação e a fazeres a tua própria investigação. O que te vou descrever a seguir vem do estudo e leitura de vários textos básicos sobre o funcionamento do nosso cérebro.H... 7 dias depois tinha facturado os primeiros €1.academiadacriacao. a diferença entre o que se descobre e o que são assunções não é muita. Se te fizer sentido. Em frente. ! NOTA: Antes de avançar com o próximo conteúdo e para bem da transparência.com • todos os direitos reservados . um lampião é o adepto do Sport Lisboa e Benfica (do ponto de vista dos outros dois) e o dragão é o do Futebol Clube do Porto (acho eu. O meu sistema. é preciso que tenhas bem claro que eu não tenho qualquer curso em psicologia. medicina ou fisiologia.A REvolução dos Inadaptados compreendido onde tinha errado e estava a criar uma solução a curto prazo para aproveitar o momento positivo à minha volta. O meu bébé. A comoção foi de tal ordem que quando recebi o primeiro e-mail com o comprovativo de transferência de €497. muitas horas sentado em silêncio a criar calo no rabo e a observar-me.A.de Paul D.com a minha ideia. Uma das teorias mais em voga sobre o funcionamento do nosso cérebro é a do cérebro trino triune brain . Segundo este modelo o nosso cérebro pode ser descrito ou dividido em três partes distintas. no curso de shiatsu e meditação. a minha criação. cada um enfia a carapuça que quer. McLean. O casamento entre a fisiologia humana.D. a minha verdade e a minha solução. E muitas. porque dragão me parece pouco despectivo). a espiritualidade e o potencial humano é maravilhosamente atraente. original e criado do zero.. um lampião e um dragão. dum ponto de vista funcional: . O Lagarto Que Existe Em Todo O Lampião (E Dragão). e chorei. que aprendi na Scuola O.

como a respiração. Se alguma vez deste por ti a fazer coisas inimagináveis para um ser humano racional.depois de largos minutos de discussão . Apenas a reacção é diferente: na discussão lutas.com • todos os direitos reservados .e flui para o tronco encefálico . responsável por comandar o comportamento emocional dos indivíduos. Quando se activa em modo de emergência o cérebro reptiliano tem uma de três respostas possíveis. A função do sistema reptiliano é basicamente manter-nos vivos. responsável pelas funções autónomas do nosso corpo e pelas reacções instintivas e de sobrevivência. quer seja em modo de manutenção . situado na zona mais externa do cérebro . O processo é exactamente o mesmo quando entras em comportamentos chamados de procrastinação. negação ou indecisão.19 www. local do pensamento abstrato e da capacidade de imaginação e resolução de problemas. adivinha qual dos “três” cérebros estava activo? A sério.“sobre o que é que estou a discutir?” E continuares? Ou passados alguns dias olhares para trás e pensares “como é que fui capaz de fazer aquilo?”. como discutir a alta voz. • Congelar.quer seja em modo de emergência. quando pressente perigo e é preciso garantir a sobrevivência do nosso corpo físico.monitorizando e levando a cabo os processos essenciais do corpo.o . E é por causa deste segundo aspecto do cérebro primitivo que não tens culpa por não conseguires levar o que queres adiante. a digestão ou a circulação sanguínea . dar pontapés na mesa ou fingir que não viste a mãe na rua a bater na criança. Alguma vez deste por ti a pensar para os teus botões . • O sistema límbico ou cérebro emocional. Quando o cérebro primitivo se activa numa das suas três reacções possíveis. no adiamento ignoras.João Diogo Marques • O cérebro primitivo ou reptiliano.academiadacriacao.o lugar da meta-consciência e onde nós nos podemos observar a agir . o fluxo de sangue abandona o córtex frontal. • O neocórtex ou cérebro racional. e apenas estas três: • Lutar. • Fugir.

.A REvolução dos Inadaptados regulador do sistema nervoso central e onde as respostas podem ser quase imediatas e agimos por instinto.foi exactamente a expectativa iminente de perigo: “Cuidado.academiadacriacao.acabe por funcionar contra nós. e . imobilização ou fuga..com • todos os direitos reservados . O batimento cardíaco aumenta. Neste estado não há ser humano racional .. de sobrevivência. Basta ver um noticiário para sermos estimulados por notícias de drama.” Como disse antes... “Isto está difícil. é melhor ir buscar outra”. Analogamente. o resultado final é um sistema nervoso sobre-estimulado em constante ciclo reactivo que nos impede de criativamente desenharmos respostas às situações à nossa frente. a beber uma coca-cola. Perigo. trama e perigo.apenas animal instintivo .estimulado. Cuidado! Cuidado! CUIDADO!” O nosso subconsciente foi tão estimulado para o “potencial perigo futuro no exterior e no desconhecido” que basta uma leve brisa outonal no nosso pescoço para começarmos a pensar em gripes e febres. e para sentirmos tensão física.que está cá para ser accionado em situações de perigo e garantir que sobrevivemos . apenas porque insistimos em carregar nele por tudo e por nada (apesar de que há muitas centenas de anos que a humanidade não faz parte da cadeia de alimentação animal nem viva em risco eminente). a digestão pára e estamos preparados para o que der e vier.. localizados na zona do tórax e da barriga e flui para os braços e pernas. O nosso estilo de vida actual induz-nos a viver com um sistema nervoso central sobre. ? PERGUNTA: Consegues reconhecer esta dinâmica em ti? O que é paradoxal é que o “botão de alarme” . Já para não falar na descida de um ponto percentual da bolsa de valores do Bangladesh no dia de São Nunca à Tarde.20 www. Observa que um dos principais meios pelo qual fomos educados . o fluxo sanguíneo abandona os nossos órgãos primordiais. apesar de estarmos confortavelmente sentados no sofá de nossa casa.simplesmente porque o fluxo de sangue e a atenção consciente não estão lá.ou aculturados como gosto de lhe chamar . Olha aí. numa atitude de luta. É um mecanismo fisiológico. que catalisa respostas reactivas com frequências elevadas. “É MELHOR TERES CUIDADO.

Não regressou. em vez de inspiradamente. da crise ou do governo.21 www. cruzou os braços e olhou-me com os olhos abertos e as pupilas expandidas.academiadacriacao. o coração bate suavemente. Como disse alguém.mas que esse não é o único ingrediente. Disse-lhe que era verdade . expiração.João Diogo Marques sairmos delas. A culpa não é dela. e faz com que estejamos constantemente a entrar em reacções de sobrevivência perante as situações da vida. a vida é uma luta”. Naturalmente. à espera da resposta. Inspiração. os braços e as pernas mantém-se relaxados. Imagina por um momento. dos clientes. Tudo pode ainda acontecer e talvez nem seja preciso combater. qual era o sentimento.com • todos os direitos reservados .. . Às tantas uma senhora na casa dos 50 anos levantou-se e disse cheia de certeza: “para vencer é preciso querer muito”. Nem minha.. Perguntei-lhe o que é que se passava dentro dela.que é preciso querer . e o que estava a acontecer. Fez silêncio e quando continuei com a apresentação saiu da sala passados alguns minutos. Expansivamente. RECORDA: a culpa não é tua. Imagina a sua presença. um mestre de shaolin é de repente rodeado por um bando de assaltantes. Sente a sua respiração. A respiração ainda é profunda. genialmente e elegantemente criarmos o que queremos. Uma das frases preferidas da minha mãe era “Diogo. Nem da vida. Criativamente. calma e estado de alerta. Está em observação. Há uns meses dei uma formação numa pequena empresa em que expliquei exactamente o que estou a descrever aqui. Ainda em pé. Convidei-a a observar por uns momentos a sua postura corporal. O sistema de urgência que vem incluído na nossa fisiologia está sobre-estimulado. a culpa morreu solteira. Depois da explicação anterior não é preciso seres um cientista nuclear para identificares o espaço a partir do qual ela via a vida. Consegues ver “o sorriso Mona Lisa”? O sangue continua a fluir para o córtex frontal.

.a capacidade de colocarmos a imaginação ao serviço do que queremos e expandirmos.com • todos os direitos reservados . Baptizei o paradigma reactivo do cérebro primitivo de seeker de oportunidades e o paradigma criativo do neo-córtex frontal de mestre criador. E tirar daí vantagem.A REvolução dos Inadaptados O Seeker E O Mestre. Quando estamos num espaço de não-reacção às circunstâncias somos capazes de raciocinar e descobrir soluções criativas para os obstáculos à nossa frente.quer a dos seus infortúnios quer a das suas vitórias . Assim que agimos com base nessas soluções abrem-se as portas para novos níveis de experiência e de sabedoria que com o tempo e a dedicação acabam por criar um novo estilo de vida . A diferença entre quem tem a ideia e quem a concretiza é mesmo esta: o caminho transmutou o um no outro. Quando estamos sob a influência do seeker de oportunidades o nosso grande objectivo é sermos o primeiro/a a encontrar a pílula mágica que vai resolver todos os nossos problemas. É esta oportunidade de crescimento e criatividade ilimitada que reflecte a nossa meta-consciência .no dia-a-dia do comum dos mortais . estilo de vida e ambições. basicamente porque o primeiro procura a causa no exterior . Acredito profundamente que para criares o teu plano B .academiadacriacao.e concretizar em tempo útil as tuas ideias.22 www. A partir dum padrão reactivo ou duma perspectiva criativa.a vida como acreditas que ela deveria ser . A Academia da Criação é o conjunto de ferramentas simples e práticas que te permitem percorrer este caminho com consciência e propósito .e o segundo coloca-se no papel principal e faz acontecer criativamente. Nos meses que se seguiram à compreensão desta dinâmica interna dediquei-me a olhar para as diferentes lentes com que interpreto os acontecimentos da vida e como influenciam as minhas escolhas e decisões .e um novo patamar de resultados.dependendo de estar a observar o mundo a partir da necessidade de sobreviver ou do impulso criador. É esta a “Evolução dos Inadaptados”.terás que reconhecer o seeker em ti e reinventares-te no mestre. O Seeker No Nosso Dia-A-Dia.

Tem grandes dificuldades em levar uma ideia do princípio ao fim.com • todos os direitos reservados . frustração. do amigo de longa data que lhe telefonou ou por ter ido ajudar alguém que precisava urgentemente dele. as suas prioridades acabaram por ficar para depois. Quando os níveis de frustração atingem o limiar do impensável.” . Sobretudo quando se vê confrontado com a realidade.. pensa em cortar a direito com o passado e eliminar duma vez por todas as chatices que a situação actual lhe causa.academiadacriacao. “Alguma coisa vai ter que mudar!?!” Acorda de manhã cheio de ideias e de pensamentos “hoje é que é”. a vida é como é”.. o seeker utiliza toda a sua força de vontade para dobrar a realidade e gerar resultados . Quando toca a crescer. e a busca recomeça (seek . Logo de seguida vai de férias descansar. mesmo que no seu interior saiba que jamais a utilizará.. quer seja pelo que lhe dizem os que o amam ou as situações insustentáveis em que se meteu: não há maneira de o convencer que tem responsabilidade sobre os acontecimentos. o seeker acredita que quando der o tiro certo tudo se vai transformar por magia e nunca mais terá que viver as dificuldades da sua vida actual ..a nível conceptual .João Diogo Marques Quer seja encontrar o negócio perfeito na hora certa. Consome informação desenfreadamente.pensa.nem sentir os níveis de aborrecimento. ansiedade e previsibilidade que caracterizam o seu dia-a-dia. Afinal de contas. Decora e interioriza as grandes lições dos mestres . O seeker preocupa-se tremendamente com o que as pessoas poderão vir a pensar dele . e acaba por se deitar à noite ressentido por ter adiado o que realmente queria ter feito: quer seja por causa da mais fresca nova oportunidade do dia. a mulher de sonho ou o cliente especial. se encontra resistência é porque “o caminho não deve ser este” e “há de certeza qualquer outra coisa no universo que é o ideal para mim”..seek).o que costuma conseguir..sobretudo se errar . soterradas debaixo do “tem que ser.e justifica a sua realidade com grandes chavões generalizados. “Esta ainda não é a altura certa” . Este padrão de comportamento leva-o a viver debaixo duma nuvem infinita de possibilidades e num espaço de indecisão permanente. assim que pensa no que tem que fazer fica tão cansado que. “começo amanhã.. Tem necessidade de saber tudo antecipadamente antes de empreender e criar e é capaz de passar anos a preparar-se para estar preparado para estar preparado para fazer. “amanhã é outro dia”.23 www.e por isso tem um lado perfeccionista que o impede de completar as tarefas em mão.seek . Quando finalmente descobre o que realmente quer fazer fica estonteado com o tamanho da obra..

A REvolução dos Inadaptados No que toca aos sentimentos, o seeker afasta-nos o mais possível do desconforto interior e faz das tripas coração para parecer normal: “Está tudo bem? Sim, claro. Tá tudo bem. E tu?” Quando estamos debaixo da influência do seeker a nossa vida é caracterizada por uma falta de sentido generalizada, uma sensação de desconexão das pessoas que nos rodeiam e um sentimento de inquietude constante. Temos excelentes intenções para a vida, procuramos viver mais e melhor e compreendemos o nosso verdadeiro potencial, mas o seeker faz com que sejamos incapazes de amadurecer um projecto ou uma ideia: quando se aproxima o momento da verdade o estado de tensão interior e a pressão para dar tudo certo é tal que acaba por deitar tudo a perder. O seeker costuma encontrar um certo alívio quando as coisas correm mal, que guarda apenas para ele: afinal de contas, quem seria ele sem a busca pela solução? Sob a influência do seeker a nossa vida é vivida de balão de oxigénio em balão de oxigénio, períodos longos de inactividade ou passividade intercalados por picos de acção e resultados - caracterizados por uma força de vontade férrea activada por um nível de frustração elevado. O truque que o seeker utiliza para nos mantermos presos sob a sua influência é fazer-nos acreditar que o mestre não existe, e assim abafa a voz da consciência e afasta-nos dos seus sentimentos de inadaptação e das “ideias loucas e perigosas” que possamos ter. “Criar a minha vida... onde é que já se viu? Arranja um emprego e vai mais é trabalhar, oh malandro!?!”

O Mestre Criador.
Quando activamos o mestre criador em nós passamos a viver num fluxo natural de auto-confiança e temos a certeza do que queremos, e de qual é o próximo passo que vamos dar para ficarmos mais perto do destino. Por vezes o nosso foco no passo a dar é de tal forma poderoso que geramos mal estar nos seekers reactivos à nossa volta, e embora sejamos bombardeados pelas suas tácticas distractivas e recorrentes chamadas de atenção arranjamos maneira de fazer o que tem que ser feito, mesmo que tenhamos que fazer horas extraordinárias. Que normalmente aceitamos com prazer.
- 24 www.academiadacriacao.com • todos os direitos reservados

João Diogo Marques O mestre procura fontes de informação práticas com exemplos e receitas que podem ser aplicados e testados na vida real, e rejeita o que é supérfluo para o que quer conseguir. Tem um sexto sentido para perceber o que é real e está em consonância consigo e o que é fogo-devista. O mestre é capaz de empreender a acção em meios-ambiente adversos, porque reconhece que as condições do presente são as consequências óbvias das decisões que tomou no passado, muitas vezes feitas sob a influência do seeker. E que as novas decisões - e acções - no presente gerarão os seus resultados no futuro. A sua paixão é gerar resultados, seja a que nível e em que área for. Para isso dedica-se de alma e coração a criar as condições que acredita serem as necessárias para que as consequências sejam inevitáveis - seja o volume de negócio que deseja, a intimidade e companheirismo dentro do relacionamento ou a motivação e compromisso dentro da sua equipa. Acredita profundamente que é o criador das suas circunstâncias e está constantemente a perguntar-se qual terá sido o seu papel na realidade que vê à sua frente - seja ela “positiva” ou “negativa”. Acredita que no futuro desconhecido vive o potencial ilimitado para novas realidades e cria planos e estratégias para as concretizar. Age com totalidade no agora, sabendo que assim que chegar a uma nova encruzilhada terá sido abençoado com o novo nível de experiência, sabedoria, informação, dados e conhecimento que lhe permitirão definir o passo a seguir. O seu foco está em desenvolver mestria na sua arte, independentemente do tempo e dos desafios que terá que transmutar para amadurecer... porque há sempre mais um nível que se segue. A sabedoria do mestre está em reconhecer que co-existe com o seeker e aceitar a sua existência, o que o impede de se encostar nas vitórias do dia. Vive em contacto com os seus sentimentos e intuição profunda e age em consonância: pára quando sabe que é para parar, avança quando é para avançar.

Os Dois Lobos.
Pessoalmente, é raro acordar pela manhã sem o potencial latente de activar o seeker e viver um dia de fuga a mim próprio e aos meus sentimentos, em que serei incapaz de empreender acção consistente na direcção do que quero. Tenho tanta consciência deste facto que há dias em que
- 25 www.academiadacriacao.com • todos os direitos reservados

A REvolução dos Inadaptados me deito resignado por ter que ir dormir, porque sei que apesar de ter tido um dia de absoluta produtividade e fluxo na manhã seguinte terei que recomeçar tudo outra vez e as vitórias de hoje serão passado. Até ter desenvolvido e implementado os hábitos de empowerment diários que me permitem criar experimentei de tudo, sem resultados satisfatórios: • Zanguei-me comigo próprio e não funcionou, porque a zanga desaparecia depois de um dia produtivo e voltava a ficar órfão dessa energia. • Culpei-me por ter criado situações catastróficas na minha vida e não me motivei, porque a culpa ocupava tanto espaço mental que acabava por não mexer uma palha. • Pensei em ganhar dinheiro e pagar as minhas dívidas e não saí do mesmo sítio, porque não conseguia atingir as camadas mais profundas de entusiasmo e criatividade. Foi apenas quando comecei consistentemente a colocar a mente ao serviço do coração e dos meus sentimentos que consegui aceitar o jogo social do seeker - tanto à minha volta como dentro de mim - e activar o mestre para viver um dia-a-dia empoderado na criação das condições necessárias para que o plano B se materialize - com elegância e sustentabilidade. Dentro do jogo social há pessoas que parecem estar a ganhar o jogo, pessoas que parecem ter perdido de vez o jogo e pessoas que correm aceleradamente todos os dias para conseguir ganhar o jogo - mas a verdade é que o jogo social não tem vencedores, porque está em dissonância com quem realmente somos. É como se o teu tamanho de sapato fosse o número 43 e passasses a vida a fazer o possível e o impossível para caminhares ora com sapatos de tamanho 40, 41 ou 42 - se estiveres a perder o jogo - ora com sapatos números 44, 45 ou 46, se aparentemente estiveres a ganhar o jogo... Hoje em dia vivo um dia-a-dia “normal” recheado de níveis de entusiasmo elevados, o meu compromisso com a minha visão do que quero é total e o grau de alegria e inventividade que sinto faz-me parecer uma criança renascida das cinzas da seriedade do adulto. Como consequência produzo mais do que alguma vez achei ser possível e o ciclo competência-confiança nutre-se numa espiral ascendente de resultados. Regresso de vez em quando à letargia e armadilhas do passado, mas com uma frequência cada vez menor.
- 26 www.academiadacriacao.com • todos os direitos reservados

Deus.nos vão entregar de bandeja a bonança a que ambicionamos.27 www. comparação e julgamento que exercemos sobre as condições de vida no presente de cada um de nós faz com que a nossa atenção fique presa num agora que é impossível de alterar.do seeker oportunista para o mestre criador . O nível de exigência. e exercer qualquer tipo de resistência a este presente faz com que não empreendamos as novas decisões e acções que criarão um futuro diferente.e agir em consonância com o que queremos no futuro. Tudo o que podemos fazer no presente é transitar entre estados . Quando o mestre está activo em nós o foco da nossa acção passa a estar no presente ..acções ou inacções . a boa fortuna.” A verdade é esta: as condições externas no presente são inalteráveis.academiadacriacao.a visão clara e decisiva do que escolhemos. então eu. Fomos ensinados a receber antes e a fazer depois. o destino .João Diogo Marques Porquê? Acredito que há três dogmas que nos são incutidos durante a nossa aculturação e fazem com que o seeker se active e consiga passar uma vida inteira no comando . O primeiro é relativo ao tempo.com • todos os direitos reservados .“estou a fazer ou não? e porquê?” . e esta inversão de paradigma fez com que coloquemos a nossa atenção no presente e nos foquemos no futuro. .. “Quando for a altura certa. A cultura ocidental tentou inverter o paradigma tempo-resultado. O presente é o conjunto de circunstâncias que foram criadas pelas decisões .a menos que despertemos.e a atenção transporta-se para o futuro que queremos criar . e o nosso foco de inovação seja transportado para um futuro fantasioso em que algo ou alguém . A insistência míope em mascarar o presente e dourar a pílula faz acordar dentro de nós um aspecto infantil de quem quer algo “JÁ! Porque sim!” Na natureza obtém-se o fruto maduro depois de um longo processo de crescimento e amadurecimento.que empreendemos no passado.

e por isso acabámos por amortecer a onda sempre-mutável de sentimento que representa a vida e o nosso impulso criador . ciúme. o meio através do qual ele comunica com o nosso consciente . tristeza. então quem está errado sou eu”. A este dogma chamo-lhe Desconexão Inconsequente. êxtase.academiadacriacao.e tomar refúgio na racionalização extrema dos eventos ficando à mercê do que “a vida”. Afinal de contas.com • todos os direitos reservados . Deus. até estarmos absolutamente soterrados em ideias e conceitos que não têm utilidade para resolver as situações da nossa vida. Fomos levados a acreditar que informação e pensamento são poder. “se sinto isto nesta situação em que não devia sentir. Caso não sejam o . A verdade é que sabedoria é informação colocada em acção. certos sentimentos e emoções estão errados ou são desajustados . alegria . No processo de aculturação fomos treinados para sobre-racionalizar a nossa experiência e ignorar o nosso corpo emocional. felicidade extrema.28 www. O segundo dogma que faz com que o seeker fique activo tanto tempo nas nossas vidas diz respeito aos sentimentos. entusiasmo.A REvolução dos Inadaptados A esta inversão de paradigma eu chamo-lhe Miopia Temporal.e conduzem-nos sempre para o que é melhor para nós e está em absoluta consonância com quem somos. atracção sexual. O epítome deste dogma é sairmos da universidade depois de 20 anos de ensino e acharmos que sabemos alguma coisa. Quando agimos sobre o que sabemos geramos as consequências dessa acção. A verdade é que os sentimentos e as emoções são a linguagem do nosso subconsciente. alimentando um ciclo vicioso que não tem solução. A “desgraça” escondida é que quando acontece “algo” e não podemos confiar no nosso sentimento ou intuição o escape imediato que activamos é procurar por mais informação ou outros especialistas. A necessidade de sobrevivência fez com que nos tivéssemos desconectado do nosso “bicho” e renegar o aspecto de nós que é original e real .raiva. Ao terceiro dogma chamo-o de Sabedoria Ilusória. inveja. o governo ou o Universo têm reservado para nós. dependendo da situação social.a bem do ajustamento e de nos sentirmos parte da sociedade. Fomos ensinados que. Acabamos por nos desconectar e racionalizar ainda mais a experiência. E resignamo-nos ao que nos é oferecido.

maturidade emocional e perspectiva que nos permite acreditar em nós próprios e no potencial ilimitado da vida. Durante vários anos insisti na mudança . nos conselhos das autoridades . Foi apenas quando o assumi como parte de mim e me abri à possibilidade de o . mudar de ambientes. também não a aplicaram. Quando o mestre se activa a vida transforma-se num laboratório de experiência na direcção da criação do que queremos. mudar. Quando correm mal. Este ciclo de informação e implementação é a fonte da auto-confiança.mudar de hábitos e comportamentos. quando sinto amor é porque aquela pessoa é especial. foi azar. Quando me irrito a culpa é dele. que acaba por criar “mais do mesmo” ad aeternum. não em teoria conceptual que nos é passada por outros que.nos livros. Assim que activamos o mestre passamos a escutar a resposta dentro de nós e recorremos aos recursos que temos ao nosso dispor para a decifrar: sentimentos e pensamentos. mudar de mestres. Um dos maiores erros que cometi no passado foi ignorar e tentar afastar o seeker do meu dia-a-dia.com • todos os direitos reservados .João Diogo Marques que procuramos.mas a verdade é que estava a fugir do seeker. acabamos por acreditar que foi sorte. Do Conceptual Ao Prático. A consequência destes três dogmas da cultura ocidental é passarmos a acreditar com todo o nosso ser que as condições da nossa vida nos são ditadas por condições externas. podemos medir e refinar a nossa acção na direcção dum resultado diferente. e que estamos de alguma maneira à mercê do julgamento e da benevolência de terceiros. A criação segue-se através da acção no plano físico: fazer acontecer. mudar.entramos numa busca eterna pela fonte da juventude e a pílula mágica. nos cursos. A verdadeira sabedoria está assente em experiência e erro.academiadacriacao. mudar . Quanto mais nos afastamos de nós próprios e procuramos a resposta fora de nós . Quando as coisas correm bem. muitas vezes.29 www. A pergunta que se põe finalmente é “como”? Como é que integramos o seeker e o mestre numa unidade orgânica para amplificar os nossos resultados e criarmos o estilo de vida que queremos? Repara na expressão “integrar o seeker e o mestre” no parágrafo anterior. E congelamos numa posição dogmática e limitada perante as possibilidades infinitas da vida.

Por muito que os autores que seguia descrevessem uma vida recheada de prosperidade e abundância .fui invadido por duas perguntas insistentes: Se sou eu o criador das minhas circunstâncias.A REvolução dos Inadaptados abraçar como aliado na direcção do que quero que encontrei o foco.entre zero e dez .em todo e qualquer lado . Durante os 10 anos anteriores tinha coleccionado informação em catadupa mas não encontrava um fio condutor para a aplicar na vida do dia-a-dia. ignorar e fugir.que a influência “negativa” de não seres dono/a das tuas escolhas tem nas condições actuais da tua vida? Está pronto/a para a redenção? Reconhecer A Prosperidade. Assim que assumi a decisão de criar o shoo . como é que criei esta desgraça? e 2. uma ideia sem qualquer tipo de estrutura ou definição . Lembra-te de que as reacções do cérebro reptiliano são lutar. O último parágrafo é verdadeiramente importante e contém o segredo para criares o que estás à procura. quanto achas . ? NOVA PERGUNTA: Se te reconheces de alguma maneira no que descrevi nos capítulos anteriores.academiadacriacao.com • todos os direitos reservados . a energia e o nível de compromisso que intuitivamente sabia fazerem parte de mim.eu não a conseguia ver. então 1. Assim que tentamos usar uma destas estratégias (reacções) para lidar com o seeker ficamos automaticamente e irremediavelmente sob a sua influência e passamos a fazer parte do problema em vez de implementarmos a solução.que na altura era apenas uma intuição. como é que crio o que quero? Queria compreender os meios pelos quais tinha gerado a bancarrota na minha vida para evitar os mesmos “erros” no futuro e desenvolver o nível de acção consciente necessário para criar o que verdadeiramente queria.30 www. .

Assim que multipliquei o resultado pelo número de pinheiros que conseguia contar à minha volta cheguei num ápice a uma estimativa de milhares de milhões de pinhões .cada um com o potencial individual de ser uma floresta. E compreendi que este ciclo semente-árvore-semente-árvore é eterno e ilimitado. . E que ao longo da vida dessa árvore adulta que um dia tinha sido uma semente se geravam dezenas de milhares de outras sementes . Este sentimento foi (e é) de tal maneira libertador que o facto de ter escrito os três últimos parágrafos me entusiasmou e conectou com a prosperidade à minha volta. e que todos eles tinham o potencial para se tornarem numa árvore de dezenas de metros de altura. mas o facto de ter acordado dentro de mim a pergunta “onde é que está a prosperidade?” fez com que a minha imaginação se activasse quando parei para observar um pinhão. Depois passei para a ramada completa e de seguida multipliquei por uma estimativa do número de pinhões que existem numa pinha. nem a primeira vez que me dedicava a apanhar pinhões para depois partir e comer.com • todos os direitos reservados .cada uma com o potencial individual de crescer e propagar o mesmo potencial da árvore mãe. A verdade é que não era a primeira vez que caminhava naquele bosque.31 www.academiadacriacao. Quando olhei para cima continuei a expandir a consciência e comecei imediatamente a contar as pinhas que havia num dos ramos do pinheiro à minha frente.João Diogo Marques Foi numa caminhada num bosque de pinheiros cerca de Viana do Castelo que me apercebi de que no chão havia centenas de milhares de pinhões.

Em vez de continuar à procura de informação e enxer-me de mais confusão. o que é que no passado semeei e nutri para que eles se manifestassem? 2. que sementes tenho que deitar à terra no presente e nutrir ao longo do tempo para que assim seja? Ver a vida deste prisma torna-se simples. universal e elegante de prosperidade e geração de resultados: a árvore de fruto. das suas escolhas pessoais e da informação que acumulou ao longo da vida. não é? Nos meses que se seguiram dediquei-me a sintetizar a informação que adquiri no meu caminho de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e colocá-la sobre um sistema óbvio. Se as condições e o estilo de vida que quero viver fossem os frutos duma árvore futura.o que quer dizer que utiliza o estritamente necessário para evoluir.tão óbvio que o conseguíssemos compreender com uma simples explicação. independentemente do seu caminho. e cada nível de evolução é sustentado no anterior e alavanca o seguinte. Falta apenas implementar. O meu objectivo era ter um sistema generalizado para integrar o nosso papel como criador que fosse aplicável a qualquer pessoa. Este é outro dos pontos fundamentais para crescer e criar: quando chega o momento em que compreendemos que queremos algo de diferente e acreditamos que é possível.academiadacriacao. enquanto indivíduo criador. As premissas para o sistema eram • Ser Óbvio . Se as minhas condições actuais forem os frutos duma árvore. é porque já temos no nosso reportório de experiência e informação o que precisamos para o criar. .o que quer dizer que qualquer pessoa o pudesse colocar ao seu serviço imediatamente. • Ser Elegante .com • todos os direitos reservados .32 www. a partir da sua experiência vida. • Ser Universal . Quando transportei as duas perguntas condutoras para uma árvore de fruto fez-se luz: 1.A REvolução dos Inadaptados Reclamar O Papel Do/a Criador/a. sintetizei o que já tinha. E que realçasse a sua originalidade e a levasse a agir a partir das suas próprias respostas.

Analogamente.33 www. Por outro lado.que desenvolvi o modelo integrado de construção de resultados com base na árvore fruto . em qualquer situação tenho uma de duas respostas possíveis: agir ou reagir. Foi a partir das semelhanças entre as diversas metodologias . notei que todos eles tinham pontos em comum: a raiz dos acordos e crenças que tenho comigo mesmo está na minha infância.meditação ou geração de resultados . cria uma visão. Era como se o terapeuta e o coach não pudessem viver dentro da mesma casa e fossem antagonistas.com • todos os direitos reservados . traça um plano. liderança e motivação. refina e volta ao princípio. decide com base nos teus valores.As 8 Portas da Criação. cumpre com impecabilidade os planos. mede. E não me fazia sentido que quando participava num workshop de uma das áreas .por demorarem muito tempo a agir. Na minha busca de 10 anos participei tanto em retiros de meditação e exploração emocional como em workshops e formações de geração de resultados. o que penso activa o corpo emocional e este por vez comanda a minha acção. mas a minha experiência dizia-me o contrário: são complementares.academiadacriacao. a acção gera os resultados no mundo.e não das diferenças . Nos lugares onde expressava as minhas emoções e me libertava do peso do conflito do dia-a-dia não se falava de dinheiro nem sobre como prosperar na vida . comunica eficazmente. onde encontrava formação sobre meios para aumentar a minha afluência financeira e assumir o comando do que queria os terapeutas eram vistos como freaks e lamechas . Quando participava em retiros terapêuticos era capaz de avançar com maior ímpeto na concretização dos meus objectivos.. Repara na palavra integrado.os resultados na realidade física eram relegados para uma dimensão mundana quando comparados com a transcendência da iluminação. e sempre que avançava na vida material chegava a pontos .ou escarneciam até uma da outra..João Diogo Marques Quando peguei nos livros de auto-conhecimento e nos apontamentos dos workshops e seminários de meditação e exploração emocional.ficasse com a sensação que ambas ignoravam . os livros e cursos em desenvolvimento pessoal e liderança continham pontos universais no que toca a gerar resultados: conecta-te ao teu porquê.

Somos capazes de observar imparcialmente as situações ao nosso redor e conseguimos chegar mais depressa à decisão certa para amplificar a probabilidade do que queremos criar. Para libertarmos o nosso potencial criador total e o conseguirmos colocar ao serviço da nossa .ou ressentidos pelo passado . Porque não compreendemos não aceitamos e acabamos por lutar. O ponto de partida para criar com sucesso qualquer resultado futuro é relaxar. Enquanto estivermos tensos e reactivos ao presente .seja a nível intelectual. emocional. Assim que relaxamos a nossa imaginação liberta-se e os nossos fluxos criativos internos activam-se. mas as hipóteses de sucesso são bastante mais reduzidas do que se avançarmos com ambas as pernas.academiadacriacao. Com a meditação conseguia ir mais longe na liderança.com • todos os direitos reservados .34 www. mas não é fácil. ignorar ou fugir. O verdadeiro relaxamento é possível quando compreendemos o nosso papel numa dada situação .acabamos por recriar as mesmas situações que desejamos evitar no futuro. Hoje em dia acredito de alma e coração que ambos são absolutamente necessários para construir um estilo de vida empoderado e em consonância com a originalidade inimitável que representa cada um de nós. uma a seguir à outra. Passo 1: Integrar O Presente. As 8 Portas da Criação são o sistema integrado para viver um dia-a-dia empoderado e acelerar a concretização de resultados para manifestares em tempo útil as tuas ideias. cognitivo ou experiencial. Assim que percebemos abrimos a linha de comunicação entre o consciente e o subconsciente e temos imediatamente ao nosso dispor o potencial para o novo. É simples. Caminhar recorrendo apenas a uma das duas hipóteses é como querer fazer uma ultra-maratona no deserto ao pé-coxinho: não é impossível. objectivos e ambições. Quando compreendemos relaxamos (e vice versa) e libertamos a energia sob a forma de tensão reactiva ao presente para ser colocada ao serviço dum futuro diferente.A REvolução dos Inadaptados em que começava a patinar no vazio por esbarrar com as crenças e acordos do passado. Quando relaxamos o cérebro primitivo desactiva o botão de alarme e o sistema límbico e o córtex frontal podem expandir e criar. e a liderança aprofundava a minha meditação.

A interpretação dos eventos é feita através do “livro das regras”.com • todos os direitos reservados .baseadas na interpretação pessoal e subjectiva dos eventos exteriores e do que eles querem dizer. Todo este processo tem início num pensamento . 4.agir ou reagir . 5. 6. um conjunto de crenças e acordos que fiz comigo próprio do que é possível e sou capaz.as criam. e isso faz-se explorando a pergunta “como é que criei os frutos que tenho no meu presente?”: “Qualquer resultado que obtenho no meu presente é a consequência óbvia e previsível da imagem que tenho de mim mesmo/a .35 www. Eu chamo-lhe o fluxo descendente ou do auto-conhecimento porque me permite reconhecer as sementes no passado que criaram os resultados no presente. Esta auto-imagem baseia-se no conjunto de hábitos e comportamentos que compõem o meu dia-a-dia e que são a sequência ordenada duma série de acções .em última instância .” Este é o modelo da árvore de fruto que me permite reconhecer o meu papel como criador das minhas circunstâncias actuais e explorar os acordos e crenças que mantenho comigo mesmo e que . Seja por um dia. 8. para regressar ao espaço de clarividência e relaxamento em que liberto o impulso criador para construir mais um nível de prosperidade. 7. 2.a minha auto-imagem. POTENCIAL FUTUrO RESULTADO AUTO-IMAGEM HÁBITOS DECISÃO INTErprETAÇÃO ACOrDOS PENSAMENTO Quando dou por mim a patinar sem conseguir avançar é porque chegou a hora de olhar para mim e para o que estou a criar. Estas acções provêm dum processo consciente ou inconsciente de decisão . uma .ou inacções. Dentro de qualquer fruto que obtenha no presente estão as sementes potenciais dum futuro igual ou amplificado.João Diogo Marques visão é necessário compreender e integrar o nosso papel como criadores dos resultados que temos no presente.academiadacriacao.uma imagem ou uma palavra . 3. 1.que passa pela minha consciência.

.. vai mais fundo. e resolvi a situação assumindo que.. Reconheço que no passado vivi isto quando.A REvolução dos Inadaptados hora. Escolhe um assunto que queiras resolver e vai em frente.academiadacriacao. o que posso esperar para o meu futuro é.. 6..... .36 www.. Faz novas iterações do fluxo descendente e encontra respostas e possibilidades diferentes para cada uma das frases.com • todos os direitos reservados . completando as 8 frases que se seguem. porque interpreto este evento como. 8. 4. 7.. Os resultados que eu quero transformar na minha vida são. O traço de personalidade que eu evito assumir mas que acaba por estar na origem de tudo isto é. 3. uma semana ou um mês. 1. Se não criar um novo mapa da realidade. 2. dedica-te a percorrer As 8 Portas da Criação do fruto à semente. Luto. congelo ou fujo quando... Se o nível de veracidade das respostas que deste não é suficiente para gerar o sentimento de certeza dentro de ti e o alívio que advém da compreesão.. Os hábitos e comportamentos que suportam este aspecto de mim são. EXERCÍCIO #1: Descobre o teu papel criador nas circunstâncias actuais. 5... Para integrares melhor o fluxo descendente..

João Diogo Marques Assumir A Evolução. mais de 90% das pessoas que recorrem a terapias e a programas de 12 passos recaem passado algum tempo. Enquanto criador/a a tua missão é decidir conscientemente o que é que cresce no teu jardim. ela crescerá. o potencial para crescer e prosperar está lá. a tua psique é um potencial ilimitado de criação e prosperidade. escavar para descobrir o acordo do passado que criou as circunstâncias no presente. Quando esbarrei com aborrecimento e previsibilidade na carreira de cientista. obter o relaxamento decorrente dessa compreensão mas não semear o novo futuro.e vejo tanta gente à minha volta a repetir .com • todos os direitos reservados . Seja a semente duma erva daninha ou duma sequóia gigante. Assim que entrei no mesmo espaço mental-emocional como terapeuta.é arrancar a erva daninha mas não semear no seu lugar o futuro que se deseja. O que isto quer dizer é que independentemente da semente que cair à terra. Quando se deu . Este exemplo é extremo ..37 www. Outro grande erro que cometi no passado . Ou seja. e desenvolver um plano ou uma estratégia para a concretizar. mudei para a de terapeuta de shiatsu e recomecei do zero.academiadacriacao. A terapia está tão focada em fazer com que as pessoas voltem a ser funcionais e adaptadas à cultura vigente que não é capaz de criar uma nova visão para o seu futuro. Pessoalmente. Acredito que esta é a razão pela qual tantos tratamentos de emagrecimento. Fazendo um paralelismo com a árvore e a natureza.e provavelmente não será o teu caso . mudei para o multi-nível e recomecei do zero. o paradigma de arrancar a erva daninha sem semear a nova colheita correu durante anos no meu subconsciente num padrão limitativo sob a forma de mudança.. Se arrancarmos a erva daninha mas não semearmos a árvore a erva voltará a crescer.mas serve para demonstrar como não semear o novo pode ser a razão pela qual a erva daninha volta a crescer. curas dos 12 passos ou terapias falham: porque não criam uma nova perspectiva de futuro assente no desenvolvimento de novas competências e alavancagem estratégica dos pontos fortes dos pacientes para criar um novo paradigma na vida do dia-a-dia.

necessitarás duma estrutura física que sustente e amplifique essa visão.todos eles são exemplos duma estrutura física que suporta uma ideia .A REvolução dos Inadaptados a bancarrota entrei num espaço de total passividade perante as dificuldades da vida porque simplesmente “estava farto de recomeçar do zero!!!” As respostas interiores que encontava para lidar com o aborrecimento implicavam recomeçar do zero para ganhar a vida a muito curto prazo . tocar música em qualquer lugar. a universidade. oferecer valor ao mundo na forma de produtos e serviços. uma empresa. a igreja. suportar espiritualmente uma comunidade. o lugar no planeta e as pessoas com quem queres viver . um sistema de marketing. Apesar de saber que era tempo de evoluir para algo novo nunca antes tinha parado para me perguntar qual era o novo que eu realmente queria porque a minha intenção ficava por apenas eliminar o velho. A escola. Para criares o que queres .e abraçava algo “novo” que me parecia melhor e ao mesmo tempo garantiria a minha sobrevivência. Passo 2: Construir O Futuro. Qualquer ideia.para se materializar. ou com a fase que estava a viver.a cortar com o passado . Como não conseguia criar essa nova visão limitava-me a mudar .com • todos os direitos reservados .o estilo de vida. intuição ou ambição que vive no plano mental-emocional necessita um sistema físico . e com o tempo acabava por regressar à casa de partida.38 www. e onde tens que agir estrategicamente para que ela cresça: “Quando entro em contacto com os meus porquês mais profundos e me conecto aos meus valores pessoais e intransmissíveis sou capaz de criar uma visão e definir uma filosofia de vida que quero viver. um cd de áudio ou um simples rádio .academiadacriacao. É a resposta à pergunta “como é que crio os frutos que quero no futuro?” que te dará a visão da estrutura que necessitas para criar o que queres. atrair e fidelizar clientes. Para concretizar um resultado de maneira sustentada e duradoura é necessário criar uma estrutura física que o manifesta e sustenta.onde se levam a cabo acções que têm influência no plano físico . em conexão com o que é realmente importante para mim posso traçar planos e estratégias .preparar uma criança para se sustentar e trazer valor à sociedade. sobreviver. etc. Ou que pelo menos parecia mais apelativo e em sintonia comigo. Inconscientemente estava a trocar uma erva daninha por outra porque não saia do paradigma da sobrevivência. A nossa família foi a nossa primeira estrutura física de suporte. a carreira.ou seja.

ancorado no que realmente queres. quer sejam “positivas” ou “negativas”.porque todos os processos de base estão construídos sobre a visão de níveis sempre crescentes de mestria: assim que completo um nível e concretizo uma meta. colocar em causa o valor do meu trabalho por necessitar de dinheiro para sobreviver ou viver em ansiedade constante por não saber qual é o passo a seguir. ou do desenvolvimento pessoal. Através da comunicação e da geração de energia eu expresso-me no mundo físico .sem ter que correr atrás de clientes. NOVA PErSpECTIVA FEEDBACK EXprESSÃO COMUNICAÇÃO PLANOS VISÃO VALOrES POrQUÊ? .2 .5 .concretizando com impecabilidade o plano . Como te disse anteriormente. Eu chamo-lhe o fluxo ascendente. Passei a comandar com maior eficácia o meio ambiente e tornei-me capaz de perdurar independentemente das circunstâncias exteriores. .8 . Fui capaz de definir prioridades e começar a filtrar a informação (e as fontes dessa informação) de acordo comigo e com os meus objectivos. expande e alavanca a experiência do nível anterior e aumenta sustentavelmente o meu nível de sabedoria e estilo de vida.1 Quando o apreendi fui finalmente capaz de perceber onde é que a minha atenção e foco teriam que estar para construir o shoo e desenvolver o meu estilo de vida de excelência .e obtenho o feedback do mundo físico.4 .39 www. não só os resultados aparecem como o nível imediatamente a seguir é óbvio.academiadacriacao. um dos resultados que mais me dá prazer e segurança é saber que o shoo é alavancável e expansível .com • todos os direitos reservados . na forma de resultados.3 .7 . Dentro do resultado actual está a sabedoria e um novo nível de perspectiva que alavanca e escala os resultados futuros.João Diogo Marques empoderados para o materializar no futuro.6 .” Este é o modelo de crescimento sustentado e geração de resultados em tempo útil representado pela árvore de fruto .

Se assim for.. O que eu quero mesmo criar para a minha vida é. está aí uma pista para o próximo nível de clareza e foco: quem é que te poderá ajudar a descobri-la? De entre os mestres. nutro os meus níveis energéticos e atribuo significado positivo ao meu dia-a-dia. 2. Isto permite-me viver numa espiral positiva de manifestação de resultados e saber qual é o próximo passo a dar para expandir ainda mais a experiência do presente. e quanto mais valor tenho para oferecer mais cresço. 8.. 4.. 7.academiadacriacao. 6. EXERCÍCIO #2: Cria uma visão empoderada para o teu futuro. quem é que fala desse ponto? Como é que o resolveu? . Vou saber que consegui quando. Para saber que estou no caminho... É possível que não tenhas respostas fortes e inspiradas para todos os pontos. 5... professores e mentores que já descobriste. 1..A REvolução dos Inadaptados Quanto mais cresço mais valor tenho para oferecer.. Se tivesse que adivinhar. Os valores pessoais inegociáveis que vou viver são. Liga-te às respostas do exercício #1 e vai em frente.. dedica-te a percorrer As 8 Portas da Criação da semente ao fruto... Para integrares melhor o fluxo ascendente... 3. completando as 8 frases que se seguem.com • todos os direitos reservados . O aspecto empoderado de mim que vou permitir viver com maior frequência é. à medida que vivo quotidianamente a minha paixão. dentro de 12 meses tenho que. Para nutrir diariamente os meus níveis de energia preciso de.40 www. As competências de base para construir o que quero são.. porque me vai.. o passo a seguir a este seria. construo o meu projecto de vida.

O segundo passo é escolheres duma vez por todas a mestria.a consequência inevitável de escolher fazer a mesma coisa vez após vez até finalmente fazer parte do seu subconsciente. guias. essencial e prioritário para chegares onde queres porque desenvolver competência inconsciente requer horas de prática e muita repetição. O que todos os mentores.41 www. Também precisas de ter bem claro o que é fundamental.ou pelo menos as partes que não estão a funcionar a teu favor . Ao longo do caminho chegará o momento em que gerar resultados extraordinários será tão simples como respirar.e planeares a nova estrutura física necessária para suportar a concretização em tempo útil dos teus objectivos. Observares a vida como um potencial ilimitado de experiência e assumires o teu papel como criador/a das tuas condições é o primeiro passo para reclamares para ti o poder de viver o teu futuro de eleição. mestres e professores que demonstraram no plano físico o potencial ilimitado do pensamento têm em comum foi terem escolhido a mestria. amanhã fazer surf e depois de amanhã escalar. dificilmente conseguirás desenvolver o nível de mestria necessário para retirares real prazer . As 8 Portas da Criação são o mapa para desmontares as estruturas antigas que sustentam os teus resultados actuais .academiadacriacao. E esta é a razão pela qual é essencial escolhermos de acordo com os nossos porquê mais profundos e agir em consonância com os nossos sentimentos: desenvolver mestria requer tempo. A partir deste espaço a acção será natural.e prosperares . Se hoje vais experimentar tocar saxofone. Chegará o ponto no tempo em que a vida se terá transformado numa diversão constante e os . elegante e relaxada. terapeutas. A diferença entre um aprendiz que está a dar os primeiros passos num ofício e um mestre que o demonstra elegantemente no mundo é o grau de consciência e confiança com que o faz . metas e ambições.com • todos os direitos reservados .com alguma destas actividades. O subconsciente estará tão treinado e à vontade que conseguirá observar com clareza a situação à sua volta e encontrar a resposta certa num abrir e fechar de olhos.João Diogo Marques Animar A Estrutura.

não lê. Não é muçulmano. O EU-social representa a parte da tua personalidade que é resultado do processo de aculturação a que foste sujeito/a. americano ou iraniano. não corre.com • todos os direitos reservados . Não é homem e não é mulher. Demorou tempo. gestor ou actor. Na introdução do eBook frisei que a pessoa que decide não é a mesma pessoa quando implementa e já não é a mesma pessoa quando concretiza. Esta é a promessa. Não é pai.está soterrado por debaixo das camadas de pó que foste recolhendo ao longo da vida.A REvolução dos Inadaptados resultados serão amplificados. Não medita.. A verdade é que não é preciso saber quem é o EU-nuclear para se viver como se quer. A maneira de lá chegares é nutrires diariamente o fluxo criativo e resgatares consistentemente do jogo social a tua atenção e energia . É provável que se tivesses que responder à pergunta “Quem é o meu EU-nuclear?” a resposta demorasse tempo a aparecer.. descalço/a! O EU-nuclear é quem realmente és mas deixou de ser visível a olho nu . ambições e objectivos. mas lá percebi que não é preciso. Representa tudo aquilo que vives no dia-a-dia e que sabes intuitivamente não estar em consonância com quem verdadeiramente és. Não é rico nem pobre. Ia para os retiros de meditação e silêncio com a esperança secreta de finalmente me iluminar e assim ter o poder para aumentar a minha afluência financeira. nem mãe nem filho. Não é branco. ser dono do meu tempo e viver feliz no planeta Terra. heterossexual ou bissexual. preto ou amarelo.para as aplicares no que verdadeiramente queres.academiadacriacao. nem para concretizar em tempo útil as nossas ideias. e que passa pela escolha no momento: em cada segundo em que estamos vivos existe o potencial para vivermos a partir do EU-social ou do EU-nuclear. É usar o 42 ou o 44 quando o teu número de calçado é. mesmo que muitas vezes não saibas o que isso quer dizer. acredito mesmo que quanto mais avançamos na direcção do que realmente queremos mais vamos descobrindo quem é este que vive e fala connosco a toda a hora.42 www. Não é homossexual. Não é nada disto e é tudo isto. . cristão ou budista. Existe um processo de re-invenção e transmutação pessoal que qualquer um de nós tem que empreender para chegar onde quer. Durante uns anos largos acreditei que tinha que ser iluminado para viver o estilo de vida que queria. E a razão é porque o EU-nuclear não é engenheiro. Não é português. Aliás.

agora tinha consciência do que estava a criar para o meu futuro. • continuava a sentir dúvida em relação a ser ou não ser capaz de lá chegar. • continuava vulnerável às opiniões das pessoas.com • todos os direitos reservados . • continuava a ter medo de falhar e de ficar à mercê das circunstâncias da vida.João Diogo Marques Quando obtive as respostas às 2 perguntas iniciais.que aspectos da minha personalidade negava e quais eram os acordos que estavam na sua origem . E mais frustrante ainda. agora na vida real encontrava os obstáculos do costume e dava por mim a patinar. Uma vez mais encontrei a resposta na natureza e nos meus estudos anteriores. mesmo sabendo qual era o próximo passo. Mais do que nunca.já sabia o que é que haveria de criar para chegar onde queria . . • continuava a ter que lidar com uma falta de vontade crónica. o meu nível de sabedoria e os meus talentos inatos . e • continuava a desistir com frequência. • continuava a sentir conflito interno.mas faltava-me o fazer acontecer.de acordo com a minha experiência de vida.43 www. O meu dia-a-dia continuava a ser uma amálgama de acções (ou inacções) sem eira nem beira ditado pelas regras de educação que tinha recebido enquanto criança: • continuava a procrastinar. estava consciente da minha humanidade e não havia maneira de lhe dar a volta!?! Embora nas salas de workshops e formação fosse capaz de reconhecer e vivenciar o meu potencial criador. sobretudo das que me mandavam ir trabalhar.academiadacriacao. só de olhar para o tamanho da montanha a escalar. • como é que criei esta desgraça? e • como é que crio o que quero? surgiu finalmente a última pergunta: “E agora? Como é que faço acontecer?” Já sabia como é que tinha chegado até ali . • continuava afogado em dívidas.

academiadacriacao.. Pessoalmente sinto mais ressonância com o fluxo contínuo dos taoistas. . põe-se e chega ao nadir. É um conhecimento transversal à cultura humana e como tal é ensinado pelos coaches actuais. Este ciclo crescimento . atinge o zénite. através do modelo dos 4 elementos terra . lua cheia. É através da experiência ou vivência cíclica do Outono . quarto minguante e lua nova. a lua tem o quarto crescente. o sol nasce.antipico descreve todos os processos vivos na dimensão material: o ciclo da respiração pode ser assim descrito.decrescimento . Esta 5ª fase permite-lhes passar dum modelo cartesiano para um modelo holístico e circular. Os taoistas têm no seu modelo um quinto elemento que representa o equilíbrio.Primavera e Verão que a semente cresce e multiplica o seu potencial por milhares de outras sementes. Este ciclo de expansão e contracção de tudo o que está vivo tem sido ensinado de geração em geração ao longo de milhares de anos nas culturas mais antigas da civilização humana.fogo. nas culturas pagãs da Europa ou pelos Aborígenes da Austrália.Inverno ..ar . a pausa que existe entre as estações e que permeia ao mesmo tempo todas elas.A REvolução dos Inadaptados O sistema pelo qual se materializam as raízes.pico . nas tribos indígenas de África.44 www. É altamente provável que já te tenhas atravessado com a ideia dos 4 elementos.água . como é ensinado na Medicina Tradicional Chinesa e como aprendi no meu curso de Shiatsu. É usado pelos shamans da América do Sul.com • todos os direitos reservados . tronco e copa da árvore a partir do potencial da semente são as estações do ano. A minha observação levou-me a concluir que se eu conseguisse introduzir estrategicamente estes ciclos tanto nos meus hábitos diários como na maneira de pensar e planear a longo prazo então conseguiria gerar prosperidade conscientemente e fazer crescer as minhas ideias e objectivos. pelo simples facto de que torna o modelo holístico e quântico: todas as partes se relacionam com todas as outras e por isso é-me mais simples perceber as suas inter-conexões. tudo o que está vivo pode ser descrito por este ciclo.

quais são as dinâmicas que tens que introduzir conscientemente na tua vida para fazer crescer uma ideia. Madeira. No modelo do shoo baptizei esta cilco de Impulso Criador . Fogo e Terra.e o Verão pelo Fogo.João Diogo Marques Passo 3: Introduzir O Movimento.. ou o movimento para o fundo.com • todos os direitos reservados .45 www. O Metal representa o Outono. Quando é afectado . ou o movimento para dentro. A Terra é o 5º elemento e representa o equilíbrio. a Água o Inverno. Então. . a Primavera é representada pela Madeira . representadas pelos elementos Metal. tudo o que está vivo e em equilíbrio dinâmico atravessa ciclicamente 5 fases de evolução. o movimento para o alto.. Água.academiadacriacao. Enquanto o equilíbrio do ciclo estiver assegurado.quer seja por defeito ou excesso duma dada fase . o sistema cresce e expande. a fonte de onde vem e para onde vai esta onda criadora: o Centro.o sistema estagna e entra em decadência.o meio pelo qual podemos não só descobrir o que é que queremos como também criá-lo em níveis sempre crescentes de mestria. um projecto ou uma relação? Segundo os taoistas.o movimento para fora .

academiadacriacao. ou ir para dentro e ir para fora. . metas e ambições. As 5 Chaves da Acção Contínua são o sistema de hábitos e ferramentas que nos permitem colocar consistentemente a razão ao serviço do sentimento e fazer acontecer no dia-a-dia comum. Quando sabemos ir para dentro libertamo-nos do EU-social e encontramos o poder criador do EU-nuclear. objectivos e ambições. Para nos mantermos no fluxo de acção e criação é preciso integrarmos conscientemente no nosso dia-a-dia os dois movimentos da natureza: contracção e expansão.46 www. semanas e meses para concretizar as nossas ideias.com • todos os direitos reservados .A REvolução dos Inadaptados As 5 Chaves da Acção Contínua representam cada uma das fases do impulso criador e servem como guia para o que temos que nutrir ao longo dos dias. fazer acontecer. e implementar impecavelmente os planos para concretizar os nossos objectivos. A partir daqui podemos expandir-nos para fora com totalidade e poder. No fundo.

com • todos os direitos reservados . E o quarto.abre-se a porta das possibilidades ilimitadas. A caminho da tua realização pessoal necessitas de hábitos diários para relaxares. Quando compreendes a origem da tensão perante as circunstâncias exteriores encontras o relaxamento . As 5 Chaves da Acção Contínua permitem-te modelar o ritmo e as características das estações ao teu projecto de vida. as coisas não vão ser como idealizas e há pessoas que se vão colocar à tua frente e carregar nos botões certos para entrares em ebulição. Faz parte do processo de transmutação emocional que descreve o caminho que separa o aprendiz do mestre.“estou a reagir à ansiedade” . A expressão que . a fase em que a árvore deixa cair os frutos maduros ao solo para semear novos ciclos de crescimento. Representa a fase Metal no ciclo das 5 fases.) A primeira chave é a Chávena Vazia. (E o terceiro. libertando-te dos padrões reactivos do cérebro reptiliano. e inseri-lo conscientemente no teu dia-a-dia comum. Chávena Vazia significa deixar de estar à mercê das circunstâncias exteriores.e libertas a atenção para a colocares ao serviço do que é realmente prioritário para ti e para os teus objectivos.para nos conectarmos ao que é que realmente queremos. E por aí adiante. Sempre que te sentires preso/a em qualquer situação. Esvaziar a chávena significa compreender e aceitar os nossos padrões reactivos e utilizar o julgamento e as regras sociais a nosso favor .47 www.João Diogo Marques Geração de Movimento Perpétuo. No caminho da ideia à concretização vão acontecer imprevistos. Quando reconheces que estás preso/a na tua mente em padrões de reacção às circunstâncias ou aos teus sentimento e o afirmas . e representa o Outono. Sejamos realistas.academiadacriacao. Esvaziar a chávena é o meio pelo qual abandonas a sobre-racionalização dos eventos e regressas ao comando das tuas decisões. E o quinto. retornares a ti e criares linhas de comunicação abertas entre o consciente e o subconsciente. olhares para o assunto a partir desta perspectiva vai permitir-te desbloquear o fluxo de energia e encontrar o “segundo vento” na direcção do que queres criar.

É a partir deste espaço que somos capazes de decidir empreender uma acção empoderada. para um nível mais em contacto connosco.o que é que está em consonância com o EU-nuclear. Convidar o Mestre significa ir ainda mais fundo e activar a 2ª atenção . a fase em que a árvore cresce para baixo.é simples e fácil perceber os passos a dar para sair do meio da ponte.com • todos os direitos reservados .e apenas agora . mentais e emocionais ao teu serviço.e faz-se mergulhando no sentimento por detrás da reacção para descobrir o que é que o subconsciente nos está a querer dizer. Agora que entraste em contacto com os teus sentimentos e recuperaste o comando das duas atenções podes definir o que realmente queres.academiadacriacao. se nutre e se enraíza ainda mais na profundidade da terra. onde assumimos o nosso papel como criadores das nossas circunstâncias. Assim que activámos a primeira chave regressámos a nós e retomámos o comando da nossa atenção. . Deixámos de estar na superfície dos eventos e do drama social e demos um passo atrás. É agora . Representa a fase Água no ciclo das 5 fases. A segunda chave é Convidar o Mestre e representa o Inverno. e traçar planos e estratégias para lá chegares. Convidar o Mestre representa a capacidade meta-cognitiva de observares as condições à tua volta e descobrires quais são as consequências que queres materializar .A REvolução dos Inadaptados melhor a define é Deixar Ir.a atenção que está atenta à atenção . Convidar o Mestre significa activar o teu potencial latente e a expressão que melhor define esta chave é Activar o Impulso Criador. Para prosperares no dia-a-dia precisas de ferramentas simples para mergulhares consistentemente na tua psique e colocares os teus recursos físicos.que expandes a tua acção para o exterior. Quando o cérebro reptiliano deixa de resistir ao estímulo (externo ou interno) abrimos a porta para sentir através do sistema límbico e libertarmos a imaginação do córtex frontal para descobrir a resposta certa.que JÁ existe dentro de ti à espera para ser vivido . Convidar o Mestre significa activar a nossa meta-consciência para agir no dia-a-dia com base no insight da mente desperta. Neste espaço de experiência .48 www.

independentemente das circunstâncias exteriores. mentais e emocionais . no ciclo das 5 fases. recorrendo a todos os teus recursos e alavancando os teus pontos fortes. os teus níveis de pro-actividade e.academiadacriacao. específico e claro/a? O que quer que seja.e tens um plano empoderado para o concretizares . A expressão que melhor representa esta chave é Planear O Sucesso. a estação em que a natureza germina e se expande para fora. no diagrama das 5 fases. Qual é a consequência que queres materializar? Uma conversa amena com o teu filho sobre um tema difícil? Comunicar empaticamente com a tua cara metade numa situação de potencial tensão? Ligar para um cliente e seres total. o teu destino.49 www. a estação em que a árvore amadurece os frutos esgotando as suas reservas energéticas. Em último instância. o que vai ditar se concretizas o teu sonho ou permites que ele permaneça no reino das ideias é a tua boa utilização deste recurso.tudo o que falta é fazer acontecer e entrares em acção. A partir do momento em que sabes o que queres e passas a estar no comando dos teus recursos físicos. Comandar o Estado significa seres dono/a dos fluxos de informação que entram no teu . É neste ponto que a imaginação se activa e traça o caminho mais eficaz para chegar onde queres. Para concretizares as tuas ideias e objectivos necessitas de ferramentas diárias para colocares a tua mente ao serviço do teu coração e descobrires meios para concretizares o que realmente queres. assim como a tua presença no momento. O principal recurso que tens ao teu dispor para desenvolveres mestria e concretizares o teu plano é o tempo. naturalmente. Representa a fase Madeira. Criar Pontes significa criar uma estratégia elegante e eficaz para chegares onde queres. agora já não estás num estado reactivo e podes ver claramente qual é a sequência de passos a dar para te manteres aberto/a e ao mesmo tempo total na tua acção . Quando ages conscientemente sobre o teu nível de presença e energia no momento comandas a qualidade do teu dia.com • todos os direitos reservados . Representa o Fogo.João Diogo Marques A terceira chave é Criar Pontes entre o teu destino e o sítio onde te encontras e representa a Primavera. A quarta chave é Comandar o Estado e representa o Verão.

completarmos o ciclo. Construir Confiança representa a tua capacidade para seres simultaneamente mestre .competência.em que pões a sabedoria adquirida ao serviço e arriscas novos ensinamentos . sem interrupções ou distracções.academiadacriacao.com • todos os direitos reservados . o teu nível de confiança actual é proporcional ao nível de acção que empreendeste sobre os recursos e a informação que obtiveste até este momento na tua vida.e aprendiz . Representa o elemento Terra no diagrama das cinco fases. A expressão que melhor define esta chave é Fazer Acontecer. Confiança em ti. Para chegares onde queres chegar precisas de ferramentas eficazes para balizares o teu tempo de produção.sobre a sabedoria adquirida .aberto à exploração de novas questões e ensinamentos. A última chave é Construir Confiança e representa o espaço entre estações. A confiança é o sub-produto da acção empoderada. confiança na vida. Para implementarmos prosperidade sustentada é necessário termos a coragem para irmos até ao fim e libertarmos espaço para o novo .a sabedoria.50 www. assente num novo nível de competência e confiança e abertura para voltar a aprender e crescer. ampliares os teus níveis energéticos ao longo do dia e criares o que sabes que é essencial criares hoje. Independentemente do ponto do caminho em que estiveres. Na outra face da moeda. Comandar o Estado é definir o que é prioritário e criar o meio ambiente ideal para produzires com foco e totalidade.o centro. e confiança na tua capacidade para influenciares cada vez mais os eventos na tua vida. Significa saber agir e saber parar. e gera competência. . Quando observas a vida segundo o paradigma de níveis sempre crescentes de mestria . também quer dizer que comandas a informação que sai . O que quer dizer que apenas entra informação que conscientemente queres que entre e te suporta no teu compromisso de agires com totalidade e entusiasmo.na forma de valor acrescentado para o mundo à tua volta.A REvolução dos Inadaptados subconsciente ao longo do teu dia-a-dia. Cada fim representa um novo começo num nível acima da espiral crescente. ou a própria onda de criação .estás a nutrir a prosperidade sustentada que gera um espiral ascendente ilimitada de confiança . de onde tudo parte e para onde tudo volta .

Não é relevante se é yoga. meditação ou fitness.João Diogo Marques Qual é o próximo nível? Para concretizares o teu estilo de vida de excelência necessitas de ferramentas e hábitos que te permitam medir. Comanda o Estado: Agir. Não é verdadeiramente importante se são constelações familiares ou sistémicas . Toma agora algum do teu tempo para pensares sobre o que já tens no teu arsenal de recursos ao teu dispor para activares o teu impulso criador.51 www. Independentemente das tuas escolhas e preferências. como é que preencherias estrategicamente .academiadacriacao. 2. o que quer dizer que todas as partes se relacionam com todas as outras simultaneamente e não há princípio nem fim. Cria Pontes: Planear.ou comunicação não violenta. 5. Convida o Mestra: Activar. Constrói Confiança: Prosperar. analisar.acordarmos pela manhã entusiasmados com o que vamos viver e chegarmos ao fim do dia absolutamente gratos pela oportunidade que tivemos para criar o nosso sonho. 4.ao mesmo tempo que te vulnerabilizas como uma criança que está disposta a arriscar para ir mais longe. compreender. ou uma acção: 1. 3. reajustar e empreender de novo. É um ciclo holístico de evolução. numa sequência positiva de resultados que finalmente materializa o que estás à procura. é altamente provável que o teu caminho de desenvolvimento pessoal te tenha já oferecido o que precisas para navegares estrategicamente o teu impulso criador e fazeres acontecer. Se pegares nas ferramentas que já obtiveste até hoje. Cada uma delas representa um verbo. PNL ou influência. Estas são As 5 Chaves da Acção Contínua que representam e permitem modelar o impulso criador no dia-a-dia comum. Chávena Vazia: Largar. Construir Confiança representa a capacidade para assumires o que já sabes . A sua implementação consciente no dia-a-dia permite-nos crescer . Se é coaching.a tua mestria . A expressão que melhor define esta chave é Ciclo Competência-Confiança.com • todos os direitos reservados .

independentemente das condições externas? EXERCÍCIO #3: Modela o ritmo criador da natureza no teu dia-a-dia.. pensa em tudo o que aprendeste até hoje e como poderias integrar estrategicamente essa sabedoria para criares resultados: 1...A REvolução dos Inadaptados cada uma das chaves para obteres um dia-a-dia empoderado e total..academiadacriacao. As ferramentas que JÁ TENHO para relaxar e regressar a mim diariamente são. As ferramentas que JÁ TENHO para me ligar diariamente à minha paixão e ao meu porquê são. e finalmente replicar os níveis de entusiasmo... será que foi isso que te faltou no passaso para concretizares um qualquer objectivo? Quem é que te pode ajudar? Onde é que podes ir estrategicamente buscar essa informação (e só essa!)? Com o mapa d’As 5 Chaves da Acção Contínua. consegues integrar todo o teu caminho e formação até hoje numa unidade orgânica? Obtiveste uma perspectiva de como a informação pode ser usada a teu favor. clareza e totalidade que se vivem dentro das salas de formação.52 www.. Se houver áreas para as quais não tens respostas claras. . em vez de se tornar no obstáculo que te impede de concretizar? É verdadeiramente simples modelar o impulso criador no nosso dia-a-dia. Para integrares melhor As 5 Chaves da Acção Contínua. 5. 3..... As ferramentas que JÁ TENHO para comandar o meu tempo e produtividade com consistência são.com • todos os direitos reservados .. As ferramentas que JÁ TENHO para criar processos e comunicar com eficácia são. 4. 2. As ferramentas que JÁ TENHO para construir uma visão e uma estratégia de implementação sustentada ao longo do tempo são.

Este modelo de vida está assente no desenvolvimento de mestria ao longo do tempo.e passarás a ser tu o seu habitante. o que quer dizer que terás que desenvolver competência inconsciente num determinado número de aptidões. Deixarás de correr atrás para garantires que consegues fazer jus aos teus encargos. em vez de aparentemente estarem dissociadas e de se atropelarem umas às outras.academiadacriacao. e o ponto de partida é inevitavelmente um: saberes o que queres. A tua paixão é tocar percussão? Quais são as 5 competências de base em cima das quais podes podes construir uma ópera de ritmos? A tua paixão é construir violinos? Quais são as 5 competências de base que um mestre em violinos tem que dominar? É construir negócios? Ensinar e treinar outros? Escrever livros? Organizar festas e eventos? . há um conjunto pequeno de competências essenciais que terás que desenvolver. espaço e energia.. Quando integrares As 8 Portas e As 5 Chaves o centro da tua vida deixará de estar ocupado com o teu negócio ou profissão . Eu costumo aconselhar os meus clientes a identificarem as 5 competências essenciais da sua área de eleição. no papel de criador/a desperto/a das tuas circunstâncias. é impossível aprofundares a tua conexão espiritual ou diminuíres o nível de conflito inter-relacional sem aumentares os teus resultados financeiros.com • todos os direitos reservados .João Diogo Marques Criar Um Estilo De Vida Empoderado. O que quer dizer que as diversas áreas da tua vida passarão a ser um todo holístico e complementar. As 5 Competências De Base Independentemente da tua paixão. tudo se alavanca! É isto que é possível quando substituis o paradigma de sobrevivência pelo de evolução constante. Nesse dia-a-dia empoderado a tua carreira e o teu negócio sustentarão o teu estilo de vida em vez de lhe roubarem tempo.. Como sabes. e em vez disso saberás qual é o passo certo para criar o que desejas.53 www.e a necessidade de ganhares dinheiro para sobreviver .

Convida o Mestre . Ele é parte da minha visão para a vida.Criar Pontes . Os hábitos que me permitem regressar consistentemente a mim . Ao mesmo tempo que implemento a visão a longo prazo vou integrando os pequenos hábitos diários que sustentam todo este crescimento e me permitem avançar no meio do jogo social . Quanto mais aprofundo a minha capacidade de agir sobre essa competência mais forte fica a minha estrutura.descobrir maneiras e criar processos duplicáveis para lá chegar .academiadacriacao.com • todos os direitos reservados . .54 www.A REvolução dos Inadaptados Construir casas? Um desporto específico? Quais são as 5 competências de base sobre as quais podes construir a tua paixão? Eu sei quais são as 5 competências de base para criar o shoo e continuar a desenvolver produtos e serviços que empoderam os meus clientes. Estares aqui a ler este parágrafo deste e-Book não é por acaso.entrar em acção e implementar os meus planos .entrar em contacto com o que verdadeiramente quero criar .Comandar o Estado .independentemente das opiniões dos outros e das circunstâncias exteriores.não só aumento o meu nível de resultados como retiro cada vez mais prazer do meu dia-a-dia comum. com o propósito de criar o meu próximo nível de sabedoria numa das 5 competências de base.Construir Confiança. É uma relação win-win com a vida e com o meu sonho.e aumentar a minha capacidade para influenciar positivamente as consequências na minha vida . estudantes e amigos para prosperarem e viverem o seu potencial. E tu entraste em ressonância com a sua mensagem. E por isso tenho a clareza para construir um plano de vida em redor dessas competências de base e definir estrategicamente o próximo passo a dar para aumentar o meu nível de mestria em cada uma delas. da minha busca pessoal por construir uma comunidade assente em prosperidade e evolução. Como estou a jogar onde posso ganhar e alavanco os meus pontos fortes . Ajo com certeza e a cada nível amplifico o meu projecto de vida com consistência e sustentabilidade.Chávena Vazia . Níveis Sempre Crescentes De Mestria Hoje em dia planeio a vida em intervalos de 90 dias de acção focada. Faz parte da estratégia para a sua construção.aquilo que amo fazer e para o qual tenho mais apetência do que a maioria das pessoas à minha volta . que se nutre numa espiral ascendente de experiência.

qual é o teu verdadeiro projecto de vida. onde é que obtive vitórias e onde é que não consegui ir além dos obstáculos. aprendi. simplesmente porque é o que amo fazer. • E qual é o próximo passo . Não faço yoga porque nunca aprendi yoga. . E sobra tempo? Antes achava que tudo isto me roubaria tempo precioso para andar na caça em busca da resposta. As 8 Portas da Criação serviram-te para descobrires o teu papel como criador/a das tuas condições e o caminho para o que queres verdadeiramente construir.João Diogo Marques Para cada uma das 5 Chaves utilizo os meus próprios rituais diários. neste ponto do texto.o teu próximo nível de mestria. me permite agir com foco.academiadacriacao. • Para onde é que queres ir . Este exercício vai ajudar-te a definir o teu próximo nível de mestria. E fecho o dia com exercícios de reconhecimento. Não faço “to-do-lists” porque não acredito nelas. experienciei e apliquei era o necessário para criar o meu sonho de vida?” É que se afinal a vida fizer sentido então vais descobrir: • Em que ponto é que estás . dedicação e totalidade e criar um dia-a-dia comum recheado de propósito e significado. As 5 Chaves da Acção Contínua serviram-te para identificares os hábitos que tens que implementar no teu dia-a-dia comum para modelares o impulso criador e fazeres acontecer. Agora descobri que afinal é o que induz qualidade no meu dia.qual é o nível de mestria em que te encontras. gratidão e revisão do que se passou. Mas sento-me em silêncio e faço Respiração Em Movimento para nutrir os meus níveis de energia e abrir o meu dia. O último exercício que tenho para ti é experimentares olhar para a vida segundo esta lente: “e se afinal tudo o que vivi.com • todos os direitos reservados .55 www. mas entro em contacto com o meu porquê e preparo o meu dia com exercícios específicos de planeamento que criam objectivos em consonância com o meu EU-nuclear. A razão pela qual baptizei este estilo de vida como Níveis Sempre Crescentes de Mestria é óbvia.

. Passo 2: Analisa o último ciclo. 2.academiadacriacao... 3. A maneira de alavancar toda esta experiência adquirida e abraçar o próximo nível é. as competências que aprendi e desenvolvi foram. analisa o quanto evoluíste e o que é que te impediu de ir mais além... qual é o prazo para terminar? Faz um brainstorm no teu caderno com as seguintes frases: 1. ela seria. . 7. Se existisse uma.56 www. 4. Passo 1: Define o teu nível actual.... No último ciclo. a obsessão que não me sai da cabeça e que continuo a adiar é. As perguntas e dúvidas actuais que querem ser resolvidas são.. então toda esta experiência tem o potencial para. Os resultados positivos que gerei foram.. Os erros que cometi foram. Identifica no tempo o teu último/actual ciclo de experiência: está a terminar? Estará a começar? Se estás a meio caminho. Com o ciclo e o tema definidos... Se tudo isto fizesse sentido. Se tivesse que adivinhar..A REvolução dos Inadaptados EXERCÍCIO #4: Define o teu próximo nível de resultados... E o seu término será/foi quando... Faz um brainstorm e completa cada uma destas frases: 1.. 6... 3.. o último ciclo de experiência começou quando.. 2. Se tivesse que definir uma data para terminar o ciclo actual..com • todos os direitos reservados . O tema que quero abordar para definir o meu próximo patamar de experiência e evolução é. Os resultados negativos que gerei foram. 4. 8. 5..

É como andar de bicicleta ou escrever. 3. O meu projecto para os próximos 3 meses é sem dúvida. 6. 7. 9... 2.. As minhas competências essenciais/pontos fortes em foco são.. O principal obstáculo é. Com o tempo e a prática tornar-te-às inconscientemente competente e tê-las-às sempre ao teu dispor. 8. 5. faz um brainstorm e cria uma lista de respostas para cada uma das seguintes frases inacabadas..57 www.academiadacriacao.) Passo 3: Define as competências de base.. sem dar passos maiores do que as pernas nem ficar aquém do que já é possível para ti. 1. Lembra-te que o objectivo é criar o próximo nível de resultados para os próximos 3 meses... 4.João Diogo Marques EXERCÍCIO #4 (cont. Para desenvolveres mestria é necessário que mantenhas o foco no que é absolutamente essencial durante um largo período de tempo. . As pessoas/fontes de estudo são... Os pequenos hábitos que vou implementar para melhorar o meu estilo de vida e suportar esta evolução são.. As matérias que fazem sentido estudar e aprender são.. Quais são as 3 a 5 competências essenciais que identificas para concretizar esse projecto de vida? Passo 4: Define o próximo nível.com • todos os direitos reservados . Agora que identificaste o potencial da experiência actual e tens a ideia inicial das competências de base. Os novos processos que vou desenhar/desenvolver para alavancar os meus resultados são..... Os recursos que tenho que adicionar/adquirir são.. 1.. quando e onde necessitares. Os processos que tenho que melhorar e optimizar são.

É por isto que embora o sucesso não se dê dum dia para o outro. Sonha alto. a quantidade de passos e repetições que fizeste e o nível de perspectiva e segurança que terás serão tais que empreenderás uma acção aparentemente “normal” que transmutará a experiência. O que nos faz entrar em corridas atrás da solução rápida e do sucesso imediato é o facto de que quando estamos em modo de sobrevivência somos incapazes de reconhecer que por detrás de resultados sólidos está um processo de aplicação e preparação diárias.58 www.” • “Está na hora de mudar. e manifestará como por magia o que procuras.” • “A partir de agora é sempre em frente.com • todos os direitos reservados . Consegui! Não consegui.” . Há de chegar o momento no teu caminho em que o nível de mestria que alcançaste nas competências de base. a menos que sim. e fazer o que é preciso para que esse resultado se concretize. Há 5 pecados que podes cometer e que te criarão frustração em vez de te impelirem para a concretização dos teus objectivos. Através d’As 8 Portas e d’As 5 Chaves serás capaz de implementar níveis sempre crescentes de mestria e transmutar a tua vida actual na tua vida de eleição. comanda as tuas expectativas no momento e continua a andar. Mas esta transformação não se dará de um dia para o outro.A REvolução dos Inadaptados As 5 Rasteiras. O significado original da palavra pecar em aramaico é justamente “falhar o alvo”.. Este é o trinómio que te garante que vais acertar no alvo.academiadacriacao. O que eu quero dizer com isto é que dentro de ti não deves permitir que quaisquer circunstâncias actuais te impeçam de apontar sempre o mais longe que consegues imaginar. dá-se. Para transmutarmos o sentimento de frustração de quem não obteve o que queria dentro das suas perspectivas temporais em orgulho e amor-próprios basta darmos o nosso melhor hoje.. metas e ambições: • “Quando é que isto passa?!?” • “Eu consigo!” • “Consegui! Não consegui.

Intenção . é-me indiferente quanto tempo vai demorar ou o que o mundo acha. Alguma vez te passou pela cabeça algo parecido com “estou farto/a disto. • Se discuti com a minha parceira e levantei a voz então tenho falhas irreparáveis de carácter e deveria era estar quietinho.59 www. faço o que sei que tenho que fazer e consigo lá chegar.” Mas não é tão simples. Trocado por miúdos “quando tenho a certeza do que quero.da tua atenção . Por outro lado.academiadacriacao.e do teu foco .João Diogo Marques Quando é que isto passa?!? No capítulo Porquê? falei desta rasteira a partir do ponto de vista da causa do seeker. • Se tenho dívidas no presente então devo sentir um qualquer sentimento de impotência e de vergonha que me faz correr o mais possível para as pagar. Agora vou olhar para miopia temporal e a sua influência do ponto de vista do/a criador/a comprometido/a com os seus objectivos. pois não? Enquanto estivermos vulneráveis ao livro das regras do jogo social acreditamos que o merecimento (ou não) de algo está de acordo com a nossa condição presente e sentimos dificuldade em aplicar a frase anterior na nossa vida do dia-a-dia. Segundo o livro das regras sociais. e do seu papel no nosso processo de aculturação. Poderia ficar aqui a escrever as regras sociais que seria eterno.Atenção . A capacidade para fazeres acontecer é o produto da tua intenção . vou mas é viver para o Evereste!” A miopia temporal passa por não termos absolutamente claro o papel do tempo na criação de mestria e resultados.onde é que colocas a tua energia e acção.quão profundo é o teu porquê . .Foco.com • todos os direitos reservados .aquilo a que prestas importância . o que por vezes nos faz estarmos dispostos a largar tudo. • Se não consegui hoje materializar os meus objectivos então não presto e deveria mas é desistir. quando consigo aquilo que quero não devo celebrar porque não fiz mais que a minha obrigação e as pessoas podem levar a mal.

academiadacriacao. Conheço pessoas que fizeram das tripas coração para se libertarem dum presente com dívidas e quando passados 5 ou 6 anos as pagaram encontraram-se num espaço vazio de significado e órfãs do impulso para criar. o que é que é o presente e porque é tão importante termos consciência do papel do tempo no nosso processo de criação? O presente não é mais do que a consequência lógica e previsível das decisões e acções (ou não acções) que tomámos no passado. então o que quer que faças carece de poder transformador porque é uma reacção. com o tempo voltaram a criar as mesmas dívidas para voltarem a encontrar o sentido de estarem vivas e poderem lutar.para não estarmos sujeitos à censura externa.60 www. O presente é a nossa criação. No presente temos o poder para transitar dum estado reactivo para um estado criativo e agir com base nas consequências que queremos viver. e que representam as tais regras sociais e o meu livro interno da censura (as raízes no fluxo descendente d’As 8 Portas da Criação). e facilmente desistimos. paramos ou adaptamo-nos a algo que na verdade não queremos . não a causa.com • todos os direitos reservados . já foi! Tentar controlar o presente representa o maior desperdício de energia e potencial humano de que há registo. lutar ou evitar o livro das regras sociais fará com que inevitavelmente falhes o alvo. Enquanto não tivermos bem consciente e integrado o que é o tempo e qual é o seu papel como criador nas circunstâncias actuais da nossa vida ficamos à mercê da nossa interpretação do livro das regras sociais.A REvolução dos Inadaptados Estas são algumas das minhas próprias interpretações subjectivas e intransmissíveis (será?) que apreendi enquanto criança. é impossível de influenciar porque é a consequência. Mesmo que estejas a viver o resultado da decisão que tomaste há 5 minutos.. E ao contrário do que a nossa interpretação às regras sociais nos leva a acreditar. ! ATENÇÃO: Ignorar. . Por exemplo.. A única coisa que podemos influenciar é o futuro. se a tua atenção estiver cheia de culpa ou vergonha e estiveres concentrado/a em alterar o presente. Então. não é uma acção. E é tudo. tomando novas decisões e agindo a partir delas.

” Teres a capacidade de consistentemente retornares ao presente empoderado e agires no agora é uma das competências de base para criares o plano B. E no nível seguinte. Muito mais.academiadacriacao. nos padrões de crescimento das árvores.a tua intenção deve ser clara e em consonância contigo. O livro das regras inverte os vértices da atenção e do foco: coloca a atenção no agora e o foco no depois. . Por vezes queremos dar passos maiores do que as pernas e criamos expectativas demasiado altas. Na natureza existe um padrão geométrico de crescimento que garante sustentabilidade e prosperidade: a espiral dourada. O teu sonho vai demorar tempo. Quando a nossa visão do que é possível atropela a realidade do que somos capazes de fazer acabamos por criar estados de desilusão que nos roubam a energia e o foco para perdurar ao longo do caminho com resiliência. menosprezando o seu potencial para criar a vida à sua maneira. quando estás na casa de partida. Mais do que aquele que acreditas seres capaz de empreender e manter a acção. 1. Esta é a razão para o ditado “de boas intenções está o inferno cheio.João Diogo Marques Outras há que se resignam às suas condiçõe no presente e aceitam o julgamento do livro das regras. A esmagadora maioria da população mundial vive neste espaço. Eu consigo! A este pecado chamo-lhe cegueira visionária.com • todos os direitos reservados . Imaginamos um próximo nível demasiado ambicioso.porque se resolveram a si mesmas ao longo do caminho . a tua atenção deve estar recheada com uma visão empoderada do que queres criar e o teu foco está no único sítio em que a acção pode ser levada a cabo: no agora. A maneira como interpreto esta sequência na minha vida e a transporto para os níveis sempre crescentes de mestria é que no início uma carga de trabalho e dedicação 1 manifesta um resultado 1. na geometria das galáxias ou nas dimensões do corpo humano (ver figura). Para construíres o futuro de excelência em que as condições do presente fizeram parte da aprendizagem e acabaram por se tornar irrelevantes . Reflecte-se na forma das flores. o mesmo nível de dedicação volta a manifestar o mesmo resultado.61 www.

21. 5. Pelo caminho transformaste a tua consciência e desenvolveste mestria sobre a tua capacidade de transpor os obstáculos internos que foram aparecendo. 89. desenvolveres-te profissionalmente. A espiral dourada é objrcto de estudo por parte dos geómetras desde que há registo e tem aplicação em todas as áreas de estudo e investigação da humanidade. melhorares o teu handicap ou qualquer outro empreendimento que queiras realizar. 610.manifestamos um nível de resultados muitas vezes superior e damos saltos 5. 2. 3. 25’. 377. A maneira mais simples de te mostrar este padrão de crescimento duma forma racional é através da sequência de Fibonacci. começa com 10 minutos durante 90 dias. até desenvolver tracção e alavanca suficientes e começar a crescer exponencialmente.A REvolução dos Inadaptados Nos primeiros níveis de mestria a minha expectativa de crescimento é linear. a sequência numérica que mais se aproxima da espiral dourada. 144. a maioria das pessoas que desiste fá-lo porque se encontra na fase linear da espiral e não tem consciência de que o rácio energia/resultado . Pela minha observação. cortar com o passado e recomeçar do zero outra vez. Depois passa para 15’. O que quer dizer que a partir dum certo momento . 35’ e por aí adiante.para a mesma carga de trabalho e energia 1 . O mesmo pode ser aplicado no que toca a ganhar dinheiro. 233. Pode ser que demore 2 anos a chegares aos 60 minutos diários.. 34. mas o resultado estará integrado e não corres o risco de voltar atrás e teres que recomeçar do zero. 8. desde a sociologia até à física quântica. E a sequência regressa à fase linear. e por aí adiante.. 13. Começando com o par binário 0 e 1. cada algarismo subsequente da sequência é obtido somando os dois algarismos anteriores: 0. se queres que um dos teus hábitos de empowerment diários seja sentares-te em silêncio uma hora por dia. 987 .academiadacriacao.linear no início será alavancado e passará a ser exponencial em níveis futuros. Por exemplo. 55. 1. O paradigma dos Níveis Sempre Crescentes de Mestria integra e transmuta a cegueira visionária. . A reacção mais comum à frustração é mudar. Para garantires que te manténs no caminho é necessário teres uma estratégia de implementação sustentada.62 www. 1. 8 ou 13 vezes superiores.com • todos os direitos reservados .

da miopia temporal . a namorada instaurou-lhe um processo cível e o clube deveria multá-lo por atentado à moral.63 www. Consegui! Não consegui. Consegui! Não consegui. como se estivesse a fazer um teste com uma bomba atómica em que qualquer deslize pode resultar numa consequência catastrófica.as consequências . mas é impressionante a quantidade de pessoas que comete quotidianamente este pecado.da cegueira visionária . Entretanto o jogador de futebol XPTO foi apanhado no supermercado a ver a capa duma revista pornográfica. Passada uma hora subiu 0.com • todos os direitos reservados . Mas enquanto a atenção estiver distraída com o que conseguiste ou não conseguiste a acção (foco) ficará adiada para depois. Dentro da psique social cocainómana que quer tudo JÁ somos bombardeados com resultados a toda a hora: a bolsa desceu 0. Eu baptizei-o de desfoque informacional. Eu sei que quando me distraio sou capaz de ir para o Facebook visionar o feedback dos posts mais recentes.João Diogo Marques Parece óbvio. A falta de consciência do que é o tempo .faz com que coloquemos demasiada ênfase nos resultados. E uns minutos depois o senhor presidente duma qualquer empresa deu um pum e desceu mais 0. Para sermos capazes de gerar mestria a nossa atenção deve estar no futuro que queremos . .e como é que se cresce sustentavelmente . A outra face da atenção excessiva aos resultados é o que fazemos quando finalmente conseguimos: a maior parte de nós descansa. relaxa a acção no presente e prepara-se para um deslize escorregadio montanha abaixo. Sim. ou regressar ao e-mail de 10 em 10 minutos quando lanço uma peça do shoo para ver se já há inscrições ou mais likes.academiadacriacao. é absolutamente essencial seres capaz de manifestar resultados para crescer e evoluir.1%. Medir resultados e refinar a acção é diferente de estarmos constantemente a falar de resultados.e o nosso foco no desenvolvimento e refinamento das aptidões e competências que as vão gerar.001%. E este ponto tem ainda maior ênfase nos dias de hoje. Este pecado é complementar aos dois anteriores. suportada pelos media e pela nossa cultura. Prestar atenção constante aos resultados é uma tremenda distracção.5%. Preciso de informação e controlo ao segundo.

Porque a mestria também é a maior das fontes de prazer.A REvolução dos Inadaptados Se perguntares ao Cristiano Ronaldo quantas vezes treinou um livre directo à baliza ou ao Kelly Slater quantas vezes tentou fazer um aéreo. Está na hora de mudar. tomamos a decisão inevitável: está na hora de mudar! E tudo começa outra vez.academiadacriacao.a interpretação .a materialização consistente da ideia . A solução para este pecado é óbvia e simples e passa por desenvolver nervo ..a capacidade para aceitar o erro e perdurar apesar do sucesso.. garanto-te que vai demorar tempo e que vais ter que lidar contigo mesmo/a. Como a sua atenção estava no sucesso da sua intenção . porque as coisas não estão a correr bem ou não é exactamente o que queres. Quando finalmente chegamos ao ponto em que é impossível disfarçar a frustração causada pelas consequências dos nossos pecados anteriores.com • todos os direitos reservados . simplesmente porque não sabe ou não desenvolve as competências necessárias para atrair mais dinheiro. uma maneira social de interpretar a vida que representa o seeker e o EU-social. Qualquer um deles poderia ter desistido se prestasse atenção ao facto de ter falhado das mil e uma vezes que tentaram.64 www.. Vais obter o mapa. Não te dês mais ao direito de mudar de ideias e desistires a meio do caminho só Mudar constantemente de ideias corrói a tua auto-confiança e deixa-te à mercê do que o governo. A este pecado chamo-lhe a fantasia revolucionária. Deixa-te à mercê do jogo social. a resposta vai estar na casa dos milhares. Os 5 pecados têm todos um lugar comum. pára de mudar! Decide duma vez por todas o que é que queres e faz acontecer. Ou terem parado da primeira vez que conseguiram. Honestamente. a crise. Se há alguém no mundo que já conseguiu o que tu queres pergunta-lhe quais são as competências de base para o fazer.. com os teus medos e com a limitação das tuas crenças . as notícias ou a situação macro-económica decidem que deve ser a vida. Independentemente da tua intenção. É impressionante a quantidade de pessoas que quer ganhar mais dinheiro mas que não consegue sair da cepa torta.o foco manteve-se na acção constante sobre a competência de base.

congela” e pergunto-lhes se o que estão a fazer não será contra-intuitivo. não se recolhem. Há um ditado zen que diz: “Escolhe sempre a mesma coisa até estar feita. • Porque é que antes de começarem as tarefas do dia.academiadacriacao. Evolui. Qual é o teu próximo nível no teu relacionamento. não se preparam. Estou a ganhar impulso para saltar e chegar onde quero”. A esmagadora maioria das pessoas agacha-se para ganhar impulso e saltar. Nos workshops do shoo costumo pedir aos participantes para fazerem um pequeno exercício: colocarem-se em bicos de pés e esticarem o braço o máximo que conseguirem em direcção ascendente..com • todos os direitos reservados . Porque é que antes de irem trabalhar. Esse é exactamente o caminho que separa a ideia da concretização. O convite é para que comeces a pensar em evolução e integres todos os retalhos da tua vida numa unidade orgânica que faz sentido e te traz prazer.” Não mudes mais. A partir de agora é sempre em frente.. Afinal estão a baixar-se quando o objectivo é elevarem-se.65 www. Porque é que antes de irem para uma reunião. A resposta costuma ser “Não. O 5º e último pecado é a ilusão do sprint. A pergunta que lhes faço a seguir é porque é que não fazem o mesmo na vida do dia-a-dia? • Porque é que antes de se porem a fazer o que quer que seja para chegarem onde querem. não é contra-intuitivo. não pensam no que querem e como é que vão conseguir. Porque é que antes de terem uma conversa com os filhos. e depois fazerem o possível para chegar um palmo mais acima. • Porque é que em vez de estarem tão focados em irem em frente . Nesse momento grito “stop . e não há volta a dar-lhe. não ganham impulso. na tua carreira ou a nível de afluência financeira? Como é que podes criar valor nesse aspecto da tua vida para que ele se manifeste? O que é que tens que adicionar a nível de aprendizagem? A tua vida tem um sentido inerente que assim que te abrires a explorar te vai permitir abrir as asas e levantar vôo.e no evento . não meditam.João Diogo Marques do livro das regras.

O caminho fica muito mais simples. para trás! Fomos ensinados a correr atrás e a prestar demasiada atenção ao que o mundo opina sobre nós. O ensinamento principal do shoo e da academia da criação é este: um passo para trás. ver mais além? Este é o ciclo vicioso em que fui treinado e que acaba por me roubar confiança e acção empoderada para criar a vida que está em consonância comigo. Escrever e definir cada um destes pecados é para mim um exercício redentor.não recuam um passinho para observar a paisagem e abrandarem a mente e as emoções. antes de se fazerem ao caminho: pode ser que hajam atalhos e caminhos mais suaves. • Porque é que acordam de manhã e o dia é um sprint até voltarem à cama? Ou porque é que correm desenfreadamente entre quadras natalícias? A minha avó materna costuma chegar a Setembro e dizer: qualquer dia já é Natal outra vez. Começa sempre por reconhecer os teus sentimentos e tentar perceber o que te dia a intuição.. E transmutada na circularidade do tempo natural e do impulso criador. NOTA: sabias que o significado da palavra perdoar em aramaico é compreender.A REvolução dos Inadaptados que vem a seguir ao evento a seguir ao próximo . porque me revejo em todos e cada um deles.66 www. E ao rever-me e aceitar-me. aceito-te e perdoo. por ires para dentro e encontrares o que está em consonância contigo. Começa sempre por ti. O que isto quer dizer é que que a linearidade artificial do tempo do relógio tem que ser dissolvida se queres viver em consonância contigo e com o que queres.. dois para a frente: 1. E isto faz-se dando o primeiro passo. 3. Este paradigma de vida já cá .academiadacriacao. 2. Começa sempre por relaxar e por compreenderes o que se está a passar contigo. metas e ambições. ferramentas e informação que são precisos para ter sucesso e materializar os nossos objectivos. A verdade é que dentro de cada um de nós estão todos os recursos. Liga-te.com • todos os direitos reservados .

E o da satisfação também.e resultados. Construir o que quero não é mais do que fazer a viagem diária que separa o potencial matinal de me resignar àquilo com que fui educado a acreditar sobre mim e sobre a vida. e vai continuar quando partir.com • todos os direitos reservados . . e chegar ao fim do dia orgulhoso pelo que fui capaz de caminhar.67 www. O potencial para a frustração está lá sempre. É a nossa capacidade para aceitarmos e transmutarmos este jogo social e colocarmos o seu reservatório de energia e criatividade ilimitado ao serviço do nosso sonho que acaba por criar uma vida cheia de propósito e alegria .academiadacriacao. Para mim esta é a maior obra de arte que um ser humano pode criar: a sua própria vida.João Diogo Marques estava quando nasci.

Esta é a verdadeira fonte de satisfação e orgulho próprio. Como serás dono/a do teu propósito .o corpo espiritual. que pro-activamente expande a sua experiência de vida.A REvolução dos Inadaptados A Fechar. das circunstâncias exteriores ou de quanto tempo falta para chegar. . vivendo num padrão reactivo aos eventos externos e na fantasia de que no futuro tudo será diferente. Quando finalmente desenvolves a capacidade de colocar consistentemente o intelecto ao serviço do coração o estilo de vida que queres viver fica ao virar da esquina.o teu corpo emocional. Já tens acesso à fonte inesgotável de energia. mas não é. Já tens acesso à fonte inesgotável de imaginação e criatividade que representa o pensamento e o teu corpo mental.e de compreenderes com clareza o teu papel nos eventos da tua vida. alegria e diversão ao longo do caminho. E agirás absolutamente focado/a nas competências essenciais.com • todos os direitos reservados . totalidade e diversão que representam as emoções e os sentimentos . O teu estilo de vida deixará de ser o do seeker oportunista na busca pelas respostas rápidas de modo a garantir a sua sobrevivência. E já tens acesso ao porquê.serás capaz de olhar para ti e perceber onde e como é preciso adicionar competência para tornar a evolução inevitável. essa voz interna que se recusou a calar durante tantos anos. A acção perdurará depois de atingires o sucesso. Parece uma utopia.academiadacriacao. Terás planos e estratégias de crescimento sustentado que amplificarão o teu nível de compromisso. porque terás o teu dia-a-dia enraizado em rotinas e rituais que te “obrigam” a produzir. O teu paradigma de vida será o do mestre criador. concretizarás as tuas metas e aumentarás o teu potencial para crescer para níveis cada vez mais expansivos de sabedoria.daquilo que queres construir a seguir e porquê . O teu novo estilo de vida será enraizado na consciência e na responsabilidade que advém de te veres enquanto criador/a . experiência e resultados.inconscientemente. mas o processo de aculturação pelo que passaste na tua infância fez com que o tivesses usado a teu desfavor . E não pararás mais a meio do caminho porque é inevitável quereres andar. Já nasceste com ele. independentemente dos resultados.68 www. Tu já tens o “equipamento” para construires uma vida com significado. independentemente do que foste levado/a a acreditar .

É a partir deste espaço de integridade contigo mesmo/a e com o teu propósito que a acção se torna empoderada. . mas cedo percebi que não era por ali. Tive a felicidade de experimentar este sentimento durante várias vezes na minha vida. nível de competência. mas não o soube manter. Abras a porta ao que realmente queres e permitas que construí-lo te transforme e à tua vida. A resposta mais verdadeira é: eu não sei! O que sei é que viver e criar de propósito é a maior fonte de alegria que alguma vez experimentei na minha vida. Independentemente da tua profissão.69 www. e criar os rituais necessários para viver ligado. então cria esse mais. o sentimento de “estar na zona” .João Diogo Marques E a menos que esteja enganado. Vivi-o dentro das salas de grupo por que passei. Muitas pessoas perguntam-me qual é o meu propósito de vida. também tens acesso à fonte inesgotável de acção no mundo físico . aos laços estreitos que voltei a nutrir com os meus amigos.academiadacriacao. O meu convite é que te juntes à festa. Vivi-o nos primeiros meses de marketing multi-nível. à minha conexão espiritual. Vivi-o no mestrado mas não conseguia suportar a política e os jogos de interesses. à minha capacidade de gerar valor para o mundo e aumentar a minha afluência financeira. aos meus níveis de saúde e forma física. e estabelecer linhas de comunicação claras e fortes entre eles. Finalmente consegui transportar a busca por sentido e totalidade para a vida do dia-a-dia comum.com • todos os direitos reservados .o teu corpo físico. e em meditações e rituais profundos.de ser mestre das minhas escolhas e viver a consequência da minha acção. ideologias e experiência. Esbarrava constantemente na luta interna entre o que eu queria e o que tinha que fazer para garantir a minha sobrevivência. E passa por desenvolver mestria sobre a minha paixão. ou como é que podem descobrir o seu. total e transformadora. carreira. Mas não o conseguia transportar para a vida do dia-a-dia. Só falta introduzi-los uns aos outros. construído em cima da minha paixão. Agora vejo um caminho de crescimento e prosperidade à minha frente. à minha relação de pai-filha com a Inês. se dentro de ti tens uma voz que te diz que podes mais. Hoje é diferente. E este compromisso alastra-se a todas as outras áreas da minha vida.dentro do fluxo criativo . Vivi-o enquanto jogador de rugby. idade. Ao meu relacionamento íntimo com a Mariana.

os vídeos. fá-lo em www.que te permitirá entrar em contacto constante contigo próprio/a e descobrires as tuas próprias respostas e acções para criares a tua vida à tua maneira.70 www. Criação by Academia da A Academia da Criação representa o sistema que eu desenvolvi nos últimos 4 anos e que me permitiu fazer acontecer com consistência e integridade . imagens. tu deves-te isso a ti mesmo/a.com • todos os direitos reservados . sites. ou não.academiadacriacao.A REvolução dos Inadaptados Tu mereces.com Quando terminares de receber a sequência inicial de 3 vídeos serás convidado/a para te inscreveres no Curso de Empowerment e Coaching de 5 Semanas da Academia da Criação. A escolha é usá-la a nosso favor. workshops. . Se ainda não te inscreveste para o curso gratuito da Academia da Criação. cursos. inclusive a crise e os políticos corruptos. A Academia da Criação é a integração de uma série de ferramentas de empowerment . E de alguma maneira que apenas tu consegues perceber.todos os dias. etc. Este é o curso de base. Quando comecei não fazia ideia do que seria.academiadacriacao. Se és um/a empreendedor/a que sabe que consegue mais mas acaba por cair sempre nas mesmas armadilhas interiores e vê o sonho a esfumar-se a cada dia que passa. então este curso . Mas as respostas estão dentro de mim e a inspiração permeia tudo o que está vivo e presente no mundo. e passa por criares “algo” que ainda não existe.foi construído e desenvolvido com base na aplicação prática diária d’As 8 Portas da Criação e d’As 5 Chaves da Acção Constante. ferramentas práticas. onde receberás tudo o que precisas para criares um dia-a-dia empoderado.quer seja no shoo quer seja na Academia . modelos de acção. Qual é a tua paixão? O que é que amas fazer? O que é que te inspira mais do que qualquer outra coisa? O que é que intuitivamente sabes que queres fazer mas não consegues discernir com clareza? Essa é a porta da prosperidade e da realização. muito menos como o construiria. Tudo o que vês .ferramentas corpomenteespirito . campanhas.

as condições de pagamento. Inscreve-te agora. Regressa ao vídeo e deixa o teu comentário sobre o eBook. Já tens tudo dentro de ti. é apenas uma achega. quanto custa. quando começa. Até já*** João Diogo. Se já chegaste ao nível de sucesso que procuravas mas dentro de ti existe um vazio de propósito e já não sabes o que hás de fazer para sentir preenchimento interno.pt P. P.71 www.seja ela um murmúrio ou o grito do/a inadaptado/a . então este curso é definitivamente para ti. vais perceber para o que é que te estiveste a preparar e vais receber tudo o que precisas para o construir. Mas se tens a voz acessa . E se tens uma carreira no mercado de trabalho tradicional mas tens o chamado interno por mais e uma vida recheada de significado e relações verdadeiras.sim@shoo. Se és um/a micro-empresário/a que quer reactivar a paixão pelo seu negócio e deixar de ser um escravo da preocupação e da ansiedade constantes. Se estás à procura da solução mágica que vai resolver os teus problemas dum dia para o outro e entregar-te a salvação numa bandeja dourada. a garantia e os bónus de inscrição num vídeo no fim do curso gratuito inicial.S. Como te disse antes.João Diogo Marques é para ti. O conteúdo deste curso vai mexer no âmago do teu ser e o mais provável é que desistas assim que sentires as primeiras picadas. então este curso é para ti. Vais compreender o sentido inerente à tua vida como antes não foi possível.S.S. Fica atento/a ao teu e-mail. quando acaba. É para ti.então junta-te à festa. Receberás toda a informação sobre o Curso da Academia da Criação. Obrigado.academiadacriacao. então continua a fantasiar e não te inscrevas.com • todos os direitos reservados . . então inscreve-te. Qualquer dúvida que tenhas. escreve para o “sim ao shoo em Portugal!” .