You are on page 1of 9

ANO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

HISTÓRIA DO BRASIL
· Sai de Portugal a esquadra de Pedro Álvares Cabral com destino à Índia. · Chega às costas brasileiras a esquadra de Pedro Álvares Cabral. · Américo Vespúcio percorre a costa do Brasil, do Rio Grande do Norte até Cananéia, em São Paulo, nomeando os acidentes geográficos litorâneos. · É concedida a Fernando de Noronha o direito de exploração do pau-brasil.

HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO

HISTÓRIA DO MUNDO

1500

1501

1502

· Montezuma torna·se chefe dos Astecas, no México. · Morre o Papa Pio III. Em seu lugar assume Giuliano della Rovere, que adota o nome de Papa Júlio II. · Morre o Papa Júlio II e assume Leão X. · Martinho Lutero divulga suas 95 teses contra as indulgências da Igreja, dando início à Reforma Protestante. · Os espanhóis ocupam Yucatán, na América Central. · Frei Pedro de Gante funda a Escola de São Francisco, no México.

1503

1513

1517

1526
· Martim Afonso de Souza funda a vila de São Vicente, depois de comandar a primeira expedição para defender o litoral brasileiro contra o contrabando de pau·brasil pelos franceses. · São criadas as Capitanias

1532

1534

· Ignácio de Loyola

chefiados por Manuel de Nóbrega. · Quinze dias após a chegada fundam. formulando diretrizes para a ContraReforma e instituindo o Index Librorum Prohibitorum. primeiro Governador Geral do Brasil. em honra de Santa Úrsula. · O Colégio dos Frades Dominicanospassa a se chamar Universidade de São Tomás de Aquino. consagrado à educação superior dos índios.. · A beata Angela de Mérici funda aOrdem das Ursulinas. · Frei João de Zumárraga funda o Colégio Imperial de Santa Cruz de Tlateloco. marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus). funda a cidade de Salvador para servir de sede do governo. sob pena de excomunhão. lista de livros proibidos aos católicos. para educação das meninas. . 1536 1538 1539 1544 1545 1549 · Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas. funda a Companhia de Jesus.Hereditárias. na · Tome de Souza. em São Domingos. ·Tem início o Concílio de Trento. · É impresso no México o primeiro livro.

e a da Bahia. · É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. · São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga. · Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus". · Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. incluindo a aprendizagem do canto. tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta. em Lima. · Os franceses fundam a França Antártica. · Mem de Sá expulsa os franceses da Baía de Guanabara. a primeira escola elementar. · Primeira invasão francesa ao território brasileiro na Baía de Guanabara. · Mem de Sá é o terceiro Governador Geral do Brasil. 1553 1554 1555 1556 1560 1563 . para abrigar calvinistas fugidos da guerra religiosa na Europa. da música instrumental e o estudo profissional agrícola. ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO 1551 · São criadas a Real e Pontifícia Universidade no México e a Universidade de São Marcos.cidade de Salvador. na Baía de Guanabara. · Duarte da Costa é o segundoGovernador Geral do Brasil.

ficavam vinculados ao sustento e à manutenção dos jesuítas. · No colégio da 1573 1575 1576 Bahia formam·se licenciados. em todas as capitanias da colônia e seus povoados. 1572 · Em Paris são assassinados mais de três mil protestantes. · Carlos Borromeu funda a Ordem dos Oblatos para reliogiosos que ofereciam e se preparavam para a educação. Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro. . São Vicente. sob às ordens da Rainha Catarina de Médicis. Ilhéus. · É fundado o colégio jesuíta de Olinda. Pernambuco e Bahia). 1584 · A imprensa chega ao Peru. · Tem início a escravidão africana. · É fundado o · Os franceses são expulsos do Rio de Janeiro. 1567 colégio jesuíta do Rio de Janeiro.1564 · É colocado em execução o "Padrão de Redízimo" que consistia em que 10% de toda a arrecadação dos dízimos reais. Este episódio ficou conhecido como A Noite de São Bartolomeu. onde cada senhor de engenho teve o direito de adquirir até 120 escravos por ano. entre eles mulheres e crianças. 1568 1570 · O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro. · No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes. · É criada a Universidade de Santa Fé de Bogotá.

uma legislação escolar. São expulsos um ano depois. Escrever e Contar. 1613 1618 · Tem início a Guerra dos Trinta Anosentre protestantes e católicos. 1622 1623 1624 1628 . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO ANO 1600 · O vice-rei Dom Gaspar de Zuñiga promulga a Ordenança dos Mestres da Nilíssima Arte de Ler. · É editada Didactica magna. · Os jesuítas possuem 572 colégios espalhados pelo mundo. a Ásia e a Índia. · É fundado o colégio jesuíta do Maranhão. · É criada a Universidade de La Plata. que apresenta a completa arte de ensinar tudo a · É fundada a Companhia Britânica das Índias Orientais para explorar o comércio com o Oriente. que codificava a pedagogia dos jesuítas. · É criada a Universidade Córdoba do Tucumã. · Primeira invasão holandesa no Brasil. ouPlano de Estudos da Companhia de Jesus. em Salvador. · O ducado de Weimar regulamenta a obrigatoriedade escolar para todas as crianças de 6 a 12 anos. universale omnes ominia docendi artificium exhibens (a magna Didática.1599 · Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum".

e o de Nossa Senhora da Luz. no Pará.todos) de João Amós Comênio. · Segunda invasão holandesa no Brasil. em São Luiz do Maranhão. · É fundado o colégio jesuíta de São Tiago. · E fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó. · Os holandeses são definitivamente expulsos do Brasil. · É criada a Universidade da Guatemala. 1630 1631 1646 ANO 1652 · É fundado o colégio jesuíta de São Miguel. em São Paulo. em Recife. · É fundado o 1654 1675 1678 1683 colégio jesuíta da Paraíba. · Escravos fundam o Quilombo de Palmares. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO · A imprensa chega à Argentina. em Santos. · João Batista de La Salle funda oInstituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. no Espírito Santo. conhecidos como os "solitários de Port·Royal". o de Santo Alexandre. em Recife. organizam as "pequenas escolas" que terão importante papel na formação de líderes para a Igreja e para o Estado. para que os pobres obtenham 1684 . · É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio. · Os jansenistas.

São Paulo. por parte dos jesuítas. · É criada a Universidade de Cusco. · É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares. · Nasce em Portugal. surgida com a proibição. em Pernambuco. · Madame de Maintenon. são obrigados a readmití·los. esposa de Luiz XIV.gratuitamente instrução elementar. · A Revolução Gloriosa destrona os Stuarts e encerra o absolutismo na Inglaterra. · Os jesuítas possuem 769 colégios espalhados pelo mundo. para não perderem os subsídios que recebiam. Como as escolas eram públicas. funda o Colégio de Saint-Cyr. da matrícula e da freqüência dos mestiços. para meninas de 7 e 12 anos que permanecem lá até os 20 anos. o futuro Marquês de Pombal. · É resolvida a "Questão dos Moços Pardos". · Guerra dos Mascates. Emboabas eram os estrangeiros ou pessoas vindas de outras partes da colônia para procurar ouro em São Vicente. 1710 1712 · Nasce em Genebra . Sebastião José de Carvalho e Melo. HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO 1686 1688 1689 1692 1695 1699 ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1708 · Guerra dos Emboabas. · Em 20 de novembro morre Zumbi dos Palmares.

resolvendo o problema dasMissões. · Um terremoto devasta a cidade de Lisboa. · São fundados os Seminários de São José e São Pedro. 1739 1740 ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL · É fundada em Paris a primeira Escola de Artes e Ofícios. nomeia Sebastião José de Carvalho e Melo. HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO 1750 · Tratado de Madri anula o dasTordesilhas. Rei de Portugal. José I. · D. motivada pelas disputas de colônias entre a Inglaterra e a 1755 1756 . contra alguns religiosos. · Tem início a Guerra dos Sete Anos. no Rio de Janeiro. o Marquês de Pombal. · A introdução da máquina a vapor inicia a Revolução Industrial. · É criada a Universidade de Santiago do Chile. · É fundada no Rio · É criada a Universidade da Caracas. 1721 · Os oficiais da Câmara queixam-se ao Rei. Secretário dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.Jean·Jacques Rousseau. derrubando e incendiando casas e palácios. sobre a questão do ensino. 1722 1738 de Janeiro a Escola de Artilharia.

· O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramática latina. 1759 TOPO . aulas de grego e de retórica. 36 missões. Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado. José I. expulsos pelo Marquês de Pombal. paralisando 17 colégios. Ministro de D. · Marques de Pombal extingue as últimasCapitanias Hereditárias. · Marquês de Pombal é nomeado Secretário de Estado de Negócios do Reino. além de criar o cargo de "Diretor de Estudos". · Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil. seminários menores e escolas elementares.França. com plenos poderes. deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas.